Issuu on Google+

Edição 13 - Ano 4

Nesta edição:

Motivação Treinamento Qualidade Alinhamento

PAIXÃO POR DESAFIOS QUALIDADE PFIZER, CRESCIMENTO TEUTO.


4

22 30 comunicação

2

INSTITUCIONAL - CAPA 2014: Novos Desafios

6 7 8 10 12 13 14 16 17 18 20 21

ENDOMARKETING

Após sucesso na indústria, “Blitz do Marketing” apresenta novo tema

ENDOMARKETING

“Correspondente do Marketing” dinamiza colaboração interna e reconhece o colaborador

ENDOMARKETING

Novo formato oferece ainda mais prêmios e oportunidades

MÍDIAS

Concursos online garantem maior interatividade com o público em todo o território nacional

INDÚSTRIA

Investimentos em tecnologia garante continuidade do crescimento

EVENTOS

Patrocinador máster da Feira Abradilan 2014, Teuto estreita os laços com o distribuidor regional

LANÇAMENTOS

Teuto aposta no desenvolvimento de novos medicamentos

TUDO AZUL

O azul do Teuto está conquistando todo o Brasil O QUE ELE FAZ / O QUE ELA FAZ? / O QUE ELES FAZEM?

ENTRETENIMENTO ENDOMARKETING

“Família Campeã” potencializa resultados na indústria

CRECHE

Comemorações promovem cultura e entretenimento no “Centro de Educação Infantil Hipoderme”

TREINAMENTOS

Nova fase do “Seu Negócio Mais Lucrativo” continuará revolucionando varejo farma

24 26 27 28 29

COMERCIAL

Equipe de vendas Teuto participa da “2ª Olimpíada do Conhecimento”

ESPORTE

Teuto transforma sonhos em realidade com apoio a cultura e ao esportecêutico em 2014

TREINAMENTO

Equipe hospitalar realiza convenção anual

COMPLIANCE

Conselheiros de Compliance inicia mais uma etapa

INTERNACIONAL

Gigante chinesa NCPC e Teuto ampliam sinergia

QUALIDADE DE VIDA

Programa “Qualidade de Vida” é garantia de bem-estar e qualificação profissional

“T Revista” É PRODUZIDA PELA RACE COMUNICAÇÃO - Editor: Lívia Caixeta - MTB: 2147 GO; Direção de Arte: Juliano Rodrigues; Produção: Race Comunicação; Redação: Filipe Andrade e Maira Manesco; Revisão: Lívia Caixeta; Contato: contato-go@agenciarace.com.br; Telefone: 62 3085 2923

REVISÃO E APROVAÇÃO - Departamento de comunicação do Laboratório Teuto: Aurélio Ramos, Andressa Sodré, Micael Pires, Roberta Ariadne, Patrícia Montes e Daíza Alves (redação); Diretor de marketing: Ítalo Melo; Gerente de Recursos Humanos: Marco Aurélio de Assis Cardoso; Colaboração - Pfizer: Cristiane Santos, Mariana Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março Lima; Contato: imprensa@teuto.com.br; Telefone: 62 33102147 ou 62 33102151


EDITORIAL

Teuto vive de desafios, os desafios são a energia que tem possibilitado nosso crescimento nos últimos 8 anos. Este ano, manteremos nosso crescimento e vamos dar mais um salto na qualidade com a ajuda de nossos colegas da Pfizer. Procedimentos, treinamentos e equipamentos modernos estão sendo implementados. Com estes novos padrões, as perdas e problemas serão tratados, permitindo que sejam atingidos novos recordes de produtividade e redução de custo. Após lançarmos 64 novos produtos em 2013, para 2014, temos grandes novidades. Além do lançamento da linha EQ, que está pronta, aguardando regulamentação, devemos ainda trazer para o mercado uma nova marca de medicamentos, já com novos produtos.

O

Marcelo Leite Henriques Presidente Executivo do Laboratório Teuto/Pfizer

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

3


INSTITUCIONAL - CAPA

2014:

Novos Desafios Ações garantirão forte ritmo de crescimento da indústria. Alinhamento da equipe e projetos com foco na qualidade são os pilares do desenvolvimento

om crescimento de 60% em 2013, recorde de produção e padrão de qualidade que é modelo para a indústria nacional, o Laboratório Teuto/ Pfizer se prepara para os desafios de 2014. Para garantir os bons resultados, a companhia investe em ações e modernos métodos de gestão, com o objetivo de alinhar, treinar e conscientizar a equipe. Neste ano, a 2ª edição do ‘Livro Azul’ apresentará as iniciativas do Laboratório Teuto/Pfizer, com foco na qualidade. Nesta edição, uma nova personagem também chega para acompanhar ‘Saradinho’, conscientizando os colaboradores sobre a importância do tema, que, mais que um diferencial, é um pré-requisito, conforme comenta o diretor de marketing da companhia, Ítalo Melo. Na ferramenta de comunicação, um material prático em formato moleskine, a equipe poderá conhecer melhor os ‘10 Mandamentos da Qualidade’, tema da ‘Blitz do Marketing’ em 2014 e, além do conteúdo, poderá utilizá-lo como bloco de anotações durante o ano. “O objetivo é que os colaboradores em todos os níveis fiquem por dentro da estratégia do Teuto, que garantirá a continuidade do forte ritmo de crescimento da indústria”, explica Ítalo Melo. Assim como na 1ª edição, o ‘Livro Azul II’ demonstra também o papel e a relevância de cada um dentro da organização. A filosofia do laboratório, as principais ações com foco em pessoas, distribuidores e drogarias e a importância do trabalho em equipe e da capacitação profissional também são destacadas na ferramenta. Isso tudo em uma linguagem clara e didática.

C

4

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

‘Objetivo é que os colaboradores, em todos os níveis, fiquem por dentro da estratégia do Teuto’ (talo Melo)


Qualidade

Treinamento

No Ano da Qualidade, o Teuto aposta na capacitação contínua de colaboradores nas diferentes áreas da companhia. Para esse desafio, a companhia tem o total apoio da Pfizer. Segundo Angélica Wong, vice-presidente de operações de mercado emergentes da Pfizer, o controle de qualidade e segurança do paciente são de extrema importância. “Precisamos ter uma cultura de Qualidade para garantir que cada produto que fabricamos esteja em conformidade com as normas e regulamentos.” Para ela, esta cultura de Qualidade/Compliance deve enfatizar a qualidade do produto e o desempenho de performance, com confiabilidade de fornecimento e sem custos extras. “Para esse propósito, um time de melhoria trabalha, diligentemente, para tratar qualquer falha nos processos, sistemas e competências necessárias para ter sucesso.”

Ao longo do ano, um extenso calendário de treinamentos oferece suporte teórico aos colaboradores na companhia. Em parceria com renomadas instituições, a exemplo da Falconi, a equipe também recebe acompanhamento profissional no dia a dia da indústria. “A Falconi acredita que o alcance de melhores resultados em uma organização depende de três importantes pilares: o conhecimento gerencial, o conhecimento técnico e uma forte liderança. A união desses três pilares resulta no alcance consistente de desafios”, comenta Débora Boll, consultora da Falconi. Segundo ela, o conhecimento técnico é aquele específico do negócio e necessário para a execução de seus processos e deve ser promovido e atualizado constantemente.

