Page 1

Informativo mensal da Aciapar Pontal Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná Edição 2 // Abril de 2016

Unidos por Pontal APROVAÇÃO DO PLANO DIRETOR JÁ! Liminar que impedia a aprovação do Plano Diretor foi revogada dia 12 de fevereiro e até agora o COLIT não convocou nova reunião para aprovação do Plano. O que estamos esperando?

P

ontal do Paraná não pode mais esperar para ter um Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Já faz 20 anos que o município recebeu a emancipação política de Paranaguá e até agora não conta com um desenvolvimento sustentável e ordenado. “A grande importância do Plano Diretor é que ele é uma segurança jurídica para qualquer empreendedor. Por exemplo, nós temos dois edifícios no Balneário Shangrilá que foram embargados pelo COLIT. Ou seja, os apartamentos não contam com o registro de imóveis. Então, como que um empreendedor vai fazer um empreendimento sem a certeza da legalização do mesmo? E isso vale para edifícios, indústrias e qualquer outra obra que possa ser instalada no município”, explica Luiz Carlos Krezinski, secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários de Pontal do Paraná. Krezinski explica que os estudos para o Plano Diretor começaram em 1998. Ao longo desses 18 anos, o município já teve cinco propostas de Planos Diretores. Esse último, e mais atual, já contempla a instalação do Porto Pontal e a duplicação da PR 412, que vai de Praia de Leste à Pontal do Sul, empreendimentos que devem alavancar a economia da cidade, trazer mais investimentos, acelerar a geração de empregos e impulsionar o mercado imobiliário da região.

Luiz Carlos Krezinski, secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários de Pontal do Paraná, responsável técnico pelo Plano Diretor do município.

“Queremos presença política para resolver essa situação”, diz Ercio Weschenfelder, empresário e membro da diretoria da Aciapar Pontal.

“Não vamos abrir mão do Plano Diretor”, diz Odalbor Ferreira Alves, empresário e membro do Conselho Consultivo da Aciapar Pontal.

Onde estão nossos representantes? Para a Aciapar Pontal, a falta de comprometimento dos políticos locais está interferindo na aprovação do Plano. “Nosso Prefeito tem cadeira cativa no Conselho do Litoral, mas pouco se fez presente nas reuniões do COLIT. O município também tem uma representante da Câmara de Vereadores junto ao COLIT, uma pessoa que nunca reuniu uma comissão para tratar desse assunto tão importante. Precisamos de uma presença constante e que haja representatividade política. Nossos representantes estaduais, os deputados, também devem ser cobrados!”, diz Ercio Weschenfelder, empresário e membro da diretoria da Aciapar Pontal. A Aciapar não vai desistir dessa luta “O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Pontal do Paraná é a certidão de nascimento do município”, comenta Odalbor Ferreira Alves, empresário e membro do Conselho Consultivo da Aciapar Pontal. Segundo ele, a Aciapar, assim como a maioria dos munícipes, vai continuar liderando essa luta até que o Plano esteja implantado. “Precisamos do Plano para colocar Pontal do Paraná na vitrine para novos empresários, para que o município possa crescer!”.


Mais ações, mais segurança Atuação do Conseg em Pontal ajuda a aproximar a comunidade das questões relativas à segurança da cidade

“S

er um elo de ligação entre a sociedade civil organizada e as autoridades policiais encarregadas da segurança do município”. Esse é, nas palavras do seu presidente, João Carlos de Lima, o objetivo principal do Conseg, o Conselho Comunitário de Segurança de Pontal do Paraná. Criado há mais de dez anos, o conselho passou a ter uma atuação mais ativa em 2013, por iniciativa da própria comunidade. Fazem parte do conselho as autoridades vinculadas à segurança da cidade – Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, além de representantes da população. O Conseg não recebe verba do governo e tem na Aciapar Pontal seu maior parceiro. Em 2015, o Conseg realizou diversas ações que foram importantes para a melhoria da segurança da cidade, como o conserto de viaturas da policia civil, a doação de um computador para a Polícia Militar e a entrega de kits de higiene básica para os presos, com sabonete, pasta e escova de dente e papel higiênico. Além disso, destacamse as ações educativas como a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, o Novembro Azul, de prevenção de câncer de próstata, e a confecção de três mil cartazes incentivando a população a usar o Disque Denúncia 181, para denúncias anônimas relacionadas ao tráfico de drogas e outros delitos na cidade. Criação do Conselho da Comunidade: mais oportunidades Como solução para a falta de verbas, que impedem a execução de muitos projetos, está em fase de implantação o Conselho da Comunidade, que atuará lado a lado com o Conseg. “Por meio do Conselho Comunitário poderemos ter acessos às verbas de penas pecuniárias, que são pagas em casos de delitos menores e que ficam em depositadas em juízo por um determinado período. É uma verba que o poder judiciário permite que seja destinada à melhoria da segurança e que não tem sido usada por não termos um Conselho da Comunidade no município, João Carlos Lima, que também será o presidente do Conselho da Comunidade. O Conselho da Comunidade será formado por representantes de diversos órgãos como OAB, Ministério Público, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, além dos comerciantes e da própria população. “Convidamos também a prefeitura, e esperamos poder contar com essa parceria. Estamos apostando todas as nossas fichas nesse novo órgão para resolver

