Issuu on Google+

Faça parte você também da Revista 360º e conte-nos sobre suas viagens...

360º São Carlos Clube | Ano 1 Ed. 06 | Julho / 2012

ESPORTE

INFORMATIVO

SOCIAL

14º Campeonato Interamigos de futebol adulto de 2012

Favor respeitar as áreas de estacionamento reservadas aos idosos e portadores de necessidades especiais

Show com a Banda Babilônia 14/07

Inscrições Abertas

Senhores Associados

Baile de Inverno


Julho 2012 | S達o Carlos Clube

3


Sumário

06

Editorial

07

Palavra do Presidente

08

Conselho Deliberativo / Patrimônio

11

Esportes - Aconteceu Maratona Aquática

12

Esporte - Aconteceu Integração

16

Esporte - Aconteceu Futebol

17

Esporte - Tênis Torneio Aberto FPT

18

Esporte Atletismo

21

Esporte Homenagem

22

Culinária Dica do Sócio

26

Social - Registros Feijoada no Bosque

30

Esporte Agenda


Diretoria Executiva

Editorial

Sérgio Marino Quattrocchi Presidente Nadim Remaili Vice-Presidente Neviton José Almas de Jesus Diretor Administrativo Raimundo José de Souza Diretor Administrativo Adjunto Diretor Financeiro José Fernando Domingues Diretor Financeiro Adjunto Caio Graco H. V. Braga Diretor de Patrimônio e Obras João Ricardo Rampone Diretor Social Diretora Cultural

J

ulho é o mês para as crianças no São Carlos Clube. O Departamento Geral de Esportes realiza a Colônia de Férias – Inverno Quente 2012 de 2 a 27 de julho, com a participação de mais de 400 crianças entre 4 e 14 anos. Faça sua inscrição.

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Mário Marrara Diretor de Sede

Nesta edição mostraremos o sucesso que foi a Feijoada no Bosque assim como toda a sessão do Click Social que se encontra recheada de fotos dos eventos realizados.

Celso Luiz de Angelis Porto Diretor de Relações Públicas e Comunicação

Haverá também informações da Copa SP Nordeste de Sinuca, inscrições para os campeonatos de vôlei feminino e futebol, assim como novas modalidades esportivas.

Conselho Deliberativo

Diretor Jurídico

João Paulo Porto de Toledo Presidente Lisandro Augusto Ribeiro do Amaral Vice-Presidente

A Equipe da Melhor Idade do São Carlos Clube, participou do 4º Jogos Municipais da Melhor Idade de 2012 da Cidade de São Carlos, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal. Nossa equipe foi destaque na grande maioria das modalidades, fique por dentro de todos os acontecimentos e acompanhe as fotos dos jogos através do nosso site.

Tânia Margareth Martini Primeira Secretária Angelo Cesar Piassi Segundo Secretário

Conselho Fiscal

Na sessão culinária uma ótima receita de torta de bacalhau. Confira!

Valdir Gonçalves Mendes Presidente

O Departamento Social continua com sua programação de músicas ao vivo no Bar do Bosque, às sextas-feiras e com o baile dançante. Este mês apresentando o Baile de Inverno com a Banda Babilônia, dia 14.

Antonio Carlos Stefane 1º Membro Efetivo Renato Paschoal Neto 2º Membro Efetivo

Para finalizar essa edição haverá uma página em especial, a despedida do nosso saudoso Cilas Fabbri, que mês passado nos deixou, mas que sempre será lembrado por todos do Clube, amigos e familiares.

Acompanhe fotos, calendários e tabelas dos campeonatos através do site www.saocarlosclube.com.br.

foto: Diego Martins

Com o intuito de tornar a revista mais interativa, convidamos você leitor associado, para sugerir novos temas de reportagem. Para isso é simples, basta mandar um e-mail para: relacoespublicas@saocarlosclube.com.br.

São Carlos Clube

Depto. de Relações Públicas e Comunicação Celso Luiz de Angelis Porto Diretor Vivian Torresan - MTB 60.641 Assessora de Comunicação Diego Fernandes Martins Designer Gráfico Andréia R. da Silva Auxiliar de Comunicação Ricardo Rehder Publisher São Carlos Clube Rua Ruth Blöen Souto, 161 CEP: 13.560-044 Tel.: 16 3362.6200 relacoespublicas@saocarlosclube.com.br www.saocarlosclube.com.br

Celso Luiz de Angelis Porto Diretor de Relações Públicas e Comunicação

6

São Carlos Clube | Julho 2012

Anuncie: revista360@sãocarlosclube.com.br 16 3201.3605 / 9232.1933 São Carlos Clube não tem responsabilidade editorial pelos conceitos emitidos nos artigos assinados e informes publicitários.


Palavra do Presidente

N

este mês iniciaram-se as obras da reforma do Ginásio João Marigo Sobrinho, após a elaboração e conclusão de todas as etapas, como exige uma obra dessa envergadura. Aprovação orçamentária pelo Conselho Deliberativo, execução de projetos, abertura de licitação de cada etapa e sua aprovação, para finalmente dar o início propriamente dito. Esses foram os passos concluídos. A obra terá inicio com a substituição de toda cobertura, trocando todas as telhas de fibrocimento por telhas metálicas com isolamento térmico, e consequente, substituição das estruturas de madeira comprometidas. Vale lembrar que essa estrutura que será utilizada, será idêntica à atual, cuja tecnologia é de domínio de poucas empresas, e que tem recebido, desde os primeiros estudos para a reforma, o apoio técnico de professores de nossa Escola de Engenharia – USP. Conclui-se, portanto, que nosso Ginásio após a reforma terá todas as suas características arquitetônicas preservadas. A reforma inclui ainda, a substituição de todas as instalações que compreendem as atividades esportivas, e de apoio, que se desenvolvem neste local. Segundo Caio Graco H. V. Braga, diretor de obras, “esta requalificação de espaços se dará tanto internamente, como externamente, uma vez que o projeto permitirá a utilização dos vestiários e áreas de apoio por diversas atividades esportivas que serão realizadas no entorno do Ginásio”. Os estudos para aquela área, diga-se, entorno do Ginásio, contempla ainda outras obras, já aprovadas pelo Conselho Deliberativo, como a quadra poliesportiva e área de convívio, além da quadra de tênis coberta, já existente, que criarão maior sinergia e interação das atividades que ali se desenvolverão. Outro projeto que estamos dando andamento é a adequação de toda a administração quer em sua parte física, quer operacional. Acabamos de reformar algumas salas da administração, ajustando-as às necessidades atuais para abrigar funcionários e receber o novo servidor, recentemente adquirido, e com a contratação de uma empresa especializada em arquivar e digitalizar todos os documentos que constituem o arquivo morto. Esperamos dar mais um passo para a melhoria de nossa área administrativa.

