Issuu on Google+

SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

SIMULADO ESPECIAL IBGENÍVEL MÉDIO (BÁSICO) FUNÇÕES: AGENTE DE PESQUISAS E MAPEAMENTO /AGENTE DE PESQUISAS POR TELEFONE

LEGENDA: ** SOMENTE para a função de Agente de Pesquisa e Mapeamento

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

1


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODAS AS ÁREAS DE NÍVEL MÉDIO)

5

10

15

A palavra ética, no cotidiano brasileiro, ganhou um status paradoxal: é muito falada, muito cortejada e sinônimo de transformação da realidade, mas, na prática, parece algemada a um passado prisioneiro de práticas que ferem a lei e, portanto, a própria ética. Nesse contexto há inúmeros obstáculos a vencer. Não há dúvida de que os avanços se têm sucedido. E o balanço do debate em torno da ética nos negócios, na política, no dia-a-dia do cidadão demonstra: a agulha magnética da defesa da ética tem se movido em ritmo ascendente, num mutirão dos mais construtivos. Embora o percurso a vencer seja acidentado e longo, não há dúvida de que a perplexidade, de natureza passiva, irá ceder lugar, mais rapidamente do que se possa imaginar, à força da ação; esta, sim, a chave para fazer da ética no país um valor permanente e de natureza coletiva. (Emerson Kapaz, Perplexidade e indignação, Correio Braziliense, 22 de dezembro de 2005, com adaptações)

1. De acordo com o desenvolvimento da argumentação, assinale a opção que não está incluída na situação referida pela expressão “Nesse contexto” (ℓ.6). a) Práticas que ferem a lei, contrárias a uma transformação ética da realidade social. b) Atuação coerente da ética na sociedade, como valor permanente e de natureza coletiva. c) Contradição entre o uso freqüente de uma palavra e as práticas que não correspondem ao seu significado. d) Mutirão dos mais construtivos no debate sobre a implantação de uma ética de valor permanente na sociedade. e) Apesar dos obstáculos, avanços em torno da ética em vários campos: nos negócios, na política, no dia-a-dia do cidadão. 2. Considerando o desenvolvimento das idéias do texto, assinale a opção incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuação no texto. a) O sinal de dois pontos na linha 2 introduz um esclarecimento sobre o que foi anunciado como “status paradoxal”. b) A substituição da vírgula que separa a oração iniciada por “mas” (l.3) de sua oração coordenada anterior pelo sinal de ponto e vírgula teria a vantagem de separar orações em um período que já tem alguns termos intercalados, demarcados por vírgulas.

c) Desconsiderando os ajustes na letra maiúscula, o emprego da conjunção coordenativa iniciada por “E o balanço”(l.7e 8) indica que o ponto que a antecede poderia ser omitido ou substituído por vírgula sem que isso resultasse em erro gramatical ou incoerência textual. d) O emprego da vírgula depois de “ascendente”(l.11) introduz uma expressão adverbial; por isso é obrigatório e sua omissão resultaria em erro gramatical. e) A oração que se segue ao sinal de ponto e vírgula à linha 15 constitui uma afirmação enfática, de acordo com a argumentação do texto, e por isso esse sinal poderia ser substituído pelo travessão simples, para destacar o final do enunciado.

3. Assinale a opção gramaticalmente correta que continuidade coerente e coesa ao seguinte texto:

O recente anúncio do IBGE da melhora da distribuição de renda no país trouxe uma armadilha pouco percebida pela classe média. Embora o Brasil tenha crescido nos últimos anos e gerado milhões de empregos com carteira assinada, as remunerações típicas da classe média não evoluíram. Ou pior, caíram. O avanço da educação nos últimos anos é chave para entender o problema: há muito mais gente qualificada disputando as mesmas vagas – e muitas dessas vagas encontram-se em extinção. (ÉPOCA NEGÓCIOS, 12 de dezembro de 2005, com adaptações)

a) As pesquisas revelaram que os brasileiros mais pobres ganharam algum alento, especialmente com o aumento do número de programas sociais. Embora pouco, sua renda melhorou. Já os mais ricos nem sequer aparecem no estudo. Quem perdeu mesmo foi a classe média. b) Por isso, em dez anos o ganho médio dos trabalhadores de classe média decresceu 19,4%. Por outro lado, as despesas aumentaram com o peso dos impostos na renda nacional de 20% desde o Plano Real. Só as tarifas públicas tiveram um aumento de 290%. c) Nesse contexto, seu mercado de trabalho ficou mais competitivo, seja por que o País cresce pouco e gera poucos empregos, seja por que as universidades estão formando mais; o resultado é a queda na renda, especialmente entre as categorias, típicas do meio da escada social. d) Apesar de os critérios de renda sempre gerem controvérsias, para os institutos de pesquisa uma família que ganha R$ 3.000,00 pode ser considerada de classe média; posto que uma renda familiar desse porte

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

2


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

não garante a uma família – sobretudo se ela for grande – o padrão típico de consumo da classe média. e) Ainda assim, ela perdeu espaço no mercado de trabalho, viu seu salário encolher e as despesas aumentar. Concorre com cada vez mais gente qualificada pelas mesmas vagas e está endividada para manter o padrão de vida do passado. 4.

5.

Ainda em relação ao texto constante da questão n. 1, assinale a opção correta. a)

Mantém-se a correção gramatical do período ao se

a) “nessa” (ℓ.6)

“globalização financeira dos anos 90” (ℓ.5)

b) “primeira” (ℓ.6)

“nova globalização” (ℓ.2)

c) “nessa hora” (ℓ.9)

“Agora” (ℓ.7)

d) “Pindorama” (ℓ.9)

“livro do jornalista Thomas Friedman” (ℓ.1)

e) “eles” (ℓ.14)

“leitores” (ℓ.13)

Em relação ao texto abaixo, assinale a opção correta.

