Issuu on Google+

Escola EB 2 3 “A Ribeirinha”

Electricidade

      

A electricidade é um fenómeno físico originado por cargas eléctricas estáticas ou em movimento, e por sua interacção. Quando uma carga se encontra em repouso, produz forças sobre outras situadas à sua volta. Se a carga se desloca, produz também campos magnéticos. Há dois tipos de cargas eléctricas: positivas e negativas. As cargas de nome igual (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem. A electricidade se origina da interacção de certos tipos de partículas subatômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o electrão, que -- assim como a partícula de carga elétrica inversa à do electrão, o próton, transporta a unidade − 19 fundamental de carga (1,60217646x10 C). Cargas eléctricas de valor menor são tidas como existentes em sub-partículas atómicas.Os átomos, em circunstâncias normais, contêm electrões, e, frequentemente, os que estão mais afastados do núcleo se desprendem com muita facilidade. Em algumas substâncias, como os metais, proliferam-se os electrões livres. Dessa maneira, um corpo fica carregado eletricamente graças à reordenação dos electrões.

Carga Electrica    

Carga elétrica é uma propriedade física fundamental que determina as interacções electromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Convenciona-se a existência de dois tipos de carga, a positiva e a negativa, que, em equilíbrio, são imperceptíveis. Quando há tal igualdade ou equilíbrio de cargas num corpo, diz-se que está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado eletricamente quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida.

Ricardo Silva CEF OP


Escola EB 2 3 “A Ribeirinha”

Potencia Eléctrica 

A potencia eléctrica é desenvolvida por um dispositivo de dois terminais é o produto da diferença de potencial entre os terminais e a corrente.

Potência elétrica pode ser definida também como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo. Num sistema de corrente contínua em que I e U se mantenham invariantes durante um dado período, a potência transmitida é também constante e igual ao produto.

Campo eléctrico   

Um campo eléctrico é o campo de força provocado pela acção de cargas eléctricas, ou por sistemas delas. Cargas eléctricas num campo eléctrico estão sujeitas e provocam forças eléctricas. A fórmula para se calcular a intensidade de um campo eléctrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):

Ricardo Silva CEF OP


Trabalho Electricidade