Anais I CIAMI - VI CNA - IX EPA - 2016 e VIII EPA - 2014

Page 301

293

brasileiro organizacional na CR no PA, assimilamos que as visuais, nas sinaléticas enquanto dispositivos, atribuídos a cor, forma, textura e função são mecanismos que corroboram conjuntamente com os preceitos do SUS e PNH, garantindo os direitos dos cidadãos ao acesso à saúde de forma universal, equânime e humanizado diante da demanda existente a casos de acidentes e agravos a saúde na população do país. Correlacionando a acessibilidade dos serviços de saúde com a revisão de literatura, verificamos que no PA, os elementos visuais se fazem presentes, corroborando com outros agentes propulsores, como o Protocolo de Manchester no atendimento dos serviços de saúde. Para tanto os resultados alcançados das análises nas legislações em EAS, para as sinaléticas na CR no PA, assimilamos que não existe referencialidade especifica como norteadoras aos profissionais da área. Em um cenário deste tipo os estudos apontam a necessidade da obtenção de novos saberes, por meio destes dispositivos para melhor contribuir com a operacionalidade dos atendimentos de saúde a que destina este setor, além de cooperar com as referencialidade nos programas e regulamentações pertinentes EAS e demais instituições.

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR: 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. ANZILEIRO, Franciele. Emprego do sistema de triagem de Manchester na estratificação de risco: Revisão de literatura. Porto Alegre, RS: 2001. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37506/000822814.pdf?sequence=1 Acesso em julho. 2014. ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão/Rudolf Arnheim. Trad. de Ivonne Terezinha de Farias. SP: Thomson Learning, 2006. BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte,1998. BARCELLOS, Regina; BICALHO, Flávio. Entrevista: Falando sobre as Normas. In: TOLEDO, Luiz Carlos. Feitos para curar: arquitetura hospitalar e processo projetual no Brasil. RJ: ABDEH, 2006. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:Senado,1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em Julho.2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília: Secretaria de Assistência à Saúde. Ministério da Saúde.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.