5

10

15

20

25

30

34

É importante notar que a taxa de juros anual média de 141,12% é escandalosa para o Brasil, cuja inflação anual é estimada em torno de 6,5%. A redução dos juros que se verificou em dezembro certamente não reflete as mudanças que beneficiaram os bancos (redução do compulsório e ligeira melhora na captação de recursos), mas apenas a menor procura por crédito. A discreta queda dos juros não deve aumentar a procura por crédito pelas pessoas físicas que estão conscientes de que não é o momento de se endividar, nem favorecerá uma redução da inadimplência. No máximo, interessará às pessoas jurídicas que buscam crédito de curtíssimo prazo ou financiamentos para exportação, embora as facilidades oferecidas pelo Banco Central tenham um custo muito elevado. Sabe-se que uma redução da taxa Selic nunca repercute plenamente nas taxas de juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevação da inadimplência, aumentaram os seus spreads (diferença entre a taxa de captação e de aplicação). O governo está tentando obter uma redução desse spread, até agora sem grande sucesso. Para uma redução sensível das taxas de juros, duas medidas seriam necessárias: reduzi-las nos bancos públicos (Caixa Econômica e Banco do Brasil) e, especialmente, em função de uma taxa Selic menor, reduzir o interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em títulos da dívida mobiliária federal, que oferecem juros elevados e total garantia. (O Estado de S. Paulo, Editorial, 16/1/2009)

a)

b) c)

d)

e)

Infere-se dos sentidos do texto que a taxa de juros anual média no Brasil é coerente com a inflação anual. A redução da taxa Selic reverte-se imediatamente em redução das taxas de juros dos bancos. A redução do compulsório para os bancos refletiu-se imediatamente na maior procura por crédito por parte das pessoas físicas. Depreende-se das informações apresentadas que a direção argumentativa do texto defende a redução das taxas de juros. O interesse dos bancos em aplicar seus excedentes de caixa em títulos da dívida mobiliária federal favorece as condições de crédito quanto às taxas de juros para a pessoa física.

b)

c) d) e)

substituir “cuja”(ℓ. 3) por pela qual. Caso os parênteses(ℓ.7 e 8) sejam substituídos por travessões, prejudica-se a correção gramatical do período. Em “reduzi-las”(ℓ.30), o pronome “-las” retoma o antecedente “medidas”(ℓ.29). Em “Sabe-se”(ℓ.19), o pronome “-se” indica voz reflexiva. O segmento “que buscam crédito de curtíssimo prazo ou financiamentos para exportação”(ℓ.15 a 17) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.

“O mundo é plano”, livro do jornalista Thomas Friedman, mostra que há uma nova globalização por aí. Ela achatou o planeta e explodiu as noções de distância, tempo e trabalho. Recriou a China e a Índia. Ao contrário da globalização financeira dos anos 90, nessa há lugar para brasileiros. Na primeira, ganhava quem tinha dinheiro. Agora, pode ganhar quem tem educação, quer aprender mais e acredita no seu trabalho. É nessa hora que se abre espaço para Pindorama. Se os jovens brasileiros começarem a brigar por mais computadores em suas casas, escolas e trabalho, a brincadeira terá começado. O livro não arruma empregos para seus leitores, mas ensina como eles acabam, onde reaparecem e como reaparecem. (Elio Gaspari, Um livro muito bom: “O mundo é plano”, Folha de São Paulo, 18 de dezembro de 2005, com adaptações)

6. A expressão figurada do título do livro mencionado está diretamente associada à idéia de que a) a globalização alterou as noções de distância, tempo e trabalho. b) os brasileiros aprenderam a planejar melhor seu mercado de trabalho. c) os empregos surgem, desaparecem e reaparecem com grande rapidez. d) os espaços dos países emergentes são mais bem aproveitados na economia mundial. e) a educação tornou-se tão importante quanto o trabalho na busca pelo sucesso. 7. Assinale a opção em que o termo da primeira coluna retoma, no texto, o termo da segunda.

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

3


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

Quando surgiu a preocupação ética no homem? Em que momento da sua história sentiu o ser humano necessidade de estabelecer regras definindo o certo e o errado? Essas indagações, possivelmente existentes desde que o homem começou a pensar, têm ocupado o tempo e o esforço de reflexão dos filósofos ao longo dos séculos. O fato é que, desde seus primórdios, as coletividades humanas não apenas pactuaram normas de convivência social, mas também foram corporificando um conjunto de conceitos e princípios orientadores da conduta no que tange ao campo ético-moral. Esta necessidade ética, sinalizando parâmetros de comportamento em todas as esferas da atividade humana, naturalmente tinha que alcançar o exercício das profissões. (Adaptado de Ivan de Araújo Moura Fé, Desafios éticos - prefácio)

e) Esta necessidade ética naturalmente tinha que alcançar o exercício das profissões. Naturalmente, o exercício das profissões tinha que ser alcançado por esta necessidade ética. 10. Assinale a opção em que uma das duas alternativas propostas não preenche as lacunas do texto de maneira correta e textualmente coerente. É preciso entender ___(a)___ a cultura, mesmo quando ___(b)___ restritamente ao âmbito das artes, não é simplesmente um campo passivo ___(c)___ forças sociais interagem, um mero reflexo de uma realidade social ou mesmo uma área sagrada ___(d)___ as empresas simplesmente se aproveitam em nome de benefícios fiscais e mercadológicos. ___(e)___ no desenvolvimento do mercado da cultura não só diferentes formas e valores de troca, mas também a diferenciação da própria produção artística segundo novas formas de comercialização da arte.

