Page 1

Boletim Paroquial

Dia dos Pais Ser pai é ser criança, aprendendo e vivendo sempre coisas novas e boas, pois só assim é que se cresce. Ser pai é ser filho, seguindo e trilhando os rumos traçados pelos pais, pois eles só querem o nosso bem. Ser pai é ser irmão, sendo um pai dos filhos mais novos e mais velhos, pois desta maneira se treina para paternidade. Ser pai é ser amigo, compreendendo e ajudando os amigos que precisam de um pai, pois eles retribuirão com gratidão. Ser pai é ser avô, observando e encaminhado os filhos a serem bons pais, pois eles conseguirão a maturidade.

Agenda Paroquial Matriz

Santa Missa Sábados às 18h30 Domingos às 09h30 Durante a semana às 19h00 Nas Segundas-feiras não há Missa

Novenas 3ª feira às 19h00 - Novena de Santo Antonio e Santa Missa com Benção do Pão. 4ª feira às 19h00 - Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Missa com Benção da Saúde.

Ser pai é ser mestre, espalhando a sabedoria e seus conhecimentos, pois é assim que se constrói um mundo melhor.

Confissão Todas às 3ª e 4ª feiras durante às novenas

Ser pai é ser pai, orientando e encaminhado os filhos a seguirem o bom caminho, pois só assim se obtém a felicidade.

1ª Sexta-feira do mês Às 08h30 – Visita do Padre aos Doentes e Idosos Às 19h00 – Missa e Hora Santa do Apostolado da Oração.

Ser pai é ser como Cristo, educando e praticando seus ensinamentos, pois é assim que se conquista a benção de Deus.

Dízimo “Dízimo é um sinal de compromisso, de fidelidade com Deus, com a igreja e com os pobres. Jesus, na sua bondade infinita, instituiu a sua igreja para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar. E para que ela possa desempenhar a sua vocação evangelizadora no mundo, necessita de recursos materiais e esses recursos, devem provir de nós, seus filhos, que somos e formamos a igreja viva de Cristo aqui na terra. Com o dízimo você ajuda a transformar a igreja para que ela seja cada vez mais unida e fraterna, a fim de que possa cumprir a sua missão evangelizadora como Jesus a quer. Ser dizimista é ser evangelizador.” Que Deus abençoe todos os dizimistas de nossa paróquia!

6

1º Domingo de cada mês Às 09h30 – Troca dos Mistérios do Rosário Vivo Todas às 5ª feira Às 14h00 – Hora Santa com às Adoradoras do Santíssimo Sacramento

Bugre Santa Missa todos os Sábados às 20h00 1ª Sexta-feira do mês – às 15h00 Santa Missa e Hora Santa do Apostolado da Oração.

Rodeiozinho Dia 16 de Agosto - 5ª feira 19h00 - Santa Missa

R. Santo Antonio Dia 12 de Agosto - Domingo 08h00 - Santa Missa

Mineiros DIA 26 DE AGOSTO GRANDE FESTA Programação:

Batizados na Matriz Dia 12 de Agosto às 09h30

RETORNO DA CATEQUESE NA MATRIZ, DIA 07 DE AGOSTO

11h00 - Santa Missa 12h00 - Tradicional Almoço A partir das 13h30 - Show de prêmios e festejos populares Traga sua família para festejar conosco!!!

3


Pessegueiros Dia 22 de Julho – Domingo Às 08h00 – Santa Missa Dia 19 de Agosto - Domingo Às 08h00 - Santa Missa

R. Chapada Dia 29 de Julho - Domingo Às 08h00 - Santa Missa Dia 25 de Agosto - Sábado Às 17h00 - Santa Missa

Moradia Iguaçu Capela Mortuária Dia 21 de Julho – Sábado Às 17h00 – Santa Missa 11 de Agosto - Sábado Às 17h00 - Santa Missa

Mirante do Iguaçu Escola Zilda Arns Dia 28 de Julho – Sábado Às 17h00 – Santa Missa Dia 18 de Agosto - Sábado Às 17h00 - Santa Missa

4

Pastoral dos Coroinhas REUNIÃO COM AS COORDENADORAS

Dia 21 de Julho - Sábado Às 14h00 na Sala de Catequese da Matriz

Pastoral do Batismo Curso de Batismo para Pais e Padrinhos Dia 25 de Agosto - Sábado Às 14h00 no Salão Paroquial

05/08: Dia do Padre Ser padre é aceitar e entregar-se a Jesus e a um grande desafio de ser seu representante perante os homens. Somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar seus filhos como somente um pai pode fazer. Não é missão fácil, pois o padre acima de tudo é ser humano sujeito a tentações, fraquezas e que também erra. Saibamos reconhecer sua importância e humanidade e ajudá-lo, deixando diferenças pessoais de lado, pois sem a ajuda de todos seu trabalho é, se não em vão, muito mais árduo. Que este dia em sua homenagem seja um dia de festa, agradecimento e reconhecimento sincero, pois ter um padre em nossa comunidade é benção de Deus e sinal de sua presença viva entre nós. Que Deus os abençoe e guarde, hoje e sempre.

