Page 1

B

t

design sustentável

7

6

DESIGN SUSTENTÁVEL COM BUCHA VEGETAL UMA CRIAÇÃO DO DESIGNER BRASILEIRO MAURICIO AFFONSO

4

8

5

e

9

IDICT MARCA DE JOIAS SUSTENTÁVEIS

MÓVEIS E OBJETOS SUSTENTÁVEIS

LIXEIRA SEPARADORA DE LIXO

uma marca de joalharia feita a partir de material reutilizado, tal como o papel de revistas antigas e plásticos.

eitos com madeira e inspirados em caixotes de feira

um design bem simples mas ao mesmo tempo eficiente


4

SUMÁRIO 5

IDICT .............................4 JÓIAS SUSTENTÁVEIS

6

MÓVEIS .......................5 E OBJETOS PARA DECORAÇÃO

8

BUCHA .........................6 UM MATERIAL INOVADOR

LIXEIRA .......................8 COM SEPARADOR DE LIXOS 10

CORIAN ..............................10 SINÔNIMO DE INOVAÇÃO


JÓIAS SUSTENTÁVEIS

IDICT

MARCA DE JÓIAS SUSTENTÁVEIS

A

designer Portuguesa Anabela Marques fez recentemente o lançamento da marca Idict,

uma marca de joalharia feita a partir de

material reutilizado, tal como o papel de revistas antigas e plásticos. Peças cheias de cor e divertidas, é o resultado desta reutilização de materiais convencionais, permitindo ainda que nunca hajam duas peças iguais. Esta linha de acessórios inclui pregadores, colares e pulseiras e até mesmo alguns envelopes para guardar as peças, que são também eles feitos a partir de papel de revistas.

Colar com pet e pedaços de revistas

As peças podem ser adquiridas em vários pontos do país (Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Aguiar), e o seu trabalho poderá ser visto no facebook ou no seu blog.

Pingente com pet e pedaço de corrente

4

Pulseira utilizando peças recicláveis


PROJETOS DE DECORAÇÃO

MÓVEIS E OBJETOS SUSTENTÁVEIS DESIGN INSPIRADOR COM CAIXOTES DE FEIRA presentamos para vocês a linha Móveis Caixotes, esses que são móveis inspirados em Caixotes de Feira. Para quem gosta de organização e economia, vai ajudar! Um mix de madeira de reflorestamento, com alguns desenhos meus e o trabalho de uma equipe perfeccionista e profissional se transformaram nesses móveis lindos. Os veios, nós e até imperfeições valorizam as peças de aspecto natural e ecológico . As cores fortes refletem um contemporâneo alegre unido ao estilo rústico da madeira!

A

Fabricamos também sob medidas. Os móveis (com exceção do aparador) têm rodízios siliconizados, silenciosos, de alta resistência, o que facilita na movimentação dos mesmos.

Abajour feito com Garrafão de Vinho Reciclado

Livreiro 3 Nichos

Projetos de decoração feitos com madeira e inspirados em caixotes de feira

Carrinho Bar

5


BUCHA VEGETAL

DESIGN SUSTENTÁVEL COM BUCHA VEGETAL Uma criação do designer brasileiro Mauricio Affonso.

L

uffa Lab é o nome dado para as experimentações utilizando a bucha vegetal como matéria-prima do designer brasileiro Mauricio Affonso, que se formou em Industrial Design no Canada (OCAD University) e depois se mudou para Londres para fazer seu mestrado em Design de Produtos noRoyal College of Art. Ainda em Londres, Mauricio se formou em 2013 e teve seu trabalho exposto no Salone Internazionale del Mobile em Milão e no London Design Festival, além de ter sido escolhido pelo Deutsche Bank Awards for Creative Enterprises.

6

O projeto surgiu de sua preocupação com a sustentabilidade ambiental dos materiais, e da observação da falta de interesse da maioria dos designers com o desenvolvimento das matériasprimas de seus projetos. Maurício retornou ao Brasil para testar este material pouco explorado além de seu uso convencional (esponjas de banho) e descobriu que a bucha é um material naturalmente "inteligente" pois suas fibras formam uma rede complexa de celulose que é extremamente forte e leve. Sua vasta gama de propriedades incluem também ser altamente

absorvente e antimicrobiano características que levaram Maurício a torná-lo um material viável para aplicações em embalagens, filtros, talas de baixo custo e isolante acústico. Uma verdadeira alternativa de baixo custo e biodegradável que pode ser colocado também na categoria de Design Social pois ajudará as comunidades que plantam bucha no Brasil na melhoria de sua gama de produtos. Ele também espera continuar sua pesquisa sobre as fibras com o objetivo de encontrar uma ampla gama de aplicações e produtos de consumo duráveis utilizando o material.


BUCHA VEGETAL

Tala de baixo custo e biodegradáveis em alternativa as sentéticas

Cantos de embalagem moldados feitos com bucha vegetal.

a bucha é um material naturalmente ‘inteligente’ pois suas fibras formam uma rede complexa de celulose que é extremamente forte e leve Mauricio explora novas aplicações para a bucha vegetal, que é geralmente associada ao esfregar as costas no chuveiro e constantemente é confundida com um pepino do mar. Bom, a bucha é na verdade uma planta de videira tropical de crescimento rápido da família Cucurbitaceae - uma família de plantas que consiste em muitas abóboras diferentes, melões e cabaças. Trabalhando em colaboração com a comunidade local da cidade de

Bonfim em Minas Gerais, Mauricio aprendeu sobre as origens da bucha, a partir do cultivo para a produção de esponjas de banho e da comunidade de artesanato local que dependem do material como sua única fonte de renda. Isto que o levou a explorar o material mais a fundo, para então chegar a o resultado de sucesso. Conseguindo formar vários objetos sustentáveis, ajudando assim na preservação do meio ambiente o que deu um brilho a mais em seu projeto.