8. Analise as seguintes inferências:

(adaptado de Valéria Oliveira e Adriana Casali, Cultura, relações públicas e ética – uma visão crítica)

I.

O homem tem preocupação ética desde o início da história e, possivelmente, desde que começa a pensar. II. Filósofos têm se dedicado a refletir sobre as regras que definem o certo e o errado ao longo dos séculos. III. Profissões são resultados de conjuntos de conceitos e princípios norteadores de conduta. A argumentação do texto permite a) todas as inferências. b) apenas a inferência I. c) apenas a inferência II. d) apenas as inferências I e II. e) apenas as inferências II e III. 9. Trechos destacados do texto foram reescritos na voz passiva. Assinale aquele em que essa transformação não respeita as regras gramaticais ou os sentidos do texto original. a) Em que momento da sua história sentiu o ser humano necessidade de estabelecer regras? Em que momento de sua história foi sentida pelo ser humano a necessidade de estabelecer regras? b) Essas indagações têm ocupado o tempo e o esforço de reflexão dos filósofos ao longo dos séculos. Ao longo dos séculos, o tempo e o esforço de reflexão dos filósofos têm sido ocupados por essas indagações. c) Desde seus primórdios, as coletividades humanas não apenas pactuaram normas de convivência social. Não apenas desde seus primórdios, normas de convivência social foram pactuadas pelas coletividades humanas. d) Foram corporificando um conjunto de conceitos e princípios orientadores da conduta no que tange ao campo ético-moral. Um conjunto de conceitos e princípios orientadores da conduta, no que tange ao campo ético-moral, foram sendo corporificados.

a) b) c) d) e)

que / de que referindo-se / se refira onde / em que da qual / de que Identificam-se / São identificadas

11. No texto abaixo, cada item corresponde à expressão em negrito que o antecede. Assinale a alternativa que contam uma construção gramaticalmente incorreta. O fato de a ( 1 ) polícia agir violentamente contra as pessoas classificadas como suspeitas anula um dos direitos básicos da vida em ( 2 ) democracia: o de ser considerado inocente até que se ( 3 ) prove o contrário. Todos os trâmites ( 4 ) legais que envolvem a investigação, o processo e a possível condenação são substituídos pelo julgamento e pela execução sumária da pena, mediante à ( 5 ) decisão isolada e arbitrária do policial. Jurandir Freire Costa. In: Quatro autores em busca do Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 43 (com adaptações).

a) b) c) d) e)

1. 2. 3. 4. 5.

Mercados em mutação, setores incorporando novas tecnologias, traços da personalidade ganhando tanta importância quanto um diploma e tendências conflitantes de automação e de humanização: o futuro das profissões está condicionado por cada um desses elementos. Pode-se dizer que cada um desses fatores remete a uma disciplina do conhecimento (Economia, Engenharia, Psicologia e Política) e que esses quatro elementos interagem. Dessa interação, resultam uma rede conceitual e uma série aberta de campos práticos. Levar em consideração esses fatores e buscar informação a partir dos critérios que eles sugerem são formas de organizar o

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

4


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

caos transformador em que sociedades contemporâneas.

estão

envolvidas

as

Gilson Schwartz. As profissões do futuro. São Paulo: Publifolha (com adaptações).

12. Assinale a asserção incorreta a respeito da organização das idéias do texto e das estruturas lingüísticas nele empregadas. a) O sinal de dois-pontos depois de “humanização” (L.4) introduz uma explicação para a enumeração anterior. b) Na linha 6, embora o “a” depois de “remete” seja uma preposição, não está sendo empregado o sinal indicativo de crase porque a expressão que complementa o verbo está precedida por artigo indefinido. c) A expressão “Dessa interação” (L.9) refere-se à interação dos “fatores” (L.6) referidos no primeiro parágrafo com as disciplinas do conhecimento listadas no segundo. d) Introduz-se erro gramatical no texto se for retirada a preposição da contração “Dessa” (L.9) e for inserida a preposição em imediatamente antes de “uma rede”(L. 9). e) Uma vez que a conjunção “e” (L.11) está ligando duas orações, mantêm-se a correção gramatical e a coerência do texto ao substituí-la por ponto final, fazendo-se os devidos ajustes nas letras maiúsculas.

I - O governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal.

II - Deve trilhar esse caminho com critério.

III - Deve ampliar econômico.

as

perspectivas

de

crescimento

IV - Não há dúvida a esse respeito. 13. As frases acima organizam-se em um único período com lógica, correção e clareza em: a) O governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal, desde que vá trilhar esse caminho com critério, ampliando-se sem dúvida dele as perspectivas de crescimento econômico. b) Não há duvida de que o governo deve continuar trilhando o caminho da responsabilidade fiscal; deve, porém, fazê-lo com critério, ampliando as perspectivas de crescimento econômico. c) Não há duvida a esse respeito, que o governo deve trilhar esse caminho da responsabilidade fiscal; onde deve fazer com critério, que assim se amplia as perspectivas de crescimento econômico. d) O governo deve trilhar esse caminho com critério que é aquele sem dúvida, a esse respeito, o caminho da responsabilidade fiscal onde amplia as perspectivas de crescimento econômico.

e) Sem dúvida a esse respeito, que é o caminho da responsabilidade fiscal, deve-se trilhar esse caminho com critério, que o governo amplia as perspectivas de crescimento econômico, para fazê-lo. O processo de ampliação dos direitos e de pacificação social não é neutro, nem é o caminho natural de evolução em todas as sociedades. Em geral, é fruto de um processo político, resultado de muitos conflitos e negociações. Nele se confrontam, nos diferentes períodos históricos e nas diferentes sociedades, grupos diversos — alguns mais representativos da maioria dos membros de uma sociedade, outros menos —, defendendo suas idéias e seus interesses a respeito de como organizar a sociedade. Andréa Buoro et al. Violência urbana – dilemas e desafios. São Paulo: Atual, 1999. (Adaptado).