Motivação

Alinhamento

“Uma das formas de incentivar a busca e aprimoramento do conhecimento técnico é o estabelecimento de metas desafiadoras para o time. Com novas formas de produção, novas matérias primas, por exemplo, níveis de produtividade e de custos mais competitivos poderão ser alcançados”, destaca Angélica Wong. Com o programa de Excelência Operacional, por exemplo, novos métodos de gestão foram implantados possibilitando o crescimento da indústria. “A aplicação de métodos de gestão promove o envolvimento e desenvolvimento das equipes, melhora seu desempenho e motiva o trabalho. De forma sistematizada, os conhecimentos de cada um dos colaboradores são integrados e utilizados na solução de problemas. Aliado a isso, uma forte liderança disposta a bater metas com o time é indispensável para o sucesso do projeto.”

Para a consolidação dos resultados, a companhia investe em ações em parceria com renomadas instituições de ensino, como a Fundação Dom Cabral (FDC) – a 8ª melhor escola de negócios do mundo, segundo o jornal Financial Times.“Os programas FDC, realizados em parceria com o Teuto, focam o alinhamento da equipe com a estratégia da organização; possibilita o engajamento e a corresponsabilidade pelos resultados históricos alcançados e que transformam o Teuto em bench mark em eficiência operacional no mercado farmacêutico”, explica Luis Rosas, professor associado da fundação. Segundo Lucas Passarello (garantia da qualidade), são realizados palestras específicos em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e treinamentos contínuos de acordo com cada área.

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

5


ENDOMARKETING

Na blitz de março, Wanderson Ferreira (D) foi o primeiro premiado.

Italo Melo (E) e Aurélio Ramos (C) com Roberto Carneiro (D) que ganhou um kit personalizado do Teuto.

Após sucesso na indústria,

Aurélio Ramos (E), Ítalo Melo (C) e Jéssica Martins (D) durante a ‘Blitz do Marketing’

Cássia da Silva Reis (E) foi a primeira ganhadora nesta nova etapa do programa de endomarketing

apresenta novo tema Com mais prêmios, em fevereiro, programa abordou os ’10 Mandamentos da Qualidade’. 1ª edição do ano, com foco na filosofia, foi realizada nos cefalosporínicos ‘Blitz do Marketing’, em 2014, oferecerá ainda mais prêmios para o colaborador Teuto. Neste ano, após o sucesso da tradicional ação de endomarketing, o laboratório apresenta o programa com um novo tema, mantendo o mesmo calendário de visitas mensais aos setores da indústria. Agora, são cinco premiados em cada ação do projeto, que abordará os ’10 Mandamentos da Qualidade’. A cada resposta correta, é entregue um kit personalizado do Teuto e o colaborador ainda concorrerá a uma TV Led de 42 polegadas. Na primeira edição da ‘Blitz do Marketing’ com novo tema, no setor de sólidos, em fevereiro, os colaboradores se mostraram afiados na ação. “Todas as pessoas estavam sabendo os mandamentos, de acordo com o número”, comenta Daíza Oliveira, responsável pelas ações de endomarketing do Teuto. Segundo ela, esta etapa surpreen-

A

Rafael Rogério Caetano (C) premiado após responder sobre o 6º Mandamento da Qualidade

6

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

deu as expectativas, além de contar com a presença marcante da equipe da área. “O setor é sempre recorde de público.” Participantes nesta edição, Cássia da Silva Dias, Madona Silva Vasconcelos, Rafael Rosa de Souza, Jéssica Martins e Elizabete Ribeiro ganharam, cada um, um kit personalizado do Teuto. Os colaboradores concorrem também a duas TV’s Led no fim do ano. Para Elizabete Ribeiro, a ‘Blitz do Marketing’ é uma ótima iniciativa e uma oportunidade de conscientizar os funcionários e motivá-los a conhecer a companhia. “Além de incentivar a equipe, o programa faz com que as pessoas saiam da rotina e aprendam mais sobre a empresa”, avalia Renato Oliveira Santos, um dos premiados na edição de janeiro, no setor de antibióticos cefalosporínicos, com foco na visão, valores, missão, negócio e DNA do Teuto.

Ivone Jardim (D) foi premiada na etapa de março e concorre a um prêmio especial no fim do ano

Madona Silva Vasconcelos (D) também estava afiada nos ‘10 Mandamentos da Qualidade’

10 mandamentos da qualidade:

I II

Cumprir todos os procedimentos Tenha certeza de que está executando o padrão exigido pela empresa. Usar todos os EPIs necessários à cada produção Preserve‐se e se resguarde de qualquer perigo.

III

Identificar todo material, produto e equipamento Sem a identificação não é possível saber com qual material, produto ou equipamento estamos trabalhando.

IV

Manter o local de trabalho limpo e organizado O ambiente onde você trabalha é o reflexo de quem você é.

V

Registrar todas as atividades Devemos registrar todas as atividades realizadas.

VI

Checar e conferir, sempre que necessário Tenha certeza de que tudo foi corretamente registrado e executado. Na dúvida, revise novamente.

VII

Relatar todas as ocorrências Comunique todos os problemas imediatamente. Um problema não solucionado hoje, poderá ser um desvio amanhã.

VIII

Prevenir todos os tipos de contaminações e misturas Faca o Set Up e limpeza de acordo com os procedimentos.

IX

Participar dos treinamentos Saiba como fazer de forma correta, voce só tem a ganhar.

X

Descartar os resíduos, adequadamente Separe, identifique e descarte os resíduos corretamente. O meio ambiente agradece

2014_rev01 Setor Livro de Azul sólidos recebeu a blitz em fevereiro sexta-feira, 14 de março de 2014 08:10:31


Daíza Oliveira (D) entrega o prêmio para Rayane Oliveira (E)

Patrick Fialho (C) foi o primeiro colocado na 7ª turma

Samira Marques (C) procurou levar novos conteúdos à equipe

dinamiza comunicação interna e reconhece o colaborador Programa iniciou, em janeiro, 8ª turma, em uma ação que premiou também os melhores da última etapa de 2013 ma das ganhadoras na 7ª turma do ‘Correspondentes do Marketing’, em janeiro, Samira Marques destaca que o programa incentiva as pessoas a buscarem novas informações sobre a empresa e seus programas internos. Ela também conta que, durante sua gestão como correspondente do setor de controle da qualidade, levou novos conteúdos, o que despertou ainda mais o interesse do público. Ainda segundo Samira, a participação no programa contribuiu para seu crescimento, além de fazê-la uma profissional mais conhecida na companhia. Além dela, Patrick Fialho, do setor de garantia da qualidade, e Rayane Oliveira, do almoxarifado central, foram selecionados na 7ª turma, cujo encerramento aconteceu no dia 23 de janeiro e marcou também o início da nova turma. Os três participantes que mais se destacaram foram premiados com vale-compra, jantar com acompanhante, jaqueta e bolsa para o 1º lugar, vale-compra, jaqueta e bolsa para o 2º colocado e vale-compra e bolsa para o terceiro lugar. No fim do ano, os finalistas concorrem a uma TV Led de 42 polegadas e a um tablet.

U

A escolha dos ganhadores obedece a critérios como o envio de conteúdos e ideias para o programa e demais ações da companhia, a manutenção dos murais dos respectivos setores, a presença nas reuniões do programa e a orientação aos colaboradores sobre a importância do T-Mural. Além disso, durante os encontros mensais, os participantes aprendem sobre comunicação e são estimulados a trazer informações e notícias sobre seus departamentos e colegas de trabalho. “Acredito que a importância do ‘Correspondente do Marketing’ na empresa se dá pela interação entre a empresa e seus colaboradores, enfatizando a harmonia e a satisfação de ambos”, avalia Rayane Oliveira. Através do programa, os participantes também levam os benefícios das ações de endomarketing do Teuto a todas as áreas, incentivando a participação dos funcionários. Conheça o correspondente de seu setor e não perca nenhuma novidade do Teuto!

