Page 1


SUMÁRIO


06

MANIFESTO

08

ESTABELECENDO UMA PARCERIA SÓLIDA E DURADOURA

10

CICLO DE GESTÃO DE ENSINO

12

PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E FORMAÇÃO CONTINUADA

16

MATERIAIS E LIVROS DIDÁTICOS

18

INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

20

PLATAFORMA DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS

22

PLATAFORMA DE ESTUDOS PARA A EQUIPE PEDAGÓGICA

24

LITERATURA E PARADIDÁTICOS

26

AVALIAÇÕES E SIMULADOS

30

REDE SOMOS PAR

32

MARKETING PAR

34

PROFS - PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA SOMOS EDUCAÇÃO

38

PROMOVENDO A FORMAÇÃO INTEGRAL

42

SISTEMAS DE ENSINO ANGLO, pH E ÉTICO

46

ENGLISH STARS

48

LIVRO FÁCIL

5


NOSSO MANIFESTO

6


A par é uma plataforma educacional parceira das escolas. Acreditamos na rede, na força do vínculo e no seu poder transformador. Junto com a gente, cada escola poderá individualizar sua proposta pedagógica a partir do seu contexto e da sua história. A par é diferente, porque une conteúdo didático excepcional, suporte integral e tecnologia para facilitar o processo e alcançar resultados.

Ser par é ser parte. É amparar. É compartilhar. É saber que educar é nossa missão de todo dia. É nosso presente. E é também o único jeito de mudar nosso futuro.

7


ESTABELECENDO UMA PARCERIA SÓLIDA E DURADOURA

8


somos movidos pelo potencial da cooperação Valorizamos a proximidade com a escola, pois confiamos que, estabelecendo parcerias, podemos impactar cada vez mais a qualidade da educação. Acreditamos que o nosso papel é estarmos próximos e oferecermos apoio para acompanhar as transformações do mundo e superar os constantes desafios, focando no resultado pedagógico. A proposta da par se baseia em disponibilidade, diálogo e trabalho colaborativo. Nosso principal objetivo é estreitar, cada vez mais, nossa relação com a escola, por meio de uma parceria sólida, personalizada e duradoura. Afinal, educar é formar indivíduos e, por isso, exige tempo e perseverança. Confiamos que, juntos, manteremos esse vínculo virtuoso por longo prazo.

somos movidos pelo respeito Para que essa parceria exclusiva aconteça, valorizamos e adotamos uma postura de intenso respeito e consideração com o histórico, com os valores e com a missão de cada instituição. Nossa intenção e compromisso é estar integralmente ao lado da escola: do conteúdo ao planejamento, das avaliações à elaboração de estratégias didáticas, dos alunos à comunidade extraescolar. Acreditamos que colaborar com estes processos é um grande desafio.

9


CICLO DE GESTÃO DE ENSINO

10


Para ajudar a escola a melhorar o seu processo pedagógico, e assim alcançar melhores resultados, implementamos o Ciclo de Gestão do Ensino, ou CGE. Esse ciclo foi desenvolvido a partir de processos de melhoria contínua adaptados ao setor da educação e se divide em quatro etapas: Planejamento, Desenvolvimento, Avaliação Contínua e Intervenção Pedagógica.

planejamento

desenvolvimento

PL A

O ENT IM LV

INTERVE ÃO NÇ

NU A

avaliação contínua

PE

A G

D

A intervenção pedagógica, ou o replanejamento ao longo da atuação, é, ao mesmo tempo, a última e a primeira etapa do planejamento escolar. Ao estruturar intervenções pedagógicas, após as avaliações, a escola inicia novamente o ciclo de planejamento, pois assume um novo compromisso, com diretrizes e parâmetros refeitos.

intervenção pedagógica

Ao longo do ano letivo, o desenvolvimento do que foi planejado é o grande desafio de toda a comunidade escolar. Nosso objetivo, nesta etapa, é contribuir com a aplicação das estratégias desenhadas, bem como fornecer subsídios para que a escola tenha, cada vez mais, o seu objetivo alcançado: promover uma DE aprendizagem significativa de qualidade. SE N Por acreditarmos que a educação é um processo contínuo e infindável, e que cada aluno possui características singulares, debruçamo-nos sobre o desenvolvimento de recursos que colaboram com formação integral dos indivíduos, com a gestão da aprendizagem, bem como com a formação continuada dos professores.

VO

Considerando os valores e a concepção metodológica de cada escola, temos como objetivo colaborar com a etapa de planejamento que, em sua complexidade, contempla: a escolha e a produção de conteúdo; o desenvolvimento de estratégias O de ensino; a estruturação de projetos; e a NT E formação dos professores. AM De forma cooperativa, queremos EJ N participar da construção das metas da escola, para que juntos também encontremos as melhores estratégias e resultados.

Ó

GI

CA

O ÇÃ A I L A AV

CO

N

A avaliação contínua fornece dados para garantirmos que todos os processos que envolvem tanto o ensino como a aprendizagem tenham qualidade. Por seu caráter processual e formativo, permite o replanejamento, a busca por novas e diferentes estratégias e a adoção de intervenções adequadas.

