Page 1


Editorial Esta edição, assim como as outras, foi elaborada com um carinho muito especial. Entraremos no mês das mães. “MÃE” sempre nos remete a lembranças singelas e românticas. Pensando nisso, resolvemos deixar o poema abaixo expressar por nós esse sentimento. A todos, boa leitura! Meire Mieco Maruyama

Para Sempre Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Por que Deus se lembra - mistério profundo de tirá-la um dia? Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho. Carlos Drummond de Andrade

Sumário CIDADANIA

RESPONSABILIDADE SOCIAL

CARREIRAS

REFLEXÃO

SEU DINHEIRO

ORIGENS

08 - QUE-ME-PRE-PO-DE? As sílabas que auxiliam no Planejamento Financeiro AB RI L 2 0 13

18 - Saiba como escolher a melhor lente de óculos para o verão

04 - Como agir quando chega a hora de assumir a responsabilidade pelos pais idosos

06 - Seis conselhos importantes para sua vida profissional

3

SAÚDE & VISÃO

MODA

10 - Kerin Rose: A designer dos óculos vanguardistas usados nos videos clipes

SAÚDE & ALIMENTAÇÃO

20 - Corrente do Bem com a Ótica Indaiá 24 - Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. 26 - Língua Guarani

MEIO AMBIENTE

28 - Sapucaia 30 - Celebração Mundial: Dia da água promove debate sobre recurso natural

DELÍCIAS

12 - Lichia para chapar a barriga 14 - Saúde de grão em grãos

34 - Farofa Rica 34 - Bolinho de Folhas de Cenoura 34 - Couve-Flor Gratinada

SAÚDE & HIDRATAÇÃO

DIVERSÃO

16 - Hidratação: uma arma contra pedra nos rins

36 - É hora da diversão

Expediente ADMINISTRAÇÃO Meire Mieco Maruyama REVISÃO Stela Oliveira ARTE / EDITORAÇÃO Robson Bueno MARKETING Goddete Pereira Carvalho IMPRESSÃO Margraf Editora e Indústria Gráfica Ltda DISTRIBUIDORA Distribuição própria DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Tiragem 19.000 exemplares LOCAIS de Distribuição Guaianases | Jundiaí | Osasco Várzea Pta. | Campo Limpo Pta. Todo conteúdo editorial tem sua ressalva e é resguardado por direitos autorais, não podendo ser reproduzidos sem prévia autorização. As opiniões e matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião da Revista, ficando a salvo de qualquer responsabilidade. Os anúncios e seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Canal Aberto Fique à vontade para expressar sua opinião, dar dicas e sugestões. revista@oticaindaia.com.br

Para Anunciar

(11) 3681-0545 (11) 2554-2177 Antônio Agú, 691 Osasco - SP

Salvador Gianetti, 1128 Guaianases - SP


Cidadania

Como agir quando chega a hora de assumir a responsabilidade pelos pais idosos

Acostumamo-nos à ideia de que os pais sempre estarão prontos para nos ajudar. Mas, com o aumento da expectativa de vida, cedo ou tarde essa situação se inverterá. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a expectativa de vida do brasileiro aumentou 25,4 anos no período entre 1960 e 2010, passando de 48 para 73,4 anos. A projeção é de chegar a 80 anos em 2040. Dada a maior expectativa de vida, em determinado momento os pais precisarão do auxílio dos filhos para atividades quotidianas que não conseguirão realizar sozinhos devido à diminuição ou perda da capacidade funcional, o que deve ser percebido, posto que não há idade específica para isso.

É fundamental ter informação sobre o processo de envelhecimento para compreender os sinais de dependência e lidar melhor com esse momento além de se prevenir e estar atento a qualquer sinal ou sintoma, tanto para algo súbito, como problemas para lidar com tarefas mais simples.

Essa inversão de papéis é delicada para todos, sendo difícil para os pais idosos reconhecerem que deixam de cuidar para receberem cuidados. Para idosos pertencentes a uma geração que teve educação rígida é constrangedor para um pai ter que usar fraldas e ser trocado pela filha

Quando pais e filhos vivem muito distantes, recomenda-se montar uma rede de apoio, que também vale para quem vive próximo do idoso, dividindo-se entre os filhos os cuidados e compartilhando a responsabilidade com toda a família. Evitando uma sobrecarga física e emocional montando-se um esquema em que outras pessoas da família possam colaborar.

A relação entre pais e filhos é fator importante quando os papéis se invertem, pais presentes e carinhosos naturalmente terão mais proximidade e cuidados de seus filhos no final da vida. Já filhos que tiveram pais ausentes, tal responsabilidade gera sentimentos muito conflitantes: frustração, culpa, cansaço, desgaste e, às vezes, raiva. É possível amenizar a situação e reorganizar os papéis na família, mas os laços familiares e a forma como eles foram construidos ao longo da vida influenciarão muito nessa inversão de papéis Os espaços de ambos sempre devem ser respeitados, é importante detectar até onde o idoso está realmente precisando de ajuda, muitas pessoas vivem sozinhas e perfeitamente bem até o fim da vida.

AB RI L 2 0 13

O idoso deve ser mantido em sua própria casa, pois o local onde ele passou boa parte da vida é uma referência espacial e afetiva fundamental, a mudança só é recomendada se for realmente necessária. Também que é muito ruim quando os idosos precisam ficar uma semana na casa de cada filho. Eles precisam ter um lugar fixo para morar e estabelecer uma rotina.

4

Há vários tipos de cuidados que podem ser oferecidos aos poucos e ajudam a estabelecer uma relação de proximidade sem invadir tanto a vida do idoso e privá-lo de sua autonomia. O filho pode ir à casa dos pais todos os dias olhar o que está faltando, levar ao médico e outros cuidados que não vão interferir na rotina do idoso, é a chamada “intimidade à distância”, é uma assistência fundamental. Outra medida importante que os filhos devem tomar é ter atenção a detalhes que possam gerar riscos, como tapetes, pisos escorregadios, móveis que podem causar acidentes e verificando se os pais precisam de auxílio nas atividades cotidianas como alimentação, e ingestão de remédios. Os filhos precisam pensar em um esquema para que os pais estabeleçam uma rotina adequada e que não seja prejudicial à saúde.

O cuidado excessivo também é um erro, a superproteção adoece e envelhece. Deve-se avaliar em quais tarefas os pais precisam de ajuda, sem assumir todas elas. Às vezes, a vida dos pais só precisa de um novo arranjo, ajustando as atividades e permitir que os idosos executem aquelas que são capazes.