14. Sobre as estruturas lingüísticas do fragmento, marque a asserção incorreta. a) Em suas duas ocorrências na linha 2, o verbo ser está flexionado no singular para concordar com a palavra “processo”. b) Pode-se inferir das estruturas lingüísticas do texto que o processo de ampliação dos direitos e de pacificação social é, paradoxalmente, oriundo de muitos conflitos e confrontos de idéias entre os membros da sociedade. c) A palavra neutro (L.2) sintetiza a idéia de “livre de pressões, de tendências divergentes e conflitantes”. d) A conjunção “nem” (L.2) corresponde a também não. e) Os pronomes “suas” (L.8) e “seus” (L.9) referem-se a “sociedade” (L.8). Istoé – Estamos às portas da Terceira Guerra Mundial? Clóvis Brigagão – Acho que uma nova guerra se estabeleceu, que é um confronto entre grupos terroristas e o Estado. Não é uma guerra clássica, não é uma guerra de guerrilha ou de longa duração, mas um confronto de ataques tópicos, uma espécie de acupuntura. Enquanto os poderosos americanos são visíveis, os inimigos são invisíveis, utilizam ataques de surpresa que põem o sistema internacional e a convivência humana em perigo. Isso já existe no Oriente Médio, onde Israel enfrenta os palestinos. Não é Estado contra Estado, mas Estado contra o terrorismo. Esse modelo de conflito se tornou um novo fator de desequilíbrio mundial. Pode inclusive estabelecer uma nova espiral armamentista nãoconvencional. IstoÉ n.º 1.668, 19/9/2001, p. 10 (com adaptações).

15. Quanto à organização das idéias e às relações semânticas do fragmento, assinale a opção CORRETA. a) A expressão “nova guerra” (L.2) remete ao mesmo referente de “confronto de ataques tópicos” (Ls.5-6), “Isso” (L.10), “Esse modelo de conflito” (L.12) e “novo fator de desequilíbrio” (L.13). b) O conectivo “mas” (L.5) introduz uma idéia adversativa que, em um padrão mais culto da linguagem, corresponde a destarte. c) Porque o conectivo “Enquanto” (L.6) está empregado com valor alternativo em “Enquanto os poderosos

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

5


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

americanos são visíveis, os inimigos são invisíveis” (L.68), mantêm-se as relações semânticas na ligação dessas duas orações se elas forem substituídas por Ora os poderosos americanos são visíveis, ora os inimigos são invisíveis. d) As formas verbais “utilizam” e “põem”, ambas na linha 8, estão empregadas no plural para respeitar a concordância com “poderosos americanos” (L.7). e) Pelo sentido textual, o último período do fragmento admite a subordinação sintática ao penúltimo, expressa por oração reduzida de gerúndio, com os devidos ajustes de pontuação e letras maiúsculas. A concentração do capital, que se encontra na origem do capitalismo, permitiu a invenção de meios automáticos de produção e distribuição, ou seja, em que o trabalho humano é substituído por “forças naturais” de animais domesticados, da água corrente, do vento etc. Em seguida, foram inventadas formas mais complexas de captação e governo da energia do vapor, da eletricidade, de derivados do petróleo etc. Paul Singer (com adaptações).

16. Considerando os recursos coesivos do texto, assinale a assertiva INCORRETA. a) A expressão “que se encontra na origem do capitalismo” (L.1-2) está entre vírgulas por se tratar de oração de natureza explicativa. b) Pode-se, sem prejuízo para o período, inserir a preposição de antes da palavra “distribuição” (L.3). c) De acordo com a norma escrita culta, “em que” (L.3) pode ser substituído por dos quais, e a coesão textual é mantida. d) A expressão “foram inventadas” (L.6) pode ser substituída, sem prejuízo para a correção do período, pela estrutura inventaram-se. e) A palavra “governo” (L.7) está sendo empregada com o sentido de propriedade oficial. 17. Assinale a opção que completa de forma coesa e coerente as lacunas do texto abaixo: Sendo a síntese de fatores objetivos e subjetivos que não se esgotam no processo de trabalho propriamente dito, os elementos constitutivos da cultura do trabalho precisam ser considerados em sua historicidade, não apenas condicionada pela realidade externa, _______1_________pelas diferentes motivações que orientam a ação coletiva. ______2_______ a cultura do trabalho resulta da dinâmica interna de um determinado sistema cultural, temos que considerar que, também nos empreendimentos populares, ela é o resultado de suas inter-relações com os outros sistemas. Lia Tiriba (Com adaptações)

a) b) c) d) e)

já como; Haja visto que. mas também; Se. mas não; Apesar de. mas também; Embora. entretanto; Se.

I – São muito boas as perspectivas para o agronegócio brasileiro.

