Page 1


EXPEDIENTE Ens. Fundamental II, Ens. Médio, Turma

Diretor Geral

IME/ITA:

Rodrigo Bernadelli

Rua T-27, nº 1.374, Qd. 73, Lts. 03/04/05, Setor

Diretor Pedagógico Geral e Coordenador do

Coordenadora de MKT e Edição

Bueno, CEP: 74215-030 - Goiânia - GO

Facebook/OlimpoGoiania

Ensino Médio

Aline Camargo

Fone: (62) 3922-7501

Instagram: @OlimpoGoiania

Ronnie Lourenço

Projeto Gráfico, Diagramação e Edição

www.olimpogo.com.br

Coordenador Pré-Vestibular

Rodrigo Ramos

Diego Bernadelli

Revisor e Redator Assistente

Coordenadora do Ensino Fundamental

Celso Faria

Pré-Vestibular Rua T-55, Qd. 97, Lts. 11, 12, 12 A, nº 728 Setor Bueno, CEP: 74215-170 - Goiânia - GO Telefone: (62) 3922-7501

Tayanne Valverde


COLÉGIO OLIMPO,

TÃO EXIGENTE QUANTO A VIDA! Um dos melhores preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, o Colégio Olimpo também objetiva contribuir para o crescimento do jovem como cidadão. Rodrigo Bernadelli, Diretor do Grupo Olimpo, explica que o Conhecimento das matérias específicas precisa estar aliado a um grande senso de “humanidade”, de empatia com relação ao semelhante. “A preparação para a vida é parte do amadurecimento. O melhor caminho é um trabalho sério e ao mesmo tempo descontraído, que valoriza as experiências histórico-sociais capazes de criar condições para que o aluno seja capaz de enfrentar todos os desafios que a vida lhe impuser”. A escola é um lugar de transmissão de conhecimentos. Dinamizar isso é ir além da sala de aula, instigar o talento, contribuir para a construção do cidadão. “Sempre foi importante ter boa formação escolar. Hoje, é uma questão de sobrevivência diante da competitividade do mercado, altamente seletivo”, observa Bernadelli. Competitividade é palavra-chave atualmente. A globalização transformou o mercado de trabalho, acirrando a disputa por uma boa carreira. O jovem tem que ter domínio de sua área de atuação, mas paralelo a isso é imprescindível que ele esteja antenado com o mundo.

UMA TRAJETÓRIA VITORIOSA O Colégio Olimpo foi inaugurado em Goiânia no ano de 2004 e, já em 2008, a unidade de Brasília iniciou seus trabalhos. 2011 foi a vez de Palmas, no Tocantins. Na esteira do sucesso com excelentes resultados para os melhores cursos das grandes faculdades brasileiras, foram inauguradas as unidades de Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG) e Araguaína (TO). Nossos alunos são frequentadores das listas de aprovação para Medicina, Direito, Engenharia e outros cursos. Aprovações na Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) também estão entre as conquistas dos Olimpianos, com números muito bons: ao longo de sua história, o Olimpo aprovou mais de 170 no IME/ITA, mais de 700 na Fuvest/Unicamp e apresenta também mais de 2.300 aprovações em Medicina.

Rodrigo Bernadelli, Diretor do Grupo Olimpo

“O Olimpo oferece a seus alunos condições de sobreviver dignamente nesse novo contexto. A escola é exigente porque a vida exige cada vez mais, e isso se tornou nosso lema”, finaliza o Diretor do Grupo Olimpo. 1 | Olimpo 2018


ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO PERSONALIZADOS:

