Page 1

Memoria descritiva Barraska civil

Introdução A seguinte proposta segue no enquadramento de uma actividade proposta pelo núcleo de engenharia civil a fim da realização da barraca de curso na semana de enterro. Esta proposta surge no seguimento de acontecimentos tão recentes e notados, nomeadamente acontecimentos sísmicos.

A ideia será assim realizar um edifício em que apresenta um dano “sísmico” respectivamente um assentamento localizado na sua ala esquerda.

O desenvolvimento do projecto que se segue teve em conta algo tão essencial com a facilidade de utilização dos materiais escolhido e sua construtivilidade.


Descrição dos elementos do edifício O edifício é constituído por materiais chave, nomeadamente madeira e tijolo de burro. O elemento madeira será utilizado na sua estrutura enquanto o tijolo como ordenamento.


Os tijolos de burro poderão ser substituídos por tábuas de madeira e estas pintadas com as características dos tijolos de burro. Os mesmos no alçado frontal e posterior deverão devido ao assentamento localizado sofrer uma inclinação para a assim realçar o mesmo assentamento. A cobertura deverá ser realizada em telha, Marselha ou equivalente ou poderá mesmo se optar a mesma solução que já foi referida, tábua de madeira com pintura a dar noção de telhas. A frase engenharia civil deverá ser realçada com tinta de cor vermelha e deverá conter “tubo de luz” (luzes de natal) para assim realçar a mesma frase. De notar que se trata de esboços gerais, devendo na sua construção dar especial atenção a questões construtivas, nomeadamente ao contraventamento da fachada posterior e garantir a real ligação entre os vários elementos. Por fim, a barraca deverá possuir imagens típicas de roturas sísmicas e estruturas afectadas por estes, devidamente fornecidas pelo autor de projecto. De seguida apresenta-se a planta do projecto em causa.


3m

3m

3m 2m

Requerente:

Escala: 3m

1:50

01

Data: Ricardo Santos


Tabela resumo de materiais a utilizar Material Madeira Ripas Tábuas Painéis Vigas Tijolo Tijolo de burro (maciço/aligeirado) Quadros Danos de estruturas tipo Pregos De vários tamanhos Parafusos De vários tamanhos Tinta Vermelha (eventualmente branca/preta/laranja/castanha) Luzes Iluminação habitual Luzes de natal Cabos de electricidade Os mais variados cabos/tomadas/ligações macho fêmea… Águas Banca em inox Tubagem adequada para o fim e ligações

Meu Projecto Barraca de Civil 2009/2010  

Meu Projecto Barraca de Civil 2009/2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you