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

7


ENDOMARKETING

Elisamar Costa (E) com Luciano Mendonça (D), um dos participantes sorteados

Elisamar Costa (E) entrega o prêmio a Aline Andrade (D), em evento no auditório do Teuto

Alex Pereira dos Santos, do controle de qualidade, também foi premiado em janeiro

Micael Luan (D), do departamento de marketing, foi sorteado dentro no ‘Ideia Premiada’

Colaboradores participam da premiação do Olho Vivo e Ideia Premiada, em janeiro

Tuany Luis Lopes (E) recebe de Elisamar Costa seu prêmio no sorteio do ‘Ideia Premiada’

novo formato oferece ainda mais prêmios e oportunidades Em 2014, programas oferecerão uma moto 0Km, um vale no valor de R$ 1.000,00, além de TV’s Led e viagens; um comitê especial também contribuirá para a aplicação das ideias na indústria uas tradicionais ações de reconhecimento profissional, ‘Olho Vivo’ e ‘Ideia Premiada’ voltam em 2014, com um novo formato, o que deve garantir um nível ainda maior de participação dos colaboradores. As novas regras vêm consolidar o resultado positivo dos programas, que em 2013 registrou crescimento de 35 % no volume de propostas ligadas à produção. “Nosso foco é tentar, cada vez mais, alcançar a equipe e

D

8

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

atingir o maior número possível de sugestões”, explica Sabrina Andrade, responsável pelas iniciativas. Neste ano, o ‘Ideia Premiada’, que recebe propostas de dinamização produtiva e de processos, passa a ter duração de quatro meses. Com as novas regras, o 1º colocado recebe uma TV Led de 32 polegadas, o 2º lugar ganha um forno micro-ondas e o 3º colocado, uma panela elétrica. As duas melhores

sugestões do ano também receberão um prêmio especial - uma viagem com acompanhante e tudo pago (passagem aérea, hotel e alimen++tação) para o 1º lugar e uma TV Led de 42 polegadas para o 2º colocado. No ‘Olho Vivo’, que premia as sugestões com foco na redução de custo e passa a ser realizado semestralmente, o 1º colocado ganha uma vale no valor de R$ 1.000,00, o 2º lugar recebe, um


Rogério Alves de Araújo recebe o prêmio pela particiação nos programas

Paulo Sérgio Floriano foi o 2º colocado na 2ª turma de 2013

Sabrina Andrade (D) entrega o prêmio à Fabrício Rodrigues da Silva (E)

Sabrina Andrade (E) e Reycilaine Freitas (D)

Participantes tem suas propostas reconhecidas

Olho Vivo ganha novos prêmios em novo formato desenvolvido para as ações de 2014

Ideia Premiada também foi reformulado para contemplar mais colaboradores na companhia

vale de R$ 500,00 e o 3º, R$ 100,00. No final do ano, os autores das duas propostas com melhores resultados ganharão uma moto Yamaha 0Km e uma viagem com acompanhante também com tudo pago, respectivamente. Cada participante poderá concorrer também a vários prêmios, como fogão, forno elétrico, câmera digital, umidificador de ar, climatizador, churrasqueira elétrica, panela elétrica e máquina de cupcake. Sabrina comenta ainda que o objetivo das novas regras é concretizar o sucesso dos programas, divulgando os autores das ideias viáveis que serão implantadas durante o ano. Além disso - completa - será criado um comitê de implantação com um representante de cada setor. “Os selecionados participarão das reuniões mensais para nos auxiliar a colocar as propostas

em prática.” “Com os programas, o colaborador tem a oportunidade de mostrar sua capacidade e seu conhecimento, ajudando a empresa a crescer e a melhorar”, destaca Fabrício Alves, do setor de desenvolvimento de embalagens e um dos participantes nesta nova etapa. Para ele, as ações estão ainda mais versáteis, com prêmios que incentivam a equipe. E quem ganha com os projetos é o colaborador e também a empresa, conforme avalia Lúcio Vieira, coordenador de otimização no setor de sólidos, uma das áreas beneficiadas com a implantação de propostas da equipe. Segundo ele, a importância das ações é evidenciada pelos resultados obtidos por meio de cada sugestão. “Ideias são bem vindas e nosso objetivo é trazer a ideologia de melhoria contínua.”

Em janeiro, na premiação referente às turmas do segundo semestre de 2013, Cleide Mara Lacerda, Paulo Sérgio Floriano e Carlos José Oliveira foram os ganhadores no ‘Olho Vivo’. Já no ‘Ideia Premiada’, Vitor Elias, Thiago Carvalho e Gisélio Serpa foram selecionados. “Está cada vez melhor, não só a premiação, mas todas as ideias”, avalia Tuany Luis Lopes, que também foi sorteada na ação. Em cada programa, o 1º colocado ganhou uma viagem com acompanhante e tudo pago para o litoral, o 2º lugar recebeu um curso anual de inglês e o 3º colocado, um vale-compras no valor de R$ 500,00. Os outros participantes ainda concorrem a inúmeros prêmios, como cafeteiras elétricas, churrasqueiras elétricas e jantar com acompanhante.

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

9


MÍDIAS

Márcio Luis Braga (E), da rede Pague Menos foi um dos ganhadores do ‘Palpite Premiado’

Concursos online garantem maior interatividade com o público em todo o

Promotora Simone Vlender (D) entrega o prêmio a ganhadora do ‘Palpite Premiado’

território nacional ‘Relax na Medida’ oferece a chance de uma viagem com acompanhante e ‘Palpite Premiado’ esquenta a disputa no Gauchão 2014

Criatividade, prêmios e interação com consumidores e parceiros do Teuto. Estes são alguns dos ingredientes que fazem o sucesso dos concursos online do laboratório. Neste ano, com o ‘Relax na Medida’, consumidores de todo o país concorrerão a viagens para três destinos turísticos do Brasil - Salvador (BA), Natal (RN) e Gramado (RS) -, resultado de uma parceria com a Brasil Airlines. E, para participar, o público deve se inscrever no site www.concursonamedidacom. br, utilizando o código de barra de um dos produtos cadastrados - Segurdent creme

D

10

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

adesivo, Fenaflan Pacth e Bio Soak de 450 mL - e responder, em até 300 caracteres, à pergunta: “Por que a melhor forma de ficar relax é com o Teuto?”. As melhores respostas serão selecionadas por meio da votação popular na página da ação. O período de participação vai até o dia 7 de março e o concurso é realizado com autorização da Caixa Econômica Federal e de acordo com as regras de Compliance SOP. “A expectativa é que o número de participantes ultrapasse a edição anterior, que já foi um sucesso!”, comenta Roberta Ariadne, assistente de marketing online do Teuto. Segundo ela, além dos prêmios,

o concurso oferece uma oportunidade de interação com parceiros e consumidor final e incentiva a criatividade. Primeiro colocado na 1ª edição do ‘Relax na Medida’, que premiou os consumidores da linha Patch, Raphael Reis reforça a importância do concurso. “É uma ação muito interessante, porque possibilita o envolvimento do público. Por meio da iniciativa eu conheci a linha Patch e tive a oportunidade de apresentá-la a outras pessoas.” PALPITE PREMIADO Na 5ª edição, o ‘Palpite Premiado’, por


