Page 1

RIO CLARO


CIDADE DAS BICICLETAS... OU Nテグ !


HISTÓRIA DA BICICLETA

O primeiro projeto conhecido de uma bicicleta é um desenho de Leonardo da Vinci.


A HISTÓRIA DA BICICLETA COMEÇA COM A CRIAÇÃO DE UM BRINQUEDO CHAMADO “CELERÍFERO”, REALIZADO PELO CONDE DE SIVRAC TODO EM MADEIRA. A BRINCADEIRA CONSISTIA EM EMPURRAR OU DEIXAR CORRER NUMA DESCIDA PARA PEGAR VELOCIDADE E ASSIM TENTAR MANTER-SE EQUILIBRADO DE MANEIRA MUITO PRECÁRIA POR ALGUNS METROS. MAS O ALEMÃO BARÃO KARL VON DRAIS PODE SER CONSIDERADO DE FATO O INVENTOR DA BICICLETA. EM 1817 INSTALOU EM UM CELERÍFERO UM SISTEMA DE DIREÇÃO QUE PERMITIA FAZER CURVAS E COM ISTO MANTER O EQUILÍBRIO DA BICICLETA QUANDO EM MOVIMENTO.


JAMES STARLEY ACABOU CRIANDO UM MODELO COMPLETAMENTE DIFERENTE. TINHA CONSTRUÇÃO EM AÇO, COM PNEUS EM BORRACHA MACIÇA E UM SISTEMA DE FREIOS INOVADORES. SUA GRANDE RODA DIANTEIRA FAZIA DELA A MÁQUINA MAIS RÁPIDA ATÉ ENTÃO FABRICADA.


MESMO PATENTEADO SURGEM CÓPIAS DA DRAISIANA, ALGUMAS MAIS DESENVOLVIDAS. EM POUCO TEMPO É INTRODUZIDO O FERRO EM SUA CONSTRUÇÃO, O QUE MELHORA SUA FUNCIONALIDADE.


FROTA DE BICICLETA EM RIO CLARO – SP   

Entre as cidades com mais bicicletas, Rio Claro está em segundo depois de Joinville. Rio Claro é uma cidade do interior de São Paulo, com população de 187, 637. A cidade é conhecida também como a Cidade das Bicicletas, em função de seu relevo propício, Rio Claro é uma cidade com condições ideais para a prática do ciclismo, além do uso do transporte através de bicicletas. Rio Claro possui ciclovias e ciclo faixas com pouco mais de 20 km. Por sua topografia privilegiada, possui uma das maiores frotas de bicicletas por habitante do país.


CICLOVIAS E CICLO FAIXAS


RIO CLARO DESTACA-SE PELA QUANTIDADE DE BICICLETAS, QUE SUPERA O NÚMERO DE CARROS. EM 2009, RIO CLARO POSSUÍA UMA FROTA ESTIMADA EM 115 MIL VEÍCULOS, DIVIDIDA EM 40 MIL MOTOCICLETAS, MAIS DE 60 MIL AUTOMÓVEIS, ALÉM DE CAMINHÕES. AS BICICLETAS SOMAM 150 MIL. À MÉDIA DE CRESCIMENTO É DE 7% AO ANO. NO ANO DE 2013, RIO CLARO INAUGUROU UMA SEDE DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE MOUNTAIN BIKE. ANTES DA INAUGURAÇÃO FOI FEITA A “BICICLETADA” NO DIA MUNDIAL SEM CARRO, ONDE PERCORRERAM UMA TRILHA DE 70 KM. A SEMANA DO TRANSITO TEM POR OBJETIVO CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO DOS MOTORISTAS, MOTOCICLISTAS, CICLISTAS E PEDESTRES, BUSCANDO REDUZIR O NÚMERO DE ACIDENTES NO TRANSITO. COM O EXCESSO DE BICICLETAS, HOUVE MUITOS ACIDENTES E MORTES PELA CIDADE. HOUVE TEMPOS EM QUE NÃO TINHA ONDE COLOCAR BICICLETAS NAS RUAS, IR AO CENTRO DA CIDADE E NÃO TER ONDE PARAR BICICLETAS.


Em 2013 houve uma queda muito grande de bicicletas, ainda hรก quem dependa da bicicleta para trabalhar, estudar, e se locomover para os lugares.


Com a queda do uso de bicicletas, Rio Claro passou a ser a cidade das motocicletas onde se apresenta a maior frota de motos da cidade na região.  Houve o aumento extremo de motocicletas, com o mesmo problema das bicicletas há um tempo atrás, sem ter onde estacionar as motos, o aumento foi tão grande que obrigatoriamente o aumento de vagas cresceu, e mesmo assim, ainda há dificuldade de estacionar. 


Apesar de ser o menor município entre os três maiores da região, Rio Claro (SP) apresenta o maior número de motocicletas.


RIO CLARO  

CIDADE DAS BICICLETAS

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you