Issuu on Google+

Rm REVISMARKET Revismarket

O mercado Electro em revista

e d a r u t Lei e-semana fim-d 3

Conheça as 12 tendências cruciais para 2012 A Trendwatching publicou as 12 tendências de consumo cruciais para 2012. Segundo o estudo, tal como em anos anteriores, algumas marcas olharão para o abismo enquanto outras vão obter resultados interessantes, pois os mais criativos atenderão às necessidades cambiantes dos consumidores.

Eco-Cycology

N

os momentos de recessão, os interesses económicos costumam se sobrepor às causas ecológicas, deixando a busca por um estilo de vida mais sustentável como um assunto para o futuro. Mas a Trendwatching seleccionou uma tendência “verde” (entre muitas) para esta lista de 2012, o fenómeno das marcas que ajudam os consumidores a reciclar ao recolher peças antigas para fazer algo construtivo com elas. Os consumidores estão cada vez mais cientes do valor financeiro das suas compras passadas, mas não só, conhecem também o valor material e ecológico das “coisas”. Estimulados por novas legislações, outras vezes pelas marcas, estes programas não deixam desculpas para os consumidores não reciclarem em 2012. Como parte da iniciativa Common Threads da marca de roupa Patagonia, qualquer peça que tenha chegado ao fim de sua “vida útil” pode ser devolvida para que seja reciclada e transformada em novas fibras ou tecidos. A empresa afirma ter recuperado até agora 45 toneladas de roupas para reciclagem e de ter transformado 34 toneladas em roupas novas.

O

esquema Reuse-A-Shoe da Nike recolhe e recicla ténis gastos da marca, assim como restos do processo da produção do calçado. O sapato

12 Tendências 1. Red Carpet 2. DIY Health 3. Dealer-Chic 4. Eco-Cycology 5. Cash-Less

6. Bottom of the Urban Pyramid 7. Idle Sourcing 8. Flawsome

9. Screen Culture 10. Recommerce 11. Emerging Maturialism 12. Point & Know

velho é fatiado, separado e moído num material chamado Nike Grind, que é então usado para criar superfícies atléticas e playgrounds, assim como diversos produtos da marca.

A

Dell tem o Dell Reconnect em parceria com a Goodwill Industries. O esquema permite que os utilizadores levem seus equipamentos eléctricos de qualquer marca para uma das mais de 2.200 localizações participantes da Goodwill nos EUA ou no Canadá, onde são então reparados ou reciclados. A mentalidade da Eco-Cycolocy é mais do que apenas um fenómeno conduzido pelas marcas. Ao perceber sua importância, diversas cidades ou estados dos EUA, como


Rm Revismarket

REVISMARKET O mercado Electro em revista

San Diego, Seattle e São Francisco, para citar alguns, estabeleceram as suas próprias lei de reciclagem obrigatória.

Cash-Less

O

fenómeno da sociedade que não usa dinheiro vivo vem aparecendo em todas as listas de tendências desde 2005. Apesar de 2012, mais uma vez, não ser o ano em que os consumidores em massa deixarão de lado as moedas e as notas, vai ser o ano em que empresas importantes, como o Google e a MasterCard, vão promover activamente as suas iniciativas cash-less. Para os consumidores, o atractivo inicial será a conveniência mas, com o tempo, os pagamentos móveis criarão um ecossistema totalmente novo, movido a dados, com recompensas, histórico de compras, ofertas e assim por diante.

M

uitas dessas iniciativas incorporam a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de dados encriptados entre dois aparelhos próximos, por exemplo, um leitor localizado ao lado da caixa registradora de uma loja. Os clientes que tiverem as informações do seu cartão de crédito armazenadas nos seus smartphones NFC podem pagar pelas compras aproximando o telefone do leitor, em vez de usar um cartão de crédito . Algumas iniciativas Cash-Less: • Em Outubro, o sistema de pagamento móveis Google Wallet, que é gratuito e usa a tecnologia NFC, tornou-se operacional em redes de lojas seleccionadas por todos os EUA. Com a tecnologia PayPass da MasterCard, os compradores simplesmente podem encostar o aparelho móvel aos terminais especiais para pagar na hora. Nas lojas, também poderão trocar cupões especiais, participar em promoções de vendas ou ganhar pontos

de Leiturae-semana fim-d 3a de fidelidade com a simples escolha do pagamento por meio do Google Wallet. • Em Junho, o PayPal fez a demonstração de uma aplicação de pagamentos móveis para aparelhos Android. Os utilizadores instalam a app e activam o widget PayPal. A partir daí, podem requisitar o envio ou recepção de fundos de outro indivíduo com um smartphone e uma conta do PayPal. Usando tecnologia NFC, os dois utilizadores podem então aproximar seus aparelhos e efectuar a transferência instantânea de fundos. • O Square é um serviço de pagamentos electrónicos que permite aos utilizadores aceitarem pagamentos com cartão de crédito utilizando um leitor de cartões portátil conectado a um iPhone, iPad ou aparelho Android. Tanto o leitor de cartão da Square quanto a app são grátis, mas há uma cobrança de 2,75% para cada pagamento feito. Uma vez que o sistema foi instalado, os usuários podem aceitar pagamentos imediatamente. Em Novembro, Richard Branson e a Visa tornara-se investidores na iniciativa. No mesmo mês, a Square actualizou a aplicação, permitindo uma experiência de pagamento completamente “hands-free”, na qual basta simplesmente dizer o nome. • Lançado na Suécia, em Junho, o iZettle é um aparelho que permite aos consumidores aceitarem pagamentos em trânsito. O leitor de chip e de senha portátil pode ser conectado a iPhones ou iPads e usa uma aplicação iZettle, e isso significa que as transações com cartão podem ocorrer na hora. Também é possível pagar as contas ou fazer transferências de dinheiro usando o aparelho. Há a conveniência de marcar as transacções com imagens, anotações ou dados de localização, que os utilizadores podem postar no Facebook e no Twitter para partilhar as suas compras com os amigos. • Em Novembro de 2011, a Deutsche Bahn, principal operadora de caminhos de ferro da Alemanha, estendeu o seu serviço Touch&Travel a todas as suas 320 estações. Os passageiros podem usar a tecnologia NFC para pagar ou para tirar uma foto de um código de barras quando entram e saem das estações.


leitura fim de semana3-tendencias3