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS É pedagogicamente comprovado que turmas reduzidas dinamizam o aprendizado, possibilitando maior interação entre o professor e o aluno. É claro que o Olimpo não poderia ignorar esse fato. Assim, cada etapa letiva é pensada de acordo com suas particularidades, para que o aluno obtenha rendimento máximo. ENSINO FUNDAMENTAL Do 6º ao 8º ano são 30 aulas pela manhã (segunda a sexta), mais duas aulas de Educação Física no período vespertino. Semanalmente, nas tardes de sexta-feira, há simulados e provas. 9º ano - 30 aulas pela manhã (segunda a sexta), mais seis aulas vespertinas (turmas olímpicas e Educação Física). Simulados (bimestrais) e provas (semanais) aos sábados de manhã. ENSINO MÉDIO 1ª e 2ª séries - 30 aulas pela manhã (segunda a sexta), mais seis aulas vespertinas (turmas olímpicas e Educação Física). Simulados e provas semanais, nas manhãs de sábado. 3ª série - 36 aulas pela manhã (segunda a sábado). Simulados (mensais) e provas (semanais) nas tardes de sábado. FUNDAMENTAL E MÉDIO NO OLIMPO: UM PROJETO COESO Embora sejam compromisso inalienável do Grupo Olimpo, a preparação para o ENEM e para os melhores vestibulares não é nossa única preocupação. Visando as metas que os gregos já seguiam no Período Clássico, o ideal do cidadão pleno (antenado, pronto para a profissão e para a vida) é sagrado para nós, desde o Ensino Fundamental. O Diretor Pedagógico Geral do Olimpo, Ronnie Lourenço, explica a importância de rotinas pedagógicas bem elaboradas: “O aluno precisa estar ciente de que estudar demanda tempo, dedicação e disciplina. Mas nada disso impede que seja uma atividade prazerosa. Exigimos muito do aluno porque acreditamos nele na mesma medida. Ajudamos a família – é uma parceria, no sentido mais exato do termo – a organizar horários de estudo personalizados, que podem mudar radicalmente a rotina do aluno, otimizando sua performance. Atividades extras são respeitadas, desde que não interfiram no desempenho do aluno, avaliadas por meio de provas e simulados”.

2 | Olimpo 2018

“Os Olimpianos são orientados também quando há dúvidas na busca pela profissão, com conversas individualizadas, diagnóstico de talentos e habilidades, indicações de leituras e até mesmo testes vocacionais com profissionais gabaritados. Buscamos mostrar ao aluno o panorama real do mercado de trabalho e prepará-lo com antecedência”, destaca Ronnie Lourenço.


OLIMPO: PARCEIRO DO ALUNO

RUMO AO SUCESSO Tudo na vida tem um preço, que aumenta na proporção direta do valor do que se quer alcançar. Transformar em realidade um sonho demanda esforço, dedicação e abstenção temporária de algumas atividades prazerosas. Mas, sem sombra de dúvida, vale a pena. São inúmeras as histórias de estudantes que supostamente curtem um pouco menos a vida e a juventude, estudando enquanto outros vão pra balada ou simplesmente curtem o ócio (quase sempre nada criativo). Dias de semana, sábados, domingos e feriados: datas para estudo. O mínimo de folga para a interação com outras pessoas ou para atividades físicas ou lúdicas. Rotina puxada! Às vezes, surgem críticas de quem não entende o que é foco. Mas essas críticas são emudecidas quando o nome dessa pessoa batalhadora figura no rol de aprovados das grandes instituições de ensino. O Olimpo faz parte de muitas dessas histórias de sucesso. Incentiva a dedicação árdua aos estudos, tanto na escola quanto em casa. A rotina é pesada, mas o aluno tem consciência de que é necessária. Sacrifícios aparentemente absurdos são recompensados no final. No final das contas, esses vitoriosos podem testemunhar que vale a pena abrir mão de muitas coisas para realizar o sonho de um diploma na área tão desejada. A dedicação do aluno é fundamental, mas dificilmente a história teria esse desfecho feliz sem a orientação e a formação adequadas. Velocidade de nada vale sem controle. E é aí que entre o Colégio Olimpo. Não raro, como ex-Olimpianos já observaram, matérias vistas em cursos como o de Medicina já tinham sido aprendidas no Ensino Médio, o que só comprova o acerto dos pais na escolha do Olimpo para ajudar a pavimentar a estrada do sucesso e de uma carreira sólida para seus filhos.