foto: Diego Martins

Senhores associados: Por favor respeitar as áreas do estacionamento reservadas aos idosos e portadores de necessidades especiais.

Sérgio Marino Quattrocchi Presidente

Julho 2012 | São Carlos Clube

7


Conselho Deliberativo

O

Conselho Deliberativo é assessorado por cinco (5) comissões permanentes, que funcionam como órgãos de assessoria do próprio Conselho e da Diretoria Executiva. Devem ser ouvidas, obrigatória e antecipadamente, sobre os assuntos de sua competência específica. Art. 80 – Compete à Comissão de Obras: I - sugerir medidas para manter atualizado o Plano Diretor do Clube; II - assessorar a Diretoria Executiva e opinar sobre concorrências de engenharia, arquitetura, agronomia e execução de obras; III - manifestar-se quanto à forma técnica de contratação de serviços profissionais e de obras; IV - pronunciar-se sobre assuntos de engenharia, arquitetura e obras do Clube; V - apresentar à Diretoria Executiva ou ao Conselho Deliberativo, conforme o caso, sobre irregularidade eventualmente verificada na execução de obras; VI - sugerir estudos e providências quanto à melhoria, ampliação e conservação dos prédios e instalações do Clube; VII – fiscalizar o cumprimento do Plano de Diretor de Obras. Membros: COMISSAO DE OBRAS Presidente Dagoberto Dario Mori 1º membro Reginaldo Peronti 2º membro Wilson Jorge Marques Suplente Walter Abraão Nimir Suplente Fernando Talarico Saia Assessor Suplente Adilson Martins de Oliveira Assessor Suplente Massashiro Sérgio Koto Assessor Suplente José Adolfo Rodrigues Asenha Assessor Suplente Rodrigo Anselmo Paschoalino As reuniões do Conselho Deliberativo podem ser assistidas por quaisquer integrantes do quadro associativo do Clube, que, entretanto, não terão direito a qualquer tipo de manifestação ou voto. Associados podem mandar sugestões através do e-mail conselho@saocarlosclube.com.br

8

São Carlos Clube | Julho 2012


Esporte Aconteceu

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento

“Maratona Aquática de Revezamento do São Carlos Clube – 4 horas Nadando” Quinta edição do revezamento 4h Nadando foi um sucesso de organização e entusiasmo das equipes foto: Diego Martins

N

o dia 20 de maio ocorreu a “Maratona Aquática de Revezamento – 4 horas Nadando”. As inscrições foram apenas para equipes convidadas, que doaram 1kg de alimento não perecível para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A prova contou com a participação de seis equipes de natação da cidade: São Carlos Clube, Apanasc A e B, Sesi São Carlos, Academia Ludens e Academia Aquário. O principal objetivo e meta, foi reunir e integrar as equipes de natação do município. Foram oferecidas águas e frutas, acompanhamento de staffs e guarda-vidas e pela primeira vez a participação de Michael, o fisioterapeuta que deu todo o suporte nos atendimentos. “Devido ao longo tempo da prova e do frio os atletas tendem a ter câimbras e muitas dores. Nessa etapa tomamos o cuidado de preservar cada atleta e sua equipe com o respaldo de um profissional qualificado”, comenta Pedro Attílio Pascon, diretor geral de esportes. Destaque também para os vários atletas PCDs (Pessoas Com Deficiências), que juntamente com os atletas regulares, competiram e valorizaram o esporte, além de demonstrarem toda sua paixão por essa modalidade. Resultados: Equipe campeã: Apanasc A Equipe vice-campeã: São Carlos Clube Equipe terceira colocada: Sesi São Carlos Equipe quarta colocada: Apanasc B Equipe quinta colocada: Aquário Equipe sexta colocada: Ludens

1º Lugar - APANASC 2º Lugar - São Carlos Clube

3º Lugar - Sesi São Carlos Julho 2012 | São Carlos Clube

9


Esporte Aconteceu

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento

12ª Copa SP Nordeste de Sinuca 2012

Desde 2000 o São Carlos Clube sedia a Copa SP Nordeste que a cada ano bate recorde de participantes

N

o dia 20 de maio o São Carlos Clube realizou a abertura da 12ª Copa SP Nordeste de Sinuca com a participação de 10 cidades e 69 jogadores.