Entendendo a Liturgia SIGNIFICADO DAS CORES LITÚRGICAS

Pastoral do Canto A Pastoral de Canto da Matriz informa que ainda há livros de canto a venda pelo preço de R$18,00 e podem ser adquiridos na sacristia ou com a equipe de cantos. Venha cantar conosco! Afinal, quem canta, reza duas vezes!!

Juventude A contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude já começou!! E as inscrições já podem ser feitas pelo site: www.rio2013.com Jovem, não fique de fora desse evento!

BRANCO Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria. ROXO Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão. VERMELHO Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão. VERDE Usa-se nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.

Patrocínio:

Açougue e Mercearia São João

Mercamp Supermercados Restaurante Central

Poletto Materiais de Construção

Bar e Mercearia Balsa Nova

BN Agrícola

Lojas Cyra

JJK Casa de Frutas

Farmácia Santana

5


Palavra do Pároco

Pe. Antonio Polanczyk SChr

A gosto: Mês das Vocações Por que tamanha importância dada ao tema vocação? Porque a vocação é o início de tudo. Quando ouvimos ou usamos a palavra vocação, logo a entendemos num sentido bastante vago e geral, como sendo uma inclinação, um talento, uma qualidade que determina uma pessoa para uma determinada profissão, por exemplo, vocação de pedreiro, de mãe, de médico. E nessa compreensão também a vocação de sacerdote, de esposos, de leigos cristãos. Essa compreensão, porém, não ajuda muito no bom entendimento do que seja vocação quando nós, na Igreja, usamos essa palavra. Vocação é chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Nem a percepção do chamado, nem a resposta a ele são tão fáceis e tão "naturais". Exigem afinação ao divino e elaboração de si mesmo, sem as quais não há vocação verdadeira e real. O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz. Que a celebração do mês vocacional nos traga as bênçãos do Pai para vivermos a nossa vocação sacerdotal, diaconal, religiosa ou leiga. Todas elas são importantes e indispensáveis. Todas elas levam à perfeição da caridade, que é a essência da vocação universal à santidade.

Expediente O Boletim Paroquial é um órgão interno de distribuição gratuita da Paróquia Senhor Bom Jesus. Av. Brasil, 22 - Balsa Nova – Paraná. CEP 83650-00 Caixa Postal - 14 Fone/Fax: (41) 3636-1528 Email: paroquiasenhorbomjesusbn@yahoo.com.br Jornalista Responsável: Mariane Spaki DRT-7919 Pároco Responsável: Pe. Antonio Polanczyk Schr Colaboração: Francieli Kinabe, Eduardo Carvalho Anúncios: Ivo Bot Diagramação: Rodrigo Besciak Tiragem: 1400 exemplares

2

Secretaria Paroquial Segunda-feira não há atendimento De Terça à Sexta-feira das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. Sábados das 9h00 às 11h00 Tel: (41) 3636-1528

Confira a versão on-line do Boletim Paroquial, fotos, e muito mais no blog:

www.coroinhasbalsanova.blogspot.com

26/07 - Santa Ana e São Joaquim No dia 26 de julho comemoramos o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós maternos de Jesus. Neste dia também comemoramos o dia de todos os Vovôs e Vovós. Queridos Avós de nossa comunidade... A vocês, Vovô e Vovó, que nos cercam de muito carinho, de muito amor. Que nos fazem todas as vontades. Que nos dão tudo sem nada pedir. Que nos amam mais que a si próprios. A vocês, queridos avós, que Deus os abençoe cada dia mais. Que nos dê a bênção de sempre tê-los conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos dengando, nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência. Vocês são para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor...

Catequista Tu és Semeador... No campo do mundo tu és semeador. Não podes fugir à responsabilidade de semear. Não digas que o solo é áspero, que chove frequentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é tua função julgar a terra e o tempo. Tua função é semear. A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco de água, são sementes que germinam facilmente. Não semeies, porém, descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável. Semeia com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisso o motivo central de sua felicidade. E ao semear não penses: _Quanto me darão? Quanto demorará a colheita? Recorda que não semeias para enriquecer, aguardando o ganho multiplicado; semeias porque não podes estar inativo, porque não podes viver sem partilhar, porque não podes servir a Deus sem servir aos demais! És dono de ti mesmo, da vida e do universo! Tua semente, pois, não caiu no vazio. Sem esperar a recompensa, receberás recompensa; sem esperar riquezas, enriquecerás; sem pensar em colheita, teus bens se multiplicarão. Semeia sempre em todo o terreno, em todo o tempo, a boa semente, com amor, com interesse, como se estivesses semeando o próprio coração... Sê, pois, semeador...

