Page 1

DIREITO DO CONSUMIDOR

2

Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020 - Edição 79 Ano VIII - Jornalista responsável Rodrigo Sousa

Turismo aventura

EDUCAÇÃO

CÂMARA

4

Presidente da Câmara assina contrato para reforma da futura sede ECONOMIA

3

Prefeitura colocará alunos do município em escola de lata fechada pelo Estado

6

O que está em jogo na reforma tributária? EMPRÉSTIMO

7

Guti vai a Brasília pedir mais de R$ 400 milhões para obras de macrodrenagem Foto reprodução de vídeo gravado durante reunião com o Secretário de Educação SAÚDE

AQUI A INFORMAÇÃO TEM CREDIBILIDADE!

5

Guti indica irmã do Secretário de Governo para assumir Ouvidoria do HMU


2

Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

EDITORIAL

Tudo como dantes… 2020 efetivamente começou e, em Guarulhos, como na célebre frase, tudo continua como antes. E o pior, sem perspectiva de mudança a curto prazo. Com uma administração que já se mostrou despreparada para administrar uma cidade desta importância e a proximidade da eleição municipal em outubro, o guarulhense já percebeu que este ano será igual ou mais difícil que o passado. O desparecimento do prefeito Guti em momentos (e locais) que realmente necessitam de sua presença mostra que Guarulhos está à deriva. Ou o prefeito e sua assessoria acreditam que vídeos no Facebook e aparecimento em eventos povoados por comissionados e uma claque para aplaudí-lo refletem a realidade de sua popularidade perante a população? O prefeito Guti foi a esperança que não se concretizou. A salvação que a população guarulhense tanto esperava e que mostrou ser apenas o mais do mesmo. E que tem, dia após dia, feito crescer o descontentamento do guarulhense em relação aos políticos. No entanto, uma coisa tem ficado evidente neste início do último ano do primeiro mandato do prefeito da esperança: a renovação das promessas (como sempre acontece antes das eleições municipais). Para os mais atentos é perceptível o aumento da aparição do prefeito nas redes sociais, seu palco preferido, prometendo algo já prometido e, invariavelmente, não cumprido. Essa posição, embora seja inerente à maioria dos políticos, que não medem esforços e nem promessas infundadas para se elegerem, tem marcado a atual gestão. Isso porque vem acompanhada de uma máxima que virou senha entre os atores que direta ou indiretamente participam da política guarulhense: a de que o prefeito não é muito afeito a cumprir suas promessas.

Ou seja, aquele que apregoou pelos quatro cantos a chegada da nova política, mostra que, na realidade, nunca se descolou e sempre foi um dos arautos da velha política. Aquela onde “vale tudo, só não vela perder a eleição”, como dizem os mais antigos no jogo. Junte a isso tudo o fato do prefeito governar com o fígado e não com a razão e pronto, está preparado o terreno propício para que uma cidade como Guarulhos, rica em sua essência, não consiga evoluir e nem se desenvolver econômica e socialmente. Guti acredita que os quase 500 mil votos em 2016 o credenciam, naturalmente, para o segundo turno da eleição em outubro. Talvez por isso, se ache no direito de esnobar a população. Mas esquece que no primeiro turno sua votação não passou de 150 mil votos. E como o arrependimento externado por parte significativa de seus eleitores só cresce, o prefeito, ancorado em sua soberba, coloca em risco sua permanência no Paço Municipal. E, enquanto Guti coloca seu futuro político à frente das necessidades da cidade, o guarulhense parece ter se acostumado com os inúmeros problemas enfrentados diariamente. E conformados, sabem, que enquanto o atual governo estiver no comando da cidade, “Tudo continuará com dantes no quartel de Abrantes”.

Este jornal é uma publicação da R&B Comunicação - CNPJ 21.486.662/0001-93 Rua Luiz Faccini 407, sala 4. Tel.: (11) 97451-3284 (Seg. a sexta das 8h às 17:30h) E-mail: redacao@vozdeguarulhos.com.br Facebook: Voz de Guarulhos Comercial: Orlando Reinas Impressão: O Estado de São Paulo As matérias assinadas não transmitem, necessariamente, a opinião do jornal.

Rodrigo Sousa diretor de redação

COTIDIANO Abandonada, Av. Silvestre Pires de Freitas, ao lado das

obras do Rodoanel, expõe os motoristas que trafegam pelo local à criminalidade e risco de acidentes.

DIREITO DO CONSUMIDOR

Turismo Aventura Neste mês, aproveitando as férias escolares, muitos consumidores planejam um turismo aventura. Algumas dicas são importantes para que sua viagem seja um sucesso. Antes de mais nada, procure as agências especializadas neste tipo de passeio. Consulte pessoas que já se utilizaram deste serviço, e a qualidade dele. Não acredite totalmente nas fotos divulgadas nos sites, pois elas podem não corresponder à realidade. Uma boa dica é conversar com a Secretaria do Município e a do Estado. Veja também se existem reclamações sobre a empresa no Procon de sua cidade. Após a escolha do roteiro, pesquise o preço: do pacote individual ou de excursão; das passagens, aéreas ou terrestres; dos tipos de acomodação; das refeições; dos guias; e dos extras, que correram por sua conta. Informe-se sobre o roteiro; as características da região; as atividades inclusas; o condicionamento físico adequado para cada atividade exercida As atividades de aventura pressupõem determinado esforço físico. Daí a importância de, antes de qualquer exercício, realizar exames cardiovasculares. Hidrate-se, e leve alimentos para o tempo que sua atividade durar. Tenha sempre um kit de primeiros socorros, casaco, apito, boné, protetor solar, capa de chuva, lanterna com pilha reserva, e um celular carregado. Não se esqueça de levar os medicamentos de uso pessoal. Veja o tipo de roupa apropriada para usar, e os objetos a serem levados, como capacete e coletes salva vidas, de acordo com o seu tamanho e com a especificação correta da atividade praticada. A presença de um guia especializado neste tipo de turismo é fundamental. Ele deve ter treinamento técnico nesta atividade, e curso de primeiros socorros. Pergunte se a empresa e os profissionais seguem as normas de segurança da ABNT para as atividades, e se dispõe de seguro. Certifique-se de que a equipe está preparada para um atendimento de

