Itapetininga-Relatório Gestão-Educação-2005 - 2012

Page 54

Felicidade Interna Bruta

Em Itapetininga, o Projeto Piloto foi implantada experimentalmente na EMEF Profª Hilda Weiss Trench, na Vila Belo Horizonte, onde foram selecionados 30 alunos para uma capacitação realizada por profissionais das áreas de teatro, dança, música, psicologia, meio ambiente e comunicação, onde eles aprenderam a ter uma melhor postura e oratória, melhor interrelacionamento com a família, amigos e professores, conscientização sobre a sustentabilidade, além de outros aspectos sociais e culturais. O QUE FOI AVALIADO: 1. Padrão de vida econômica 2. Educação de qualidade 3. Saúde 4. Expectativa de vida e longevidade comunitária 5. Proteção ambiental 6. Acesso à cultura 7. Bons critérios de governança 8. Gerenciamento equilibrado do tempo 9. Bem-estar psicológico

Ampliação de Vagas (Creches)

Além das vagas já existentes para o período integral, também foi criado o período parcial, conseguindo com isso uma ampliação de mais de 700 vagas no Ensino Infantil no ano de 2011. Com a informatização de dados da Secretaria da Educação e das Unidades Escolares, através do Sistema GIRE (Gestão Integrada na Rede de Ensino), foi possível criar a Central de Vagas para o atendimento da demanda da Educação Infantil, sendo também implantado o Cadastro Único para o atendimento de vagas de 0 a 5 anos na Rede.

Distribuição ou fornecimento de material escolar Programa Municipal

Em 2012, a Prefeitura de Itapetininga deu início ao fornecimento de material escolar padrão aos 15.492 alunos da Rede Municipal de Ensino. Para os alunos do Ensino Infantil foram distribuídos giz de cera, guache, pintura a dedo, papel sulfite, papel dobradura, entre outros. Já para os alunos do Ensino Fundamental, foram fornecidos cadernos, lápis, borracha, apontador, régua, lápis de cor, canetinhas hidrográficas, entre outros materiais básicos. Os pais ou responsáveis tiveram que adquiri apenas o uniforme para seus filhos, o que para os próximos anos também deve ser fornecido pela Prefeitura de Itapetininga, conforme projeto da atual Administração.

Projeto Circo Escola

O Projeto canaliza esforços e ações de resgate do vínculo familiar, redução a violência, através do domínio do corpo e das emoções, desenvolvendo a autoestima e a valorização do ser humano e promovendo o exercício da cidadania. Parceria entre a Prefeitura de Itapetininga e a Associação Criança Sorriso, atende crianças e adolescentes residentes nos Bairros Vila Sonia e Vila Palmeira. A Associação Criança Sorriso é uma organização não governamental, que há 18 anos atua voluntariamente em prol das crianças e adolescentes de Itapetininga.

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.