Page 1

MANUAL DO FUTURO

membro


Quero ser o futuro membro da Preserva Jr., e agora? Com esse manual vai ser possível tirar todas as suas dúvidas e aprender um pouco como funciona nossa empresa e o Movimento Empresa Júnior. E aí? Ficou animado? 2018 promete ser um ano de grandes desafios, mas também de maiores resultados. Ao longo do ano enfrentaremos novos obstáculos e para vencê-los precisamos das melhores pessoas possíveis, precisamos de você!         A cada página você vai poder mergulhar na Maré Vermelha (é assim que apelidamos a nossa Federação, sabia?), conhecer nossos projetos, nosso novo organograma e muito mais.        Está pronto pra decolar? Conhecer novos mundos? Transbordar? Ser mais Preserva?        Está na hora de virar mais uma página na sua vida e do nosso manual. Aqui tem tudo que você precisa saber, mas que ainda ninguém te contou, para você se preparar e arrasar no Processo Seletivo !  Ser júnior agora para ser gigante sempre!


MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR O Movimento Empresa Júnior (MEJ) tem como propósito formar líderes empreendedores capazes de impactar a sociedade por meio de mais e melhores projetos. E a Preserva Júnior está inserida nessa rede aí! Vamos conhecer as instâncias??

A Brasil Júnior nos representa a nível nacional, a federação mineira, FEJEMG, a nível estadual e ao nosso lado temos o CONSEJ, Conselho das Empresas Juniores da UFLA. Todas essas instâncias dão suporte a Preserva e fazem com que os membros se sintam mais integrados nessa rede. 


Preserva Jr. Nossa História Nossa história começou com um grupo de alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA que conheceu o MEJ por meio da empresa júnior de Biologia da universidade, Biológica Jr., a qual cedia vagas para os graduandos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Com o tempo e a vontade de adquirir mais conhecimento MEJ e especializar na área ambiental, foi decidido fundar uma empresa que fosse apenas de consultoria e projetos ambiental e sanitária.  Em 21 de dezembro de 2012 houve a assembleia de fundação da Preserva Jr. dando início à nossa caminhada. Somos compostos exclusivamente por alunos do curso de graduação sob orientação da Profa. Dra. Camila Silva Franco e da Profa. Dra. Michele Duarte Menezes. Nossa empresa é uma entidade sem fins lucrativos, com fins exclusivamente educacionais. Nossos membros não são remunerados e o preço cobrado pelos serviços prestados é destinado a custear os projetos, manter a empresa e investir nos nossos membros.  No ano de 2016 fomos federados à FEJEMG e em 2017 conquistamos o alto crescimento batendo todas as metas que nos desafiavam, alcançando um faturamento de R$49.081,35 e 12 projetos realizados. Para os próximos anos? Contamos com você para crescermos ainda mais!


Nossos

Valores ORGULHO EM SER PRESERVA JR (IDENTIDADE, PAIXÃO E CONEXÃO); PENSAR E AGIR DE FORMA SUSTENTÁVEL; PROFISSIONALISMO (TRANSPARÊNCIA, ÉTICA E COMPROMETIMENTO); CULTURA DE RESULTADOS (DEDICAÇÃO E FOCO); MOVIDOS A DESAFIOS; TRANSBORDAR.


Nossa

Missão Potencializar

HABILIDADES, desenvolver soluções  socioambientais e 

PRESERVAR a excelência

dos nossos serviços


Nossa

Visão Até em 2019, consolidar-se como referência no no    Meio

MEJ,

Acadêmico e    no        Setor de Consultoria Ambiental e Sanitária.


Preserva Jr. Sua carreira na empresa

"Me tornei membro da Preserva! Como vou trabalhar? Quantas horas? Quando são as reuniões? "

Calma, vamos te explicar. Nossa reunião geral ocorre, impreterivelmente, nas segundasfeiras às 18h em nossa sede! Além disso, as reuniões de projetos (diretoria a qual estará inserido primeiramente) são definidas de acordo com todos os membros da equipe! A Preserva segue o ano civil e nós cumprimos 1 hora de atendimento em nossa sede, onde realizamos diversas atividades da Empresa, que será posteriormente adequado ao seu horário, fique tranquilo amigo!  Sabe os projetos que realizamos? Então, eles ajudam a criarmos um elo maior com nossa profissão e isso ajuda nas disciplinas da UFLA, não é mesmo? !