emergência e siga sempre todas as instruções de segurança, informadas pelos profissionais contratados. Fique atento: sua carteirinha de vacinação deve estar em dia. Existem regiões onde certas doenças ainda não foram erradicadas. As vacinas de tétano, hepatite e febre amarela são indicadas para este tipo de turismo. Importante: tudo o que for acertado com a agência de turismo deve constar no contrato. Toda informação deve ser adequada, clara, conforme dispõem os artigos 31 e 46, do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Afirmações falsas ou enganosas sobre o serviço, e promessas publicitárias não cumpridas caracterizam crime (Amparo Legal: artigos 66, e 67, respectivamente, do CDC – Pena: detenção de três meses a um ano e multa). Lembre-se: evite usar o cartão de crédito num único pagamento, pois, se tiver que cancelar o pacote ou a compra, será muito difícil receber seu dinheiro de volta. Questione em até quantas vezes você poderá pagar sem juros. Exija Nota Fiscal do serviço. Constitui crime contra a ordem tributária não fornecer Nota Fiscal (Amparo Legal: artigo 1º, inciso V, da Lei n.º 8.137, de 27/12/1990 – Pena: reclusão, de dois a cinco anos, e multa) e guarde a publicidade veiculada do serviço. Ele é a sua garantia de, na falta de acordo, ingressar com uma ação na Justiça. Depois de observados esses itens, faça uma boa viagem!

Celso Russomanno Deputado Federal


Voz de Guarulhos Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

3

EDUCAÇÃO

Prefeitura colocará alunos do município em escola de lata fechada pelo Estado

A prefeitura de Guarulhos dará uma destinação para a escola estadual Maria Dirce II, no Jardim Presidente Dutra, que foi fechada em 2018 pelo governo do Estado. Com estrutura de lata e drywal, o local receberá, a partir do dia 5 de fevereiro, alunos da rede municipal de ensino. A decisão da Secretaria de Educação foi tomada após notificação da Justiça para o fim do término do terceiro turno nas escolas do município. Com isso, alunos que estudavam no horário intermediário na escola Wilson Pereira, serão transferidos para a unidade que pertence ao Estado e foi cedida sob concessão para Guarulhos, que tem a responsabilidade de assumir a reforma e os funcionários. Segundo levantamento feito por nossa reportagem, a escola constou da lista de atribuições da rede de ensino para cozinheiras e professoras. Em reunião realizada recentemente, o secretário de Educação, Paulo Cesar Matheus da Silva (foto), tentou convencer pais de

alunos e profissionais que o local estará apto a funcionar no inicio do ano letivo. Mas, segundo fotos enviadas à nossa reportagem e relatos de pessoas que participaram do encontro, é algo difícil de acontecer. “Está na cara que não vai ficar pronta antes do início das aulas. Um absurdo o que estão fazendo. Hoje, por exemplo, enquanto acontecia a reunião, apenas dois funcionários estavam trabalhando. E o pior, segundo nos informaram que a prefeitura não está fazendo o pagamento da empresa contratada para a reforma”, desabafou para nossa reportagem uma mãe que pediu anonimato. Outro motivo de indignação por parte dos presentes foi a falta de planejamento da Prefeitura. “Se existe a determinação judicial para que o terceiro turno acabe porque não se preparam e nos avisaram antes?” questiona outra mãe mostrando revolta com a falta de comunicação por parte da Administração. Na tarde desta quarta-feira (15), em nova reunião com os pais, garantiu que a reforma estará pronta até dia 3 de fevereiro, dois dias antes do início das aulas. Segundo estimativas, o local receberá aproximadamente 250 alunos. Atualmente, Guarulhos ainda tem três escolas de lata: uma no Parque Primavera, a EPG Mario Lago, outra no Taboão, a Jean Piaget (Taboão) e uma no Bom Clima, a Doutor Heitor Maurício de Oliveira.

Contratos milionários para estudos Enquanto tenta convencer os responsáveis da necessidade de colocar crianças para estudar em escolas de lata, o governo gasta R$ 16 milhões em contratos com a Fipe (Fundação e Instituo de Pesquisa Econômica) e a Fundação Vanzolini para realização de estudos visando mudanças no sistema educacional do município. Os dois contratos foram assinados em maio de 2019 pelo secretário da Pasta, aliado político do ex-governador Márcio França, padrinho político do prefeito Guti. Os gastos foram divididos da seguinte forma: R$ 10.605.000,00 (Dez milhões, seiscentos e cinco mil reais) para a Fipe e R$ 6.040.653,00 (Seis milhões, quarenta mil e seiscentos e

cinquenta e três reais) para a Fundação Vanzolini. As justificativas para a contratação das empresas, embora constem de contatos diferentes, são muito semelhantes. Em ambas, destaque para termos de referência como prestação de serviços técnicos especializados para realização de estudos visando a implantação, melhoria e manutenção das instalações físicas e de serviços educacionais. Entre as atividades prestadas pelas empresas, no decorrer dos dois anos de duração dos contratos estão: sistematização e edição de proposta curricular; monitoramento e avaliação; além da análise e propositura de ações para formação continuada aplicável aos usuários da rede de ensino.

