Issuu on Google+

Ano XII - Edição 125 - Passos - MG - Junho 2014

PENTECOSTES; NOVIDADE, HARMONIA E MISSÃO!

Só o Espírito Santo “pode suscitar a diversidade, a pluralidade, a multiplicidade e, ao mesmo tempo, realizar a unidade”, disse o Papa Francisco. O Espírito Santo vem e passa a habitar a vida do crente trazendo novidade, harmonia e missão. Somos, pela novidade, impulsionados a germinar e crescer na comunhão com a comunidade. Do Pentecostes adentramos uma grande novidade que harmoniza a vida, nos levando a lutar no amor testemunhal de nosso batismo Crisma. “Recebei o Espírito Santo” diz Jesus em Pentecostes. Com essa graça, somos impulsionados a viver a missão. Cultivemos as sementes adquiridas dos dons do Espírito Santo e tenhamos a mesma coragem

dos discípulos que deram testemunho com a vida. Façamos de nossa missão o verdadeiro Pentecostes em nossa Paróquia e tenhamos a Sabedoria, a Inteligência, a Fortaleza, o santo Temor de Deus, o Conselho, a Piedade e a Ciência. O Papa em suas sábias palavras diz que “O Espírito Santo é a alma da missão”, é Ele que impulsiona a Igreja, que faz os fiéis entrarem no mistério do Deus vivo. Portanto abramos nossos olhos e vistamos a couraça da luz, anunciando com destemor o Evangelho. Pe. Gilmar Antônio Pimenta Vigário Paroquial


Informativo Paroquial - Junho 2014 - 2

CAMINHADA PAROQUIAL

Coroação de Nossa Senhora da Penha nos 156 anos de Passos.

Junho... mês de grande riqueza na liturgia. Adentramos o mês celebrando a Ascensão do Senhor. A Ascensão concretiza a etapa final da revelação do plano de amor de Deus, em favor do homem. É um ato salvífico de Deus, que integra a Páscoa definitiva da humanidade em Cristo, iniciada com a anunciação do anjo a Maria. A cada segundo a seu lado, descubro uma nova razão de viver.

Neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, que o seu Amor possa nos fortificar cada dia mais e nos torne discípulos Missionários. Pentecostes: O Espírito Santo que recebemos nos lança pelo mundo a anunciar com convicção e credibilidade, que uma força nova pode fazer novas todas as coisas e renovar a face da terra. Cada segundo a seu lado, descubro uma nova razão de viver. Neste mês do Sagrado Coração de Jesus, que o seu amor possa nos fortificar cada dia mais. Celebramos a Santíssima Trindade e, como nos diz Santo Agostinho: “O mistério da Santíssima Trindade cristã é o mistério do amor Divino. Você vê a Santíssima Trindade, se você vê o Amor (Deus é Ágape).” Sairemos às ruas na Festa do

Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). “Este pão é Jesus. Alimentarnos dele significa receber a própria vida de Deus, abrindo-nos à lógica do amor e da partilha”. - São João Paulo II. Iremos celebrar em junho, mês das Festas juninas, Santo Antônio, o Santo da Partilha do Pão o Santo das Pregações; São João Batista o Precursor de Cristo Jesus, o que batiza o próprio Autor do Batismo; São Pedro (Rocha) e São Paulo (Palavra), colunas que edificam e sustentam a Igreja. Junho... Que seja um mês de muitas bênçãos a todos nós! Um fraterno abraço do padre e irmão de caminhada.

Pe. Francisco Clóvis Nery Pároco

NOVENA DE PENTECOSTES Capela Nossa Senhora da Penha 30 de Maio à 07 de Junho de 2014 “No dia do Pentecostes, os Apóstolos - e juntamente com eles aquela que era a primeiríssima Igreja - saíram daquele cenáculo pascal; e imediatamente se encontraram no meio do mundo sujeito ao pecado e à morte; e encontraram-se aí com o testemunho da Ressurreição”. (São João Paulo II)

Programação: Santa Missa na Capela da Penha às 19h. 30/05 - 6ª feira- Comunidade Capela: Dom Sabedoria. 31/05 - Sábado - Comunidade Santo Antônio: Dom Entendimento. 01/06 - Domingo: - Comunidade São Luis: Dom Conselho. 02/06 - 2ª feira - Comunidade N. S. Guadalupe: Dom Fortaleza. 03/06 - 3ª feira - Santuário: Dom Ciência. 04/06 - 4ª feira - Terço dos Homens: Dom Piedade. 05/06 - 5ª feira - Comunidade Capela: Dom Temor de Deus. 06/06 - 6ª feira - Comunidade Capela: A Unidade dos Cristãos e a Unidade Paroquial. (Santuário). 07/06 - Sábado: Vigília de Pentecostes - nível cidade de Passos, no CAPP, às 19h. 08/06 - Pentecostes - Nas Comunidades da Paróquia.


