Page 1


Editorial “A REALIZAÇÃO DE NOSSOS OBJETIVOS SERÁ DE MUITA LUZ SE O TRAJETO PARA ALCANÇÁ-LOS FOR ILUMINADO POR BONS PENSAMENTOS”. As mesmas palavras, dedicadas aos meus queridos amigos e parentes, são a base para o que desejo a todos os meus queridos leitores e clientes. Desejo que em 2013 a harmonia frente às ideias, às missões, objetivos e, principalmente, às pessoas CONTINUE fazendo parte de nosso crescimento pessoal e profissional. Que nos próximos anos as pessoas sejam cada vez mais tolerantes com as diferenças, mantenham sempre a humildade para que as portas para o aprendizado e conhecimento estejam sempre destrancadas; assim, consequentemente, adquirirão cada vez mais sabedoria para conduzir a vida de uma forma eficiente e leve. Nós da equipe “ÓTICA INDAIÁ EM REVISTA”, abrimos o ano de 2013 com a 10ª edição, onde procuramos aperfeiçoar nossos temas para melhor orientar e informar, e acima de tudo, desenvolver o exercício do bem, compartilhando com você o que acreditamos ser positivo. Além das matérias sobre carreiras, que o auxiliarão no campo profissional, peço atenção especial à campanha “CORRENTE DO BEM”, a qual foi criada para todos que quiserem fazer a diferença e participar dessa responsabilidade social que assumimos entre nossos objetivos.

Sumário CARREIRAS

06 - Manual de Etiqueta Profissional

SEU DINHEIRO

08 - O Mundo não acabou e um novo surge com desafios ainda maiores

SAÚDE & ALIMENTAÇÃO

10 -Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório

SAÚDE

12 - O coração feminino também merece cuidados

SAÚDE & ALIMENTAÇÃO 14 - Intestino em desequilíbrio

MEIO AMBIENTE

Um grande abraço a todos e ótima leitura!!! Meire Mieco Maruyama

16 - História do Pau-Brasil

DELÍCIAS

18 - Bolo de Beterraba 18 - Doce de Casca de Maracujá 18 - Bolo de Casca de Abacaxi

Expediente J AN EIR O 20 13

ADMINISTRAÇÃO Meire Mieco Maruyama REVISÃO Stela Oliveira PROJETO / ARTE / EDITORAÇÃO Rbbueno Comunicação MARKETING Goddete Pereira Carvalho

4

DIVERSÃO

20 - É hora da diversão IMPRESSÃO Margraf Editora e Indústria Gráfica Ltda DISTRIBUIDORA Distribuição própria

Canal Aberto Fique à vontade para expressar sua opinião, dar dicas e sugestões. indaiaemrevista@terra.com.br

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Tiragem 12.000 exemplares

Para Anunciar

LOCAIS de Distribuição Guaianases | Osasco

(11) 3681-0545

Todo conteúdo editorial tem sua ressalva e resguardado por direitos autorais, não podendo ser reproduzidos sem prévia autorização. As opiniões e matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião da Revista, ficando a salvo de qualquer responsabilidade. Os anúncios e seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Antônio Agú, 691 - Osasco - SP

(11) 2554-2177

Salvador Gianetti, 1128 - Guaianases - SP


CARREIRAS Etiqueta consiste num conjunto de regras que regem os relacionamentos interpessoais seja no ambiente profissional, social ou familiar. Tais regras visam melhorar as relações e evitar constrangimentos em ambientes diversos que contribui para a qualidade de convivência e trato com pessoas de um modo geral. Siga estas dicas e mande bem com seu chefe!

Manual de Etiqueta

PROFISSIONAL A pontualidade tida como regra básica indispensável é uma das mais respeitadas, evidentemente, pode ocorrer situações absolutamente imprevisíveis. Recomendase que a programação de compromissos a serem agendados tenha 10 a 15 minutos de folga a fim de compensar eventuais imprevistos, se o atraso inevitável, é de bom tom ligar avisando e se desculpando. Ao marcar uma reunião sempre chegue antes dos convidados, assumindo compromisso com o horário marcado. Sirva água para todos os participantes da reunião. O cumprimento com aperto de mãos deve ser firme, mas sem apertar demais as mãos, sorrindo e olhando nos olhos. Se a pessoa apresentada não esticar a mão para receber o cumprimento (por descortesia), retire a mão, mas continue a apresentação.

