Page 1

Ano 5 - 96ª edição | 26 de maio

São Gonçalo entre as quatro melhores cidades do sudeste

Uma grande solenidade foi organizada para divulgar os municípios vencedores

Página 4

Unidades de Saúde serão inauguradas Página 3

“De Sol a Sol” abre o Roteiro das Artes

Página 7

Copa Integração começa dia 3

Página 9


Unidades Básicas de Saúde serão entregues à comunidade

Unidade de Ponte Conronl será inaugurada dia 19

A Prefeitura já concluiu e se prepara para entregar à população as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) construídas nas comunidades rurais de Ponte Coronel e Fernandes. Juntas, as duas unidades beneficiarão cerca de 500 pessoas.

A solenidade de inauguração da UBS de Ponte Coronel será realizada no próximo dia 19 de junho, e a unidade de Fernandes será entregue no início do mês de julho, em data ainda a ser definida. Outra obra que também em breve será

entregue a população é a Unidade Básica de Saúde do bairro Recreio que já está recebendo acabamento. Com a alvenaria concluída, a unidade aguarda os revestimentos e a pintura. Esta obra, iniciada no final do ano passado, é realizada em parceria

com o Governo do Estado. A unidade terá 338 metros quadrados de área construída e será a sede da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro, beneficiando cerca de 1.500 pessoas do local e de comunidades rurais próximas.

São Gonçalo recebe posto do Sine Numa parceria entre a Prefeitura e o Governo de Minas foi inaugurada em São Gonçalo, no dia 9 de maio, a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que será um centro de referência para o trabalhador do município. A solenidade contou com a presença de autoridades de Estado e do município. As unidades de atendimento ao trabalhador do Sistema Nacional de Emprego são coordenadas em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete). O Sine presta serviços totalmente gratuitos de intermediação de mão de obra, através de cadastro de empresas para oferta de vagas e cadastro e encaminhamento de trabalhadores para oportunidades de trabalho. Além de intermediar mão de obra, o Sine emite das carteiras de trabalho e previdência social, encaminha

A agência do Sine foi inaugurada no último dia 9

os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende ao trabalhador solicitante do seguro desemprego e disponibiliza informações sobre o mercado de trabalho, por meio de palestras e cursos de competências básicas.

Presente a solenidade, o secretário adjunto de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo destacou o trabalho realizado em São Gonçalo do Rio Abaixo para a implantação do Sine na cidade. “O Sine será a referência para o trabalhador, o pa-

lácio do trabalhador de São Gonçalo. O Sine é implantado somente em municípios com população economicamente ativa superior a 10 mil pessoas e São Gonçalo conquistou a implantação da agência no município”, concluiu.


São Gonçalo entre os quatro melhores municípios do sudeste São Gonçalo do Rio Abaixo participou, no dia 15 de maio da edição nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na sede do Sebrae em Brasília, ficando entre as quatro melhores cidades da região sudeste. São Gonçalo representou Minas Gerais concorrendo com Três Rios, do Rio de Janeiro e vencedor da disputa, com Socrocaba, de São Paulo, e Cariacica, do Espírito Santo.

A solenidade foi apresentada pela jornalista Rosana Jatobá e ocorreu dentro da programação das XV Marcha dos Prefeitos, que acontece em Brasília. Mais de cinco mil prefeitos de todo o Brasil participam do evento. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem o objetivo de valorizar administrações municipais que im-

plementaram projetos para desenvolver micro e pequenas empresas (MPE), reduzir burocracia, ampliar compras públicas e formalizar pequenos negócios. As ações escolhidas por São Gonçalo para a participação no Prêmio foram: criação do Distrito Industrial, projeto Gerando Frutos, Agricultura Familiar, Centro de Apoio ao Trabalho e à Economia Solidária (Cates) e o Centro de Apoio ao Trabalhador (Captar).

