Page 1

Capa pdf.qxd

1/20/11

4:30 PM

Page 1

HERDADE DA CORTESIA BARRAGEM DO MARANHÃO

PORTUGAL PHOTOS RICARDO POLÓNIO

0 6 . 2 0 1 0 I N B L U E

T R A V E L

M A G A Z I N E


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

A blue ESTEVE LÁ! Junho de 2010

{

7/28/10

12:43 PM

Page 46

E Q U I L I B R A R

C O R P O

E

M E N T E

}


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:43 PM

Page 47

HERDADE DA CORTESIA

F I M - D E - S E M A N A E M AV I S

Fuja da confusão das praias e refugie-se na tranquilidade do Alto Alentejo para recuperar de um intenso ano de trabalho. Na Herdade da Cortesia, em Avis, vai-se a banhos na barragem do Maranhão, pratica-se remo de alta competição, anda-se a cavalo pela propriedade, fazem-se jantares românticos num barco, sobe-se aos céus de balão e descansa-se o olhar nas vastas planícies alentejanas... Fora de portas descubra ainda o melhor que esta região tem para oferecer em boa gastronomia, na visita à histórica Coudelaria Alter-Real e ao Fluviário de Mora.

Por P A T R Í C I A C A B R A L Fotos R I C A R D O P O L Ó N I O


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:43 PM

Page 48

Alentejo com design... Esqueça os típicos montes alentejanos e deixe-se surpreender por um hotel com um impacto arquitectónico marcante. Totalmente integrado na paisagem envolvente é o poiso certo para dias de descanso absoluto.

DIA 1 | S EX TA- F E I RA

GOZAR OS PRAZERES DA VIDA Luís e Pedro, amigos e sócios neste projecto ambicioso, convidam-no a descobrir um outro Alentejo...

Go! COMO IR Siga a A6 até à saída Montemor-Arraiolos. Continue pela N4 e ao chegar a Arroiolos vire à esquerda, ao encontrar a rotunda tome a direcção para Pavia. Chegando a esta localidade siga as indicações para Avis e, depois, para a Herdade da Cortesia.

48

B L U E

T R A V E L

Muito diferente dos tradicionais montes alentejanos, a Herdade da Cortesia, a dois quilómetros do centro de Avis, nasceu da vontade de um grupo de amigos em criar um lugar para receber atletas de remo de alta competição e pessoas em descanso. Mesmo junto às margens da barragem do Maranhão reúne óptimas condições para a prática desta modalidade. Três braços com grandes extensões, boas acessibilidades, pouco vento e ausência de barcos a motor trazem desde dinamarqueses, noruegueses, neo-zelandeses a este centro de estágio que já preparou muitos medalhados olímpicos. O próprio Luís Ahrens Teixeira, um dos cinco proprietários, foi campeão de remo e era nas águas do Maranhão que praticava diariamente. «Venho para aqui desde os anos 90 e a partir de determinada altura tive vontade de ter um espaço para receber estrangeiros que também praticassem este desporto», conta Luís. O plano de negócios para construir um hotel de quatro estrelas iniciou-se em 2004, tendo as obras começado em 2007. Todo o projecto foi desenvolvido pelo arquitecto Pedro Veiga, um dos sócios da herdade, em parceria com um atelier de arquitectura e a decoração de interiores foi assinada por Reimão Pinto. «Desafiei um amigo, Klaus Gruner, que trabalha nesse atelier e ambos desenvolvemos o conceito», explica Pedro. O edifício divide-se em três braços, oferecendo diferentes perspectivas da paisagem circundante. «Quisemos projectar o hotel para o exterior, por isso temos quartos orientados para norte, poente e nascente. Os 30 quartos estão distribuídos por três alas: alfazema, verde e azul, criando uma atmosfera extremamente repousante. Todos têm acesso à piscina com um bar-esplanada e amplas vistas sobre a planície, que se estende ao longo dos 47 hectares de terreno. Na propriedade, junto à barragem, existem umas ruínas que futuramente irão ser transformadas e servir de instalações ao spa. Cavalariças, um picadeiro e ginásio são outras das infraestruturas disponíveis para gozar da sua estadia em pleno. Não ter horas marcadas e estar ao seu ritmo é outro dos estandartes desta herdade que não impõe limites de horário para as refeições e o check out prolonga-se até ao fim do dia. «Queremos descomplicar e que as pessoas aproveitem bem todos os momentos. Pode chegar às 16h de Lisboa e almoçar ou tomar o pequeno-almoço até tarde», diz Luís. >>>

