Issuu on Google+

08

18/09/15 à 24/09/2015 Paulo Lopes - Garopaba - Imaruí - Imbituba - Laguna - Pescaria Brava - Capivari de Baixo - Tubarão

Willian Silva willian.silva29@hotmail.com

Thiaguinho lança clipe de Hey, Mundo. Assista! Nova canção do artista tem a participação de Rafael Zulu e Tiago Abravanel. Lançado na quarta-feira (16), no TVZ do Multishow, o quarto clipe da carreira de Thiaguinho já chegou ao público da web. A produção repete a parceria com o diretor Cássio Neves da TAZ Produções responsável também pelos clipes de Caraca, Muleke e Sem Você a Vida é Tão sem Graça. Ele falou sobre a participação no clipe e tentou definir de onde surgiu a ideia de fazer o projeto. “Esse clipe foi, mais uma vez, uma ideia conjunta. A gente sempre bate uma bola antes de gravar e nesse vídeo o conceito escolhido foi o da colaboração e da solidariedade. O mundo está precisando muito disso, de amor entre as pessoas e de pequenos gestos que o torne cada vez melhor”, explica Thiaguinho. Para espalhar essa corrente do bem, nada melhor do que chamar os amigos Rodriguinho, Rafael Zulu e Tiago Abravanel para deixar o vídeo ainda mais especial. “Foi uma honra contar com a participação desses amigos que fazem parte da minha vida. Eu gosto de estar sempre perto de quem me faz bem”, comenta o marido de Fernandinha Souza. E o sentimento foi recíproco. Rafael Zulu, que é amigo do cantor, levou seu alto astral para o set de filmagens, Tiago Abravanel brincou com o fato de interpretar um motorista mesmo sem saber dirigir (um dublê foi acionado) e Rodriguinho, compositor da canção, foi só elogios: “Estou muito feliz em participar, primeiro porque a mensagem da música é incrível e, segundo, porque a música também é minha”.

Fatma emite mais uma licença para Laguna Desde o início do ano, órgão emitiu mais de 330 licenças para o setor. Bairro Portinho, em Laguna, é um dos pontos contemplados.

Cantor de Jaguaruna divulga seu EP O Cantor Wilson Teodoro é natural de Jaguaruna, onde vive até hoje. Sempre gostou de musicas, mas seu primeiro aprendizado foi no coral da igreja católica do Camacho, ali aprendeu a cantar e com o passar do tempo sentiu a falta de um instrumento, então foi em busca de uma aula de violão. Dali aprendeu a tocar e compor. Seu sonho um dia era montar uma banda, e tudo aconteceu quando foi a um barzinho, e lá estavam três rapazes tocando violão e cantando, e não demorou muito para começar a cantar juntos, e ali surgiu uma grande amizade entre eles. Por coincidência cada um tocava um instrumento diferente, resolveram se unir e formar uma banda. A primeira foi à The Zaire’s, fizeram vários shows e bailes, mas não deu certo. Wilson então resolveu se unir com outra galera e formaram a banda Los Paparazzy. Com esta nova banda gravou seu primeiro CD, mas com a falta de vontade dos musica também não foi pra frente, e acabaram se separando. E veio a grande ideia de fazer carreira solo e gravar as próprias composições. E este é Wilson Teodoro “Assim foi minha trajetória, não consegui chegar ao auge, mas quem sabe um dia alguém famoso descubra minhas composições e se agrade para fazer uma gravação exclusiva”.

Iate de Rei do Camarote pega fogo em Bertioga O empresário Alexandre Augusto Almeida, que ficou conhecido como famoso Rei do Camarote, na internet, levou um susto bem grande ao saber que seu iate de 76 pés pegou fogo na tarde da última terça-feira (15), em Bertioga, São Paulo. Em um vídeo que vazou no Youtube, a embarcação aparece dominada por chamas muito altas e muita fumaça preta, mas ainda não se sabe o motivo do incidente. O iate começou a pegar foto por volta das 15h30, mas a Capitania dos Portos só foi informada às 18h29, quando uma equipe foi enviada. Além disso, a Capitania já abriu uma investigação para saber o motivo que levou o iate, avaliado em R$ 11 milhões, a pegar fogo, e dentro de 90 dias deverá ter uma conclusão.

Pedra do Frade: obras são suspensas temporariamente Poucos dias depois de iniciadas, as obras do futuro Parque Municipal da Pedra do Frade foram suspensas temporariamente enquanto se resolve um impasse em relação ao licenciamento ambiental.