Esse é o nosso Mascote Lobo Guará. É um membro exemplar, pois não perde um evento do MEJ e cumpre horas extras na empresa.


Preserva Jr. Sua carreira na empresa

Sua carreira na empresa

Os trainees ingressam na Preserva Jr. por aqui, como consultores. São estes que realizam os projetos da empresa e futuramente podem se candidatar aos cargos de gestão! Além de todas as oportunidades na Preserva Jr., os membros também podem se candidatar aos cargos das instâncias (CONSEJ, FEJEMG e Brasil Júnior.) 

"Existe um mundo de oportunidades para quem corre atrás!"


Projetos que realizamos Um dos motivos pelos quais uma empresa júnior existe é para aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Competimos no mercado, atuamos e nos relacionamos com clientes reais com o intuito de solucionar seus problemas com a maior qualidade possível.   Desse modo, é bastante importante que o nosso futuro membro saiba quais serviços prestamos. Então, se prepare e venha conhecer um pouco mais dos projetos que já realizamos e conhecer quais estão na nossa carta de serviço. 

"Dentro de cada um existe um universo a ser explorado por si mesmo."


PORTFÓLIO SAAE Este projeto teve como principal objetivo elaborar um programa de ações visando a melhoria na quantidade e na qualidade das águas da bacia hidrográfica do manancial do Ribeirão Sapé, do município de Nepomuceno. Foi preciso visitar as áreas e levantar todas as informações necessárias para poder fazer um diagnóstico e um prognóstico bem elaborado.


PORTFÓLIO GAR Café Com o intuíto de solucionar a problemática da água residuária do café. Foi avaliado e estudado os resíduos gerados pela produção, visando mostrar a composição desse resíduo, os problemas ambientais que sua disposição ou descarte incorreto podem acarretar, as legislações vigentes, bem como toda a parte de prognóstico e soluções para cada situação.


PORTFÓLIO PMGIRS Composição gravimétrica dos resíduos urbanos coletados na cidade de LavrasMG. É uma etapa vital para elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A composição gravimétrica permite conhecer o percentual de cada componente presente em uma massa de resíduo, desse modo, possibilita avaliar o potencial de reciclagem dos componentes e o melhor gerenciamento dos resíduos da cidade.


CARTA DE SERVIÇO Recursos Hídricos ANÁLISE DE POTABILIDADE; OUTORGA PARA USO D’ÁGUA DIMENSIONAMENTO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA; DIMENSIONAMENTO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO; PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA; PROJETOS DE REÚSO D’ÁGUA.

Licenciamento Ambiental LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO; LICENÇA DE OPERAÇÃO; RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA); PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL (PCA); CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR); LOTEAMENTO URBANO;


CARTA DE SERVIÇO Gerenciamento de Resíduos PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS; PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS                                              DE SERVIÇOS DE SAÚDE; PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS                           INDUSTRIAIS; PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS                                               DE CONSTRUÇÃO CIVIL; DIMENSIONAMENTO DE UNIDADES DE COMPOSTAGEM.

Educação Ambiental PALESTRAS; MINI-CURSOS; OFICINAS.


