Page 1

Texto para os itens de 1 a 13 

5

10

 15

20

25



30

35

40



45

50



Embora as conquistas obtidas a partir da Revolução Francesa tenham possibilitado a consolidação da concepção de cidadania, elas não foram suficientes para que essa condição se verificasse na prática. A mera declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações esboroava diante da inexorável exclusão econômica da maioria da população. Em vista disso, já no século XIX, buscaram-se os direitos sociais com ações estatais que compensassem tais desigualdades, municiando os desvalidos com direitos implantados e construídos de forma coletiva em prol da saúde, da educação, da moradia, do trabalho, do lazer e da cultura para todos. No entanto, foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que a afirmação da cidadania se completou, haja vista que só então se percebeu a necessidade de se valorizar a vontade da maioria, respeitando-se, sobretudo, as minorias, em suas necessidades e peculiaridades. Em outras palavras, verificou-se claramente que a maioria pode ser opressiva, a ponto de conduzir legitimamente ao poder o nazismo ou o fascismo. Para que fatos como esse não se repetissem, fez-se premente a criação de salvaguardas em prol de todas as minorias, uma vez que a soma destas empresta legitimidade e autenticidade à vontade da maioria. Eis aí o fundamento primeiro das políticas em favor de quaisquer minorias. No que toca às pessoas com deficiência, é possível afirmar que o viés assistencialista e caridosamente excludente que orientava as ações governamentais tem sido substituído por programas de efetiva inclusão, que visam formar cidadãos sujeitos do próprio destino, e não mais meros beneficiários de políticas de assistência social. O direito de ir e vir, de trabalhar e de estudar é a mola mestra da inclusão de qualquer cidadão e, para que se concretize em face das pessoas com deficiência, há que se exigir do Estado a construção de uma sociedade livre, justa e solidária (como prevê o artigo 3º da Constituição Federal), por meio da implementação de políticas públicas compensatórias e eficazes. A obrigação, porém, não se esgota nas ações estatais. Todos nós somos igualmente responsáveis pela efetiva compensação de que se cuida. As empresas, por sua vez, devem primar pelo respeito ao princípio constitucional do valor social do trabalho e da livre iniciativa, para que se implementem a cidadania plena e a dignidade do trabalhador com ou sem deficiência (previstas nos artigos 1º e 170 da Constituição Federal). Nesse diapasão, a contratação de pessoas com deficiência deve ser vista como qualquer outra. Desses trabalhadores, espera-se profissionalismo, dedicação, assiduidade, enfim, atributos ínsitos a qualquer empregado. Não se quer assistencialismo, e sim oportunidades.

Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria de Inspeção do Trabalho. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 2.ª ed., Brasília, 2007. Internet: <www.dominiopublico.gov.br> (com adaptações).

1.

De acordo com o texto, ações governamentais de assistencialismo às pessoas com deficiência constituem salvaguarda eficaz no processo de inclusão desses indivíduos.

2.

Segundo o autor do texto, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária só é possível mediante a inclusão, na sociedade, das pessoas com deficiência.

3.

Infere-se da leitura do texto que a contratação de pessoas com deficiência por empresas privadas vai de encontro ao princípio constitucional do valor social do trabalho e da livre iniciativa.

4.

Da leitura dos dois primeiros parágrafos conclui-se que as conquistas sociais verificadas após a Segunda Guerra Mundial foram mais efetivas que as percebidas após a Revolução Francesa.

5.

Depreende-se do texto que a necessidade de busca de direitos sociais que compensassem as desigualdades econômicas foi a razão maior da Segunda Guerra Mundial. Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem.

6.

A inserção de vírgulas imediatamente antes e depois da oração “que orientava as ações governamentais” (l.29-30) manteria a correção gramatical, mas alteraria o sentido do período.

7.

Dada a relação de concessão estabelecida entre as duas primeiras orações do texto, a palavra “Embora” (l.1) poderia, sem prejuízo do sentido ou da correção gramatical do texto, ser substituída por Conquanto.

8.

A expressão “tais desigualdades” (l.10), empregada, no período em que ocorre, sem um referente explícito, está associada à “inexorável exclusão econômica da maioria da população” (l.7-8).

9.

No trecho “o nazismo ou o fascismo” (l.21-22), a conjunção “ou” evidencia a relação de sinonímia existente entre os nomes “nazismo” e “fascismo”. Cada um dos itens abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta e mantiver o sentido original do texto, ou errada, em caso contrário.