J AN EIR O 20 13

Para apresentar alguém a um grupo dispensa-se o aperto de mãos. Diga apenas o nome e se for o caso a função ocupada de quem se apresenta. O homem se estiver sentado, deve se levantar, a mulher, se estiver sentada só deve levantar-se se a pessoa apresentada for a anfitriã ou uma senhora de idade.

6

Ao telefone recomenda-se atender até o terceiro toque, dizendo: De onde se fala, seu nome e cumprimentando conforme o horário. Em seguida pergunte “em que posso ajudar?” Evite perguntar “quem fala?”. Ajude quando for pedido. Fale a verdade. Mesmo as chamadas “mentiras brancas” podem complicar sua imagem. Elogie em público e critique em particular. Não misture assuntos pessoais com profissionais. Não agrida ou use palavras grosseiras. Cordialidade, sim. Intimidade, não. Não fale pegando nas pessoas.

Se estiver aguardando uma ligação urgente e importante, peça que lhe mandem mensagens, sendo uma emergência, peça licença, saia do recinto, fale baixo e não demore. Ao usar a internet no trabalho acesse somente sites que tenham relação com os serviços prestados e/ou informações solicitadas. Responda rapidamente e preste atenção à gramática e ortografia, evitando gírias ou expressões de intimidade. É importante haver saudações e assinatura no início e fim da mensagem. Não repasse correntes, piadas e boatos principalmente pelo e-mail da empresa. No elevador, aperte o respectivo botão somente uma vez. Os homens devem segurar a porta para a mulher, da mesma forma, os idosos têm preferência. A pessoa que entrar deve cumprimentar aqueles que já estão no elevador. Cumprimente todos. Recomendação muito importante: “Bom dia”, “Por favor”, “Com licença” e “Obrigado”, são palavras importantes para o relacionamento diário com os colegas de trabalho e outras pessoas com quem se convive. Seja contido em relação à bebida em público, qualquer atitude inadequada, mesmo fora de seu ambiente de trabalho reflete como um espelho na sua vida profissional. Não leve acompanhantes, a não ser que tenha sido combinado antes. Se estiver namorando um colega, discrição é o principal mandamento evitando demonstrações de afeto e mantenha o relacionamento estritamente no campo profissional. Fumar em horário de trabalho atrapalha o seu crescimento e desempenho profissional. Segure a vontade e deixe para mais tarde. Se for chamar a atenção, que seja pela

Se for chamar a atenção, que seja pela elegância. Cuidado com a ousadia ou irreverência, pois são incompatíveis com o ambiente de trabalho. Adote tendências com critério, sem carregar na sobriedade e nem escorregar nos exageros. Mulheres devem abolir decotes e transparências, colo e costas à mostra. Evite esmaltes e batom de cores fortes, a maquiagem deve ser discreta e funcional. Nunca deixe as roupas íntimas visíveis. Não exagere no perfume. Opte por roupas que priorizem versatilidade, e não só a beleza. Liberdade significa responsabilidade mesmo na forma de vestir. Atenção homens, não usem meias claras ou brancas com trajes escuros, a meia é uma extensão da calça e prolongamento do sapato. Bermudas, calça caindo, camisa desabotoada, e/ou para fora da calça, perfumes fortes, estão fora de cogitação. Em ocasião e/ou evento de trabalho que não exige formalidade, é ideal o uso de camisas sociais de mangas curtas ou compridas, que combinem com as calças, evitando usar sandálias franciscanas. Evite gravatas de bichinhos, de crochê ou frouxa no colarinho. A barba deve ser feita todos os dias ou aparada regularmente. Não use camisas identificando times.


SEU DINHEIRO

O Mundo não acabou

e um novo surge com desafios ainda maiores

J AN EIR O 20 13

Bem meu caro leitor se você está lendo essa matéria é muito provável que o mundo não tenha acabado e que um Ano Novo surge cheio de alegrias, esperanças, mas também de muitos desafios e tributos a serem pagos.

