Page 1

Bibliotecas UnC: Sistema Pergamum


Saiba tudo o que a Biblioteca da UnC oferece à você As Bibliotecas da Universidade do Contestado utilizam o sistema de informatização PERGAMUM e está associada ao COMUT, Biblio Acafe e CAPES. No hotsite da Biblioteca o usuário irá encontrar vários itens que auxiliarão na sua vida acadêmica, como acesso ao MORE – Mecanismo On line de Referências, a Normalização de Trabalhos Acadêmicos, os Periódicos On Line, o Regulamento das Bibliotecas, a Base de Dados e a Biblioteca Digital, assunto que será abordado na próxima matéria.

MICROISIS

SÁBIO

1996

1997

2012

Em 1996 as Bibliotecas da Universidade implantaram o MICROISIS, informatizando todo o acervo bibliográfico e demais materiais. Em fevereiro de 1997 foi feita a transação para o sistema SÀBIO da Wallis Software (Sistema de Informatização de Biblioteca). Em abril de 2012 foi adquirido da PUC-PR o sistema PERGAMUM – Sistema Integrado de Bibliotecas, um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação, que tornou-se referência no mercado nacional e internacional. Utilizam o sistema PERGAMUM instituições nacionais e estrangeiras que adotam padrões internacionais de catalogação, o Ministério Público Federal, Hospital Sírio Libanês, Marinha do Brasil, Polícia Militar e VALE – Vale do Rio Doce são algumas delas. São mais de 220 Instituições, aproximadamente 2500 bibliotecas em todo o Brasil (atualmente com uma unidade em Angola).


Sistema Integrado de Bibliotecas

O sistema está dividido em quatro módulos: Módulo Circulação de Materiais – responsável pela circulação de materiais previamente cadastrados no módulo de catalogação; Módulo Catalogação – responsável pelo cadastro, recuperação e o controle de diversos materiais bibliográficos, livros, periódicos, arquivos de computador, música, imagens e materiais audiovisuais, utilizando o formato MARC (forma de catalogação utilizada pelo mundo todo);

Módulo de Consulta Online e o Módulo de Relatório – permite controlar a qualidade das informações do sistema, acompanhar e quantificar as atividades e serviços prestados pela Biblioteca como processamento técnico, aquisição de materiais, empréstimos, devoluções, multas, etc. Neste módulo, também é possível gerar diversos relatórios e estatísticas para atender comissões do MEC ou dar suporte aos professores ou diversos cursos.


Empréstimo entre Bibliotecas O Sistema PERGAMUM possibilita outra grande facilidade ao usuário, o empréstimo entre as Bibliotecas.

112.367 títulos de livros 170.862 exemplares

e

4.103 títulos de CD-Rom 6.392 exemplares

e

Todo este acervo está disponível aos usuários. Isso significa que o usuário de uma unidade pode emprestar um material de outra unidade, podendo retirá-lo no campus/núcleo em que (o usuário) se encontra, no prazo de 2 a 10 dias, se o material estiver disponível. A solicitação/reserva do material pode ser realizada pelo Sistema Pergamum, por e-mail ou pessoalmente nas Bibliotecas.


Sistema Integrado de Bibliotecas

títulos de periódicos nacionais e 128 estrangeiros. 1.041

Acervo disponível em quatro campi (Canoinhas, Curitibanos, Concórdia e Mafra), dois núcleos (Porto União e Rio Negrinho) e 16 polos de Educação à Distância.

Base de Dados A Biblioteca disponibiliza também acesso às principais bases de dados acadêmicas, como a BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, SCIELO - Scientific Electronic Library Online e CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que podem ser acessadas através do link Base de Dados, no hotsite da Biblioteca UnC.


Depoimentos Os bibliotecários da UnC comentaram em entrevista que esta evolução da Biblioteca facilitou muito o trabalho deles e dos usuários. “quando comecei a trabalhar na Biblioteca Conselheiro Mafra (1991), não existia catálogo. Dessa forma quando um usuário solicitava um livro tínhamos que ir até a estante relacionada ao assunto solicitado e procurar livro por livro para verificar se tínhamos ou não o material. Além da unificação do acervo das Bibliotecas da UnC, o Sistema Pergamum trouxe facilidades na circulação dos materiais, possibilitou mais agilidade na catalogação do acervo, permitindo a importação de informações bibliográficas de outras Bibliotecas, diminuindo o tempo de espera para a disponibilização do material ao usuário desde seu registro na Biblioteca até a sua disponibilização no acervo” Josiane Liebl Miranda bibliotecária do campus de Mafra

“Nossa Biblioteca é referência para a cidade, a Biblioteca Pública não consegue atender a demanda das escolas da rede municipal e estadual.” Rogério Carvalho Bibliotecário do Campus Canoinhas


Sistema Integrado de Bibliotecas

“já faz 12 anos que comecei a trabalhar na Biblioteca da UnC e várias mudanças ocorreram. Antes com espaço limitado e acervo fechado e hoje contamos com uma excelente estrutura que inclui espaço físico amplo e agradável para estudo, acervo para atender as pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento, além de possuir o Sistema mais moderno que o mercado dispõe. É gratificante e tenho muito orgulho de contribuir e fazer parte do processo de desenvolvimento desta Biblioteca”. Elisabete Lopes bibliotecária do campus de Concórdia