Informativo Paroquial - Junho 2014 - 3

FESTA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA Igreja Santo Antônio - Cohab IV 08 a 13 de Junho “É viva a Palavra quando são as obras quem falam.”

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA 08/06 - Domingo: - Missas às 9h30 e às 17h30 09h30 - Bênção das Crianças 17h30 - Bênção dos Jovens

PROGRAMAÇÃO SOCIAL 08/06 - Domingo: -2ª Feijoada dos MECE’S, na Quadra ao lado da Igreja Santo Antônio. À partir das 10h - Serviço de Bar e Show de Prêmios. Convites também de marmitex. Valor R$12,00

09 à 12/06: Segunda-feira à Quinta-feira às 19h30 09/06 - Segunda-feira: Bênção das Pastorais e Movimentos. 10/06 - Terça-feira: Bênção das Viúvas 11/06 - Quarta-feira: Bênção das Famílias 12/06: Quinta-feira: Bênção dos Casais e dos Namorados 13/06 - Sexta-feira: Dia de Santo Antônio - Santa Missa às 6h, após Exposição do Santíssimo Sacramento e da Relíquia de Santo Antônio até as 19h. - 19h30: Solene Missa de Santo Antônio. - Bênção dos Pães de Santo Antônio

09 a 13/06 - Segunda-feira a Sexta-feira: - Após a Missa ao lado externo da Igreja - Barraquinhas com comidas típicas do mês junino. - Apresentação da Dança da Quadrilha e Casamento Caipira.

(Renda em prol de melhorias na Comunidade Santo Antônio e parte da pintura interna do Santuário)

TRÍDUO EUCARÍSTICO NA CAPELA DA PENHA E SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI “A Eucaristia é o nosso tesouro mais precioso. Ela é o sacramento por excelência; introduz-nos antecipadamente na vida eterna; contém em si todo o mistério da nossa salvação; é a fonte e o ápice da ação e da vida da Igreja”. Papa Emérito Bento XVI.

16 a 18 de Junho: Santa Missa às 06h, exposição do Santíssimo Sacramento até às 19h e Santa Missa às 19h30.

19 de Junho: Solenidade de Corpus Christi: Procissão saindo da Capela da Penha às 9h até o Santuário, seguido por Santa Missa.

O CAPP precisa de nossa ajuda! Eucaristia é Partilha! No dia de Corpus Christi faremos uma coleta de alimentos para esta obra que já conta com 45 anos de existência em nossa cidade. Os alimentos serão recolhidos em frente à Capela e no Santuário. Todas as Paróquias da cidade ficaram responsáveis por angariar os recursos um mês do ano e nossa Paróquia é responsável no mês de junho. Colabore arrecadando os alimentos em sua família, setores, pastorais e movimentos.


Informativo Paroquial - Junho 2014 - 4

FESTA EM LOUVOR À SÃO JOÃO BATISTA Comunidade Rural São João 20 a 24 de Junho de 2014 PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA 20/06 (Sexta-feira) e 21/06 (Sábado): Santa Missa às 19h30. 22/06 (Domingo): Missa Sertaneja - Coral da Paróquia Nossa Senhora das Graças às 17h. 23/06 (Segunda-feira): Bênção da fogueira de São João - Bênção das Velas às 19h30. 24/06 (Terça-feira): Natividade de São João Batista - Santa Missa às 19h30.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

Serviço de bar, show de prêmios, música e muita animação!