EE 2

HERDADE DA CORTESIA

Tel.: 242.410.130, Avis, www.herdadedacortesia.com. Duplo a partir de €180 Tem 30 quartos, com quatro vistas possíveis: barragem do Maranhão, vila de Avis, planície alentejana e piscina. Um restaurante com esplanada, zonas de estar, ginásio, picadeiro, cavalariças e piscina com bar são outros dos atractivos deste hotel com quatro estrelas.


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:44 PM

Page 49


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:44 PM

Page 50

Fogo de Verão Ao fim da tarde, quando as noites se tornam mais frias, acende-se a lareira e goza-se o pôr de sol sobre a planície alentejana.


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:44 PM

Page 51

DECORAÇÃO NÁUTICA No bar podemos ver numa das paredes uma colecção de remos. Um desporto que acaba por contagiar até os não praticantes.

ALMOÇO DE OLHOS POSTOS NO LAGO. Situado no primeiro piso o restaurante 180, com vista sobre a barragem, foi a nossa escolha para a primeira refeição em terras alentejanas. Numa das mesas junto à janela experimentei o Caril de camarão em cone folhado, que aconselho vivamente, e Cação com migas de bacalhau e poejo, preparados pelo chef Gustavo Martins. A ementa inspirada na cozinha regional alentejana aposta numa apresentação mais elaborada. «Temos uma horta de ervas aromáticas e utilizamos muito a salsa, poejo, rosmaninho, alecrim e hortelã da ribeira na preparação dos nossos pratos», explica o chef. Para a sobremesa coube-nos o Blue Cheese com mascarpone e frutos em mel, uma especialidade para os amantes de queijo, e o gelado de lima com morangos salpicados com glazé de Modena. Pode ainda provar outros pratos deliciosos como a Empada de perdiz com foie gras, as Plumas de porco preto com pastel de farinheira e laranja, entre outros sabores típicos. Com quantidades doseadas e confeccionados de forma leve nunca vai sentir-se pesado após a refeição.

VISTA SOBRE O MARANHÃO Na esplanada do restaurante existem recantos convidativos para ficar a observar as águas tranquilas da barragem do Maranhão.

B L U E

T R A V E L

51


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:44 PM

Page 52

Passeios na herdade Kiko, responsável pelos cavalos da herdade, conduz os passeios de charrete. Custam €30 por pessoa e é uma óptima forma de conhecer a extensa propriedade.

Reservamos o final da tarde, já com temperaturas mais amenas, para um agradável passeio de charrete pela propriedade. Kiko, responsável pelas cavalariças e equitador, levou-nos pelo desfiladeiro fora até junto ao grande lago. Pode passear a cavalo, ter aulas práticas no picadeiro ou andar nos dorsos do Andaluz e Catalão, os dois simpáticos burros que residem na herdade.

DIA 2 | S Á BAD O Estendida numa cama suficientemente comprida para receber os altíssimos praticantes de remo que aqui pernoitam, despertei com os sons dos pavões que circulam livremente pelo terreno. Subi até ao terraço do restaurante para um pequeno-almoço revigorante, antes de um passeio de caiaque. Sumo de laranja natural, ovos mexidos com bacon, fruta, diversas variedades de pão, queijo e fiambre fazem parte do buffett disponível. Assim que chegámos ao passadiço já estava o Luís equipado e a carregar o skiff, o barco usado para a prática de remo, para dentro de água. «Todos os dias de manhã ou ao fim da tarde venho fazer o meu exercício», conta-nos o antigo campeão de remo. Kiko juntou-se a nós num caiaque e percorremos o leito do Maranhão, que nos ía surpreendendo com as suas paisagens tão diversificadas. No regresso parámos junto a uma das margens, de onde se pode ver Avis e ali ficámos a gozar aquela tranquilidade e imensidão da planície alentejana.