10. “No entanto (...) completou” (l.14-16): Mas, apenas depois da Segunda Guerra Mundial é que a cidadania solidificou-se. 11. “O direito (...) cidadão” (l.33-35): O direito de ir e vir, o de trabalhar e o de estudar são a mola mestra da inclusão de qualquer cidadão.

1

SIMULADO - CAIXA

Julgue os itens seguintes, relativos às ideias apresentadas no texto.

LÍNGUA PORTUGUESA


12. “Desses (...) empregado” (l.51-53): Esperam-se desses trabalhadores profissionalismo, dedicação, assiduidade, enfim, atributos imanentes a qualquer empregado.

SIMULADO - CAIXA

13. “A mera (...) população” (l.5-8): A simples declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações ruíam frente à fatal exclusão econômica da maior parte da população. Texto para os itens 14 e 15. 

5

 10

15



20

25



30

35

40

45



Existe no mercado uma tendência de crescimento da taxa de atividade feminina e de melhoria para as mulheres na disputa por postos de trabalho. De fato, desde meados dos anos oitenta do século XX, a taxa anual de emprego das mulheres mostra-se mais elevada que a masculina, o que representa um forte aumento de pessoas do sexo feminino entre a população ocupada. Muitas razões podem explicar esse comportamento mais favorável às mulheres do que aos homens, no que se refere à expansão do nível de ocupação. Uma delas decorre da amplitude do processo de reestruturação produtiva iniciada na década de noventa do século passado, que afeta principalmente o emprego industrial, cuja redução massiva tem rebatimentos negativos e incide mais sobre os homens do que sobre as mulheres, pouco representadas no setor. Outro fator que estimula a inserção produtiva das mulheres diz respeito à expansão da economia de serviços. Entretanto, há de se considerar que esse fenômeno pouco tem alterado a predominância de um ou outro sexo em determinados setores, dado o perfil da segregação ocupacional de gênero: as mulheres permanecem majoritárias ― representam mais de 70% do total ― nas atividades de saúde e de ensino, na administração pública e nos serviços pessoais. O terceiro fator que favorece o aumento do emprego feminino nos anos recentes é a maior flexibilização do mercado de trabalho, juntamente com a “precarização” das relações de trabalho, dada a falta de regulamentação de certas garantias de trabalho e de seguridade social, as formas de contrato sem carteira assinada, a diminuição dos níveis salariais, o aumento das formas de trabalho em domicílio e por conta própria e o aumento da informalidade, de forma geral. Esse enfoque explica o aumento de oportunidades de emprego para as mulheres, em razão, sobretudo, das características da atual divisão do trabalho por sexo: o emprego em atividades de tempo parcial atrairia prioritariamente as mulheres, pois permitiria compatibilizar trabalho doméstico e trabalho remunerado; como mão de obra secundária, as mulheres aceitariam salários inferiores, o que atenderia mais imediatamente à demanda dos setores público e privado, até porque, em face do aumento do desemprego, seriam provavelmente as primeiras a serem dispensadas. Em outras palavras, existe uma oposição entre elevação da taxa de emprego feminina ― ou “feminização” do emprego ― e a “precarização” das relações de trabalho, e isso explica vantagens compara-

2

50

tivas da mão de obra feminina sobre a masculina.

Tânia M. Fontenele-Mourão. Mulheres no topo de carreira: flexibilidade e persistência. Brasil: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2006. Internet: <www.dominiopublico.gov.br> (com adaptações).