Peça em feitas totalmente com bucha vegetal

Sobre a bucha Bucha (Luffa aegyptiaca; Luffa cyllindrica é uma trepadeira alta da família das cucurbitáceas, do gênero Luffa. Possui folhas palmatilobadas, flores amarelas, rajadas de verde, e bagas obovadas, oblongas, de até 45 cm semelhante ao pepino, alguma variedades podem atigir mais de 1,2 mts; nativa das regiões tropicais do chamado "Velho Mundo".

Acabamento acústico modular

7


LIXEIRA SUSTENTÁVEL

DESIGN SIMPLES EVITA MISTURA DE LIXO ORGÂNICO COM RECICLÁVEIS O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons

E

sta lixeira projetada com um design bem simples mas ao mesmo tempo eficiente, conta com uma adaptação acoplada sobre ela para ajudar o dono a reciclar seu lixo. Um cestinho melhor e totalmente fechado nas laterais e no fundo foi acoplado no coletor maior. Assim, o lixo úmido e orgânico pode ser separado dos papeis rasgados, garrafinhas de água e latas de refrigerante. 8

Criada pelo designer Hu Xinyuan, a lixeira Trash classification foi feita para escritórios, mas pode muito bem ser utilizada em qualquer lugar e circunstância pois ela é leve e de fácil manuseio. O próprio nome da peça reforça sua utilidade: classificar o tipo de lixo e despeja-lo no local adequado. Ajudando assim com a preservação da natureza.

Com ele fica mais difícil misturar o que pode e o que não pode ser reciclado. Quando os coletores estiverem cheios, basta retirar o cestinho acoplado, despejar o lixo orgânico na composteira e enviar o lixo seco para a reciclagem. Uma operação simples que qualquer pessoas pode fazer. Assim este produto pretende chegar ao mercado facilitando a separação de lixo orgânico e reciclável, visando clientes de todas as classes sociais.


LIXEIRA SUSTENTÁVEL

O produto ainda esta em fase de criação, faltam pesquisas de materiais detalhes de curvaturas com cortes detalhados e dimensões para ai sim estar fabricando em série e então será distribuído para vários países principalmente os sub-desenvolvidos. Onde a grande maioria vai estar disponível em lojas do gênero.

Mas enquanto ele não pode ser fabricado em série e com isso não chega nas prateleiras das lojas, qualquer pessoa pode se inspirar na ideia e separar um coletor próprio para lixos orgânicos que facilitará na hora de separar o lixo orgânico do reciclável, ajudando assim tanto ao catador como a próporia natureza.

O conteúdo por via de segurança do produto esta cadastrado no site EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. mais para o uso legal dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoDesign Creative Sustentável.

Assim este produto pretende chegar ao mercado facilitando a separação de lixo orgânico e reciclável, visando clientes de todas as classes sociais

9


PRODUTO INOVADOR

DuPont™ Corian®

É UMA SUPERFÍCIE SÓLIDA NÃO POROSA, RESISTENTE A MANCHAS, DE FÁCIL LIMPEZA

U

m material que é sinônimo de inovação através de beleza, cor e sensações. É resistência e solidez, confiança e performance. Mas acima de tudo, é inspiração – um material excepcional, com emendas imperceptíveis que pode transformar qualquer espaço, interior ou exterior, com possibilidades ilimitadas. Corian® traz personalidade para todo tipo de ambiente, realçando e facilitando a vida de quem usa e desfruta de seu potencial único. Adaptado a quase qualquer formato, lugar ou finalidade, e numa grande variedade de cores, oferece liberdade para projetar, explorar e criar. Durável, higiênico e elegante, DuPont™ Corian® tem formabilidade tridimensional, o que tem libertado mentes inventivas e artísticas por mais de 40 anos.

Mesa com duas cadeiras, fabricadas com Corian

Higiênico Corian® traz personalidade para todo tipo de ambiente, realçando e facilitando a vida de quem usa e desfruta de seu potencial único

Corian® é um material não poroso. Ele é maciço em toda sua espessura e pode ser fabricado com emendas imperceptíveis e cantos arredondados, tornando-se uma superfície 100% higiênica. Corian® evita o desenvolvimento de bactérias ou fungos e foi certificado por um laboratório independente como um material higiênico de acordo com a norma internacional DIN EN ISO 846.

Emendas imperceptíveis As aplicações de Corian® são limitadas apenas por sua própria imaginação. Peças de Corian® podem ser coladas de maneira imperceptível para criar a aparência de uma única peça, permitindo, praticamente, ilimitadas possibilidade de design. Longos balcões, por exemplo, podem ser facilmente feitos em partes menores e unidos no local de instalação. Bordas podem ser construídas para parecerem mais grossas. 10


O nosso compromisso esta em preservar o meio ambiente

Designer grĂĄfico: Rodinei JosĂŠ Fagundes E-mail: rodi.fagundes@hotmail.com Tel.: (47) 9693 2815

revista BOOT Sustentável  

Revista projetada pelo aluno Rodinei José Fagundes no curso de bacharel em design gráfico e de produto na Universidade do Contestado UnC.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you