Issuu on Google+

AIESEC Intercâmbios Sociais | o informativo semestral da área de intercâmbios sociais da AIESEC Blumenau AIESEC Blumenau executa projetos voltados a educação e a recreação de crianças na cidade A AIESEC, maior ONG gerida por jovens do mundo reconhecida pela UNESCO e presente em mais de 113 países ao redor do mundo, chegou a Blumenau há pouco mais de 1 ano e já é possível perceber o impacto na cidade. Com pouco mais de 25 membros, a AIESEC Blumenau constrói cada vez mais a sua identidade social e fomentadora do desenvolvimento de liderança entre jovens universitários na cidade.

gramas sociais de impacto local sempre buscando o desenvolvimento educacional e cultura, assim como a formação de novos líderes na sociedade. Todos eles executados por intercambistas voluntários. Um desses projetos é o X4Change, projeto criado para fomentar a educação de inglês e espanhol contextualizada através de uma diversidade cultural de intercambistas de mais de 113 países do mundo.

A importância dada pela organização em provocar o desenvolvimento através do trabalho voluntário já atinge empresas, Universidades e organizações do terceiro setor em toda a região. Projetos Hoje, a AIESEC Blumenau trabalha com diversos pro-

Outro grande projeto é o Driblando, iniciativa que

coloca conceitos teóricos sobre esportes dentro da sala de aula e ainda promove atividades esportivas ao ar livre, unindo teoria e prática.

AIESEC Blumenau Intercâmbios Sociais Volume 1, edição 1 1º Semestre de 2013

Smarketing é mais voltado a própria organização. O intercambista realiza um trabalho voltado ao marketing da instituição atendida, através de um programa de até 12 semanas.

Saiba sobre os nossos trabalhos:

Receba um intercambista voluntário

Curta a AIESEC Blumenau no Facebook:

Entre em contato com o nosso time através do telefone e e-mail no final deste informativo e saiba como impactar ainda mais o futuro de crianças, jovens e adultos de Blumenau.

Cidadão Global Universitário Um dos grandes projetos envolvendo o voluntariado internacional da AIESEC é o Cidadão Global Universitário.

bistas do mundo inteiro através de programas voltados ao público universitário.

iniciativas através da FURB. Uma delas foi a realizada no início do ano com o DCE da FURB.

Blumenau

A ideia é provocar iniciativas de liderança através do voluntariado com intercam-

Em Blumenau, a AIESEC já iniciou sua trajetória através de grandes parcerias e

Na página seguinte, explicaremos com maiores detalhes como foi o nosso primeiro projeto Social Universitário em Blumenau.

 Acesse nosso site através do link: www.aiesec.org.br

Nesta edição Projetos na cidade

1

Cidadão Universitário

1

Primeiro Projeto Social

2

Projeto de Marketing

2

Projeto Esportivo

2

TALK

3

Lar Bethel

3


Primeiro Projeto Social - ACEVALI O primeiro projeto social a gente nunca esquece. E de fato, a primeira estudante a chegar em Blumenau para impactar nossa cidade se tornou inesquecível. Em outubro de 2012, a AIESEC Blumenau consegue o seu primeiro projeto na cidade, uma parceria realizada com uma das mais respeitadas instituições da região: ACEVALI. A ideia foi aceita e a primeira intercambista da AIESEC Blumenau estava pronta para vir. E foi no dia 10 de Fevereiro de 2013 que Buket Kantekin, estudante de Psicologia e História, da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, chegou em Blumenau.

pais atividades na organização promover ações recreativas com os associados da ACEVALI, assim como projetos educacionais e culturais com a instituição. O resultado foi muito positivo. Como grande parte da ACEVALI sabia falar em alemão, a identificação e o afeto foram logo imediatos. Depois de dois meses e meio de trabalho, a intercambista pode voltar para o seu país com um novo aprendizado e um legado no Brasil: o voluntariado social como um dos motores do impacto positivo para aquelas pessoas que realmente precisam. A Buket teve como em suas princi-