Julgue os itens a seguir com base nas ideias do texto. 14. Conclui-se da leitura do texto que, comparado ao número de homens contratados para trabalhar no setor industrial, o número de mulheres que trabalham nesse setor é pequeno. 15. Depreende-se da leitura do texto que o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho deve-se, em parte, ao fato de as mulheres serem menos ambiciosas do que os homens e, por essa razão, aceitarem salários mais baixos e condições menos satisfatórias de emprego. Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes. 16. O ofício e o aviso se diferenciam do memorando quanto a sua forma e finalidade. 17. O ofício segue o mesmo padrão do aviso quanto ao formato, sendo que se diferencia quanto à finalidade por tratar também de assuntos oficiais com particulares. 18. O memorando é uma forma de comunicação estritamente interna. 19. O despacho ao memorando deve ser dado por meio de outro memorando. Assim, torna-se possível historiar o andamento de matéria que seja tratada no memorando, formando-se uma espécie de processo simplificado. 20. O padrão ofício foi definido com o objetivo de uniformizar a diagramação dos expedientes ofício, memorando e aviso, mantendo-se, contudo, as especificidades de cada um desses expedientes. ÉTICA Suponha que um funcionário de uma empresa financeira pública pretenda que os clientes vinculados à sua carteira contribuam para a empresa de um parente em dificuldades financeiras, afirmando que tal prática é permitida pela empresa na qual trabalha. Sob a perspectiva do Código de Ética da CEF, julgue os itens que se seguem. 21. A CEF, em ocasiões especiais, admite que os parceiros comerciais sejam instados a auxiliar financeiramente seus empregados. 22. As empresas vinculadas a empregados da CEF têm preferência nos serviços prestados às agências.


24. Os parentes dos empregados da CEF devem ter preferência nos empréstimos gerados pela instituição financeira. 25. Os parentes e empregados têm preferência nos empréstimos, no caso de os recursos serem próprios. Acerca das normas de conduta do Código de Ética da Caixa, julgue os itens a seguir. 26. A solicitação, em nome da Caixa, de doações ou contribuições de bens materiais ou valores a parceiros comerciais ou institucionais é uma prática sumariamente condenada. 27. O Código de Ética da Caixa está direcionado exclusivamente aos dirigentes dessa instituição. 28. A obediência aos superiores hierárquicos é um dos princípios explicitados entre os valores de respeito e compromisso do Código de Ética da Caixa. 29. Na Caixa, informações sigilosas devem ser sempre prestadas aos clientes e fornecedores, para que tomem decisões conscientes em seus negócios. 30. O objetivo do Código de Ética da Caixa deve ser compreendido estritamente no âmbito do relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa. MATEMÁTICA Um cliente dispõe de R$ 210.000,00 para quitar o saldo devedor — também de R$ 210.000,00 — do financiamento de um imóvel junto a uma instituição financeira que trabalha com conta remunerada à taxa de juros compostos de 5% ao mês. Para essa quitação, a instituição financeira oferece as seguintes opções:  I – depositar o dinheiro disponível em conta remunerada e fazer o pagamento em duas prestações mensais iguais e consecutivas de R$ 121.000,00, com a primeira prestação vencendo em um mês após a data do depósito; II – pagamento do saldo devedor, à vista, com desconto de 5%; nesse caso, o cliente poderá depositar o desconto na conta remunerada.  Com base nessa situação, desconsiderando possíveis taxas e impostos, julgue os itens seguintes. 31. Se adotar a opção II, o cliente pagará R$ 199.500,00. 32. As duas opções permitem que o cliente obtenha o mesmo retorno financeiro.

33. Uma quantia depositada na conta remunerada da instituição financeira em questão resultaria, ao final do segundo mês, em um montante igual ao que seria obtido se essa mesma quantia fosse aplicada à taxa de juros simples de 5,5% ao mês, durante dois meses. Um credor recebeu R$ 8.000,00 ao descontar uma nota promissória que tinha vencimento para daqui a 2 meses, em um banco que pratica a taxa de desconto bancário simples de 10% ao mês. Nessa situação, julgue o item abaixo. 34. O valor nominal da nota promissória era inferior a R$ 11.000,00. Tendo em vista que um empréstimo no valor de R$ 32.000,00, que foi entregue no ato, sem prazo de carência, será amortizado pelo sistema Price, à taxa de juros de 60% ao ano, em 8 prestações mensais e consecutivas, e considerando 0,68 e 1,80 valores aproximados para 1,05-8 e 1,0512, respectivamente, julgue os itens subsequentes. 35. A amortização correspondente à primeira prestação será superior a R$ 3.500,00. Uma agência bancária, ao emprestar a quantia de R$ 60.000,00 a uma empresa, entregou o valor no ato e concedeu à empresa 3 anos de carência, sem que os juros desse período ficassem capitalizados para serem pagos posteriormente. Com base nessa situação e sabendo que esse empréstimo será pago pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), em 3 anos e à taxa de juros de 10% ao ano, julgue os itens subsecutivos. 36. O valor da última prestação a ser paga será superior a R$ 23.500,00. Acerca de juros e taxas de juros, julgue o item a seguir. 37. Se uma aplicação de R$ 10.000,00 pelo período de um ano produzir juros no valor de R$ 3.200,00, e se a inflação nesse período for de 20%, então a taxa de juros real da aplicação nesse período será inferior a 11%. Julgue o item a seguir, acerca de custo efetivo, taxas de retorno e rendas. 38. Se o custo real efetivo de uma operação financeira for de 15% e se a taxa de inflação acumulada no período for de 8%, então, nesse caso, o custo total efetivo dessa operação financeira será inferior a 24%. Carlos, Eduardo e Fátima se associaram para abrir uma pequena empresa. Para a abertura desse empreendimento, Carlos entrou com R$  32.000,00, Eduardo, com R$ 28.000,00 e Fátima, com R$ 20.000,00. Após cinco anos de atividade, eles venderam a empresa por R$ 416.000,00 e dividiram esse valor pelos três sócios, de forma diretamente proporcional à quantia que cada um investiu na abertura do empreendimento.

