Issuu on Google+

Edição número 47 - Janeiro - 2011

Boletim Rede Adventista de Educação

Agora pertinho de você! Colégio Adventista da Lapa • • • • • • • • •

Biblioteca; Playground; Lousa Interativa à partir do 4º ano; TV LCD nas salas de aula do Maternal ao 3º. ano; Laboratório de Informática (Classmate Notebook compacto em Sala de Aula); Inglês desde a Educação Infantil; Musicalização e Canto Coral; Seguro de Acidentes Pessoais 24h; E muito mais.... venha nos conhecer!

COMPROMISSO com seu

Endereço e Contatos Rua Francisco Mainard, 166 (esquina com Dom João V) Lapa / São Paulo - SP CEP 05075-070 Fone/Fax:

(11) 5843-8740

Futur( )

Faça sua reserva

Site da rede: www.educacaoadventista.org.br

E-mail:

lapa@paulistana.org.br Site do Colégio:

www.lapa.ca.g12.br

Fachada do Colégio Adventista da Lapa - em construção


Índice Expediente Diretor Comercial: Rodrigo Alonso Diretor Administrativo: Felipe Morales Publicidade: Fábio Roberto Direção de Arte: Vinicius Nogueira Conteúdo Informativo Geraldo Magalhães Raghi Para anunciar: (11) 2369-6787 / 7736-4944 fabio@houseofcom.com.br www.houseofcom.com.br Criação e Design: House of Com A House of Com não se responsabiliza pelo conteúdo de matéria e anúncios. Colaboração: Claudio Araújo Sandra Vasarhelyi

Edição: nº 47 • Mensal • Janeiro / 2011 Tiragem: 3.000 Exemplares Estrutura: 27 Edificações 2826 Apartamentos 12000 Moradores Síndico: Geraldo Magalhães Raghi Contato Administração: 11 3835-4587 Contabilidade: ana@cportaldosbandeirantes.com.br Gerência: sandra@cportaldosbandeirantes.com.br Departamento Pessoal: viviane@cportaldosbandeirantes.com.br Financeiro: eliana@cportaldosbandeirantes.com.br Cobrança: Keyla projeto.cobranca@superig.com.br Departamento Jurídico: ricardo@rcunhaadvogados.com.br rosane@rcunhaadvogados.com.br

04 ACONTECE : Recreio nas Férias 05 PORTAL: Decoração de Natal 2010 06 ACONTECE: Planeje suas contas / Agenda de missas / Abalroamento o que é? 07 DIVERSOS: Imposto de Renda 2001 07 PORTAL: Palavra da Sub-Síndica Fase III 10 CIDADE: Retrospectiva 2010 Boa leitura!


4

CAPA

Revista Por tal: anuncie conosco! 2369-6787 - http://portaldosbandeirantes.blogspot.com

RECREIO NAS FÉRIAS Janeiro/2011 O Secretário Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo comunica a abertura de inscrições do Programa Recreio nas Férias considerando a importância de ampliar o acesso de crianças e jovens aos bens culturais oferecidos pela cidade. O evento se desenvolverá em três semanas, no período de férias escolares de 10 a 28 de Janeiro de 2011, de segunda à sexta-feira das 8 hs às 12 hs e das 13hs às 17 hs.. Além das atividades propostas, o Pólo organizará outras atividades relevantes e voltadas para o interesse da comunidade. A idéia central é agregar valores morais e éticos às atividades recreativas realizadas, associando diversão ao desenvolvimento pessoal de quem participa oferecendo atividades lúdicas, culturais, passeios e práticas esportivas otimizando os equipamentos sociais das Secretarias envolvidas, enquanto espaços de vivências diversificadas proporcionando aos educandos a possibilidades de perceber-se como parte integrante da cidade.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

10/01 a 28/01/11 de segunda à sexta-feira das

8 hs às 12 hs e das 13hs às 17 hs

Pólo: Portal dos Bandeirantes

INSCRIÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO OU NA ASSOCIAÇÃO Faixa etária de 06 a 16 anos VENHAM PARTICIPAR ! CPB em parceria com a PMSP /SME–DRE-PJ


Revista Por tal: anuncie conosco! 2369-6787 - http://portaldosbandeirantes.blogspot.com

Decoração de Natal do Portal 2010

AMBIENTE

5


6

ACONTECE

Revista Por tal: anuncie conosco! 2369-6787 - http://portaldosbandeirantes.blogspot.com