CARREIRAS

importantes

Seis conselhos

para sua vida profissional Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias

Ao longo da carreira, as pessoas aprendem lições importantes para o seu desenvolvimento e ascensão profissional. É um conhecimento que começa a ser adquirido apenas a partir da prática e da experiência porque, entre a formação adquirida nas salas de aula das universidades e as exigências do mercado de trabalho há muitas lacunas, segundo especialistas. Mas este aprendizado nem sempre transcorre em mares dos mais calmos. Na maior parte das vezes vem acompanhado de erros e fracassos que obrigam os profissionais a apostarem em mudanças de atitude necessárias para o ajuste da rota de sucesso.

AB RI L 2 0 13

Colaboração é a base do sucesso Em tempos de competitividade em alta, a atitude colaborativa pode ser deixada de lado na busca afoita pelo sucesso profissional. Mas, engana-se quem pensa que só assim conseguirá se destacar entre seus pares. “O ponto bom de trabalhar em uma empresa é que você vai aprender a colaborar com as outras pessoas e a colaboração é a base do sucesso de uma empresa”, diz a coach Marie-Josette Brauer. Quanto antes você descobrir isso, melhor.

6

Motivação surge a partir do comprometimento com a carreira e os objetivos A temida “síndrome da segunda-feira” - que leva muita gente a se arrastar para o escritório - é um sinal claro da infelicidade no trabalho. “As pessoas dizem que se levantam para trabalhar porque precisam do salário, ou porque não podem ficar em casa”, diz Marie-Josette.

Ou seja, a motivação para encarar o expediente está ancorada apenas em fatores como o dinheiro, ou a ideia de que não é certo ficar sem trabalhar. “Mas é o comprometimento com a carreira e com os seus objetivos é que é necessário para se motivar e se desenvolver”, ressalta Marie-Josette. Utilizar bem os feedbacks ajuda a gerenciar melhor a carreira É certo que nem todos os chefes sabem dar feedbacks, mas é igualmente certo que muitos profissionais não sabem recebê-los quando são negativos. “As pessoas ficam com raiva, e acabam entrando em uma luta emocional”, diz Marie-Josette. Ela recomenda que as pessoas tirem a carga emocional que vem ao receber uma crítica e fiquem com a parte objetiva. “O chefe pode ter soltado os cachorros, mas em vez de só ficar bravo, tente pegar os pontos levantados. Se ele escolheu aqueles pontos é que porque tem algum problema com eles”, diz Marie-Josette.

Capacidade de síntese é essencial para manter o foco Qual o seu objetivo no emprego atual? Melhorar o currículo, aprender novas técnicas e competências, crescer profissionalmente? Identificar os objetivos principais é fundamental para relevar obstáculos e não ficar perdido em detalhes, na opinião de Marie-Josette. É essa atitude, que ela nomeia como capacidade de síntese, que vai ajudá-lo a manter o foco. Ganhar pouco, aguentar horários impossíveis, engolir sapos podem ser mais suportáveis quando você tem claro que seu objetivo é, por exemplo, ficar dois anos na empresa, melhorar o seu currículo e ficar mais perto da oportunidade profissional dos seus sonhos, de acordo com a especialista. Apropriação de saberes é fundamental na construção do conhecimento “A possibilidade de pensar a partir de vários pontos de vista é um desenvolvimento extremamente importante para gerenciar a carreira”, diz Marie-Josette. No lugar de uma postura arrogante em que o seu conhecimento vale mais do que o dos outros, aposte na apropriação dos saberes como aliada na construção do seu conhecimento. “Cada um sempre sabe uma coisa, o segredo é refazer o percurso intelectual dessas pessoas para descobrir a razão por que aquela pessoa tem aquela opinião”, diz a especialista. Automatizar isso vai permitir uma abordagem das situações de vários ângulos diferentes. Autocrítica é necessária na hora de tomar decisões de carreira “A autocrítica é a possibilidade de se enxergar objetivamente”, explica MarieJosette. É conseguir pensar onde você está, aonde você quer chegar, quais as suas limitações e o que deverá ser desenvolvido no caminho. Pode até parecer simples, mas muitas pessoas não se avaliam e, portanto, não têm essas respostas. “Antes de tomar uma decisão é preciso fazer uma avaliação do máximo de informações possível”, lembra Marie-Josette.


SEU DINHEIRO

QUE-ME-PRE-PO-DE?

As sílabas que auxiliam no Planejamento Financeiro A partir daqui as perguntas começam Diante de tantos problemas a ficar mais seletivas e difíceis de serem financeiros que vemos todos respondidas, mas de extrema importância os dias com as famílias para o seu Planejamento Financeiro Pessoal brasileiras resolvi, neste e Familiar. artigo, contribuir com uma técnica que pode lhe ajudar a PRE de PRECISO – Será que eu preciso livrá-lo de uma série de dores disso realmente? Preciso disso agora ou de cabeça e ainda poupar poderia esperar e fazer uma poupança para essa compra à vista e com desconto? recursos para a obtenção de realizar Será que eu não tenho algo que possa ser uma reserva financeira para aproveitado e reutilizado evitando um gasto momentos difíceis e também desnecessário? para o planejamento de seus PO de POSSO – Será que eu posso Projetos de Vida. Primeiramente o que significa a palavra Economizar? Economizar nada mais é do que abrir mão do consumo no presente para adquirir coisas de maior valor no futuro com o objetivo de lhe proporcionar mais Qualidade de Vida. Para isso essas cinco palavrinhas podem lhe ajudar e muito em suas decisões financeiras, vamos abaixo explicá-las detalhadamente:

QUE de QUERO – Querer é o primeiro

sentimento que temos para desejar algo, mas nem sempre querer é poder. É uma das perguntas mais fáceis de ser respondidas e que quase sempre acabam em um sonoro “SIM”;

ME de MEREÇO

AB RI L 2 0 13

– Merecer, com certeza você merece, pois trabalhou duro durante todo o mês e precisa ser recompensado não é mesmo? Será mesmo ou está deixando para ver o que vai acontecer lá na frente?

8

e tenho condições de assumir mais esse compromisso? Será que as minhas dívidas já não ultrapassam 30% de minha receita mensal? Será que não tenho algo semelhante em meu guarda-roupa ou que comprei, mas nunca usei?