3

SIMULADO - CAIXA

23. As solicitações de auxílio financeiro são vedadas aos trabalhadores da CEF.


Considerando essa situação, julgue os próximos itens. 39. Relativamente ao valor investido na abertura da empresa, o lucro obtido na venda foi inferior a 500%. 40. Na partilha, Eduardo recebeu mais de R$ 150.000,00. SIMULADO - CAIXA

RACIOCÍNIO LÓGICO Considere as seguintes definições de conjuntos, feitas a partir de um conjunto de empresas, E, não vazio. X = conjunto das empresas de E, tais que “se a empresa não entrega o que promete, algum de seus clientes estará insatisfeito”; A = conjunto das empresas de E, tais que “a empresa não entrega o que promete”; B = conjunto das empresas de E, tais que “algum cliente da empresa está insatisfeito”. Tendo como referência esses conjuntos, julgue os itens seguintes. 41. Se A ⊂ B, então X = E. 42. A negação da proposição “A empresa não entrega o que promete” é “A empresa entrega o que não promete”.

Na lógica de primeira ordem, uma proposição é funcional quando é expressa por um predicado que contém um número finito de variáveis e é interpretada como verdadeira (V) ou falsa (F) quando são atribuídos valores às variáveis e um significado ao predicado. Por exemplo, a proposição “Para qualquer x, tem-se que x - 2 > 0” possui interpretação V quando x é um número real maior do que 2 e possui interpretação F quando x pertence, por exemplo, ao conjunto {-4, -3, -2, -1, 0}. Com base nessas informações, julgue os próximos itens. 49. A proposição funcional “Para qualquer x, tem-se que x2 > x” é verdadeira para todos os valores de x que 5 3 1 estão no conjunto 5, , 3, , 2, . 3 2 2

{

}

50. A proposição funcional “Existem números que são divisíveis por 2 e por 3” é verdadeira para elementos do conjunto {2, 3, 9, 10, 15, 16}. ATUALIDADES Em junho de 2013, uma série de manifestações sociais tomaram as ruas do Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

43. Se X = E, então todas as empresas de E não entregam o que prometem.

51. A presidenta Dilma Rousseff foi intransigente com as manifestações e não propôs medidas para atender as demandas dos manifestantes.

Considere que P, Q e R sejam proposições simples que possam ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Com relação às operações lógicas de negação (~), conjunção (&), disjunção (|) e implicação (→), julgue os itens subsecutivos.

52. As primeiras manifestações possuíam uma pauta específica, mas logo, em razão da forte repressão policial e outros motivos, o movimento cresceu, alcançando uma parcela maior da população que ampliou e diversificou o conjunto inicial de reivindicações.

44. A proposição (P | Q) → (Q & P) é uma tautologia. 45. O número de linhas da tabela-verdade da proposição (P & Q → R) é inferior a 6. 46. Se a proposição P for falsa, então a proposição P → (Q | R) será uma proposição verdadeira. Se o produto das idades, em anos, de 3 irmãos é igual a 22, e se o irmão mais novo se chama Fernando, então. 47. A soma das idades dos 3 irmãos é inferior a 20 anos. Com relação à lógica sentencial e de primeira ordem, julgue o item. 48. As proposições “Se Mário é assessor de Pedro, então Carlos é cunhado de Mário” e “Se Carlos não é cunhado de Mário, então Mário não é assessor de Pedro” são equivalentes.

