Issuu on Google+

banho-maria


Pré-aqueça o forno a 200°C/gás 6. Misture o alho e a manteiga e bata com a salsa. Com uma faca afiada, faça incisões na diagonal ao longo do pão, afastadas cerca de três centímetros, como se o estivesse a cortar às fatias mas não totalmente. Pegue numa folha de papel de alumínio e coloque o pão no meio. Use a faca para espalhar a manteiga de alho entre as fatias, embrulhe o pão na folha e leve ao forno durante dez minutos. Se gosta dele tostado, abra a folha e deixe ficar no forno mais cinco minutos.

1 pão, preferencialmente uma ciabatta grande; 3 dentes de alho; 100g de manteiga sem sal; 1 punhado de folhas de salsa picada grosseiramente.


Bata no liquidificador o leite, o ovo, a cebola, a margarina, o sal e o óleo. Enquanto isso misture numa tigela funda a farinha de trigo, a farinha de milho, o parmesão e o fermento. Despeje o creme do liquidificador nesta mistura de farinhas. Misture bem todos os ingredientes. Coloque a massa numa superfície lisa e sove-a com as mãos até ficar macia. Pegue pequenas porções de massa e faça rolinhos. Una as pontas dos rolinhos, formando um anel. Coloque-os numa assadeira, polvilhe queijo provolone ralado e leve para assar por 20 minutos em forno preaquecido a 200ºC. Retire do forno, desenforme e sirva quentinho.

1 xícara de leite 1 ovo 1 cebola média cortada em 4 pedaços 100g de margarina 1 colher (chá) de sal ½ xícara de óleo 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara de farinha de milho em flocos 50g de queijo parmesão ralado 1 colher de fermento em pó 150g de queijo provolone ralado


Numa frigideira (ou wok) com um fio de azeite refoga-se o alho francês. Acrescenta-se o caril e os cogumelos. Deixa-se fritar. Junta-se o frango e cozinha-se até ficar tenro. Adiciona-se a cenoura. Tempera-se de sal e pimenta, molho de soja, e envolve-se bem. Estende-se as folhas de massa na bancada, coloca-se um pouco do recheio numa das extremidades, dobra-se. Depois dobra-se dos lados e por por fim volta-se à parte do recheio e enrola-se até ao fim. Cola-se a massa humedecendo com água. Mesmo que não fique bem colada, não é importante, desde que se frite em óleo bem quente até estarem dourados,e assim não se desmancham. Serve-se com molho de soja ou outro molho a gosto.

6 folhas de massa brick 2 bifes de frango aos cubos 1 cenoura ralada 1 alho francês em juliana 2 cogumelos grandes picados 1 colher de chá de caril 1 colher de sopa de molho de soja azeite sal e pimenta


Primeiro liga-se o forno a 180ºC. Corta-se o topo do pão e retira-se o miolo. Pica-se a cebola e o alho, corta-se o presunto aos cubos e as azeitonas em rodelas. Numa tigela misturam-se todos os ingredientes e tempera-se com sal, pimenta e orégãos (a gosto). Vaza-se o preparado para dentro do pão e tapa-se com o topo que foi cortado. Leva-se ao forno cerca de 30 minutos e está pronto a servir.

1 pão saloio 400g de queijo mozzarella ralado 100g de presunto 200g de maionese 4 dentes de alho 1 cebola pequena 8/10 azeitonas Sal e Pimenta


Começa-se por se lavarem muito bem os cogumelos. Tiram-se os pés e na concha de cada cogumelo deitam-se duas pedras de sal e uns pingos de sumo de limão. Picam-se os pés na 1-23- com o dente de alho e o presunto e levam-se a alourar no azeite. Juntase o vinho do Porto e a maizena desfeita nas natas frias. Deixa-se ferver um pouco para engrossar. Tempera-se com sal e pimenta a gosto. Recheiam-se as cabeças dos cogumelos e cobre-se cada uma com o queijo ralado. Vai ao forno a gratinar durante 15 minutos. Servese como entrada .

500 gr de cogumelos frescos (grandes) 1 dente de alho 100 gr de presunto ou bacon 1 colher de azeite 3 colheres de sopa de natas frescas 1 colher de sal mal cheia de maizena 1 colher de sopa de vinho do Porto sumo de limão queijo ralado sal e pimenta q.b.


Coloque o alho e uma pitada de sal no pilão e bata até formar uma pasta grossa. É importante que o socador não amasse os ingredientes no fundo do pilão, mas faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais da tigela. Separe as folhas do manjericão dos talos, lave, seque bem e junte ao pilão, amassando-as devagar até que formem uma polpa verde intensa. Junte os pinhões e o queijo, esmagando e incorporando bem, e depois o azeite, pouco a pouco. Experimente e ajuste o queijo e o azeite a seu gosto.

1 dente de alho 2 maços grandes de manjericão italiano de folha larga 2 colheres de queijo Pecorino ralado fino 2 colheres de queijo parmesão ralado fino 1 colher de pinhões 6 colheres de azeite extra-virgem sal grosso marinho


Coloque o queijo brie em um prato redondo. Leve ao microondas em potência máxima por 1 a 2 minutos, dependendo da potência do forno, ou até que o queijo esteja bem quente e macio. Retire e regue imediatamente com o mel, salpicando com as amêndoas. Arrume as torradinhas em volta do queijo e sirva bem quente.

2 colheres de sopa de mel silvestre 1 queijo brie pequeno (200 g) torradas de baguete 1 colher de sopa de amêndoas torradas e picadas


Tempere os camarões com as ervas, sal e pimenta. Aqueça a frigideira e acrescente o óleo de gergelim, aguarde o óleo ficar bem quente e, após, junte os camarões pouco a pouco. Frite os camarões rapidamente, observando que os dois lados do camarãover vídeo devem dourar.

15 camarões; grandes ervas diversas bem picadinhas (use tomilho, sálvia, alecrim, manjerona e manjericão); 3 colheres de sopa óleo de gergelim.; sal e pimenta moída na hora


No robot de cozinha coloque o grão de bico bem escorrido, a dente de alho, o tahini e os cominhos. Junte tambem um pouco de azeite e deixe triturar tudo. Vá adicionando o azeite aos poucos e poucos, enquanto o robot está ligado de modo a obter uma pasta homogénea. Retire e junte o sumo de limão mexendo bem. Rectifique de sumo de limão e cominhos e trasnfira para uma taça de servir. Decore com colorau, cominhos e um fio de azeite, e sirva com pão pita cortado em quartos, ou tostas e pão fresco.

1 lata de grão de bico cozido 1 colher de sopa bem cheia de Tahini (pasta de sésamo) 1 dente de alho 1 colher de chá de cominhos sumo de limão azeite q.b colorau


Lave muito bem as amêijoas. Leve ao lume o azeite e frite nele os dentes de alho. Em seguida, adicione os coentros picados e as amêijoas e tempere com sal e pimenta. Vá sacudindo a frigideira até que as amêijoas estejam todas abertas e depois regue-as com o vinho. Deixe evaporar um pouco e sirva de seguida.

1 kg amêijoa 1 dl azeite 2 dentes alho 1 ramo coentros 3 c. sopa de vinho branco sal e pimenta



banho-maria extra