Abandonada Entre as principais reclamações de pais de alunos e docentes que procuraram nossa reportagem está o abandono

que se encontra a unidade. Em uma rápida passada pelo local é possível perceber que o local estava abandonado e precisa de manutenção em tosa as áreas.


4

Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

AGENTES PÚBLICOS

Câmara dos vereadores avalia impacto da Lei de Abuso de Autoridade Vereadores devem se ajustar ao novo dispositivo, que busca corrigir excessos A Lei Federal 13.869/2019, conhecida como Lei de Abuso de Autoridade, entrou em vigor em 3 de janeiro. O dispositivo define os crimes cometidos por agentes públicos, como juízes, policiais e promotores que, no exercício de suas funções, ultrapassem o poder a eles atribuído. Busca coibir violações de direitos individuais em investigações, processos administrativos e judiciais. No Legislativo, o vereador Dr. Laércio Sandes (DEM) entende que ela traz maior senso de responsabilidade aos parlamentares. “Teremos que ser mais críticos ao propor a abertura de uma CEI, ao convocar pessoas para depor, ao solicitar prorrogação dos trabalhos”, explica. “Advogo há mais de 25 anos, já testemunhei muito abuso de autori-

dade, é preciso que o agente público reconheça até onde vai sua obrigação e o seu limite de atuação”, completa. O advogado André Luiz Israel, consultor legislativo da Câmara de Guarulhos, estudou o assunto e agora busca divulgar a Lei na Casa, principalmente entre os vereadores e assessores, para que ações, como a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito-CEI, por exemplo, não se caracterizem abuso. “A abertura de uma CEI ou a convocação de uma pessoa para prestar esclarecimentos precisam, além de um requerimento, como é feito hoje, estar muito bem amparada por provas”, explica André. “Senão ele poderá ter que explicar seu ato perante o Ministério Público”, acrescenta. Segundo ele, a prorrogação

de uma CEI também precisaria ter argumentos sólidos que a justifiquem. “Se no decorrer das investigações nada for encontrado, a comissão deve ser encerrada e o relatório, apresentado”, indica. Por outro lado, André questiona a aplicabilidade da Lei quando for o caso de acusar um parlamentar. “Seria preciso provar que o vereador agiu com a intenção específica de prejudicar outra pessoa ou beneficiar a ele ou outra pessoa, o que sempre é subjetivo. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Guarulhos Eduardo Ferrari concorda: “Para que isso aconteça, seria preciso a denúncia, o processo legal, o contraditório, provas, enfim, há um longo caminho até que se chegue a uma sentença”. Ferrari acredita que a lei é oportuna:

“Enfrentamos, como advogados criminalistas, uma série de violações que nos impedem de ter acesso a autos, exercer o direito à defesa, enfim, é uma Lei que nem precisaria existir, mas foi necessária para corrigir excessos”, justifica.

Presidente da Câmara assina contrato para reforma da futura sede Na manhã da última sexta-feira (10), o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Jesus (sem partido), assinou o contrato com a construtora VPP para a reforma da futura sede da Câmara, na região da Vila Augusta. Segundo Jesus, a expectativa é que até o final deste ano o novo prédio já esteja em condições de abrigar o Legislativo Guarulhense. O início das obras está previsto para acontecer já na próxima semana e custará pouco mais de R$ 12 milhões. Antes da assinatura, Jesus detalhou quais as mudanças serão realizadas no

prédio que pertencia à massa falida da empresa de Tapetes Lourdes e a economia resultante desta iniciativa. “Será um marco para a cidade de Guarulhos, que além da economia, receberá um prédio moderno e à altura do Legislativo. Quando a mudança ocorrer calculamos que a Câmara terá uma economia de mais de R$ 3,7 milhões por ano só com alugueis. Ou seja, em quatro anos, tempo de uma legislatura, a obra se pagará com a economia feita de cerca de R$ 12 milhões”, explica. Questionado se não teme que a obra

seja considerada eleitoreira, por acontecer em um ano de disputa eleitoral, Jesus foi enfático: “Nós, figuras públicas, não podemos nos apegar a isso. Se fazemos somos criticados. Se não fazemos também recebemos críticas. Por isso, estou focado e vamos fazer. Deixe que falem. O importante é que a Câmara terá sua casa própria e economizará um valor significativo.” VPP Para o Diretor da VPP Engenharia, Bassim Trabulse, a nova sede respeitará o que de mais moderno existe no conceito de construção sustentável. “Seguiremos todas as regras e normas vigentes. Será um prédio muito bem iluminado, com todas as fachadas em vidro. Também respeitará 100% as normas de acessibilidade. Ou seja: uma construção moderna e que atenderá a contento a população guarulhense”. Histórico Pertencente à massa falida da antiga empresa Tapetes Lourdes, o prédio foi

comprado, em 2011, pelo então presidente da Casa, Eduardo Soltur (PSB), por mais de R$ 14 milhões. Desde então, o local vinha sendo alvo de investigações por parte do Ministério Público.