sua vez, premia os torcedores do Campeonato Gaúcho de Futebol, o Gauchão, com camisetas dos times do coração. Através do concurso, farmacêuticos, farmacistas e balconistas do estado farão palpites sobre o resultado dos jogos da rodada. “O período de participação será aberto dois dias antes de cada jogo e fechado às 18 horas do dia anterior à partida, durante a semana, e às 14 horas, nos finais de semana. No dia seguinte aos jogos, serão divulgados os nomes dos ganhadores, dois por rodada”, explica Roberta Ariadne. Ainda segundo ela, a ação é mais uma oportunidade de incentivar o esporte que é paixão nacional com inúmeros prêmios. “O concurso que já é sucesso no estado visa também, cada vez mais, engajar a relação que temos com os profissionais do ramo farmacêutico no sul do país.” Além da ação, desde 2013 o Teuto disponibiliza um aplicativo online no site do ‘Palpite Premiado’. Na plataforma, o público pode acessar um ‘quiz’, testar os conhecimentos sobre futebol em três categorias – amador, dente de leite e profissional - e compartilhar a pontuação

através do aplicativo ‘Game Center’ e de perfis em redes sociais, como Facebook e Twitter. Os usuários poderão ainda acompanhar todas as rodadas e classificações. “[O ‘Palpite Premiado’] é uma inicia-

tiva muito interessante, porque possibilita mais uma forma de interação entre a indústria e ponto de venda”, comenta Ângela Baseggio Saldanha, de Porto Alegre (RS) e uma das premiadas em 2013. Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

11


INDÚSTRIA

Investimentos em tecnologia garantem continuidade do crescimento

m sistema desenvolvido pela HSI, em São Paulo, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação do Teuto, o Traksys disponibilizará, na indústria, indicadores que auxiliem no gerenciamento e dinamização das linhas de produção. A iniciativa também é resultado do trabalho dos setores de produção, otimização e manutenção. Na avaliação de Alex Vieira, analista de otimização industrial do laboratório, o sistema garantirá ainda maior confiabilidade nos índices de produção. Ele explica que a companhia utiliza, desde 1999, um programa para mensuração de resultados, o Pamco, evoluído em 2005 para o OEE, que avalia a eficiência produtiva, levando em conta a disponibilidade dos equipamentos, a qualidade do que é produzido e a performance. O analista comenta também que o Teuto adaptou os dois programas, somando-os à automação do Sistema Traksys. Ainda segundo Alex, ao monitorar constantemente o índice de eficiência da indústria, a companhia consegue estabelecer onde e como os indicadores podem ser melhorados. Para isso, o programa emitirá relatórios que auxiliarão nas tomadas de decisão e acompanhamento das linhas de produção. Entre as ações registradas, está, por exemplo, o número de micro paradas em cada máquina. “O sistema Traksys possibilita a automação no controle de eficiência e produtividade de cada equipamento. Com a implantação do sistema, teremos uma riqueza de informações a respeito de cada equipamento 24 horas por dia, o que possibilitará iniciativas de melhoria contínua em cada linha”, explica Cláudio Antônio, gerente de produção no Teuto. Sobre o início do projeto, Alex Vieira comenta que a implantação do sistema em toda a indústria está previsto para o mês de abril. Atualmente, duas linhas piloto já funcionam na companhia.

U

12

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

Traksys auxiliará no acompanhamento das linhas de produção e já funciona em dois equipamentos piloto; implantação está prevista para abril

Automação no controle de eficiência e da produtividade de equipamentos é um dos benefícios do sistema

Linha CPR-13 funciona como piloto do Sistema Traksys no setor de sólidos

Programa emite relatórios que auxiliam tomadas de decisão e acompanhamento das linhas de produção

Michelle Gomes e Cláudio Antônio atuam no desenvolvimento do projeto


EVENTOS

Patrocinador máster da Feira da Abradilan 2014, estreita os laços com o distribuidor regional

Paralelo ao evento, neste mês, em Fortaleza (CE), empresa brinda parceria com canal de distribuição, no 4ª Encontro Nacional de Distribuidores Laboratório Teuto/Pfizer marca presença como patrocinador máster, em março, na maior feira do setor farmacêutico do Brasil, a Feira da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan). O encontro, que acontece em Fortaleza (CE), é mais uma oportunidade para estreitar os laços com o canal de distribuição e apresentar as grandes novidades da indústria farmacêutica para 2014. A companhia participa do evento com o maior estande da feira e vai apresentar aos distribuidores lançamentos, como o Colágeno Follium, o Hynib Tabs e Chá Verde Follium. Poliseng Ynov Brozear, Poliseng Ynov Nocelulit, PolisengYnov Skin Hair e Poliseng Ynov Slim também serão destaques na feira. E, para marcar mais uma etapa na parceria com os distribuidores regionais, o Teuto promove, no dia 19 de março, o 4ª Encontro Nacional, com um jantar especial na capital cearense. O evento apresentará as perspectivas do mercado para 2014 e os resultados do último ano e as ações com foco do desenvolvimento dos parceiros do laboratório.

O

Estande do Teuto na Feira da Abradilan em 2013

Em 2013, encontro foi realizado no Rio de Janeiro

Distribuidores e drogarias têm convite especial para a Abradilan 2014

Jantar anual amplia laços com canal de distribuição

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

13


LANÇAMENTOS

Teuto aposta no desenvolvimento

de novos medicamentos Em 2013, 64 novos produtos foram apresentados; Somente de dezembro do ano passado à fevereiro de 2014, foram lançadas 25 apresentações om a missão de contribuir para o bem estar e a qualidade de vida, disponibilizando produtos e serviços de qualidade, o Laboratório Teuto/Pfizer tem investido no lançamento de medicamentos que proporcionam saúde para a população com produtos de confiança à preços acessíveis. O laboratório possui um portfólio competitivo, apresenta grande variedade de produtos, que contemplam as principais moléculas do segmento. Durante todo ano de 2013, somando os 64 lançamentos, que representaram 88 apresentações, os quatro relançamentos, as 12 inclusões de apresentações e 34 substituições de apresentações, a companhia totalizou 138 novas apresentações. Além disso, no último trimestre, dezem-

C

Cloridrato de amitriptilina recebeu O cloridrato de amitriptilina g com nova apresentação de 25m O 30 comprimidos revestidos. ades medicamento possui propried lmente sedativas e é indicado principa ão. para o tratamento de depress

bro/2013 à fevereiro/2014, foram lançadas 25 apresentações. “O desenvolvimento de novos medicamentos é extremamente importante, pois os lançamentos são cruciais para diversificar e tornar nosso portfólio cada vez mais completo para os clientes”, comenta Thiago Lobo Matos, farmacêutico do setor de lançamentos do Teuto. Thiago Lobo Matos acrescenta que “novos produtos já constam no cronograma de lançamento para os próximos meses, dentre eles destacam-se a Linha Mulher Teuto, uma linha especial para os cuidados femininos, o Ibupril, que será disponibilizado em nova forma farmacêutica, o Pneumucil xarope na versão adulta e o medicamento genérico hemifumarato de quetiapina”.

Cloridrato de Ciprofloxacino nos adultos Um agente antibacteriano, que cções infe de nto ame trat o para serve causadas por s ada plic com não e complicadas ofloxacino. cipr ao is síve microrganismos sen s, serve Em crianças a partir de 5 ano o aguda da para o tratamento da infecçã aeruginosa. P. por a sad cau fibrose cística sete ou 14 Está disponível em caixas com 500mg. comprimidos revestidos de

14

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

Hipoderme Baby Óleo Puro Contém vitamina E, foi desenvolvido especialmente para amaciar, hidratar e perfumar a pele do bebê. Ideal para massagear o bebê, sua fórmula suaviza as partes ásperas e ressecadas do corpo. Está disponível nas versões de 200mL e 400mL.

