Page 1

Art

Art e Estatuetas: Oscar, Emmy e

ART E GRAMOFONES:

QUAIS OS NOMES DA MÚSICA EM AscençãO NO MOMENTO?

Globo de Ouro, a realeza da atuação nacional e internacional reunidos em um lugar só

ART FASHION MAGAZINE: Moda drag queen, um manifesto de uma expressão artística

1


04 - 07 ART FASHION MAGAZINE

08 - 09 ART & gramofoneS

10 - 13 2

ART & estatuetas


Ă?ndice Art Fashion Magazine: A Cultura Drag Queen na moda Pabllo Vittar Gloria Groove

Art & gramofones: Baco Exu do Blues Bia Ferreira Linn da Quebrada

Art & estatuetas: Zendaya Viola Davis Fernanda Montenegro

3


ART FASHION MAGAZINE

Pabllo Vittar, Gloria Groover e Aretuza Lovi

A cultura Drag Queen na moda

Drag queen no dicionário é locução substantivo homem que se veste com roupas extravagantes de mulhere imata voz e trejeitos tipicamente femininos, ger. apresentando-se como artísta em show etc. Transformistas (mais conhecidas pelos termos em ingles Drag Queen e drag king ) são personagens criados por artistas performáticos.

4

Tanto drag queens como drag kings podem ter qaulquer gênero e orientação sexual, e sê-lo não implica necessáriamente ser homossexual, assexual, panssexual, bissexual ou heterossexual. São artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exegeradamentecom o intuito geralmente profissional artísticos.


Representatividade drag no Brasil: No nosso país provemos de muitas artistas ricas de talento e disposta a colocar a cara a tapa com suas montações. As roupas utilizadas tanto pela Pabllo vittar quanto pela Gloria Groover carregam consigo significados, muito poder. O impacto da arte drag em questões como quebra de gênero e a liberdade LGBTI+ também aumenta. quanto mais discutirmos looks e roupas mais pessoas sera influenciadas

Por Adrielle Mariana

A Etimologia do termo “drag queen” é contestada. o termo drag queen ocorreu em Polari, um subconjunto de gírias inglesas que era popular em algumas comunidades gays no inicio do sec XX. O primeiro uso registrado de “drag”para se referir a atores vestidos com roupas femininas é de 1870.

Drag queen é liberdade de expressão, um manisfesto e expressão artística, que leva consigo as caracteristicas diferentes do indivíduo, é uma obra de arte construída no nosso prórpio ser, é uma mistura perfeita de todo individual e sentimental e suas referências as torna única. Drag é exagero, e não tem a haver com identidade de gênero e muito menos querer ser mulher, drag pode ser feminino ou não, assim como não é se vestir de mulher, por trás dessa expressão artística existe uma história por trás. Deve-se lembrar que não faz parte da identidade de gênero é expressão puramente artística, pode ser feito por mulher, homemn gays, heteros enfim,Sâo construções de personagens. Drag queen no dicionário é locução substantivo homem que se veste com roupas extravagantes de mulhere imata voz e trejeitos tipicamente femininos, na pratica uma mulher pode se transfromar em um personagem masculino , assim como um homem pode se transfromar num personagem feminino , cada um pode ser o que quiser . Esse manisfesto pode aparecer das mais diversas formas possiveis, na revista abordei duas das principais

5


Pabllo Vittar Há quem duvidasse do poder drag queen e nordestino, contudo pabllo vittar veio para mostrar e provar que tem muito espaço em cena. nascido em São Luis, Vittar teve seu gosto pela musica influenciado pela mãe. Pabllo caprichou no look para sua estreia no tapete vermelho do EMA. Ela usou um figurino para protestar contra o descaso governamental com as toneladas de óleo derramado nas praias brasileiras. A roupa da cantora, assinada por João França Ribeiro, fez referência as manchas de óleos. Além disso saiu com o titulo de vencedora da premiação como “melhor artísta brasileiro”

“Hoje é um dia muito especial na minha vida e carreira. Ser a primeira drag queen do mundo a ganhar o prêmio no MTV EMA e a primeira a se apresentar na premiação é histórico é resultado de muito trabalho”.

Gloria Groove Aos 22 anos, Gloria Groove é uma mistura improvável do rap, um aniverso predominantemente masculino e machista, com o imaginário colorido e cintilante das drag queens. Glamour com certeza é uma das principais caracteristicas que Gloria possui, usando isso ao seu favor abusou no clipe “Yoyo”, ela revelou que a ideia para o traje foi baseada em um conceito “hacker”, pessoa que elabora e modifica softwares e hardwares de computadores.