8

Se o mundo não acabou significa que se você estava pensando que não seria necessário pagar sua fatura do cartão de crédito, a parcela do seu carro ou de sua .casa, esqueça, a realidade é dura e precisa ser encarada e quitada. Como desafios desse “Novo Mundo” que surge, ainda estão aquelas contas que só são lembradas no inicio do ano com as chegadas do carnê do IPTU, do boleto do IPVA que apesar de mais barato para os usados significa que o seu carro se desvalorizou e que se quiser adquirir um zerinho nesse Novo Mundo terá que desembolsar mais para tal aquisição. Além de levarmos mais de 155 dias do ano só para pagamentos de nossos impostos temos também todas as gigantescas contribuições sindicais de entidades de classe as quais você pertence e que acontecem também nesse início de ano. Acompanhado disso ainda está a renovação do seguro do carro, da casa, o reajuste dos alugueis e sem falar na matrícula da escola das crianças que com certeza terá um reajuste acima da inflação. Ufaaa... Para continuarmos vivendo nesse Novo Mundo temos que estar preparados e por que não dizer planejados para todos esses fatos que diminuem nosso poder de compra e que fazem com que tenhamos que trabalhar mais simplesmente para manter nosso padrão de vida, pois, infelizmente, os reajustes salariais originários do Velho Mundo, na maioria dos casos, são insuficientes para suprir tamanhas distorções. Podemos ainda acrescentar como desafio nesse Novo Mundo a queda das taxas de juros que diminuem o rendimento das aplicações financeiras fazendo com que tenhamos que estar mais próximos de nosso dinheiro e tomar mais risco caso desejemos ter maior

rentabilidade em nossos investimentos ou rever expectativas, até esse momento, nunca revistas em virtude de juros mais altos.. Diante de tudo isso temos duas certezas, de que um dia partiremos desse “Novo Mundo” para outro e de que pagaremos tributos enquanto permanecermos por aqui, que ficarão mais caros e detalhados ao realizarmos nossas compras a partir do ano que vem. Tudo isso tem um preço, ou seja, não existe almoço grátis, pois para gerar mais “transparência” ao consumidor também gerará mais custos para as empresas e para os estabelecimentos comerciais que implantarão esse novo sistema e que serão incididos nos preços dos produtos que adquirimos. Além disso, temos que estar preparados também para esse Novo Mundo que não acabou com as previsões certeiras de nosso Ministro da Fazenda que já garantiu que haverá um aumento na gasolina em 2013 e consequentemente trazendo à tona novamente o medo de mais inflação. Bem antes de se desesperar lembre-se que a cada ano que nasce as esperanças se renovam e que promessas podem ser

cumpridas mesmo que essas sejam feitas apenas no último dia do ano, por isso, não troque essa data tão aguardada e significativa por outra que acontece sempre no dia 1º. de Abril (popular Dia da Mentira) para que se seus Sonhos e Projetos de Vida se tornem realidade. É o que desejo a todos os amigos leitores, aproveitando para agradecê-los por terem me acompanhado ao longo desse Velho Mundo e votos de Muita Paz, Saúde e $uce$$o na Vida Financeira de cada um de vocês! Rogério Nakata é Planejador Financeiro Certificado pelo IBCF Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros, Embaixador CFP® para o Vale do Paraíba, Agente Autônomo de Investimentos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários)


Nadurcci


SAÚDE & ALIMENTAÇÃO

Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório Organização britânica diz que desperdício é ‘assombroso’ mediante problemas como fome e aumento de população.

Um relatório de uma organização britânica indicou que até metade de toda a comida produzida a cada ano no mundo, ou cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo. O documento, intitulado Global Food; Waste not, Want not (“Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira”, em tradução livre), diz que o desperdício está ocorrendo devido a uma série de motivos, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos. Outro problema é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos. O estudo diz que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na GrãBretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência. O desperdício de alimentos também implica em desperdício de recursos usados para a produção deles, como água, áreas para agricultura e energia, alertou o relatório publicado pela Institution of Mechanical Engineers, uma organização que representa engenheiros mecânicos e reúne cem mil membros no Reino Unido.

Água

O relatório alertou que atualmente 550 bilhões de metros cúbicos de água estão sendo desperdiçados na produção de alimentos que vão para o lixo. E o problema pode se agravar. Segundo a Institution of Mechanical Engineers, o consumo de água no mundo chegará a até 13 trilhões de metros cúbicos por ano em 2050 devido ao crescimento da demanda para produção de alimentos. Isso representa até 3,5 vezes o total de água consumido atualmente pela humanidade e gera o temor de mais escassez do recurso no futuro. O alto consumo de carne tem grande influência nesse aumento de demanda, visto que a produção de carne exige mais água do que a produção de alimentos vegetais. “À medida que água, terra e energia passam a ser mais disputados devido à demanda da humanidade, os engenheiros têm um papel crucial a desempenhar no sentido de prevenir a perda e o desperdício de alimentos, desenvolvendo formas mais eficientes de produção, transporte e armazenamento”, disse Fox.