Cloridrato de Memantina É um medicamento genérico na forma de comprimido revestido, indicado para o tratamento da doença de Alzheimer. É encontrado em caixas com 30 e 60 comprimidos revestidos de 10 mg. Está disponível também na Linha Hospitalar Teuto, com 500 comprimidos revestidos de 10 mg.


Linha Mulher Teuto Foi sobretuto desenvolvida para suprir as necessidades das mulheres, que com a rotina dinâmica do dia a dia com seu trabalho, seus filhos e sua vida social, precisam de cuidados especiais. Composta por Clareador da Pele FPS 20, Emulsão Hidratante Preventiva de Estrias, Fluido para Pernas Cansadas e Óleo DermoRegenerador Corporal Hidratante.

Pneumucil

Ibupril

É um medicamento em forma farmacêutica de xarope, é expectorante e possui a acetilcisteína como princípio ativo. O produto, que já é comercializado na versão infantil, está disponível agora também na versão adulta na concentração de 40mg/mL. Indicado para eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração. É comercializado em frascos com 120mL.

Ibupril Suspensão Oral, é medicamento em gotas, que possui ibuprofeno como princípio ativo. Indicado para redução da febre e para o alívio de dores. É comercializado em frascos com 30mL.

Hemifumarato de Quetiapina Medicamento genérico na forma de comprimido revestido, é um agente antipsicótico atípico indicado para o tratamento da esquizofrenia. É comercializado nas versões 25mg, caixa com 14 e 28 comprimidos revestidos; 100mg, caixa com 28 comprimidos revestidos; e 200mg, caixa com 28 comprimidos revestidos. Está disponível também na Linha Hospitalar Teuto, nas versões 25 mg, 100 mg e 200 mg caixa com 280 comprimidos revestidos.

Cloridrato de Prometazina o É um medicamento genéric s que apresenta propriedade antialérgicas, sedativas e o para antieméticas, sendo indicad gicas e alér ões reaç de nto ame trat o caixas em ado ontr enc É . anafiláticas os de com 20 comprimidos revestid bém 25mg. Estará disponível tam 200 com to, Teu lar pita Hos a Linh na g. 25m de os stid reve idos comprim

Teuciprox a É um medicamento na form farmacêutica de comprimido revestido que possui o cloridrato de ciprofloxacino como princípio ativo, sendo um agente antibacteriano. Está disponível em caixas com sete ou 14 comprimidos revestidos de 500mg.

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

15


TUDO AZUL

O azul do Teuto está conquistando todo o Brasil

Mais uma ação da promotora Naira Cristine, desta vez, na filial 73 da Drogaria Santa Marta (GO)

Dia das Crianças teve ação especial no Walmart, em São Paulo, com a promotora Elaine Cristina

Ação da promotora Nayra Cristini, em uma farmácia da rede Santa Marta, de Goiânia (GO)

Ação da promotora Lucineide Duarte, em uma das unidades da Rede de farmácias Pague Menos de Brasília (DF)

Promotora Fernanda Lacerda registrou mais uma ação na ‘Pague Menos’ de Guarujá (SP)

Ação da promotora Cláudia Moraes na Drogaria Mais Econômica (RS)

16

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março


l Quem?

Jerônimo Cavalcante

l De onde? Anápolis (GO) l O que faz? Operador de encartuchadeira na Família Relâmpago Maquim (Família 61), no setor de Líquidos Orais l Há quanto tempo? 7 anos; l No momento estava... Trabalhando na produção do Sulfametoxazol + Trimetoprima genérico

l Quem?

Eloiza Lima

l De onde? l O que faz?

Ouro Preto do Oeste (RO) Auxiliar administrativo no setor de sólidos 8 anos

l Há quanto tempo? l No momento estava... Realizando o apontamento de palets

A Família Relâmpago Maquim (Família 61) é composta por 18 colaboradores distribuídos em três turnos e é um dos destaques do ‘Família Campeã’ em fevereiro, no setor de líquidos orais. A equipe é responsável pela produção de produtos genéricos como Albendazol, Dipirona Sódica e Sulfametoxazol + Trimetoprima.

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

17


eu

TEUTO m todos rodutos e u seus p vo Pois o o . in a r d e vi fiz dú ualquer o Teuto/P q ri tó m ra se o o b O La os indic eito! os, e eu nte satisf os aspect meu clie r ve é te importan os (PR) – Matinh Joel Silva

Tenho o Labo ratório Teuto/ Pfizer como exemplo de lab oratório farm acêutico. Gustavo Bapt ista Éboli – Po rto Alegre (RS)

Nesse início de ano gostaria de parabenizar o Lab. Teuto/ Pfizer pelos ótimos produtos e preço justo. Trabalho com notas fiscais em uma farmácia e sou prova de que os medicamentos Teuto possuem os melhores preços e a melhor qualidade. Yara – Morada Nova (MG)

Produtos de alta qualidade, isso sim é respeito com o consumidor. Parabéns e continuem assim. Um forte abraço! Ronaldo Benevides – Jundiaí (SP)

ESPAÇO CULTURAL DICAS DE LEITURA DESTA EDIÇÃO

A Menina que Roubava Livros Superado apenas pelo sucesso ‘A Culpa é das Estrelas’, de John Green, – já apresentado na T-Revista -, ‘A Menina que Roubava Livros’ volta à lista do mais vendidos da revista Veja, nove anos após seu lançamento. Isto por causa do recente lançamento do filme homônimo, em 2013. A obra do australiano Markus Zusak conta a história de Liesel Meminger, que luta para sobreviver longe da mãe e após a morte do irmão na Alemanha Nazista, em plena 2ª Guerra Mundial.

O Cavaleiro dos Sete Reinos , De George Martin, este livro que é mais um sucesso de vendas, conta a história do personagem Dunk, 90 anos antes das aventuras de ‘A Guerra dos Tronos’, primeiro livro da série ‘Crônicas de Gelo e Fogo’. Lançado este ano no Brasil, a obra é publicada pela editora Leya Brasil.

Prêmios do Saradinho

Crie, no verso, em imagens (até 4 quadrinhos) ou em texto (150 caracteres), a sua história para a nova personagem do Livro Azul II e concorra a prêmios: 1º lugar (tablet) e 2º lugar (almoço c/ acompanhante). Boa sorte!

Nome: Departamento: 18

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

Mais interatividade e mais prêmios para você!”


Caça-Palavras

DEZESSEIS LUAS

Coluna ATA

1 Lugar

O Teuto premiou os dois autores selecionados na 2ª edição do ‘Card do Saradinho’, disponível na T-Revista. Lucas dos Santos Gomes, em 1º lugar, e Franciele Silvestre, em 2º, ganharam, respectivamente, um tablet e um jantar com acompanhante.

2 Lugar

Premiados do Saradinho

Na Associação Teuto Anápolis (ATA), um espaço direcionado, especialmente, para o bem-estar do colaborado r, toda equipe pode relaxar nos espaços disponíveis, como a biblio teca e a área de jogos. Na locadora, os grandes lançamentos do cinema também estão à disposição do colaborador. Entre os mais recentes títulos, estão ‘Dezesseis Luas’, ‘Finalmente 18’ e ‘O Mestre’, com elenco de peso, que conta com Joaquim Phoenix, Amy Adams e o grande Phillip Seymour Hoffman.