DE de DEVO

– Eu devo realmente adquirir isso ou será que eu tenho outras coisas mais importantes que podem afetar meu Planejamento Financeiro futuro como a compra de um imóvel, a faculdade e intercambio dos filhos ou a minha aposentadoria? Resumindo, se uma dessas respostas for NÃO, pense, repense, de um prazo de 24 a 48hs para tomar sua decisão, pois aquele eletrodoméstico ou aquele tão cobiçado sapato não sairá correndo

da loja simplesmente porque você adiou sua compra por mais alguns dias. Muita gente se empolga com outras palavrinhas como OFF, Promoção, Desconto, etc. e acabam se iludindo, IMAGINANDO, que estão fazendo um bom negócio enquanto pagam altíssimos juros de seus cheques especiais ou dos cartões de crédito. Lembre-se, um bom negócio é realizado quando você tem o dinheiro ou uma boa parte dele para que aproveite a oportunidade apresentada se não comprar coisas que não precisa com o dinheiro que não tem, o que pode ser uma péssima decisão. Se todas as respostas forem SIM vá tranquilo, compre, gaste, utilize bem o seu dinheiro, pois ele foi feito realmente para isso, ou seja, para ser GASTO e não DESPERDIÇADO. Rogério Nakata Planejador Financeiro Pessoal e Familiar www.economiacomportamental.com.br/artigos_financeiros.asp


Moda

A designer americana saiu do anonimato em agosto de 2009, quando Rihanna escolheu um de seus óculos, o modelo Barracuda, para compor o figurino do vídeo Run This Town que gravou em parceria com Jay Z e Kanye West. Graças à escolha de Rihanna, Kerin apareceu para o mundo da moda sendo convidada pelo estilista Christian Siriano, vencedor da quarta temporada do Project Runway, para compor uma linha de óculos dentro da sua coleção outono-inverno 2010 desfilada na última semana de moda de Nova Iorque. Este ano ela também já estampou páginas da Vogue Itália e da Rolling Stones com suas peças, digamos, um tanto quanto inusitadas.

AB RI L 2 0 13

modelo Barracuda

10

Dona da marca A-Morir, Kerin cria óculos curiosos e superousados usando pérolas, tachas, rendas, spykes, correntes e cristais Swarovski. “Se você é uma pessoa inteligente cheia de senso comum. Eu repito: Não há nada aqui pra você.”, avisa o site da marca. Todos os acessórios são feitos à mão e

Com o verão chegando já é possível perceber muitos óculos escuros que estão em alta por aí. Do final de 2009 para cá, entretanto, apareceram nos videoclipes óculos bem diferentes e vanguardistas, que chamaram a atenção do mundo da moda. O Moda-Clipe foi atrás e trouxe no VIP de hoje ninguém menos do que Kerin Rose: a nova queridinha dos fashionistas e das celebridades internacionais.

refletem a paixão de Kerin pelo teatral, pela luxúria e, claro, pelo glamour. A primeira série de óculos lançada por sua própria grife, a A-Morir, chamou a atenção de outras celebridades como Fergie, Katy Perry e Mariah Carrey. Um dos óculos, inclusive, foi usado por Lady Gaga em Alejandro.

No Brasil, o estilista Lucas Nascimento chamou atenção no desfile primavera-verão 2010/11 do SPFW com o óculos alinhavado e cortado pela metade tipo meio círculo.

A-Morir W.O.W

Lady Gaga no clipe Alejandro

A linha composta por itens ousados e originais conta com peças que variam entre US$ 210 e US$ 600 e são vendidas online pelo site da marca. Para os fashionistas de plantão, o site entrega no Brasil! E então, teriam coragem para usar esses óculos por ai?

Fonte: http://clipestesia.com.br


VIVA BRASIL - 0800-703-2993


SAÚDE & ALIMENTAÇÃO

Lichia para chapar a barriga

Além de levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento graças a uma substância que regula as células de gordura. Guarde o nome dela: cianidina Lúcia Nascimento Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)

Se o critério para fazer parte da sua dieta, ainda mais no verão, é não pesar na balança, saiba que essa fruta de origem chinesa é uma das menos calóricas, ainda mais se comparada com outras delícias que aportam nos supermercados nesta época de festas de final de ano. “A lichia tem apenas 6 calorias o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo do dia”, estima a nutricionista Raquel Magalhães, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ou seja, se devorar dez unidades suculentas, só irá gerar energia o suficiente para tostar em uma atividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um final de semana na praia. Algo assim.

AB RI L 2 0 13

Mas a leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão de estratégias antiobesidade. Veja que curioso: um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. “Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo”, explica por e-mail, com exclusividade a SAÚDE!, o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à cianidina.

12

A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. “Vale lembrar que não existem alimentos milagrosos para o emagrecimento”, alerta Mirian Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, ao ouvir a notícia. “A lichia pode, sim, dar uma força se associada a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física para cumprir essa função.” Não adianta se esbaldar com ela e, em seguida, comer um panetone inteiro, por exemplo. Por falar em se esbaldar, Nishihira não determinou ainda a quantidade ideal de frutinhas a ser consumida para perder centímetros

na cintura. Então coma à vontade, sem dispensar acompanhamentos saudáveis. Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce, doce... “A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce”, enumera Carla Christimann, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Só que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura. O QUE A LICHIA TEM em uma porção de 100 g (aproximadamente dez unidades sem casca) Valor energético.........66 cal Carboidratos..............16,53 g Proteínas....................0,83 g Gorduras....................0,44 g Fibras.........................1,3 g Cálcio........................5 mg Fósforo......................31 mg Ferro.........................0,31 mg Potássio.....................171 mg Vitamina C...............71,5 mg Tiamina....................0,01 mg Ribofl avina..............0,065 mg Niacina.....................0,6 mg Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. “Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral”, diz Solange Saavedra, gerente

0,3%

é o que uma lichia representa em termos calóricos na dieta de consumo de um adulto técnica do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.