As cidades que participaram desta edição foram: SÃO CARLOS, CATANDUVA, ARARAS, SÃO PAULO, BAURU, MARÍLIA, LINS, DESCALVADO, CARAPICUIBA e SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Foram sorteados 23 grupos com três jogadores cada, sendo classificados nesta etapa de jogos, os primeiros colocados de cada grupo para a segunda fase, que foi realizada no dia 17 de junho. Além da premiação normal houve também troféus para os melhores jogadores de São Carlos, independentemente da classificação. A Copa SP Nordeste é o maior torneio amador do interior do estado e o mais tradicional. O evento existe desde 1998, e foi criado pelo idealizador e coordenador Alexandre Betti Junior (Alex). “O interessante desse torneio é o equilíbrio e a constância, como exemplo, atingimos 69 inscritos, foi equivalente ao ano passado. Isso mostra que o torneio cresceu e está se mantendo”, comenta Alex. Relação final dos jogadores classificados: Francis (Araras) (Campeão 2010), Padeiro(Araras), Palô (Araras), Murilo (Araras), Frank (Araras), Marcelo (Araras), Renato (Araras), Sérgio(Araras) – Repesc., Rodrigo(Araras) (Campeão 2009), Helinho (Catanduva) (Campeão 2011), Ronaldo (Catanduva) (Campeão 2001), Colombo (Catanduva), Valentin(Catanduva) – Repesc., Giovani (São Paulo), Ronald (São Paulo) – Repesc. , Edinho (São Paulo) – Repesc., Marinho (São Paulo) , Laurentino (São Paulo) , Lico (Bauru), Bruno (Lins), Henrique (Lins), Brasil (Marília), Dadá (Marília), Jair(Marília) – Repesc., Luis Fernando(Ribeirão Preto) – Repesc., Fukuta (SJ Rio Preto), Diego(Descalvado) – Repesc., Eduardo (São Carlos), Ighor (São Carlos), Marcelo (São Carlos) , Nei (São Carlos) – Repesc., Betão (São Carlos) (Campeão 1999) – Repesc.. A final realizada no dia 17/06 classificou como grande Campeão 2012 o jogador Frank de Araras. A cidade foi o grande destaque da temporada, e conquistou as melhores colocações, e também a melhor tacada. Resultados: Campeão: Frank (Araras) Vice-campeão: Francis (Araras) (Campeão 2010) Terceiro colocado: Renato (Araras) Quarto colocado: Brasil (Marília) Melhor Tacada: Rodrigo (Araras) com 39 pontos. Melhores jogadores de São Carlos: Ighor e Marcelo Interessados podem acessar www.sinucasaocarlos.blogspot.com.

10 São Carlos Clube | Julho 2012


Esporte Aconteceu

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento Fotos: Diego Martins

1º Lugar - Frank

2º Lugar - Francis

3º Lugar - Renato

4º Lugar - Brasil

Igor e Marcelo - Melhores premiados da cidade São Carlos

Alex, Betão, Pascon e Marcos Terra

Julho 2012 | São Carlos Clube

11


Esporte Aconteceu

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento

Programa Integração 4º Jogos Municipais da Melhor Idade de 2012 Relatório

Período: 24 de Maio a 04 de Junho de 2012 Nº de Participantes no Total: 350 (aproximadamente) Participantes do São Carlos Clube: 120 Instituições participantes: Prefeitura Municipal, UAT I e II (Universidade da Terceira Idade), AFEESC (Engenharia), Country Clube, Ítalo Brasileiro e São Carlos Clube.

Instituição Campeã: São Carlos Clube – em vitórias e número de participantes.

A

Equipe da Melhor Idade do São Carlos Clube, participou do 4º Jogos Municipais da Melhor Idade de 2012 da Cidade de São Carlos, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal. Este evento têm por objetivo contribuir para uma nova concepção à imagem do adulto acima de 50 anos, conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação dessa faixa etária, proporcionando canais de comunicação, convívio social, troca de experiência, valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando o auto estima

12 São Carlos Clube | Julho 2012

para melhor convívio social e a troca de papéis dentro da família; filhos e netos torcendo para os avós. Foram disputadas as seguintes Modalidades : Atletismo (M/F), Basquete (Lance Livre – M/F) Bocha (M/F/M), Buraco (Misto), Coreografia, Damas (M/F), Dança de Salão (casal), Dominó (misto), Malha, Natação (M/F), Tênis de Mesa (M/F), Tênis de Campo, Truco (misto), Voleibol Adaptado (M/F), Voleibol Máster 50+ e 55+, Xadrez (M/F) no total de 17 modalidades. Foram realizadas no São Carlos Clube as modalidades: - Bocha (Feminino, Masculino e Misto), Buraco, Damas, Dominó,

Xadrez, Tênis de Campo e Truco. Abaixo modalidades que a equipe do São Carlos Clube participou, participantes e classificações. Basquete Masculino – Lance Livre - Categoria B (acima de 60 anos)- (13) - Campeão – José Mauro (SCC) - Vice Campeão – Bira (SCC) - 3º Lugar – Francisco (Prefeitura) Participantes do SCC: Luiz Fresca, Piccin, Iracy, Fernando. Bocha Feminino - Campeãs – Tita (SCC) - Vice-Campeãs – Egle (SCC) - 3º Lugar – Neide (SCC)


Esporte Aconteceu

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento

Bocha Misto - Campeãs – Tita e Oscar (SCC) - Vice-Campeãs – Isabel e Perea (AFEESC) - 3º Lugar – Egle e Angelo (SCC) Participantes (SCC) : Neide e Piccin. Bocha Masculino - Campeãs – Oscar e Dago (SCC) - Vice-Campeãs – Waldemar e Piccin (AFEESC) - 3º Lugar – Ronaldo e Geninho (SCC) Participantes (SCC) : 06 duplas Buraco (Misto) Categoria A (50 a 54 anos) – (08 duplas) - Campeãs – Silvia e Denize (UAT2) - Vice-Campeãs – Maria Helena e Maria Tereza (SCC) - 3º lugar – Joana e Maria Aparecida (Prefeitura) Participantes do SCC – 03 duplas Buraco (Misto) – Categoria B (a partir de 60 anos) – (27 duplas) - Campeão – Edmo e Fernando (SCC) - Vice-Campeão – Cida e Edgard (SCC) - 3º Lugar – Empate - Dalva e Mª Antonieta (SCC) e Ana Flores e