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto *Destaque a página e deposite na urna do refeitório. Você poderá ganhar um jantar com acompanhante e um tablet!

19


ENDOMARKETING

Colaboradores na premiação no setor de líquidos

potencializa resultados

na indústria

Maurício Mariano (E) recebe prêmio do programa

Programa de reconhecimento profissional motiva o colaborador e contribui com índices recordes no Teuto

pós mais um recorde de produção no Laboratório Teuto/ Pfizer, gestores e colaboradores da companhia são unânimes em reconhecer a importância do programa ‘Família Campeã’ nos resultados. Em janeiro, no volume total, 629 milhões de unidades foram produzidas em toda a indústria. Apenas no setor de sólidos, os números em valor, que também superaram a meta, representam um crescimento de 19%. “A conquista de recordes como este só é possível com esforços coletivos”, comenta Alex Vieira, analista de otimização industrial na companhia. “Cada um dá o seu melhor e motiva os outros da sua equipe a aproveitarem cada minuto de disponibilidade do equipamento.” “[O programa] é um fator que influencia nos resultados. [Além disso,] mostra que a empresa pensa no colaborador e em seu bem-estar”, avalia Cleudair

A

Simone Mendonça Fernandes (C), premiada no ‘Família Campeã

Geraldo Magela (C), de antibióticos cefalosporínicos

Alves, que trabalha como programador no setor de sólidos. Na mesma função, Wilson Tocchio, dos líquidos, comenta que o ‘Família Campeã’ é uma motivação para o funcionário e o resultado é uma equipe ainda mais unida. Segundo o gerente de produção, Cláudio Antônio, os programas de incentivo, como o ‘Família Campeã’, que premiam o funcionário pelo alcance das metas, são fundamentais para o resultado. “O colaborador sente um reconhecimento por parte da empresa em relação ao seu trabalho e consequentemente busca o melhor possível na realização de suas atividades.” Alex Vieira, por sua vez, complementa que a iniciativa possibilita uma disputa sadia, que traz benefícios tanto para a equipe quanto para a empresa. “Todos ficam bastante entusiasmados com os resultados diários e se empenham para atingir a meta.”

Ranking do ‘Família Campeã’ na indústria aumenta a competitividade e o empenho do colaborador (1) Silvia D. Martins (C) também recebeu prêmio especial Ítalo Melo (D) entrega prêmio a Samuel Ribeiro (E)

20

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março


CRECHE

Comemorações promovem cultura e entretenimento no

Centro de Educação Infantil

A festa é o resultado de todo o trabalho e empenho da equipe de educadoras do Centro de Educação Infantil

Instituição mantida pelo Teuto promove, ao longo do ano, ações especiais com presentes, brincadeiras, explicando também o real significado das datas m cada data comemorativa, o Centro de Educação Infantil Hipoderme, que beneficia colaboradores e comunidade, oferece mais uma oportunidade de diversão aos alunos, além de garantir a integração com a família. São festas que, com diferentes temas, mantêm o compromisso de ensinar e levar mais alegria às crianças. Em dezembro, com a tradicional Festa de Natal, o Papai Noel é o convidado especial, com chegada de helicóptero. Além disso, o bom velhinho traz muitos presentes para a criançada. Segundo Walterci de Melo, presidente do conselho de administração da empresa, a iniciativa é uma motivação a mais. “Esta é uma ação que desenvolvemos há vários anos e que fazemos com muita satisfação”, comenta. Na Páscoa, o significado da data recheada de chocolate também é apresentado. Com o intuito de conscientizar os demais colaboradores do Teuto, as crianças também atuam no ‘Preserve o Nosso

E

Futuro’, com destaque para a importância da responsabilidade socioambiental. “Cada comemoração tem um objetivo. Por exemplo, quando falamos do carnaval, explicamos que é uma festa tradicional, que cada região tem uma comemoração. Na Páscoa, trabalhamos a religiosidade. Não a religião! Com o significado da data. Já no Dia das Mães e dos Pais, mostramos que, mais que uma data, todo dia é dia deles e destacamos a importância do respeito aos pais”, explica Teresa Chaves, diretora da creche. Segundo ela, as festas mostram o outro lado das datas. Além disso – comenta – cada comemoração é resultado do trabalho de toda equipe da instituição. Ainda de acordo com Walterci de Melo, o investimento na creche é de grande importância e muito gratificante, principalmente ao se observar os frutos resultantes deste trabalho, com a formação de novos alunos a cada período, uma preparação para a vida.

A chegada do Bom Velhinho, de helicóptero é o momento mais especial da tradicional comemoração no Teuto

‘Esta ação é desenvolvida há vários anos e feita com muita satisfação’, comenta Walterci de Melo (D)

Todas as crianças do Centro de Educação Infantil Hipoderme recebem o carinho do Papai Noel e presentes

Chegada do Papai Noel, de helicóptero, é o momento mais aguardado do Natal

Walterci de Melo e Papai Noel presenteiam os alunos Iniciativa faz parte do calendário anual de eventos

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

21


TREINAMENTOS

Nova fase do continuará revolucionando o varejo farmacêutico em 2014 Novo formato visa a imersão dos participantes. O método é empregado pelas melhores instituições de ensino do mundo

Laboratório Teuto/Pfizer em parceria com o Instituto Bulla já percorreu cidades de todo o Brasil com o programa ‘Seu Negócio Mais Lucrativo’. O projeto auxilia no desenvolvimento do pequeno e médio varejo farmacêutico, com módulos de gestão para o setor. Em dois anos, foram atendidos mais de 7.000 farmacistas. O programa foi concebido com o objetivo de potencializar as ações dos parceiros no canal de distribuição em todo país. Com o ‘Seu Negócio Mais Lucrativo’, o laboratório buscou o que há de melhor no mercado, no que diz respeito à gestão de alta performance. “A proposta do Teuto é agregar valor aos negócios de seus clientes. Por isso comercializa produtos de qualidade à preços acessíveis, que geram maior rentabilidade. E através do ‘Seu Negócio mais Lucrativo’, os donos de farmácias podem evoluir e se qualificar ainda mais como gestores. Para o Teuto, isso é realização e satisfação”, afirma Claudio Louzada, coordenador nacional de treinamentos do Teuto.

O

22

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

NOVO FORMATO Em 2014, será lançado o novo formato do projeto, que visa a imersão dos participantes. As aulas terão duração de um a três dias, totalizando até 24 horas de curso, e serão ministradas para um grupo menor de farmacistas por turma. A proposta é que os clientes tenham atendimento personalizado, possam tirar eventuais dúvidas e aprendam na prática com exercícios baseados em casos reais. Este método já é aplicado por grandes instituições de ensino nacional e internacional, o que comprova sua eficiência no treinamento de gestores. “O novo formato do ‘Seu Negócio Mais Lucrativo’ passou por uma evolução. Percebemos nos módulos anteriores que os participantes precisavam de maior atenção e de exercícios práticos”, afirma Louzada. Para Cadri Awad, diretor de cursos do Instituto Bulla, o ‘Seu Negócio Mais Lucrativo’ representa o pioneirismo, a ousadia e, acima de tudo, o compromisso do Laboratório Teuto/Pfizer com os resultados das farmácias parceiras. “Não

conheço iniciativas que se propuseram a entregar conteúdos e informações de forma tão aprofundada. Com o novo formato teremos a oportunidade de ponderar sobre todo o método de gestão do Instituto Bulla e entregar resultados mais palpáveis aos farmacistas que participarem do projeto”, comenta o diretor. Neste ano, a meta é levar o projeto para cidades-polo, com participação dos principais varejos farmacêuticos do país. O Teuto contará com o auxílio dos distribuidores regionais para convidar os farmacistas que participarão do projeto, assim será possível conhecer a necessidade de cada região, atendendo de forma personalizada cada dono de farmácia. Para Ítalo Melo, diretor de marketing do Teuto, o ‘Seu Negócio Mais Lucrativo’ mostra o compromisso do Teuto com o desenvolvimento dos seus parceiros no canal de distribuição. “Buscamos incentivar e qualificar os nossos parceiros em todos os processos do dia a dia, pois o sucesso dos parceiros garante também o nosso sucesso”, finaliza.


