Page 1

Sua própria moda O futuro da customização

Trendbook Projeto 14 • 2013.1 Robson Fernandes


Introdução Há muito tempo nossos bens são modificados com o intuito de deixa-los exclusivos. Estilizamos nossos tênis com um jeito diferente de amarrar o cadarço, pintamos e adesivamos nossos carros, mobiliamos e pintamos nossa casa de uma maneira única autentica. Todas essas atitudes de personalização levarão a criação de uma cultura de customização onde buscamos o único e pessoal para nossos bens A customização em massa tem sido especulada como “a próxima grande coisa” há anos, teóricos tem falado sobre isso como o futuro dos produtos dês de 1970 quando Alvin Toffer pressagiou o conceito. Em seguida o livro Mass Customization: The New Frontier in Business Competition de 1992 e Markets of One: Creating Customer-Unique Value through Mass Customization de 2000 continuaram a promover a ideia de customização em massa. Por anos a customização em massa de-

sapontou, algumas vezes por falhas de execução como as calças Levi Strauss que nunca possibilitaram a escolha de um aspecto chave do produto, a cor. E outras causadas pela impossibilidade de produção, pelo fato da indústria não conseguir produzir os produtos com baixo custo. De acor impresa Forrester “Mass Customization Is (Finally) The Future Of Products”, finalmente é a hora para estratégias de produtos customizados em mass. As tecnologias digitais emergentes estão fortalecendo a customização em massa, dando nova vida para as estratégias de produto. Hoje o consumidor tem acesso fácil e barato a tecnologias digitais, essas que possibilitam a eles co-criarem seus produtos, agora mais baratos e melhores do que nunca.


A Customização Hoje Vivemos em uma sociedade narcisista, adoramos nossa individualidade e vivemos procurando meios de nos distinguirmos em meio aos nossos “iguais”. Hoje esse tipo de diferenciação é feito de diversas formas, nos agrupamos de acordo com nossos gostos pessoais, nos comportamos de modo que evidencie nossa personalidade, e nos vestimos com o objetivo de evidenciar alguma característica pessoal. A sede pelo exclusivo fez com que novos métodos de diferenciação ficassem populares, no nosso contexto métodos de modificação de produtos a partir da customização. A customização hoje serve como diferenciação visual, os carros são pintados para parecerem mais esportivos, as calças rasgadas para terem mais estilo, os celulares têm capas não só para proteção, mas também pra ficarem mais cool. Percebendo essa tendência de customi-

zações grandes marcas como Nike, Adidas, Puma e até mesmo a Louis Vuitton já fizeram de seus produtos customizáveis via suas lojas ou sites. Isso foi possível graças a essa busca de produtos diferenciados , a interação com o cliente via internet e a capacidade tecnológica para produzir itens customizáveis em massa.


Oque pode ser customizado? Hoje nós customizamos praticamente tudo, o customizável vai dos produtos pessoais como cadernos de anotação, roupas e capinha para celular, feitas por meio de customizações artesanais, ate produtos produzidos por customizações industriais como os tênis que são customizáveis no site da nike, carros que podem ser estilizados com decalques de fabrica como o novo uno. Até mesmo o nosso corpo pode ser customizado, nos últimos anos com o processo de desmarginalização das tatuagens vem crescendo o numero de pessoas que fazem mais de uma tatuagem.


O Futuro da Customização Impressão 3d A tecnologia de impressão 3d oferece novas possibilidades de criação, hoje com habilidades de criação em software 3d podemos dar vida a itens simples criando e imprimindo eles em casa. Esse é um campo que tem tudo pra evoluir e se expandir para diversas áreas pois essa tecnologia vem sendo explorada por profissionais de diversos âmbitos. No campo da moda e arte já existem lojas que vendem produtos feitos por impressão 3d, um exemplo é o site Shapeways.com que vende produtos simples como pulseiras e objetos de arte. Na mesma área a designer de moda Iris Van Herper em colaboração com Daniel Widrig criou em 2011 um vestido que foi impresso em impressoras 3d. A possibilidade de trabalhar com diferentes texturas e criar formas impossíveis de serem produzidas em massa no processo normal de costura é oque anima os profissionais da moda em relação a modelagem em 3d. Estudos vem sendo feitos na área de produção de tecidos com impressoras 3d. Acreditasse que com a evolução da tecnologia e a possibilidade de imprimir em diferentes tipos de material, futuramente, será possível a reprodução por meio de impressão 3d de tecidos similares aos que conhecemos hoje.