PETISCOS DA MARIA JOSÉ. Depois de uma manhã bem passada na barragem o nosso destino levou-nos até à Tasca do Montinho, situado num lugarejo com o mesmo nome a dez minutos de carro da herdade. Aberto há 13 anos angariou fama pela cozinheira de mão-cheia, garantindo casa sempre lotada e clientes que vêm de várias zonas para provar o Arroz de lebre, a Perdiz estufada e tantas outras especialidades. Receitas antigas que nem no livro «Os Petiscos do Montinho» Maria José revela a cem por cento os segredos que tornam cada prato tão saboroso. 52

B L U E

T R A V E L


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:44 PM

Page 53


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:44 PM

Page 54


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:44 PM

Page 55

TASCA DO MONTINHO Alcórrego, Avis, Tel.: 242.412.954 Horário: Das 12h às 15h, das 19h às 22h. Encerra à segunda-feira A PROVAR: Migas de espargos com carne frita

OS PETISCOS DE MARIA JOSÉ trazem viajantes de todo o lado à tasca do Montinho. Das migas ao arroz de lebre a cozinha alentejana ocupa aqui LUGAR DE DESTAQUE Nós começámos pelas entradinhas típicas como os ovos de coderniz, torresmos, farinheira frita, linguiça assada e como não podia deixar de ser o pão alentejano e queijo de ovelha. Seguiram-se as Migas de espargos com carne frita e para sobremesa o bem doce Fidalgo. Já com o estômago cheio fomos até Alter do Chão visitar a Coudelaria Alter-Real. Fundada em 1748 pelo rei D. João V aqui criam-se cavalos Puro Lusitano para competição. Nas cavalariças encontrámos Duarte Nogueira, um dos equitadores, a escovar o Zaoto, um digno representante desta raça. Pouco depois montava no seu dorso reluzente e desfilava na Praça D. João V, onde fica uma azinheira centenária, para a objectiva do nosso fotógrafo. Outra das grandes atracções da Coudelaria são os falcões, algumas destas espécies têm mesmo estatuto de protecção por estarem em vias de extinção. Na sala de Carlos Crespo, o responsável pela falcoaria, formado em história, contou-nos como sugeriu esta paixão na sua vida. «Quisemos reabilitar uma antiga modalidade de caça e criar um atractivo turístico para os visitantes», conta Carlos.

PAIXÃO PELO REMO Luís Ahrens Teixeira, um dos donos do hotel e antigo campeão de remo, fez da herdade da Cortesia um verdadeiro centro de estágios para atletas de alta competição.

>>>

SPOT MÁGICO Todos os quartos têm acesso directo à piscina, um dos cartões de visita deste hotel. No seu bar pode almoçar uma refeição ligeira à base de saladas e tostas.

B L U E

T R A V E L

55


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:45 PM

Page 56

No reino do cavalo Na Coudelaria Alter Real pode ver alguns dos melhores exemplares Puro Lusitano. Desde visitas guiadas às demonstrações de falcoaria deixe-se contagiar por um lugar cheio de história que enaltece a arte equestre. Coudelaria Alter-Real; Alter do Chão; Tel.: 245.610.060

Enquanto conversávamos o pequeno falcão bebé que estava na gaiola piava ininterruptamente à espera de alimento. «É a nossa cria mais nova», acrescentou orgulhoso. No exterior uma série de chapéus de sol sobre os poleiros mantinham os falcões protegidos das elevadas temperaturas que se faziam sentir naquela tarde. Carlos foi buscar o Infante, o seu preferido, e colocou-o sobre a luva exibindo o seu porte majestoso. Oriundo da Islândia, directamente para os calores do Alto Alentejo, era conhecido na Idade Média pelo letrado. O resto da equipa, composta por quatro falcoeiros, juntou-se a nós com os seus animais de estimação para a fotografia da praxe.

PÔR DO SOL A DOIS. De regresso à herdade, já ao cair da tarde, tínhamos programado um passeio de barco com jantar a bordo. Fiz o caminho a pé até junto às margens do Maranhão, que nesse dia parecia um autêntico espelho. Dentro do barco o chef Gustavo Martins acendia as velas e punha a mesa para o casal de namorados. Kiko e Leonor chegaram de mãos dadas para o passeio romântico que a herdade organiza para os seus hóspedes.

FLUVIÁRIO DE MORA Parque Ecológico do Gameiro Cabeção, Tel.: 266.448.130

56

B L U E

T R A V E L


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:45 PM

Page 57

MESTRES DA FALCOARIA Carlos Crespo, na imagem à direita, é o responsável pela equipa de falcoaria. Os tratadores exibem orgulhosamente as espécies com estatuto de protecção.