O fato de ter sido o melhor projeto de Minas Gerais e ter participado da edição nacional rendeu ao prefeito Raimundo Nonato Barcelos a participação em uma comitiva que irá à Espanha entre os dias 10 e 17 de junho, custeada pelo Sebrae, onde ocorrerão encontros com empresários em Madri e Barcelona.

O Troféu JK foi entregue pelo Sebrae Minas para São Gonçalo do Rio Abaixo pelo melhor projeto do Estado

Prefeito Nozinho junto ao presidente nacional do Sebrae, Luís Barreto

Melhor de Minas Gerais Na edição de Minas Gerais, realizada em março, São Gonçalo conquistou o primeiro lugar, concorrendo com outras 215 prefeituras mineiras, com 88 projetos válidos apresentados. Destas, 30 ficaram na disputa pelas três primeiras colocações por melhor projeto, sete destaques temáticos e cinco destaques regionais. São Gonçalo do Rio Abaixo concorreu em duas categorias e foi contemplado com o prêmio no quesito Melhor Projeto de Minas Gerais. Essa conquista respaldou o município a participar da edição nacional.


Município recebe prêmio da AMM pelo segundo ano consecutivo Cercamento de nascentes garante Prêmio Mineiro de Boas Práticas da Gestão Municipal A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo ganhou pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas da Gestão Municipal da Associação Mineira dos Municípios (AMM). A solenidade de entrega ocorreu na noite do dia 9 de maio, durante o 29º Congresso Mineiro de Municípios no Expominas, em Belo Horizonte. O Prefeito Raimundo Nonato Barcelos recebeu a premiação das mãos da secretária de Estado de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais, Renata Vilhena e do Presidente da AMM, Ângelo Roncalli. O projeto vencedor foi “Cercar para não Secar” - que remunera os produtores rurais que preservam as nascentes do município - no eixo Gestão do Desenvolvimento Urbano/Ambiental. O prêmio é uma iniciativa da Associação Mineira dos Municípios (AMM), chancelado pela União Brasileira pela Qualidade (UBQ) com objetivo de destacar as prefeituras comprometidas com o bem-estar da população, por meio de uma administração transparente e pautada em ações

Troféus do Prêmio Mineiro de Boas Práticas recebidos pela Prefeitura de São Gonçalo nos anos de 2011 e 2012

que promovam o crescimento. Em 2011, São Gonçalo recebeu o

mesmo prêmio na categoria Gestão de Desenvolvimento Social e teve como prática avaliada, o tra-

balho desenvolvido no Centro de Apoio ao Trabalho e a Economia Solidária (Cates).

Cercar para não secar “Cercar para Não Secar” é um projeto da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo que remunera os produtores rurais que protegem as nascentes do município. Os donos de propriedades rurais, devidamente cadastrados, tiveram suas áreas georeferenciadas. No ano passado, foram remunerados 78 produtores pelo cercamento de 244 nascentes que também terão plantadas mudas de espécies nativas em seus en-

tornos. O pagamento foi feito por unidade de nascente e também pela área cercada ao redor da mesma. Para que o produtor receba o benefício, as nascentes devem estar cercadas e passar por vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Neste ano, até o mês de abril, 74 nascentes já haviam sido georreferenciadas e outros 38 produtores aguardam a visita técnica da Secretaria de Meio Ambiente.

Nos quatros primeiros messes deste ano, 74 nascentes foram protegidas


Série Grandes Concertos apresenta Grupo de Percussão da UFMG

No próximo mês, a Série Grandes Concertos traz ao Centro Cultural, o Grupo de Percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A apresentação será no dia 2 de junho, às 20 horas, com entrada franca.

O Grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG foi criado em 1998 pelo professor Fernando Rocha. Todos os seus integrantes são alunos do curso de Bacharelado em Percussão desta Unidade.

