Page 1

Revista de Educação Física Ensino Fundamental Educação Física Volume 1 - Edição1

Março/Abril—2018

Professor Ricardo G. Ferreira ricardogf13@gmail.com

A Revista de Educação Física Escolar Educação Física Digital

Destaques da Edição:  Treinamento com Pesos

Musculação  Flexibilidade e Alongamento  Xadrez  Segurança nas Aulas de Educação Física

Nesta edição: Educação Física Digital A Importância do Tênis

A Revista de Educação Física Escolar surge da necessidade de adequar os materiais produzidos para as aulas, às novas demandas da atualidade. A proposta é dialogar cada vez mais com os recursos da informática, internet e redes sociais, proporcionando aos estudantes a possibilidade de estudo e consulta aos materiais utilizados nas aulas de Educação Física, como os resumos das explicações, curiosidades, destaques, regras, entre outras i nf o r m aç õ e s relevantes. A revista poderá ser consultada através de um link (endereço eletrônico) que direcionará o leitor(a) Utilização de Smartphones para para a página da revista, poleitura da Revista Digital dendo ser acessada pelo WhatsApp, navegadores da web, tablets e principalmente smartphones. Aproveitem bem a leitura! Abraço! Professor Ricardo

Treinamento com Pesos

Frequencímetro Flexibilidade Futsal Xadrez

A Importância do Calçado Adequado Muitos estudantes, principalmente os novatos, estão habituados a participarem das aulas de Educação Física descalços, e são extremamente resistentes ao uso dos calçados adequados. É importante destacar que grande parte dos acidentes na quadra são decorrentes da não utilização dos tênis, e poderiam ser evitados. Lesões nos dedos do pé, tornozelos e principalmente as quedas, que produzem fraturas, normalmente são ocasionadas por desequilíbrios e escorregões. Fique alerta e mantenha-se atento ao uso dos tênis!


Página 2

Revista de Educação Física Musculação - Treinando com pesos livres

“...usamos a força praticamente em tudo que fazemos e somos dependentes dela durante toda a vida.”

Entre as diversas possibilidades de atividades físicas disponíveis, a musculação se destaca com um papel muito importante no desenvolvimento e manutenção de uma das capacidades físicas essenciais para os seres humanos que é a força muscular. Usamos a força praticamente em tudo que fazemos e somos dependentes dela durante toda a vida. Portanto é muito importante conhecermos a execução correta dos exercícios básicos com pesos e os equipamentos para treinamento, adaptáveis ou não. Um dos benefícios da musculação além do aumento da força muscular, está na possibilidade de aumento da

massa muscular (massa magra), que favorece uma composição corporal mais favorável , com menos gordura corporal e consequentemente menor possibilidade das doenças relacionadas ao excesso de gorduras, como o colesterol e os triglicérides. A musculação também fortalece os ossos, prevenindo fraturas e colabora na regulação do metabolismo hormonal. Muitos jovens procuram as academias para treinar, e devem ser muito bem orientados, porque o treinamento mal executado pode causar sérios danos à saúde. Podemos utilizar alguns objetos para fabricarmos nossos pró-

prios equipamentos de treino, como por exemplo os halteres, que podem ser feitos com garrafinhas cheias de água, pedras ou areia. Também podemos utilizar o próprio peso corporal para realizarmos exercícios, como por exemplo as flexões de braços, exercícios abdominais, de panturrilhas e as flexões em barras fixas. Não perca tempo, fique ligado(a) nas aulas de musculação na escola. Prepare seus equipamentos. Boa aula e bom treino!

Halteres diversos

Frequencímetro - Medidor de FC O frequencímetro ou medidor de frequencia cardíaca é o aparelho que utilizamos para medir os batimentos do coração. A maioria deles funciona com um relógio e uma fita. A função da fita, é ficar presa ao tórax na altura do coração e rece-

ber o sinal elétrico que o coração emite transmitindo-o ao relógio monitor, que codifica a informação para a apresentação numérica de forma que o usuário possa ler e acompanhar os resultados.