Quik


SAÚDE & ALIMENTAÇÃO

Saúde de grão em grãos

Chia, cevada, amaranto... Conheça os grãos que ajudam a perder peso, turbinar o cérebro, fortalecer os ossos e diminuir o cansaço Eles são pequenos, mas como você sabe, tamanho não é documento. Os grãos carregam diversos nutrientes essenciais à saúde e são uma maneira fácil e saborosa de ingerir vários benefícios de uma única vez. “Comer grãos ajuda o corpo a absorver uma quantidade menor de gordura e de carboidratos simples, provenientes do biscoito, pão, arroz branco etc”, diz Fernanda Pisciolaro, nutricionista membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), de São Paulo. A explicação é fácil: as fibras solúveis dos grãos formam um bolo no estômago que vai direto para o intestino. Ele é responsável por reter gorduras e carboidratos de alimentos, em vez de os mesmos serem absorvidos pelo corpo. Os grãos também são ricos em ômega-3 e 6, ácidos graxos que ajudam a combater o mau colesterol (LDL), diminuindo as chances de acumular gordura nas artérias. Quer mais motivos para comer grãos? Eles são fontes de carboidratos – que garantem energia – e fibras, que além de manterem o bom funcionamento do intestino saciam por mais tempo. O ideal é variar o cardápio para lucrar com os benefícios de cada um deles e incluí-los na dieta diária por meio de pães, bolos, sopas e saladas. Aqui, reunimos cinco tipos para você experimentar novos sabores.

AB RI L 2 0 13

Perca peso com CHIA

14

O grão é novidade no Brasil e está fazendo sucesso por carregar ó t i m o s nutrientes. “Ele tem 9% a mais de ômega-3 se comparado à linhaça, e maior quantidade de proteína, 21% em relação à quinua”, diz Carolina Chica, nutricionista do departamento de doenças cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, que estuda a chia há dez anos. Quando inserida na dieta, a chia pode ajudar na perda de peso: as fibras solúveis aumentam de volume no estômago, saciando mais rápido, o que faz você comer menos. Em uma colher de sopa, você ainda ingere boa quantidade de fósforo, potássio

e cálcio. “Para as pessoas alérgicas a grãos, a chia é uma boa opção. Testes realizados garantem que consumir a versão moída é seguro”, revela Carolina Chica. Você ganha Fibras: 28 g para cada 100 g

35gramas

É a recomendação de ingestão diária de grãos integrais para garantir o equilíbrio do organismo e o bom funcionamento do intestino* * Fonte: Rosana Perim, gerente de Nutrição do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.

Turbine o cérebro com CEVADA

Se você pensa que só encontra a cevada na cerveja, engano seu. Hoje em dia, ela está presente em receitas de pão, bolo e também é vendida em grãos. A cevada contém mais quantidade de carboidratos, fibras e ferro do que o arroz. Além disso, é uma fonte rica em selênio, antioxidante que ajuda a preservar a vida do neurônio. “O nosso organismo não produz esse mineral, por isso é importante ingeri-lo durante as refeições”, explica Vanderli Marchiori, nutricionista diretora da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, de São Paulo. Você ganha Selênio: 37 mcg para cada 100 g Carboidratos: 73 g para cada 100 g

Livre-se do cansaço com SEMENTE DE GIRASSOL

A oferta proteica de fósforo e potássio é boa. Estes nutrientes são importantes para a formação e recuperação muscular, e também ajudam a prevenir cãibras. “A semente de girassol contém selênio e quantidade considerável de vitamina E, antioxidante que ajuda a combater a ação de radicais livres no organismo, diminuindo o estresse e o cansaço, amenizando dores musculares e a fadiga pós-treino”, diz Márcia. Ela também é excelente fonte de magnésio, mineral famoso por estimular o pique. Você ganha Magnésio: 354 mg para cada 100 g

Sofia Mikrute Fonte: http://menshealth.abril.com.br/nutricao/nutricao/saudede-grao-em-graos/

Controle a diabetes com TRIGO SARRACENO

Bastante usado na culinária japonesa, este trigo também pode substituir o arroz – cozido fica como um cuscuz. “Contém rutina na casca, flavonoide com ação antioxidante benéfico ao coração e que previne a aterosclerose – doença inflamatória crônica dos vasos sanguíneos –, e eleva a concentração do bom colesterol”, explica Márcia de Lourdes Pereira de Francischi, especialista em trigo sarraceno e doutora em Ciência da Nutrição, pela Universidade Estadual de Campinas. Sua proteína é de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais, e o grão é indicado para os diabéticos por apresentar um baixo índice glicêmico, evitando que o nível de açúcar no sangue se eleve rapidamente. Você ganha Índice glicêmico: 49 (Apenas acima de 100 é considerado alto) Fonte: Tabela Internacional de Glicemia

Fortaleça os ossos com AMARANTO

Este grão é uma potente fonte de proteína – tem mais do que o trigo e duas vezes mais do que o arroz branco. Mas você também lucra com outros nutrientes. “Ele é rico em cálcio biodisponível. Isso significa que o mineral é absorvido em maior quantidade pelo organismo”, explica Erika Sartori, mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade de São Paulo e nutricionista do Instituto Brasileiro para Educação e Negócios, de Rio Claro (SP). E tem mais benefícios: as taxas do mau colesterol (LDL) despencam, já que o amaranto inibe uma enzima no fígado responsável pela sua produção. O grão também contém vitaminas do complexo B, que fazem bem à vista, e esqualeno, substância que protege o organismo da ação danosa dos radicais livres e reforça o sistema imunológico. Você ganha Cálcio: 256 mg para cada 100 g Proteína: 16 g para cada 100 g


www.generaloptical.com.br ref: BG3078 H03 - Visite seu oftalmologista regularmente.

indaia_abril.indd 2

15/02/2013 15:30:20

www.generaloptical.com.br

VOCÊ QUE É ÁGIL TEM BOAS SACADAS TOMA GRANDES DECISÕES DESVENCILHA-SE DE BLOQUEIOS PENSA EM DIVERSAS ESTRATÉGIAS E ARMA BOAS JOGADAS

ref: SP595 A02 - Visite seu oftalmologista regularmente.

AMPLIE SEU HORIZONTE

VEJA A VIDA COM SPEEDO

e

indaia_abril.indd 1

são marcas de propriedade da Brasmark Indústria, Comércio e Representações Ltda.

15/02/2013 15:29:45


SAÚDE & HIDRATAÇÃO

Hidratação: uma arma contra pedra nos rins

O consumo de líquidos é essencial para evitar a concentração de substâncias causadoras da litíase renal

AB RI L 2 0 13

Consumir uma quantidade adequada de água é essencial para manter o corpo saudável. Mas é ainda mais importante quando se trata de prevenir e tratar a litíase renal, mais popularmente conhecida como pedra nos rins. A hidratação correta é uma das principais formas de evitar a formação desses cálculos, que causam desconforto e, em alguns casos, dor intensa. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que cerca de 10% da população já teve uma crise renal provocada por cálculos.