Produtos da Shapeways


De acordo com o CEO da Shapeways, Peter Weijmashausen, a popularização da impressão 3d vai mudar o jeito como nós fazemos compras. Esse novo recurso vai dar aos consumidores opção de customizar seus produtos ao invés de só dar a eles uma pequena quantidade de opções que já estão no mercado.


Produtos da Shapeways


Os grandes diferencias atribuídos a criação de roupas com auxilio das impressoras 3d serão as texturas e o fato das roupas serem feitas sob medida. A impressão 3d possibilitará a criação texturas inovadoras, que são impossíveis de se criar em massa pelo processo industrial de costura atual, e com a evolução da técnica já existente de escaneamento do corpo humano será possível criar rapidamente roupas que se enquadre adequadamente no tipo físico do cliente.


O Produto Com a popularização da customização em massa proporcionada pelas impressoras 3d as lojas e marcas irão precisar de um sistema que ilustre todas possibilidades e vantagens de ter seu produto customizado. O produto idealizado é um sistema de montagem de looks, nele é possível escolher o modelo que servirá de manequim e as roupas facilitando a visualização de caimento e combinação de roupas. O sistema permite a definição das características do modelo como pose, peso, altura e cor de pele, também é possível a definição de diferentes peças de roupas em um mesmo modelo, cada uma das roupas escolhidas tem um menu onde é possível escolher as cores, texturas, materiais e tamanhos.


Conclusão Vemos que evolução tecnologia e a popularização de redes sociais e comercio online são os responsáveis pela concretização e especulação do futuro da customização em massa. A cultura do relacionamento em redes sociais onde compartilhamos hobbies e gostos nos permite ter acesso ao um universo maior e mais rico de informações, fato que afeta positivamente em atividades de cocriação. Atualmente já é possível criar vários itens para serem produzidos na indústria e entregues em casa.

A customização em massa tem tudo para crescer mais e mais, as grandes empresas continuam investindo em ferramentas que possibilitam a customização de seus produtos e os especialistas apontam a tecnologia de impressão 3d como a uma ferramenta de produção para customização em massa no futuro. Mesmo hoje a impressão 3d sendo um processo impossível de ser usado industrialmente para produtos de grande porte por causa do preço, resistência e tempo que os produtos demoram para serem criados, acreditasse que os avanços tecnológicos irão abrir diversas portas para criação com impressão 3d. Novos materiais e modos de produção irão guiar a indústria de customização nas décadas que estão por vir por meio da produção de produtos com melhor qualidade e opções de customização.


Referencias http://reason.com/blog/2013/05/12/reason-tv-replay-3d-printing-and-the-fut http://www.tedxamsterdam.com/2013/3d-printing-the-face-of-future-fashion/ http://www.areah.com.br/colunas/comportamento/coluna/33723/1/Pagina_1/por-que-as-pessoas-se-tatuam-tanto-hoje-em-dia-.aspx http://mass-customization.info/post/593397981/why-mass-customization-is-a-trend-now http://mashable.com/2011/04/13/mass-customization/ http://gizmodo.com/why-3d-printing-is-overhyped-i-should-know-i-do-it-fo-508176750 (Discuss천es do texto) http://venturebeat.com/2012/11/08/mycustomizer-if-mass-customization-is-the-future-heres-thetool-to-create-it/ http://blogs.forrester.com/jp_gownder/11-04-15-mass_customization_is_finally_the_future_of_ products http://www.kraftwurx.blogspot.com.br/ http://readwrite.com/2011/04/15/user-customized-products-future-of-business#awesm=~obPPTMlIj5QAoN


Trendbook  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you