Dominó (Misto) – Categoria B (a partir de 60 anos) – (22 duplas) - Campeão – Elza e Wilson (SCC) Coreografia – (10 grupos) (não - Vice Campeão – Cida e Edgard houve disputa, somente apre- (SCC) - 3º Lugar – Neide e Cristina sentação) - SCC – Grupo Dançaterapia – (SCC) Participantes (SCC): 15 duplas Profª Nara Grupo: Cecília Rodrigues, Jacira Frasneli, Dinalva Castilho, Dair Malha – (16 duplas) Andrade, Ana Carolina Villas- - 3º Lugar – Jorge e Domingos (SCC) boas e Sebastião. Participantes: 4 duplas Dança de Salão (16 casais) - Campeão: Marcos Terra e Maria Tênis de Campo: Participantes: (SCC) Felicidade (SCC) - Simples: Silvio Orlande, Valdemar Mazzi, Roberto Camargo e Damas Feminino – (2) Marco Polo - Campeã – Elisa (UAT) - Duplas: Silvio e Marco / Roberto - Vice Campeã – Zilda (UAT) e Valdemar - Duplas Especial: Cilas Fabbri Damas Masculino (6) e Silvio / Adhemar Ranciaro e - Campeão – Edmo (SCC) Arnanldo - Vice Campeão – Dori (SCC) - 3º Lugar – Fernando Spaziani Truco (Misto) (SCC) - Campeão : Adelino e José MaDominó (Misto) – Categoria A ria (AFEESC) - Vice Campeão – Massari e João (50 a 54 anos) – (08 duplas) - Campeões : Maria Helena e (Prefeitura) - 3º Lugar – Nilma e Dalva (SCC) Maria Tereza (SCC) - Vice Campeãs – Jeise e Carlos Participantes (SCC) : 6 duplas (UAT) - 3º Lugar – Egle e Lurdinha Vôlei Feminino Master 50+ (2 equipes) – (SCC) – Técnico (SCC) Robison Kogima (SCC) Participantes (SCC) : 18 duplas

Julho 2012 | São Carlos Clube

13


Esporte Aconteceu

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento

- Campeão: Equipe Vermelha : Izilda,Fani,Valderez, Salete, Pat, Roseli,MªLourdes e Dirlene -Vice-Campeã: Equipe Amarela:Silvana, Eliane, Celinha, Zilda, Eloisa,MªLourdes e Nadia Xadrez Feminino – Cat. A – (1) - Campeão: Nilcea (SCC) Xadrez Masculino – Cat. A – (2) - Campeão: Mancini (Prefeitura) - Vice-Campeão : Walter (SCC) Xadrez Masculino – Cat.B – (1) - Campeão: Dori Vidal (SCC) O encerramento dos jogos realizou-se no dia 04 de junho/2012 às 18h, no Ítalo Brasileiro, com a modalidade Dança de Salão e a entrega dos troféus às insti-

tuições que participaram dos jogos e após finalizaram com o baile à todos presentes. Representando o São Carlos Clube: Antonio Fernando Spaziani (Dir.Adjunta do Esporte) e Marcos Terra (Dir.Adjunto da Sinuca), onde receberam o troféu da Instituição Campeão em Geral pelo Prefeito Municipal de São Carlos Sr. Osvaldo Barba e Secretário do Esportes de São Carlos Sr. Edson Ferraz. O Troféu é itinerante, caso o São Carlos Clube fique campeão três vezes consecutivas (2012, 2013 e 2014) o mesmo ficará permanente para o clube. No dia 15 de Junho de 2012, às 20h30 no Restaurante da Sede de Campo do São Carlos Clube, o nosso atleta Baltazar (Casemiro Machado) fez a entrega, com

honra, do Troféu Itinerante ao Diretor Geral de Esportes Sr. Pedro Attilio Pascon com os jogadores que representaram o São Carlos Clube no 4º Jogos Municipais da Melhor Idade de São Carlos de 2012. Por: Profª Egle Maria Bonicelli Programa Integração

Registro das Equipes do São Carlos Clube Parabéns a todos os participantes

Equipe de Basquete - Lance Livre

14 São Carlos Clube | Julho 2012

Equipe Bocha Feminina

Equipe de Buraco - Participantes em geral Fotos: Egle Bonicelli


Esporte Aconteceu

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento Fotos: Egle Bonicelli

Equipe Dominó - Participantes em geral

Equipe de Bocha - Duplas Mistas

Delegação parcial São Carlos Clube - Abertura dos Jogos

Grupo de Dançaterapia

Equipe Tênis de Campo - Duplas

Equipe Tênis de Campo - Duplas

Equipe de Truco

Equipe Volei - 50+

Equipe de Xadrez

Equipe Bocha Masculino Julho 2012 | São Carlos Clube

15


Esporte Acontece

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento

19º Campeonato Interno de Futebol Adulto do São Carlos Clube

C

omeçou no dia 14 de abril de 2012 o 19º Campeonato Interno de Futebol Adulto do São Carlos Clube com final marcada para o dia 11 de agosto. Jogos aos sábados e domingos, com nove times em cada categoria Novatos e Veteranos.

Novatos - AMARELINHO DESPACHANTE

Novatos - ANGLO

Novatos - CARDINALI IMÓVEIS / RED BACK

Novatos - COGEB SUPERMERCADO / ROCA IMÓVEIS

Novatos - CONCREBAND

Novatos - ESTATEC FUNDAÇÕES

Novatos - RED BACK / CUCO MALUCO

Novatos - MANZANO IMÓVEIS

Novatos - MADEIREIRA EXPANSÃO

16 São Carlos Clube | Julho 2012

Fotos: Alemão


Esporte Acontece

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento Fotos: Alemão

Veteranos - AUTO ESCOLA MAZOLA / ENGEMASA

Veteranos - SPA ÁGUA SANTA

Veteranos - NOVA TELECOM / ESPORTE JÁ

Veteranos - DJR EXPRESS / GRÊMIO

Veteranos - CONSÓRCIO JAVEP

Veteranos - FOX AUTOMAÇÃO

Veteranos - FAVORITA MÓVEIS PLANEJADOS

Veteranos - LIBERTY SEGUROS / REMAR SEGUROS

Veteranos - FARMÁCIA ALEXANDRINA

INSCRIÇÕES ABERTAS!

