Page 1

A Transformação de Ovoberto

Aikido e o poder da harmonia em A transformação de Ovoberto

Uma história de Aikido para crianças De Richard Moon Desenhos de Chas Fleischman Tradução livre para o português de Rodrigo Guimarães


A Transformação de Ovoberto Introdução Esta história foi escrita a quase 25 anos atrás. Eu havia lido um livro para crianças sobre artes marciais. A história era de uma criança que havia apanhado e então ficou forte o suficiente para bater em seus agressores. O que eu estava aprendendo no Aikido se mostrava tão útil para mim que eu decidi que talvez eu pudesse compartilhar com vocês. Então escrevi esta história. Chas fez os primeiros desenhos 20 anos atrás. Levou mais 20 anos até que ele os concluísse. O que é culpa minha e não dele. E então me levou mais cinco anos até que chegássemos nesta forma digital. Nós acabamos de concluir as últimas quatro ilustrações. Então, aqui está o livro que eu tenho escrito por tanto tempo para compartilhar com vocês. Aikido & O Poder da Harmonia: Na Transformação de Ovoberto. (Aikido & The Power of Harmony: In the Transformation of Egbert). Por favor, sinta-se a vontade para enviá-la a qualquer um ou enviar as pessoas para o site onde podem fazer o download original (em inglês) de graça.

http://www.extraordinarylistening.com/books/books.html


A Transformação de Ovoberto

Era uma sexta-feira e Ovoberto estava zangado. Estava zangado com seus pais - Por que eles não me deram um outro nome qualquer?

Ele estava bravo consigo mesmo por ser tão covarde quando as outras crianças o provocavam.


A Transformação de Ovoberto

Ele decidiu que da próxima vez que alguém tirasse sarro de seu nome, ele iria partir para a briga. E não demorou muito. Na hora do intervalo, na segunda-feira, começou de novo. Dois garotos foram andando em sua direção, onde estava sentado sozinho. Um dos garotos o chamou de “Salada de Ovo”. E o outro o chamou de “Ovo Amarelo” porque ele era meio amarelo. Então o primeiro disse: - Se eu tivesse um nome como Ovoberto eu mandaria mudar. Ele estava bravo, mas ao mesmo tempo assustado, pois os meninos eram ambos maiores que ele. Quando o segundo garoto disse: - Qual o nome da sua mãe? Galinha Berta? Ovoberto perdeu a cabeça.


A Transformação de Ovoberto

Antes que ninguĂŠm pudesse prever o que ele estava prestes a fazer, ele pulou e deu um soco na cara do garoto. Derrubando-o.

Ambos os garotos ficaram pasmos. E na hora que o garoto se levantou muito bravo, diga-se de passagem, um professor chegou e mandou Ovoberto para a diretoria.


A Transformação de Ovoberto

Ele teve que ficar de castigo depois da aula porque o diretor não achou que ser chamado por nomes era motivo para se bater em alguém. Mas este foi só o começo dos problemas. Como ele ficou de castigo, acabou perdendo o ônibus da escola e teve quem ir para casa andando, sozinho. E adivinhe que estava esperando por ele?


A Transformação de Ovoberto

Os dois garotos com quem ele havia brigado o esperavam. E com outro amigo. O menino que havia levado o soco estava com o olho roxo.

Agora sim Ovoberto estava realmente assustado. Ele começou a correr. Enquanto corria, ele podia ouvir os passos dos garotos se aproximando dele.


A Transformação de Ovoberto


A Transformação de Ovoberto

De repente ele sentiu uma mão agarrar sua camiseta. Ele tentou se livrar, mas não conseguiu.

Ele foi rodeado pelos três garotos. Seu coração começou a bater tão rápido que pareciam tambores. O garoto em quem ele havia batido se aproximou.

Ele puxou Ovoberto com as duas mãos tão forte que ele caiu no chão.

Ele estava com medo de se levantar. Ele queria chorar e quando estava prestes a começar, ouviu alguém gritar: “Parem”!


A Transformação de Ovoberto

Ovoberto e os outros garotos se viraram e olharam para a menina que disse isso.

Ela era maior que Ovoberto, mas não muito, e menor que dois dos garotos maiores.


A Transformação de Ovoberto

Ela andou para dentro do circulo e parou na frente de Ovoberto. Um dos garotos gritou: - Se manda! e tentou empurrá-la.

Assim que ele a empurrou, ela virou rapidamente para o lado e o empurrou para baixo pelo braço. Para sua surpresa, quando ele menos percebeu, já estava no chão.