3 | Olimpo 2018


PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

E PROCESSO DE APRENDIZAGEM Pessoas que desempenham bem suas tarefas como pais e mães sabem que ser flexível demais ou dar excessiva liberdade aos filhos é o pior caminho para uma educação correta. Existem escolas que se gabam de nunca exercer pressão sobre os alunos, crendo que isso uma estratégia positiva. Nada mais distante da realidade. “Exigimos, porque acreditamos” é, para o Olimpo, mas do que simples palavras. A pressão bem conduzida, dentro dos limites e das possibilidades dos discentes, é um dos segredos para uma jornada acadêmica vitoriosa. Seguindo à risca o programa de estudos, o aluno vai percebendo que tem todas as condições de vencer, o que dá tranquilidade na hora de prestar o tão sonhado vestibular. Tendo o aluno como sujeito e fim de todos os processos educacionais, o Olimpo ensina a pensar por si mesmo, numa postura crítica e plena de argumentos sólidos, não esquecendo a criatividade. Desde o início do ano letivo, o aluno tem uma visão global do que será visto, não havendo “surpresas” que prejudiquem seu desenvolvimento. É possível sempre se preparar para o próximo passo, e isso graças a três princípios: 1. Dimensão tecnológica e global adequada ao homem moderno 2. Valorização do saber humanista do presente e do passado 3. Interação contínua com as necessidades e as expectativas existentes

4 | Olimpo 2018

ENSINO PERSONALIZADO Rodrigo Bernadelli, Diretor do Grupo Olimpo, explica que o sucesso do aluno está no cerne do sistema pedagógico desde o Fundamental. “O material didático, a carga horária, os simulados, laboratórios e as viagens compõem um contexto que visa a excelência, e os números comprovam que estamos no caminho certo”, observa. Em cinco anos, 458 Olimpianos passaram para Medicina via ENEM. “Aqui trabalhamos arduamente, aplicando as técnicas mais adequadas, mas nunca esquecemos que lidamos com seres humanos, então o amor e o zelo são imprescindíveis!” O cuidado na escolha do corpo docente é enorme, o Olimpo não segue “modinhas pedagógicas” nem contrata professor “popstar”, o critério é a competência! “É preciso responsabilidade total, os pais confiam o futuro de seus filhos às nossas mãos, e temos que honrar isso”, assevera Bernadelli.


DO 3º ANO DIRETO PARA

AS MELHORES UNIVERSIDADES O aumento do tempo em sala de aula, principalmente em cursinhos preparatórios, é um ônus que toda família gostaria de evitar. Assim, o ideal é entrar no Ensino Superior imediatamente após sair do Ensino Médio. Essa diferença se torna ainda maior quando se trata de um curso de elevada concorrência e, consequentemente, mais caro. Levando em consideração a questão da otimização do tempo, o Olimpo tem uma metodologia que busca a aprovação na universidade diretamente do “terceirão”.

Gustavo Bretas (Aluno do Terceirão) Aprovado UFG

Alunos do Terceirão, aprovados na USP 2018

Alunos terceiranistas do Olimpo raramente carecem de pré-vestibular, e isso orgulha o Colégio. É óbvio que isso não acontece por acaso: o terceiro ano do Ensino Médio do Olimpo tem carga horária elevada: 36 aulas pela manhã (segunda a sábado), simulados e provas semanais nas tardes de sábado, além do suporte à redação, apoios pedagógicos, aprofundamentos de conteúdos e treinamentos específicos. Todos esses elementos somados resultam em ótimos índices de aprovação.

