Issuu on Google+

EXCELÊNCIA EM


O Observatório de Comunicação Interna (OCI) foi criado pela Inforpress e pela Universidade Católica / Faculdade de Ciências Humanas, em 2010, para fomentar as melhores práticas em termos de comunicação interna. Do Conselho Assessor do Observatório de Comunicação Interna fazem parte a Accenture, BP, EDP, Nestlé, PT, Sata e Santander Totta. O propósito do OCI é materializado em diversas ações de partilha de conhecimento e networking entre profissionais da área, como os Get Together, fóruns de comunicação interna: Programa Avançado em Comunicação Organizacional (PACO) e ainda uma edição anual dos Prémios para a Excelência na Comunicação Interna. Os Prémios OCI nasceram com o objetivo reconhecer, premiar e divulgar as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação interna, bem como trabalhos académicos e editoriais de relevo na área. Para cada uma das cinco categorias - Estratégia Integrada de Comunicação Interna, Inovação em Comunicação Interna, Gestão da Mudança, Glocal e Trabalho Académico sobre Comunicação Interna, podem candidatar-se entidades públicas e privadas, empresariais e não-empresariais, institutos e instituições de ensino superior e cuja atividade se desenvolva em Portugal.


1

ESTRATÉGIA INTEGRADA

2

3

4-5 Vencedor: Câmara Municipal de Lisboa Finalistas: Banco Popular, CTT

GESTÃO DE MUDANÇA

GLOCAL

6-7 Vencedor: Delloite Finalista: Carris Metro

8-9 Vencedor: Eureste

4

5

INOVAÇÃO

10-12 Vencedor: Grupo CH Finalista: Siemens

TRABALHO ACADÉMICO

6

AGRADECIMENTOS

14-15 Vencedor: Joana Rodrigues Destacado: Ana Ferreira

16


VENCEDOR

Câmara Municipal de Lisboa Comunicação Corporativa

Objetivo Assegurar estratégias e políticas de comunicação transversais a todos os departamentos, garantindo a uniformização dos suportes utilizados e a consolidação da imagem/marca RH; Garantir a divulgação de informação aos trabalhadores da CML relativa às áreas de competência da Direção Municipal de Recursos Humanos; Conceber e implementar ações integradas de comunicação de iniciativas/eventos promovidos pela Direção Municipal de Recursos Humanos, que reforcem o sentimento de pertença e consolidem o espírito de equipa.

Resumo do Projeto Para cada stakeholder foram criados diferentes canais/suportes, com mensagens específicas: Newletters mensais; “Cubo RH”; Notas Informativas RH Comunicação; Atendimento RH; RH Comunicação; Espaço Multiusos; Encontro de Quadros da CML; Materiais de comunicação; Medidas de participação; Postal de aniversário e Outdoor DMRH. O projeto permitiu a própria mudança no conceito de Recursos Humanos.


FINALISTA

FINALISTA

Banco Popular -Projeto Chama

CTT PORTUGAL CONNOSCO – Receitas ao Balcão

Resumo do Projeto

Objetivo

O pontapé de saída foi dado em Dezembro de 2011, com uma sessão destinada às 100 mais seniores chefias do Banco para a apresentação da marca e, simultaneamente, de cada uma das iniciativas, respetivos líderes e embaixadores. Paralelamente, era necessário “chamar” todos os colaboradores a participar neste compromisso, acendendo a “chama” em cada um. Em 2012, promoveramse “Encontros Acender a Chama”, 8 sessões distribuídas entre Lisboa e Porto, que levaram os colaboradores a refletir sobre os desafios e a acrescentar valor com as suas diferentes perspetivas. Em 2013, deu-se continuidade ao caminho percorrido e pela primeira vez fez-se uma reunião geral com os 1500 colaboradores do Banco. .

Efetuar as alterações estruturais necessárias para posicionar o Banco no mercado português como o melhor Banco para empresas. A nível comportamental, consciencializar os colaboradores para mudanças comportamentais através da introdução de conceitos como “cliente interno”, “excelência de serviço”, “trabalho em equipa”, “proximidade” e “responsabilidade individual”.

Resumo do Projeto Integrar um movimento de reconhecimento e motivação de um grupo profissional de extrema importância para a empresa. Numa vertente mais pessoal, o reconhecimento e valorização enquanto pessoas que integram os CTT.