Voz de Guarulhos Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

5

SAÚDE

Guti indica irmã do Secretário de Governo para assumir Ouvidoria do HMU Edna Sarlo, irmã do Secretário de Governo Edmilson Americano, está cotada para assumir a Ouvidoria do Hospital Municipal de Urgência (HMU). Comissionada desde julho de 2017, Edna atualmente exerce o cargo de Assessora de Diretoria na própria Ouvidoria, trabalhando nas dependências da Secretaria de Saúde. Oficialmente, a indicação partiu da Secretária de Saúde, Ana Cristina Kantsos. No entanto, fontes da prefeitura afirmam que a decisão partiu do prefeito Guti, que tem trabalhado para frear a forte atuação do Conselho Municipal de Saúde e amenizar os estragos causados pelas constantes e fundamentadas críticas e denúncias contra as condições de trabalho e atendimento no HMU. Edna é a terceira da família Sarlo a assumir um cargo em posto de desta-

que no governo Guti. Completam a casta na prefeitura o irmão secretário de Governo (o ex-vereador Edmilson Americano) e seu genro, o Diretor do Departamento de Transportes Internos (DTI), Ticiano Neves. Conselho Municipal pediu impugnação de conselheiros gestores da Saúde ligados ao governo Guti Em novembro de 2019, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Saúde, presidido por Rogério de Oliveira, oficializou a impugnação de Conselheiros Gestores de Unidades de saúde que foram eleitos. Os casos atingidos tratavam de servidores em comissão e efetivos que se elegeram para vagas de usuários, o que, segundo o presidente do Conselho, não é permitido pelo regimento. Entre os

nomes que foram eleitos como usuários mesmo fazendo parte do governo Guti estava o de Edna Sarlo, hoje cotada para assumir um dos cargos mais importantes no setor da Saúde. Denúncias As eleições para conselheiros de Saúde em 2019 foram marcadas por muitas discussões e até mesmo agressões físicas. No geral, muitas reclamações do uso da máquina pública na tentativa de eleger o maior número possível de pessoas ligadas ao governo. Fotos enviadas à nossa reportagem, na época, mostraram o que poderia ser o uso indevido de veículos da Proguaru para levar funcionários que votariam em nomes indicados pelo governo. No entanto, nossa reportagem não conseguiu confirmar as informações.

Comissão Eleitoral impugna conselheiros gestores da Saúde ligados ao governo Guti Decisão da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Saúde, presidido por Rogério de Oliveira, e publicada no Diário Oficial desta terçafeira (5), oficializou a impugnação de Conselheiros Gestores de Unidades de Saúde eleitos este ano. A decisão se baseou em Leis e Decretos que definem a função de Servidor Público. Os casos atingidos tratam de servidores em comissão e efetivos que se

elegeram para vagas de usuários, o que, segundo o presidente do Conselho, não é permitido pelo regimento. Com a decisão, as vagas serão assumidas pelos conselheiros suplentes. Entre os nomes que foram eleitos como usuários mesmo fazendo parte do governo Guti está Edna Sarlo, irmã do Secretário de Governo, Edmilson Americano. Além da ligação direta, parentes de servidores também correm o risco de terem o nome impugnado para assumir a função.

reportagem não conseguiu confirmar essas informações. Ativista política e da Saúde em Guarulhos, Rosália Tchiad comemorou a decisão. “Parabéns à comissão eleitoral. Os impugnados estavam utilizando as vagas que eram para conselheiros numa clara articulação do governo Guti na tentativa de abafar os erros que estão sendo cometidos na Pasta. E o pior, colocando pessoas sem conhecimento, o que infringe o regimento do Conselho de Saúde”, destaca.

Denúncias As eleições deste ano foram marcadas por muitas discussões e até mesmo agressões físicas. No geral, muitas reclamações do uso da máquina pública na tentativa de eleger o maior número possível de pessoas ligadas ao governo. Fotos enviadas à nossa reportagem mostram o que pode ser o uso indevido de veículos da Proguaru para levar funcionários que votariam em nomes indicados pelo governo. No entanto, nossa

Anulação Além da impugnação dos candidatos ligados ao governo, a comissão também definiu por meio da Resolução nº19/2019 anular as Eleições dos Conselhos Gestores das Regionais I, II, III e IV que foram realizadas fora do período de 01/11 à 5/11/2019. Por determinação do governo, a escolha nestes locais aconteceu no dia 25 de outubro, o que infringiu mais uma regra do regimento do CMS.


6

Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

CIDADE

Anistia de juros e multas de até 80% termina no fim do mês O munícipe que possui dívidas com o município ou o Saae Guarulhos, vencidas até o fim de 2018, tem até o dia 31 de janeiro para obter até 80% de descontos sobre juros e multas através da terceira e última fase do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), conhecido como anistia. Neste ano, além de parcelar a dívida principal, é possível dividir também os custos dos honorários advocatícios da negociação. Para aderir ao PPI o morador deve comparecer a uma unidade de atendimento da Rede Fácil. Pessoas físicas devem levar RG e CPF, número do IPTU ou de cliente do Saae presente no boleto. Caso não seja proprietário, deve apresentar documento do imóvel, como escritura. Já pessoas jurídicas devem

Processo de modernização de semáforos prossegue em vários pontos da cidade

comparecer com CNPJ, contrato ou procuração legal. Terceira fase A porcentagem de descontos sobre as dívidas depende da somatória de parcelas negociadas:

Para propiciar maior segurança a motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas, a Prefeitura de Guarulhos prossegue com a substituição de semáforos em vários pontos da cidade, além da troca de lâmpadas incandescentes pelas do tipo LED. Até terça-feira (14) já foram trocadas mais de 1,7 mil lâmpadas em cerca de 50 pontos do município. O trabalho não é somente de substituição de lâmpadas, mas sim de todo o equipamento quando isso se faz ne-

cessário. Foi o que aconteceu na noite da terça-feira (14), quando dois foram trocados: o da avenida Bartolomeu de Carlos com rua a Dona Tecla, no Jardim Flor da Montanha, além do localizado na avenida Paulo Faccini com a travessa do Rosário, no Macedo. A nova tecnologia das lâmpadas de LED oferece maior potência de iluminação, com cores mais intensas e maior grau de visibilidade, além de reduzir o consumo de energia elétrica.