4

Denúncia de que o governo americano monitorou milhões de e-mails e telefonemas no Brasil motivou a criação de comissão parlamentar de inquérito. Jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que vive no Rio de Janeiro e já falou à Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, afirma que documentos a serem divulgados têm informações estratégicas sobre a política e o comércio do Brasil. Em plenário, senadores falaram sobre a notícia de que a presidente Dilma Rousseff e assessores dela teriam sido vítimas diretas da espionagem.  Jornal do Senado, 03.09.2013, capa (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens. 53. A rede mundial de computadores, que apresenta, entre outras vantagens, a de ter tornado possível a rápida circulação de capitais pelos mercados financeiros globais e a difusão dos mais diversos tipos de informação e de comunicação instantâneas, é utilizada pelos grandes grupos que comandam o crime organizado em escala global.


55. A civilização contemporânea distingue-se das de épocas anteriores, entre outros aspectos, por viver o que muitos definem como a era do conhecimento, assinalada pelo notável nível de desenvolvimento científico, que se manifesta nas contínuas inovações tecnológicas que repercutem no sistema produtivo e no cotidiano das pessoas. A oposição síria acusou o regime de Bashar al-Assad da morte de centenas de pessoas – os números variam entre 500 e 1.300 – em ataques com armas químicas nos arredores de Damasco. O governo negou, e a Rússia acusou os rebeldes pela ofensiva. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu investigação independente para confirmar o que seria o maior ataque com uso de gás desde a década de 80 do século passado. O Globo, 22.08.2013, capa (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem. 56. O texto sugere que, independentemente de eventuais interesses econômicos conflitantes, a Rússia acompanha os Estados Unidos da América no apoio ao regime de Bashar al-Assad. Com relação à situação da saúde pública no Brasil, julgue os itens que se seguem. 57. Recentemente, o governo federal lançou o programa Mais Médicos, que tem por objetivo atrair médicos, tanto brasileiros quanto estrangeiros, para o interior do país e para a periferia das grandes cidades. Com relação à situação da saúde pública no Brasil, julgue os itens que se seguem. 58. Diversas prefeituras do país, especialmente no interior, não dispõem de médicos suficientes para atender à população; algumas delas, inclusive, não contam sequer com um médico para todo o município.

ATENDIMENTO Tendo em vista a qualidade de atendimento ao público, julgue o item a seguir. 61. A capacidade de prestar serviços de modo a atender aos interesses dos usuários é o que define a qualidade do atendimento. Acerca do marketing de relacionamento, julgue os itens a seguir: 62. Cultura e lucratividade dos clientes e tempo para atender às suas necessidades são fatores a serem considerados na definição dos investimentos e relacionamentos. 63. Os clientes lucrativos no presente, mas que tendem a não ser no futuro, devem ser tratados pela empresa com recompensas e investimentos. 64. Clientes não lucrativos no presente e no futuro e que não contribuem com a empresa por outro meio devem ter o relacionamento com a empresa baseado em processos de menor custo, como caixas eletrônicos em bancos, ou no pagamento de taxas adicionais por não fazerem parte do perfil de cliente que a empresa deseja. 65. Produto, preço, praça e promoção são as variáveis a serem administradas pelo marketing de relacionamento. 66. Para formar conhecimento sobre os clientes é suficiente ter informações sobre suas compras e sua lucratividade para a empresa. Acerca do Código de Defesa do Consumidor, julgue os itens. 67. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito, ou violação dos estatutos ou contrato social.

59. Jovens, em geral, pobres, afrodescendentes, moradores da periferia e “funkeiros” formam o perfil dos participantes dos chamados rolezinhos. Estas características levaram muitos analistas a classificar o fenômeno criminalmente e outros socioculturalmente.

68. Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar sua compreensão.

Julgue o item que se segue, relativo a aspectos diversos do cenário geopolítico mundial.

69. Tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos previstos nas normas de consumo.

60. A descoberta de petróleo na camada pré-sal do leito oceânico do litoral brasileiro representou um marco para o desenvolvimento econômico do país e possibilitou o aproveitamento da mão de obra altamente qualificada de que o país dispõe para o trabalho de pesquisa e extração do petróleo nos postos.

70. Também poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados ao consumidor.

5

SIMULADO - CAIXA

54. A espionagem, tema tratado no texto, é prática relativamente recente, surgida nos últimos trinta anos. Essa prática se tornou possível graças aos avanços tecnológicos que fizeram da informática um instrumento indispensável à ação dos Estados no complexo universo das relações internacionais.