Na ação Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, realizada ano passado, moradores receberam panfletos informativos, em Praia de Leste.

Conseg – Conselho Comunitário de Segurança de Pontal do Paraná • Aproxima autoridades responsáveis pela segurança e a comunidade • Recebe queixas e busca soluções • Não recebe verbas, vive de doações • Desenvolve ações educativas • Vinculado à Secretária de Segurança Pública

Conselho Comunitário • Formados por diversas entidades com objetivo de desenvolver projetos sociais e com foco em segurança • Projetos devem ser aprovados pelo poder judiciário • Recebem verbas oriundas de penas pecuniárias recebidas na região de Pontal • Fiscalizado pelo TCU- Tribunal de Contas da União

os problemas mais urgentes da cidade em relação à segurança.” Entre os primeiros projetos que serão desenvolvidos estão a melhoria de estrutura das polícias e das condições dos presos e da carceragem da cidade. “Muitas pessoas reclamam ineficiência das polícias, mas é preciso entender que isso está diretamente relacionado às condições de trabalho oferecidas aos policiais. É tudo muito precário, as viaturas precisam de conserto, falta combustível, não existe efetivo pessoal suficiente.” Em relação aos presos e à cadeia de Pontal, João Carlos ressalta que serão criados projetos para oferecer condições dignas aos presos, além de programas de reinserção dos detentos na sociedade “Os presos de Pontal vivem em uma situação desumana, sem tem direito a visitas ou banho de sol. Além disso, quando são soltos, sofrem muito preconceito. Se não pensarmos em formas de reabilitação e reinserção, a chance de que ele volte para o mundo do crime é grande”. João Carlos Lima, presidente do Conseg Pontal, também estará à frente do Conselho da Comunidade, que deve começar sua atuação no mês de maio.


Sua empresa precisa emitir ou renovar a certificação digital? Aciapar Pontal é o único local no litoral autorizado a realizar o certificado digital

A

certificação digital garante mais segurança nas operações pela internet. Dessa forma, você ou sua empresa podem realizar serviços, vendas online e troca de informações com órgãos públicos com a garantia de que seus dados e as informações da sua empresa estão seguros.

Conheça as opções:

e-CNPJ

É a versão eletrônica do CNPJ que permite autenticação da pessoa jurídica em sistemas públicos e privados. Possibilita a emissão de nota fiscal eletrônica e nota fiscal do consumidor eletrônica.

e-CPF

Possibilita transações de pessoas físicas, como assinar documentos com validade jurídica, acessos a serviços oferecidos pelo governo, autenticação de informações, além de diversas possibilidades para entrega e acompanhamento para a declaração de imposto de renda.

Certificado digital emissor de nota fiscal:

Emite notas fiscais eletrônicas e permite que o empresário passe essa função a um responsável sem precisar compartilhar seu e-CNPJ e senha, oferecendo mais segurança.

Campanha de Dia das Mães vai aquecer as vendas! Você já inscreveu seu estabelecimento comercial na Campanha Dia das Mães da Associação Comercial do Paraná - ACP? Não perca tempo, o prazo para adesão termina no dia 8 de abril! Como funciona? O estabelecimento comercial inscrito receberá um kit promocional, cupons a serem preenchidos pelos clientes e urnas para o depósito dos cupons. Os consumidores que realizarem compras nos estabelecimentos inscritos na campanha, entre os dias 18 de abril e 8 de maio, vão concorrer a dez caminhões carregados de produtos. Empresas associadas e não associadas podem participar. Lembre-se: o Dia das Mães desse ano será comemorado no dia 8 de maio.