No decorrer deste material, você vai conhecer as soluções da par que ajudam a escola a implementar cada etapa do Ciclo de Gestão de Ensino com sucesso. Entendemos a proposta da par como um convite para caminharmos juntos, aliando esforços e trabalhando de forma cooperativa para a construção de uma educação de alta qualidade no nosso país.

11


PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E FORMAÇÃO CONTINUADA

12


assessoria pedagógica A equipe de Assessoria Pedagógica conta com educadores experientes e capacitados, especialistas em diversas áreas da educação, para acompanhar e auxiliar o trabalho pedagógico das escolas parceiras. São consideradas as diferentes etapas e dimensões dos processos de ensino e de aprendizagem: participando do planejamento, atuando no desenvolvimento, analisando os resultados e colaborando com as estratégias de ação usando o Ciclo de Gestão de Ensino. Cada escola parceira possui um Assessor Pedagógico, que busca conhecer suas características e necessidades, com o objetivo de oferecer um atendimento personalizado. Este profissional atua por meio de visitas presenciais previamente agendadas, ações a distância e acompanhamento constante por e-mail e telefone. A organização das ações a serem realizadas, em conjunto com a escola, pode ocorrer no início de cada ano letivo, para o planejamento do CGE (Ciclo de Gestão de Ensino), que contemplará todas as ações que serão realizadas no decorrer do ano letivo.

acompanhamento pedagógico Implantação do material didático Um encontro presencial ou a distância, realizado no início do ano letivo para a formação docente, com foco na apresentação e no estudo das obras didáticas adotadas pela escola. Acompanhamento de resultados educacionais: avaliações AppProva Encontro presencial e/ou a distância com a equipe de coordenação pedagógica para acompanhamento da análise dos resultados das avaliações diagnósticas (modelo Prova Brasil) e dos simulados (formato ENEM) realizados pela escola, a fim de colaborar com o planejamento de ações estratégicas para avanço nos processos de ensino e de aprendizagem. Implantação das soluções digitais: Plurall e AppProva Um encontro presencial e/ou a distância, realizado no início do ano letivo para formação de docentes, gestores e equipe técnica na utilização das ferramentas digitais que acompanham as obras adotadas e das soluções digitais escolhidas pela escola. Acompanhamento da utilização das soluções digitais: Plurall e AppProva Encontros presenciais e/ou a distância ao longo do ano letivo, com docentes gestores e equipe técnica para utilização das ferramentas digitais que acompanham as obras adotadas e das soluções digitais escolhidas pela escola.

13


PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E FORMAÇÃO CONTINUADA

formação profissional continuada Cursos EAD Ao longo do ano são disponibilizados cursos no formato à distância, para professores e coordenadores, com carga horária de 30 horas. Os cursistas têm 60 dias para conclusão e, ao cumprir os requisitos, recebem um certificado. Os temas abordados são transversais e relevantes para as práticas de ensino, como exemplo: Bullying e Cyberbullying; Novas Tecnologias Educacionais: Conceitos inovadores; Uso das tecnologias em sala de aula: Práticas Pedagógicas; Educação Inclusiva: Panorama Geral; Educação Inclusiva: LIBRAS; etc. Minicursos Sequência de quatro encontros presenciais e/ou a distância, com duração de três horas cada, para formação continuada da equipe docente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escola pode escolher entre dois temas: 1. Formação Literária: os conteúdos envolvidos na prática da leitura literária; 2. Didática da Matemática: reflexão sobre as estratégias de ensino da Matemática. Palestras e oficinas Encontros presenciais e/ou à distância, com duração de duas a três horas, que colaboram com a formação continuada da equipe escolar, para discussão de temas pertinentes a cada segmento da Educação Básica. Exemplos: Educação Infantil • Alfabetização em uma perspectiva atual; • Cuidar e ensinar: perspectivas da atuação docente na Educação Infantil; • Avaliação diagnóstica. Anos iniciais do Ensino Fundamental • Produção textual: do rascunho à revisão; • O ensino da matemática por meio da resolução de problemas; • Sociedade e natureza: a integração possível entre as áreas.

14


Anos finais do Ensino Fundamental • Reflexões sobre o processo avaliativo; • Interdisciplinaridade; • Competências socioemocionais. Ensino Médio • Elaboração de itens; • Competências e habilidades na matriz do ENEM; • Uso da tecnologia em sala de aula.

engajamento da comunidade escolar Evento com alunos: Plurall Um evento presencial, formato palestra ou plantão de atendimento, para engajamento dos alunos na utilização do Plurall como ferramenta que colabora com o desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem. Evento com familiares e responsáveis Um evento presencial, em formato palestra, para colaborar no fortalecimento da relação escola-família, com tema a ser definido entre assessor pedagógico e equipe gestora. O atendimento da equipe de Assessoria Pedagógica é personalizado e respeita as características, a realidade e a concepção metodológica de cada escola. Por meio da análise dos dados oferecidos pelas correções das Avaliações (AppProva), pelos relatórios da Plataforma de Estudos, o assessor estará munido de informações que colaborarão com o desenvolvimento de propostas de ações que ajudarão a escola a elaborar as melhores intervenções pedagógicas para direcioná-la ao avanço de seus índices de aprendizagem.