LEGISLAÇÃO ESPECIFÍCA Com base na legislação tributária, julgue o seguinte item.

SIMULADO - CAIXA

71. A regra geral de apuração do PIS/PASEP diferencia as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido e no lucro real: no primeiro caso, a incidência é não cumulativa, ou seja, se beneficia de alíquotas menores, e, no segundo, cumulativa. A respeito dos princípios e normas que regem a administração pública brasileira, julgue os itens a seguir. 72. A proibição constitucional de acumular cargos públicos alcança os servidores de autarquias e fundações públicas, mas não os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista. 73. O princípio da publicidade se verifica sob o aspecto da divulgação externa dos atos da administração, não propiciando o conhecimento da conduta interna dos agentes públicos. 74. Apenas os brasileiros, por preencherem os requisitos estabelecidos em lei, podem assumir cargos, empregos e funções públicas. 75. O servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, fica afastado de seu cargo, emprego ou função, e pode optar pela sua remuneração. 76. O princípio da irredutibilidade dos vencimentos alcança todos os servidores, inclusive os que não mantêm vínculo efetivo com a administração pública. Julgue os itens a seguir, acerca do abono salarial e do seguro- desemprego. 77. De acordo com a Lei n. 7.998/1990, a comprovação de falsidade na prestação das informações necessárias à habilitação do trabalhador no benefício do seguro-desemprego causa a suspensão do pagamento do benefício. Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com relação ao FGTS. 78. Pedro trabalhou em cinco empresas diferentes, tendo pedido demissão da última empresa para trabalhar em uma empresa de confecções. Na empresa de confecções, Pedro se desentendeu com o empregador e nada recebeu a título de verbas rescisórias. A justiça do trabalho, julgando ação movida por Pedro, entendeu que tanto empregado quanto empregador praticaram, ao mesmo tempo, atos que levam à justa causa de ambos. Nessa situação, Pedro tem direito à percepção de multa correspondente a 20% de todo o valor existente em sua conta vinculada.

6

79. Jacinto foi condenado pela justiça do trabalho em ação ajuizada por empregada doméstica que trabalhara para ele durante cinco anos, tendo sido o valor da condenação arbitrado em R$ 4.800,00. Nessa situação, caso Jacinto tenha, em conta vinculada ao FGTS, valor igual ou superior ao montante estabelecido na condenação, essa conta poderá ser penhorada para fins de garantia de pagamento da dívida trabalhista. 80. Joaquim foi contratado para prestar serviço em órgão da administração indireta, sem, entretanto, ter obtido aprovação em concurso público. A justiça do trabalho declarou nulo o contrato de trabalho, considerando devidos apenas os salários inerentes ao serviço prestado. Nessa situação, Joaquim tem direito ao saque dos depósitos do FGTS. CONHECIMENTOS BANCÁRIOS O SFN tem como objetivo a intermediação de recursos entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo). Compõem esse sistema instituições, órgãos e entidades em uma complexa rede de relacionamentos que envolvem a normatização, a supervisão e a operacionalização. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. 81. Sempre que for necessário, competirá ao CMN limitar as taxas de juros, de maneira a assegurar taxas favorecidas aos financiamentos que se destinem a promover, entre outros, investimentos indispensáveis às atividades agropecuárias. 82. Segundo a lei de regência desta matéria, compete ao Bacen executar os serviços de compensação de cheques e outros papéis, competência esta delegada por carta-circular ao Banco do Brasil S.A. em 1986. 83. Segundo a lei pertinente, quando ocorrer grave desequilíbrio no balanço de pagamentos, o CMN determinará o monopólio das operações de câmbio ao Bacen. 84. O Bacen poderá comprar e vender títulos públicos com o objetivo de capitalizar o Tesouro Nacional ou instituições financeiras, estas por intermédio das operações de redesconto de liquidez. 85. O CMN é autarquia supervisora máxima do SFN e tem por finalidade formular a política da moeda e do crédito, com o objetivo de estabilizar a moeda e o desenvolvimento econômico e social do país. 86. Poderão assistir às reuniões do CMN convidados do presidente desse conselho e assessores credenciados individualmente pelos conselheiros.


