Issuu on Google+

Ano XVII • Edição 316 • Abril de 2011

Pânico: Você já esteve na Carvena de Adulão? Páginas 4 e 5

01-08.indd 1

06/04/2011 22:30:26


Edição 316 • Abril/2011

Projeto Jessé

02

Fundação Pró Auxílio

Palco de Vencedores O Projeto Jessé tem base na criação, cultivo e manutenção de condições para o crescimento, desenvolvimento e evolução sócio-cultural de jovens em idade compreendida entre 12 e 17 anos e 11 meses de idade, com ênfase nas atividades de Psicoterapia de Grupo, estendida à família, Curso de Música com especialidade num instrumento musical e Curso de Teatro, com acréscimo do desenvolvimento da prática cristã através do Ensino Bíblico como base de apoio às atividades propostas, afim de que se produza estados “resilientes” adequados aos desafios futuros que enfrentarão esses jovens.

Desde 1985, portanto há mais de 25 anos, a Fundação Pró-Auxílio realiza seu trabalho na cidade de Guarulhos ajudando pessoas a se levantarem e olharem para frente através de ajuda por meio de cestas básicas, bazares beneficentes, comemorações de datas festivas com “Dia da Criança” e “Natal”,

atendimento psicoterapêutico a jovens para desenvolvimento de orientação profissional, atendimento de familiares de usuários de drogas, assistência psicológica individual e de grupo, assistência fisioterapêutica, cursos de teatro, música, informática e, ainda e principalmente, fazendo gente encontrar esperança.

Precisamos de você, de seu conhecimento, de seu tempo, de seu patrocínio! Entre em contato conosco pelos fones 2865-9626 e 24413245,e participe de todas as nossas atividades, inclusive deste jornal, com o seu patrocínio! Seja mais um: Colabore!

Mamãe me ensinou Conte suas estórias com sua mãe, escolha a sua melhor foto com ela e publique na edição do final de abril, para homenagear sua mãe no Dia das Mães. cenapsicodrama@ig.com.br

Inscrições Abertas Às quartas-feiras, das 9 às 12h na Rua Ivo Brugnollo, 62, Jd. Rosa de França, Guarulhos. Inf: 2441-3245 e 2865-9626. Curso de teatro para adolescentes, de 12 a 17 anos, aulas de segunda-feira, das 14 às 18h. 30 vagas. Gratuito. Grupo de psicoterapia para familares de alcoolistas, reuniões às quintas-feiras, das 14 às 18h. 15 vagas. Gratuito.

à Farmácia Violeta pelo Parabenizamos e agradecemos sarial, desejando que o futuro convite e por seu arrojo empre bém nesse empreendimento! continue sendo de sucesso tam Jornal Talento

R. Ivo Brugnollo, 62 Jd. Rosa de França - Guarulhos CEP 07081-030 - Para patrocinar: 2441-3245

Diretor Responsável: José Luiz Ferrante Direção de Arte: Ricardo Ferrante

Impressão: Neograf

Tiragem: 20.000 exemplares

O Jornal Talento Artesão é uma publicação da Fundação Pró Auxílio em parceria com a Essencial Clínica com registro no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial com data de 29/09/1998. Matrícula no 1º Registro de Títulos e Documentos de Guarulhos sob n 128.972.

— Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus.” (Salmos 20:7) —

01-08.indd 2

06/04/2011 22:30:28


o

01-08.indd 3

06/04/2011 22:30:30


Edição 316 • Abril/2011

04

A Caverna de Adulão - Sinônimo de Psicoterapia -

José Luiz Ferrante

Quando Davi, um homem escolhido por Deus, valente vencedor do gigante Golias, cantado pelas mulheres: “Davi matou aos dez milhares...”, começou a viver seu drama persecutório, sua paranóia causada pela perseguição de Saul,e escarnecido por seus sentimentos, iniciando seu ministério e com medo, por não ter consciência completa do seu chamado, viu-se acuado, buscou no Vale de Elá o seu refúgio, esconderijo, palavras que são sinônimos de Adulão: “Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão;...” (1 Samuel 22:1). Existem momentos na vida em que precisamos nos refugiar e dar um passo atrás, para entender melhor nossa vida, nossas responsabilidades e atribuições, e quando não compreendemos isso conscientemente, o mecanismo do medo se instala e nos faz recuar, e fazendo que nos dediquemos a um tratamento. Para isso precisamos nos refugiar, ter o tempo e o método corretos ao nosso dispor, para reconsideramos e restabelecermos a ordem em nossa alma: “porque Deus não é de confusão, e sim de paz.” (1 Coríntios 14:33). De outra forma, Paulo explica que agrada a Deus que sejamos conscientes e não estejamos com nossa alma emaranhada, desordenada ou embaraçada: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1). Nossa limitação é conhecida e reconhecida por Deus, daí o buscarmos pelo esforço em manter arejada nossa alma, para que possamos cultuar ao Senhor e buscar a espiritualidade como alvo, contra uma dimensão carnal menos favorável à nossa felicidade. Se o nosso culto é racional, temos que ter nossa mente–psique–alma preparada para sua utilidade. Assim, ao precisarmos de refúgio, nosso Adulão encontra no tratamento psicoterapêutico, bem como medicamentoso a ajuda e o apoio necessários para o fim do emaranhado instalado através do medo (Síndrome do Pânico), da ansiedade exacerbada e da depressão.

01-08.indd 4

Lembre-se, você é tão humano quanto Davi e precisa tempo e apoio para conseguir ordenar a sua vida, principalmente quando tudo parece avolumar-se de uma só vez como problema em sua vida. Não estamos falando de conflitos existenciais, necessidade de saber um pouco mais de si, como falam as pessoas néscias do entendimento de para que serve o tratamento psicológico. Falamos da real necessidade de mudar determinados comportamentos que são péssimos ao funcionamento de nossa vida, tais quais como a precipitação, o destempero, a inércia, a atuação demasiada ou a falta de iniciativa, entre muitos outros, causadores de insatisfações que surgem como sintomas dos mais diversos males que acometem nossa mente–psique–alma. Via de regra, como já pudemos constatar em nossa vida de atendimento clínico, uma Síndrome do Pânico vem sempre acompanhada de crises de falta de ar, taquicardia e agorafobia, ou seja, medo de estar em determinado lugar ou situação. É usual que os pacientes que recebemos com Depressão, apresentem crises estomacais, LER – Lesão por Esforço Repetitivo,ou tenham Lombalgia e crises de dores referidas, de conformidade com a estrutura histórica de cada qual. Tudo isso, é claro, além dos sintomas clássicos que compõem o quadro clínico de cada enfermidade relacionada acima. Muitos evangélicos, “crentes”, sofrem por não conseguirem diferenciar os males da alma dos do espírito, e são extremamente massacrados pela culpa de não terem a fé suficiente para livrarem-se do mal. Deus cura de muitas formas, para isso nos deu talentos como a medicina, a psicologia, a fisioterapia, a fonoaudiologia, e assim por diante. Deus sabe todas as coisas e seus caminhos são mais altos que os nossos, segundo a Sua Palavra! Faça como Davi que teve o tempo e a forma mais adequada para resolver sua questão. Ele sabia usar e utilizava todas as armas que Deus lhe dispunha!

Temos recebido muitos e-mails, desde a edição passada, e neles percebemos a cobrança que as pessoas dizem sentir, desde líderes, os quais tem miopia, hipertensão, diabetes, obesidade, e uma infinidade de problemas que não são curados pelo exercício da fé como se dizendo que essas pessoas não sejam ou não estejam consagradas, ungidas, para seu ofício, até iniciados que se sentem disistimulados, pois sentem que nunca terão a sua fé aumentada até ser maior que um grão de mostarda e ainda não compreendem que tão somente as coisas explicam-se pelo caminho que cada qual percorre em direção à meta. Para o cristão, a Caverna de Adulão é Jesus, pois nele encontramos refúgio para todas as situações de nossas vidas e “agindo eu, quem o impedirá?”, (Isaías 43:13). E não é Jesus o médico dos médicos, o mestre dos mestres? Quem nunca ouviu falar do best-seller de Mark W. Baker, Jesus o Maior Psicólogo que Já Existiu! Com certeza já ouviu, bem como sabe que proliferam livros de auto-ajuda baseados no Evangelho de Marcos e Lucas! Não sofra à toa, busque a ajuda de um médico ou de um psicólogo quando precisar de apoio frente questões do seu corpo e da sua alma. Certamente, o seu espírito agradecerá! Segue abaixo uma síntese sobre o tema Síndrome do Pânico. Leia e se precisar, tire suas dúvidas. Eu te amo em Jesus e desejo de coração que você tenha sempre toda a força de Sansão; A alegria de Miriam depois de atravessar o Mar Vermelho; A ousadia de Davi quando dançou para o Senhor; A unção dobrada de Elizeu; A perseverança de José do Egito; A sabedoria de Salomão; A prosperidade de Jó; A coragem de Josué; a Fé de Abraão; E a paz e o amor de Jesus, os quais excedem todo o entendimento! Meu desejo é, ainda, que você possa ter muitas realizações, e que você se sinta tocado grandemente por Deus! Nunca se esqueça: Ele vai além do que você imagina! Ele te ama e o maior sonho de Deus é realizar o teu sonho! Que a paz e o amor de Jesus continuem reinando em sua vida!

