Page 1


PG.

2

Projeto realizado pelo aluno Rodine José Fagundes 5ª fase 2013, na disciplina de cerâmica

o

Desenvolvimento

projeto foi realizado pelo aluno Rodinei José Fagundes na disciplina de design de produto II , onde teve por coordenadora a professora Sayonara e no seu briefing trazia os seguintes pontos: desenvolver um revestimento que atingisse um público alvo tanto de homens como de mulheres e que tivesse um conceito moderno. O projeto teve por temática o jogo Tetris, este que teve seu auge na década de 90 aonde viciou jovens e adultos com sua fascinante forma de encaixe. Após a temática foram elaborados os requisitos e restrições e feitas pesquisas de similares concorrentes diretos e indiretos e de tendências, nesta ultima foi onde se descobriu que havia uma tendência de revestimentos grandes (porcelanato) que traziam uma sensação de amplitude do local onde fossem aplicadas.

Alternativas Para chegar a alternativa final foram varias e varias tentativas, começando com desenhos a mão onde foram desenvolvidos variadas formas de encaixe para a composição da peça. Após esta etapa as alternativas começaram a ser elaboradas no programa corel draw, neste foram feitos estudos de cores e formas para que o revestimento atingisse tanto a temática quanto o público alvo do projeto. Então chegou a uma alternativa escolhida, a qual atingiu duas tendências tanto a de formatos grandes para proporcionar ampliação no local aplicado como também a de cores preto e branco, essas proporcionaram uma peça nova e que formavam mais de uma possibilidade na hora da aplicação.

Renders Com a peça finalizada, foi começado a etapa de renderes através dos programas Google SketchUp 8 para realização de ambientes e decoração e com o programa Kerkythea Rendering System foi o qual deu realidade a imagem. Gerando assim variás imagem do revestimento aplicado em ambientes. Assim o projeto foi finalizado com a apresentação final e entrega de relatório.

Marca e stand Após definida a peça com cores e formas foi elaborado o stand e marca da peça, stand esse que foi elaborado no programa Google SketchUp 8, já a marca foi desenvolvida em Corel Draw, onde foram geradas várias alternativas e com isso chegou-se a alternativa escolhida a qual tem os traçes e cores da peça cerâmica. Essas que foram desenvolvidas na disciplina de projeto gráfico II com a coordenação da professora Sabrina de Oliveira.

PEÇA

Desenho técnico revestimento cerâmico tetris

Possibilidades de colocação

Render do stand de venda do revestimento


PG.

VISITAS TÉCNICAS 6ª FASE Um roteiro por dentro da arte, no Museu Oscar Niemeyer, CasaCor, Tok&SstoK e Berneck

U

ma viagem até Curitiba Parana, foi a primeira aula da disciplina de visitas técnicas dos alunos da 6ª fase do curso de Bacharelado em Design da Universidade do Contestado UnC de Rio Negrinho. Nesta aula foram visitadas a empresas, Berneck, o Museu Oscar Niemeyer, Tok Stok e a Casa Cor. Visitas estas que foram com a coordenação do professor Mauricio Trevisan.

Berneck A primeira visita foi a empresa Berneck, esta que já tem mais de meio século de história, esta que hoje é referencial nacional em painéis de MDF, MDP, HDF e madeira serrada de pinus e Teca.Nesta os alunos puderam analisar os processos de fabricação da empresa e contemplar uma tecnologia de ultima gera

’’ Foto de alunos da 6ª fase em visita a Empresa Berneck

Alunos da 6ª fase de design gráfico e de produto em frente a Casa Cor

Onde estavam expostos variados ambientes, todos com luxo e requinte, aonde foram vistas várias tendências de cores e de móveis.

Museu do olho Já na Segunda visita a turma foi até o Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) aonde os alunos se impressionaram com as obras de diversos artista que estavam expostas para o público.

Visita ao Museu do olho

Tok&StoK

E por fim foram a Casa Cor, onde estavam expostos variados ambientes, todos com luxo e requinte, aonde foram vistas várias tendências de cores e de móveis. Muitos dos ambientes traziam peças com mais de uma utilidade.

’’

Após a visita ao museu do olho os mesmos se direcionaram a ToK&StoK, aonde ficaram por pouco tempo, apenas o suficiente para olharem os mais diversos e interessantes produtos da loja.

Faichada Tok&StoK

Casa Cor

Ambiente da maxflex, na Casa Cor

Alunos Vanderlei e Rodinei com Professor Trevisan

3


4

Design UnC Informações sobre o Curso O Curso de Bacharel em Design da UnC visa formar e capacitar o acadêmico a projetar de forma criativa um produto ou imagem. Nesta perspectiva, a estrutura curricular do Curso de Design oferece os conhecimentos em Design Gráfico e Design de Produto em um único curso de graduação. O objetivo desta dupla formação (design de produto e design gráfico) é proporcionar ao mercado, profissionais habilitados a atuar estrategicamente no desenvolvimento de produtos e em comunicação visual, capazes de gerenciar e estabelecer processos, metodologias e pesquisas, ter capacidade de análise e possuir habilidade de contextualizar os produtos e as informações visuais com base no seguimento de mercado e no público alvo. Cabe ao designer definir a melhor solução entre usuário e produto/informação visual, considerando os aspectos ergonômicos, mercadológicos, estéticos e funcionais.

Mercado de trabalho Indústrias; Escritórios de design; Agências de publicidade; Profissional liberal.

Carteira estudantil: por Felipe Hacke

Porta chapéos: por Vanderlei Folmer

MÓVEIS CIMO Maquetes projetadas pelos alunos da 5ª fase em 2013

o

Mãos a obra

Quinta fase de design 2013 elaborou Concluídos os desenhos técnicos nos miniaturas de peças da antiga programas solidworks, e o render no Móveis Cimo nas disciplinas de 3Dstudio Max, os alunos com a instrução do Modelos e Maquetes I e Design professor e do marceneiro foram a oficina Gráfico III. Com a para construção das coordenação do professor maquetes. Foi um trabalho Rodrigo Kroll os alunos m inucioso, pois cada Foi um fizeram vários móveis que projeto continha peças trabalho relembram a época em que muito pequenas o que a Empresa estava a todo gerava um cuidado especial minucioso, vapor. não só na hora da pois cada fabricação das mesmas Para começar o projeto os mas também na hora da projeto alunos fizeram uma montagem dos móveis,com continha pesquisa sobre o móveis as maquetes finalizadas na da Cimo, esta na maior madeira foi feito o peças muito parte na internet e em um acabamento final lixando a pequenas o catálogo do professor, madeira e dando os últimos assim puderam escolher retoques e por fim foram que gerava os móveis a serem feitos. pintadas as miniaturas. E um cuidado Ai então partiram para os assim foram para exposição softwares, para elaborar as nos corredores das UnC . especial. peças e tirar os desenhos técnicos para ficar mais prático na hora de fazer as miniaturas.

’’

PG.

’’

Duração: 8 fases Regime: regular noturno Local: Campus Universitário Canoinhas - Marcílio Dias Núcleo Universitário de Porto União Núcleo Universitário de Rio Negrinho Vagas: 50 Coordenadora Canoinhas - Odimara P.Lima E-mail: design.cni@unc.br Coordenadora Rio Negrinho - Cirene Linzmeyer Heyse E-mail: cirene.ead@unc.br Cadeira Cimo: por Denis Gruber

Cadeira Cimo: por Rodinei J. Fagundes

Jornal Extrapolando  

Jornal informativo do Curso de Design Gráfico e de Produto da Universidade do Contestado UnC - Rio Negrinho. Designer Rodinei José Fagundes...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you