“O MicroISIS fornecia relatórios detalhados e pesquisa local. O SÁBIO veio acrescentar cadastros de usuários, controle financeiro de multas, consultas, reservas, renovações online. O Pergamum permite além destes controles a integração entre as bibliotecas, trazendo benefícios como catalogação centralizada e empréstimo inter Campi. Além de poder utilizar o acervo de outras unidades, os usuários recebem avisos de alerta de renovação, devolução e reservas que o sistema envia via e-mail. Enfim, o Pergamum tornou o empréstimo mais ágil e facilitou as consultas aos acervos, deixando os usuários mais integrados ao sistema.” Solange Inês Feldhaus Bibliotecária do Campus Curitibanos


Acesso Parcial ao Portal de Periódicos CAPES A UnC possui acesso parcial ao Portal de Periódicos da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O Portal é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 33 mil títulos com texto completo, 130

As bases de dados disponíveis no Portal são: ASTM Internacional – Oferece acesso a publicações técnicas relacionadas às áreas de design, produção e comércio. São 5 periódicos com disponibilidade de acesso que varia desde 1972 até o presente, 1.500 publicações técnicas especiais, 60 manuais e 7 monográficas. As normas são utilizadas na padronização das áreas de design, produção industrial e comércio, sendo aplicáveis a materiais, sistemas, produtos e serviços.

Science Direct: Oferece acesso a textos completos em diversas áreas, além de arquivos multimídias, periódicos, livros eletrônicos e enciclopédias. Esta coleção contém aproximadamente 1.800 periódicos em texto completo, publicados pela Elsevier em todas as áreas do conhecimento, mas com foco nas áreas de ciências, tecnologia e medicina. A cobertura de texto completo dos periódicos da coleção está disponível desde 1995 até o presente.


Sistema Integrado de Bibliotecas

bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. O link do Portal é disponibilizado na Base de Dados do hotsite da Biblioteca e o acesso é restrito aos Campi e Núcleos da Universidade do Contestado.

Scopus: Base de dados referencial nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Físicas e Ciências Sociais. Oferece acesso à base referencial, da Editora Elsevier, que agrega títulos acadêmicos revisados, títulos de acesso livre, anais de conferências, publicações comerciais, séries de livros, páginas web de conteúdo científico (reunidos no Scirus) e patentes de escritórios. Dispõe de funcionalidades de apoio à análise de resultados (bibliometria), como

identificação de autores e filiações, análise de citações, análise de publicações e índice H (proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados). Agrega as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Físicas e Ciências Sociais. Período de acesso desde o ano de 1823 até o presente.


Sistema Integrado de Bibliotecas do Sistema ACAFE – BiblioAcafe O Sistema Integrado de Bibliotecas do Sistema ACAFE BiblioAcafe tem como objetivo integrar o acervo das bibliotecas participantes do Sistema ACAFE, oferecendo serviço de consulta simultânea aos acervos de todas as bibliotecas participantes do Sistema e empréstimo entre as bibliotecas. O serviço de consulta simultânea permite a pesquisa em uma única interface ao acervo de todas as bibliotecas participantes do projeto. É baseado nas tecnologias XML e JAVA. A pesquisa ao acervo pode ser realizada no site http://189.8.208.200/sinbac/consultas/index.php, que está disponível também no link Base de Dados do hotsite da Biblioteca UnC e a solicitação de empréstimo deverá ser feita pessoalmente em uma das Bibliotecas.


Sistema Integrado de Bibliotecas

Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT O COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica é um serviço que permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento (através de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses e anais de congressos), exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei de Direitos Autorais. Para isso, atua por meio de uma rede de bibliotecas, denominadas bibliotecas-base, com recursos bibliográficos, humanos e tecnológicos adequados para o atendimento às solicitações de seus usuários. O COMUT é um serviço pago e está disponível via Internet, para usuários cadastrados no sistema, com código e senha de acesso. O link pode ser acessado pela Base de Dados do hotsite da Biblioteca.


MORE – Mecanismo On-line para referências É uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail. Além disso, o programa automatiza alguns procedimentos como a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes), uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação. O link de acesso ao MORE está disponível no hotsite da Biblioteca.

Periódicos On-line No hotsite da Biblioteca estão disponíveis também links com produções científicas nas áreas de Ciências Biológicas,


Sistema Integrado de Bibliotecas

Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Normalização de Trabalhos Acadêmicos É um documento que contêm as normas para elaboração de Projetos, Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, Monografias, Dissertações e Teses. No qual o acadêmico tem detalhadamente todas as etapas para elaboração do trabalho acadêmico, a estrutura, as regras de apresentação (formato, margem, espaçamento), citações, referências. Encontra-se disponível no hotsite da Biblioteca. Regulamento das Bibliotecas UnC Documento no qual os usuários tem acesso às informações das Bibliotecas, formas de funcionamento, inscrição do usuário, empréstimos, prazos de devolução, reserva de material, renovações, deveres do usuário, penalidades e sanções disciplinares.

A próxima matéria sobre as Bibliotecas abordará a última inovação da Biblioteca UnC, a Biblioteca Digital “Minha Biblioteca”.


Bibliotecas UnC - Sistema Pergamum  

Matéria sobre o sistema Pergamum na Universidade do Contestado

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you