Page 1

Criando um ambiente profético 2 REIS 4.8-10; 16-23

DOMINGO, 20/06/2010

● A distância e seus perigos – Por várias horas atravessou o deserto somente com um criado, sem nenhuma segurança. ● O moço do profeta, impedindo-a de chegar até Eliseu para expor sua dor. ● A falta de revelação de Deus para com o profeta (v. 27 “... o Senhor nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia.”) 3)

INTRODUÇÃO O Texto relata parte da história de uma mulher de Suném, região próxima ao monte Hermon, mostrando a postura de alguém que não aceita ver uma promessa de Deus morrer sem agir, sem criar um ambiente favorável para o mover sobrenatural do Senhor, provando que diante do impossível e dos problemas, precisamos ter determinação em buscar a realização da profecia que nos pertence. Eliseu era um profeta, um representante de Deus na terra, e ao ser chamado pela sunamita para hospedar em sua casa, ela já estava criando um ambiente profético para sua família. Criar um Ambiente profético podemos dizer que é criar uma atmosfera para a atuação de Deus, é dar-lhe autoridade e liberdade para agir. 1)

Hoje a célula é um sinal de profecia da parte de Deus ao entrar nas casas, porém, o que mais precisa ser feito para se ter um ambiente profético em nossos lares?

- Além das ideias da célula, podemos acrescentar: ● Orarmos pelo nosso lar, os moradores precisam saber e ver que alguém ora por todos que nela residem. ● A Bíblia precisa ser lida, declarada, crida e vivida como Palavra da Verdade. ● Declarar com a boca, crendo no coração que naquela casa sempre haverá milagres e presença de Deus. ● Fechar a porta para o pecado e tirar de dentro da casa tudo que leva a ofender a santidade de Deus, como: brigas, xingamentos, palavras ofensivas, pornografia, vícios de uma forma geral, desrespeito e desobediência, etc. ● Ser uma casa hospitaleira, sempre aberta para receber as pessoas (A sunamita não conhecia Eliseu, mas foi abençoada por recebê-lo em sua casa). ● Não se preocupar com o que tem na casa, pois o bem maior e mais valioso é a presença de Deus. Observe que o quarto do profeta tinha apenas uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro (v. 10). Era um local simples, contendo apenas o necessário. ● Presença de Deus por meio das pessoas, um atalaia que se levante nessa família para servir a Jesus de todo o coração e que seja um intercessor incansável pela sua parentela. 2)

Ainda focando estes versículos, a sunamita provou que onde tem ambiente profético não há espaço para passividade, aceitando as coisas como estão. O que mais aprendemos neste texto?

● O ambiente profético sempre nos motiva a buscar e crer que Deus agirá, pois a fé estará sempre em ação, encarando as decepções como momentos difíceis que vão passar e não como determinantes para termos uma vida frustrada e amargurada. ● Quando colocamos nossa casa e nossa vida num ambiente profético, sempre cremos em um futuro promissor, mesmo estando passando por provações e tristezas. (A sunamita estava com o que ela mais amava morto em seus braços, mas ela insistiu em transformar o futuro de sua família, que passou a amar, servir e ser cuidada por Deus – 2 Rs 8:5-6). ● Quando se cria um ambiente profético sempre há esperança e confiança no impossível. A sunamita acreditava que algo iria acontecer, indo atrás de uma última resposta. A morte do filho não foi aceita como um fim, mas uma motivadora para ela ver o ponto máximo do ambiente profético. ● Não aceitar as coisas como estão, é lutar com Deus (como na lição anterior sobre Jacó), clamar pelo seu agir na situação; onde há coração duro que venha o arrependimento, se há gritaria, violência, que Ele venha com a paz e o consenso, se há morte que o Senhor opere o milagre da ressurreição, para glória de Deus. 4)

Você poderia compartilhar que promessas Deus tem para sua vida?

● Resposta pessoal. Deixe sua célula expor o que Deus tem falado e, de preferência, obtenha de suas ovelhas qual a maior promessa de Deus para cada uma e sua família. 5) E olhando para sua vida hoje, que tipo de dificuldade enfrenta para ver as promessas ou profecias de Deus se cumprirem na sua vida e família?

● Resposta pessoal. Amado pastor, se você chegou até esta pergunta, é o momento de fazer apelo aos amigos da célula para aceitarem a Jesus como salvador, pois este é o passo mais importante para se começar a ter um ambiente profético. ● Ir à célula, à igreja, ter uma Bíblia e lê-la, são passos necessários, mas é preciso ter a certeza da salvação, ter declarado com os próprios lábios que tem Cristo como Senhor e salvador, e estar disposto a segui-lo a qualquer preço.

Leia os vv. 23-27. Mesmo tendo um ambiente profético em sua casa, a sunamita precisou enfrentar vários obstáculos para que sua profecia (o filho) ressuscitasse. Cite alguns:

● Obstáculo do marido, ao questioná-la por que iria falar com o profeta, pois naquela época somente em festas que se iam consultar os profetas. IGREJA EM CÉLULAS - PERSEVERANDO NA CONQUISTA

IGREJA EM CÉLULAS - PERSEVERANDO NA CONQUISTA

Criando um anbiente profetico  

● Obstáculo do marido, ao questioná-la por que iria falar com o profeta, pois naquela época somente em festas que se iam consultar os profet...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you