ECONOMIA

O que está em jogo na reforma tributária? Desde os sumérios (4.000 a.C), egípcios (3.000 a.C.), romanos (800 a.C), gregos (477 a.C), passando pelo feudalismo até as revoluções burguesas inglesa (1688), francesa (1789) e Brasil desde a colonização, a questão tributária foi e é a expressão de lutas entre uma minoria que controla a riqueza e a maioria que não a tem. E essa luta ficará mais decisiva já a partir de fevereiro no Congresso Nacional, que definirá qual a natureza da reforma tributária o Brasil (quem paga, quem se beneficia e quem será “esfolado”). O desenvolvimento das forças produtivas do capitalismo brasileiro necessita de reforma tributária estrutural econômica e socialmente justa que efetive a simplicidade; produtivida-

de; competividade; desburocratização; redução de custos de produção; induza o crescimento e o desenvolvimento; combata a desigualdade social; promova a equanimidade; adote a progressividade tributária; distribua renda através dos serviços públicos; avance em cima dos que tem capacidade contributiva ociosa; erradique a pobreza; ataque o desenvolvimento desigual regional e redefina a repartição do bolo tributário entre os entes federativos (municípios, estados e União). A PEC 45 não mexe com a carga tributária brasileira, mas simplifica sua estrutura por meio de um novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificaria os federais ICMS, PIS e COFINS, o estadual ICMS e o municipal ISS. É uma medida necessária, mas insuficiente, pois não

mexe com a minoria endinheirada. É preciso, pois, regulamentar o Imposto Sobre Grandes Fortunas e Heranças; acabar com a isenção do Imposto de Renda sobre Lucros e Dividendos; aumentar o Imposto Territorial Rural (ITR); criar o Imposto sobre os Bens Supérfluos e de Luxo (o IPVA, por exemplo, não é cobrado de quem possui lanchas, iates, navios, “jet skis”, jatinhos, aviões, helicópteros); corrigir a tabela do Imposto de Renda (defasada em 104%) e aumentar a sua progressividade com a criação de novas faixas e alíquotas e combater a sonegação. Numa entrevista (Infomoney 05/01/2020), o dono da segunda maior fortuna mundial (US$ 113,7 bilhões), Bill Gates (64), o da Microsoft, defendeu um sistema tributário mais justo.

“É por isso que sou a favor de um sistema tributário no qual, se você tiver mais dinheiro, paga uma porcentagem maior de impostos. E acho que os ricos devem pagar mais do que atualmente, e isso inclui Melinda e eu.”, afirmou o bilionário de 64 anos. É um belo princípio que o Congresso Nacional pode adotar, mas a cidadania deve entrar em campo e pressionar, pois está em jogo o seu bolso e o futuro de cada um de nós, das futuras gerações e do Brasil.

EDUARDO ROCHA Economista


Voz de Guarulhos Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

7

EMPRÉSTIMO

Prefeito Guti vai a Brasília pedir mais de R$ 400 milhões para obras de macrodrenagem na cidade

Nesta segunda-feira (13), o prefeito Guti, acompanhado do secretário de Governo, Edmilson Americano, esteve em Brasília pedindo a liberação de empréstimo de US$ 90 milhões de dólares ou, aproximadamente R$ 400 milhões, do Banco de Desenvolvimento da América Latina, antiga Corporação Andina de Fomento (CAF). A notícia foi dada em primeira mão pela nossa reportagem antes mesmo do projeto ir à votação na Câmara Municipal, processo normal para este tipo de transação. Agora o documento que trata das regras do empréstimo aguarda votação no Senado Federal, já que neste caso se trata de uma operação de crédito externa.

O projeto, que detalha a destinação da verba foi entregue nas mãos do diretor José Rafael Neto, que “prometeu agilidade nos processos para a liberação dos recursos, a fim de que a cidade possa licitar e dar início às obras”. Caso seja liberado, o dinheiro servirá para implementar ações de combate a enchentes e ampliar o sistema viário nos bairros do entorno do Rio Baquirivu. O prefeito Guti agradeceu ao representante do bando internacional e mostrou otimismo quando à reivindicação. “Quando chove, infelizmente, por mais de décadas, a cidade sem uma infraestrutura adequada acaba afetando demais o dia a dia dos moradores de

Guarulhos. Sabemos que temos um caminho árduo, até o projeto passar pelo Senado Federal, mas não tenho dúvida que seremos exitosos, pois tem muita gente se empenhando para que isso aconteça”, afirmou. Já Americano destaca o bom trabalho feito pela equipe da prefeitura. “ Nossa proposta é séria e bem detalhada, e após ser aprovada pela CAF e pelo Senado Federal, viabilizará o início de obras fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento social e econômico de diversos bairros. Meus agradecimentos a todas as Pastas e funcionários que se envolveram com empenho na concretização de nossa proposta, e em especial ao Prefeito Guti, pelo respaldo, entusiasmo e confiança”, disse.

altamente negativa. “Isentar empresas de ônibus que já cobram um absurdo nas passagens é achar que a população é idiota. Veja bem os vereadores que irão aprovar esse projeto e risque-os das eleições de 2020. Qual a contrapartida? O povo irá pagar a conta com certeza”, ressalta o internauta Marcos Freitas.