O frequencímetro é um aparelho muito importante para os praticantes de exercícios. A partir dele podemos treinar na zona alvo apropriada para cada um e controlar o exercício de forma a não cometer excessos no esforço do coração.


Volume 1 - Edição1

Página 3

Flexibilidade e Alongamento Muitas pessoas confundem alongamento com flexibilidade. Então vamos esclarecer esse assunto: Flexibilidade é uma capacidade física relacionada com a amplitude dos movimentos articulares. É uma capacidade muito importante que é evidenciada em diversas atividades do nosso cotidiano, como por exemplo: pegar uma lata no alto do armário ou pegar um objeto no chão. Também fundamenta um desempenho saudável em diversas práticas esportivas. Alguns esportes necessitam que os atletas tenham excelente flexibilidade, como por exemplo, o ballet e as ginásticas.

Já o alongamento, é um exercício físico que tem como função “esticar” os músculos, e suas estruturas adjacentes buscando aumentar a amplitude dos movimentos articulares. Além de desenvolver a flexibilidade, os exercícios de alongamentos produzem uma sensação de bem-estar e colaboram para a promoção e manutenção de uma postura corporal saudável.

siste em avaliar a flexibilidade e propor um plano de treinamento para corrigir os músculos “encurtados”.

Durante a execução do exercício, o praticante deve realizar o movimento na posição correta do alongamento desejado e forçar levemente a musculatura até sentir um “desconforto” e aguardar sustentando a posição durante 10 a 30 segundos. É importante observar que não Os exercícios de alon- se deve forçar muito, a gamentos podem ser ponto de sentir dor. realizados de diversas Realize os alongamenmaneiras: sozinho, em tos sempre com a suduplas ou de maneira pervisão de um profescoletiva. Por exemplo: sor de Educação Físiparte do trabalho do ca. personal trainner con-

Futsal O Futsal, ou Futebol de salão como muitos gostam de chamar é um dos esportes mais populares do Brasil. Nosso pais é heptacampeão mundial. O esporte no país é regulamentado e organizado pela CBFS - Confederação Brasileira de Futebol de Salão e no

âmbito mundial pela  FIFA. O esporte possui 17 regras que devemos conhecer e praticar. Algumas regras  do jogo: 

Na saída de bola não vale chutar direto para o gol. Não existe impedimento no Futsal.

Cada equipe participa do jogo Em breve teremos o em quadra com 5 início das aulas de jogadores. 1 goFutsal, aguardem! leiro e 4 jogadores de linha.

...o praticante deve executar o movimento na posição correta do alongamento desejado e forçar levemente a musculatura até sentir um “desconforto”


Revista de Educação Física Ensino Fundamental 2018 Belo Horizonte - MG Brasil

Edição, diagramação e arte final: Professor Ricardo G. Ferreira Professor de Educação Física Escolar das Redes Municipais de Educação de Belo Horizonte e Contagem em Minas Gerais.

ricardogf13@gmail.com ricardogf1@hotmail.com

Apoio: Colegas professores e professoras das diversas áreas de conhecimento e meus familiares.

Educação Física Digital 2018

Obrigado pela Leitura!

Xadrez O xadrez, Chess em inglês, é um dos esportes mais praticados do planeta, e tem aumentado o número de praticantes em nosso país. Trata-se de um jogo de estratégia extremamente inteligente que contribui muito para o sucesso escolar. Entre os benefícios do xadrez estão a me-

lhoria do raciocínio lógico, a concentração, o foco e a capacidade de tomar decisões. A prática do jogo também favorece a iniciativa e o respeito aos adversários. Por se tratar de um esporte mundial, hoje existem diversos aplicativos de xadrez que possibilitam jogar on-

line com adversários de várias partes do planeta. Aqueles estudantes que já sabem jogar xadrez e desejam aprimorar seus conhecimentos no jogo e participarem de competições, procure o professor Ricardo . Não perca tempo, movimente suas peças!

Revista de Educação Física Ensino Fundamental  

Revista destinada aos estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental - Experiências Pessoais e relatos de trabalhos.

Revista de Educação Física Ensino Fundamental  

Revista destinada aos estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental - Experiências Pessoais e relatos de trabalhos.

Advertisement