16

Eles se formam quando há concentração excessiva de determinados minerais ou sais ácidos – como o cálcio, o ácido úrico e o oxalato – na urina que acabam por se cristalizar formando uma pedra. O tamanho varia e pode ir de um grão de areia (mais comuns) a uma bola de golfe (bem raros). Por isso, ingerir bastante líquido é essencial para ajudar a eliminar o excesso dessas substâncias e garantir o bom funcionamento dos rins e a integridade do sistema urinário. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de 13% dos homens e entre 6% e 7% das mulheres podem apresentar pedras nos rins em algum momento de suas vidas. E apesar de atingir pessoas de todas as idades, essa condição é mais frequente na vida adulta e tem um componente familiar significativo. Ou seja, se há histórico de casos na família as chances da doença são maiores. Os cálculos são de diferentes tipos, sendo classificados de acordo com a composição química. “Alguns têm mais cálcio, outros mais oxalato e outros mais ácido úrico. As características físicas e de imagem são diferentes e por meio de exames podemos identificá–los”, afirma Dr. Oscar Fernando Pavão dos Santos, nefrologista e diretor de Prática Médica do Einstein. As principais causas da litíase renal são metabólicas, ou seja, o organismo elimina inadequadamente (a mais ou a menos) diversas substâncias. A ingestão de pouca água também predispõe a problemas. “Uma pessoa com 50 quilos, por exemplo, teria que eliminar 2 litros de urina.

Quando esse volume é inferior a 20 ml por quilo, o risco se eleva”, alerta o médico. Além dos distúrbios metabólicos (hipercalciúria, hiperuricosúria e hipocitratúria) outras causas podem levar ao quadro de litíase renal, embora sejam menos comuns: uma delas é a acidose tubular renal, resultado de acúmulo de ácido no corpo e inadequada eliminação pela urina. A outra é um tumor na paratireoide, que causa funcionamento irregular dessa glândula, aumentando a quantidade de cálcio na urina.

Algumas situações, porém, exigem cirurgia. “Se o paciente estiver com as vias urinárias obstruídas, com cólicas intratáveis e frequentes, vômitos ou com suspeita de infecção associada ao cálculo, o tratamento é cirúrgico”, exemplifica o nefrologista A litotripsia usa ondas de choque para fragmentar os cálculos, que são posteriormente expelidos naturalmente na urina. Já a nefroliototomia utiliza endoscópios com sondas e pinças para retirar a pedra.

Sintomas e tratamentos

A litíase renal em si não produz sintomas. Se for muito pequena, pode ser eliminada sem ser notada. Quando assintomático, o quadro geralmente é identificado durante check-up de rotina. No entanto, se o cálculo começar a se movimentar pelos tubos que levam a urina dos rins à bexiga, os chamados ureteres, aí pode provocar dor aguda na região abdominal ou nas costas ou, ainda, inchaço renal. Uma grave complicação é a obstrução desses canais, impedindo o fluxo de urina. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar febre (se houver infecção associada), náuseas, vômitos, calafrios e urina de cor avermelhada. Exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética, radiografia ou tomografia computadorizada ajudam o médico a confirmar o diagnóstico e também a identificar mais características da pedra. “Dependendo de qual substância é feita, ela pode ou não ficar visível em determinado exame e pelo tamanho pode– se também estimar se há chance ou não de eliminação espontânea”, explica Dr. Oscar Fernando. Somente após a definição do tipo de cálculo por meio da avaliação clínica e dos exames de laboratório e de imagem é que o médico poderá indicar a melhor terapêutica. Entre as opções, é possível utilizar diuréticos (no caso do excesso de cálcio, por exemplo), bicarbonato (quando há acidose), medicamentos inibidores da síntese de ácido úrico (quando há eliminação excessiva dessa substância) ou ainda citrato (quando há baixa eliminação dessa molécula). Para aliviar os sintomas, podem ser utilizados analgésicos e anti-inflamatórios.

Alimentação e chás

Estudos realizados com chás caseiros não mostram eficiência das ervas em si, mas a maior ingestão de líquidos, mesmo que por meio do consumo de chá, é benéfica ao organismo. Algumas pesquisas relacionam a ingestão de alguns tipos de alimentos a uma maior incidência das chamadas pedras nos rins. No entanto, apenas nas situações em que há ingestão excessiva de sódio é que uma dieta específica costuma ser indicada. Albert Einstein Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira http://www.einstein.br/einstein-saude/pagina-einstein/ Paginas/hidratacao-uma-arma-contra-pedra-nos-rins.aspx


SAÚDE e visão

Saiba como escolher a melhor lente de óculos para o verão O tipo de lente a ser escolhido para os seus óculos de sol dependem do tipo de uso que você dará para eles Os óculos de sol devem deixar de ser vistos como um mero acessório decorativo para se tornarem um caso de saúde pública porque o seu uso é muito importante para vistas saudáveis. Entretanto, para cada tipo de uso, é necessário usar um tipo de lente específico. Sendo assim, saiba como escolher a melhor lente de óculos para o verão. As lentes dos óculos para serem usados no dia-a-dia devem cobrir a maior parte dos olhos e precisam vir com certificado de que protegem a visão contra os raios ultravioletas A e B. Portanto, o melhor modelo é aquele que cobre boa parte do rosto, o conhecido como óculos de “madame” porque eles protegem bem as bordas das pálpebras.

Além disso, há óculos escuros feitos com lentes de diversas cores e cada uma tem finalidades diferentes: a marrom e a fumê são feitas para dias claros, a laranja e a amarela, como destacam os contrastes e as profundidades, são indicadas para manhas, finais de dia e dias de chuva, a verde-escura são apropriadas para ambientes escuros e a cinza, para locais bem iluminados. Para os praticantes de esportes ao ar livre, os óculos de sol com proteção contra os raios solares são essenciais. No entanto, eles devem ser diferenciados, com armações específicas para cada esporte. Para a praia, é preciso colocar grau nos óculos de sol caso a pessoa tenha algum problema de visão porque o uso de lentes nesse local é contra-indicado, já que ele oferece grandes riscos de contaminação.

Quanto maiores forem as lentes, maior será a proteção para os seus olhos.

AB RI L 2 0 13

Os esportes ao ar livre pedem pelos óculos de sol.

18

Há vários tipos de lentes e cada uma tem a sua função.