II – O País tem grande estoque de terras apropriadas para a agricultura. III – Há expressivo aumento da demanda mundial por produtos agrícolas. 18. Os períodos acima organizam-se em um único período com clareza, lógica e correção em: a) Tendo em vista o expressivo aumento da demanda mundial por produtos agrícolas e o grande estoque de terras apropriadas para a agricultura no país, são muito boas as perspectivas para o agronegócio brasileiro. b) É muito bom ter as perspectivas para o agronegócio brasileiro, conquanto há expressivo aumento na demanda mundial de produtos agrícolas, visto que o País tem grande estoque de terras apropriadas para a agricultura. c) O País tem grande estoque de terras apropriadas para a agricultura, com o expressivo aumento da demanda mundial por produtos agrícolas, por isso é muito bom pelas perspectivas para o agronegócio brasileiro. d) Há expressivo aumento da demanda mundial por produtos agrícolas, entretanto o País, com grande estoque de terras apropriadas para a agricultura, que tem muito boas perspectivas para o agronegócio brasileiro. e) O agronegócio brasileiro, com suas boas perspectivas no País de grande estoque de terras apropriadas para a agricultura, são sem dúvida um expressivo aumento que a demanda mundial faz dos produtos agrícolas. O “desenvolvimento” no mundo capitalista vem dos países do Norte para os países do Sul; vem dos mercados ricos, das empresas transnacionais, das agências multilaterais e dos governos do grupo dos mais ricos, em um movimento que tende à apropriação e ao controle do patrimônio natural e cultural dos países do Sul, e à homogeneização dos modos de vida, incluindo necessidades, quereres, gostos e modos de expressão. Vem do macro para o micro, do espaço global para o local, daqueles que se consideram “civilizados” para aqueles que esses consideram “atrasados” e “subdesenvolvidos”. Aqueles agentes políticos e econômicos atuam segundo esses pressupostos e essa lógica e manipulam os sistemas políticos e culturais para que se estabeleçam nos países do Sul governos subordinados a esses mesmos valores, conceitos e objetivos, isto é, governos e políticos que se identifiquem muito mais com os ricos do Hemisfério Norte do que com a maioria trabalhadora e empobrecida das suas populações. Sandra Quintela e Marcos Arruda (Com adaptações)

19. Assinale a opção correta, quanto à coesão e à coerência das idéias do texto acima. a) Justifica-se inserir após a expressão “incluindo” (L.7) sinal de dois pontos, pois em seguida há uma enumeração de itens. b) A palavra “quereres” (L.7) está entre vírgulas por exercer função de aposto. c) O emprego de aspas (Ls.10-11) justifica-se por se tratar de expressões de natureza coloquial.

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

6


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

d) Caso a palavra “subordinados” (L.15) seja substituída por que se subordinem, a coerência e a correção gramatical do período prejudicam-se. e) Pelos sentidos do texto, a expressão “suas populações” (L.19) refere-se a “Hemisfério Norte” (L.17).

houve episódios que evidenciaram este ideal de emancipação, tendo sido o primeiro deles a(o): a) criação do Clube da Natividade.

A ética quixotesca está toda resumida naquele trecho da obra em que Dom Quixote confessa a Sancho não saber o que realizava à custa de tantos trabalhos e de tantas penas. Não se tratava, contudo, de decepção do utopista, pois é essencial não confundir quixotismo com utopismo. Nosso herói não abandonou sua rotina acanhada de fidalgo manchego para fazer um mundo melhor; muito menos inspirava-o um projeto para o homem ou para a sociedade. Ele saiu em nome do ideal de emendar injustiças e punir delitos cometidos contra os mais fracos, como mandava a ética cavalheiresca, não para impedir que, no futuro, eles voltassem a ser praticados. O utopista, em comum com o racionalista, tem sempre um programa muito preciso, e Dom Quixote tem um ideal, mas não tem projeto algum, o que é algo eminentemente saudável numa época como a nossa, em que há demasiados projetos e poucos ideais.

b) criação da Comarca do Norte, por alvará de D. João. c) fundação da CONORTE. d) transferência da capital do antigo Estado para Palmas. e) levante dos mineradores do Norte contra as diferenças fiscais.

Evaldo Cabral de Mello (Com adaptações).

20. Considerando a perfeita comunhão entre a coesão e a coerência dos elementos do texto, marque o item correto. a) O adjetivo "manchego" (L.7) é depreciativo e está relacionado à situação de penúria do herói. b) A oração reduzida "não saber o que realizava à custa de tantos trabalhos"(L.2-3) pode ser substituída por oração desenvolvida iniciada pela conjunção integrante que, fazendo-se as adaptações necessárias. c) Se suprimidas as duas primeiras vírgulas usadas no segundo período do texto prejudicam-se sua clareza, correção e legibilidade. d) Em "inspirava-o" (L.8) o pronome refere-se ao sintagma "mundo melhor" (L.7) que o precede no enunciado. e) A expressão “O utopista” (L.12) faz referência catafórica ao termo Dom Quixote, na linha 14.

CONHECIMENTOS GERAIS (COMUM A TODAS AS ÁREAS DE NÍVEL MÉDIO)

21. A autonomia da região do atual Estado do Tocantins em relação a Goiás, efetivada inteiramente apenas em 1988, já era antigo desejo da população local. Ao longo dos séculos XVIII e XIX

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

7


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

negra. A pouca utilização, neste período, de mãode-obra indígena pode ser explicada: a) pelo temor do colonizador de que o indígena se refugiasse nos quilombos que viessem a surgir na região. b) pela tradição do emprego de mão-de-obra nativa apenas em práticas agrícolas. c) pela maior facilidade de obtenção do negro que, ainda, se tornava aliado dos sertanistas para eliminar os nativos. d) pela localização geográfica central do Estado de Goiás, que não apresentava grande percentual de população indígena. e) pela dificuldade de adaptação do indígena ao rigor do trabalho exigido pelo colonizador, gerando uma produção de baixa rentabilidade. 22. De acordo com estudos atuais, há grande probabilidade de esse tipo de bloqueio ser causado

24. Com relação à atual crise energética

pela(o):

atravessada pela sociedade brasileira, são feitas as

a) concentração de terras emersas no hemisfério

afirmativas abaixo.

norte. b) multiplicação das ilhas de calor nas metrópoles.