14º CAMPEONATO INTERAMIGOS DE FUTEBOL ADULTO DE 2012 CATEGORIA NOVATOS acima de 15 anos (nascidos abaixo de 1997) FORMAÇÃO DE EQUIPES POR “PANELAS”

CATEGORIA VETERANOS acima de 37 anos (nascidos antes de 1975) INSCRIÇÃO INDIVIDUAL OBRIGATORIAMENTE A TODOS OS PARTICIPANTES.

INÍCIO DO CAMPEONATO – 12 DE AGOSTO Maio 2012 | São Carlos Clube

17


Esporte Atletismo

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento

Equipe de Atletismo do São Carlos Clube Iniciada em 2007, a equipe desenvolve treinamentos em vários níveis, abrangendo atletas de alto nível.

A

atual equipe de atletismo do São Carlos Clube já tem sua recente história coberta com muitas medalhas, e várias conquistas importantes. Iniciada em 2007, a equipe desenvolve treinamentos em vários níveis, abrange atletas de alto nível, assim como crianças e demais participantes que fazem por prazer e raramente participam de competições. Nesse cenário, o trabalho desenvolvido faz com que o atletismo ganhe adeptos, garante seu espaço, e se consolida entre as modalidades que mais se desenvolvem no São Carlos Clube. “Podemos dizer que o atual formato dos treinos, assim como a equipe envolvida no desenvolvimento e implantação das atividades proporciona oportunidade de desenvolvimento do sistema motor em crianças e adolescentes, assim como condiciona e prepara atletas com objetivos competitivos”, afirmou o treinador Eduardo F. Gomes. Ainda segundo Eduardo, o fato de ter flexibilizado os horários, permite que os integrantes participem das atividades

18 São Carlos Clube | Julho 2012

livremente entre 15h e 18h, de segunda a sexta, o que facilita a inclusão da modalidade na agenda tão atribulada dos jovens de hoje. Outro grande motivador tem sido os resultados de nossos atletas em competições de nível regional, estadual e brasileiro. A conta das medalhas está sempre aumentando, isso impulsiona e motiva o pessoal a manter o treino regularmente. Além disso, o ambiente é descontraído e agregador, e favorece a construção de novas amizades. As fotos ilustram duas realidades diferentes que convivem em perfeita harmonia, uma motiva a outra. No alto podemos ver o grande número de crianças recentemente integradas ao grupo, e na parte de baixo, alguns dos principais atletas da equipe, aos quais faremos um breve histórico competitivo. Isarel Pelosi (27 anos) – já foi campeão (200m) dos Jogos Abertos em 2008, medalhas em várias edições dos jogos regionais, 3º lugar nos estadual 2008; Daniel Pelosi (22 anos) – Campeão (100m) dos Jogos Abertos em 2008, vice-campeão (100m) em 2011, diversas medalhas em jogos regionais, finalista em campeonatos estaduais em várias categorias;

Jessica Roberti (20 anos) – foi campeã brasileira juvenil (heptatlo) em 2009, vice-campeã (400m) dos jogos abertos em 2011, medalhas em inúmeras edições dos jogos regionais, atualmente uma das 10 melhores corredoras de 400m do Brasil na categoria sub23; Fabiano Rosa (17 anos) – vice-campeão estadual mirim (75m) em 2009, 3º lugar campeonato estadual escolar olímpico (200m) em 2011, titular da equipe de revezamento (4x100m) municipal desde os 15 anos de idade; Alison Araújo (17 anos) – campeão estadual (100m) das olimpíadas escolares em 2011, 2º lugar no ranking (200m) do campeonato estadual escolar olímpico em 2011, campeão 4x400m dos jogos regionais 2011, atualmente entre os melhores do ranking brasileiro (200m) da categoria “menor “(até 17 anos). Isabella Trimer (15 anos) – Vicecampeã (100m e 200m) do campeonato estadual escolar olímpico em 2011, três meda-lhas em jogos regionais, atualmente uma das cinco melhores corredoras do Brasil de 100m e 200m da categoria menor (até 17anos). Luís Henrique Gonçalves (14 anos) – Campeão regional (75m) do pró-atletismo 2009, mais de 20 medalhas em competições regionais, três medalhas em competições estaduais e uma grande expectativa para o futuro. Eduardo Gomes (36 anos) – treinador nível IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), homenageado pela prefeitura e câmara municipal de São Carlos, como melhor treinador de São Carlos no ano de 2011.


Esporte Fique de Olho

3ª COPA VILLA SPORTS DE VOLEI FEMININO Início dia 18 de agosto. Inscrições abertas a partir de 1º de julho na Secretaria do Clube.

VOLEI DE PRAIA COM O PROF. ROBSON As terças e quintas-feiras, a partir das 18hs, Quadra de areia. Categoria: Mista - a partir de 14 anos Faça uma aula experimental.

NOVO PROFESSOR DE BASQUETE Aulas com Gilvan Gonçalves Elias De 2ª, 4ª, 5ª e 6ª feira das 14h às 15h e de 3ª feira das 17h às 18h. Local: Quadra externa de Basquetebol

FUTEVÔLEI De 2ª – feira, das 18h30 às 20h De 5ª – feira, das 19h30 às 21h Local: Quadra de areia - Modalidade Experimental

17º Campeonato Interno de Futebol Menor do São Carlos Clube 2012 Categorias 1997/1998/1999 – 2000/2001 – 2002/2003 e 2004/2005 Inscrições de 1 de junho a 5 agosto (Sem Taxa) (a inscrição deverá ser realizada pelo responsável da criança) Abertura 1/09- campo society do Bosque.