5 | Olimpo 2018


CONHECIMENTO DINÂMICO,

ENSINO LITERALMENTE EM MOVIMENTO O cérebro humano recebe muito bem o que é novo, quando a novidade contribui para o aumento da competência cognitiva. O Olimpo extrapola as fronteiras das salas de aula e mesmo as geográficas ao incentivar as viagens com objetivos acadêmicos. Estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem participar de Olimpíadas Científicas (ao longo do ano, são cerca de 10 opções!) e projetos de intercâmbio dentro e fora do Brasil. Para preparar os alunos, há turmas específicas de aprofundamento de conteúdos, com professor da área e coordenação exclusiva. As olimpíadas trazem provas contextualizadas, de alto nível, que criam no jovem um estímulo para a ciência. Cada participante vai montando seu portfólio, que pode ser importante para acesso à universidade de outros países. Quanto às viagens pedagógicas, elas também complementam o aprendizado em sala de aula. O Colégio Olimpo tem projetos de estudo em Pirenópolis, São Paulo, Estados Unidos e Europa. Além da matéria em si, o contato com novas culturas e o acesso a lugares antes vistos apenas nos livros enriquecem a bagagem intelectual dos alunos, inclusive com aulas in loco. O aluno se percebe cidadão do mundo e se preocupa cada vez mais com a sua “casa”, vendo a Humanidade como a sua família mais ampla.

ROBÓTICA: PREFIGURANDO O FUTURO Entre as vantagens das aulas de Robótica – diferencial do Colégio Olimpo em nossa região –, destaca-se o fato de não haver interferência com a carga horária normal, uma vez que elas acontecem no contraturno. Os alunos interessados vivenciam na prática conceitos estudados em sala de aula, construindo robôs que os próprios alunos programam via computador, numa atividade que favorece a interdisciplinaridade, a organização e o desenvolvimento de projetos. O aluno aprende a trabalhar em equipe e a superar desafios, além de desenvolver o raciocínio e a lógica enquanto constrói maquetes e projeta programas para controle de mecanismos. 6 | Olimpo 2018


PARTICIPAÇÃO DO OLIMPO NAS OLIMPÍADAS

VIAGENS PEDAGÓGICAS OLIMPO EM 2017

CIENTÍFICAS 2017

NACIONAIS:

Olimpíada Brasileira de Física (OBF) Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - 1ª e 2ª fases da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) Canguru de Matemática Olimpíada Goiana de Química Olimpíada Brasileira de Química – Júnior Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Pirenópolis Cultural: Pirenópolis (GO) Sítio do Carroção: Tatuí (SP) Sampa Cultural: São Paulo (SP) INTERNACIONAIS: University Immersion: Boston (MIT/Havard/Marine Science Center/New Haven/Universidade de Yale) Nova Iorque (Museu de História Natural/ Metropolitan Museum of Art/ ONU)

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) Olimpíada Brasileira de História Mostra Brasileira de Foguetes Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás

Washington (Museu do Holocausto/Museu Aeroespacial/ Casa Branca/ George Washington University) EurOlimpo – Muito + Europa (Leste Europeu): Lisboa – Varsóvia – Wielizcka – Cracóvia – Auschwitz – Brno – Berlin – Potsdam – Colônia – Dusseldorf – Bruxelas

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti)

7 | Olimpo 2018


8 | Olimpo 2018


TURMAS ESPECÍFICAS PARA VESTIBULARES MILITARES:

DIFERENCIAL DO OLIMPO Vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica é o sonho de boa parte dos estudantes brasileiros. Ser aprovado para o ITA é uma tarefa bastante difícil, com média normalmente acima de 100 candidatos por vaga. Da mesma maneira, o Instituto Militar de Engenharia (IME) tem concorrência média de 65 candidatos por vaga. O preparo para essa missão tem que começar vários anos antes do vestibular. E o Colégio Olimpo é um parceiro de valor nessa jornada. Sem exceção, os aprovados para essas instituições estão entre os mais bem preparados do país. Aí entra a importância de estudar em uma escola de excelência. Afinal, trata-se de fazer parte da elite acadêmica e de sair da faculdade com emprego garantido nas maiores empresas brasileiras e até mesmo estrangeiras. Ciente dessa importância, o Olimpo criou uma turma específica IME/ITA. A Coordenação acompanha o desempenho dos alunos diariamente, monitorando os resultados e buscando sempre melhorá-los. O nível do trabalho é altíssimo, comparável ao das Olimpíadas de Exatas, e a grade contempla Matemática, Física, Química e Linguagens. Exercícios de vestibulares passados e listas retiradas de livros clássicos dos EUA, Rússia e outros países bastante prestigiados pelas bancas examinadoras militares compõem o material didático do Olimpo. Tanta dedicação e compromisso têm sido recompensados: em uma década, são mais de 170 aprovações.