Até 30% das frutas, verduras e legumes na Grã-Bretanha sequer são colhidos por sua aparência

J AN EIR O 20 13

Ofertas nos supermercados

10

A ONU prevê que até 2075 a população mundial chegará a 9,5 bilhões de pessoas, um acréscimo de 3 bilhões em relação à população atual, o que reforça a necessidade de se adotar uma estratégia para combater o desperdício de alimentos e, assim, tentar evitar o aumento da fome no mundo. De acordo com o relatório, de 30% a 50% dos alimentos produzidos no mundo por ano, ou seja, entre 1,2 bilhão e 2 bilhões de toneladas, nunca são ingeridos. Além disso, nos Estados Unidos e na Europa, metade da comida que é comprada acaba sendo jogada fora.

Tim Fox, diretor de Energia e Meio Ambiente da Institution of Mechanical Engineers, disse que o desperdício é “assombroso”. “Isto é comida que poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial além de aqueles que atualmente passam fome.” “As razões desta situação variam das técnicas insatisfatórias de engenharia e agricultura à infraestrutura inadequada de transporte e armazenamento, passando pela exigência feita pelos supermercados de que os produtos sejam visualmente perfeitos e pelas promoções de ‘compre um, leve outro grátis’, que incentivam os consumidores a levar para casa mais do que precisam”, disse.

BBC Brasil Uol Notícias http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2013/01/10


SAÚDE

O coração feminino também merece cuidados O número de mulheres atingidas por doenças cardiovasculares aumentou nos últimos anos. Muitas são as razões, mas o remédio é conhecido: prevenção.

J AN EIR O 20 13

A mulher cuida. Está sempre atenta ao trabalho, à família e aos amigos. Mas nem sempre tem as mesmas preocupações com a própria saúde, como prova um dado alarmante: as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres brasileiras acima de 40 anos. Os grandes vilões são, pela ordem, o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral), o popular derrame.

12

Na década de 1970 a proporção de mulheres atingidas por infarto ou AVC era de uma para 10 homens no Brasil. Hoje, essa relação já é de uma para 2,4 homens, segundo dados do Ministério da Saúde, que apontou o substancial crescimento de problemas cardiovasculares na população feminina. Nas mulheres, o infarto ou o AVC chegam normalmente um pouco mais tarde que nos homens. Eles são mais vulneráveis na faixa dos 40; elas, acima dos 50 anos. A mudança, provocada pela menopausa, que retira gradativamente o estrogênio de circulação – hormônio que é um protetor natural do coração – explica a queda na resistência das mulheres nessa altura da vida.

Mas essa justificativa não basta para esclarecer o crescimento de casos. Quando a queda do estrogênio vem associada a um estilo de vida que propicia mais riscos, a bomba-relógio é acionada. E, se um dia chegar a detonar, ela será ainda mais danosa do que aos homens. As mulheres são menos atentas do que os homens aos sinais clássicos de um infarto, como a dor no peito e no braço esquerdo. Elas não desconhecem os sintomas, mas relutam em associá-los ao perigo iminente e demoram em média 40 minutos a mais do que os homens para chegar ao hospital quando estão sofrendo um infarto ou AVC. Parece pouco, mas cada minuto sem o adequado socorro nesses casos pode significar meses de internação, reabilitação, fisioterapia e outros tratamentos ou até a perda da vida. Sabe-se que é possível evitar mais de 80% do risco de sofrer um infarto do miocárdio, sobrando menos de 20% para os fatores hereditários. Dentre os principais fatores de risco estão hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, obesidade e tabagismo – uma lista que todos conhecem letra a letra. O tabagismo é o agente mais perigoso, pois

contribui para provocar a doença coronária da mulher, aumentando em até seis vezes as chances de um infarto ou AVC. Nos homens fumantes, as chances aumentam três vezes. A boa notícia é que não falta ajuda para largar o cigarro: de medicamentos a terapias alternativas.