Os óculos de sol são acessórios importantíssimos no verão porque eles protegem os olhos contra doenças que podem surgir ao longo dos anos como um problema na retina chamado degeneração macular relacionada à idade, uma pele sobre a conjuntiva chamada pterígio e a catarata, que é a perda de transparência do cristalino. Por isso, use sempre os óculos de sol no verão, que são tão importantes quanto o filtro solar e o boné. Além de serem bonitos e existirem em vários modelos, eles são ótimas armas para vencer o sol escaldante desse lindo país tropical que é o Brasil. Fonte: http://www.mundodastribos.com/saiba-como-escolher-a-melhor-lente-de-oculos-para-o-verao.html


Responsabilidade Social

Corrente do Bem com a

A ação social Corrente do Bem com a Indaiá visa cooperar com quatro ONGs (Organizações Não Governamentais), nas cidades de Osasco e São Paulo (bairro de Guaianases), ao longo de todo ano de 2.013, dividido em trimestres. As ONGs participantes são: “Amamos” - Associação de Munícipes para Amparo ao Menor Osasquense e a Associação Beneficente Sonho Meu, ambas de Osasco. No bairro de Guaianases, as ONGs participantes são: Cooperativa de Reciclagem Fênix Ágape e OFM Novo Lar Betânia I. Ao comprar armações para óculos de determinadas marcas e/ou modelos específicos de óculos solares em uma das unidades da ótica (Osasco / Guaianases), o cliente tinha a oportunidade de escolher qual ONG queria ajudar, conhecendo seus projetos através dos materias de comunicação dispostos nas lojas, e posteriormente depositando seu voto em uma urna exclusiva. Ao final do 1º trimestre, foi apurado com cada unidade da Ótica Indaiá quais as ONGs mais votadas. Através deste resultado, a loja destinou parte do valor dos produtos conforme o regulamento da promoção para as ONGs vencedoras, colaborando conforme as necessidades de cada uma delas. Na cidade de Osasco houve um empate técnico entre a “Amamos” - Associação de Munícipes para Amparo ao Menor Osasquense e a Associação Beneficiente Sonho Meu. Com isso, ambas foram ajudadas. O projeto da Amamos visava adquirir um televisor de 42” para equipar a sala de vídeo para o conforto das criaças e a Sonho Meu visava um monitor, material didático e ajuda para cobrir despesas funcionáis do abrigo. Já no Bairro de Guaianases quem levou foi a OFM Novo Lar Betânia I, que precisava de um novo sofá para a ala de lazer, a fim de proporcionar mais conforto para as 20 crianças do abrigo provisório. Nosso projeto pretende envolver a sociedade do entorno destas unidades. Veja na próxima página a necessidade atual das ONGs e como você pode colaborar, conhecer e através desta cooperação fazer deste mundo, um mundo cada vez melhor.

Visite os sites das ONGs:

AB RI L 2 0 13

Amamos

20

Associação de Munícipes para Amparo ao Menor Osasquense www.amamos.org.br

Cooperativa de Reciclagem FÊNIX ÁGAPE

OFM Novo Lar Betânia I

www.novolarbetania.org.br


campanha indaia


ONGs Osasco

Proposta

Projeto de inclusão digital que atende 16 crianças nos períodos matutino e vespertino, e aos adultos no período noturno, onde são ministradas aulas de noções básica em informática.

Necessidades

Material didático para as aulas e cobertura das despesas mensais referente a: Aluguel do imóvel, água, luz, combustível e manutenção das máquinas.

Meta Manter o projeto com condições para seguir incluindo digitalmente mais pessoas carentes do Aliança e região.

Faça uma visita a esta Ong:

R. Martim Pescador, 175 - Aliança - Osasco | SP

11 3599.4352

Amamos

Associação de Munícipes para Amparo ao Menor Osasquense Proposta

Despertar a criatividade e proporcionar entretenimento às crianças.

Necessidades

Adquirir brinquedos lúdicos e criativos; Material de Higiêne (fraldas descartáveis, lenços umedecidos, entre outros)

Meta Proporcionar mais momentos de lazer para as crianças da casa de acolhimento.

Faça uma visita a esta Ong: Av. Presidente Médici, 1303 - Aliança - Osasco | SP

11 3601.3658

ONGs Guaianases

OFM Novo Lar Betânia I

Cooperativa de Reciclagem FÊNIX ÁGAPE Proposta - Projeto Poupança FÊNIX ÁGAPE

O objetivo deste projeto é fazer com que a nossa comunidade crie a cultura de poupança. Poupando recursos naturais do nosso planeta, conseguimos gerar trabalho e renda para muitas famílias da nossa região.

Necessidades

Uma impressora e materiais gráficos para implementação final do projeto

Meta Incluir a sociedade local na cadeia de reciclagem, ao ponto de formar até uma conta corrente, de forma que as pessoas transformem o lixo reciclável em créditos com a Cooperativa.

Faça uma visita a esta Ong:

Rua Manuel Bueno da Fonseca, 503 - Jd. Camargo Novo - São Paulo | SP

11 3537.3797

Proposta

Despertar a criatividade e proporcionar entretenimento às crianças.

Necessidades

Adquirir brinquedos lúdicos e criativos; Material de Higiêne (fraldas descartáveis, lenços umedecidos, entre outros)

Meta Ter condições de proporcionar cada dia mais uma estadia digna e humana para as crianças atendidas.

Faça uma visita a esta Ong:

Rua Serra do Mar, 32 - Guaianases - São Paulo | SP

11 2071.4871

Ao final do segundo trimestre de 2013, 2% do valor da armação será destinado às associações: Associação Beneficente Sonho Meu ou Amamos - Associação de Munícipes para Amparo ao Menor Osasquence em Osasco e Cooperativa de Reciclagem Fênix Ágape ou OFM Abrigo Betânia I em Guaianases. Haverá uma votação e você indicará qual ONG será beneficiada. Veja acima a proposta de cada uma e dê seu voto ao retirar seus novos óculos. Promoção válida de 03/04/2013 à 29/06/2013. Somente nas lojas de Guaianases ou Osasco. Promoção não cumulativa com outras em vigor.


Johnson


REFLEXÃO

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração. A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

AB RI L 2 0 13

A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.

24

A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado. A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma. Marina Colasanti http://www.releituras.com/mcolasanti_eusei.asp


ORIGENS

Língua Guarani

Guarani é uma língua indígena do sul da América do Sul, falada originalmente pelos povos da etnia guarani, mas que atualmente, é falada também pelos paraguaios. Influenciou fortemente o idioma português falado atualmente no Brasil, legando várias expressões e vocábulos ao português brasileiro, preponderantemente na toponímia (designação de lugares, como “Paraná”, “Ivaí”, “Paraguai”, “Piraí”, “Guamirim” etc.).

Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada.