Festeiros: 20/06 (Sexta-feira): Comunidade São João, Comunidade Santo Expedito e São Pedro Claver, Penha e Grupo Santíssima Trindade, Comunidade Mãe Rainha (Condomínio Luciana) e devotos de São João. 21/06 (Sábado): Comunidade São João, Vanderlei / Ailton e Comunidade Santo Antônio, Lúcia Caetano e Comunidade Capela, Edisa e Guadalupe, Comunidade Rural Santa Rita e devotos de São João. 22/06 (Domingo): Comunidade São João, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Miria e Comunidade Santuário, Fátima Muzetti e Comunidade São Luís e devotos de São João. 23/06 (Segunda-feira): Show de Prêmios - Comunidade São João, Geilton e MECE's da Paróquia e devotos de São João. 24/06 - São João Batista - Confraternização (Levar quitandas, salgados, suco e refrigerante para a partilha).

CENTRO DE PASTORAL SAN TANA EM FASE DE CONCLUSÃO E SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PENHA RECEBERÁ PAINÉIS Nossa Paróquia merece um Centro de Pastoral digno, ao lado da Capela da Penha que está completando 150 anos. Com as graças de Deus, de Nossa Senhora da Penha e de Sant' Ana, ele será reinaugurado no dia 26 de julho, dia de São Joaquim e Santa Ana - Dia dos Avós. Estamos trabalhando com muita dedicação e determinação para que tudo fique pronto. Não tem sido fácil devido ao seu tamanho, à precariedade que se encontrava, à falta de recursos... Tivemos que transformá-lo, digamos, reconstruí-lo. Contamos com renda de eventos diversos, com o dízimo, coletas, doações e sobretudo, confiando na Providência Divina: "Deus provê, Deus proverá! Sua misericórdia não nos faltará!" Para ajudar nos gastos estamos fazendo a Campanha das Tintas para ajudar na pintura, mas a doação ainda foi pequena... Somado a isso, alguns pontos do nosso Santuário, partes danificadas, precisarão de nova pintura após a execução dos painéis que serão aplicados em breve. Colabore também! O seu nome será inscrito no Livro dos Devotos e, todo dia 08, na Novena Perpétua de Nossa Senhora da Penha, será apresentado no altar do Senhor. Acompanhe alguma das imagens dos painéis bíblico-catequéticos ainda em fase de execução. Nosso muito obrigado! Deus o abençoe!


Informativo Paroquial - Junho 2014 - 5

HISTORINHAS PARA PENSAR O bem que o inimigo faz Os dois amigos já estavam na estrada fazia algumas horas. Tinham se alternado na direção do carro várias vezes e cada hora um puxava um assunto para manter a atenção do motorista e fazer o tempo passar mais rápido do que a paisagem lá fora. Mas os assuntos foram raleando até que os dois se calaram. Então, a frase do para-choque traseiro de um caminhão provocou o motorista. - Motivo errado. O outro voltou o olhar para o amigo. Não havia entendido a frase, que atropelara seu pensamento perdido no panorama lá fora. - O que foi? - A frase no para-choque do caminhão aí da frente – explicou o motorista, fazendo um movimento com o queixo, apontando ao companheiro de viagem o que tinha motivado seu comentário. Estava lá a frase: “Que meus inimigos tenham vida longa, para testemunhar a minha vitória”. O carona deu com os ombros. - Está desejando bem aos inimigos. Jesus não disse que devemos amar nossos inimigos? (Lc 6.27-28, 32-36) O motorista balançou a cabeça em várias direções, uma mistura de sim e não. - É... – disse - Mas isso aí não é amar. É vingar. Tem no fundo um sentimento de satisfação, de prazer em ver a frustração do outro. É uma forma de pisar no adversário, psicologicamente. É ou não é? Como o caminhão entrou em um autoposto, eles acabaram seguindo o exemplo para abastecer o carro, esticar a perna, tomar um cafezinho. E o assunto continuou no balcão da lanchonete, enquanto tomavam um cafezinho fumegante e comiam uma imitação sofrível de pão de queijo. - Está aí uma coisa difícil: amar o inimigo – opinou o carona. - Para mim, é sabedoria pura. É o mais lógico. Embora difícil, porque somos muito passionais – disse o motorista. - Que lógica existe em amar o inimigo? – provocou o outro.