O repertório inclui obras da música contemporânea, escritas originalmente para percussão e, também, adaptações de canções e ritmos brasileiros. Em seus concertos apresenta uma grande diversidade de instrumentos de percussão, como marimba, xilofone, caixa, tom-tom, bumbo e pratos. Além desses, o grupo utiliza instrumentos típicos brasileiros e outras fontes sonoras mais inusitadas, como o próprio corpo e tambores de freio de carro.

Grupo de Percussão da UFMG se apresentará dia 2 de junho

Centro Cultural recebe exposição itinerante de Alaíde Lisboa A Biblioteca Pública Professor Jofesf Blonsk, do Centro Cultural, apresenta a exposição literária itinerante “O que seria de nos se não sonhássemos um pouco”, da renomada escritora Alaíde Lisboa. A mostra é composta por 16 painéis que contam a história de Alaíde Lisboa e seus livros. A exposição estará à mostra de segunda a sexta-feira, até o dia 2 de junho, das 8h às 20h. As exposições literárias itinerantes, criadas pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, fazem parte do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Estado de Cultura junto às bibliotecas públicas municipais. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (31) 3833-5553.

Canto lírico e violão

No dia 12 de maio o Centro Cultural recebeu a apresentação da cantora lírica Luciana Monteiro e do violonista Flávio Barbeitas. O repertório do concerto foi integralmente dedicado a obras de compositores brasileiros e espanhóis, do século XVI ao XX.

Grandes Concertos A série Grandes Concertos teve início no mês de março e tem como objetivo apresentar um programa mensal especialmente voltado para a música clássica de qualidade, com artistas de reconhecimento nacional e internacional. Este é um projeto idealizado e produzido pelo músico Aulus Rodrigues e realizado pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


Show “De Sol a Sol” abre Roteiro das Artes 2012

No dia 26 de maio, às 21 horas, terá início a programação do Roteiro das Artes 2012. A abertura será com a estreia nacional do show “De Sol a Sol” que terá a participação de grandes e renomados artistas. O espetáculo será recheado de textos e fotos que com-

põem a Exposição de Sol a Sol. Os artistas Aulus Rodrigues (violão de São Gonçalo do Rio Abaixo); Débora Costa (percussão, de Belo Horizonte); Maíra Baldaia (voz e percussão, de Itabira); Nair Cândia (voz, de São Paulo)

e Jaime Alem (violão, viola e direção musical, de São Paulo) serão as atrações da noite. A apresentação terá releituras do repertório de cada um dos participantes, entre as quais “Arreuni”, “Velhos de Coroa”, “O Trem Que leva

Minas”, “Azedo e Mascavo”, além de composições próprias. Após a estreia em São Gonçalo do Rio Abaixo, o show “De Sol a Sol” segue para a primeira apresentação internacional no IX Encontro de Culturas de Serpa - Portugal.

O Roteiro das Artes consiste na promoção da cultura através de apresentações teatrais, de música, dança, cinema e oficinas no Centro Cultural. A edição de 2012 é uma realização da Prefeitura e tem o apoio cultural da Vale.

Os artistas Nair Cândia Iniciou sua carreira em festivais de música realizados no Vale do Paraíba. Mais tarde atuou como crooner de orquestras de baile. Atuou como vocalista em shows de Maria Bethânia, Elba Ramalho e Beto Guedes. Sua formação inclui cursos de teoria e percepção musical com a professora Aparecida, na escola do maestro Guerra Peixe e na Pró-Arte; canto, flauta, harmonia e percepção musical, na Escola Villa-Lobos. Estudou canto com Olga Maria Shroeter

Aulus Rodrigues

Maíra Baldaia

Natural de São Gonçalo, Aulus iniciou na música quando ainda era criança. Como solista já se apresentou a frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Tatuí em teatros como o Palácio das Artes (Belo Horizonte) e a Sala São Paulo. O jovem leciona Curso de Extensão da UFMG e apresenta recitais em formato solo e também com o violonista André Carvalho, com quem forma o Duo Leque Harmônico.