Amapá: ama’pá – árvore da família das

apocináceas,de madeira útil, e cuja casca, amarga, exsuda látex medicinal , de aplicação no tratamento da asma , bronquite e afecções pulmonares , tendo seu uso externo poder resolutivo e cicatrizante de golpes e feridas.

Avaré: amigo, missionário, catequista, senhor de preto, padre

Biboca: de lugar, casa acanhada, casa de barro, moradia humilde.

Mandioca: aipim, raiz que é principal alimento dos índios brasileiros.

Nhenhenhém: Falatório; o que fala;

converseiro. Que fala demais, muagento. Derivação de n’nhaém, do tupi, que significa idioma, língua;

Paranapiacaba: de para-nã-apiacaba

Caipira: de o vergonhoso, roceiro, aldeão. Caipora: aquele ou aquilo que (vive o

Sergipe: Do Tupi si’riupe, no rio dos

Carijó: procedente do branco, mestiço,

como o galináceo de penas salpicadas de branco e preto, caboclo, antiga denominação da tribo indígena guarani , habitante da região situada entre a lagoa dos Patos(RS) e Cananéia (SP). AB RI L 2 0 13

significa ¨lugar de muitas pedras¨. Cidade do estado de São Paulo situada na região de Campinas. Itatiba, como o próprio nome sugere, é uma cidade bastante montanhosa.

donde se avista o mar nome pelo qual era conhecida parte da Serra do mar, no sul.

caipira) de o vergonhoso, roceiro, aldeão.

26

Itatiba: Palavra de origem Tupi que

Itaí: itaí em tupi-guarani significa literalmente ¨rio da pedra¨

Itaquaquecetuba: Itaquaquecetuba é uma palavra indígena que define antiga aldeia dos índios Guaianá, na margem esquerda do rio Tietê, abandonada entre 1622 e 1624. itaquaquecetuba do tupi-guaraní : itaquá (ra) = bambu, quicé = faca, tuba = lugar abundante em.

siris, primitivo nome do rio junto a barra da Capitania.

Tijuca: de o brejo, a lama, lama preta, líquido podre, charco, pântano.

Urubupungá: Em Guarany, a palavra

URUBU quer dizer urubu mesmo, ave de plumagem negra de hábito carniceiro. PUNGÁ, ainda em Guarany quer dizer EXCREMENTO. O local onde foi construída a Usina Hidrelétrica de URUBUPUNGÁ já era assim chamado pelos silvícolas da região, pois, no alto das encostas de pedra que margeavam o rio os urubus faziam os ninhos. Seus excrementos de cor branca podiam ser vistos de longe em contraste com a rocha negra.

Xavante: tribo indígena pertencente à

família lingüística jê e que, junto com os xerentes, constitui o maior grupo dos acuéns. Ocupa extensa área, limitada pelos rios Culuene e das Mortes (MT).

Xororó: de tororó sussurrante, corredor. Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br


MEIO AMBIENTE

Nome científico: Lecythis pisonis

Cambess.

Família: Lecythidaceae Outros nomes populares:

castanhasapucaia, cumbuca-de-macaco,sapucaiavermelho (ES), marmita-de-macaco, caçamba-do-mato

AB RI L 2 0 13

Características gerais:

28

É uma árvore média a alta da mata atlântica úmida, com ocorrência desde o Rio de Janeiro até o Ceará, com predominância nos estados do Espírito Santo e Bahia. Sua freqüência natural na floresta nunca foi muito alta e, hoje, já pode ser considerada rara no habitat. Isto se deve a pequena produção de sementes e a intensa perseguição dos macacos que consomem avidamente suas castanhas. Ocorre quase que exclusivamente nas várzeas e início de encostas em solos de boa fertilidade e bem supridos de matéria orgânica e umidade , porém não ocorre em solos permanentemente encharcados. Apesar de sua altura máxima não ultrapassar 40 m, seu tronco pode atingir 9 m de circunferência. Quando cultivada fora da mata, seu porte não ultrapassa 25 m e sua copa é mais globosa, quando comparada com exemplares da floresta. É considerada uma planta decídua, ou seja, que perde suas folhas no inverno, quer pela menor disponibilidade de água no solo, quer pela menor temperatura nesta época do ano. Na primavera surgem as folhas novas de cor rosa-avermelhada, juntamente com as flores de cor lilás, conferindo à sua copa beleza indescritível. Este espetáculo dura algumas semanas, atingindo o seu auge no final de outubro e passando lentamente para a cor verde normal. Somente árvores adultas (com mais de 8 anos) exibem esta característica. Existem mais 3 espécies de sapucaia, porém nenhuma com esta característica, apesar de se assemelharem morfologicamente. A sapucaia, contudo, não é a única espécie de árvore a exibir folhas novas coloridas.

Ocorrência:

Originalmente sua distribuição natural se estendia desde o Ceará até o Rio de Janeiro na mata atlântica de várzea, sendo mais freqüente, contudo do sul da Bahia até o norte do Rio de Janeiro. Sua ocorrência e importância foi mais acentuada no ES e RJ, tendo inclusive emprestado o seu nome para designar várias localidades, como a cidade de Sapucaia no RJ.

Frutos:

Uma das principais curiosidades desta árvore é a forma de seu fruto, denominada botanicamente “pixídio” e popularmente conhecida como “cumbuca”. Trata-se de uma cápsula lenhosa de forma globosa de 2-4 kg e até 25 cm de diâmetro, dotada de uma tampa na extremidade oposta ao cabinho de fixação que se descola e cai quando o fruto está maduro para permitir a liberação das sementes. Isto ocorre nos meses de agosto-setembro. As sementes ou “castanhas” são comestíveis e muito deliciosas. Seu sabor rivaliza com a “castanha-do-pará”, contudo não é comercial porque a produção é muito baixa e muito perseguida pelos macacos e outros animais selvagens. Geralmente uma cumbuca média contém 6-12 castanhas, as quais contém, afixadas em sua base, um arilo brancoamarelado de sabor adocicado e muito procurado pelos morcegos. Estes

recolhem as castanhas com o arilo e as levam para árvores de copa densa para saborearem, deixando cair as castanhas após a remoção do arilo, constituindo-se assim nos disseminadores naturais desta espécie. Portanto, o melhor lugar para procurar as castanhas desta árvore não é sob a sua copa, mas sob as árvores próximas de copa densa e escura. O maior consumidor de suas castanhas, contudo, não é o homem, mas sim o macaco-sauá, que faz verdadeiras loucuras para consegui-las. Quando ainda fechadas, os macacos torcem as cumbucas como se fossem arrancá-las para acelerar a maturação. Quando parcialmente abertas, chegam a bater um fruto contra o outro na tentativa de forçar a liberação das castanhas e, segundo a lenda, dificilmente enfiam a mão dentro da cumbuca (pelo menos os mais experientes), porque isto pode prender sua mão ao contraí-la para apanhar as castanhas. Daí a expressão “macaco velho não põe a mão em cumbuca”. As cumbucas são usadas na zona rural como utensílio para fins diversos, principalmente para vasos de plantas ou como adorno doméstico. Geralmente ficam afixadas na árvore mesmo após a queda das castanhas por vários meses. Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/Arvores/sapucaia.htm


MEIO AMBIENTE

Celebração Mundial: Dia da água promove debate sobre recurso natural

O dia 22 de março foi escolhido pela Organização das Nações Unidas em 1992 como a data mundial para celebração da água.