Julho 2012 | São Carlos Clube

19


Esporte Inverno Quente

Inverno Quente 2012 – Colônia de Férias do São Carlos Clube

O

Departamento Geral de Esportes, inicia em 2 de julho, a partir das 13h30, a Colônia de Férias do São Carlos Clube – Inverno Quente 2012. A programação vem com brincadeiras lúdicas, gincanas, recreação, acampamento e muita diversão. O público esperado é de 400 crianças divididas em três turmas: Turminha, Turma e Turmona. Para crianças de 4 a 14 anos. De 2 a 27 de julho, das 13h30 às 17h30 Sede de Campo INSCRIÇÕES NA SECRETARIA. Sócios - parcela única R$ 50,00 (1 filho) R$ 45,00 (a partir do 2 filho)

Recreação não é leviandade, é uma atividade intencional (Alessandrini, 1949). A forma infantil de aprender é brincar. É uma válvula de escape para a necessidade inata de atividade. Nela a criança se envolve com a mesma atitude e energia que nós adultos em nosso trabalho. A re-creação para a criança é uma atividade séria que não deve ser confundida com diversão ou apenas passatempo. A criança necessita de envolvimento monitorado e atividades direcionadas para uma resposta motora mais ativa. O profissional deve respeitar o espaço da criança e estar familiarizado com o desenvolvimento perceptivo, cognitivo e motor para interagir adequadamente com as atividades para a faixa etária a qual ela se encontra, despertando assim o seu interesse. O brincar se torna uma ocupação infantil significativa e fundamental para a criança e deve ser usada de forma estimulante, mas para isso é importante que os profissionais estejam alertas quanto à escolha das atividades para que a resposta seja eficaz e esperada.

20 São Carlos Clube | Julho 2012


Esporte Homenagem

O São Carlos Clube se despede de Cilas Fabbri O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...(Mário Quintana) Um dos frequentadores mais assíduos do Clube faleceu dia 29 de maio, aos 80 anos, e deixa saudades. asado há 41 anos, pai de o deixava feliz era poder re4 filhos e avô de 4 netos, alizar as atividades esportivas Cilas era apaixonado pelo e a importância de ser atuante tênis. Durante 61 anos prati- no tênis após 61 anos. Um cou essa modalidade todos homem risonho, educado e os dias. Iniciou no esporte querido por todos no Clube, em 1950, na sua cidade natal desde os sócios mais jovens, Rio Claro, no mesmo ano fez funcionários e todos do conparte da equipe nos Jogos selho e diretoria. Aberto do Interior, em Santos. “todos os dias, mesmo com Defendeu Rio Claro nos Jogos as limitações da idade, e não Abertos e nos Regionais até o aderindo às competições da ano de 1969. Em 1970 entrou modalidade, ainda pratico para a faculdade de Direito da tênis na categoria veteranos... Fadisc São Carlos e passou a e juntamente com meu amigo residir na cidade, onde tam- Adhemar Ranciaro, nós forbém lecionou por 15 anos,e mamos a dupla mais atuante ainda, atuava na profissão de sócios do Clube no período como advogado. de 1970 a 1998”.Cilas Fabbri Em entrevista cedida ao (trecho da entrevista da ReClube em setembro de 2011 vista São Carlos Clube – Ano ele nos contou que o que mais 08 – nº 73, pg.04)

C

“Amigo Cilas Fabbri, Estas minhas palavras recordam muitos anos de convivência, que vai além de 50 anos. De todos os nossos amigos tenistas e que de corações apertados, rogam a Deus, que a eternidade lhe seja promissora. Esta lembrança são votos de sua Família, e de todos os seus amigos tenistas... Por todos, Adhemar Ranciaro”. Julho 2012 | São Carlos Clube

21


Culinária Dica do Sócio

Ingredientes para o recheio: 500gr de iscas de bacalhau 3 mandioquinhas raladas 2 cebolas grandes picadinhas 2 dentes de alho amassados 1 copo de requeijão cremoso 1 caixinha de creme de leite sal e pimenta a gosto Modo de preparo: Em primeiro lugar coloque as lascas de molho para tirar um pouco o sal.Para refogar o bacalhau, coloque azeite no fundo da panela, frite as cebolas, em seguida a mandioquinha.Depois refogue a pimenta e o bacalhau,mexa até despedaçar totalmente. Junte um fundinho de copo de água, deixe cozinhar por uns minutos em fogo baixo e experimente, se estiver sem sal, TORTA DE BACALHAU acrescente aos poucos com cuidado.Finalize este recheio com o requeijão e o creme de leite.Se preferir pode trocar o A culinária é um passatempo tranquilizante e muito prazeroso requeijão por queijo tipo ‘catupiry’. para a correria do dia a dia e não é a toa que Lucia Helena (Luli), sempre é requisitada por sua família a preparar seus Montagem: deliciosos pratos e quitutes. Abra a metade da massa bem fininha e forre umaforma de vidro. Acrescente o recheio. Abra a outra metade da massa “Minha primeira ideia foi fazer uma torta de bacalhau, é super para cobrir a torta, sempre sobra um pouquinho de massa fácil de fazer, todos adoram e sempre me pedem a receita” que pode ser aproveitado para enfeitar. Pincele a massa com comenta Luli. gema e uma pitadinha de sal. Asse em forno médio até que fique dourada. Ao servir, basta saborear esta delícia e receber Primeiro preparamos a massa, que pode ser preparada de os elogios! um dia para o outro, pois fica mais fácil de ser aberta. “Quanto a dizer algo sobre esta Ingredientes para a massa: receita, responde melhor quem 2 xícaras de farinha de trigo prova, repete, adora e pede bis! 2 ovos Beijos e bom apetite!”, finaliza a 1/2 tablete de manteiga colaboradora. 1 colher de sopa de margarina 1 colherinha rasa de café de sal 1 pitada de açúcar 1 colher de sobremesa de água gelada 1 colher rasa de sobremesa de fermento em pó. Modo de preparo: Amasse bem com as mãos até ficar uma massa lisa e homogênea.Guarde na geladeira por no mínimo 4h antes de Lucia Helena Gaioto abrir.