“Que meus inimigos vivam, até que possam se tornar meus amigos, e saborear comigo a vitória”

- Quem vive melhor: aquele que é cercado de amigos, ou aquele que é cercado de inimigos? - Viver cercado de amigos é melhor, evidente. - Portanto, o que resta à pessoa fazer, senão transformar inimigos em amigos? O outro concordou com um sorriso maroto, sem muita convicção. Por isso, tornou: - Se são inimigos, têm razão para isso. Como superar esses obstáculos? - Como você bem lembrou, está na Bíblia, no mesmo ensinamento que diz para oferecermos a outra face (Mt 5, 43-48 e Lc 6.27-28, 32-36) - Ah, vai! O mundo não funciona assim...O cara lhe dá um tapa na cara, você oferece o outro lado? A troco de quê? - Para dar a ele o tempo necessário para pensar no que fez. Aquele filho pródigo, que exigiu sua parte da herança e a gastou inteirinha na baderna, ele por acaso não deu um tapa na cara do seu pai? (Lc 15, 11-32) Acaso aquilo não foi um duro golpe no que o velho tinha ensinado ao filho, na educação, no amor que tinha recebido? Foi ou não foi um tapa na cara? - É... foi um grande sopapo. - E o velho pai, acaso não ofereceu a outra face, quando o filho voltou, ou baixou o porrete no filho malcriado? - Pois está aí outra passagem dura de aguentar. Muita gente acha que o filho mais velho tinha razão em resmungar contra o pai. O amigo sorriu. Terminaram o café e voltaram para o carro.

- Oferecer a outra face quer dizer oferecer o outro lado. Que lado é esse? Veja bem, meu amigo, não conhecemos uns aos outros inteiramente. Precisamos oferecer àqueles que estão magoados com a gente, que guardam algum rancor por nós, uma visão nova do que somos. O outro lado é isso. É uma perspectiva nova, um argumento diferente, uma oportunidade. Se aprendemos isso, também seremos capazes de enxergar no outro que não amamos, no inimigo, o seu lado que nos agrada, que nos atrai, que nos comove, que nos convence. - É, está certo, nesse sentido aí, acho que sim – concordou o carona, colocando o cinto de segurança. O motorista manobrou, saiu do pátio do autoposto e retomou a rodovia. - Amigos nos confortam, tornam nossa vida muito agradável. Ficamos acomodados, até indolentes. Mas precisamos de uma sacudida, de alguém que nos faça conhecer a nós mesmos, até fazermos uma autoanálise, uma reflexão sobre nosso modo de viver. Inimigo, então, é todo aquele que se opõe à nossa vidinha acomodada. - Um filho rebelde, o pródigo, por exemplo – completou o carona. - Exatamente, aquele que chamamos de ovelha negra, a ovelha que se perde do rebanho, da família, dos nossos princípios (Lc 15, 3-7). Esse exige que nós mostremos de fato o que somos, em que acreditamos. Ele nos obriga a sair de nosso conforto, caminhar sobre pedras, e ter o grande sabor de uma vitória verdadeira. O carona, agora, sorria de forma m a i s e s p o n tâ n e a , c o m o q u e m conversasse consigo mesmo. - O que foi? – perguntou o motorista, percebendo o estado de espírito do outro. - “Que meus inimigos vivam, até que possam se tornar meus amigos, e saborear comigo a vitória” – respondeu o outro, imaginando um pára-choque repintado.

Marco Túlio Costa Escritor e Membro da PASCOM Penha


Informativo Paroquial - Junho 2014 - 6

ASSIM FALA PAPA FRANCISCO... Desunião é o maior escândalo que a Igreja pode dar, diz Papa O Papa Francisco realizou, dia 19, a abertura da 66ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Os bispos foram recebidos na Sala do Sínodo, no Vaticano. No discurso, Francisco apontou a importância da unidade em toda a Igreja, e destacou que a falta de comunhão é o maior escândalo que a Igreja pode dar. “É a heresia que deturpa o rosto do Senhor e dilacera a Igreja”, afirmou o Papa. Francisco destacou a necessidade de fugir da tentação que desfigura a Igreja, como a gestão personalista do tempo, que procura o próprio bem deixando em desvantagem a comunidade. O Papa apontou também as fofocas, as meias verdades que se tornam mentiras e a ladainha de murmurações, como tentações a serem vencidas. O Pontífice falou aos bispos sobre a proximidade e a abertura que a Conferência deve ter com os sacerdotes, como um grande serviço de unidade. “Os nossos sacerdotes , vocês sabem bem, são provados pelas exigências do ministério, e por