Projeto de Marketing Voluntário - DCE da FURB Um dos grandes projetos referência na rede da AIESEC no Brasil é o Smarketing. Projeto voltado a construção de um plano de marketing para organizações do terceiro setor e instituições de ensino na cidade.

no com os membros da instituição. Com o andamento do projeto, as meninas tiveram aula de português com uma estudante de Letras da FURB, Sté Spengler. Aulas nas quais são

Uma das organizações que apostou nesse projeto foi o DCE da FURB. Nossos parceiros compraram a ideia e trouxeram a Marijke e a Freya, estudantes de Marketing da Holanda, no qual passaram 60 dias no Diretório trabalhando o marketing inter-

oferecidas antes do intercambista chegar no país.

“Entendemos que o DCE da FURB precisa de uma estruturação interna. Foi aí que causamos a mudança em conjunto.”

O resultado foi visto logo em seguida com um plano de comunicação interna estruturado capaz de ajudar os membros do DCE da FURB ainda mais nas suas rotinas diárias.

Educação esportiva para crianças de 0 a 8 anos A educação esportiva sempre esteve na pauta do desenvolvimento infantil no Brasil. E foi justamente apostando na força do esporte é que a AIESEC Blumenau trouxe o projeto Driblando, uma iniciativa voluntária no qual trará um intercambista para realizar aulas de noções básicas sobre futebol e esportes olímpicos com crianças de 0 a 8 anos em Blumenau. A ideia, ainda, é que o estudante

Página 2

provoque atividades recreativas ao ar livre, promovendo a liderança entre as crianças através da prática esportiva. O projeto será realizado na Associação Educacional União Cristã. O intercambista já foi escolhido, é o Felix Kerlikowsky, estudante da Alemanha que chegará em Agosto na cidade.

AIESEC Intercâmbios Sociais | o informativo semestral da área de intercâmbios sociais da AIESEC Blumenau


TALK - Conversação em inglês e italiano com universitários O mercado de trabalho nos exige qualificação a cada dia que passa. Novas formações, cursos e aperfeiçoamento faz do estudante de hoje em dia se multiplicar para atender a todas essas exigências. Pensando nisso, a AIESEC Blumenau, juntamente em parceria com o DCE da FURB, trouxe para FURB três intercambistas para trabalharem em um projeto de conversação chamado TALK - projeto no qual faz parte do Cidadão Global Universitário da AIESEC no Brasil.

O projeto teve duração de 8 semanas e contou com a participação de

dois intercambistas da Itália e uma da Rússia. A escolha foi determinada através da ficha de inscrição lançada em Dezembro de 2012, no qual contou com mais de 130 inscritos, indicando o Italiano e Inglês, como os idiomas do projeto.

A ideia é que fosse colocado assuntos do contexto mundial para que os estudantes pudessem provocar o seu segundo idioma e ainda ter o contato de outras culturas, através da diversidade e ideias inovadoras.

O resultado foi muito positivo. Tivemos uma aceitação muito boa O Projeto Dois rapazes da Itália com a com os envolvidos e a sua turma de conversação na experiência de lideranFURB - Abril/2012 Com uma metodologia ça entre os intercaminovadora, onde coloca bistas e os próprios estudantes de outros países frente alunos da Universidade, provocou aos acadêmicos da FURB para apri- uma onda de amizades e tornou o o morar o idioma, o Projeto TALK teve projeto ainda mais especial. a intenção de provocar o ensino básico de idiomas através de sessões de conversação de italiano e inglês. Tudo focando em um contexto da importância do voluntariado e também através de um contexto de assuntos globais, como a crise financeira na Europa ou a eleição do Barack Obama.