15


MATERIAIS E LIVROS DIDÁTICOS

16


MATERIAIS DIDÁTICOS O momento de planejar as estratégias pedagógicas é desafiador e se traduz em uma importante decisão: Quais obras adotar? Nesta importante etapa, a par tem o compromisso de acompanhar, auxiliar e apoiar as escolhas que mais se adequem à realidade e à concepção metodológica de cada escola. Além da autonomia na escolha das obras, a escola tem a possibilidade de trocar o livro quando desejar, podendo escolher entre os diversos títulos do catálogo da SOMOS Educação, que é constantemente atualizado.

LIVROS DIDÁTICOS rigor, excelência, flexibilidade e contextualização Na proposta de uma parceria personalizada e exclusiva, buscamos atender às necessidades específicas de cada escola. Para isso, a SOMOS Educação possui o maior portfólio de livros didáticos do país, composto pelos selos Ática, Scipione, Saraiva e Atual. São mais de 800 obras elaboradas por renomados autores de diversas áreas do conhecimento, como: Bea Meira, Claudio Vicentino, Eduardo Canto, Eustáquio de Sene, Fernando Gewandsznajder, Gelson Iezzi, Luiz Roberto Dante, Sonia Lopes, William Cereja, entre outros. O livro didático é reconhecido pelo rigor conceitual, pela excelência nos conteúdos, pela qualidade de textos e imagens, pelas possibilidades didáticas e recursos que fornecem aos professores e alunos. Ao utilizar uma obra didática, o professor garante que seu planejamento será completo e coerente e que terá o suporte metodológico e conceitual de que precisa. O livro também permite que o professor tenha flexibilidade e autonomia ao organizar e trabalhar os conteúdos. A diversidade de textos, imagens e exercícios faz com que a heterogeneidade dos alunos que uma sala de aula possui seja contemplada e que o processo de aprendizagem seja mais significativo. É importante ressaltar que para estabelecer a par, é necessário que a escola adote o limite mínimo de 70% de obras da SOMOS Educação.

17


INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

18


plataforma de estudos – plurall A tecnologia se apresenta como um dos grandes desafios da educação na atualidade. Ela faz parte do DNA da atual geração de alunos e da maioria das pessoas. Com ela, surgem novas formas de se relacionar com o conhecimento, de aprender, trocar e interagir com o mundo. Por isso, reconhecemos e valorizamos a importância de incorporar tecnologia em favor da educação, usufruindo ao máximo o seu potencial. O uso da tecnologia está presente na Plataforma de Estudos, uma inovadora solução educacional digital que se utiliza da linguagem atual dos jovens para cumprir seus principais objetivos:

a) possibilitar o protagonismo dos alunos, colaborando com o desenvolvimento de sua autonomia no processo de aprendizagem e oferecendo recursos para que pratique o “aprender a aprender”; b) permitir que a equipe pedagógica tenha informações sobre as dúvidas dos alunos e sobre o aprendizado dos conteúdos das diferentes disciplinas, fornecendo relatórios que contemplam dados individuais e coletivos e que possibilitam planejar e replanejar as estratégias de ensino. Além de disponibilizar recursos que colaboram com o desenvolvimento da autonomia cognitiva dos alunos, o Plurall promove o acesso a conteúdos e explicações distintas das recebidas em sala de aula, permitindo que tenham mais oportunidades de avançar em seu processo de aprendizagem.

19


PLATAFORMA DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS

20


Por meio do Plurall Code (adesivo localizado no livro), o aluno se cadastra e passa a ter acesso à Plataforma de Estudos – Plurall 24 horas por dia, até o final do ano letivo. Utilizando o aplicativo no celular e tablet (Android e iOS) ou navegador da internet, é possível navegar pelo Plantão de Estudos e pelo e-book.

plantão de estudos O Plantão de Estudos on-line conta com uma qualificada equipe de professores disponíveis para responder às dúvidas e auxiliar os alunos em seu processo de estudo. Utilizando este recurso, os alunos podem: • pesquisar e consultar dúvidas enviadas por estudantes de todo o país e respondidas pela equipe de professores plantonistas. Essa conectividade torna o Plurall uma ferramenta de estudos e de compartilhamento de informações; • enviar dúvidas inéditas sobre conteúdos e exercícios presentes nos livros didáticos adotados pela escola. O que torna o Plurall um meio de desenvolver a autonomia do estudante.

e-book

O aluno pode acessar, on-line e off-line, os e-books (livros na versão digital) das obras que possuir. Este recurso traz maior acessibilidade e facilita o manuseio dos conteúdos.