22 São Carlos Clube | Julho 2012


Social Agenda

Baile de Inverno Venha se aquecer ao som da Banda Babilônia

Dia 14 de julho, às 22h na Sede Avenida A Babilônia Band Show foi formada há 21 anos, hoje com experiência e conhecedora do ramo musical atende evento menores e maiores com equipamentos de última geração. Assim é a Babilônia Band Show uma Banda de renome nacional que tem galgado lugares de destaque em bailes shows, formaturas, casamentos, aniversários, carnavais etc.... em todo o estado de São Paulo e também em outros estados como Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Seguindo os passos das conquistas da Banda Babilônia Band Show, Rogério e Lígia dirigem os músicos, bailarinos e toda a produção sempre procurando prestígio e crescimento dia a dia.

Música ao vivo com monitoramento infantil Todas as sextas-feiras – a partir das 19h30 06/7 – Ricardinho e Convidados 13/7 – Rosa de Samba 20/7 – David & Maicon 27/7 – Bia Macedo A programação pode sofrer alterações, para evitar transtornos, confira sempre a programação do clube por e-mail, site ou pelo facebook.

Julho 2012 | São Carlos Clube

23


Artigo Vida Saudável

A Mulher na Maturidade Artigo de Egle Maria Bonicelli O planejamento familiar possibilitou à mulher sair para trabalhar, cuidar de si mesma ou ter outras atividades fora de casa. Hoje, a mulher encara a maturidade de forma muito mais natural, segura e otimista, percebendo o quanto pode usufruir dessa fase. Sempre é tempo de começar uma nova etapa, de buscar um estilo de vida mais saudável, mais completo, enxergando a saúde de forma ampla e entendendo que beleza não tem necessariamente a ver com estética. Quem se cuidar, fizer exercícios físicos, mantiver uma dieta adequada, investir no lazer, atividades culturais e seguir um estilo de vida mais ameno, poderá viver mais, com saúde, bem estar e sabedoria. Na juventude somos aprendizes, como amadores na vida. Na maturidade deveríamos ser bons profissionais do viver: lúcidas e ainda otimistas, mas serenas, de uma beleza diferente. Não temos escolhas, quando passamos de certa idade, com o passar do tempo, efetivamente passa

o nosso tempo. A escolha é nossa, de cada uma de nós. Temos escolhas, mas somos inseguras. Podemos mudar, mas não acreditamos nisso. Viver e ser feliz não deveria ser assim tão complicado, muitos dizem! E por que não simplificamos ao menos o que pode descomplicar. Amadurecer deveria ser requintar-se na busca da simplicidade. Se aceitamos a ideia de que tudo se encerra quando acaba a juventude, nossa possibilidade de ser alguém válido diminui a cada ano. Essa perspectiva produz inércia e desperdício de talentos que poderiam ser cultivados até o fim, sem importar a idade. O importante é parar um pouco e refletir. Fazer um balanço da vida e decidir, pela própria experiência, o que quer fazer daí para frente e procurar o que é essencial para sua felicidade. “ Acredite nos seus sonhos, em qualquer idade. Nunca é tarde para se começar uma nova fase, testar um outro caminho ou tentar fazer as coisas de forma completamente diferente. A vida é feita de projetos. A vida é feita de erros e acertos. A vida é feita de sonhos. O que podemos fazer para nossa própria evolução é abrir mais espaço para que possamos testar esses novos caminhos,

Egle Maria Bonicelli

e descobrir novos horizontes para ser mais feliz ”. (Fonte: Manual Merck) Abaixo sito trechos do livro A Mulher Madura de Affonso Romano de Santa’Anna, que considero pensamentos verdadeiros nesta fase cheia de dúvidas, erros e acertos da mulher na maturidade. “ ... O corpo da mulher madura é um corpo que já tem história. Inscrições se fizeram em sua superfície. Seu corpo não é como na adolescência uma pura e agreste possibilidade. Ela conhece seus mecanismos, apalpa suas mensagens, decodifica as ameaças numa intimidade respeitosa. Na verdade, talvez a mulher madura não se saiba assim inteira ante seu olho interior. Talvez a sua aura se inscreva melhor no olho exterior, que a maturidade é também algo que o outro nos confere, complementarmente. Maturidade é essa coisa dupla: um jogo de espelhos revelador ”. “... Cada idade tem seu esplendor. É um equívoco pensá-lo apenas como um relâmpago de juventude, um brilho de raquetes e pernas sobre as praias do tempo. Cada idade tem seu brilho e é preciso que cada um descubra o fulgor do próprio corpo”.

Supervisora de Projetos do São Carlos Clube. Graduação e Licenciatura em Educação Física (FESC) e Pedagogia (UNAERP)- Pós-Graduação: Ciência da Motricidade Humana e do Exercício (UNAERP) – Especialização: Saúde Pública (UFSCar) e Condicionamento Cardiovascular Avançado e Biomecânica do Treinamento para Idosos (COOPER-Institute for Aerobics Research – Dallas – USA). 24 São Carlos Clube | Julho 2012