I - Avançam as pesquisas e a exploração de fontes alternativas, tais como o biodiesel e a energia

c) expansão das áreas cobertas por desertos. eólica. d) agravamento do efeito estufa planetário. e) avanço da industrialização no hemisfério sul.

II - Expande-se a produção de energia hidrelétrica, através da construção de novas usinas e ampliação de antigas unidades.

23. Desde o início da descoberta do ouro no norte de Goiás, as atividades econômicas eram

III - Discutem-se projetos de lei para exigir da

desenvolvidas, prioritariamente, pela mão-de-obra

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

8


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

suficiente, pois independe de qualquer outro

indústria de eletrodomésticos a fabricação de

comércio.

produtos de menor consumo energético.

26. Com referência à conservação do meio

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I, apenas.

ambiente no Brasil e às dificuldades enfrentadas

b) I e II, apenas.

neste sentido, é correto apontar como um dos maiores problemas a(o):

c) I e III, apenas.

a) falta de conhecimento e demarcação de unidades

d) II e III, apenas.

de conservação. e) I, II e III. b) ausência de legislação ambiental atualizada específica para o País. 25. Durante o Império brasileiro, o governo, mesmo c) insuficiência dos serviços de fiscalização das que timidamente, procurou estimular atividades que

áreas protegidas.

pudessem favorecer o desenvolvimento da região do d) inexistência de órgãos oficiais responsáveis pelo atual Estado do Tocantins. As tentativas de meio ambiente. desenvolver a navegação com fins comerciais, por exemplo, mostraram-se infrutíferas, entre outros

e) descaso de organismos internacionais com o meio ambiente no País.

fatores, porque: a) não havia um produto comercialmente exportável 27. A persistência das desigualdades regionais no

que mantivesse a região ligada às demais

Brasil tem sido notada a partir de um conjunto de

províncias. b) não havia vias de acesso da região litorânea para

variáveis, tanto econômicas quanto sociais.

a área em questão. Observando o Produto Interno Bruto per capita c) a distância entre os núcleos populacionais não (PIB per capita) das grandes regiões definidas pelo

permitia o uso intensivo do curso dos rios.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), d) a fraca densidade populacional não comportava a

pode-se dizer que:

intensidade do uso do rio. e) a pecuária, principal produto regional, estimulava o isolacionismo, já que sua produção é auto-

a) o PIB per capita da região Norte, embora se apresente abaixo da média nacional, ainda é maior do que o da região Nordeste, para o ano de 2010.

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

9


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

b) a região Nordeste apresentava PIB per

d) buscar uma maior integração produtiva dentro da

capita acima da média nacional em 1995, mas no

região por meio de incentivos ao adensamento das

ano de 2010 o valor dessa variável ficou abaixo da

estruturas produtivas e complementações

média do País.

industriais.

c) a região Sul teve o maior PIB per capita, quando

e) deixar que os movimentos naturais dos agentes

comparada com as demais regiões do País, no

econômicos promovam a convergência de renda

período entre 1995 e 2010.

entre as regiões e estados brasileiros em pouco

d) se compararmos o PIB per capita da região

espaço de tempo.

Centro- Oeste com os das demais regiões do País, no ano de 2010, pode-se dizer que o valor dessa

29. Crises periódicas podem afetar os setores

variável está abaixo da média nacional. e) a média do PIB per capita da região Sudeste equivale à media do PIB per capita do Brasil ao

produtivos, como nos exemplos da doença da vaca louca, da gripe aviária e do vírus da febre aftosa. No

longo do período compreendido entre os anos 1995

caso do último exemplo, a pecuária brasileira foi

e 2008.

recentemente afetada, tendo como conseqüência direta o(a):

28. No Brasil, há um conjunto de investimentos previstos em vários setores da economia, entre os quais petróleo e gás, construção civil, papel e

a) sacrifício de milhares de cabeças de gado em todas as regiões do País. b) reequilíbrio dos rebanhos bovinos entre as

celulose, energia etc. É possível, a partir desse

regiões brasileiras.

conjunto de investimentos, estruturar uma c) colapso dos ógãos de segurança sanitária em estratégia de desenvolvimento regional para o país.

todo o Brasil.

Para tanto, é preciso: d) interrupção das importações de carne de origem a) focar novos investimentos exclusivamente nas vocações locais para melhor aproveitar suas

argentina. e) suspensão da compra de carne bovina brasileira

potencialidades.

no exterior.

b) Ignorar os investimentos privados, mas focar exclusivamente nos investimentos públicos que se 30. Assinale a opção correta acerca da economia aplicam às questões regionais. c) copiar as experiências bem-sucedidas tanto

brasileira no ano de 2012.

dentro quanto fora do País e reproduzi-las integralmente na região a ser desenvolvida.

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

10


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

a) Houve, nesse período, redução da taxa de juros referencial do sistema especial de liquidação e custódia (SELIC). b) Do total das exportações brasileiras realizadas

32. Sobre a caracterização do espaço brasileiro em

nesse ano, mais de 50% representavam produtos

relação à sua posição geográfica e extensão, todas

manufaturados.

as alternativas abaixo estão corretas,EXCETO:

c) O crescimento do produto interno bruto no ano de 2012 foi o maior deste século. d) O programa federal de privatização dos portos marítimos resultou na redução das tarifas portuárias pelos novos concessionários. e) De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve, nesse período, aumento do emprego no setor industrial.

a) Em relação aos quatro hemisférios da Terra, devido à sua grande extensão territorial, o Brasil

** SOMENTE para a função de Agente de Pesquisa e Mapeamento GEOGRAFIA

só não possui terras no hemisfério oriental b)

b) Pela sua grande extensão norte-sul, o Brasil é o único país do mundo cortado ao norte pelo

31.Com relação à expectativa de vida dos

Equador (0º), e pelo Trópico de Capricórnio

brasileiros, os recenseamentos do IBGE comprovam

(23º27’), ao sul

que, nos últimos anos, verificou-se a) retrocesso significativo. b) estagnação relativa. c) desaceleração abrupta.

c) O Brasil ocupa o equivalente a 47% do território sul-americano, localizando-se em sua porção centrooriental. d) O Brasil está localizado totalmente no hemisfério ocidental.

d) aumento progressivo. e) Por ser um país de grande extensão norte-sul, o território brasileiro possui oficialmente, quatro horários diferentes.