21


PLATAFORMA DE ESTUDOS PARA A EQUIPE PEDAGÓGICA

22


relatórios pedagógicos A Plataforma de Estudos possibilita que professores e coordenadores acessem, via navegador, os relatórios pedagógicos gerados pela utilização dos alunos. O principal objetivo é permitir que acompanhem, analisem e elaborem estratégias de intervenção, tanto pensando nos processos de aprendizagem quanto pensando nos processos de ensino. Ou seja, a partir dos dados dos relatórios, os docentes podem identificar os conteúdos mais pesquisados pelos alunos e elaborar ou reelaborar estratégias de ensino. Os coordenadores, por sua vez, podem identificar as disciplinas e os conteúdos mais buscados e auxiliar o trabalho dos professores, bem como verificar e acompanhar os acessos e dúvidas consultadas e enviadas pelos alunos e relacionar esses dados com o desempenho nas avaliações diagnósticas, por exemplo. Para que os relatórios sejam gerados, a equipe escolar precisa realizar o “enturmamento” dos alunos. Utilizando a Plataforma (via navegador), um responsável da escola cria as turmas e gera códigos que são disponibilizados para que o aluno seja vinculado à sua turma.

e-book Professores e coordenadores podem acessar, pelo aplicativo de modo on-line e off-line, e pelo navegador as versões digitais do livro do professor das obras adotadas.

comunicação Por meio da Plataforma de Estudos, a escola pode estabelecer uma comunicação rápida e eficaz com familiares, responsáveis e alunos. A ferramenta pode ser utilizada para que coordenação pedagógica e direção escolar enviem comunicados para as famílias e para os alunos. Estes, por sua vez, tendo acesso ao aplicativo, são notificados ao receber uma mensagem.

23


LITERATURA E PARADIDÁTICOS

24


Despertar no ser humano o gosto e o interesse pela leitura desde a fase inicial de seu desenvolvimento é um desafio importantíssimo que nós, educadores, pais e responsáveis, enfrentamos diariamente, sobretudo no ambiente escolar. Essa tarefa não depende apenas do professor, mas de todo aquele que exerce alguma influência nas crianças e nos jovens. Assim, como participantes desse processo, nós nos preocupamos em ter em nosso portfólio os mais variados títulos, temas e gêneros, cobrindo todas as faixas etárias, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para levar aos leitores, em cada uma de nossas obras, a excelência e a experiência de profissionais que também vivenciam a rotina da sala de aula.

nosso catálogo A SOMOS Educação possui o maior e mais qualificado catálogo de literatura e informativos infantojuvenis do Brasil, com os selos Ática, Scipione, Saraiva, Atual, Formato e Caramelo. São cerca de duas mil obras, conhecidas por abordar todas as dimensões do indivíduo e estimular o exercício da imaginação, e que incluem coleções consagradas, como: Reencontro, Jabuti, Vagalume e Para Gostar de Ler.

25


AVALIAÇÕES E SIMULADOS

26


avaliações – AppProva Entendemos que a avaliação, por ser um meio de diagnóstico, é um ferramenta potente para acompanhar o processo de aprendizagem, verificar as competências e habilidades dominadas pelo aluno e, consequentemente, intervir no processo de ensino. Por isso, a SOMOS Educação oferece à escola parceira uma proposta exclusiva, composta por: • Simulados ENEM; • Avaliações diagnósticas; • Acesso à plataforma AppProva Professor; • Análise dos resultados e proposição de ações – Assessoria Pedagógica.

simulados ENEM Além de proporcionar aos alunos a experiência de realizar provas que mimetizam a experiência do ENEM, os simulados são uma excelente ferramenta para identificar as principais dificuldades e potencialidades dos estudantes. Como um recurso que é também avaliativo, permite que a equipe docente replaneje suas ações e intervenções pedagógicas. Os simulados são realizados ao longo do ano, em datas pré-determinadas pela SOMOS Educação, e possuem as seguintes características: • 4 edições impressas ao longo do ano; • destinados aos alunos da 2° e da 3° série do EM e dos cursos de PréVestibular; • abrangência nacional: previsão de mais de 50 mil alunos realizando cada edição; • aplicação no mesmo formato do ENEM, em dois domingos; • 180 questões/simulado, sendo 45 por grande área e uma proposta de redação (A correção da redação é de responsabilidade da escola). As escolas recebem as provas e cartões-resposta impressos para aplicação. A leitura dos cartões e processamento das respostas fica sob responsabilidade do AppProva, que calcula a nota TRI e confecciona os relatórios. As informações e instruções detalhadas são enviadas às escolas sempre próximas às datas de aplicação dos simulados.

27


AVALIAÇÕES E SIMULADOS

correção pela TRI – teoria de resposta ao item Os simulados são corrigidos pela escala TRI com alta precisão. Os itens-âncora são calibrados a partir dos microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), possibilitando aos alunos e às escolas uma previsibilidade de desempenho no exame oficial. Após a correção, alunos, professores e equipe pedagógica têm acesso, por meio da plataforma on-line, a relatórios de desempenho específicos. Para os alunos • Nota pela TRI. Desempenho por: • grande área; • disciplina; • conteúdo; • habilidade; • questão. Para os professores Desempenho dos alunos: • na grande área que leciona; • na disciplina que leciona; • por habilidade; • por questão; • comparação das turmas que leciona; • gabarito comentado e análise dos distratores.

