Issuu on Google+


14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens de 18 a 29 de abril de 2012 Centro de Convenções SulAmérica Av. Paulo de Frontin com Av. Presidente Vargas Cidade Nova – Rio de Janeiro-RJ


Neste ano, o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens homenageia o México. E a FTD, como em todos os anos, aplaude esse intercâmbio de culturas, ideias, letras, poesia e arte, com nossos escritores, livros, lançamentos, que você pode conhecer a partir de agora, neste catálogo. As obras expostas aqui também estarão ao vivo e em cores no Salão, em nosso estande, números 35 e 36. Confira ainda, nas tarjas laterais deste catálogo, as datas e os horários em que nossos autores estarão autografando seus livros. Aproveite!


Homenagem

Bartolomeu Campos de Queirós Ele colecionou medalhas e prêmios. Ele utilizou a arte como parte integrante do processo educativo. O poeta se foi, mas sua obra vai resistir ao tempo. Salve, Bartolomeu! Escrever é meu trabalho. Vivo em Belo Horizonte e meu ofício é ler e escrever. Tanto para ler como para escrever, eu preciso do silêncio. Ele é meu companheiro mais próximo. O silêncio me fala e eu escrevo. Coração não toma sol é um livro que fiz ao escutar o silêncio. Durante longos dias fiquei atento buscando o que o silêncio tinha a me dizer. Aos poucos, ele foi ditando as viagens do coração. Ouvi que o coração trabalhava muito, só descansando uma vez. Durante seu caminhar, emoções diversas acontecem. E o coração não esquece nada que dificulta ou facilita o seu caminhar. E, depois, coração não toma sol. Vive cercado por fortes paredes. O que ilumina o coração é o pensamento. Pensar é sempre derramar luz sobre o coração. E tudo ele guarda: o amor e o desamor; a alegria e a tristeza; os encontros e os abandonos. Não há trabalho melhor do que o meu.


Coração não toma sol Autor: Bartolomeu Campos de Queirós Ilustrador: Mário Cafiero Formato: 21,5 cm x 26 cm Páginas: 40 A partir de: 6º ano

Este conto narra a história de um coração, cercado por um castelo movediço, que, timidamente, resolve se expor e se abrir para a relação com o outro e o mundo. É um texto poético, simbólico, que se apresenta sob a forma de conto de fadas. Por isso, como afirma Henriqueta Lisboa, “tem o dom de atrair a criança e o adulto”, encanta a criança e induz o adulto a uma “serena meditação”. Em sua primeira edição, a obra recebeu duas premiações: Prêmio 1ª Bienal do Livro de Belo Horizonte – 1986 e Prêmio Orígenes Lessa – FNLIJ/1987. Nesta edição, o autor reviu o texto, visando à maior expressividade da linguagem.

5


Lançamentos e seções de autógrafos


Autor: Rui de Oliveira Ilustrador: Rui de Oliveira Formato: 23 cm x 28 cm Páginas: 56 A partir de: 6º ano

No século XVIII a arte brasileira foi fértil. Numa época em que o país ainda era uma colônia sem expressão do ponto de vista cultural e buscava afirmação como nação, pelo menos três grandes artistas brilharam: o músico padre José Maurício e os artistas plásticos Mestre Valentim e Aleijadinho. Além da genialidade, o traço comum desses artistas, que Rui de Oliveira destaca neste livro, é que os três eram mulatos.

Seção de Autógrafos, dia 21 de abril, às 18 horas – Biblioteca FNLIJ para Jovens.

Três anjos mulatos do Brasil

7


Seção de Autógrafos, dia 22 de abril, às 12 horas – Espaço FNLIJ de Leitura.

0800 772 2300

  w w w. ft d. com.b r  –   8

Manual de Este livro é uma mão na roda para quem gosta de criatividade com muito humor. No estilo das parlendas, o autor e ilustrador Guto Lins brinca com palavras, expressões e ditos populares com a palavra mão. Com muito humor, mostra a presença da mão ­humana no cotidiano, tanto no trabalho como nas brincadeiras.

mão em mão Autor: Guto Lins Ilustrador: Guto Lins Formato: 21 cm x 24 cm Páginas: 40 A partir de: 2º ano


árabes Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Laurent Cardon Formato: 24 cm x 22 cm Páginas: 80 A partir de: 4º ano

Histórias greco-romanas Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Laurent Cardon Formato: 24 cm x 22 cm Páginas: 56 A partir de: 4º ano

Uma das maiores escritoras brasileiras reconta quatro histórias de inestimável valor do Oriente Médio: Ali Babá e os quarenta ladrões, O cordoeiro de Bagdá, O pássaro falante e Tapete, luneta e damasco.