Lar Bethel - parceria que gera mudanças O projeto focado no desenvolvimento educacional de crianças é um dos pilares do impacto gerado pela AIESEC Blumenau na cidade. Mais uma vez, a educação leva uma nova perspectiva de vida para crianças e adultos em Blumenau. O projeto X4Change está na sua segunda edição com a mesma instituição. O Lar Bethel confiou novamente as suas atividades nos nossos trabalhos e está recebendo, pela segunda vez, um estudante internacional para trabalhar com suas crianças de 0 a 6 anos na creche.

dades reais que o terceiro setor brasileiro enfrenta cotidianamente, com impacto direto e indireto na sociedade. Na sua primeira edição no Lar Bethel, o intercambista Nelson Gómez, da Colômbia, deixou saudades diante do seu grande trabalho na escola. Toda a sua atenção e dedicação com a instituição fizeram do Lar Bethel confiar no nosso trabalho e trazer mais um intercambista.

Para a continuação do trabalho e ainda gerar mais impacto com as crianças da escola, a AIESEC Blumenau trouxe para a instituição a Alessandra Chavesta, aluna de Administração, vinda do Peru, com experiência com crianças e com um grande coração para o projeto.

O projeto O Projeto X4Change faz parte do portfólio Cidadão Global Terceiro Setor, e assim como os demais projetos, está para atender a necessiVolume 1, edição 1

Página 3


Nosso Time Local - AIESEC Blumenau

AIESEC Blumenau Intercâmbios Sociais Tenha um projeto voluntário através de nossos intercambistas na sua organização também. Entre em contato! Tel: (47) 8852 0007 Email: rodrigo.pacheco@aiesec.net Site: www.aiesec.org.br

Amanda Tiedt

Vendas Intercâmbios

Ana Clara e Daniel Costa

Entrevistas com intercambistas para seleção

Vitor e Alessandra

Execução dos Projetos

Izabel

Coordenadora

Rodrigo Pacheco

Diretor da área

AIESEC no Brasil Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros. Cidadão Global - Intercâmbio Voluntário: http://www.aiesec.org.br/faca-intercambio/cidadao-global Talentos Globais - Intercâmbio Profissional: http://www.aiesec.org.br/faca-intercambio/talentos-globais Jovens Talentos - Programa para Membros http://www.aiesec.org.br/trabalhe-na-aiesec/jovens-talentos O mundo em sua casa - Hospede um intercambista http://www.aiesec.org.br/hospede-um-intercambista

Hospede um intercambista - participe deste impacto Como o trabalho da AIESEC Blumenau é basicamente gerado através da iniciativa voluntária de jovens universitários, é importante que saibamos a importância do papel de uma família para este contexto. Pensando nisso, a AIESEC Blumenau, assim como todos os escritórios pelo Brasil, trabalha para encontrar famílias que estejam dispostas a receber um intercambista enquanto este estiver realizando o seu projeto social

na cidade. Todos os projetos que já foram executados tiveram a participação fundamental e efetiva de um afeto familiar. E todo essa presença faz, e muito, a diferença para os intercambistas. Benefícios Com uma abrangência de mais de 113 países, o contato com uma outra cultura é mais do que evidente e o re-

flexo disso pode ser visto no seu dia -a-dia com o intercambista. Um dos grandes benefícios que a AIESEC Blumenau proporciona para quem recebe os intercambistas é a prática de um segundo idioma sem sair de casa. Entender mais sobre uma outra língua nunca ficou tão fácil e divertido. Além do próprio idioma, o fato de você conviver com uma pessoa vinda de outro país já é o suficiente para expor a uma cultura tão rica quanto a do Brasil. Conheça outros costumes e aprenda novas curiosidades sendo Host na AIESEC Blumenau. Faça seu cadastro Acesse nosso site e inscreva-se para receber um estudantes internacional através dos programas sociais da AIESEC Blumenau.


AIESEC Blumenau - Social Incoming Exchanges Semesterly Newspaper