Objetivo Foram várias as fases do projeto: Apresentação do projeto a todas as chefias da área de Rede de Lojas CTT; Lançamento do projeto – teaser da campanha (colher de pau); 1ª fase de divulgação – envio dos materiais de comunicação aos Gestores de loja (post-it e cartazes) para divulgação pelos Atendedores; 2ª fase de divulgação – Lembrete do Chef Henrique Sá Pessoa aos gestores de loja para potenciar a participação dos Atendedores; Receção e Avaliação das Receitas; Comunicação dos 52 selecionados; Semana de Provas e atribuição do prato vencedor por categoria (4 categorias/4 vencedores). O prémio atribuído a cada vencedor foi um trem de cozinha.


VENCEDOR Delloitte - Consultoria Fiscal com amor

Objetivo Mudar a perceção do mercado sobre a consultoria fiscal da Deloitte. Através da sua motivação e envolvimento, os profissionais de Tax conseguiram passar para os clientes o fator que verdadeiramente distingue a Deloitte da concorrência: as suas pessoas e a sua dedicação .


Resumo do

FINALISTAS

Projeto

A campanha “I love tax” tem um pressuposto base: “Quando fazemos o que amamos, fazemo-lo melhor”. No mundo corporativo e restrito das consultoras é difícil imaginar uma mensagem que alie o amor e o trabalho. Esta dimensão reflete-se nos materiais desenvolvidos para os profissionais de consultoria fiscal e, através deles, os seus targets e clientes, interagindo com o mercado, através da motivação interna. Para dar início à campanha, foi enviado um e-mail e uma carta personalizada para casa a agradecer a cada um dos profissionais a sua dedicação.

Carris Metro Uma Viagem que nos Une Objetivo No seguimento da nomeação dos membros para o Conselho de Administração conjunta da CARRIS e METROPOLITANO DE LISBOA, deparamo-nos com duas empresas com uma forte identidade e cultura incrementadas e distintas entre ambas, tendo-se verificado desde logo a necessidade de atuar a nível interno, de forma a aproximar públicos tão diferentes. Foi deixado na secretária de cada um um conjunto de crachás com frases alusivas à campanha (“Smile, it’s a tax day”, “Your taxes need me”, “My love is tax free”, “Tax is all around”, “35 years Carpe Tax”, “Relax and call a tax person” e “I love Tax”). Em termos de implementação, a campanha desenvolveu-se através de inúmeros vetores como: decoração dos escritórios, sponsoring de eventos, um “guia para um amor maior”, um casting interno ou um manifesto.

Resumo do Projeto No âmbito da gestão conjunta foram definidas diversas campanhas e iniciativas conjuntas ao longo do ano de 2013: Revista VIA lx, Visitas a ambas as empresas, Feira do livro, Academia, (um espaço de troca de experiências, conhecimentos e expertise), Newsletter (em todas as edições é trocada uma notícia de cada empresa que é incluída na outra), Ações de Natal (Postal de Natal, Linhas da Alegria , Presente Consigo, CineNatal, Cria o teu Natal.


VENCEDOR Eurest

Consumo Consciente, Respeita o Ambiente

Resumo do Projeto Objetivo Consciencializar os consumidores Eurest para a importância de reduzir os desperdícios no dia-a-dia, de forma a garantir a sustentabilidade do nosso planeta, com a redução não só no uso de recursos naturais como também da quantidade de resíduos produzidos.

Uma vez aprovado o projeto foram distribuídos pelos colaboradores Eurest os materiais de suporte e comunicação da campanha (aventais, bonés, displays de mesa, banners de resultados e cupões). A implementação da campanha é marcada por um espaço decorado com toda a sinalética e com os colaboradores do front office devidamente fardados com os emblemas da CCRA. Os consumidores percorrem a linha de self service selecionando os alimentos/produtos que desejam ingerir. No final da sua refeição, antes dos consumidores colocarem o seu tabuleiro no carro porta tabuleiros, um elemento da Eurest verifica a ingestão completa de todos os alimentos e entrega-lhes um cupão que equivale a 10g de alimento a ser doado a uma Instituição de Solidariedade Social.


VENCEDOR Grupo CH - Flying Experience


Objetivo Transmitir a mensagem que em tempos de mudança é necessário estar preparado para saltar para onde for necessário… e sempre com a máxima diversão!

