Page 1

Disposições Gerais 

Bolsa o o o

Funcionamento do Restaurante o o o

O funcionamento da empresa seguirá, sem exceções, o Calendário Didático Administrativo da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); O RA Empreendimentos Júnior abre de segunda à sexta-feira, a lanchonete funciona das 07h30min às 21h15min, o almoço das 11h00min às 13h30min e a janta das 18:00 às 20:00; Durante o período de férias da UNIFEI o funcionamento é definido pela diretoria.

Substituições o

o

Seu valor é de R$3,5/h atendente e de R$3,75/h caixa; Seu pagamento ocorre no quinto dia útil de cada mês; Por meio de cheque ou depositado em conta corrente do Banco do Brasil.

Deverão ser informadas ao departamento de RH, através do grupo de e-mail do RA Empreendimentos Júnior funcionario-rajunior@googlegroups.com, informando o substituto, substituído, período, data e o motivo da ausência; Há um limite de três vezes por mês, salvo casos de troca de horário.

Registro de Ponto o Cabe aos colaboradores, marcar o ponto, no início e término da jornada, bem como os intervalos para refeição e café; o Os eventuais enganos na marcação de ponto devem ser comunicados aos gerentes de recursos humanos, no quadro branco da sala da gerência ou encaminhando pelo e-mail para o Gerente de RH, rh@rajunior.com.br; o Os colaboradores tem um intervalo de até 15 min durante o turno que deve ser realizado em horário de baixo movimento.

Bonificações o 0.4kg de refeições; o Lanche contendo um pão com margarina; o Pingado ou três doses de café diárias; o Suco natural ou refrigerante KS ou água com/sem gás; o Medidas listadas acima são diárias e acumuladas por dias úteis ao mês; o Desconto sobre consumo interno de 20%; o Avaliação com a nutricionista. Horário de Trabalho o Deve ser cumprido rigorosamente, podendo entretanto ser alterado conforme necessidade de serviço. o Não pode, em hipótese alguma, coincidir com o horário de aula. o Permitido 15 a 25 horas semanais, que variam conforme disponibilidade e cargo. o Os colaboradores deverão estar nos respectivos lugares à hora inicial do trabalho, não é permitido atrasos, exceto se as justificativas apresentadas estiverem em consonância com as normas da empresa.


Dos Deveres, Obrigações e Responsabilidades dos Colaboradores 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

14. 15. 16. 17.

Cumprir os compromissos assumidos no contrato de trabalho, com zelo, atenção e competência; Cumprir o horário de trabalho previamente estipulado pelos Gerentes de R.H. Obedecer às ordens e instruções emanadas de seus superiores hierárquicos; Sugerir medidas para maior eficiência do serviço; Agir com disciplina no local de trabalho; Zelar pela ordem e asseio no local de trabalho; Zelar pela boa conservação das instalações, equipamentos e máquinas, comunicando as anormalidades notadas; Manter na vida privada e profissional conduta compatível com a dignidade do cargo ocupado e com a reputação da Empresa; Usar os equipamentos de segurança e higiene do trabalho, bem como os que forem determinados em virtude da legislação que regulamente sua atividade; Manter um espírito colaborativo com a Empresa e com seus colegas; Permitir, sempre que solicitado, a verificação de pacotes, maletas, sacolas, bolsas, mochila ou outros; Respeitar a honra, boa fama e integridade física de todas as pessoas com quem mantiver contato por motivo de emprego; Responder por prejuízos causados à Empresa, quer por dolo ou culpa (negligência, imperícia ou imprudência), caracterizando-se a responsabilidade por: a. Sonegação de valores e objetos confiados; b. Danos e avarias em materiais sob sua guarda ou sujeitos à sua fiscalização; e c. Erro doloso de cálculo contra a Empresa. Tratar todos os clientes, sem exceção, com cordialidade, educação e simpatia. As indenizações e reposições por prejuízos causados são descontados dos salários/bolsas, conforme avaliação da Diretoria Executiva. Seguir instruções feitas pela nutricionista com relação a higienização pessoal e limpeza do ambiente. Na situação em que o operador de caixa venha a cometer três erros (diferença de 1,5%) num trimestre, o mesmo perdera o direito de 20% na consumação e caso erre seis vezes perderá o direito de trabalhar no caixa, voltando assim para o balcão.

Das Proibições 1. Ingressar ou permanecer em setores estranhos aos serviços, salvo por ordem expressa; 2. Ocupar-se de qualquer atividade que possa prejudicar os interesses de serviço, bem como a utilização de máquinas, computadores, telefones, etc. disponíveis no ambiente de trabalho, para uso pessoal, sem autorização superior. 3. Promover algazarra, brincadeiras e discussões durante a jornada de trabalho; 4. Usar palavras ou gestos impróprios à moralidade e respeito, nas dependências da Empresa; 5. Fumar nas instalações da Empresa; 6. Retirar do local de trabalho, sem prévia autorização, qualquer equipamento, objeto ou documento. 7. Propagar ou incitar a insubordinação ao trabalho; 8. Introduzir pessoas estranhas ao serviço, em qualquer dependência da empresa, sem prévia autorização; 9. Uso de barba, perfumes, maquiagem ou qualquer acessório que possa contaminar os produtos oferecidos pela empresa; 10. Divulgar, por qualquer meio, assunto ou fato de natureza privada da Empresa;


11. Adentrar a área de produção da empresa com trajes impróprios, como sandálias, bermudas, camisas regatas, etc.; 12. Fazer compras pessoais em conjunto com as compras da empresa; 13. Envolver, de qualquer forma, dinheiro próprio com o caixa da empresa, seja para repor eventuais prejuízos ou para empréstimo pessoal.

Das ausências e atrasos O Colaborador que se atrasar ao serviço, sair antes do término da jornada ou faltar por qualquer motivo, justifica o fato ao superior imediato, verbalmente ou por escrito. 1. As faltas não justificadas, acarretam a aplicação das penalidades. 2. As faltas decorrentes de doença deverão ser abonadas através de Atestado Médico, por Médico do INSS, Médico do SESI ou Médico Particular, nessa ordem de prioridade. 3. As solicitações de abono de faltas somente serão aceitas se as justificativas, com os correspondentes documentos de comprovação, forem apresentadas até 2 (dois) dias úteis após a data do início da ausência. 4. As faltas, quando não abonadas, acarretarão, na perda da bolsa correspondente, devendo ser descontadas no pagamento da bolsa do mês corrente, caso ocorram até o último dia do mês, ou no pagamento da bolsa do mês subsequente, caso ocorram faltas após esta data.

Das Advertências Aos colaboradores transgressores das normas deste aplicam-se as penalidades seguintes: a) Advertência Verbal; b) Advertência Escrita; c) Desligamento. Parágrafo Único – A aplicação de 3 (três) advertências escritas incorrerá em demissão. As penalidades são aplicadas segundo a gravidade da transgressão, pela área ou responsável pelo Departamento de RH. - Na primeira aplicação da advertência escrita o mesmo perde o desconto de 20% do consumo no mês que cometeu a falta. - Na segunda aplicação o mesmo perde 20% de consumo no mês que cometeu a falta e no mês seguinte. - Na terceira aplicação ocorrera o desligamento do colaborador. - As advertências tem validade de um ano.

Normas e informativos  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you