Mineira da cidade de Itabira, Maíra Baldaia colocou seu pé na arte pela primeira vez em 1994, em participação no cd “Nem tudo é verdade” do cantor e compositor Tony Primo. Foi integrante dos grupos de teatro “Arte Vida” e “Kerigma”. Formou-se em cinema pela “Escola Livre de Cinema/BH” e trabalhou na realização de diversos curtas metragens, sendo roteiro e direção de sua autoria em “O Ator Sem Palco”.

Jaime Alem

Débora Costa

Jaime Alem é compositor, instrumentista e arranjador. Iniciou sua carreira aos 16 anos, no interior paulista (Jacareí), e na verdade é mineiro de criação e árabe por ascendência. Maestro de Maria Bethânia há fiéis 25 anos, já produziu e dirigiu mais de 15 discos da cantora, além de álbuns para artistas como Mart’nália e Sueli Costa e compôs ainda trilhas sonoras para cinema e teatro. Seu mais recente trabalho, “Dez cordas do Brasil” marca a estreia do selo “Repique Brasil”.

Com o grupo Xicas da Silva já se apresentou com grandes nomes da música nacional como Milton Nascimento, Daniela Mercury e Chico César, levando os ritmos mineiros a outros estados. Como percussionista participou de mais de uma centena de shows com alguns cantores mineiros. Ela é coordenadora de percussão do projeto Turnê Urbana Tim Tambolelê, com oficinas de percussão em diversas escolas da rede pública de Belo Horizonte.


São Gonçalo comemora Dia Mundial do Meio Ambiente A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realiza de 4 a 6 de junho, várias atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho. As ações terão início na manhã de segunda-feira (4), às 7h30, com uma caminhada ecológica. A concentração será em frente a Praça do Rosário e os participantes seguirão até o Parque Ecológico, no bairro Recreio. A

tarde, às 13h30 será oferecida uma oficina de papel reciclado. Para participar, o interessado deve se inscrever, na sede da Secretaria, localizada à rua Campanário, nº 28, bairro Vale do Sol, a partir de segundafeira (28). Na terça-feira (5), a Praça Central será o palco de várias atividades. Às 15 horas, terão início os estandes com jogos, oficinas, emissão de Carteira de Identidade e Rua de Lazer.

Em seguida, os alunos do PELC farão uma apresentação teatral e as 18 horas, haverá apresentação do Canil da Polícia Militar. Às 19h30, as atividades do dia serão encerradas com a apresentação de paródias feitas pelos alunos da E.E. Desembargador Moreira dos Santos.

O último dia de evento, quarta-feira (6), contará com uma visita guiada à Estação Ambiental do Peti, a partir das 8 horas.

Óleo de cozinha usado A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está recebendo óleo de cozinha usado que será utilizado durante as oficinas de produção de sabão artesanal. A entrega do material deve ser feita na sede da Secretaria, localizada à rua Campanário, nº 28, bairro Vale do Sol. As atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente começam dia 4 de junho

Peixe Vivo realiza VII Semana de Atenção à Saúde Mental da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Marcelo Arinos, além de atividades propostas pelas equipes do Peixe Vivo. Também houve a atualização com os educadores sociais e demais profissionais da saúde mental, ação social com corte de cabelo, barba unha, jogos para os usuários em comemoração ao Dia Internacional da Luta Antimanicomial e palestras para os pais. Semana de Atenção à Saúde Mental contou com Ação Social

Na última semana, o Núcleo Psicossocial Peixe Vivo realizou a VII Semana de Atenção à Saúde Mental de São Gonçalo do Rio Abaixo, que teve o tema “Eu Faço da Minha Saúde a Prioridade Número

Um da Minha Vida”. O evento contou com palestras para as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) com o especialista em saúde mental e educador

O evento teve o objetivo de levantar a auto-estima dos usuários e mostrar que em São Gonçalo os usuários da saúde mental estão se integrando à sociedade, exercendo a sua cidadania e se incluindo ao contexto cultural, social e econômico.