Planeje-se para pagar as contas do início do ano Tenha cautela, guarde o seu dinheiro e organize a vida financeira, pois os gastos de 2011 irão chegar! Todo ano, o mês de dezembro quase sempre é igual: férias, viagens, presentes, ceia de Natal, comemorações de Ano Novo. Todo esse emaranhado de situações pode ser sinônimo de uma coisa: gastos. Por isso, todo cuidado é pouco para não acabar exagerando e começar 2011 “no vermelho”, cheio de dívidas. Para que isso não aconteça, algumas dicas podem ser importantes (leia quadro nesta página), mas não irão funcionar se não houver responsabilidade e disciplina por parte do consumidor. Evitar os parcelamentos e pesquisar preços antes de comprar, por exemplo, são detalhes simples, mas que fazem toda a diferença. “Dinheiro deve ser gastado com consciência e da melhor forma possível, proporcionando bem estar e qualidade de vida”, disse o planejador financeiro da Economia Comportamental, Rogério Nakata. Contas. Quando janeiro chegar, prepare-se para não ser pego de surpresa com determinadas contas. Só em relação ao veículo, são elas: IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento e seguro obrigatório. Mas também há outras como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrícula escolar, uniforme, material, reajuste do aluguel e do condomínio, entre outras. “Não se deixe levar pelo efeito manada dos períodos de crise financeira e favoráveis à economia, típicos do fim de ano. Isso pode se tornar uma armadilha se você não tiver se planejado”, disse Nakata. Como dica, ele sugere que a pessoa guarde pelo menos 10% daquilo que ganham para si. “Muitas pessoas se esquecem disso, mas paguese a você primeiro”, afirmou Nakata. Falta de dinheiro. Se os gastos forem inevitáveis e a situação “apertar”, o ideal é, primeiro, diagnosticar a razão e avaliar o orçamento doméstico junto com a família, para tentar “enxugar” as despesas. Se a única alternativa for apelar para um empréstimo, este deve ser menor que a taxa de juros da dívida.

Agradecimentos A Administração do Condomínio Projeto Bandeirante, agradece o apoio prestado ao longo do ano e na festa de confraternização: Tanker segurança, Z3 Segurança, Bento Sampaio Contábil e SPL Elevadores. Desejamos a todos um ano novo repleto de paz e harmonia.

Abalroamento em moto não é colisão. É atropelamento Sempre que alguém se envolver em um acidente de trânsito principalmente com motoqueiros, deve registrar a ocorrência, independentemente de ser culpado ou não e mesmo que a vítima dispense o socorro. Têm ocorrido fatos em que o motoqueiro é o culpado e tenta fazer um acordo no local, diz que está bem e não quer socorro médico. Porém, em razão da fragilidade da motocicleta, dificilmente não há lesão corporal, mas o motoqueiro por inúmeras razões, pode se recusar a aceitar o socorro médico. No entanto, depois vai a um distrito policial, registra o BO e alega que o veículo fugiu do local sen prestar socorro, cobrando na justiça os dias de trabalho parados, conserto da moto, etc. Na maioria dos casos, as testemunhas do motoqueiro são outros motoqueiros. Para evitar futuras denúncias por omissão de socorro, é aconselhável que o motorista envolvido no acidente faça um Boletim de Ocorrências fornecendo os dados da vítima, da motocicleta e do policial ou Agente da CET presente no local. Vale lembrar que omissão de socorro é crime previsto pelo artigo 135 do Código Penal e como tal, é caracterizado como ato ilícito (art. 186 do Código Civil), situação que condiciona o agente (motorista) à obrigação de indenizar a vítima (motoqueiro) (art. 927 do Código Civil).

“O ideal é trocar os juros do cartão de crédito de 10,69% ao mês, pelo juros de um consignado de uma cooperativa, por exemplo, pagando 2% ao mês”, afirmou Rogério Nakata.

Repassem a informação. Abalroamento em moto não é colisão. É atropelamento!

Fonte: Ovale.

