Page 1

FEIRAS


Artesanato Indígena

A Feira de Artesanato, montada próxima à arena, permite a geração de renda pelos povos participantes e o contato direto do público do evento com eles. A pintura corporal feita com jenipapo ou carvão triturado é um dos principais itens procurados. Filas de pessoas se formam à espera de serem pintadas pelos índios. Os adornos de cabeça com penas e os colares de semente e miçanga são rapidamente adquiridos pelas pessoas da cidade, e aos poucos, a arquibancada fica mais colorida e enfeitada nos moldes indígenas. A produção de artefatos para exposição na feira, tem em muitos casos, incentivado a valorização de saberes acentrais e transmissão destas técnicas de produção tradicionais as novas gerações.


Agricultura Indígena

A alimentação tradicional indígena se baseia nas atividades de caça, pesca, a coleta de frutos e o cultivo de raízes, grãos e frutas que variam de acordo com o bioma que cada povo indígena habita. A Feira de Agricultura Tradicional Indígena oportuniza uma mostra desta vasta produção e abre espaço para o diálogo sobre a importância da alimentação na produção e reprodução cultural dos povos. É um espaço de reflexão sobre a sustentabilidade socioambiental, sobre o direito a Terra e a proteção natural à vida, no ideal de um gerenciamento territorial tradicional ao longo dos anos.


Na contramão da economia globalizada, a prática da agricultura tradicional indígena não prevê o uso de agrotóxicos como garantia de produção. Pelo contrário, usam a sua sabedoria ancestral para escolher a melhor época de preparação da Terra, plantio e colheita. Em muitos povos é parte da tradição realizar cantos e rituais para pedir por proteção e boa colheita.


Feiras  

Duas feiras ocorrem durante os XII Jogos dos Povos Indígenas, a de artesanato e a de produção agrícola tradicional.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you