Treinamentos e palestras do programa também contemplam o público do estado do Rio de Janeiro

Poprietários de farmácias e drograrias em treinamento, do “Seu Negócio Mais Lucrativo”, na cidade de Brasília (DF)

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

23


COMERCIAL

Equipe de vendas participa da

Portal promove mais uma edição da "Olimpíada do Conhecimento". Nova etapa da ação focada na equipe de força de vendas divulga resultado no dia 15 de Abril

24

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março


Laboratório Teuto/Pfizer promove em seu portal de ensino à distância, o ‘Universidade Teuto’, a 2ª edição da ‘Olimpíada do Conhecimento’, que acontece de 3 de fevereiro à 4 de abril. Participam da ação a equipe da força de vendas da linha farma de todo o país, com treinamentos sobre produtos e negociações. Durante a ação, os colaboradores são avaliados e serão selecionados de acordo com o seu desempenho. Os TOP 10 colocados, cinco melhores em cada uma das categorias: genérico e similar, receberão um kit personalizado e serão destaques aqui na T-Revista. Os ganhadores serão anunciados no dia 15 de abril. “O objetivo da ‘Olimpíada do Conhe-

o

cimento’ é manter a força de vendas sempre atualizada sobre lançamentos, produtos estratégicos e negociações, além de incentivá-los a utilizar esta importante ferramenta online que a empresa disponibiliza”, comenta Tatiane Torquato, analista de vendas do Teuto. Claudio Pereira de Assis, vendedor em

Minas Gerais, foi um dos destaques na 1ª edição da ‘Olimpíada do Conhecimento’, para ele a ação motiva o colaborador. “Trata-se de uma iniciativa muito importante, porque faz com que toda equipe esteja sempre desenvolvendo e melhorando”, explica o vendedor.

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

25


ESPORTE

transforma sonhos em realidades com apoio a cultura e ao esporte Artistas e Atletas Goianos são beneficiados com ações do laboratório em parceria com autarquias do Governo Estadual e instituições privadas

través do Pró-Esporte, ação da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), o Teuto tem ajudado diversos atletas em competições nacionais e internacionais. Além disso, o laboratório também investe em projetos da cultura regional, por meio da Lei Goyazes, ação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). O investimento em esporte e cultura é o maior compromisso do Teuto já que elevam a qualidade de vida da população promovendo conhecimento, saúde e bem-estar. Em 2014, por meio da Lei Goyazes, o Laboratório Teuto, apoiará os livros ‘Bichos do Araguaia’ e ‘Papo de Anjo. Ana Denise, autora de ‘Bichos do Araguaia’, comenta que o apoio foi fundamental para que o

“sonho tornasse realidade”. A obra traz poemas escritos por alunos de uma escola de Goiânia (GO) sobre a fauna da região do Rio Araguaia, com muitas ilustrações e informações de cada animal. “Este é um livro que abrange aspectos ambientais, culturais, artísticos e educativos”. O lançamento das obras será realizado no Teuto. “Por meio de programas como o Pró-Esporte e a Lei Goyazes, as empresas podem investir em jovens talentos. Essas ações representam um saldo bastante positivo para nós, mostrando que é possível a concretização dos sonhos. Apoiamos inúmeros atletas em potencial e projetos culturais levando o talento destes jovens de Goiás para o mundo”, avalia Ítalo Melo,

diretor de marketing do Teuto. No esporte, por meio do Pró-Esporte, o Teuto apoia Davi Prado, campeão mundial de Jet Ski e do Campeonato Sul-Brasileiro. Segundo Davi, a parceria com o Teuto garante sua participação em grandes competições. “Para mim é fundamental”, completa. No basquete duas equipes. A Associação dos Deficientes de Anápolis (ADA), TOP 10 na 1ª divisão do Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas, em janeiro. E a AEGB Teuto Sesi Clube destaque do Goiano de Basquete, em 2013. Os times sub-16, sub-18 e sub-14 ficaram entre as melhores equipes da competição. Além do título invicto do time adulto nos Jogos Abertos de Goiás.

Associação dos Deficientes de Anápolis (ADA) está entre os esportistas goianos apoiados pelo Teuto

Davi Prado, piloto de Jet Ski, vê o apoio recebido da companhia como fundamental para seu sucesso

AEGB Sesi Clube também é beneficiada com o apoio do Teuto

A

26

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março


TREINAMENTOS

Acima o time da força de vendas do Laboratório Teuto/Pfizer em convenção realizada no início do ano, em Pirenópolis (GO). Ao lado, Margareth Carvalho, Marco Aurélio Cardoso, Eduardo Picoli e Wanduil de Melo durante o evento realizado, anualmente pela empresa goiana

Equipe hospitalar

realiza convenção anual Encontro marcou uma nova etapa do treinamento da gestão estratégica de contas e contribuirá para a melhoria continuada dos profissionais

m fevereiro, o Laboratório Teuto/Pfizer realizou, na cidade turística de Pirenópolis (GO), uma convenção direcionada a toda a força de vendas da linha hospitalar. O objetivo do evento foi apresentar os resultados de 2013 e qualificar os profissionais com foco na maximização dos resultados. Para o gerente nacional de vendas do segmento, Wanduil de Melo Santos, o encontro foi “fundamental para a melhoria continuada de toda equipe de vendas”. Além disso - comenta - a iniciativa ampliou os conhecimentos sobre abordagem, acompanhamento de performance e mix de produtos.

E

“O evento marcou uma nova etapa do treinamento da gestão estratégica de contas”, explica o diretor hospitalar do Teuto, Eduardo Picoli. De acordo com ele, a convenção vai permitir que os profissionais conheçam a necessidade do cliente, adaptando o portfólio do Teuto a essa demanda. Para Denise Berté, consultora de vendas no Rio Grande do Sul, a ação possibilitou o crescimento da equipe, que pôde voltar para suas respectivas regiões com um “algo a mais”. “Foi um evento inovador”, complementa Ricardo Feitosa, consultor de vendas no Ceará e Piauí. Segundo ele, as ações durante a convenção estimularam as abordagens junto ao cliente e esclareceram dúvidas.