Ranking dos alunos: • geral (entre todos os participantes do simulado); • na série; • na turma; • evolução dos alunos entre os quatro simulados. Coordenadores e diretores • Todas as funcionalidades do relatório do professor; • desempenho dos alunos para todas as disciplinas e todas as grandes áreas; • comparação entre todas as séries e turmas.

28


avaliações diagnósticas Com foco em alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, as avaliações são elaboradas a partir da Matriz de Descritores do Inep. O objetivo é o de simular a Prova Brasil, avaliando o nível de aprendizagem dos estudantes ao final dos grandes ciclos. Como os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, pode-se observar a evolução no desempenho dos alunos da escola e verificar se houve melhoria na qualidade do ensino ministrado na instituição. Cada avaliação é composta por duas provas: uma de Língua Portuguesa, com ênfase na leitura, e outra de Matemática, com ênfase em resolução de problemas. Ou seja: • 1 avaliação para o 5° ano do EF ao final do ano letivo; • 1 avaliação para o 9° ano do EF ao final do ano letivo. Cada avaliação será composta por 2 provas: • Língua Portuguesa (ênfase na leitura); • Matemática (ênfase em resolução de problemas). Nessas provas são consideradas capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos. A prova estimula formas de raciocínio como intuição, indução, dedução e estimativa.* • A quantidade de questões por prova varia de acordo com o ano: - 5° ano do EF: 44 questões, sendo 22 de Matemática e 22 de Língua Portuguesa; - 9° ano do EF: 52 questões, sendo 26 de Matemática e 26 de Língua Portuguesa; • abrangência nacional; • correção pela TRI – Teoria de Resposta ao Item – escala própria; • o resultado dos alunos é exibido por meio de relatórios on-line disponibilizados para a escola.

análise dos resultados e proposição de ações – assessoria pedagógica A Assessoria Pedagógica promove encontros presenciais e/ou a distância com a equipe de coordenação pedagógica para acompanhamento da análise dos resultados das avaliações diagnósticas (modelo Prova Brasil) e dos simulados (formato ENEM) realizados pela escola. O objetivo é colaborar com o planejamento de ações estratégicas para avanço nos processos de ensino e de aprendizagem.

*Fonte: Inep http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb/perguntas-frequentes

29


REDE SOMOS PAR

30


Imagine fazer parte de uma grande rede de Educação Básica, conectada a uma comunidade formada por autores, educadores e gestores. Imagine o potencial contido nessa troca de ideias, experiências e aprendizados. Essas são as características e vantagens da Rede Somos par, da qual a escola passa a fazer parte uma vez que se torna parceira par. Na Rede, compartilhamos informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns que intensificam, fortalecem e potencializam a transformação da educação.

Na proposta da Rede Somos par, são disponibilizadas pílulas de conteúdo (vídeos de discussão, entrevistas, opiniões de especialistas sobre temas centrais em educação) por meio de um portal exclusivo. Além disso, há convites para eventos exclusivos da Rede Somos par destinados a professores e mantenedores. Com a Rede Somos par, visamos contribuir com a formação continuada dos educadores e da gestão de cada instituição, promovendo a construção de uma comunidade sólida e bem articulada entre as escolas parceiras.

31


MARKETING PAR

32


Uma assessoria especializada, por meio de um formato moderno e eficaz. Toda escola tem de estar preparada, de forma competente, para realizar o processo de matrículas, enfrentar mudanças, entender o mercado e organizar o seu marketing. Além disso, a equipe precisa manter o foco nas atividades do cotidiano escolar. O projeto de marketing oferecido pela par alia um conjunto de orientações e ações que vão além da publicidade e da propaganda. Esse projeto representa a possibilidade de a escola contar com uma assessoria em marketing educacional especializada, por meio de um formato moderno, que permite que a escola utilize tudo com praticidade no cotidiano escolar. Confira tudo o que está disponível, gratuitamente, para sua escola. Relatórios de geomarketing Estudo com mapeamento da região em que a escola está inserida, fornecendo dados que possibilitam à instituição traçar estratégias de captação de alunos. Ações de marketing Um conjunto de materiais para que sua escola transforme as datas comemorativas em grandes oportunidades de relacionamento. São centenas de peças disponíveis para download, a serem divulgadas em mídias on-line e/ou impressa.

Campanhas de matrículas Um conjunto importante de peças para a execução das campanhas de matrículas e rematrículas 2019. Com um forte trabalho de comunicação e com estratégias bem elaboradas e bem divulgadas. Assessorias e capacitações Uma série de módulos de assessoria on-line que abordam os temas fundamentais para a gestão do marketing, pensada em todas as suas frentes. São minicursos EaD sobre Marketing Educacional. São diversos temas, confira os principais: • • • • •

Investimento em redes sociais; treinamento da equipe de atendimento; planejamento da campanha de matrículas e rematrículas; envolvimento dos colaboradores na campanha de matrículas; análise de cenário e definição de metas.

