Issuu on Google+


Carnaval em Pernambuco A folia do Carnaval de Pernambuco começa muito antes do carnaval, e acontece de forma mais forte principalmente nos bairros do Recife Antigo, em Recife, e na Cidade Alta em Olinda, e em pequenos focos no restante da cidade. Ritmos comuns são o frevo, a ciranda e o maracatu.


Galo da Madrugada O Galo da Madrugada é um Clube carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade do Recife, capital estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. É oficialmente considerado pelo Guinness Book - o livro dos recordes - o maior bloco de carnaval do mundo. Em 2011, o desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no centro do Recife, arrastou mais de 1,7 milhões de foliões. a agremiação foi criada por Enéas Freire1978 e surgiu na rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José.


Carnaval em Olinda O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, às zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense. Além dos tradicionalíssimos blocos e troças que percorrem suas ladeiras, embalados pelo ritmo contagiante do frevo. São exemplos destes a Pitombeira dos Quatro Cantos, fundada em 1947, quando um grupo de rapazes desfilou pelas ruas da Cidade Alta cantando e empunhando galhos de pitombeira; e o Elefante de Olinda, fundado em 1952 por um grupo de rapazes da Cidade Alta, que durante o Carnaval saíram pelas ruas com um elefante de porcelana cantando uma música improvisada em homenagem ao animal. A grande concentração destes blocos e troças se dá na frente da Prefeitura Municipal, onde pode-se encontrar o maior número de foliões por metro quadrado.


Carnaval em Recife No Recife o carnaval tem sua abertura com a saída do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, no sábado pela manhã. No bairro do Recife Antigo, começa a tarde com feirinhas de artesanato e apresentações de grupos percussivos, entre outras atrações. Seguindo, logo mais à noite, uma agenda de shows que são realizados em palcos espalhados por todo os bairros do Recife e região metropolitana, onde acontece simultaneamente a realização do RECBEAT, o carnaval da juventude alternativa recifense. Na noite da segunda-feira, no Pátio do Terço, é realizada uma das manifestações mais emocionantes da cultura negra no nordeste, a Noite dos Tambores Silenciosos, pontualmente a meia-noite.


Carnaval no Interior No interior, algumas cidades têm seus carnavais típicos, como Nazaré da Mata, com o Maracatu de Baque Solto, Bezerros, com os Papangús, Pesqueira, com o Carnaval dos Caiporas e a folia dos Caretas, em Triunfo, no Sertão pernambucano, entre outras.

O carnaval pernambucano tem como característica principal a democratização da brincadeira. Os foliões participam intensamente das manifestações, sem a necessidade de uma distinção por mortalhas ou abadás. O Recifolia foi uma tentativa de inserir este lado da cultura baiana das micaretas no calendário de eventos pernambucano, sendo extinto no ano de 2004.


São João – É Tradição


São João de Caruaru O mais importante atrativo do calendário turístico de Caruaru é, sem dúvida, o São João, conhecido por ser a maior festa do gênero em todo o mundo, atraindo milhares de turistas dos quatro cantos do planeta. Com duração em média de 30 dias, o festejo se destaca pela grandiosidade, pela animação e pelas atrações características e exclusivas.

Só no São João de Caruaru o visitante pode assistir a apresentações de bacamarteiros e bandas de pifanos, dançar o autêntico forró "pé de serra", saborear canjica, pamonha milho verde e outras deliciosas comidas típicas da época, além de se deliciar com shows dos mais importantes forrozeiros do país, que fazem sempre questão de se apresentar na festa. O São João de Caruaru não é grande só pelas atrações. A economia do município recebe um impulso que chega a dobrar, segundo a Associação Comercial e Industrial de Caruaru. Para se ter uma idéia, o São João de Caruaru atraiu cerca de 1 milhão e meio de turistas e gerou 8.500 empregos. Não é à toa que Caruaru faz o maior e melhor São João do mundo.


Fazenda Nova – Paixão de Cristo É na estância de Fazenda Nova, distrito do município de Brejo da Madre de Deus, a 180 quilômetros de Recife, que se localiza a cidade-teatro de Nova Jerusalém. É nessa região, em meio à paisagem seca do agreste nordestino, que foi construído, há 35 anos, o maior teatro ao ar livre do mundo. Uma réplica perfeita da antiga Jerusalém dos tempos de Jesus, que serve de cenário para o espetáculo e que tem maravilhado pessoas de todas as idades ao longo dos anos pela sua grandiosidade.


Verão em Pernambuco É só chegar


Praia de Boa Viagem Recife


Porto de Galinhas Ipojuca


Fernando de Noronha


Itamaracรก


TamandarĂŠ



Alta temporada Pernambuco