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

27


COMPLIANCE

Em março, o Laboratório Teuto/Pfizer empossou 33 novos conselheiros de Compliance, na sede da empresa, em Goiás

Conselheiros de

inicia mais uma etapa Participantes selecionados nas diferentes áreas da indústria são responsáveis pela disseminação da cultura de Compliance dentro da empresa

m março, 33 novos ‘Conselheiros de Compliance’ foram empossados para atuarem em 2014. Em cada setor, um colaborador é indicado para atuar na divulgação de ações que garantem ainda mais transparência e ética em procedimentos e negociações com terceiros. “Eles são as pessoas que estão em contato direto com as novidades, programas, políticas, treinamentos e são os disseminadores da cultura de Compliance”, explica Paula Resende, coordenadora da iniciativa. “Como conselheiros, temos a oportunidade de, além

E

‘O conselheiro orienta os colegas dentro dos procedimentos e os aproxima da política do seu departamento’ (Ana Paula)

28

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

de estarmos atualizados de acordo com as políticas de Compliance, auxiliar na sua implementação na indústria”, comenta Lucas Marques, assistente de otimização e novo conselheiro do setor de sólidos. Segundo Ana Paula Lucion, que trabalha no setor de desenvolvimento tecnológico e participou do projeto em 2013, os conselheiros são fundamentais na disseminação das políticas de Compliance, como um conceito a ser seguido. “O conselheiro é importante por orientar os colegas dentro dos procedimentos e por aproximar a política do seu departamento.”


INTERNACIONAL

Grupo de visitantes em foto na sede adminstrativa da companhia

Executivas da chinesa NCPC em visita às unidades produtivas do Teuto

Gigante chinesa NCPC e

ampliam sinergia

Executivas da empresa destacaram, durante visita em janeiro, as ações do laboratório anapolino como foco em sustentabilidade e a atenção da equipe

epresentantes da companhia chinesa NCPC (North China Pharmaceutical Group Corporation) visitaram, em janeiro, a sede do Laboratório Teuto/Pfizer, em Anápolis (GO). A empresa é uma das maiores do país asiático e parceira do laboratório como fornecedor de matéria-prima. Durante quatro dias, as executivas participaram de reuniões com gestores do Teuto e conheceram a estrutura do maior complexo farmacêutico da América Latina, como as áreas produtivas e a reserva Follium. A diretora de produção da NCPC, Sophie Lu, afirma que, durante a visita, um dos aspectos mais relevantes foi a atenção das pessoas. Uma característica que, em sua avaliação, lembra a companhia chinesa. Gloria Yang, vice-gerente da corporação, comenta que esse foi o maior complexo farmacêutico já visitado pelas executivas e destaca o empenho dos colabora-

R

dores do Teuto. “As pessoas são gentis e educadas e a produção é organizada.” Ao visitarem a reserva Follium, com 700 mil metros quadrados, as convidadas se impressionaram com as ações de sustentabilidade, que protegem nascentes e espécies nativas do cerrado. Ainda segundo Gloria Yang, a iniciativa encantou as visitantes. Fanny Paiva Machado, gerente do departamento de garantia da qualidade do Teuto, explica que durante a visita foi possível apresentar às executivas os procedimentos do laboratório relacionados às Boas Práticas de Fabricação (BPF). Além disso, a iniciativa possibilitou que as visitantes chinesas conhecessem a legislação brasileira de registro de insumos, atendendo melhor as necessidades da companhia. “Foi uma ação superimportante, uma oportunidade de troca cultural e de experiências única.”

Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

29


QUALIDADE DE VIDA

Colaboradores participam da 1ª edição do ‘Corujão Teuto’

Com foco nos colaboradores do 3º turno, ação oferece oportunidade de lazer e prêmios

Programa é garantia de bem-estar e qualificação profissional Calendário anual da iniciativa traz atividades mensais com foco no lazer, interação com família e comunidade, geração de renda e solidariedade

om muitas ações de bem-estar e qualificação da equipe, o ‘Qualidade de Vida’ mantém um calendário anual com ações mensais e inicia, em 2014, mais uma fase. Com o ‘Corujão Teuto’, cuja primeira edição foi realizada em fevereiro, o Laboratório Teuto/Pfizer também traz novidades ao calendário do programa. Em fevereiro, foi realizado também o curso ‘Massas e Molhos’, ministrado no Sesi da Vila Jaiara, em Anápolis (GO) e, no dia 28, foi apresentada a peça teatral educativa ‘Bons Modos no Local de Trabalho’. Entre as novas atividades, a companhia realiza ainda a palestra ‘Comprometimento e Foco em Resultados’, em maio, e o minicurso ‘Chocolate e Seus Sabores’, em setembro. Os tradicionais eventos também voltam com inúmeras atrações. O ‘Sabor e Saúde’, em julho, vai esclarecer dúvidas sobre alimentação saudável e proporcionar mais bem-estar aos colaboradores através de acompanhamento especializado. Em agosto, os ‘Jogos Abertos’ oferecerão prê-

C

30

Laboratório Teuto - Janeiro / Fevereiro / Março

mios a toda equipe e a oportunidade de disputar campeonatos em diversas modalidades esportivas. E, em outubro, o ‘Passeio Ciclístico’ vai percorrer as principais ruas da cidade e, por meio da doação de alimentos, contribuir com instituições carentes de Anápolis (GO). “Este é um programa que abrange diversos campos, como lazer, educação, geração de renda, interação com a família e comunidade, e é muito bem aceito pelos colaboradores. Algumas atividades já são tradicionais e, cada vez mais, temos mais adeptos”, afirma Daíza Oliveira, responsável pelas ações de endomarketing do Teuto. Para ela, assim como nos outros anos, a expectativa é que todas os projetos sejam um sucesso. Entre os premiados na última edição dos ‘Jogos Abertos’, Tarcísio Cristiano comenta que a ação é positiva, porque proporciona a união entre os colaboradores, permite que novos talentos sejam conhecidos e reconhece o esforço dos participantes. “Uma oportunidade única!”, avalia.


“Corujão Teuto” é mais uma ação que integra o projeto ‘Qualidade de Vida’.

O pebolim foi a atividade mais disputada pelos colaboradores da madrugada

é uma das novidades em 2014 Participantes do Curso Massas e Molhos, realizado em fevereiro

Direcionada aos colaboradores do 3º turno, o ‘Corujão Teuto’ programa oferece atividades interativas, educativas de lazer e bem-estar, além de muitos prêmios. A primeira etapa do programam desenvolvido em parceria com o Sesi, aconteceu em fevereiro. “Temos grande satisfação em fazer parte deste projeto”, avalia Hugo Alexandre Lisboa, coordenador de esporte e lazer da unidade do Sesi na Vila Jaiara, em Anápolis (GO). Ele lembra que a instituição tem como prioridade atender a indústria e promover mais qualidade de vida ao colaborador. No ‘Corujão Teuto’, são realizados, em cada edição, campeonatos de curta duração de ping-pong, dominó, pebolim e sinuquinha. As inscrições podem ser feitas no espaço de convivência da ATA no horário do evento e toda arbitragem é realizada pelo Sesi. O 1º colocado em cada modalidade recebe uma jaqueta personalizada, o 2º lugar ganha uma bolsa e o 3º, uma camiseta. Em novembro, os primeiros colocados durante o ano se reúnem na disputa final e concorrerão a 4 tablets e a 4 smartphones. Janeiro / Fevereiro / Março - Laboratório Teuto

31


Queimadura por causa de assadura nunca mais. Hipoderme Ômega é um creme para prevenção de assaduras fácil de espalhar, fácil de remover e com ingredientes essenciais que nutrem a pele da criança. Experimente. Hipoderme Ômega. Tradição e proteção com cheirinho de bebê.

Hipoalergênico, minimizando reações alérgicas que podem causar vermelhidão ou irritação. Persistindo os sintomas, consulte o seu médico. (Reg. MS Nº 2.0044.0451.001-2)

Seu bebê tem um amiguinho que também adora apagar fogo.


T Revista 13° Edição