Mesmo endividada, prefeitura quer dar isenção de ISS para empresas de ônibus Curiosamente, o pedido de empréstimo acontece pouco mais de uma semana após o próprio prefeito enviar ao Legislativo outro pedido, dessa vez para conceder isenção de mais de R$ 5 milhões em ISS para empresas de ônibus que operam em Guarulhos. O projeto segue em tramitação na Câmara de Vereadores e deverá ir à votação nos próximos meses. A iniciativa nas redes sociais tem sido

Defesa Civil orienta sobre cuidados em situação de emergência A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) alerta sobre a possibilidade de chuvas dentro dos próximos dias e os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes durante temporais. Os agentes da Compdec atuam 24 horas em prol da prevenção de desastres naturais e no atendimento de ocorrências. Para acioná-los, basta telefonar para o número 199. A primeira orientação é que o munícipe residente de áreas de risco fique por dentro da previsão meteorológica.

Por meio do serviço de SMS da Defesa Civil Estadual é possível receber mensagens de texto gratuitamente em seu celular sobre os riscos de chuvas. Basta enviar um SMS para o número 40199 informando o CEP em que reside para se cadastrar no sistema. Ao saber da possibilidade de chuvas e enchentes: • Coloque o lixo em local alto e seguro, para evitar entupimento de bueiros e galerias; • Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados

e em local protegido; • Desligue aparelhos eletrônicos; • Feche as portas, janelas, a válvula do botijão de gás e o registro de água; • Erga os móveis, eletrodomésticos, colchões e roupas; • Coloque o uniforme e o material escolar das crianças em uma mochila e separe os remédios de uso contínuo; • Tire os animais de estimação de casa; Durante a enchente: • Evite contato com a água; • Caso o nível da água suba, desligue a

chave geral, pegue a mochila e os remédios e vá para um local seguro; • Evite voltar para a casa até a água baixar. Após a enchente: • Tome cuidado, cheque se a casa não corre risco de desabar! Em caso de dúvidas, contate a Defesa Civil pelo telefone 199; • Utilize botas de borracha para realizar a limpeza da residência; • Lave objetos que tiveram contato com a água da enchente; • Evite comer ou beber alimentos que tiveram contato com a inundação.


8

Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

ESPORTES

Bosque Maia terá treino aberto e aula grátis com atletas do Vedacit Vôlei Guarulhos

Nesta sexta-feira (17), das 10h30 às 16 horas, quem passar pelo Bosque Maia, na região central, poderá conhecer o time oficial Vedacit Vôlei Guarulhos, que representará a cidade na disputa por uma vaga na Superliga A de vôlei masculino. Além disso, quem se interessar poderá realizar atividades com os craques da equipe. Atletas renomados como o levantador e capitão do time, Sandro Barbalho, vencedor da Liga Mundial 2010, e o ponteiro Thiago Alves, medalha de prata na Olimpíada de Londres, em 2012 estarão presentes para alegrar os guarulhenses. Para participar, basta ter mais de seis anos e chegar com uma hora de antece-

dência e fazer a inscrição no local. A equipe profissional de vôlei masculino Vedacit Vôlei Guarulhos, conquistou uma das oito vagas na Superliga B 2020, e faz sua estreia no certame nacional nessa temporada. O time mandará seus jogos no Ginásio da Ponte Grande, que já está sendo preparado para receber os jogadores e torcedores. O Vedacit Vôlei Guarulhos tem categorias de base Sub 19 e Sub 21 para fortalecer o desenvolvimento da modalidade na cidade e no Brasil. Para manter o projeto, a líder no mercado de impermeabilização, investirá R$ 5 milhões em dois anos. Confira a programação: 11h30 - treino aberto Vedacit Vôlei Guarulhos 14h - Aulão com professores da Academia Twelve Performance 15h - Aula aberta de Vôlei com os campeões Sandro Barbalho e Thiago Alves

Hérkules-Guarulhos inicia pré-temporada com acampamento no CEU Jardim Cumbica

As equipes de base, infantil e cadete do Hérkules-Guarulhos iniciaram, nesta quarta-feira (15), os preparativos para a temporada 2020. Os trabalhos continuam até o dia 18. Os atletas e comissão técnica participarão de um acampamento no CEU Jardim Cumbica, com quase cem pessoas participando da atividade. No encerramento, todos os participantes receberão certificado. O cronograma do evento conta com palestras e formações, treinos, torneios e atividades recreativas durante os quatro dias. O ex-técnico da Seleção Brasileira, Washington Nunes, terá uma participação importante nessa vivência, trazendo o conhecimento dos acampa-

mentos organizados para a Seleção. Para Alexandre “Zuza”, técnico do Hérkules-Guarulhos, a expectativa para os resultados desse projeto é grande. “Esperamos um melhoramento técnico expressivo por conta dessa imersão e trabalharemos com uma equipe multidisciplinar dedicada a oferecer possibilidades de um grande salto na evolução dos atletas”, analisou. O primeiro compromisso do Hérkules-Guarulhos em 2020 já está marcado: as equipes viajam nos próximos dias para participar da competição Barra Bonita Handball Summer Cup, que entra em sua 15ª edição na Estância Turística de Barra Bonita, interior de São Paulo.


Voz de Guarulhos Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

9

CINEMA

O escândalo

1917

Lançamento - 16 de janeiro

Lançamento - 23 de janeiro Duração - 1h 59min Gênero - Drama, Histórico, Guerra Direção - Sam Mendes Elenco - George MacKay, DeanCharles Chapman, Mark Strong Nacionalidades - Reino Unido, EUA

Duração - 1h 54min Gênero - Biografia, Drama Direção - Jay Roach Elenco - Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie

Sinopse Os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar seus colegas de batalhão.