vezes ficam desencorajados com os resultados dos trabalhos. Devemos ensiná-los a não somar resultados”, disse. Francisco afirmou que os desafios de hoje são inúmeros e a crise não está somente no âmbito econômico, mas também é espiritual e cultural. Como solução, apontou um “novo humanismo” para defender a vida de sua concepção ao seu fim natural, bem como a família. Neste sentido, o Pontífice pediu aos bispos que não se esqueçam da crise do trabalho, que fez crescer o desemprego. O Papa pediu ainda, especial atenção aos imigrantes que desembarcam na Itália à procura de

melhores condições de vida. Ao encerrar o encontro, Francisco pediu aos bispos que rezassem por ele, e principalmente por sua viagem à Terra Santa, visita que marcará os 50 anos do encontro de Paulo VI com o Patriarca Atenágoras. Por fim, o Santo Padre fez um apelo aos bispos para que como pastores, tenham um estilo de vida simples, desapegado, pobre e misericordioso. Pediu ainda, que o projeto de vida deles seja “inclinar-se, com compaixão, sobre os que estão feridos”. Papa Francisco

DIZIMISTA CONFIANTE Eu me chamo Adna Virgínia Santos Castilho, já faz uns dez anos que sou dizimista. Sou dizimista com muita alegria! Tenho visto Deus cumprir em mim as suas Promessas.

temos muitas contas para pagar..." Eu disse: "Vamos confiar em Deus que Ele vai nos ajudar!"

Eu trabalhava numa loja e essa loja fechou e fiquei desempregada. Procurei emprego em vários lugares e não encontrei nenhuma porta aberta. Eu estava casada há pouco tempo e com algumas dívidas. Fiquei muito preocupada, mas sempre confiando em Deus que tudo ia dar certo.

Fui e consagrei o nosso dízimo. Passados uns quinze dias, ele recebeu uma proposta de mais um emprego. Ficou trabalhando nos dois serviços e no dia que ele recebeu o salário do outro serviço ele mal acreditou, pois era o dobro do salário do serviço que ele já trabalhava! Esse dinheiro foi uma bênção de Deus, pois deu para pagar todas as nossas dívidas atrasadas.

Meu esposo trabalhava e ganhava pouco, mas no dia que ele recebeu o seu salário eu disse: "Dême a metade do seu salário que eu vou consagrar o nosso dízimo!” Ele assustou e me disse: "Não está certo,

Eu seguia sempre pedindo a Deus um emprego, Ele foi me dando uma luz e mais uma vez dei um passo na fé, pedi a meu esposo uma reserva que ele tinha no banco e comprei umas bijuterias e comecei a vender de

casa em casa. Até que Deus me deu a graça de ter minha própria loja. Graças a Deus, trabalho e tenho cinco funcionárias. Nosso trabalho é um ambiente de paz, de oração e alegria, pois sempre estamos vendo a mão de Deus. Hoje tenho duas lojas, com a Graça de Deus, vou inaugurar mais uma neste ano, e isso "devo" a Deus, que tem sido Fiel na sua Palavra comigo. Vejo que a fé pode nos mostrar o caminho quando acreditamos na Palavra de Deus. Deus é fiel quando fazemos a nossa parte e abrimos o nosso coração na confiança. Adna Virgínia Santos Castilho Dizimista


Informativo Paroquial - Junho 2014 - 7

SANTAS MISSÕES POPULARES “É MISSÃO DE TODOS NÓS, DEUS CHAMA EU QUERO OUVIR A SUA VOZ ...”