06/04/2011 22:30:31


Edição 316 • Abril/2011

05

Síndrome do Pânico Etiologia Síndrome ou Síndroma: Reunião de sinais que envolvem em conjunto, o indivíduo, provocados por um mesmo mecanismo e dependentes de causas diversas. Os sinais são comportamentos compulsivos cuja finalidade é aliviar, evitar ou amenizar a obsessividade recorrente nascida da ansiedade vigente nos estados de equilíbrio precário e estágios de pré-sintomas. Os sintomas se referem a lesões, perturbações funcionais de um órgão ( ou todo o organismo), indícios, presságios (aquilo que avisa, precede: algo está ou vai acontecer), semelhanças (a algo entre si = isso é sintoma que ele(a) vai…)e aparência de que algo está errado. Distúrbio é a perturbação, confusão, alteração das ordenações fisiológicas, comportamentais, da afetividade, da percepção, juízo, conceitos, memória e da atividade voluntária, durante lapsos de tempo variáveis, imprecisos e sem controle. Contemporâneo é o que é do mesmo ou do nosso tempo. Universal é o que abrange tudo, toda parte e a todos. Que tem caráter de absoluta generalidade. Pânico é o que assusta sem motivo; terror infundado. Uma Definição Síndrome do Pânico é um conjunto de sinais e sintomas que envolvem o indivíduo causando-lhe distúrbios ou perturbações de ordem física, mental e psicológica, sem que haja um motivo fundamentado e claro, sendo um quadro clínico estabelecido na atualidade e sem que se possa definir um grupo mais ou menos suscetível desse estupor paralisante e súbito. Isaías Paim define: “Trata-se o Pânico de uma síndrome fugaz observada em raras ocasiões, principalmente na guerra, nas grandes catástrofes e nos tremores de terra”. Baelz chamou a intensa comoção panicosa de estupor emotivo. Honório Delgado chamou esse quadro clínico de “Reação Neurótica do Pânico”, classificando-o com uma reação aguda provocada por situações intempestivas

01-08.indd 5

de grande perigo. É característica da Síndrome de Ataque de Pânico a interrupção dos processos psico-afetivos com paralisia dos sentimentos e obnubilação sensorial (o indivíduo permanece apático e indiferente sem poder chorar ou expressar qualquer sentimento). Diagnóstico Em função dos desconfortos causados pelas várias formas de distúrbios ou perturbações, o diagnóstico inclina-se sobre a verificação dos seguintes itens: Queixa Principal e Queixa Subjacente! I - Queixa Principal Fazem parte da Queixa Principal todos os sintomas e desconfortos enumerados pelo paciente e geralmente são: 1 - Medo de morrer; 2 - Medo de que algo ruim aconteça; 3 - Medo de ficar só; 4 - Angustia desmedida; 5 - Sufocamento, falta de ar; 6 - Depressão; 7 - Disritmias cardíacas; 8 - Tonturas; 9 - Náuseas; 10 - Dores de cabeça; 11 - Dores de estômago e referidas; 12 - Descompasso respiratório; 13 - Tremores; 14 - Descontrole motor; 15 - Suor excessivo; 16 - Estupor; e , 17 - Paralisia. Daí a leitura clínica de alterações tais como: a) fisiológicas: Sintomas em si; b) comportamentais: Busca de lugares seguros, excluindo-se do convívio social ou de situações de exposição, ocasionando mau desenvolvimento das atividades cotidianas tais como estudo, trabalho, alimentação, sono, relacionamentos interpessoais e familiares; c) de percepção: Em estado de Pânico podem surgir agnosias visuais, táteis e au-