Nacionalidade - EUA Sinopse Um gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, Roger Ailes (John Lithgow) tem seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho. ENTRETENIMENTO

LIVRO

Chucky, o Brinquedo Assassino vai ganhar série de TV

Depois de ganhar (mais) uma nova versão nos cinemas na voz de Mark Hamill, chegou a hora do Brinquedo Assassino conquistar também as telinhas. De acordo com a Variety, o criador da franquia original do Chucky, Don Mancini, está desenvolvendo uma obra episódica com parceria de David Kirschner, no canal Syfy. “O personagem criado por Don e David assusta o público há 30 anos. Estamos animados para novamente colaborar com Nick [Ancosta, o pro-

dutor] e o estúdio UCP nessa nova série do Syfy. Estamos incrivelmente orgulhosos por trazer Chucky para a televisão pela primeira vez com seus criadores”, falou Chris McCumber, presidente da emissora. Ainda não há informações a respeito do enredo e da data de lançamento. Ano passado o personagem ganhou um reboot nos cinemas, estrelado por Aubrey Plaza e Brian Tyree Henry, e a parte do ocultimo foi retirada, dando uma versão mais tecnológica à história.

Best-seller do New York Times, uma reportagem corajosa e desafiadora sobre os problemas que o século XXI enfrentará por conta do aquecimento global. É pior, muito pior do que você imagina. O ritmo lento atribuído à mudança climática é um mito; talvez tão pernicioso quanto aquele que nega sua existência por completo. Mortes por calor, fome, enchen-

tes, queimadas, queda da qualidade do ar, desertificação, colapso econômico... Essa é só uma amostra do que está por vir. E a mudança acontecerá muito rápido. Se não revolucionarmos por completo o modo como vivem bilhões de seres humanos, partes extensas do planeta se tornarão inabitáveis, e outras serão inóspitas, ao fim deste século que vivemos. Nesta projeção do nosso futuro próximo, David Wallace-Wells joga luz sobre os problemas climáticos que nos aguardam: falta de alimentos, emergências em campos de refugiados, enchentes, destruição de florestas e desertificação do solo. Mas ele também fala de mudanças políticas e culturais que afetarão o mundo ainda neste século ― uma mudança radical na forma como entendemos a vida. A terra inabitável é uma história da devastação que trouxemos a nós mesmos, e também um chamado à ação.

Capa comum: 384 páginas Editora: Companhia das Letras Edição: 1 Idioma: Português ISBN-10: 8535932399 ISBN-13: 978-8535932393


10

Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

HORÓSCOPO

CAÇA-PALAVRA

Aquário 20/01 a 18/2 - Não adianta querer resolver o futuro se você não consegue lidar com o presente. Antes de dar um grande passo, tenha certeza de que sua vida está de fato organizada. Mantenha-se alerta para ouvir cada proposta e estar atento a cada novidade. Olhe sempre para dentro antes de resolver. Peixes 19/2 a 20/3 - Um período mais fluido e ótimo para cuidar de seu corpo e imagem. Aproveite para repensar algumas coisas e descartar o que não faz mais sentido em sua vida. Foco nos novos projetos de trabalho, sempre escolhendo as companhias e parcerias mais certas para você. Priorize suas próprias necessidades. Áries 21/3 a 19/4 - O foco é nos temas de trabalho, mas é importante saber com quem está lidando e qual a dinâmica de cada uma de suas relações. Período intenso para você, por isso, não dá para esperar demais dos outros. Não pressione ninguém. Evite as discussões que podem surgir pelo simples fato de não concordar. Touro 20/4 a 20/5 - Momento de ansiedade e tensão. E será preciso ter uma boa válvula de escape para não explodir. Não dá muito para esperar que alguém resolva as coisas para você. Sua rotina também pode ficar meio caótica e talvez seja preciso mudar a agenda para se adaptar aos contratempos que podem surgir. Paciência é a palavra. Gêmeos 21/5 a 20/6 - Dias intensos e cheios de imprevistos. O céu pode te trazer situações desafiadoras, levar algumas coisas até o seu limite. É importante aproveitar cada acontecimento para repensar os rumos e prioridades. Evite as brigas priorizando o diálogo ou o silêncio, quando for impossível conversar. Câncer 21/6 a 22/7 - Suas relações ganham intensidade. Especialmente amor e família pedem atenção. Mas não sofra, nem faça drama. É hora de assumir uma postura mais madura, encarar a realidade e ter todas as conversas que precisa ter. Talvez venha algum conflito entre vida pessoal e trabalho. Leão 23/7 a 22/8 - Será fundamental organizar melhor sua rotina. Caso contrário, você pode se estressar e sua saúde também pode sofrer com isso. As conversas tendem a ser mais carregadas de tensão. Tente ouvir mais e falar só o necessário, escolhendo muito bem as palavras. Repense seus hábitos, você precisa de mais saúde. Virgem 23/8 a 22/9 - Cuidado com os gastos extra. E evite fazer coisas que possam ser imprudentes, impulsivas ou arriscadas. Você pode viver situações extremas, intensas, desafiadoras, e precisará usar sua criatividade para não se estressar demais. Cuidado com as brigas em família. Não é hora de resolver assuntos não urgentes. Libra 23/9 a 22/10 - Emoções e nervos à flor da pele. Por isso, toda paciência e atenção. Dê tempo ao tempo, respeite seus limites e não ceda às pressões alheias. Mas também não é para pressionar nem cobrar nada de ninguém. Assuntos de família podem ser os mais estressantes nesse momento. Não sofra pelas incertezas da vida. Escorpião 23/10 a 21/11 - Muita coisa chega ao limite, muitas saem do controle. Isso é para que você repense, relaxe, aprenda a ter fé e deixar fluir. O céu do momento pede mais introspecção, reflexões, espiritualidade e meditação. Conversar com bons amigos pode ser uma ótima forma de colocar a cabeça no lugar. Sagitário 23/11 a 21/12 - Não adianta, sagitariano, 2020 é ano para colocar a vida em ordem e isso já começou. Aproveite o momento para cuidar das burocracias, organizar papéis e documentos, cuidar da vida financeira. Planeje mais, tendo metas mais claras, prioridades, sabendo onde deseja chegar. Não perca o foco. Capricórnio 22/12 a 19/1 - Esse momento de vida é muito importante para você. Não se desvie do que precisa de fato fazer. É hora de seguir firme e forte pelo caminho, sem deixar que a insegurança ou outras opiniões abalem você. Foco do momento pode ser a carreira e é hora de se organizar melhor para não se sobrecarregar.