Uma preparação intensa As 40 semanas do Pré-IME/ ITA do Colégio Olimpo são divididas em 30 semanas de revisão de conteúdo, quatro de revisão final para o vestibular do IME e seis destinadas à revisão final para o vestibular do ITA. A carga horária semanal é de 30 aulas, sendo oito de Física, oito de Matemática, oito de Química, quatro de Português e duas de Inglês, com aulas regulares de segunda a sexta-feira, das 14h10 às 19h50. São oito Ciclos de Simulados, sendo seis no formato ITA e dois no formato IME. Avaliações aos sábados, das 7h10 às 12h50. Para garantir a qualidade das turmas, os alunos interessados passam por uma Avaliação de Sondagem seguida de entrevista. 9 | Olimpo 2018


AMBIENTE IDEAL,

APRENDIZAGEM OTIMIZADA Estar localizado em uma região nobre e de fácil acesso como o Setor Bueno significa segurança e praticidade. Foi recentemente inaugurada a unidade da T-55, que oferece exclusivamente o Curso Pré-Vestibular Extensivo, para maior comodidade e dinamização do aprendizado, para alunos egressos do próprio Olimpo ou de outras escolas. Já o Colégio Olimpo da unidade T-27 oferece excelente infraestrutura para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª à 3ª série), Turma ITA e Especí¬ficas. A escola dispõe de cantina com restaurante, quadra poliesportiva, laboratórios de química/biologia e robótica, biblioteca, auditório (175 lugares) e salas de estudos com cabines individuais (para uso do Ensino Médio). Tayanne Valverde, Coordenadora do Ensino Fundamental, lembra que, recente-mente, o Olimpo passou por completa reestruturação física. “Aumentamos a área de convivência dos alunos com ambientes mais harmoniosos e aconchegantes”, explica. CANTINA

SEGURANÇA O Colégio Olimpo da T-27 conta com monitoramento registrado em câmeras, equipe treinada e rigoroso controle de circulação de visitantes. Assim, o colégio garante ao aluno ambiente tranquilo, seguro e adequado para os estudos. OUTROS ITENS ESTRUTURAIS Quadra Poliesportiva Laboratórios de Química/Biologia e Robótica Biblioteca Auditório com 175 lugares Sala de estudos com cabines individuais (para uso do Ensino Médio)

A cantina do Olimpo é referência em Goiânia, com seu diferencial de automatização do controle da alimentação. Esse sistema permite que pais ou responsáveis possam acompanhar, via internet, o consumo diário da parte dos alunos. A total interação possibilita, a qualquer momento, a restrição de determinados alimentos que a família considere impróprios para o consumo. O almoço servido na cantina é self service, sempre com dois a três tipos de salada, dois tipos de carne, dois a três tipos de carboidratos e outras variedades. Tudo acompanhado por nutricionista. “A nossa prioridade é garantir a alimentação saudável”, resume Tayanne. Tayanne Valverde, Coordenadora

10 | Olimpo 2018


MATERIAL DIDÁTICO PRÓPRIO O Olimpo tem material didático próprio para os ensinos Fundamental, Médio e Extensivo. Para o 3º ano e o Extensivo, a Editora Opirus desenvolveu a Coleção Pré-ENEM e Vestibulares – Extensivo, elaborada cuidadosamente com o conteúdo mais relevante e abrangente do Ensino Médio em seis volumes “O aluno é preparado para o ENEM e para os demais exames vestibulares”, garante o Diretor Pedagógico. No Ensino Fundamental, visando atrair o interesse dos jovens para os estudos, há a Coleção Olimpo Athos, com uma proposta de conhecimento multidisciplinar. “Os Roteiros de Aprendizagem são um material à parte que traz atividades extras e sínteses esquemáticas dos principais conteúdos. E o material de apo io é contextualizado e elaborado especialmente para cada uma das unidades Olimpo”, Ronnie Lourenço. 3º ANO E EXTENSIVO Coleção Pré-ENEM e Vestibulares – Extensivo, da Editora Opirus