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

11


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

33. Para facilitar a representação cartográfica, foi criado um sistema de símbolos conhecidos como

b) a delimitação espacial das bacias hidrográficas e sua constituição influem no volume, qualidade e distribuição das águas.

convenções cartográficas. A Escala das Cores

c) a erosão pluvial, causada pela ação de chuvas Hipsométricas e Tonalidades Batimétricas, que contínuas e intensas em uma determinada área, gera representa as elevações, é uma delas. Ao usar essa convenção cartográfica, para representar espaços

o desgaste do solo, arrasta materiais e pode provocar deslizamentos de terra.

acima do nível do mar, utilizam-se os tons de:

d) a lua, responsável pelas marés, é o principal

a) verde, nas planícies;

agente que atua sobre os lençóis freáticos, condicionando no maior ou menor volume de água no

b) cinza, nos planaltos;

solo. c) amarelo, nas altas montanhas; d) azul, nas serras;

36. As rochas apresentam diferenças quanto à

e) lilás, nas chapadas.

resistência e à permeabilidade. Em relação à permeabilidade, é correto afirmar que ela é:

34. Os poluentes formados na atmosfera por meio de reações que ocorrem em razão da presença de certas

a) a característica inerente a certos tipos de rocha,

substâncias químicas e de determinadas condições

como, por exemplo, a argila;

físicas são classificados como

b) o resultado da ação conjunta de fatores físicos, químicos e biológicos desintegradores das rochas;

a) naturais

c) a propriedade das rochas e dos terrenos de se

b) primários

deixarem atravessar, facilmente, pela água; c) combinados d) o processo de desagregação dos elementos d) secundários

mineralógicos constituidores das camadas do solo; e) a capacidade de certas rochas e terrenos de reter a

35. A preservação do meio ambiente requer conhecimentos dos elementos fundamentais que o

água pelos poros e interstícios.

constituem. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a) as unidades fisiógrafas defnidas pelas variáveis ambientais de uma região, indicando os recursos minerais potenciais e as aptidões da terra.

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

12


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

Estabelecendo-se que a distância real entre os extremos Nordeste / Sudoeste é de 30 quilômetros e que esta distância no mapa mede 6 centímetros, qual seria a distância entre esses pontos no mapa, se o percurso fosse pelo rio e a distância real medisse 120 quilômetros? a)

4 cm.

b)

5 cm.

c) 24 cm. 37. De acordo com o mapa acima, entre os d) 40 cm. indivíduos mais pobres dos estados do Pará e do Paraná predominam, respectivamente, a) brancos e pardos.

Região em processo acelerado de ocupação nos últimos anos baseado na tríade madeira - gado -

b) indígenas e brancos.

soja. c) amarelos e pardos. Após 1970 a sua economia passou a desenvolver d) pardos e brancos.

grandes projetos mineralógicos. Tudo isso tem ocasionado uma série de problemas e

38. A Cartografa é uma técnica de representação de

consequências ambientais desastrosas.

realidades espaciais e permite correlações diversas. Analise a fgura abaixo e responda:

39. O texto acima se refere à seguinte região geoeconômica do Brasil:

a) Centro-Sul b) Nordeste c) Amazônia d) Vale do São Francisco e) Sudeste.

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

13


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

d) Está correta somente a proposição III. 40. Sobre o espaço econômico do Brasil, suas

e) Estão corretas somente as proposições II e III.

características e tendências atuais, assinale a alternativa correta:

I. O Brasil passa por um processo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e modernização na sua

RACIOCINOI LÓGICO (COMUM A TODAS AS ÁREAS DE NÍVEL MÉDIO)

economia. A modernização do setor da agricultura brasileira ocorreu sobretudo, com a intensificação do emprego de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas no sistema de produção.

II. A soja é a principal responsável pela transformação do cerrado brasileiro em uma nova área do agronegócio, e tem se expandido para novas áreas produtoras nos estados de Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia e Tocantins, atingindo o sul do Pará, chegando assim, até à Amazônia brasileira.

III. Em 2007, foi descoberto uma grande reserva de

41. Alberto, Belizário, Carlos, Demóstenes e Eduardo são praças que costumam fazer rondas em duplas na região de Samambaia – DF. O oficial superior deles determinou que as rondas devem ser feitas de forma a nunca se repetirem as duplas. Até o momento, Alberto e Carlos nunca saíram em ronda juntos, assim como Belizário e Demóstenes, mas todas as outras duplas possíveis já foram formadas. Sabendo que saem duas duplas de praças em cada ronda, assinale a alternativa que apresenta o total de rondas que já aconteceram. a) 10 b) 8 c) 5 d) 4 e) 2 42. A afirmativa “Se a rosa é amarela, então o cravo é vermelho” é falsa, apenas quando a rosa a) não é amarela e o cravo não é vermelho. b) não é amarela e o cravo é vermelho. c) não é amarela e o cravo é branco. d) é amarela e o cravo é vermelho. e) é amarela e o cravo não é vermelho.

petróleo e gás natural no Campo Tupi, bacia de Santos. O petróleo está localizado na camada do présal, a cerca de 5 quilômetros abaixo do solo do

“Alguma candidata é médica.” “Toda candidata é formada.”

oceano, o que consolida o Brasil no cenário econômico mundial como auto-suficiente nesta matriz energética .