Continua avacinação anti-rábica A Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal 2012 já começou em São Gonçalo e a ação para imunizar os animais de estimação segue até o dia 30 de junho. A estratégia adotada na cidade será vacinação de casa em casa nas comunidades rurais e em postos fixos e volantes na área urbana. As comunidades rurais estão sendo visitadas pelos agentes da Vigilância em Saúde e, na área central da cidade, foram montados pontos de vacinação Para este ano a meta é vacinar aproximadamente 1.445 animais, sendo 1.314 cães e 131 gatos. O objetivo da campanha é prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo a possibilidade da ocorrência da raiva humana. A campanha de vacinação anti-rábica não era realizada há quase dois anos em todo o país. A vacina usada anteriormente foi suspensa por causa dos efeitos causados nos animais. Mais informações pelo telefone (31) 3833-5694.


Começa a Copa Integração 2012 Terá início no próximo domingo (3) a IV Copa Integração 2012. Os jogos ocorrem entre as comunidades de São Gonçalo. A abertura do torneio será às 8h30 no campo de Bom Sucesso, onde o time Macaco Loko enfrenta a equipe Avaroei. Às10h30, a equipe de Martins enfrenta Guanabara. Para encerrar os jogos de abertura, Chácara Velha jogará contra BFC no campo da comunidade Mãe D’Água.

Este ano, a competição reuniu 12 times que foram divididas em dois grupos. O grupo A é composto pelas equipes Macaco Loko, Avaroei, Martins, Guanabara, Chácara Velha e BFC. O grupo B é formado pelos times: Bamba, Mãe D’Água, Malaquias, Bom Sucesso, Vargem Alegre e Ponte Coronel. A grande final do campeonato será disputada no dia 26 de agosto. Confira a tabela e acompanhe as jogos.

Equipes vencem pelo Campeonato do Médio Piracicaba As equipes de São Gonçalo que disputam o Campeonato do Médio Piracicaba, nas categorias infantil e juvenil, venceram seus jogos contra o Nacional de São Domingos do Prata realizados no último domingo (20), no Estádio Célio Moreira (Campo do Operário). No infantil São Gonçalo o placar ficou em 2 a 0 com gols de de Ivan e Tadeu e, no juvenil, a equipe sãogonçalense derrotou o Nacional por 1 a 0, com gol marcado por Túlio. Agora São Gonçalo vai enfrentar

o Grêmio de Itabira em data ainda a ser definida.

Campeonato de Santa Bárbara Em jogos válidos pela segunda rodada do Campeonato de Santa Bárbara, o Operário Esporte Clube empatou com o Novo Rumo de Barão de Cocais em 1 a 1 na categoria mirim e foi derrotado por 2 a 1 para a mesma equipe na categoria infantil. As equipes são-gonçalenses estão de folga na próxima rodada da competição.

São Gonçalo inaugura Creas centes autores de ato infracional.

Obra entrou em fase de acabamento

No infantil São Gonçalo venceu o Nacional por 2 a 0

A Prefeitura vai inaugurar no próximo dia 30 de maio, às 16 horas, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O serviço, que funcionará à rua Monsenhor Torres, nº 308, Centro, é operacionalizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

O Creas é uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Tem como objetivo realizar ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos e a adoles-

Visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários para a efetividade da ação protetiva à família, o Creas de São Gonçalo conta com uma equipe multiprofissional que promove a integração de esforços, recursos e serviços para potencializar as ações aos seus usuários. Também conta com a parceria dos serviços socioassistenciais e sistema de garantia de direitos.

Disque Denúncia: (31) 3833-5146 Disque Denúncia Nacional: 100


Fique Sabendo Edição 96  

Informativo da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo Fique Sabendo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you