A Transformação de Ovoberto

Ela deu um passo para trás, mas não se mostrou assustada. - Deixem o em paz! Quando ela disse isto, um dos outros garotos a agarrou pelo braço.

Ela rapidamente o agarrou com sua outra mão, virando rapidamente em um círculo, segurou por de baixo de seu braço e o jogou para baixo.


A Transformação de Ovoberto

O garoto gritou de dor enquanto caia, mas quando ela soltou, a dor passou.

Os três garotos olharam para ela e depois um para o outro por um segundo. Então, olharam para Ovoberto que estava em pé se sentindo muito mais corajoso agora. Eles se olharam novamente. E depois saíram correndo.

Ovoberto estava tão feliz de ter sido salvo, mas também tão envergonhado de ter sido salvo por uma garota, quando estava com tanto medo. – Obrigado. Foi tudo o que conseguiu pensar em dizer.


A Transformação de Ovoberto

Ela disse para ele que seu nome era Ana e perguntou o seu. Enquanto eles caminhavam, ele a contou toda a história.

Finalmente, ela o contou como tinha feito aquilo.


A Transformação de Ovoberto

“Eu estudo uma arte marcial do Japão chamada Aikido” ela disse. “Ela nos ensina como se proteger sem revidar. Eu estava indo para minha aula quando eu vi aqueles garotos te atacando”. - Ah, ela disse, eu acabo de me lembrar que tenho que me apressar. E já devo estar atrasada. Você quer vir comigo? ela perguntou. - Claro. Ele disse. Então, os dois foram correndo para a escola de Aikido.


A Transformação de Ovoberto

Quando eles chegaram lá, ela o mostrou como ele deveria fazer uma reverência cada vez que entrasse e saísse do “dojo”, que é o nome para escola em japonês.

Ela fez os cumprimentos em direção a foto de um homem. Ela disse que isso mostrava respeito para O Sensei, o homem na foto, que foi quem criou o Aikido. Ovoberto fez os cumprimentos como ela o mostrou e entrou no dojo.


A Transformação de Ovoberto

“Aquele é o professor” ela disse apontando. “O nome dele é Roberto, mas nós o chamamos de Sensei, o que significa “professor em japonês”.

Ela apresentou Ovoberto a todos. O professor disse que ele era bem-vindo para assistir a aula, que estava prestes a começar.


A Transformação de Ovoberto

As crianças se sentaram bem silenciosas e em linha reta. O professor se sentou na frente deles e eles cumprimentaram o ‘O Sensei’ para começar a aula. Depois o professor se virou em direção aos alunos e eles se cumprimentaram.

Depois do aquecimento eles praticaram quedas. Ovoberto ficou impressionado com o quão macio parecia e o quão fácil eles faziam parecer.


A Transformação de Ovoberto

O professor mostrou uma técnica.

Depois da demonstração, os alunos o cumprimentaram. Cada aluno pegou um parceiro a depois de se cumprimentarem, eles tentaram fazer o que o professor havia mostrado.

Quando um aluno estava perdendo o equilíbrio, ao invés de cair de qualquer jeito, eles rolavam e se levantavam novamente equilibrados.


A Transformação de Ovoberto

Ovoberto achou incrível. Ele pode perceber rapidamente que Ana era uma das melhores alunas. Parecia tão leve e macio. Ele não teria acreditado que realmente funcionava se não tivesse visto o quão bem funcionou quando Ana precisou usar.

Depois da aula, Ana contou ao Sensei e aos outros alunos como havia conhecido Ovoberto. O rosto do professor mostrou o quão orgulhoso ele estava dela.

Então, ele perguntou a Ovoberto se ele queria praticar Aikido. Ele deu a Ovoberto um formulário para seus pais assinarem.


A Transformação de Ovoberto

No dia seguinte Ovoberto veio com o dinheiro para as aulas e a carta com a permissão de seus pais.

Roberto, o Sensei, o ensinou a relaxar e a se centrar.

Ele explicou para Ovoberto que quando ficamos com medo, nós perdemos nosso centro.

E que quando ficamos tensos ou irritados nós fazemos bobagens. Nós perdemos nosso equilíbrio. Não só no nosso corpo, mas também em nossa mente.


A Transformação de Ovoberto

Eles praticaram como se centrar e relaxar enquanto seus colegas tentavam empurrar. Quando estavam relaxados e centrados eles eram fortes. Mas quando eles resistiam e puxavam de volta, eles sempre perdiam o equilíbrio. Ovoberto estava indo super bem que o Sensei o provocou. Então, Ovoberto perdeu seu equilíbrio e se sentiu nervoso. Eles fizeram isso outras vezes até que ele pudesse permanecer calmo e manter seu centro.


