O Ensino de História nas Escolas Secundárias Brasileiras (1942-1961)

Page 11

2

As permanências e rupturas existentes no ensino de História fornecem material para se entender aspectos priorizados pela instituição escolar e mesmo a própria instituição escolar numa perspectiva histórica, já que os conteúdos e métodos escolhidos para o ensino de determinada disciplina escolar seguem finalidades específicas de cada época (CHERVEL, 1990), finalidades estas que não se circunscrevem ao ambiente escolar e estabelecem relações com a sociedade em que está inserida.

Portanto, o estudo dos conteúdos explícitos e pedagógicos adotados pela História ao longo dos tempos contribui para o entendimento da maneira pela qual o ensino escolar buscava constituir a formação intelectual e o papel social de seus alunos ao selecionar determinados conteúdos e adotar certos métodos para sua fixação, além de aprofundar questões referentes à efetivação da História como disciplina escolar.

O objetivo desta pesquisa é caracterizar o ensino de História, em nível secundário, no período compreendido entre a reforma do ministro Gustavo Capanema (1942) e a LDB (1961), além de localizar e analisar debates deste período, referentes ao ensino de História.

Buscando conhecer os conteúdos e práticas utilizadas pela História no período delimitado, esta pesquisa também visa contribuir, de alguma maneira, para o preenchimento de uma lacuna existente no campo de pesquisa da história do ensino de História, conforme apontado por Thais Fonseca em levantamento bibliográfico do tema realizado em 2002 (FONSECA, 2006), no qual é apontada a escassez de trabalhos que investigam o período entre a Era Vargas e a ditadura militar (1946 – 1964).

O levantamento bibliográfico dos trabalhos sobre o ensino de História do período, realizado para esta dissertação, confirma a escassez apontada acima. Afora os clássicos trabalhos realizados naquele período: Princípios do Método no Ensino de História, tese de doutorado de Amélia Domingues de Castro, de 1952; Um Quarto de Século de Programas e Compêndios de História para o Ensino Secundário Brasileiro (1931-1956), de Guy de Hollanda, de 1957; e


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.