05

Antônio Bento antonio.bento@bol.com.br

Prefeitura em sinal de alerta Sinal vermelho gera preocupação ao prefeito Olavio Falchetti. Com 54% gastos com a folha dos servidores públicos, equipe econômica da prefeitura de Tubarão tenta de todo jeito enxugar a máquina. A primeira tentativa, diminuir os salários do prefeito, vice, secretários e comissionados em 30% e 20%, rodou na câmara dos vereadores. Pressão dos ativos e inativos da municipalidade, fez com que a edilidade recuasse a medida do executivo.

Entre a cruz e a espada

Chimbinha troca de advogado e quer voltar à banda Calypso Um novo capítulo acaba de ser escrito na novela Joelma x Chimbinha. O advogado Hermínio Mello, que defendeu Cledivan De Almeida Farias das acusações que a cantora da banda Calypso e suas funcionárias fizeram contra o músico, está fora do caso. A coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, destaca que Chimbinha e seu gerenciador de crise, Mauro Neto, chamaram um novo profissional para entrar na história e quem defende o artista agora é o criminalista Luciel Caxiado, apontado como um dos melhores de sua área no Norte e Nordeste do país. Comenta-se que o guitarrista não gostou das entrevistas que o antigo advogado deu, além de Hermínio ser amigo de Joelma. O advogado, então, decidiu entregar a causa. O jornal ressalta que Caxiado não fala com a imprensa e tenta conseguir na Justiça que Chimbinha possa se apresentar com a Calypso na próxima sexta-feira (18), em Palmas, no Tocantins. Isso porque, Joelma conseguiu que o ex-marido fosse enquadrado na Lei Maria da Penha e não pode chegar perto dela a menos de cem metros.

18/09/15 à 24/09/2015 Paulo Lopes - Garopaba - Imaruí - Imbituba - Laguna - Pescaria Brava - Capivari de Baixo - Tubarão

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) emitiu, na última sexta-feira (11), mais 31licenças para antenas de telefonia móvel no estado. Dessas, 12 permitem a implantação das torres e as demais liberam a operação. A fundação tem agilizado os processos com o objetivo de ampliar a cobertura de telefonia e internet. Uma destas licenças foi emitida para o bairro Portinho, em Laguna. Desde o início do ano, a Fatma liberou mais de 330 licenças para telefonia móvel. A instalação de novas torres em Santa Catarina faz parte do termo de compromisso firmado pelas

empresas junto à CPI da telefonia da Assembleia Legislativa, formalizada no ano passado. “Fazemos a nossa parte em agilizar as licenças, sempre com responsabilidade. Nossa meta é chegar até o fim do ano com a emissão de 400 documentos, mas, neste ritmo de trabalho, devemos superar esse número”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick. As torres são para diversas operadoras, e a Fatma é responsável somente pela análise dos processos ambientais e pela liberação ou não das licenças. A localização das antenas também cabe às operadoras.

XVI Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Orleanense é adiado As fortes chuvas que atingem o município de Orleans já trazem consequências. Em função do grande volume de água, o XVI Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Orleanense, que aconteceria nos dias 18, 19 e 20 de setembro, foi adiado para o mês de outubro. O patrão geral do evento, José Roberto Antunes, informa que há deslizamento de pedras e lama na SC390, trajeto até o CTG orleanense, fato

que oferece riscos. “Pedimos desculpa para os participantes, mas não queremos colocar a segurança das pessoas em risco”, sintetiza. Os dias escolhidos para a realização do XVI Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Orleanense foram 2, 3 e 4 de outubro. Antunes explica que a previsão para o próximo final de semana aponta grande volume de chuvas, fazendo com que a organização optasse pelos primeiros dias do mês de outubro.

A informação foi confirmada pelo arquiteto responsável pela obra, Victor Cézar Fagundes, que aponta que a APA da Baleia-Franca, através do Instituto Chico Mendes, solicitou a documentação com as licenças ambientais da obra e emitiu uma ordem de suspensão dos trabalhos até os documentos serem apresentados. Conforme o chefe da APA da Baleia-Franca, Cecil Barros, a medida foi tomada após uma denúncia de que a obra não teria as documentações necessárias. “Fomos fazer nosso papel, que é checar a situação, e solicitamos as licenças para averiguar se está tudo correto”, aponta. “A obra não foi embargada, foi apenas suspensa por um pedido nosso. Até que seja resolvida a situação, não seguem os trabalhos”, completa Cecil. Segundo Victor, a prefeitura tem todas as licenças necessárias, emitidas pela Fatma. “Inclusive, esses documentos foram aceitos pela Caixa para fins de financiamentos. Estamos preparando