Geraldo Magalhães Raghi


Revista Por tal: anuncie conosco! 2369-6787 - http://portaldosbandeirantes.blogspot.com

Verão: apenas 8,5% dos paulistanos usam filtro solar diariamente

AMBIENTE

7

Em 2011, IRPF só via internet Declaração deverá ser entregue a partir de 1º de março

Faça sol ou faça chuva, é fundamental usar filtro solar para proteger a pele dos raios solares. No entanto, apenas 8,5% dos homens utilizam o produto diariamente, contra 24,5% das paulistanas. O dado do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é preocupante, pois a aplicação do filtro está diretamente ligada à prevenção do câncer de pele. Não é à toa que esse tipo de câncer é o mais comum na população masculina. Hoje, são 85 casos para cada 100 mil homens. Já a proporção entre as mulheres é um pouco menor – 55 casos em 100 mil. Isso ocorre porque os homens são menos vaidosos. Segundo o diretor do Instituto Oncoguia, Rafael Kaliks, eles realmente não se importam tanto com isso. “A

mulher, por outro lado, é mais vaidosa e sabe que a proteção solar também previne contra o envelhecimento”, afirma.

A partir de 1º de março, os contribuintes já poderão entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) – ano-base 2010. O prazo de entrega termina em 29 de abril. No ano que vem, não serão mais aceitas as declarações em papel. Só via internet, através dos programas de preenchimento e de envio da Receita Federal, ou por disquete, que deverá ser entregue nas unidades da Receita ou nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, os programas só serão disponibilizados no dia 1º de março no site da RF (www.receita.fazenda.gov.br). Hoje, já é possível conferir o novo modelo de declaração, totalmente reformulado e mais amigável. “Está mais limpo, com uma linguagem mais moderna”, destaca Adir.

Proteja-se!

Adeus ao papel

A regra é não se expor ao sol no período entre 10h e 16 h, quando a incidência de raios UBV é maior. Outra dica é usar o protetor mesmo em dias nublados, associado a chapéus e roupas.

As declarações feitas via internet são muito mais simples de serem processadas pelo Fisco. Quando o contribuinte a entrega em papel, o risco de alguma informação ser interpretada de modo errado é maior, sobretudo em razão da letra. Só no ano passado, cerca de 29,5 mil declarações das 65 mil feitas em papel caíram na malha fina por problemas de preenchimento. “Não dá mais para conviver com a declaração em formulários de papel”, afirma o supervisor.

Quem trabalha ao ar livre deve redobrar a atenção. Pintas e manchas na pele, na maioria das vezes, não são nada graves, mas também podem indicar o aparecimento da doença. Por isso, o mais indicado é procurar o médico. “Se há feridas ou sangramentos é necessário procurar o médico”, ressalta o dermatologista Elimar Gomes, do Hospital A.C Camargo. Saiba mais sobre o Câncer de Pele

Mudanças Está obrigado a declarar quem teve rendimento tributável acima de R$ 22.487,25, o equivalente a R$ 1,73 mil por mês . No IR 2010, a renda anual era de R$ 17.215,08. Ou seja, mais contribuintes serão isentos. No entanto, quem recebeu mais de R$ 1.499,15 por mês e teve retenção do tributo na fonte, deve fazer a declaração par ter direito à restituição. Outra novidade é a inclusão de parceiros como dependentes no caso de casais homossexuais. “Vale a mesma regra para os casais heterossexuais”, afirma Adir. Além disso, contribuintes com patrimônio inferior a R$ 300 mil não precisam declarar desde que não se encaixem em nenhuma outra condição de obrigatoriedade. Antes, o limite era de R$ 80 mil. As medidas, segundo a Receita Federal, têm como objetivo reduzir o volume de declarações entregues sem necessidade. Os esforços estão concentrados na fiscalização dos grandes contribuintes, em que a sonegação é maior. Os limites de dedução por dependente e educação serão de R$ 1.808,28 e R$ 2.830,84, respectivamente

Caracteriza-se pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo seu desenvolvimento. A doença é mais comum em pessoas de pele clara, com mais de 40 anos. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada. Embora seja o tipo de câncer mais freqüente entre os brasileiros, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no País, o câncer de pele apresenta altos índices de cura se detectado precocemente.

Prazos Quem enviar a declaração nos primeiros dias terá mais chance de receber o dinheiro nos primeiros lotes. A restituição será feita de junho a dezembro, sempre no dia 15 de cada mês – totalizando 7 lotes. Como nos anos anteriores, o primeiro lote contemplará os idosos, com 60 anos ou mais, e aqueles que entregaram nos primeiros dias. Na seqüência, é a vez de quem entregou pela internet com certificação digital; sem certificação e por formulário. É por ordem de entrega. Documentos necessários Informes de rendimentos, fornecidos pelas empresas ou pelo INSS, e financeiros, fornecidos pelos bancos. Também são necessários recibos de despesas médicas e de mensalidades escolares, notas de compras, comprovantes de aluguéis pagos ou recebidos, documentos de compra ou venda de imóveis, e referentes a dependentes. É importante ter uma cópia da declaração do ano passado para facilitar o preenchimento do formulário.