GLOSSÁRIO GLOSSÁRIO Ficou com dúvida em alguma palavra? Calma! A gente te explica. ALTO CRESCIMENTO = UMA EMPRESA JÚNIOR DE ALTO CRESCIMENTO É ASSIM CHAMADA QUANDO CONSEGUE BATER SUAS METAS DE FATURAMENTO E NÚMERO DE PROJETOS DO SEU CLUSTER. A PRESERVA JR. FOI ALTO CRESCIMENTO NA GESTÃO DE 2017. E AGORA PRECISAMOS DE VOCÊ PARA BATER NOSSAS METAS EM 2018! ALTO IMPACTO = SÃO AS EMPRESAS JUNIORES QUE PERTENCEM AO CLUSTER 5. "AINDA NÃO ENTENDI! ME EXPLICA?" CORRE LÁ EM CLUSTERIZAÇÃO QUE A GENTE TENTOU EXPLICAR DE MANEIRA MAIS DIDÁTICA.  BRAINSTORMING = A TRADUÇÃO CORRETA SERIA TEMPESTADE CEREBRAL, QUE NADA MAIS É QUE UMA TÉCNICA NA QUAL É EXPLORADA A CRIATIVIDADE DE UM GRUPO. É MUITO COMUM FAZERMOS ISSO NA NOSSA EJ. BRASIL JÚNIOR (BJ) = A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS JUNIORES É A INSTÂNCIA QUE REPRESENTA AS EMPRESAS JUNIORES BRASILEIRAS, IMPULSIONANDO A VIVÊNCIA EMPRESARIAL QUE ELAS PROPORCIONAM E LEGITIMANDO-AS À SOCIEDADE. BENCHMARKING = É UMA TROCA DE INFORMAÇÕES, COM OBJETIVO DE MELHORAR UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA. NO MEJ É MUITO COMUM FAZERMOS ESSA TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE AS EJS. TAMBÉM CHAMAMOS APENAS COMO BENCH. BENCHLOVE = É QUANDO ROLA UM SENTIMENTO... DEU PRA ENTENDER NÉ? CAPACITAÇÃO = É PREPARAR ALGUÉM PARA DESENVOLVER UMA NOVA ATIVIDADE COM AUTONOMIA. NÓS FAZEMOS VÁRIAS CAPACITAÇÕES NA PRESERVA, QUE ALÉM DE TRAZER CONHECIMENTO TÉCNICO TAMBÉM NOS FAZEM CRESCER PESSOALMENTE.


GLOSSÁRIO GLOSSÁRIO Ficou com dúvida em alguma palavra? Calma! A gente te explica. CLUSTERIZAÇÃO = É UMA DIVISÃO FEITA EM 5 CLUSTERS ( DE UM A CINCO) QUE PERMITE QUE AS EMPRESAS JÚNIORES TENHAM CIÊNCIA DAS SUAS DORES E SEUS PONTOS DE MELHORIA PARA DIRECIONAR ESFORÇOS PARA SOLUÇÃO DE SEUS PROBLEMAS. A CLUSTERIZAÇÃO É CALCULADA COM BASE NO NÚMERO DE MEMBROS, NÚMERO DE PROJETOS EXTERNOS, FATURAMENTO COM A REALIZAÇÃO DE PROJETOS E TEMPO MÉDIO DE PROJETOS. NÓS SOMOS CLUSTER 2! JÁ IMAGINOU O QUANTO VOCÊ PODE CRESCER COM A GENTE? CONSEJ = CONSELHO DAS EMPRESAS JUNIORES DA UFLA. COMO A BJ, O CONSEJ TAMBÉM É UMA INSTÂNCIA QUE REPRESENTA AS EJS, SÓ QUE DA NOSSA UNIVERSIDADE, COM INTUITO DE SER SUPORTE E REFERÊNCIA PARA ELAS SE DESENVOLVEREM E SE POTENCIALIZAREM. CONSELHO MULTIPLICADOR = É O REPRESENTANTE DA EJ JUNTO A FEJEMG, COM OBJETIVO DE MULTIPLICAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O MEJ PARA TODOS OS MEMBROS. ENGAJAMENTO = PODE SER DEFINIDO DE VÁRIAS FORMAS, UMA DELAS É POSSUIR RELAÇÃO ENTRE A IDENTIFICAÇÃO DO COLABORADOR COM VALORES E OBJETIVOS DE UMA EMPRESA. VOCÊ SE IDENTIFICOU? É DISSO QUE PRECISAMOS PARA ALCANÇARMOS TODAS AS NOSSAS METAS! EJ = EMPRESA JÚNIOR. SÃO ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS, ONDE ALUNOS COLOCAM EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO CURSO.


