Design - História, Teoria e Prática do Design de Produtos

Page 70

67

DA B O A e ORMA À ARTE 00 OESIG N

a retrabalhar objetos de uso. Especialmente móveis e objetos domésticos foram assunto preferido de reflexão e de produção artística. As cadeiras de Gerrit T. Rietveld, mesa do silêncio de Constantin Brancusi, os objetos de Mareei Duchamp, os quadros de objetos surrealistas de René Magritte, o sofá Mae West de Salvador Dali, a mesa com pés de pássaro de Meret Oppenheim, a mesa verde de Allen Jones, as instalações de Kienholz e Segal. Claes Oldenburg e David Hockney, Timm Ulrichs, Wolf Vostell, Gunther Uecker, Daniel Spoerri, Joseph Beuys, Richard Artschwager, Mario Merz, Franz Erhard Walther, Donald Judd e o atual Tobias Rehberger e muitos outros se ocuparam de objetos de uso. Não se tratava de uma aproximação com o design, mas mu ito mais um estranhamente dos produtos, uma infra-estruturação dos objetos. uma transformação de paradoxos,

A frase multifacctada utilizada

nos anos 70 como título de urna exposição formuiDda por Lucius Burckho rdt .. Dcsign é invis,vel ..

é freqüentemente conttafiada p e la expressão boba .. Oesign

é arte, que se fez útil'' - um desservtço tento para a arte como para o design . _ _ U TA BRANDES. 1998

parafraseamentos, quebras ou fragmentos: "Peças de mobiliário de artistas contêm a possibilidade do uso, mas esta não é a sua principa l intenção. Sua qualidade não depende de seu grau de conforto, do espaço das prateleiras ou da ergonomia da forma" (Bochynek, 1989). Franz Erhard Walther, um dos artistas mencionados, que também já atuou no campo dos objetos, uma vez respondeu simp lesmente à pergunta sobre o que poderia aprender do design: "Nada!". Isto, porém, mudou muito e de forma decisiva nos anos 90: o design se tornou uma disciplina cultural fundamental, que agindo de maneira global, influência a arte mais do que o contrário . Conceitos abrangentes, como a Loja Prada em Nova York (Projeto: Rem Koolhaas) ou em Tóquio (Projeto: Herzog & de Meuron), influenciaram em grande parte a criação de esti los (Prada Aoyama Tóquio, 2003) .

Arte c Ocsign são mundos d e discursos diferentes. A primeira

se apóia na auto- referência individual . o Ultimo na r esolução

de problemefs sociais.

_ _ GUJ BONSJEPE. 2002


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.