Em breve novos serviços na Aciapar Pontal A partir de maio passaremos a oferecer novos serviços para facilitar o trabalho de comerciantes e empresários de Pontal e região. > certificado de origem O certificado de origem digital possibilita atestar a origem brasileira da mercadoria, garantindo benefícios fiscais ao seu importador. A emissão é feita em tempo real, através do portal Ippex. Somos os únicos na cidade a oferecer o serviço.

“Sou empresário aqui em Pontal do Paraná há 23 anos e posso dizer que campanhas como essa ajudam muito a alavancar as vendas. No passado não contávamos com essas iniciativas e hoje considero uma excelente ferramenta para aumentar nossos resultados e fidelizar clientes. Oferecer vantagens ao consumidor faz com que ele se torne fiel ao mercado local, isso é o mais importante, que ele não saia daqui e retorne sempre aos nossos estabelecimentos”. Hamilton Luiz Rebuli, proprietário da Saci Construcenter


AGENDA DE CURSOS

Inscrições para todos os cursos: Aciapar Pontal

Atendente de Farmácia Início: 14/04/2016 / Duração: 5 meses. Horário: 19h às 22h Local do curso: Aciapar Pontal

*Os 15 primeiros inscritos têm 50% de desconto. Entre em contato e saiba mais sobre o valor.

Fotografia Módulo 1 Início: 18/04/2016 / Duração: 30 horas Horário: 19h às 22h Local do curso: Aciapar Pontal Valor: 1+2 de R$ 143,33 ou à vista R$ 365,50 Oratória - A arte de comunicação em público Início: 22/04/2016 / Duração: 21 horas Horário: 19h às 22h Local do curso: Aciapar Pontal Valor: 1+1 de R$ 175,00 ou à vista R$ 315,00

Programe-se!

Você tem interesse em realizar cursos na área de construção civil? Em breve, lançaremos cursos de pintura, textura, azulejista e muitos outros. Entre em contato com a Aciapar Pontal!

AGENDA

PARCEIROS ACIAPAR PONTAL Você já é um parceiro da Aciapar Pontal? Não perca tempo, associe-se já! • Descontos em todos os serviços oferecidos pela Aciapar Pontal como certificação digital e consulta de CPF

“Sou associado da Aciapar Pontal há 10 anos e os benefícios são inúmeros, pois todos os serviços oferecidos são extremamente úteis para meu estabelecimento, como a consulta ao SPC e os cursos. Importante, também, é a união que a Aciapar promove entre os comerciantes, isso é muito valioso. Então meu recado é: venham, vamos unir forças, associe-se também!”

• Diversos convênios e promoções • Apoio para o desenvolvimento de sua empresa • E muitas outras vantagens! Esperamos seu contato! Aciapar Pontal Avenida Santa Monica, 485 – Balneário Praia de Leste – Pontal do Paraná - PR

Clautério Polster, proprietário da VIP calçados

41-3458-1510 / 9891-0466 aciapar2013@hotmail.com

Jantar dos Comerciantes

DE eventos

Jantar dos Comerciantes 25/06/2016 Os ingressos já estão disponíveis na Aciapar Pontal e com os membros da diretoria. Entre em contato pelo telefone 41-3458-1510 para saber onde comprar em seu balneário!

Curta ACIAPAR PONTAL no Facebook e saiba mais sobre esses e outros assuntos! EXPEDIENTE

Aciapar Pontal do Paraná Atenção! A ACIAPAR Pontal está sempre de portas abertas para os seguintes serviços: • Recrutamento e encaminhamento de estagiários para o primeiro emprego • Certificação Digital • Consulta de CPF • Locação das salas de reunião e cursos Entre em contato com a gente!

Endereço: Avenida Santa Monica, 485 - Balneário Praia de Leste - Pontal do Paraná - PR // Telefones: 41-3458-1510/ 9891-0466 // E-mail: aciapar2013@hotmail.com // Facebook: Aciapar Pontal // Horário de expediente: 8h às 17h

Este informativo é uma produção da Literato Comunicação e Conteúdo. www.literatocomunicacao.com.br. Impressão: Gráfica Capital // R. Imaculada Conceição, 247. Curitiba -PR. Tel: (41) 3333-7733

Boletim Unidos por Pontal  

Edição 2 | Abril de 2016

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you