Issuu on Google+

POST: W ORDPRESS DATA: Segunda-f eira, 13 de Julho de 2009

|| O QUE É Tecnologia da Informação (T.I)? ||

Bom dia meus amigos. Estreando meu novo blog, nesta sensacional ferramenta WordPress. Vamos tentar desmitificar, principalmente entender, mas não definir o que significa a palavra

Tecnologia da Informação (T.I) , como sua importância e valor para qualquer empresa (pequena, média e grande). Como profissional na área de T.I, normalmente me deparo com a seguinte pergunta: “O que valor do T.I estrategicamente como na gestão, disponibilidade e segurança das informações, de sua empresa. Nos parágrafos que seguem abaixo, tentaremos conhecer um pouco mais e passar a entender o que é T.I através de algumas definições de profissionais e especialistas, demonstrando sua visão e compreensão.

“A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo. A sigla TI, tecnologia da informação, abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. É a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes. Seu acesso pode ser de domínio público ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas. Pequenas e grandes empresas dependem dela para alcançar maior produtividade e competitividade. Através de passos simples ensinados por empresas do ramo, muitas alcançam sucesso e alavancam maiores rendimentos.” (Fonte: WIKIPEDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informa%C3%A7%C3%A3o)

“ "Tecnologia da Informação" -- o funcionamento interno de nossas redes, segurança e as operações de nossos recursos computacionais. "TI" está para empresa assim como encanamento e eletricidade estão para uma casa. Às vezes nós sentimos que, assim como os encanadores, só somos avisados quando as coisas NÃO funcionam mais. Mas para mim, a prestação de serviços que permitem às pessoas utilizarem seus computadores para fazer seu trabalho é realmente um trabalho muito interessante e estimulante, e ele utiliza alguns dos desenvolvimentos mais especiais no mundo moderno, como por exemplo web, e-mail, telefones celulares, etc. No final, tudo concorre para que as

1

é TI? …TI?”... infelizmente ainda existem empresários, que não sabem ou reconhecem o


POST: W ORDPRESS DATA: Segunda-f eira, 13 de Julho de 2009

informações se tornem disponíveis a quem precisa delas, onde eles precisam delas e quando eles precisam delas.” (Fonte: Especialista SEED e consultor da Tecnologia de Informação da Schlumberger Claude Baudoin http://www.seed.slb.com/subcontentbr.aspx?id=2380&LangType=1046)

“A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo. TI Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer. Veja este outro exemplo: uma empresa com 50 funcionários, cada um com um PC, adquiriu um servidor de rede que suporta 500 usuários conectados ao mesmo tempo. Se a empresa não tem expectativa de aumentar seu quadro de funcionários, comprar um servidor deste porte é o mesmo que comprar um ônibus para uma família de 5 pessoas. Mas o problema não é apenas este. Se este servidor, por alguma razão, parar de funcionar, a rede ficará indisponível e certamente atrapalhará as atividades da empresa. Além disso, se a rede não estiver devidamente protegida, dados sigilosos poderão ser acessados externamente ou mesmo um ataque pode ocorrer. A TI é algo cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas. Tudo gira em torno da informação. Portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornará um profissional com qualificação para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informação, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.” (Fonte: Emerson Alecrim, em 15/08/2004. Atualizado em 27/08/2008 - http://www.infowester.com/col150804.php)

Podemos observar que a palavra T.I demonstra um enorme valor para as empresas, agregando benefícios e diferenciais, através de profissionais capacitados e dedicados a este fascinante mundo tecnológico de gerir e disponibilizar soluções com informações integras e seguras no cenário corporativo. Bom meus amigos, espero que tenham apreciado, até a próxima jornada... Abraços.

1

ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário


POST: W ORDPRESS DATA: Segunda-f eira, 13 de Julho de 2009

1


POSTs WORDPRESS - 12/07/2009