Issuu on Google+

Segredos

por

Bom Gosto

Nº 4 – 22 Maio 2011


EM DESTAQUE… Bom Gosto Club Bom Gosto Club agora é revista! Não perca, brevemente! A sua nova revista de drinks. Visite-nos em Bom-gosto.weebly.com

Bom Gosto O seu site de receitas preferido, agora com nova imagem! Visite-nos e dê-nos a sua opinião. Visite-nos em Bom-gosto-oriental.weebly.com


ESPAÇO RECEITAS


ENTRADAS


Cataplana de Lambujinha Ingredientes: 1,5kg de lambujinha 2 dentes de alho 2 cebolas ½ dl de azeite 1folha de louro ½ dl de vinho branco 100g de presunto Sal e salsa em rama para decoração q.b. Preparação: Coloque as lambujinhas em água e sal durante algumas horas para retirar as areias. Na altura de as cozinhar, lave-as muito bem em várias águas. Entretanto, descasque e pique os dentes de alho. Descasque também as cebolas e corteas em meias-luas. Coloque a cataplana ao lume com o azeite, o alho, o louro e a cebola. Deixe refogar um pouco e refresque com o vinho branco. Adicione a lambujinha e o presunto. Tape para suar e abrirem. Quando as lambujinhas se encontrarem todas abertas, rectifique os temperos e sirva decorado com salsa em rama.


Molhos


Molho Vinagrete Ingredientes: 3 c. sopa de azeite 1 c. sopa de vinagre 1 c. cafÊ de mostarda Sal e pimenta q.b. Preparação: Misture o azeite com o vinagre e tempere com a mostarda, sal e pimenta. Agite bem. Nota:Este molho pode ser preparado em quantidade; para tal, multiplique os ingredientes proporcionalmente e agite bem antes de utilizar.


Sopas


Sopa de peixe Ingredientes: 500g de peixe para caldeirada 2 cebolas 3 dentes de alho 0,5dl de azeite 4 tomates maduros 1,5l de água Um ramo de poejos 500g de pão em fatias Sal q.b. Preparação: Corte o peixe em pedaços; lave-os, coloque-os dentro de um recipiente e tempere com sal. Entretanto, descasque e pique grosseiramente a cebola e os dentes de alho. Refogue ambos no azeite. Limpe o tomate de pele e sementes, pique-o e adicione ao refogado. Acrescente o peixe, a água e os poejos. Cozinhe em lume branco durante 15 minutos. Disponha as fatias de pão nos pratos e sirva a sopa de peixe sobre este.


Carne


Frango com cogumelos e pimento Ingredientes: 1 embalagem de bifes de frango 2 pimentos verdes 1 embalagem de cogumelos brancos naturais laminados 1 c. Sopa de polpa de tomate Azeite Óleo 1 cubo de knorr de aves Vinho branco Sal grosso Salsa picada Mistura de ervas Alho moído Preparação: Num tacho, coloque um fio de azeite, sal grosso e coloque os pimentos cortados aos cubos. Adicione a mistura de ervas e regue com um fio de óleo. Tempere com um pouco de salsa e alho moído. Refogue os pimentos e, quando estiverem quase cozinhados, coloque os cogumelos e refogue mais um pouco. Quando os cogumelos estiverem cozinhados, junte o frango cortado aos cubos e mexa de vez em quando até ficarem um pouco esbranquiçados. Coloque o caldo de aves diluído num pouco de água e junte também a polpa de tomate. Deixe levantar fervura e cozinhe em lume brando por 5 minutos, mexendo frequentemente. Prepare então um pouco de vinho branco e junte ao preparado quando o molho estiver evaporado até metade. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e desligue o lume. Sirva com arroz de sopa de cebola ou com batatas fritas.


Peixe


Cavalas no forno Ingredientes: · 4 Cavalas grandes · 2 cebolas · 2 tomates · 16 tiras de toucinho · 1,5dl de azeite · 2 c. sopa de vinagre · 1 c. café de pimenta em grão · 2 dentes de alho picados · 1 c. sopa salsa picada · 1kg de batatas · sal, pimenta e água q.b. Preparação: Arranje o peixe, lave e tempere com sal e pimenta. Descasque as cebolas, corte-as em meias-luas e coloque num tabuleiro. Coloque também o tomate, cortado em pedaços. Distribua as tiras de toucinho, por cima das cavalas e coloque o peixe por cima da camada de cebola. À parte, envolva o azeite com o vinagre, a pimenta em grão e sal; deite essa mistura sobre o peixe e leve a assar no forno a 180ºC, durante certa de 25 minutos. Entretanto, descasque as batatas, lave bem e corte-as em metades. Coza-as em água fervente temperada com sal; quando se encontrarem cozidas, retire do lume e escorra a água. Sirva então as cavalas com as batatas cozidas. Regue com o próprio molho e polvilhe com a salsa picada.


Marisco


Açorda de Gambas Ingredientes: 800g de gambas 3dentes de alho ½ dl de azeite 1 pão (tipo saloio) médio 1c. Sopa de coentros picados 2 ovos 2 gemas 1 raminho de coentros Sal, pimenta e piripiri q.b. Preparação: Coza as gambas em água temperada com sal e deixe ferver, durante 3 minutos. Quando se encontrarem cozidas, retire-as do lume e da água; reserve esta. Deixe as gambas arrefecerem um pouco e descasqueas. Adicione as cascas ao caldo e triture. Reserve as gambas. Esmague os alhos e aloure no azeite. Junte o miolo de pão e regue com o caldo das cascas, previamente coado. Mexa para desfazer o pão e formar uma papa. Tempere se necessário, com mais um pouco de sal, pimenta e piripiri. Acrescente ainda os coentros picados e ligue com os ovos. Envolva rapidamente metade das gambas. Emprate, decore com as restantes gambas e os coentros em rama. Coloque no centro as gemas e sirva imediatamente, envolvendo-os estes.


Sobremesas


Pudim Branco com chocolate Ingredientes: 6 claras 150g de açúcar 1 laranja (raspa) 200g de chocolate derretido 60g de açúcar em pó 2dl de natas ½ cálice de licor de laranja Manteiga para untar e açúcar para polvilhar q.b. Preparação: Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com açúcar. Num recipiente bata as claras em castelo, juntamente com o açúcar e a raspa de laranja. Verta este preparado na forma e leve ao forno em banho-maria para cozer, durante cerca de 20 minutos. Depois de cozido, retire do forno e desenforme ainda morno. Entretanto, derreta o açúcar, o chocolate e as natas em banho-maria. Por fim, adicione ao preparado anterior, o licor de laranja e envolva bem. Cubra o pudim com este creme.


Equipa Bom Gosto Elaborado por: Ricardo Heleno Bom-gosto.weebly.com


Segredos por Bom Gosto nº4