86063036-CECIP-RelatorioImpactos-Avante

Page 16

CECIP ______________________________________________________________________ Saúde Além disso, no Pólo de Inclusão Social Padre Veloso funciona a sede do Programa Saúde da Família (PSF)16, que foi inaugurada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), em 2009. O PSF tem uma equipe composta por médicos, cirurgião dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, e residentes de saúde pública. Essa unidade possui os programas: acolhimento Mãe-Bebê, Controle de Diabetes, Controle de Hipertensão, DST, Planejamento Familiar, Pré-Natal, Saúde Bucal, Tuberculose.

Programas e projetos não-governamentais e comunitários: Creches comunitárias: Existe no Santa Marta a Unidade de Atendimento Pré-escola Anchieta (Unape), que atende cerca de 120 crianças de 2 a 5 anos, em horário integral e a Casa Santa Marta, que funciona como creche e berçário e atende, em período integral, cerca de 40 crianças de 4 meses a 2 anos. As duas creches são sustentadas pela ação social da ASIA (Antiqui Socetatis lesu Alumni) fundada em 1932, e mantida pela associação de pais, alunos, ex-alunos e educadores do Colégio Santo Inácio. A comunidade também conta com a Creche Comunitária Mundo infantil, conveniada com a prefeitura, que atende cerca de 60 crianças. O espaço surgiu pela iniciativa das próprias moradoras que, com a necessidade de manter seus filhos em lugares seguros enquanto trabalhavam, resolveram criar a creche. Outro lugar que atende crianças é a Pequena Obra Nossa Senhora Auxiliadora (Ponsa), que mantém, com donativos e contribuições de associados, uma creche para 120 crianças de 2 a 6 anos e aulas de reforço escolar para 80 estudantes de escolas públicas de até 14 anos.

Grupo ECO O Grupo Eco é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural, destinada a promover e apoiar, na Favela Santa Marta e, eventualmente, fora 15 16

Fonte: Ministério das Cidades Fonte: Programa Saúde da Família do Santa Marta

16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.