Hermes e os lenhadores, Teseu e o Minotauro, Dédalo e Ícaro, Eco e Narciso, A tapeçaria de Aracne, Píramo e Tisbe e Cupido e Psiquê são sete histórias magníficas da Antiguidade Clássica, recontadas por Ana Maria Machado.

Seção de Autógrafos, dia 22 de abril, às 17 horas – Biblioteca FNLIJ para Crianças.

Histórias

9


Seção de Autógrafos, dia 24 de abril, às 9 horas – Biblioteca FNLIJ para Jovens.

0800 772 2300

  w w w. ft d. com.b r  –   10

A obra apresenta a origem de descobertas e criações importantes da humanidade reunidas em 11 contos: o fogo (segundo os gregos), o chocolate (astecas), o calendário (egípcios), a metalurgia (gregos), o arroz (japoneses), as cidades (gregos e romanos), o inhame (iorubás), a arquitetura (egípcios), a medicina (gregos) e o teatro (gregos). Cada conto é seguido de texto informativo e mapas localizando a cultura em que o mito se originou.

Mitos da civilização Autor: Luiz Antonio Aguiar Ilustrador: Salmo Dansa Formato: 16 cm x 23 cm Páginas: 112 A partir de: 8º ano


Autora: Sheila Hue Ilustrador: Alexandre Camanho Formato: 18,5 cm x 23 cm Páginas: 144 A partir de: 8º ano

Thomas Kyd mora na cidade portuária de ­Plymouth, na Inglaterra. Demitido do emprego na cozinha de uma taberna, consegue realizar seu maior sonho: entrar em uma frota de navios para uma longa viagem marítima pelos novos mundos. E não se trata de uma frota qualquer. O comandante é Thomas Cavendish, o navegador mais célebre de seu país, que pretende, pela segunda vez, fazer a viagem de circum-navegação do globo. Durante a travessia do Atlântico, Thomas Kyd se maravilha com fenômenos naturais, animais marinhos e tempestades violentas. Depois de muitas aventuras, chega ao Rio de Janeiro. Ao longo da viagem, sua visão de mundo se transforma pelos novos saberes gerados pelos Descobrimentos, pelas diferenças culturais e políticas entre os povos e pelo amadurecimento de suas próprias expectativas e conceitos.

Seção de Autógrafos, dia 29 de abril, às 15 horas – Biblioteca FNLIJ para Jovens.

O livro negro de Thomas Kyd

11


Literatura Infantil


Quem sou eu? Esta é a minha boca

Quem sou eu? Este é o meu pelo

Quem sou eu? Este é o meu pé

Quem sou eu? Esta é a minha cauda

Você viu o cachorrinho?

Você viu o patinho?

Você viu o gatinho?

Você viu o coelhinho?

Meu dia Hora de brincar

Meu dia Hora de dormir

Meu dia Hora de comer

Meu dia Hora do banho

Coleção Pegue e Leia Autores: Orchard Books e Smriti Prasadam Ilustradores: Alex Ayliffe, Luana Rinaldo e Michelle Berg Tradutor: Antonio Carlos Vilela Formato: 15 cm x 15 cm Páginas: 10 A partir de: 1º ano A experiência da exploração de texturas e a sensação da descoberta sensorial – um aprendizado interativo e colorido para pais e bebês compartilharem.

13


Vamos falar

Cobras

de saúde

e lagartos

Autor: Fernando Carraro Ilustrador: André Ceolin Formato: 20,5 cm x 27,5 cm Páginas: 48 A partir de: 1º ano

Autora: Wania Amarante Ilustrações: Gaiola Estúdio Formato: 20,5 cm x 27,5 cm Páginas: 56 A partir de: 2º ano

Neste livro, conheceremos mais sobre a saúde pública, responsável por fornecer os cuidados de saúde a quem precisa deles. Giovana, depois de férias na praia, volta para a escola. Ela e seus amigos preparam, com a orientação da professora, um projeto sobre saúde. Vão conversar sobre questões como atendimento hospitalar, vacinação, cuidados de higiene e muito mais.