Na década de 1970 a proporção de mulheres atingidas por infarto ou derrame era de uma para 10 homens no Brasil. Hoje, essa relação é de uma mulher para 2,4 homens. Remover os outros itens da lista de perigos não é difícil: ter uma alimentação rica em nutrientes é de grande valia para eliminar a gordura. Também é importante criar o hábito de se movimentar, praticando atividade física regularmente. E, assim como já se conscientizou da necessidade de fazer exames ginecológicos preventivos anuais, a mulher também deve ter como hábito controlar a pressão arterial, os índices glicêmicos e o colesterol. Albert Einstein Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira http://www.einstein.br/einstein-saude/pagina-einstein/ Paginas/o-coracao-feminino-tambem-merece-cuidados.aspx


Osasco

Guaianases


SAÚDE & ALIMENTAÇÃO

Intestino em desequilíbrio O estresse e as alterações emocionais podem levar a um problema bastante incômodo: a síndrome do intestino irritável, que tem nas mulheres sua principal vítima As emoções podem influenciar o funcionamento do intestino. É o que indicam estudos relacionados às doenças gastrointestinais, em especial a síndrome do intestino irritável. O problema pode ser crônico ou recorrente, mas, independentemente de sua frequência, costuma estar associado a algum momento de forte estresse, ansiedade ou mesmo depressão. Pesquisa da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota (EUA), por exemplo, apontou que pessoas que passaram por mais traumas durante a vida – da morte de um familiar a um acidente de carro – estão mais predispostas a ter a doença.

J AN EIR O 20 13

Muito comum na população – quase 50% das queixas em consultório têm a ver com a síndrome –, o problema afeta especialmente mulheres adultas, entre 20 e 45 anos, e apresenta sintomas como cólica, desconforto abdominal, formação excessiva de gases e períodos de diarreia seguidos de constipação.

14

O problema afeta especialmente mulheres adultas e a combinação de medicamentos, dieta e equilíbrio emocional afasta os sintomas

É comum também haver muco nas fezes. A suspeita da síndrome do intestino irritável ocorre após a presença dos sintomas por três meses ou mais – não necessariamente consecutivos – e, principalmente, quando compromete a qualidade de vida da pessoa.

Excesso de açúcar também não é indicado. Para amenizar a diarreia, é importante, ainda, evitar o consumo de bebidas com cafeína e álcool e de pratos ricos em gordura. Se o problema é a constipação, é essencial aumentar o consumo de fibras e água.

Não se sabe ao certo o que causa a síndrome e não existem componentes hereditários relacionados ao problema. Acredita-se que fatores diversos modificam o bom funcionamento do intestino: alterações no funcionamento do órgão e na flora intestinal associadas a fases de estresse elevado ou aparecimento de doença psiquiátrica.

Os probióticos, organismos vivos que auxiliam no reequilíbrio da flora intestinal, podem atuar como coadjuvantes no tratamento. Estudos indicam, ainda, que terapias voltadas para a redução do estresse, como yoga, meditação e a prática de uma atividade física regular potencializam o tratamento e evitam que o problema seja desencadeado.

Medicamentos amenizam e ajudam a normalizar o hábito intestinal e diminuir a dor abdominal. É preciso, porém, incluir algumas alterações na dieta. Evitar alimentos que facilitam a formação de gases é fundamental, como bebidas gaseificadas, algumas leguminosas (feijão, lentilha, grãode-bico) e verduras (repolho, brócolis, couve, agrião, rúcula), leite e seus derivados.

BBC Brasil Uol Notícias http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2013/01/10


15

J AN EIR O 20 13


MEIO AMBIENTE

História do

Pau-Brasil

Quando chegaram ao Brasil, os portugueses se depararam com uma árvore que produzia um corante vermelho utilizado na indústria têxtil e uma madeira resistente de cor forte e muito semelhante a brasas em fogo, portanto, nada mais natural do que terem transposto o nome de Pau–Brasil (Caesalpinia echinata L) para a planta aqui encontrada, batizando posteriormente nosso país com esse lindo nome. Até 1530, o Pau–Brasil foi a única riqueza explorada na nova terra descoberta, sendo inclusive, responsável pela instalação da primeira forma de organização administrativa realizada pelo Governo Português, cujo objetivo era afastar a ameaça de perda das terras descobertas para outros países que também exploravam o comércio dessa planta. A exploração da cana–de–açúcar, após a instalação das capitanias hereditárias, não diminuiu o ciclo da exploração do Pau–Brasil, como faz crer a maioria dos livros de história. Na verdade, um ciclo conviveu com o outro durante séculos. Sendo o comércio do Pau–Brasil monopólio da Coroa Portuguesa e, pela necessidade dessa Coroa levantar recursos financeiros imediatos, a mesma impedia, muitas vezes, o embarque do açúcar brasileiro e o substituía pelo embarque do Pau–Brasil.