Estamos vivendo um tempo novo e histórico, tempo de missão! Rumo aos 100 anos da Diocese de Guaxupé. Várias atividades já estão acontecendo em preparação a 2016. Desde o clero, leigos e toda diocese se prepara para as Santas Missões Populares com estudos e formação. Em nossa Paróquia começamos os estudos com o material usado pela diocese , momentos de espiritualidade e visitas missionárias, já preparando para o grande momento que iremos viver. Percebemos o quanto nosso povo tem gritado por missão. Os animadores dos grupos de reflexão tem experimentado um momento especial em nossa Paróquia com as visitas missionárias e com os encontros nas famílias . Aconteceu de modo intenso, na quaresma, as visitas aos idosos e doentes pelos leigos de movimentos e pastorais e também a visita pelo Padre Gilmar e Padre Clóvis aqueles impossibilitados de irem até a igreja. A igreja precisa ir ao encontro desses irmãos e ser anuncio de um tempo novo, ser sinal de esperança e assim como uma foto que registrou um lindo arco-iris em meio a um tempo nublado, temos que ser um arco-iris que mesmo com a escuridão no céu pode mostrar ainda um tempo bonito que surge, mesmo que demore um pouco mais, ainda virá.

GRAÇA ALCANÇADA Eu, Maria Machado, moradora no bairro Bela Vista, fiz uma Novena a Nossa Senhora da Penha para agradecer uma graça alcançada, e também para pedir outra graça pois eu estava com um caroço no meu rosto. Eu estava muito preocupada... mas fiz a cirurgia e sarei. Depois fiz também uma cirurgia do coração e, hoje, graças à intercessão de Nossa Senhora da Penha, não tenho mais nada. Por isso agradeço por essas graças alcançadas. Maria Machado Devota de Nossa Senhora da Penha

Com os momentos de oração podemos fortalecer e aumentar nosso ardor missionário e ter coragem de ir além das paredes de nossa casa . Com a formação somos capacitados para realizar as abordagens em nosso encontro com o outro. Com o estudo podemos conhecer a realidade e necessidades que iremos encontrar na caminhada. Não percamos essa oportunidade de ser discípulos missionários, enviados pelo próprio Cristo. Arregacemos as mangas e estejamos prontos para iniciar essa caminhada que deve ser constante e não pode parar, mas que deve acontecer sempre em nossa Paróquia ... em nossa Diocese! Diz o Documento de Aparecida : “MISSÃO NÃO É TAREFA O P C I O N A L , M A S PA R T E INTEGRANTE DA IDENTIDADE CRISTÔ (DA 144)

“A MISSÃO NÃO SE LIMITA A UM PROGRAMA OU PROJETO, MAS É COMPARTILHAR A EXPERIENCIA DO ACONTECIMENTO DO ENCONTRO COM CRISTO, TESTEMUNHÁ-LO E ANUNCIÁ-LO DE PESSOA A PESSOA, DE COMUNIDADE A COMUNIDADE E DA IGREJA A TODOS OS CONFINS DO MUNDO” (DA 145) Padre Luis Mosconi em seu livro “A vida é Missão”, nos ajuda entender que a vida não se separa da missão. Ele mostra a beleza da missão como coração de toda pastoral, dentro das novas orientações do Documento de Aparecida e da Igreja no Brasil. Queremos uma Igreja onde se dê especial importância a acolhida, à multiplicação de comunidades, ao protagonismo dos leigos. A razão de ser da Igreja é testemunhar a beleza da mesma missão de Jesus de Nazaré nos dias de hoje. Se vida é missão, se Deus é missão, se a identidade da Igreja é missão... pastoral só tem sentido se for missionária. VAMOS LÁ ENTÃO, VOCE... EU... SUA PASTORAL... NOSSA PARÓQUIA... NOSSA DIOCESE... JUNTOS EM MISSÃO !

Vera Aparecida da Silveira PasCom Penha


Informativo Paroquial - Junho 2014 - 8

VIVENDO O DIA A DIA PAROQUIAL

APOIO:

JUNHO 2014 DIA

ATIVIDADES

LOCAL

30/05 a 07/06

19h. Novena de Pentecostes

Capela da Penha

01-DOM

Solenidade da Ascenção do Senhor

Comunidades

06-SEX

19h30 - Festa do Sagrado Coração de Jesus - 1ª Sexta-Feira

Santuário

07-SÁB 08-DOM

19h - Vigília de Pentecostes

CAPP

14h - Reunião Setorial de Formação Cristã

Salão Paroquial

Solenidade de Pentecostes

Comunidades

2ª Feijoada dos MECE’s

Quadra da Cohab IV

08 à 12

Festa de Santo Antônio

Igreja Santo Antônio

09-SEG

Grupos de Reflexão

Setores

13-SEX

19h30 - Santo Antônio de Pádua, Missa

Igreja Santo Antônio

14-SÁB.

