Issuu on Google+

http://www.cio.com.br

TECNOLOGIA

Cloud computing: documento defende uso de padrões abertos

(http://cio.uol.com.br/tecnologia/2009/03/30/cloud-computing-documento-defende-uso-de-padroes-abertos) IDG News Service/EUA Publicada em 30 de março de 2009 às 10h59

En t re os p rin cíp ios b á sicos d e fe n d id os p e lo Op e n Clou d M a n ife st o e st á o d e q u e os d e se n v olv e d ore s n ã o devem usar suas posições no mercado para amarrar clientes em plataformas exclusivas Algumas dezenas de empresas de tecnologia já aderiram ao documento batizado de interoperabilidade para o conceito de cloud computing (computação em nuvem).

Open Cloud Manifesto , o qual define padrões de

O documento contém seis princípios básicos. O primeiro pede para que fornecedores de tecnologia garantam que os desafios da adoção da cloud computing (segurança, integração, portabilidade, interoperabilidade, administração e monitoração) sejam solucionados por meio de padrões abertos . Outros princípios dizem que os desenvolvedores não devem usar suas posições no mercado para amarrar clientes em suas plataformas exclusivas ; criar novos padrões ou modificar padrões existentes ; se concentrar nas necessidades dos clientes e tentar trabalhar em harmonia. Analistas ouvidos pela reportagem do IDG News Service consideram o manifesto uma boa iniciativa, mas demonstraram ceticismo. O documento vai na direção certa , disse Stephen O Grady. Você poderia esperar alguns anos (para discutir o assunto), quando os clientes estariam presos a algum tipo de solução. Ou você pode tentar abordar esses problemas agora. Segundo O Grady, problemas com a dependência de consumidores a um sistema específico e interoperabilidade são muito mais importantes no modelo de cloud computing. Na computação tradicional , os clientes escolhem hardware, sistemas operacionais, bancos de dados e ferramentas de desenvolvimento separadamente. Na nuvem, porém, esses programas costumam estar integrados, muitas vezes com aplicativos proprietários. Quando você funde todas essas peças, você remove várias escolhas. Os clientes costumam ter problemas com isso , disse O Grady. Para John Willis, um analista e blogueiro, o manifesto tem a função de, pelo menos, envolver os fornecedores de tecnologia com padrões abertos e interoperabilidade. Se essas empresas vão assinar esse documento, então o mercado terá como fiscalizar se as iniciativas estão sendo cumpridas .

Chris Kanaracus, editor do IDG News Service - Boston Copyright 2009 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.

1 de 1

11/04/2009 09:55


This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.


Open Cloud