GLOSSÁRIO GLOSSÁRIO Ficou com dúvida em alguma palavra? Calma! A gente te explica. EMEJ = É O ENCONTRO MINEIRO DE EMPRESÁRIOS JÚNIORES. ONDE SÃO MINISTRADOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS INCRÍVEIS E TAMBÉM PODEMOS FAZER BENCHS COM VÁRIAS EJS DIFERENTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. ENEJ = É O ENCONTRO NACIONAL DE EMPRESÁRIOS JÚNIORES, ESSE ANO ELE VAI OCORRER EM OURO PRETO E NÓS JÁ ESTAMOS ANSIOSOS. E VOCÊ, JÁ ESTÁ QUERENDO PARTE DESSA? FEEDBACK = É UMA AVALIAÇÃO FEITA INDIVIDUALMENTE, OU SEJA, UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA QUE PODE SER NEGATIVA OU POSITIVA. FEJEMG = É A FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS, NÓS SOMOS FEDERADOS (FILIADOS A ESSA FEDERAÇÃO) DESDE NOVEMBRO DE 2016. GOOGLE AD GRANTS = É UMA FERRAMENTA CRIADA COM O INTUITO DE AJUDAR AS EMPRESAS SELECIONADAS A TEREM ACESSOS DE DIVULGAÇÕES GRATUITOS NA INTERNET, VISANDO QUE AS EMPRESAS POSSAM APRESENTAR AS SUAS IDEIAS, PROPÓSITOS, CONSEGUIR DOAÇÕES E ATÉ MESMO RECRUTAR VOLUNTÁRIOS. NO CASO DA PRESERVA JR. DIVULGAMOS NOSSOS SERVIÇOS. IMERSÃO = TEM MUITOS SIGNIFICADOS, MAS PRA GENTE SIGNIFICA REUNIR COM TODOS OS MEMBROS PARA DISCUTIRMOS UM ASSUNTO ESPECÍFICO.


GLOSSÁRIO GLOSSÁRIO Ficou com dúvida em alguma palavra? Calma! A gente te explica. MARÉ VERMELHA = É UM FENÔMENO QUE OCORRE NOS OCEANOS POR CAUSA DAS ALGAS, CAUSANDO UMA MANCHA INTENSA NA COR VERMELHA. NÓS APELIDAMOS CARINHOSAMENTE A FEJEMG COM ESSE NOME, POIS A COR QUE REPRESENTA A MARCA É A VERMELHA, REMETENDO-NOS A ESSE FENÔMENO QUANDO CHEGAMOS TODOS JUNTOS A ALGUM EVENTO VESTINDO A CAMISA DA NOSSA FEDERAÇÃO. MEJ = MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR E TEM COMO PROPÓSITO A BUSCA POR UM BRASIL MAIS EMPREENDEDOR. PROSPECÇÃO = É O ATO DE PROCURAR E CONQUISTAR POSSÍVEIS CLIENTES PARA A EMPRESA, A FIM DE CONSEGUIR NOVOS PROJETOS. SEJA A EMPRESA INDO ATRÁS DO CLIENTE (PROSPECÇÃO ATIVA) OU O CLIENTE QUE PROCURA A EMPRESA (PROSPECÇÃO PASSIVA). ORGANOGRAMA = GRÁFICO QUE REPRESENTA VISUALMENTE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO OU EMPRESA.  PA = PLANO DE AÇÃO É O PASSO A PASSO DA IDEIA ATÉ A CONCRETIZAÇÃO DOS SEUS OBJETIVOS. NA PRESERVA ELE É FEITO SEMESTRALMENTE JUNTO AO PF. PE = PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AUXILIA E DIRECIONA A PENSAR A LONGO PRAZO DE UMA ORGANIZAÇÃO. ALGUNS ITENS E PASSOS CRUCIAIS PARA O PLANO ESTRATÉGICO SÃO: MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS, METAS, CRIAÇÃO DE PLANOS DE AÇÃO E SEU POSTERIOR ACOMPANHAMENTO. PF = PLANEJAMENTO FINANCEIRO É A ORGANIZAÇÃO DAS FINANÇAS DE FORMA SUSTENTÁVEL PARA ALCANÇAR OBJETIVOS A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO.  


Esperamos que o conteúdo deste Manual tenha te auxiliado a entender um pouco mais sobre a nossa empresa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.   Nos vemos no Processo Seletivo! #VemSerMaisPreserva Equipe que construiu este manual:

Leonardo Gomes, Diretor de Gestão de Pessoas.

Natália Lulli Milani, Diretora Vice-Presidente. Flávia Furtado, Gerente de Finanças. Eduardo Santos, Gerente de Prospecção.


Manual do futuro membro preserva jr (3)  

Aqui você, astronauta de primeira viagem, vai encontrar informações necessárias para aprender e arrasar no Processo Seletivo! Bora decolar...

Manual do futuro membro preserva jr (3)  

Aqui você, astronauta de primeira viagem, vai encontrar informações necessárias para aprender e arrasar no Processo Seletivo! Bora decolar...

Advertisement