Issuu on Google+

DESENVOLVIMENTO ´

aerofolio frontal Este design foi criado com o objectivo de direccionar o fluxo do ar por cima das rodas de forma a evitar o contacto com estas e fazendo assim com que o as rodas não sofressem qualquer tipo d e a t r i t o . Após testar verificamos que o pretendido foi alcançando, mas tinhamos agora outro problema: O fluxo do ar incidia com demasiada pressão na frente do carro, aumentando o drag.

Este design foi criado com a inclinação ideal, e de modo a que protegesse a roda totalmente do fluxo do ar. Este componente é extremamente aerodinâmico, contudo a equipa decidiu que poderia ser melhorado e a area frontal poderia ser diminuida.

1

3

\

Este design é uma evolução do ultimo, mas a inclinação do aerofólio foi reduzida de modo a reduzir o drag. Adicionamos também um pequeno winglet na extremidade do aerofólio para estabilizar. Este aerofólio revelou-se pior que o seu evolução, pois o fluxo do ar incidia agora na superfície da roda, aumentando o coeficiente de drag e fazendo com que esta abrandasse.

Este design foi baseado num doas carros mais rápidos do mundo. Foi desenhado para permitir que o ar flua directamente para o corpo do carro à excepção das rodas que são completamente protegidas do fluxo do ar. Este conceito é bastante fiável, contudo a equipa decidiu não o usar porque poderíamos ainda reduzir a área frontal.

2

4

5

Este é o conceito final utilizado pela equipa. A inclinação do aerofolio anterior foi aumentada, e foram colocadas duas pequenas saliências nas extremidades de forma a garantir que a area frontal era diminuida e ainda assim pouco fluxo de ar incidia na superficie da roda.

06


06 - Development - Front Airfoil