Solução na página 9

ENTRETENIMENTO

Dwayne Johnson vai estrelar série sobre sua vida Se você já assistiu mais de dez filmes na vida, é muito provável que algum deles tenha a presença de Dwayne Johnson — caso sejam de ação, esse número sobe ainda mais. Brincadeira! Mas um fato é que o musculoso astro carismático tem dominado cada vez mais o número de grandes lançamentos e criando uma persona bastante única e especial dentro da indústria. E agora, de acordo com o Deadline, a NBC deu sinal verde para a produção de Young Rock, nova série focada na vida do ator, passando por momentos que vão desde o seu início na carreira de lutador de WWE até os novos rumos artísticos que o levaram, enfim, para o estrelato nas telonas. Mesmo ainda sem informações mais concretas sobre o elenco, The

Rock aparecerá em todos os episódios! Concebida por Nahnatchka Khan (Um Maluco no Pedaço) e seu colaborador recorrente Jeff Chiang, Young Rock seguirá o mesmo estilo narrativo de Todo Mundo Odeia o Chris, contada quase que de forma antológica. Apostando alto na produção, estão a Universal Television e a Seven Bucks Productions, em parceria com o próprio Dwayne. Ainda não há previsão de lançamento.


Voz de Guarulhos Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

11

CULTURA

Arte ecoa no Jardim Soberana com a sexta edição do “Sarau da Quebrada” Entusiastas da cultura e moradores da região se reúnem neste sábado para apresentar suas expressões artísticas ao ar livre Por João Perreka

A sexta edição do Sarau da Quebrada acontece neste sábado (18), a partir das 15 horas na Praça Estrela no Jardim Soberana, com apresentações de música, dança, poesias e toda forma de expressão artística. O Sarau da Quebrada começou suas atividades em 2017, com duas edições por ano e em datas esporádicas acontecem em outros locais. Segundo Erica, uma das organizadoras do Sarau, o evento tem como intuito valorizar o artista da periferia: “O Sarau da quebrada é como um ato de resistência e para

mostrar tudo àquilo que produzimos em nossas quebradas”. O evento é aberto ao público e artistas que querem apresentar seus trabalhos ou manifestação em forma de arte. O Sarau da Quebrada é realizado por jovens do Jardim Soberana e região, sem patrocínio, organizado de forma coletiva e segundo os organizadores como ato de resistência. Serviço Sarau da Quebrada 18 de janeiro, a partir das 15 horas Praça Estrela – Jardim Soberana Grátis

Foliões realizam primeiro Grito de Carnaval de 2020 neste domingo no Bosque Maia

Música, alegria e ritmos empolgantes marcam o primeiro Grito de Carnaval de 2020, que neste domingo (19), a partir das 12 horas, promete encher o Bosque Maia com cores especiais. O Grito de Carnaval é uma iniciativa da Uniblocos e conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos para perpetuar a tradição e a festividade no município. O evento tem entrada gratuita e a participação é livre para toda a família. Além de valorizar a participação popular e a organização da sociedade civil em blocos carnavalescos, o evento reúne associações e grupos artísticos dedi-

cados ao Carnaval de rua em Guarulhos. Nos últimos anos, a Uniblocos vem fomentando a realização dos famosos bloquinhos em diferentes regiões da cidade, desenvolvendo laços de amizade nos bairros e alcançando, cada vez mais, participantes cativos, satisfeitos e envolvidos com a festa. Dentre os blocos de rua que fazem parte da Uniblocos estão Delega, Piores do Ano, Fanfarrões, Bem Dito, Pescakinada, Unidos dos Meus Ovos, Jacaré de Teta e Minduca. Serviço Grito de Carnaval 2020 Data: domingo, 19 de janeiro, das 12 às 17 horas Local: Bosque Maia (Tenda Branca). Avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro Entrada gratuita


12

Guarulhos, de 16 a 22 de janeiro de 2020

Profile for Rodrigo de Sousa

Voz de Guarulhos  

Já está nas ruas e redes sociais a mais recente edição da Voz de Guarulhos. Leiam. Curtam e compartilhem. Aqui a Informação tem Credibilid...

Voz de Guarulhos  

Já está nas ruas e redes sociais a mais recente edição da Voz de Guarulhos. Leiam. Curtam e compartilhem. Aqui a Informação tem Credibilid...

Advertisement