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:45 PM

Page 58


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:45 PM

Page 59

Momentos a dois... O jantar romântico no barco é um dos pontos altos da estadia na herdade da Cortesia. Durante o percurso pelas águas do Maranhão saboreie a refeição preparada pelo chef Gustavo Martins e aprecie a magnífica vista para as margens da barragem.

Se preferir também pode ficar numa ilha deserta e pedir para o virem buscar mais tarde. Vinho branco e morangos, seguido de uma Empada de perdiz, deram o mote a uma noite especial que pode durar até às horas que quiser...

DIA 3 | D OM I N G O Ansiosa por ir ter o meu baptismo de balão aguardava a confirmação do Luís. Depois de alguns desencontros foi com alguma decepção que não vi concretizada a minha vontade de fazer balonismo. Mas não faltarão oportunidades... A pedido, com partida na herdade bem cedinho, o Luís contrata uma empresa e organizam-se os voos. Uma experiência inesquecível e um dos programas a não perder durante a sua estadia.

PASSEIO DE BARCO Surpreenda alguém especial com um passeio de barco e jantar a bordo. O preço para duas pessoas custa €300 e dura até apetecer...

B L U E

T R A V E L

59


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:46 PM

Page 60

SABORES GENUÍNOS No restaurante 180, no hotel, dirigido pelo chef Gustavo Martins a ementa é inspirada na cozinha alentejana com um toque de contemporaneidade. Experimente o Caril de camarão em cone folhado, na imagem, uma das especialidades.

Chef G U S T A V O M A R T I N S


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:46 PM

Page 61

PRAZERES CAMPESTRES Desde os pequenos-almoços saudáveis, às caminhadas matinais pela herdade, aos recantos para se refugiar a ler um livro, por aqui vivem-se momentos de pura evasão. Neste Alentejo profundo descubra o prazer da boa vida... Chef ? ? ? ? ? ? ? ? ?


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:46 PM

Page 62

Dali partimos para o Fluviário de Mora, em Mora (claro está!), para uma viagem que nos leva pelas profundezas dos rios e lagos. Desde as espécies de água doce, aos diferentes habitats e cursos dos rios tomámos contacto com o mundo aquático. Os grupos de crianças da escola elegeram o ninho das lontras para tirar fotografias e divertirem-se a ver as suas brincadeiras. Pode sentar-se num dos bancos a observar as espécies exóticas oriundas da bacia amazónica como a piranha, anaconda e pirapitinga. Ao longo do ano o Fluviário organiza exposições temáticas e outros eventos. No final espreite a loja e compre para os seus filhos um dos peluches do seu animal preferido ou uma t-shirt.

DESPEDIDA DO ALTO ALENTEJO. Terminámos o nosso périplo por esta região na piscina da herdade da Cortesia, um dos cartões de visita deste lugar. Numa das mesas do seu bar saboreei um Creme fresco de melão com perfume Pata Negra, enquanto recordava os bons momentos aqui passados na companhia dos nossos anfitriões. Para além de ser um sítio perfeito para descansar tem uma série de actividades ao ar livre que lhe permite estar em permanente contacto com a natureza envolvente. A proximidade da barragem é outros dos atractivos inegáveis e uma excelente alternativa para ir a banhos longe das confusões das nossas praias nesta altura do ano. E

3 dias a partir de…

VAMOS A CONTAS

PORTUGAL

AVIS

Gasóleo

40€

Portagens

14,55€

Refeições

70€

2 noites na herdade da Cortesia

180€

304,55€

{ Total duas pessoas } * Os valores indicados estão sujeitos a alterações conforme a época do ano

62

B L U E

T R A V E L


F.S. HERDADEDACORTESIA.qxd

7/28/10

12:46 PM

Page 63

Cenário de paz Na piscina com vista panorâmica para a planície sente-se a quietude deste lugar. O cair da noite convida a ficar nas espreguiçadeiras à conversa até apetecer e a beber um copo de vinho bem gelado.

Herdade da Cortesia by Ricardo Polónio  

Article Herdade da Cortesia, Barragem do Maranhão photographed by me for the Blue Travel magazine nº80

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you