Textos para a coordenação pedagógica Um acervo de textos para serem usados no dia a dia escolar. Basta fazer o download, editar o que for necessário e enviar. São curtos, criativos e precisos, tornando a comunicação escolar dinâmica e eficiente. Importante: todos os materiais podem ser personalizados com as informações e logo de sua escola, por meio do nosso sistema de personalização.

PRECISA DE MAIS? ENTÃO, VOCÊ PODE SE TORNAR UMA ESCOLA PREMIUM! Com a adesão ao pacote premium, sua escola tem acesso a um conjunto maior e diferenciado de produtos e serviços. Conheça os benefícios oferecidos no pacote. Agência on-line Um serviço on-line, disponível 24h por dia, no qual sua escola pode solicitar: • criação de peças exclusivas; • criação de novos formatos; • alteração de peças já criadas; • personalização de materiais. Módulos de assessoria exclusivos • mapeamento de mercado; • pesquisas para diversos públicos; • estratégias para captação de novos alunos; • estratégias para fidelização dos atuais alunos; • como desenvolver um folder de atendimento nota 10. 33


PROFS PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA SOMOS EDUCAÇÃO

34


O PROFS é o programa de formação continuada de professores da SOMOS Educação. Com opções variadas de cursos, o objetivo da plataforma é aperfeiçoar as práticas pedagógicas do corpo docente utilizando a experiência que os professores já possuem na sala de aula. Os cursos contam com especialistas que cuidam e acompanham os professores nessa jornada de aprendizado e se caracterizam conforme abaixo.

Foco na prática do professor Sob diferentes perspectivas, todos os cursos buscam promover situações-problema recorrentes na comunidade escolar e atividades interativas em um ambiente estimulante e criativo, pensando na sala de aula como um local investigativo e ampliando o pensamento crítico do professor sobre a sua prática e estratégias didáticas. Comunidade de aprendizagem O programa valoriza a prática da escuta ativa e a construção colaborativa entre professores e tutores no processo de ensino-aprendizagem. Os fóruns de discussão, presentes em todos os cursos, propiciam oportunidades de aprendizado também entre colegas professores. Plataforma intuitiva A plataforma foi desenvolvida para promover uma real experiência de aprendizagem: ela é intuitiva e de fácil navegação, de modo que o professor possa, com poucos cliques, acessar o conteúdo, conversar com o tutor, interagir com outros professores, verificar o calendário e sua lista de tarefas, entre outras ferramentas. Modalidade e carga horária A formação continuada será na modalidade EaD, com mediação de tutores especializados. O curso começa em abril e terá duração de aproximadamente três meses, com carga horária de 30 horas e certificado fornecido pela SOMOS Educação em parceria com o Instituto Singularidades.

PROFS Onde a experiência do professor encontra novas oportunidades!

35


PROFS PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA SOMOS EDUCAÇÃO

Habilidades de Sala de Aula Aperfeiçoe o seu trabalho na prática. Este curso foi desenvolvido para a formação inicial de professores e/ou aprimoramento de habilidades para a prática docente.

Professor Reflexivo Uma postura reflexiva e inovadora. Como conquistar melhores aprendizagens dos alunos com a autorreflexão, a quebra da monotonia didática e um planejamento estratégico de ensino.

Engajamento O professor como mediador da aprendizagem. Apresenta estratégias e intervenções para engajar os alunos e mobilizá-los a uma participação mais ativa no seu processo de aprendizagem.

Habilidades Socioemocionais Para uma formação integral. Desenvolvimento das habilidades socioemocionais ajuda alunos e professores para além da sala de aula.

Novas Tecnologias Digitais Ferramentas para o aperfeiçoamento do processo pedagógico. Esse curso busca tornar acessíveis certas possibilidades pedagógicas e ferramentas tecnológicas, para elaborar aulas mais criativas.

36


Metodologias Ativas

Novas metodologias para a construção de novos saberes. Aplicabilidade de novas metodologias dentro de currículos inovadores.

Estratégias de Nivelamento e Avaliação Novas formas de avaliar o aluno. Esclarecimentos sobre como o processo avaliativo está estruturado atualmente e apresentar outras possibilidades de avaliação.

Desafios da Gestão Escolar

O professor mais próximo de todos os processos da escola. Como a estrutura física e processual pode interferir no aprendizado dos alunos e impactar nas práticas pedagógicas.

Práticas de Inclusão A educação numa perspectiva inclusiva. Diferentes métodos para melhorar a prática docente diante das diversidade dos alunos.

Como Engajar a Comunidade Escolar Uma relação saudável entre professor, pais, alunos e escola. Uma abordagem sobre as atribuições e responsabilidades da família e da escola, com estratégias que promovam o aprimoramento de suas relações.

