Issuu on Google+


Quem é Deus? “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo.”


Evidências de Deus Argumento Cosmológico: 1. O universo teve um princípio. 2. Qualquer coisa que tenha um princípio deve ter uma causa.

3. Logo, o universo foi causado por outra coisa (o Criador)

Argumento da lei Moral: 1. leis morais implicam um Legislador Moral. 2. Há leis morais objetivas. 3. Logo, há um Legislador Moral.

Argumento da Necessidade:

Argumento Teleológico: 1. Todos os projetos implicam um projetista.

1. Todo desejo natural inato tem um objeto real para satisfazê-lo.

2. Há muito planejamento envolvido no projeto do universo.

2. Os seres humanos têm um desejo natural, inato, pela imortalidade.

3. Logo, deve haver um Grande projetista do universo.

3. Logo, deve haver uma vida imortal após a morte.


Jesus Filho de Deus “Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu. Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: "Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito? “ "Sou", disse Jesus. "E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu". //Marcos 14:61-62//

Significados para Filho de Deus:

Profecias que apresentam o messias como Filho:

1. Uma pessoa de Deus (sem tom divino - Rm.8:19) 2. Um anjo (Jó 1:6 ) 3. Um homem com nascimento especial: Adão e Jesus(Lc. 3:38; Rm 5:12-21; 1 Co 15:45)

4. Filho como extensão do Pai, Deus encarnado, uma majestade plural, 5.onde filho é igual e subsidiário do Pai (Jo 1.1-3, 14, 18 / 10:30 / 14: 9-10, 28)

Antigo Testamento: Isaías 9:6-7 / Miquéias 5:2 | Salmo 2:7 / Provérbios 30:4 / Daniel 7:13 2. Apocrifos Judaicos: Enoque 105:2 | 4Esdras 7:28-29 / 13:32-52 / 14:9.


O Pecado Original 20:5,6//

Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas demonstro graça até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos. //Exodo 20.5-6

Doutrina do Pecado: 1. Pecado original: Desobediência, rebeldia, autossuficiência e adorar a si mesmo

2.

Contaminação Original:

Pecado significa também inclinação pecaminosa. Uma natureza pecaminosa significa que a pessoa desenvolvera inclinações e desejos maus que a levarão a pecar assim que alcançar responsabilidade moral.

3. Transmissão da contaminação: Esse estado é passado de pai pra filho desde de adão. 4.

Culpa Original: Somos culpados pelo pecado de Adão, pela nossa natureza pecaminosa e por nossos pecados individuais.5. Imputação da Culpa Original: Não é por propagação, mas por sermos da especie humana de adão.


Lição 1 - Deus e o Pecado Original