J AN EIR O 20 13

A importância econômica do Pau–Brasil foi de tal ordem que a partir de 1511, na Europa, já não mais se referiam a esta localidade como Terra de Santa Cruz e, sim, Terra do Brasil e logo em seguida apenas Brasil.

16

O Pau–Brasil foi explorado durante 375 anos ininterruptos de forma desordenada e selvagem, o que veio a provocar o seu atual estado de extinção do habitat natural, pois se estendia na faixa litorânea brasileira desde o Estado do Rio Grande do Norte até o Estado do Rio de Janeiro. Hoje existem programas de organizações que levantam a quantidade dessa espécie no seu estado natural, assim como repovoam áreas degradadas com essa e outras espécies ameaçadas de extinção.

Leonel Carlos Anderman é técnico agrícola, agricultor e biólogo. http://www.portalpaisagismo.com.br/artigo/11/Hist%C3%B3ria_ do_Pau-Brasil.html


DELÍCIAS

Aline Santos de Miranda Mendonça | Nutricionista CRN3-36566/P Pós-graduada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica (GANEP) | aline.miranda.m@hotmail.com

BOLO DE BETERRABA Ingredientes

BOLO DE CASCA DE ABACAXI Ingredientes

1 copo (suco) laranja 4 xícaras (chá) beterraba picada 3 ovos 2 xícaras (chá) açúcar 3/4 xícaras (chá) óleo 3 xícaras (chá) farinha de trigo 1 colher (sopa) fermento em pó

2 xícaras (chá) caldo de casca de abacaxi 2 ovos 2 xícaras (chá) açúcar 3 xícaras (chá) farinha de trigo 1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de Preparo

Cobertura

1 colher (sopa) margarina 3 colheres (sopa) achocolatado 3 colheres (sopa) açúcar 1 xícara (chá) leite

Modo de preparo

Junte o suco de laranja e as beterrabas e bata no liquidificador. Reserve. À parte, bata as gemas, o açúcar e o óleo. Acrescentando aos poucos o suco batido. Adicione a farinha de trigo. Por último, coloque as claras em neve e o fermento. Asse em forno médio. Derreta margarina, junte o achocolatado, o açúcar e, por último, o leite. Deixe ferver até encorpar. Coloque a cobertura sobre o bolo ainda quente. Dica: A cobertura pode ser substituída por uma calda de laranja.

DOCE DE CASCA DE MARACUJÁ Ingredientes 3 Casca de maracujá 1 xícara [chá] açúcar 1 ½ xícaras [chá] água ¼ xícara [chá] suco de maracujá Canela em casca a gosto

J AN EIR O 20 13

Modo de Preparo

18

Corte o maracujá ao meio e retire a polpa. Reserve. Descasque o maracujá, aproveitando apenas a parte branca da fruta. Corte em tiras finas. Deixe de molho na água de um dia para o outro. Faça uma calda com açúcar, água e suco de maracujá, feito da polpa. Acrescente a canela em casca, adicione as cascas escorridas e deixe cozinhar até que fiquem macias. Sirva gelado.

Afervente a casca de 1 abacaxi, com 5 xícaras(chá) de água, por 20 minutos. Bata no liquidificador a casca, coe e reserve o caldo e o bagaço separadamente. Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo. Misture, aos poucos, o açúcar e a farinha de trigo, sem parar de mexer. Acrescente 2 xícaras (chá) do suco de casca e o fermento. Misture bem. Asse em fôrma untada em forno moderado. Depois de assado, perfure todo o bolo com um garfo, umedeça com o restante do caldo e coloque a casca como cobertura. Dica: Abacaxi é rico em fibras e vitamina C


20

J AN EIR O 20 13


Experimente ser diferente. Lentes de contato coloridas com exclusiva tecnologia Colorblends com 3 camadas. Olhos coloridos mais naturais e com muito mais brilho.


JJ


Revista indaia 10 baixa  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you