37


PROMOVENDO A FORMAÇÃO INTEGRAL

38


o líder em mim (OLEM) Na parceria com a escola, temos como um dos principais objetivos colaborar com a formação integral dos indivíduos. Mais do que alunos, queremos contribuir com a formação de cidadãos preparados para os constantes desafios do século XXI. Acreditamos que, para ter sucesso na escola e na vida, é fundamental desenvolver competências socioemocionais. Esta é a principal proposta do programa O Líder em Mim, que vem colhendo frutos e elogios por quem já escolheu implementá-lo. O programa foi desenvolvido pela Franklin Covey Co. e a Escola A. B. Combs, nos EUA, baseado no consagrado livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes e adaptado à realidade brasileira para escolas no nível básico, com foco em crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil e do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O Líder em Mim já faz parte de mais de 3 mil escolas, distribuídas em 55 países pelo mundo, e é um programa exclusivo da SOMOS Educação no Brasil. A metodologia trabalha com a vivência dos 7 hábitos e a quebra de paradigmas, se relaciona diretamente com o desenvolvimento das competências socioemocionais requeridas pela Base Nacional Comum Curricular, promovendo a estruturação do currículo socioemocional da escola.

O programa possibilita que os alunos percebam suas próprias potencialidades, desenvolvendo sua autoestima e autoconhecimento para que se tornem protagonistas de sua vida e agentes transformadores da sociedade. Possibilita ainda a existência de uma comunidade global, pois conecta alunos e gestores de escolas com o programa em diversas partes do mundo. O OLEM possui material próprio e sua implantação é sempre precedida pelo treinamento do corpo docente e demais integrantes da equipe escolar. O programa também disponibiliza serviços de suporte para que a escola tenha acompanhamento e formação constante: • assessoria pedagógica presencial e on-line; • cursos a distância com certificação; • aplicação da avaliação de impacto nas escolas; • acesso ao portal com troca de experiências e boas práticas de outras escolas; • suporte de marketing e possibilidade de Certificação Internacional de Escola Farol (escola referência mundial no programa). As famílias e responsáveis dos alunos que participam do OLEM também são impactados, pois percebem o desenvolvimento dos valores e das competências abordadas ao longo do programa. A transformação é visível.

39


PROMOVENDO A FORMAÇÃO INTEGRAL

40


41


SISTEMAS DE ENSINO ANGLO, pH E ÉTICO

42


sistema anglo Há 66 anos, o sistema Anglo de ensino promove a autonomia e o empoderamento dos alunos, oferecendo os melhores recursos para que desenvolvam seu potencial em um ambiente que lhes proporcione confiança. O aluno Anglo é o protagonista do seu futuro e agente ativo de mudança no mundo. O Anglo acredita no ensino com conteúdo, espírito jovem e moderno.

ensino de qualidade Os diretores do Anglo sempre tiveram sensibilidade e bom-senso para unir ao saber acumulado no passado a garra e a competência dos professores mais novos. O lema inicial – “Aqui se ensina, aqui se aprende” – permanece em vigor. A meta é uma só: ensino de qualidade.

anglo: sempre inovando O Anglo caracteriza-se pela inovação na área educacional. Criou os primeiros fascículos teóricos, as primeiras coleções de exercícios, os primeiros simulados e O Anglo Resolve, uma publicação que resolve e comenta os exames vestibulares de várias universidades. Desenvolveu também a apostila-caderno, que revolucionou o mercado de material didático. E inovou mais uma vez ao associar livros às apostilas, no Ensino Médio e no Pré-Vestibular.

os autores do anglo Herdeiros de mais de 100 anos de atuação bem-sucedida na área educacional, os autores compõem um grupo coeso que consegue expressar, nas várias disciplinas, as ideias gerais do Sistema Anglo de Ensino. Precursores na busca por uma educação mais conectada com o dia a dia dos alunos, eles alcançaram renome nacional defendendo os conceitos de contextualização e interdisciplinaridade.

Excelência em todas as etapas O portfólio da SOMOS Educação conta com o material de renomados e conceituados sistemas de ensino, como Anglo, pH e Ético.

43


SISTEMAS DE ENSINO ANGLO, pH E ÉTICO

sistema pH O sistema de ensino pH surgiu em 2012, a partir do trabalho realizado no Colégio e Curso pH, atuantes há 25 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido por sua excelência, pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Com um material didático competente e eficaz, elaborado por educadores de excelência, conteúdo didático bem articulado e estruturado, o sistema de ensino pH oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. Da ludicidade aos conteúdos mais analíticos, tudo é pensado com foco na sala de aula e no interesse do professor e do aluno para melhores desempenhos e resultados. Para isso, o pH conta com autores que são professores, especialistas e equipe técnica de alto nível e com sólida experiência nas necessidades da escola e seu dia a dia. Falar da proposta do pH é também falar dos seus resultados nos principais vestibulares (2016): 1° lugar geral do Brasil no IME; 1° lugar em Medicina e Direito na UERJ; 1° lugar geral no exame PUC-RJ e a maior aprovação do estado do RJ em Medicina pelo ENEM. Estar com o pH é estar amparado para crescer com solidez, com uma marca que entrega segurança e resultado, por meio de um material didático completo em todos os detalhes.