6

Fotos: reprodução internet


7


ART & GRAMOFONES POR TAYNARA PENA

Q

uando falamos em artistas negros no Brasil no mundo musical, o que te vem a cabeça? Temos algumas referências que são poucas comparadas a grande gama de artistas brancos renomados. Logo você irá lembrar de Gilberto Gil Elza Soares e as famosas do momento como Iza ou Ludmilla. Mas meu intuito é mostrar alguns artistas que estão em crescimento que às vezes não tem tanto reconhecimento por terem obstáculos a mais para ultrapassar. A seguir escolhemos alguns artistas maravilhosos em anscenção no cenário musical brasileiro que você precisa conhecer:

Cantora Iza

Cantora Ludmilla

Cantora Elza Soares

Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo (Sal-

Foto: reprodução internet

vador, 11 de janeiro de 1996), mais conhecido como Baco Exu do Blues é um cantor e compositor brasileiro, conhecido por ser um dos maiores rappers da música contemporânea. Baco começou a ganhar popularidade após o lançamento da faixa Sulicídio, composta em 2016 com o rapper Diomedes Chinaski, em que ambos fazem críticas aos cenário nacional do rap, concentrado nos estados do Rio

8

BACO EXU DO BLUES

de Janeiro e São Paulo, reivindicando mais visibilidade para a produção musical de outros estados brasileiros. [2] Dentre as principais características de Baco estão suas fortes metáforas com letras cruas e poéticas, que falam sobre amor, sexo, poder, religião e sociedade.


Bia

BIA FERREIRA

Ferreira (19 de abril de 1993, Carangola, Minas Gerais) é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Iniciou as suas atividades musicais no ano de 2009, aos 15 anos de idade, na cidade de Aracaju, Sergipe, onde foi criada pela sua família. “Cota Não É Esmola” e “Não Precisa Ser Amélia” foram compostas em 2011 e se tornaram alguns de seus maiores sucessos por envolverem temáticas ligadas ao então inédito sistema de cotas no SISU (Ministério Da Educação, Brasil) que beneficiou crucialmente a população pobre, preta, parda e indígena.

Linn da Quebrada Linna Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada (São Paulo, 18 de julho de 1990), é uma atriz, cantora e compositora brasileira. Também é ativista social pelos direitos civis da comunidade e da população negra. Sua primeira música autoral, intitulada “Enviadescer”, foi lançada em março de 2016 através do YouTube. Com o sucesso da canção, a artista lançou-se na carreira musical.

Linn inovou ao destoar do estereótipo de travesti, assumindo sua transexualidade apenas modificando seu gênero e nome no registro civil. Ela está entre as artistas mais relevantes do cenário musical LGBT brasileiro atual. Ela ascendeu ao reconhecimento tocando em tabus e desconstruindo estereótipos. Em 8 de outubro de 2019, Linn estreou como atriz na série da Globo Segunda Chamada, interpretando a transsexual Natasha. Fotos: reprodução internet

9


ART & ESTATUETAS POR ROBERT RODRIGUES

Z

endaya Maree Stoermer Coleman (01/09/1996), mais conhecida simplesmente como Zendaya é atriz, cantora, compositora, dançarina, dubladora e modelo norte-americana. Começou como atriz no Disney Channel e rapidamente conquistou o público. Interpretou MJ na nova franquia do Homem Aranha e recentemente estreou a série Euphoria, onde é narradora e uma das protagonistas. Apesar das polêmicas, por seguir um grupo de estudantes do ensino médio através de suas experiências de sexo, drogas, amizades, amor e trauma, a série recebeu muitas críticas positivas.

ZENDAYA

EUPHORIA: A série que conquistou milhões de fãs e tem grandes chances de ser indicada em várias categorias no Emmy 2020, inclusive na categoria de Melhor Atriz com Zendaya.

10

Reprodução: Fotos da Internet


POR ROBERT RODRIGUES

V

iola Davis (St Matthews, 1 de agosto de 1965) é atriz e produtora norte-americana. Conhecida por seus papéis em Esquadrão Suicida e How to Get Away With Murder. A atriz é a 23° mulher e 1° mulher negra a ganhar os prêmios da Trindade da Atuação (Oscar, Emmy e Tony).

VIOLA HOW TO GET AWAY WITH MURDER: A série que rendeu para Davis indicações em várias premiações. Sua atuação foi aclamada pela crítica e ganhou Globo de Ouro, Emmy Award (se tornando a primeira mulher afro-americana vencedora), SAG Award.

1111


POR ROBERT RODRIGUES

F

ernanda Montenegro - Arlette Pinheiro da Silva Torres - (Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929), é atriz, locutora, radialista e apresentadora brasileira. É frequentemente referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia do Brasil. Foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz. É também a única atriz indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa, sendo nomeada por seu trabalho em Central do Brasil (1998). Além disso, foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação em Doce de Mãe (2013).

1212


FERNANDA

13 13


diagramadores:

Adrielle Robert Taynara 14

Profile for Robert Rodrigues

Revista Art  

A revista ART traz o melhor do mundo das celebridades, focando na brasilidade cada vez mais em destaque. Os temas abordados são diversos com...

Revista Art  

A revista ART traz o melhor do mundo das celebridades, focando na brasilidade cada vez mais em destaque. Os temas abordados são diversos com...

Advertisement