19h30 - Festa Junina - Com. Rural Santa Rita de Cássia

Bananal

09h - Confissões de Crianças - 1ª Eucarístia

Capela da Penha

Solenidade da Santíssima Trindade 09h30 - Primeira Eucaristia das Crianças da Capela / São Luís / Guadalupe

Comunidades Igreja São Luís

16 à 18

06h e 19h - Tríduo Eucarístico

Capela da Penha

19-QUI

Solenidade de Corpus Christi

15-DOM

3521-6222

(35) 3521-4938 Av. Com. Francisco Avelino Maia, 3591

09h - Procissão de Corpus Christi da Capela da Penha até o Santuário 19h30 - Celebração Comunidade Santo Expedito e São Pedro Claver

Vila São José

20-SEX

19h30 - Celebração na Comunidade Mãe Rainha

Condomínio Luciana

20 à 24

Festa de São João Batista

Comunidade Rural São João

23-SEG

Grupos de Reflexão

Setores

24-TER

19h30 - Natividade de São João Batista - Missa

Comunidade Rural São João

25-QUA

Formação de Lideranças em Comunidades

Comunidades

19h30 - Celebração - Missa

Comunidade Rural Santa Rita de Cássia

26 à 29

Enjocpass - Encontro

27-SEX

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Santuário

Dia de Oração pela Santificação do Clero 28-SÁB

Imaculado Coração de Maria

29-DOM

Solenidade São Pedro e São Paulo

Comunidades

Kairós - 10 anos do Grupo de Oração Jovens Renovados 30-SEG

Grupos de Reflexão - Plenária

Horários de Missas DOMINGO

07h30 - Missa na Igreja São Luís Maria de Montfort 09h30 - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha 09h30 - Missa na Igreja Santo Antônio 17h30 - Missa na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe 17h30 - Missa na Igreja Santo Antônio 19h30 - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha SEGUNDA-FEIRA

07h - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha 16h - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha QUARTA-FEIRA

07h - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha 19h - Missa na Igreja São Luís Maria de Montfort

Núcleos

Cotidiano Horário de Atendimento da Secretaria: Segunda a Sexta-feira de 08 às 12h e de 13 às 18h. Horário de Atendimento dos Padres: Agendar na Secretaria Paroquial ou através do telefone: 3521-3538. Plantão do Dízimo: Antes e após as Missas em todas as Igrejas das Paróquias e também na Secretaria Paroquial. Cadastre-se, faça seu recadastramento ou tire suas dúvidas. Encontro de Pais e Padrinhos (Curso de Batismo): 3ª terça-feira do mês no Santuário com inscrições às 19h e início às 19h30

QUINTA-FEIRA

07h - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha 19h - Missa na Capela Nossa Senhora da Penha SEXTA-FEIRA

07h - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha 19h - Missa na Capela Nossa Senhora da Penha (1ª Sexta-feira do mês - Missa no Santuário) SÁBADO

17h30 - Missa na Igreja São Luis de Montfort 19h - Missa no Santuário Nossa Senhora da Penha

Para o Batizado fazer inscrição antecipada na Secretaria Paroquial com os documentos: certidão de nascimento da criança e certificado do curso dos pais e padrinhos. Batizados: 1º Domingo: Capela Nossa Senhora da Penha às 11h. 2º e 4º Domingo: Santuário às 11h. (Marcar na Secretaria Paroquial) Trazer Certidão de Nascimento da Criança e Certificado de Participação do Curso.

Expediente Paróquia Nossa Senhora da Penha

Acompanhe também nossa página no PASCOM PENHA pascom.penha@facebook.com E se quiser passar algo para divulgarmos envie para: pascompenha2011@hotmail.com

O Site da Paróquia Nossa Senhora da Penha... É todo seu...É todo nosso... Visite sempre!

www.penhapassos.org.br

Pça. Trindade, s/nº - Penha Passos - MG Fone/Fax: (35) 3521-3538 CEP 37903.006 - Passos - MG E-mail: nspenha@oi.com.br Tiragem: 2500 exemplares Impressão: Gráfica Alto Impressos (37) 3371-2631 - Piumhi - MG


Informatino nossa senhora da penha junho 2014