43. Considere que as seguintes afirmações são verdadeiras:

Assim sendo, das opções abaixo, a única verdadeira é: a) Alguma candidata médica não é formada. b) Alguma candidata não médica não é formada. c) Alguma candidata formada é médica. d) Toda candidata médica não é formada. e) Toda candidata formada é médica.

a) Está correta somente a proposição I. b) Estão corretas as proposições I, II e III. c) Está correta somente a proposição II.

44. Se Ricardo é mais forte que Guto, então Hélio e Fábio têm a mesma força. Se Hélio e Fábio têm a mesma força, então André é mais fraco que Guto. Se André é mais fraco que Guto, então Ricardo é mais forte que Hélio. Ora, Ricardo não é mais forte que

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

14


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

Hélio. Logo: a) Ricardo não é mais forte que Guto, e Hélio e Fábio não têm a mesma força. b) Ricardo é mais forte que Guto, e Hélio e Fábio têm a mesma força. c) Ricardo não é mais forte que Fábio, e André é mais fraco que Guto. d) Ricardo e André são mais fracos que Guto. e) Ricardo é mais forte que Guto, e André é mais fraco que Hélio. 45. Partindo das premissas: (1) (2) (3) (4)

Todo delegado é justo. Todo delegado é formado em direito. Leonardo é justo. Amanda é perita.

Pode-se concluir que: a) Toda pessoa justa é formada em direito. b) Leonardo é delegado. c) Amanda é justa. d) Há pessoas formadas em direito que são justas. e) Leonardo e Amanda são formados em direito. 46. Arthur, Bernardo e Cláudio têm, cada um, um único meio de transporte. Um deles tem um carro, outro tem uma moto e o terceiro, uma bicicleta. Sabese que: -Arthur não é o dono da moto. -Cláudio não é o dono do carro. -A bicicleta não pertence ao Bernardo. -A moto não pertence ao Cláudio. Com base nas informações acima, é correto afirmar que: a) Arthur é dono da moto. b) Arthur é dono da bicicleta. c) Bernardo é dono do carro. d) Cláudio é dono da bicicleta. e) Cláudio é dono da moto. 47. Dada a proposição “Se Cíntia é assistente social, então Martha é psicóloga”, uma proposição equivalente é: a) Se Cíntia não é assistente social, então Martha não é psicóloga. b) Martha é psicóloga se, e somente se, Cíntia é assistente social. c) Se Martha não é psicóloga, então Cíntia não é assistente social. d) Se Martha é psicóloga, então Cíntia é assistente social. e) Cíntia é assistente social e Martha é psicóloga.

Edson é amigo de Eurico. Se Paulo não é amigo de Pedro, então Fábio é amigo de Felipe. Ora, nem Edson é amigo de Eurico nem Igor é amigo de Ivan. Logo: a) Edson é amigo de Eurico ou Fábio é amigo de Felipe. b) Se Adriano é amigo de Alberto, Fábio é amigo de Felipe. c) Paulo é amigo de Pedro e Fábio é amigo de Felipe. d) Paulo é amigo de Pedro e Adriano é amigo de Alberto. e) Paulo não é amigo de Pedro e Adriano é amigo de Alberto. 49. A empresa X, de materiais de construção, oferece aos clientes uma promoção na qual ela dá desconto de 3% sobre qualquer preço de empresas concorrentes, inclusive sobre os preços que já contêm desconto. Uma encomenda de materiais, cotada a R$ 21.000,00 na empresa Y, pode ser negociada por R$ 19.320,00 na empresa W. O menor preço a ser pago na empresa X, correspondente a um único desconto em relação à cotação na empresa Y, é de, aproximadamente, a) 6. b) 9. c) 11. d) 12. e) 8. 50. Para construir um muro de 75 m e outro muro de 159 m, uma empreiteira contratou seis pedreiros. Sabe-se que três pedreiros, trabalhando juntos, constroem 5 m de qualquer um dos muros por dia, e que os seis pedreiros, trabalhando juntos, constroem 7 m de qualquer um dos muros por dia. A empreiteira decidiu que os dois muros serão construídos simultaneamente, com três pedreiros trabalhando juntos em cada um dos muros. Após o término do muro menor, os três pedreiros que o construíram se juntarão aos outros três para terminarem o muro maior. Dessa forma, o número total de dias de trabalho necessários para que esses muros sejam construídos é de a) 35. b) 15. c) 27. d) 30. e) 10.

48. Se Fábio é amigo de Felipe, então Adriano não é amigo de Alberto. Ou Adriano é amigo de Alberto, ou

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

15


SIMULADO ESPECIAL IBGE-NÍVEL MÉDIO

GABARITO LEGENDA: ** SOMENTE para a função de Agente de Pesquisa e Mapeamento

01

02

B

D

03

04

05

06

07

LÍNGUA PORTUGUESA 08 09 10 11 12 13

14

15

16

17

18

19

20

A

E

C

B

E E E B GEOGRAFIA**

A

A

B

21

A E A A C D C CONHECIMENTOS GERAIS 22 23 24 25 26 27 28 29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

E

D

E

A

D

E

A

D

D

C

D

C

C

B

E

E

A

C

A

D

RACIOCINIO LÓGICO 41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

D

E

C

A

D

D

C

D

C

C

BOA SORTE! GRAN CURSOS.

www.grancursos.com.br Simulado – Estilo

16


SIMULADO ESPECIAL IBGE- NÍVEL MÉDIO (BÁSICO)