Patrocínio: Agropecuária Jacomasso Cerâmica Rodeiozinho

Panificadora Sonho Meu Kapp e Polato Transportes Cooperativa Bom Jesus

Moinho Balsa Nova Serralheria Pacheco Restaurante Estação

Açougue Cassimiro Irmãos Stanski

Móveis do Lar

Distribuidora de Bebidas - Bebasmil

7


A Parábola do Tijolo Um jovem e bem sucedido executivo estava dirigindo pela vizinhança, em sua nova BMW. Ele estava observando se crianças estariam se lançando entre os carros estacionados e diminuiu um pouco a velocidade quando de repente achou que havia visto algo. Enquanto seu carro passava nenhuma criança apareceu. Ao invés disto, um tijolo se espatifou na porta lateral da BMW . Ele freou bruscamente e deu ré até o lugar de onde havia vindo o tijolo. Ele pulou do carro, pegou com força um garoto e o empurrou contra um carro estacionado gritando: - Que é isso? Quem é você? Que porcaria você pensa que está fazendo? Este é um carro novo e caro e aquele tijolo que você jogou vai me custar muito dinheiro. Por que você fez isto? - Por favor senhor, por favor me desculpe, eu não sabia mais o que fazer, ninguém estava disposto a parar de correr e me atender aqui na rua. Lágrimas corriam de seu rosto e ele apontava na direção dos carros estacionados. - É meu irmão… ele desceu sem freio e caiu da sua cadeira de rodas e eu não consigo levantá-lo. Soluçando, o menino perguntou ao executivo: - O senhor poderia me ajudar a colocar ele de novo na cadeira de rodas? Ele está machucado e é muito pesado para mim. Movido internamente muito além das palavras, o motorista engoliu o nó imenso em sua garganta. Ele levantou o jovenzinho, o colocou em sua cadeira de rodas, tirou seu lenço e limpou as feridas e arranhões, se certificando se tudo iria ficar bem. - Obrigado e que Deus possa abençoá-lo, disse o garoto. O homem então viu o menino se distanciar, empurrando seu irmão na cadeira de rodas em direção à sua casa. Foi um longo caminho de volta para a sua BMW… um longo e lento caminho de volta. Ele nunca consertou a porta amassada. Ele deixou o amassado para lembrá-lo de não ir tão rápido pela vida, que alguém tivesse que atirar um tijolo para obter a sua atenção. Deus sussurra em nossas almas e fala aos nossos corações. Algumas vezes quando não temos tempo de ouvir, ELE tem de jogar um tijolo em nós. Tente ouvir o sussurro, não espere pelo tijolo. Uma alegria compartilhada se transforma em dupla alegria; uma dor compartilhada, se transforma em meia dor. O coração fala sussurrando… é preciso muita atenção para ouvi-lo ! Não espere o tijolo ser atirado em sua vida para perceber que muitas pessoas precisam de nossa ajuda. Seja solidário, lembre-se que um grande ser humano é lembrado por suas boas ações. Desta forma, você estará fazendo o bem para si mesmo e para o mundo!!

Aos Patrocinadores....

8

Agradecemos a todas as empresas e pessoas físicas que contribuem para a realização do Boletim Paroquial. Tenham certeza que Deus estará retribuindo cada doação e cada gesto de amor que cada um de vocês depositam em prol da evangelização. Nosso muito Obrigado!!

Julho e Agosto de 2012 Ano 5 Nº 45

05 de Agosto - Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus Dia 05 de Agosto acontece a tradicional Festa do Senhor Bom Jesus na Matriz . Esperamos você e sua família!! Confira a programação: TRÍDUO PREPARATÓRIO: 02/08 (Quinta-feira) - Missa às 19 horas com o Pregador Pe. Alceu Zembruski SChr. Tema: Dízimo Responsáveis: Comunidade do Bugre e Pessegueiros. 03/08 (Sexta-feira) - Missa às 19 horas com o Pregador Pe. Alceu Zembruski Schr. Responsáveis: Comunidade do Rodeio Chapada. 04/08 (Sábado) - Missa às 19 horas com o Pregador Pe. Antonio Polanczyk Schr. Responsáveis: Comunidade do Rodeio Santo Antonio, Rodeiozinho e Mineiros. DIA DA FESTA - 05/08 09h00 – Saída da Procissão motorizada da Capela do Rodeio Santo Antonio com a imagem do Senhor Bom Jesus e com a imagem de todos os padroeiros das nossas Capelas. 09h30 – Chegada da procissão na Igreja Matriz com a benção de sementes, máquinas agrícolas e veículos em geral. 11h00 – Santa Missa Solene com a presença de todas as capelas e seus padroeiros. 12h00 – Tradicional Almoço com churrasco, galeto, costela, carneiro, risoto, maionese, bebidas. 13h00 – Grande show de prêmios, sorteio da rifa e festejos populares como: jogo de argola, pescaria, piscina de bolinhas, cama elástica. Para quem ainda não adquiriu a Rifa da Festa, ainda da tempo!! Cada bilhete custa R$2,00 e concorre aos seguintes prêmios: 1 Moto CG125 0Km; R$2.000,00; 1 Boi; R$1.000,00 e 1 Micro-ondas. O sorteio será realizado no dia da festa 05/08. Os blocos estão a venda com os Presidentes das Capelas, na Secretaria Paroquial, e na mesa do Dízimo após as missas na Matriz.

BOLETIM PAROQUIAL  

JULHO E AGOSTO DE 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you