Ciências Humanas e suas Tecnologias História Geografia Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Português Inglês LIVROS SUPLEMENTARES Em volume único, componentes curriculares de Filosofia, Sociologia, Espanhol, Arte e produção de texto. Existe a opção dos conteúdos em Frentes e Módulos. Filosofia Sociologia

COLEÇÃO OLIMPO ENSINO MÉDIO - 1ª SÉRIE

Espanhol

Desenvolvida para um calendário anual de 200 dias letivos (40 semanas) 10 livros: cinco livros básicos e cinco livros suplementares.

Arte

LIVROS BÁSICOS Trazem os componentes curriculares de Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Português e Inglês divididos por área de conhecimento e distribuídos em frentes e módulos.

Produção de texto COLEÇÃO OLIMPO 360º - 2º ANO DO EM Livro-texto em volume único dividido em três partes, mais materiais complementares: CADERNO DE ATIVIDADES

Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia Física Química Matemática e suas Tecnologias Matemática

Questões dos principais vestibulares do país e do ENEM, com exercícios nos modelos de vestibular. O gabarito está nas páginas finais. CADERNO DE REVISÃO Resumo dos conteúdos exigidos nos principais vestibulares e no ENEM, para relembrar e fixar. 11 | Olimpo 2018


CADERNO DE INFOGRÁFICOS

COLEÇÃO MATEMÁTICA

pensados para aproximar os conteúdos de cada disciplina às situações cotidianas, os infográficos desenvolvem as habilidades de leitura e interpretação de representações gráficas, fotos e esquemas.

Complementos e Aprofundamentos - para o 6°, 7° e 8° anos. Mostra como esse componente curricular faz parte do cotidiano, explorando a criatividade, raciocínio e a interação entre os alunos.

PRODUÇÃO DE TEXTO 1ª E 2ª SÉRIES

PRODUÇÃO DE TEXTO ENSINO FUNDAMENTAL

A Coleção Produção de Texto 1ª e 2ª séries reúne os principais temas de redação desenvolvidos durante o ano, com atividades que permitem ao aluno compreender os diferentes gêneros textuais, organizar ideias, planejar e refletir sobre aspectos linguísticos imprescindíveis para a produção de textos de qualidade.

Complementa o sistema Athos Olimpo para o 6°, 7°, 8° e 9° anos. Reúne os principais temas de redação e traz atividades que permitem ao aluno compreender os diferentes gêneros textuais, organizar ideias, planejar e refletir sobre aspectos linguísticos imprescindíveis para a produção de textos.

ENSINO FUNDAMENTAL Coleção Olimpo Athos - O projeto ATHOS propõe mudar o jeito de ensinar e aprender por meio do conhecimento multidisciplinar.

12 | Olimpo 2018


.. . .; ..·-�. . . . :· .. .., . 1:

• l. .;.


OlimpoGoiania

OlimpoGoiania

www.grupoolimpo.com.br

Ens. Fundamental II, Ens. Médio, Turma IME/ITA

Pré-Vestibular

Rua T-27, nº 1.374, Qd. 73, Lts. 03/04/05, Setor Bueno

Rua T-55, nº 728, Qd. 97, Lote 11/12, Setor Bueno

CEP: 74215-030 | Goiânia-GO

CEP: 74215-170 | Goiânia-GO

Fone: (62) 3922-7501

Fone: (62) 3922-1365 / (62) 3922-2148

Revista olimpo montado  
Revista olimpo montado  
Advertisement