Para o mercado, pretendem passar a mensagem que são “Uma tropa de elite”, preparados para tudo.

Resumo do

Projeto

Há alguns anos foi oferecido ao CEO, um salto de paraquedas como presente de Natal, sabendo que tinha medo de alturas. O CEO demorou algum tempo até aceitar o desafio mas acabou por saltar e decidiu desafiar os restantes colaboradores a fazerem o mesmo. O salto de paraquedas realizado por todos os colaboradores pretende demonstrar internamente a aplicação do Princípio da Reciprocidade e proporcionar uma experiência individualmente muito intensa e marcante. Até à data, saltaram 50 colaboradores e a avaliação do impacto em cada colaborador foi efetuada através da recolha de testemunhos e partilha de sensações entre todos, levada a cabo pelo Departamento de Comunicação.


FINALISTA

Resumo do

Projeto

Todos os colaboradores que puseram o seu talento à prova foram avaliados por um júri interno, mediante um sistema de casting de talentos, que selecionou os finalistas. Siemen’s Got Talent Os eleitos tiveram oportunidade de atuar num palco e com uma audiência real, como verdadeiras estrelas. A campanha foi comunicada através de diferentes plataformas de comunicação interna, nomeadamente mupis nas instalações, e-mail, newsletter, Facebook e Youtube. O nível de satisfação geral do espetáculo final “Siemens´Got Talent” Objetivo no evento Innovation and Excellence Day foi avaliado em 93% (numa escala de 1 Encontrar “colaboradores talentosos” para atuarem no mais importante a 100%). evento interno da Siemens Portugal, o encontro anual de discussão estratégicas e partilha de melhores práticas - Innovation and Excellence Day.

Siemens


VENCEDOR Joana Rodrigues - A Comunicação Interna corporativa em rede - Estudo de Caso: A Intranet como instrumento de gestão participativa no Grupo EDP

Resumo do

Projeto

A edpON é a Intranet da EDP que se assume neste momento como o meio de comunicação interna mais utilizado pela empresa. A mesma permite que as informações sejam encontradas e utilizadas de forma mais rápida, por todos os membros da organização. Representa um mecanismo que agiliza os processos internos e externos da empresa, possibilitando que várias pessoas planeiem estratégias, discutam projetos, realizem reuniões virtuais, de forma a obterem uma relação custo/benefício mais eficiente. Este estudo de caso permitiu analisar como a existência de uma Intranet apoia a comunicação interna de uma organização, mobilizando os colaboradores para o aumento do trabalho em equipa e a melhoria do seu desempenho profissional, bem como contribuindo para uma eficaz gestão comunicacional ao serviço da gestão do grupo empresarial, objeto de estudo.


FINALISTA Ana Ferreira - A Comunicação Interna no Grupo EDP - Estudo de Caso da direção de negociação e compras Resumo do

Projeto

A Direção de Negociação e Compras, integrada na estrutura da EDP Valor, tem as suas próprias ferramentas de comunicação interna: newsletter, página na intranet, vídeos e as suas próprias ações de comunicação. O trabalho pretende compreender o papel dos suportes de comunicação utilizados no departamento de Negociação e Compras do Grupo EDP, bem como das ações comunicacionais realizadas, da liderança, da cultura e identidade organizacionais, da organização do espaço físico e de outros fatores, na satisfação dos colaboradores e no desenvolvimento da comunicação interna.


A Comunicação Interna tem vindo a sedimentar cada vez mais o seu papel enquanto aliada estratégica e imprescindível dos objetivos das organizações quer entidades privadas quer públicas - que visam através do engagement dos colaboradores motivar a partilha aberta e construtiva de metas e desafios para um fim comum. Os Prémios do Observatório de Comunicação Interna pretendem reconhecer aquelas que são boas práticas a nível nacional e, nesta quarta edição, premiamos casos de sucesso que contribuíram verdadeiramente para a melhoria do funcionamento organizacional. Saudamos todas as entidades e projetos vencedores e destacamos o valioso contributo de todos os membros do Conselho Assessor e em particular do Presidente do Júri deste ano, Eng. Pedro Oliveira, CEO da BP em Portugal, durante o processo de eleição. Estendemos o agradecimento a todos os participantes que ao longo de todas as edições têm tornado a escolha dos vencedores verdadeiramente difícil.


EXCELÊNCIA EM


Excelência em Comunicação Interna - Prémios 2013