Maria Tereza, 56 anos, aposentada há 8 anos. Está sendo ótima essa fase da minha vida. O Clube proporciona atividades agradáveis para a terceira idade nas quais conhecemos pessoas que se tornaram grandes amigas. O tempo é pouco para ser dividido pelas atividades; jogo tranca, pontinho, faço ginástica, academia e ainda tenho massagem. Faço crochê, tricô, bordado, patchwork e reuniões para o cafezinho com amigas e familiares. É preciso saber viver com qualidade, paz interior, amor no coração, muita fé, coragem e sabedoria para enfrentáramos os obstáculos que aparecerem em nossas vidas. Ame sua família! Não pedimos para nascer, não sabemos quando vamos morrer, portanto, vamos viver bem este intervalo de tempo. Em qualquer idade, a prática esportiva leva o individuo a vitórias, superações e conquistas. Na terceira idade esses predicados significam: - vitória pessoal ao conseguir praticar um esporte, não importando o resultado; - superação dos medos (eu não consigo), angústias (na minha idade?) e conflitos (o que irão pensar de mim) e - conquistas, não de pódio, mas de autoconfiança, prazer, novas amizades e felicidade. Pratique esporte. Sempre é tempo! Maria Cristina Priore Na vida deparamos com variadas situações. Todia dia é importante, e a cada ano, tudo se renova. Os problemas sempre colocam a MULHER em situação ou ambiente diferente, e, de maneira diversa, fortalecem nossa alma. Problemas existem para ser solucionados, e não há nenhum problema que não tenha solução. Não temos de temê-los. A vida é dinâmica e VIVER é sentir e agradecer por tudo que possuímos e que recebemos de Deus, e o fato de estarmos vivos.... A vida é linda, basta sorrir...sorrir.... e sorrir...,..... para ela. Rosemary Parella Rampone “ A felicidade é resultado da simples determinação em ser feliz.E ser feliz está ao seu alcance, basta contentar-se com aquilo que já conquistou, e não foi pouco! Sabendo que sempre poderá partir para novas conquistas. A felicidade é a melhor definição de prosperidade.” Achei muito lindo é o que faço para manter disposição para continuar jogando e vivendo, com a maturidade vemos coisas incríveis, não devemos desperdiçar nenhum um dia!!! Valderez Pozzi “Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades”. São nas atividades do dia a dia que devemos buscar a nossa realização e melhorar a nossa qualidade de vida. Afastar o mau humor, ver o lado positivo do nosso trabalho, dedicar um tempo para atividades físicas, sair para passear, jantar fora, viajar, dançar, rezar, buscar boas companhias, valorizar as qualidades das pessoas são algumas atitudes que podem nos fortificar e fazer nossa vida valer a pena. Com um pouco de coragem e determinação, conseguiremos transformar nossa rotina em profunda alegria de viver. Giselda Fernandes Russo Diretora do Colégio Cecília Meireles


Social Registros

1ª Feijoada no Bar do Bosque Fotos: Diego Martins

André e Antônio

Fabiana e Sofia

Jane e Renato

Nívea e Sílvio

Lucimar

Maria Teresa e Rodrigo

Roseli e Beatriz

Tatiana

Daniel

Lucas e Ana Carolina

Silmara e Mirce

Sergio Quattrocchi e Nivea

26 São Carlos Clube | Julho 2012


Social Registros

Jantar Dia dos Namorados Fotos: Diego Martins

Jô e Nadim

Guta e Birola

Mérzia e José Carlos

Priscila e José Roberto

Rosi e Marco

Reginaldo e Eunice, Vanda e Neviton

Julho 2012 | São Carlos Clube

27


Social Registros

4 horas Nadando Fotos: Diego Martins

Albano

Alice

André Cunha

André

Antônio e Sandra

Beatriz Nascimento

Francisco e Nicolas

Nathan

Valéria

28 São Carlos Clube | Julho 2012


Julho 2012 | S達o Carlos Clube

29


Agenda Esportiva

Pedro Attílio Pascon Diretor Geral de Esportes Ubirajara Monteiro Diretor Técnico e Planejamento

Atividades Esportivas - Sede de Campo São Carlos Clube Dia

Horário

Modalidade

02 a 27

13h3

Colônia de Férias

SCC

Inverno Quente de 2012

04/jul

14h

Carteado

SCC

Torneio de Pontinho

05/jul

14h

Carteado

SCC

Torneio de Tranca Sete

07/jul

13h

Futebol Adulto

SCC (3 jogos) 19º Campeonato Interno Futebol Adulto

08/jul

08h

Futebol Adulto

SCC (3 jogos) 19º Campeonato Interno Futebol Adulto

11/jul

14h

Carteado

SCC

Torneio de Pontinho

12/jul

14h

Carteado

SCC

Torneio de Tranca Sete

14/jul

13h

Futebol Adulto

SCC (3 jogos) 19º Campeonato Interno Futebol Adulto

15/jul

08h

Futebol Adulto

SCC (3 jogos) 19º Campeonato Interno Futebol Adulto

18/jul

14h

Carteado

SCC

Torneio de Pontinho

19/jul

14h

Carteado

SCC

Torneio de Tranca Sete

21 a 22

08h

Atletismo

a definir

22/jul

09h

Sinuca

SCC

Copa São Carlos de Sinuca

21/jul

13h

Futebol Adulto

SCC (3 jogos)

19º Campeonato Interno Futebol Adulto

22/jul

08h

Futebol Adulto

SCC (3 jogos)

19º Campeonato Interno Futebol Adulto

25/jul

14h

Carteado

SCC

Torneio de Pontinho

26/jul

14h

Carteado

SCC

Torneio de Tranca Sete

28/jul

13h

Futebol Adulto

SCC (3 jogos)

19º Campeonato Interno Futebol Adulto

29/jul

08h

Futebol Adulto

SCC (3 jogos)

19º Campeonato Interno Futebol Adulto

29/jul 09h Sinuca SCC

Local

Atividade

III Camp.Brasileiro Caixa Menores Interclubes

Copa São Carlos de Sinuca

VENHA PRESTIGIAR AS ATIVIDADES ESPORTIVAS DO SÃO CARLOS CLUBE, TRAGA SUA FAMÍLIA E DESFRUTE DE TODA ESTRUTURA QUE O NOSSO CLUBE TEM A OFERECER A TODOS ASSOCIADOS.

30 São Carlos Clube | Julho 2012


Julho 2012 | S達o Carlos Clube

31


O MELHOR 1 DORMITÓRIO DESIGN DO INTERIOR

Shopping Iguatemi

USP Santa Casa

acesse: www.promonature.com.br e faça um tour virtual 360°

o tã s an da l Pl n ca Ve lo no

LANÇAMENTO


Revista 360º São Carlos Clube