ditivas, gerando perda das sensações que chegam através desses sentidos. É possível então que a Síntese Perceptiva não se realize corretamente, produzindo-se a formação de Ilusão, percepção deformada, e Aberrações Perceptivas, gerando a percepção de cores aberrantes (aberração cromática), provenientes da substância mescalina; d) dos conceitos: Com perda das relações conceptuais, onde o panicoso não consegue estabelecer analogias simples como os avisos de saída de emergência à situações de perigo iminente (estado crônico nos esquizofrênicos e deficientes mentais); e) dos juízos: Dada a alteração da percepção, podem ocorrer reações deliróides, persecutórias e hipocondríacas (são perturbações com duração limitada e relativa ao estado panicoso, bem como as que acontecem em intoxicações e doenças infecciosas febris, sendo o que difere do delírio encontrado nas formas psicóticas); f) de memória: Na criação de Fabulações, pertinentes às paranóias (são relatos de coisas fantásticas que nunca aconteceram); g) de afetividade: Ressaltando-se a depressão (do mal-estar até o estupor melancólico) e a apatia (indiferença afetiva); e, h) da atividade voluntária: Com estados de excitação, estupor melancólico (voz baixa, vacilante e monótona), negativismo (contra toda solicitação do mundo exterior) ou sugestibilidade volitiva (adota qualquer solicitação vinda do exterior) e atos impulsivos (ações desprovidas de finalidade). Dr. José Luiz Ferrante, Psicólogo Clínico, CRP 06 / 53339 – 4 SP, CRP 01 / 9931 DF/AC/ AM/RO/RR. Psicólogo Junguiano. Psicodramatista pela Sedes Sapientiae, filiado à FEBRAP (Fed. Bras. de Psicodrama), Professor de Teatro e Psicodrama na Fundação Pró-Auxílio. Presidente da Fundação Pró-Auxílio. Diretor da Essencial Clínica de Psicologia. Diretor do Jornal Talento Artesão. Coordenador do Projeto Teatrando. Psicólogo filiado à ABRINQ – Adotei um Sorriso. Ator pelo Centro de Artes Cênicas do TUCA/PUC. Playbacker de Teatro de Reprise. Conselheiro da Fundação Pró - Auxílio para famílias em convívio com usuários de droga de forma indevida pela SENAD – Sec. Nac. de Pol. sobre Drogas e Universidade de Santa Catarina.

06/04/2011 22:30:32


06

Edição 316 • Abril/2011

Você sabia… ...que Guarulhos deposita no Rio Tietê cerca de 5% de todo esgoto que é lançado em toda extensão dele, sem qualquer tratamento? ...que Guarulhos deposita no Rio Tietê o dejeto de 1.500.000 habitantes sem qualquer tratamento? ...que Guarulhos tem a cara de pau de depositar todo o esgoto que produz, diretamente no Rio Tietê, sem qualquer tratamento, em natura, e ainda cobra de seus munícipes taxa de esgoto que é quase 50% do valor de toda conta de água emitida pelo SAAE? ...que o Rio Tietê poderia ser meio de transporte para você e sua família se cidades com governantes pouco responsáveis como Guarulhos tratassem o esgoto antes dele se depositado no leito do rio? ...que até mesmo sua saúde e de outras pessoas ao seu redor são afetadas pelo descaso que os governantes de todos e quaisquer partidos, ao longo dos anos, sempre tiveram em relação à preservação da natureza em Guarulhos, incluindo o Rio Tietê, que deveria ser tratado como patrimônio da cidade?

a cidade de Guarulhos melhora mais! Está cada vez mais limpa, o trânsito melhorou muito com as mudanças feitas e o cuidado com o calçamento que é ótimo, e tenho certeza que amanhã terei mais uma surpresa boa vinda da administração pública! Fantástico esse viaduto que nos leva da Paulo Faccini diretamente para a Dutra, principalmente porque ele não passa por cima da Monteiro Lobato, e a gente tem a oportunidade única de, no cruzamento entre as duas grandes avenidas, ficar parado olhando com prazer o mesmo perigo que existia antes, bem como continuamos perdendo o mesmo tempo que perdiamos antes das dislumbrante obra! E para não esquecer que Guarulhos tem um Manual de Acessibilidade, confira as fotos ao lado!

Idoso em Guarulhos não consegue andar na calçada

da rua e Isso é no meioda retaria em frente sec ano do desenvolvimento urb

Subindo na calçada ar, para descarreg é só um instantinho

ho Tem que ser magrincalç ada para passar na Essa padaria na Cachoeira

é ótima.