A Transformação de Ovoberto

Então, eles começaram a fazer as quedar. Rapidamente Ovoberto se sentiu meio tonto.

Levaram várias aulas até que ele aprendesse a relaxar e se centrar enquanto rolava. Então, ele conseguiu rolar e levantar sem perder o equilíbrio.


A Transformação de Ovoberto

Além de aprender como rolar e cair nas aulas, eles aprenderam técnicas de agarramento, socos e chutes e finalmente o ‘randori’ que é o ataque de grupo.

Quando ele entrou de férias da escola e o verão começou, ele ia a duas aulas por dia. Ele teve sorte, porque já que as férias haviam começado, ele não veria aqueles garotos até a próxima estação.


A Transformação de Ovoberto

Ele queria tanto aprender que prestava muita atenção no professor e focava sua mente, como havia aprendido.

O professor o ensinou muito bem, pois ele era um aluno muito sincero. Mas principalmente, o professor ensinou que brigas levam a mais brigas e que uma briga muitas vezes pode ser evitada com calma e uma atitude amorosa. - As pessoas normalmente se acalmam ao serem tratadas com respeito, especialmente se você conseguir tratá-la com respeito mesmo quando elas te tratam mal. Ovoberto estava um pouco constrangido por ter perdido a cabeça e batido no garoto por tê-lo chamada de nomes.


A Transformação de Ovoberto

Finalmente o verão acabou e as aulas começaram. Já no primeiro dia os garotos que haviam provocado Ovoberto o viram.

Eles foram em sua direção e começaram com provocações. Ele estava muito feliz de ter aprendido como relaxar e se centrar. Ele ficou parado e olhou para eles. Ele não ficou bravo.


A Transformação de Ovoberto

Finalmente ele disse: - Você sabe que você não gostaria se alguém tirasse sarro de você ou do seu nome ou chamasse sua mãe de nomes feios. Bem, eu também não. Por isso eu perdi a cabeça e te bati.

Mas, eu sinto muito. Eu não sabia como lidar com aquela situação de outra forma. Sinto muito ter machucado você. Eu não gostei de ter machucado você e eu não acho que me magoar fez você mais feliz.

Talvez a gente possa se entender melhor este ano. De qualquer forma é isso que eu espero. Então, ele foi embora.


A Transformação de Ovoberto

Os garotos ficaram lá. Eles estavam mais chocados com o jeito como Ovoberto havia agido do que de terem sido arremessados por uma garota.

No dia seguinte um dos garotos veio falar com Ovoberto e o perguntou porque ele parecia tão diferente. Ovoberto contou a ele sobre o Aikido.

Alguns dias depois, os três garotos apareceram no dojo para assistir a aula.


A Transformação de Ovoberto

Ambos, Ovoberto e o professor, deram as boas vindas aos garotos. Eles gostaram e perguntaram se poderiam começar a treinar. O professor disse que se seus pais concordassem não haveria problemas, eles seriam bem vindos.


A Transformação de Ovoberto

Quando eles voltaram no dia seguinte o professor pediu para que Ovoberto e Ana os mostrassem como fazer as quedas. Após algumas semanas, Ovoberto já havia se tornado amigo dos três garotos.

No sábado seguinte Ovoberto foi fazer seu primeiro exame. Ele trouxe duas flores. Uma, ele colocou em um vaso em baixo da foto do O Sensei. Ele passou no exame com uma ótima nota.


A Transformação de Ovoberto

Após ter terminado ele trouxe a outra flor e a deu a Ana. – Obrigado. Foi tudo o que ela pode pensar em dizer. Eles sorriram um para o outro.


A Transformação de Ovoberto

Palavras do mestre “Eu quero alertar as pessoas para ouvirem a voz do Aikido.

Não existem inimigos no amor. Não existe discórdia no amor. Aikido é a realização do amor.

Não é para ficar corrigindo os outros. É para corrigir a sua própria mente.

O segredo do Aikido está em harmonizar o nosso EU com o movimento do universo e trazer para dentro de nós o universo em si mesmo.

Isso é Aikido. Essa é a missão do Aikido e deveria ser a sua missão.”

Morihei Ueshiba, O Sensei O Fundador do Aikido


Aikido e o poder da harmonia em: A transformação de Ovoberto  

Uma história de Aikido para crianças

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you