Todo ano a entidade realiza diversos eventos com o objetivo de promover debates e alertas sobre a escassez do recurso no mundo. Muitos países e organizações não governamentais aderiram ao movimento e realizam suas próprias ações de conscientização. E você? Esta fazendo a sua parte? Encontre aqui alguns dados interessantes sobre a quantidade de água no mundo e dicas de economia desse líquido tão precioso e essencial à vida.

Você sabe de onde vem sua água?

Sua região é abastecida por uma manancial específico. Para saber a qualidade desse reservatório e se sua vazão está satisfatória, acesse o atlas da agencia Nacional das Águas. http://atlas.ana.gov.br

Água de reuso

Sim, é possível reciclar água. Produzida nas Estações de Tratamento de Esgoto, tratase da água coletada dos esgotos, que passa por tratamentos que lhe garantem a segurança sanitária para ser aplicada em diversas finalidades, porém, não há portabilidade para consumo humano. O líquido pode ser utilizado em geração de energia, combate a incêndios, refrigeração de equipamentos, limpeza de ruas e em processos industriais que não necessitam de água potável.

AB RI L 2 0 13

Onde usar água de reuso

30

• Limpeza de pisos, pátios ou galerias de águas pluviais • Assentamento de poeira em obras de execução de aterros e terraplanagem • Preparação e cura de concreto em canteiro de obras • Desobstrução de redes de esgotos e águas pluviais • Combate a incêndios • Geração de energia e refrigeração de equipamentos de diversos processos industriais

Onde não usar • • • •

Irrigação de hortas Descargas de banheiro Preparo de alimentos Piscinas

Onde e como economizar

No Brasil

Como acontece em grande parte dos países, a maior demanda por água no país vem da agricultura, com 65% do total. O uso doméstico corresponde por 18%

18%

uso doméstico

65%

uso agrícola

Plantas

• Use regador para molhar as plantas em vez de utilizar a mangueira • No verão, a rega das plantas deve ser feita de manhãzinha ou a noite. Isso reduz a perda de água por evaporação. • No inverno, pode ser feita em dias alternados, pela manhã.

Quantidade de Água no mundo está próprio para o consumo

Ao Lavar roupas

• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total. • Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez só. Você economizará água. Uma lavadora de roupa de 5K gasta 135l de água por uso.

No banheiro

• Não utilize o vazo sanitário como lixeira • Acionar a válvula de descarga 6 segundos gasta de 6L a 10L • Um banho de 15 minutos com chuveiro elétrico gasta 144L de água. Com 5 minutos, seu gasto passa a ser de 48L. • Fazer barba e/ou escovar os dentes de torneira semiaberta, por 5 minutos, seu gasto é de 12L. Fechando a torneira, o seu consumo passa a ser de 3L.

1%

97% 2%

está próprio para o consumo

da água mundial é salgada

Do total de água disponível, cerca de 12% está em território brasileiro

88% mundo

12% Brasil


Optolentes


DELÍCIAS

FAROFA RICA Ingredientes

1 xícara de chá casca de chuchu 2 unidades casca de banana nanica ½ xícara de chá de talos de verduras diversas 2 colheres de chá de cebola picada 2 dentes de alho 3 colheres de sopa de margarina 2 colheres de sopa de toucinho ½ tablete de caldo de galinha Colorau a gosto 2 xícaras de chá de farinha de mandioca

Modo de Preparo

Lave bem as cascas de chuchu e de banana e os talos de verduras em água corrente. Pique-os e reserve. Refogue a cebola e o alho na margarina. Acrescente os talos e as cascas e refogue mais um pouco. Junte os demais ingredientes, acrescentando a farinha de mandioca por último. Misture bem para a farinha incorporar ao refogado e os temperos. Dicas: Pode utilizar talos de verduras como agrião, espinafre, salsa, etc.

BOLINHO DE FOLHAS DE CENOURA Ingredientes

Modo de preparo

2 xícaras de chá de rama de cenoura moídas 2 unidades de ovo 1 xícara chá de leite 2 xícaras de chá de farinha de trigo 1 colher sopa de fermento químico em pó 1/2 colher sopa de cebola 2 dentes de alho picados 1 colher sopa de salsinha picada quanto baste de sal quanto baste de pimenta-do-reino branca quanto baste de óleo de soja

Numa vasilha, bater bem os ovos, adicionar a cebola, alho e a salsa e as folhas cruas de cenoura, misturar bem. Adicione lentamente a farinha até dar ponto bem consistente. Adicione por último o sal e tempero a gosto e o fermento, misturando levemente. Fritar os bolinhos às colheradas em óleo quente, escorrer em papel absorvente

AB RI L 2 0 13

COUVE-FLOR GRATINADA Ingredientes

34

1 couve-flor • 1 tabelete de caldo de legumes • 1 lata de creme de leite • orégano a gosto • sal a gosto • 200 grs de mussarela fatiada • manteiga para untar o recipiente

Modo de Preparo

Cozinhar a couve-flor já em pedaços na água com o tablete de caldo de legumes até ficar bem molinha. Depois de cozida escorrer e reservar. Num recipiente juntar o creme de leite, o orégano a gosto e o sal, mexer bem. Untar uma forma de vidro com manteiga e ajeitar os pedaços de couve na forma, sendo, um pedaço do lado do outro até preencher, jogar a mistura do creme de leite por cima e cobrir com mussarela. Levar ao forno até que fique tostadinha em cima.


Zaaper Kids

MOD. 2001

Eyewear

www.dioculos.com.br


36

AB RI L 2 0 13


contra capa

Revista indaia 11ed web  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you