essa documentação de defesa, a qual se tem sete dias para apresentar, mas queremos fazer isso o quanto antes, no intuito de retomar logo os trabalhos”, diz o arquiteto. Caso haja algum problema com as licenças, o Instituo Chico Mendes pode embargar a obra e até mesmo autuar a prefeitura de Laguna. As primeiras estruturas do parque começaram a ser erguidas nesta semana. Essa é a primeira etapa das obras, na qual será construído bloco administrativo, passarela de acesso à Pedra do Frade, pórtico de entrada e cabeamento subterrâneo. O trabalho começou pelo alicerce do setor administrativo, localizado a 500 metros da pedra, e ficará na entrada principal do parque. Contempla 257 metros quadrados, tendo salas administrativas, sanitários e espaço coberto. A área total do Parque Municipal da Pedra do Frade é de aproximadamente 30 hectares, sendo a área construída nessa etapa de 830 metros quadrados.

Cursos no Restaurante Escola devem iniciar em novembro Jovens e adultos lagunenses e da região terão a oportunidade de frequentar cursos técnicos. Uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) deve ser instalada no município em novembro. A ideia é utilizar o espaço do restaurante-escola. Técnicos do Instituto realizaram uma vistoria na manhã de terça-feira (15) e avaliaram todos os equipamentos. Em principio foram identificadas avarias na parte hidráulica e na central de gás. Quanto à parte de equipamentos, assim que os detalhes forem sanados, os técnicos devem retornar ao local e testar todos os fogões industriais e outras peças. Além disso, a direção do Ifsc solicitou à prefeitura a viabilidade de incursão de uma linha de ônibus que saia do terminal urbano e passe em frente

ao restaurante-escola. A ideia é transformar a unidade de Laguna em um campus avançado, com mais cursos e mais vagas. O espaço é municipal e, caso o Instituto seja escolhido para administrar o local, será remetido à Câmara de Vereadores um projeto de lei para permitir o comodato. Os cursos cedidos gratuitamente, mais vale-transporte e benefícios serão: barista (especialista em café e no preparo), cerimonialista, condutor de turismo de aventura, condutor de turismo de pesca, salgadeiro, recepcionista, bartender, cozinheiro e recreador cultural. O processo de inscrição deverá ocorrer por meio do site do instituto: www.ifsc.edu.br. Para Laguna estarão disponíveis 180 vagas. O número de horas-aulas irão variar conforme a disciplina.

Com determinação do TCE, alertando para o limite das contas com o funcionalismo, prefeito tubaronense, Falchetti, terá de buscar uma maneira menos antipática para resolver à bronca. Não duvidem se algum como corte de recursos em áreas essenciais venham a ocorrer, como fez o governo federal. É legal, mas imoral e desastroso para a classe dependente dos serviços públicos.

Cuspindo fogo Diz o ditado popular, quem tem boca vaia os políticos. É assim que está acontecendo no Brasil. Seguramente, 90% da população está cuspindo fogo com tamanha irracionalidade de desempenho dos políticos brasileiros. Não há esquerda, centro, direita -, todos estão no mesmo nível de desaprovação da opinião pública. Ou tem gente que pensa diferente?!

Contas em dia Com orçamento beirando o limite, prefeito de Treze de Maio, Clesio De Biasi, dribla as adversidades e mostra que, com coerência, os serviços podem ser realizados a contento da coletividade. Semana passada, seis veículos foram disponibilizados as secretarias para os trabalhos de assistência à municipalidade. Maior tranquilidade para quem assiste e atua com responsabilidade fiscal.

Obras sem importância E os elefantes brancos, hem? Algumas gigantescas obras que são construídas no país afora têm sido tema de muitas discussões. Os 12 estádios para a Copa do Mundo do ano passado, alguns deles embrenhados no meio da mata, como a arena da Amazônia. Não é só isso, outros monumentos erguidos a peso de ouro, dinheiro do nosso digno trabalho, estão por aí para pouca utilidade. Sem contar os inacabados cuja aparência é de abandono, como a arena multiuso de Tubarão.

Sem respeito Os petistas de Santa Catarina, aqueles ferrenhos defensores da presidente Dilma, como sempre, não estão respeitando o governador Raimundo Colombo que é um dos grandes aliados do governo federal. Injustiça para quem mantém desde o início estreita relação com o Palácio do Planalto. Colombo, acima de qualquer desequilíbrio petista, é um político coerente.

Prejuízo coletivo A Amurel precisa urgentemente compactuar uma melhor visão politicamente falando. Diferentemente de outras, a região tem sido vítima da inoperância de ‘ene’ lideranças, com sutil desinteresse dos eleitores. Razão pela qual, estamos mais do que órfãos na chamada representatividade nas casas legislativas, no secretariado governamental e, no congresso nacional. Divisão que nos coloca em prejuízo coletivo.


Página 05 e 08