BACEN. Manual da Supervisão. Internet: www.bc.gov.br (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes. 87. O registro das operações no mercado primário de títulos públicos federais emitidos pelo tesouro nacional ocorre, exclusivamente, na CETIP S.A. − Balcão Organizado de Ativos e Derivativos. 88. A liquidação da ponta financeira de cada operação no SELIC é realizada por intermédio do Sistema de Transferência de Reservas, ao qual ele é interligado. A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue os itens a seguir. 89. Os poderes fiscalizatório e disciplinador da Comissão de Valores Mobiliários estendem-se, entre outros, às ações, às debêntures e aos certificados de depósito de valores mobiliários, porém não se aplicam aos títulos da dívida pública das diferentes esferas de governo. 90. A captação de depósitos à vista representa a atividade básica dos bancos comerciais e os qualifica como instituições financeiras monetárias. As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. 91. A Caixa Econômica Federal e as cooperativas de crédito integram o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e o Sistema Financeiro da Habitação. 92. As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima, e suas operações passivas incluem emissão de debêntures, dívida externa, empréstimos e financiamentos de instituições financeiras. 93. Tanto os bancos comerciais quanto as sociedades de crédito imobiliário devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima.

As instituições financeiras têm ofertado produtos e serviços para atender novas demandas conjunturais e sociais, os quais devem visar ao equilíbrio entre o retorno e o risco. Com relação aos produtos e serviços financeiros, julgue os itens consecutivos. 95. O contrato de cartão de crédito pode ser cancelado a qualquer momento, mesmo que haja compras parceladas cujos valores ainda não tenham sido pagos. Tanto no mercado de capitais, com a negociação de títulos e valores mobiliários, em especial ações, debêntures e commercial papers, quanto no mercado de seguros e de previdência privada, há grande especialização e, em geral, os agentes operadores participantes têm perfil de atuação bastante específico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. 96. Debêntures são títulos emitidos pelas sociedades por ações que asseguram a seu titular um direito de crédito contra a companhia nas condições constantes da escritura de emissão e do certificado. Nesse sentido, as debêntures podem ser emitidas para subscrição pública por companhias de capital fechado. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. 97. Enquanto as ações ordinárias conferem ao acionista o direito de voto nas assembleias gerais da empresa e o direito de participação nos lucros mediante o recebimento de dividendos e juros do capital, as ações preferenciais não conferem ao acionista o direito de voto nas assembleias gerais, mas, em compensação, conferem-lhe prioridade no recebimento de dividendos. 98. Enquanto o plano de previdência PGBL tem por finalidade a acumulação de recursos no longo prazo com vistas à complementação da renda na aposentadoria, o plano VGBL visa reduzir o imposto de renda da pessoa física que utiliza o modelo de declaração completo. Julgue os itens a seguir, que tratam do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das suas operações básicas. 99. No mercado flutuante, são realizados diversos tipos de operações com moedas estrangeiras, tais como contribuições a entidades associativas e pagamentos de tratamentos de saúde. 100. No mercado secundário de câmbio, a moeda estrangeira é negociada entre as instituições integrantes do sistema financeiro e migra do ativo de uma instituição para o de outra, não havendo, nesse caso, fluxo de entrada da moeda estrangeira no país nem de saída.

94. O banco de desenvolvimento (cujo controle é de um estado) e o banco comercial cooperativado (cujo controle é de cooperativas de crédito) devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima de capital fechado.

7

SIMULADO - CAIXA

O sistema financeiro mundial vem se dinamizando cada vez mais, impulsionado por rápidas e constantes transformações.  A abertura à concorrência nos mercados financeiros, os avanços da tecnologia e das comunicações, a demanda por mais e melhores  serviços financeiros e a concentração no setor bancário são alguns dos fatores que causam profundas mudanças no ambiente de negócios.


ATUALIDADES

GABARITO LÍNGUA PORTUGUESA

SIMULADO - CAIXA

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

E E E C E C C C E E C C E C E E C C E E

51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60.

E C C E C E C C C C ATENDIMENTO

61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70.

C C E E E E C C C C LEGISLAÇÃO ESPECIFÍCA

ÉTICA 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80.

E E C E E C E E E E

E E E E E C E E C E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

MATEMÁTICA 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40.

C E E C E E C E C E RACIOCÍNIO LÓGICO

41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

8

C E E E E C C C E E

81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97. 98. 99. 100.

C E E E E C E C C C E C C E C E C E C C

Simulado Especial - Caixa Econômica Federal  
Advertisement