44


sistema ético Criado em 2004, o Ético proporciona um repertório de soluções integradas e um conjunto de materiais didáticos que conduzem centenas de escolas espalhadas por todo o país a uma vivência transformadora. No Ético, o material didático estimula a apropriação das condições necessárias para a produção do conhecimento, no qual o estudante é o protagonista. O material é organizado com o objetivo de desenvolver habilidades e competências dos alunos e participação ativa do sujeito, criando situações de ensino e de aprendizagem em que o educando se sinta envolvido pessoalmente, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Na Educação Infantil, estimula o desenvolvimento da criança por meio da linguagem lúdica, respeitando as especificidades da infância e estimulando uma aprendizagem significativa. Em todo o Ensino Fundamental, valoriza situações de aprendizagem significativas, possibilitando a construção de conceitos, procedimentos e atitudes. No Ensino Médio, adequado às novas exigências do ENEM, integra educação e conhecimento e instiga o jovem a questionar e a agir com consciência. Já no Pré-Vestibular, o material é ideal para quem tem como meta a aprovação nos principais exames do Brasil.

45


ENGLISH STARS

46


O English Stars é um sistema de ensino de inglês desenvolvido pela SOMOS Educação, que tem como principais características a flexibilidade e a fácil implantação nas escolas; o uso do inglês como ferramenta e não um objeto de estudo, com ênfase nas competências do século XXI; e o desenvolvimento dos professores. O sistema English Stars foi desenvolvido para alunos do Ensino Infantil, dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, nivelados de acordo com o ano escolar. A segunda língua é trabalhada de forma gradual, respeitando o desenvolvimento individual dos alunos, de acordo com sua idade.

Concebido com base em estudos sobre a aquisição de linguagem e bilinguismo, o sistema propõe aulas planejadas de modo a desenvolver os conteúdos em inglês, maximizando o uso da segunda língua em aula, tendo assim um melhor aproveitamento do tempo e criando oportunidades para os alunos praticarem e se expressarem criativamente. Buscando ser eficiente e proporcionar inglês de qualidade aos alunos, a equipe English Stars mantém contato constante com as escolas, sustentando o desenvolvimento dos professores. Desta forma, as visitas, os procedimentos e assessoria pedagógica, os treinamentos e o feedback são parte fundamental do sistema. Toda metodologia e aulas são baseadas nas competências do livro Educação em quatro dimensões: as competências que os estudantes devem ter para atingir o sucesso, de Charles Fadel. Enriqueça o currículo da sua escola com o English Stars e torne seu aluno bilíngue.

“O projeto English Stars correspondeu às nossas expectativas, pois sua proposta explora o aprendizado por meio de brincadeiras e experiências significativas de interação. A metodologia de trabalho com projetos contribui para a formação de alunos mais proativos e engajados na resolução de problemas.” Elisabete Garcia, diretora do Colégio Jesus Adolescente de Catanduva

47


LIVRO FÁCIL

48


O que é Livro Fácil? Pensando sempre em trazer as melhores soluções aos seus clientes, a par apresenta mais uma novidade para sua escola: uma parceria com a livraria Livro Fácil, especializada no atendimento de escolas, pais e alunos. Temos a certeza de que estaremos mais próximos das escolas parceiras, facilitando seu dia a dia. A livraria Livro Fácil atua há 27 anos como provedora de solução de venda de material didático para famílias e escolas, por meio de uma página da internet exclusiva e personalizada, com toda a lista de adoção da escola, organizada por série. Como funciona a parceria? 1. A escola recebe um hotsite exclusivo dentro do site da Livro Fácil. 2. A família acessa o hotsite por meio do banner inserido no site da escola ou diretamente em livrofácil.net. 3. Para ter direito a condições exclusivas, a família insere a senha de acesso divulgada pela escola e seleciona a série. 4. Em seguida, o aluno pode adquirir a lista de forma segura, rápida e confiável. 5. O pagamento poderá ser parcelado no cartão de crédito ou à vista, via boleto bancário. 6. Concluído o pagamento, o aluno receberá o material em sua residência, no prazo informado no site. 7. A escola é bonificada conforme desempenho de vendas.

Qual o diferencial da parceria? Desonera a sua escola de: • compra de material; • gerenciamento de estoque e sobras; • comercialização; • inadimplência; • encargos. Mais facilidade para os alunos: • método de compra simples; • compra 24h por dia, sete dias da semana; • pode ser feito em qualquer lugar, via smartphone ou computador; • facilidade de pagamento; • condições exclusivas de compra; • certeza de compra correta e segura. Com a Livro Fácil, sua escola facilita o início do ano letivo das famílias, alunos e professores, podendo focar em sua missão de todo dia: EDUCAR.

49


Catálogo PAR - Grupo Somos  

Catálogo destinado a instituições de ensino para divulgar a plataforma PAR do grupo Somos. O grupo Somos englobam as editoras Ática, Scipion...

Catálogo PAR - Grupo Somos  

Catálogo destinado a instituições de ensino para divulgar a plataforma PAR do grupo Somos. O grupo Somos englobam as editoras Ática, Scipion...

Advertisement