8

DIVERSOS

Revista Por tal: anuncie conosco! 2369-6787 - http://portaldosbandeirantes.blogspot.com

Palavra da Subsíndica da Fase III A Fase III com um projeto de unificação aprovado em Assembléia neste ano, vem se transformando dando inicio de uma etapa importante, a unificação das contas dos Blocos administrada pela Subsíndica com apoio do conselho consultivo da Fase III. O início da transformação ocorre na administração anterior da Fase III, que iniciou uma etapa importante, a unificação dos recursos humanos disponíveis. Assim como em qualquer gestão administrativa, houve resistências, pouca aceitabilidade, que culminou na interdição do Edifício Garagem e sua urgente obra de recuperação da impermeabilização da laje superior, que demandou recursos de alta monta.Geradora de conflitos, esta obra emergencial foi à gota d’água para que uma pequena maioria de moradores discordassem da administração que se seguia, o suficiente para tentar conturbar um processo de mudança que se iniciava. Como parte do processo, e com a ajuda da maioria dos moradores, estamos apostando na transformação do patinho feio em um belo cisne, onde nesta gestão iniciou-se a 1ª etapa da reestruturação da Fase III. Com o apoio do nosso Síndico, unificamos as cotas condominiais, saudamos as dividas anteriores dos Blocos e da Fase III, unificamos de vez a força de trabalho, elaboramos um conceito administrativo diferenciado dentro do CPB. Vale lembrar também de nossos parceiros notáveis, como a Bento Sampaio Serviços Contábeis, que nos propicia o controle dos gastos, proposições de medidas administrativas. Como a R. Cunha Advogados, com os resultados do trabalho vieram também recursos extras para que a transformação esteja sendo realizada a todo o vapor. O conselho consultivo da Fase III, Srs. Ricardo, Edilson e Claudio também tiveram o papel importante

em nossas mudanças. Estamos construindo a nossa portaria devidamente legalizada, com a contratação de um excelente parceiro, (pode-se colocar fotos aqui); Efetuamos a unificação do controle de câmeras a Internet interligada trabalho realizado pela TJM Automação e Controle montando o centro de monitoramento de toda a Fase III, com excelência de qualidade (mais fotos); e efetuamos as manutenções necessárias para a segurança dos Moradores, ex. Para-raio, portas corta-fogo, etc. Nesse ano que se inicia, projetamos a reforma da Garagem, Pintura das Torres, entre outros, que descortinará a 2º etapa da reestruturação da Fase III. Falta muito pouco para que o patinho feio se transforme no belo Cisne, e com a ajuda destes parceiros, do trabalho incansável dos profissionais da Fase III (pode-se colocar fo-

tos), com o apoio da administração do CPB, e sem dúvida nenhuma, de todos nos moradores da Fase III e o nosso Conselho Consultivo , tenhamos nossa Fase, uma Pedra Preciosa dentro do CPB. Agradeço aos que estão caminhando conosco e nos apoiando , mesmo diante das dificuldades, com sabedoria, esperança, fé, união e também aos que estão criticando, pois podemos pelas críticas, realinhar as ações para o rumo certo. E o mais importante a Jesus pois sem Ele esta mensagem não existiria. Desejo a Família CPB e em especial aos Moradores da Fase III, profissionais e seus familiares, a todos um ano repleto de energia de conquistas e saúde. Feliz Ano Novo!!! Lúcia – Subsíndica Fase III


WIZARD TUDO ISSO PARA VOCÊ!

Um super desconto de de

INGLÊS NGLÊS - ESPANHOL Traga este panfleto até 3/11 e ganhe este desconto 10/03/11 no ato da matrícula.

Afinal nal você ê merece estudar studar aqui!!! aq Transporte orte grátis* Vagas limitadas.

Chácara Inglesa VOCÊ BILÍNGUE

3645-3430

atendimento@wizardpirituba.com.br ndimento@wizardpirituba.com.br

Desconto exclusivo para novos alunos na unidade somente no plano anual com pagamento cheque pre ou cartão de credito. Regulamento na secretaria


10

CIDADE

Revista Por tal: anuncie conosco! 2369-6787 - http://portaldosbandeirantes.blogspot.com

Retrospectiva 2010 – Brasil no roteiro cultural internacional

Este ano que passou foi muito importante para o Brasil perante a mídia e a grandes produtoras internacionais, mais de 200 shows internacionais, teatros, orquestras e artistas de todo mundo passaram por aqui. O maior investimento cultural que repercutiu mundialmente foi a volta da Polysom, fábrica de discos de vinil, que foi reativada no começo do ano.