Mas mudando de assunto, sem mudar muito, quando você sai na rua pela manhã em busca do pão de cada dia, para fazer sua caminhada, para levar suas crianças à escola, ir ao supermercado, enfim, transitar pela cidade que você “vive”, costuma dizer feliz frases assim: - Puxa, como o dinheiro do meu Iptu é bem utilizado pelos administradores guarulhenses! - Que coisa boa, em Guarulhos nunca acontecem escândalos com desvios de verbas, não é Maria Bethânia? (perguntando para sua vizinha) Que coisa bacana, cada dia

01-08.indd 6

06/04/2011 22:30:34


Edição 316 • Abril/2011

07

É possível tratar as estrias? Fernanda Ferrante

A estria se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão. As causas mais comuns são: crescimento na puberdade, aumento de peso (efeito sanfona), gravidez. Pode aparecer em qualquer parte do corpo da mulher, sendo que, as estrias acometem mais mulheres do que em homens. É comum na área do bumbum, flancos, seios e barriga.

r, ho

As estrias podem ser classificadas de acordo com sua evolução:

“Com o uso do STRIAT abriu-se uma nova perspectiva no tratamento das estrias”

• Estrias avermelhadas ou rosadas: São recentes e nesta fase os tratamentos dão melhores resultados, pois ainda não se tem fibrose cicatricial. • Estrias brancas: São mais antigas e nesta fase o grau da fibrose cicatricial já se completou, dificultando o tratamento. Na literatura disponível sobre estrias, os autores são unânimes em considerá-las como seqüela irreversível. Com o uso do STRIAT, uma corrente micro galvânica, abriuse uma nova perspectiva no tratamento das estrias. Dados preliminares mostraram que ocorre um acentuado aumento no número de fibroblastos jovens, possibilitando a produção maior de

colágeno, uma neovascularização e o retorno da sensibilidade dolorosa após algumas sessões de eletroestimulação. A eficácia do tratamento, desde que controlada as variáveis, pode chegar até 100%, dependendo da resposta de cada paciente, variando o número de sessões de acordo com a cor da pele, idade, tamanho e profundidade das estrias. É importante que seja feita uma avaliação por um profissional para definição de um prognóstico individual. Dra. Fernanda Ferrante é Fisioterapeuta – Crefito 3/127229-F. Diretora da área de Fisioterapia da Essencial Clínica. Fones: 2441-3245 9730-1744. Deus é Fiel!

PRECAUÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES Pacientes portadores de: • Diabetes • Hemofilia • Síndrome de Cushing • Propensão a quelóides • Psoríase • Vitiligo • Anti-inflamatórios sem corticóide (para aplicação no dia)

te Striat (microcorrenizad o no galvânica) util rias e rugas est de o tratament

01-08.indd 7

Pacientes que fazem uso de: • Esteróides • Corticosteróides

06/04/2011 22:30:35


Edição 316 • Abril/2011

08

Personal Organizer

Para quem quer Qualidade de Vida! O Personal Organizer é um profissional treinado com habilidades específicas para assessorar pessoas que não tem tempo ou paciência, ou ambos, para organizar a vida doméstica de seus clientes. Com isso, o Personal Organizer busca o aumento do conforto, harmonia, praticidade, agilidade, economia, produtividade e bem-estar no espaço de convivência diária de seu cliente. Isso, de maneira, sempre respeitar esse espaço físico, gostos e, principalmente, o estilo de vida de cada cliente. Para organizar, o Personal Organizer corrige e ensina seus clientes a controlarem e educarem suas próprias vidas. Para isso, livrar-se do que é excessivo é prioritário no processo. Daí, em busca do resultado, é significativo e importante escolher e estabelecer prioridades. A desorganização desestrutura seu ambiente familiar, profissional, de repouso ou de lazer e causa um estresse incômodo para a sua vida. A desorganização se traduz num desperdício de tempo, com perda de qualidade de vida, pois não se pode viver em um ambiente saudável e confortável se a desordem imperar. Assim, o Personal Organizer minimiza o estresse da vida doméstica, acrescentando tempo livre para se dedicar ao lazer, família e a todas as atividades que foram deixadas de lado devido a desordem em seu lar. Para isso se realizar, o Personal Organizer precisa contar com empresas como a M&M, que tem soluções inteligentes como as ‘caixas organizadoras’, as quais racionalizam o espaço disponível e resolvem as questões priorizadas para a solução do conflito entre desordem e organização. Para conferir mais informações, entre em contato pelo fone 2452-1975, pelo site: www.pastasmm.com.br

01-08.indd 8

06/04/2011 22:30:46


Jornal Talento 316