“Placebo”, “Living Colour”, “Aerosmith”, “Guns n’ Roses”, “Green Day”, “Korn”, “Bon Jovi” e “Stone Temple Pilots” resgataram os fãs da geração X para o circuito de shows. A geração Y também não ficou de fora e gastou muita grana em 2010: “Versailles Philharmonic Quintet”, “Epica”, “Emilie Autumn”, “Delain”, “The 69 Eyes”, “Sirenia”, “Rammstein”; dá-lhe mesada para gastar em tudo isso!

De início lançaram os últimos trabalhos de “Pitty – Chiaroscuro”, “Cachorro Grande – Cinema”, “Nação Zumbi - Fome De Tudo” e “Fernanda Takai - Onde Brilhem Os Olhos Seus”. Na seqüência vieram os compactos das bandas Dead Fish vs Mukeka Di Rato, Colômbia Coffee, The Name e Vivendo do Ócio. Agora já contamos com o remake de “Ultraje A Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia”, “Secos & Molhados” e “Titãs – Cabeça Dinossauro”. Fabricados nas gramaturas 130 e 160, trarão de volta a música para o alto escalão de cultura para os lares.

Quem veio pela primeira vez e devia muito uma visita a fãs oitentitas, foi o “Europe”, “Manowar”, “Deicide”, “Vice Neil”, “Iced Earth”, “Mike Herrera” e “Nitzer Ebb”. Sentiu o drama? Não é possível listar e relembrar tudo que aconteceu em 2010, mas não esqueçamos dos festivais SWU, Setembro Negro e Planeta Terra.

Voltando as produções; grafiteiros, desenhistas, pintores; europeus, asiáticos e americanos; expuseram e pesquisaram em terras tupiniquins. 4 orquestras passaram pelo Teatro Municipal e pelo Teatro Hebraica, eventos raros no Brasil. Agora os shows, nem se fala! Jazz, blues, rock, metal e extremistas não faltaram; principalmente no Estado de São Paulo. “B.B. King”, “Jeff Beck”, “Rush”, “Norah Jones” e “Paul McCartney” trouxeram a competência de ícones mudiais.

Prepara-se para 2011 porque já tem muita coisa marcada e vendendo ingresso: “Ozzy Osbourne”, “Iron Maiden”, “Roxette”, “U2”, “Motorhead”, “Amy Winehouse”, “Boy George”, “Paramore”, “Air Supply”, “Slash” e o lendário festival “Rock In Rio”. Não gaste toda a grana, mesada, presentes $$$ e o 13° neste fim de ano, a partir de fevereiro já começam a maratona cultural de espetáculos e shows. Por André A. V. Punski Fontes: ROCK SP – Ache o Rock, o seu Rock! - www.rocksp.com.br e Sebo Máquina Do Tempo – Rua Afonso Sardinha, 522 - Lapa Telefones: 3492-7840 ou 8128-4304


O que seu filho aprende aqui leva para sempre com ele. O aprendizado, quando feito em bases sólidas, prepara o aluno para enfrentar a vida como uma pessoa mais completa, segura e realizada. Com mais de 30 anos de experiência, o Módulo oferece um Projeto Pedagógico inovador, transmitido por educadores com excelente formação, que contam com os mais avançados recursos didático-pedagógicos, além de uma moderna infraestrutura, com tecnologia de ponta para proporcionar a todos os alunos uma formação de qualidade reconhecida. • Prêmio Qualidade América do Sul, pela Abíqua • Eleito Destaque Educacional pela Associação Comercial de São Paulo • Selo Escola Solidária por 3 vezes consecutivas concedido pelo Instituto Faça Parte em parceria com o Ministério da Educação e Unesco • Alunos aprovados nas melhores universidades • Escola Amiga da Criança, pela Abrinq

• Cursos oferecidos: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico em Informática e Administração

Matrículas abertas. Vagas limitadas.

Rua Tito, 1175 - Lapa - SP • Tel. 3670 7070 • www.colegiomodulo.com.br



Revista do Portal - 47