Diálogos divertidos que dão vontade de memorizar e declamar. Apresenta 25 situações engraçadas com animais, em poemas que brincam com a música das palavras. A poeta ora conversa com o leitor ora com os animais; ora são os animais que conversam com o leitor, em diálogos divertidos.

14    w ww.ftd.co m.br  – 

0800 772 2300

O silêncio de Júlia Autor: Pierre Coran Ilustradora: Mélanie Florian Tradutora: Heloisa Prieto Formato: 21 cm x 26 cm Páginas: 32 A partir de: 2º ano Júlia é uma garota feliz, mas vive solitária. Pássaros cantam no jardim, mas ela não pode ouvi-los. Ela também não escuta o ronronar do gato, o latido do cachorro, a buzina dos carros, o ruído dos aviões. Júlia é deficiente auditiva. A chegada de seu novo vizinho, André, a deixa animada. Finalmente, terá um companheiro de brincadeiras. Mas... será fácil essa aproximação?


O urso, a gansa e o leão Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Roberto Weigand Formato: 21 cm x 24 cm Páginas: 48 A partir de: 2º ano O livro reúne três fábulas atribuídas a Esopo: O urso e os viajantes, A gansa dos ovos de ouro e O leão velho. Na primeira, dois viajantes encontram um urso. Um dos viajantes consegue subir em uma árvore, mas o outro, não. Este se deita no chão, fingindo‑se de morto, e escapa do perigo. Dessa experiência, um dos viajantes tira uma lição sobre a amizade. Na se‑ gunda fábula, dois camponeses têm uma gansa que quase todo dia bota um ovo de ouro. Sua ambição faz com que percam a gansa. Na terceira, um leão velho, que não consegue mais caçar, inventa uma ar‑ timanha para conseguir se alimentar, mas é desco‑ berto por um animal ainda mais esperto.

Arco-íris Autora: Wania Amarante Ilustrações: Gaiola Estúdio Formato: 24 cm x 17 cm Páginas: 40 A partir de: 2º ano Quatorze situações divertidas e poéticas sobre o céu, o sol, a lua, as estrelas e o vento: a lua tira férias, um anjinho tropeça em uma nuvem, São Pedro faz faxina... Versos curtos e ágeis, que dão vontade de memorizar e declamar.

Coisas importantes Autor: Peter Carnavas Ilustrador: Peter Carnavas Tradutora: Regina Drummond Formato: 24 cm x 24 cm Páginas: 32 A partir de: 2º ano Felipe vive com a mãe. É ela quem faz tudo em casa, já que o pai de Felipe saiu da vida deles. Quando eles se desfazem de uma caixa repleta de coisas velhas que pertenceram ao pai ausente, uma série de eventos ocorrem e revelam as formas diferentes de Felipe e sua mãe lidarem com a falta do pai.

15


O esqueleto

O homem do saco

O vampiro

A múmia

Coleção Meus Monstros Autor: Enric Lluch Ilustradores: Mercè López, Óscar T. Pérez, Miguel Ángel Díez, Pablo Tambuscio e Fernando Falcone Tradutora: Heloisa Prieto Formato: 17 cm x 22,5 cm Páginas: 32 A partir de: 3º ano Contos que mesclam terror e humor. Tem a Bruxosa, uma bruxa gulosa, que se cansa da história da maçã e entra na de João e Maria. Tem vampiro com problemas de dente, múmia muito doida e outros personagens de arrepiar!

16    w ww.ftd.co m.br  – 

0800 772 2300

A bruxa


Um nó na cabeça

Immi Autora: Karin Littlewood Ilustradora: Karin Littlewood Tradutora: Regina Drummond Formato: 24,5 cm x 27,5 cm Páginas: 32 A partir de: 3º ano Immi vive em um mundo isolado, gelado e todo branco. Mas, ao encontrar na água do mar objetos coloridos, sua vida se alegra, bem como a de seus vizinhos. Quando chega o momento de partir, Immi deposita, na água do mar, um ursinho branco, que ela espera que seja encontrado pelo amigo distante e desconhecido.

Um casório bem finório Autor: Elias José Ilustrador: Orlando Formato: 19 cm x 26 cm Páginas: 56 A partir de: 3º ano Cansados da bagunça que os filhos fazem em casa, os pais resolvem reservar o porão para as brincadeiras. Uma tia vem passar uns tempos com a família para preparar o enxoval de casamento. Cristininha, a filha do casal, tem a ideia de brincar de casamento... e a confusão está feita! A divertida narrativa revela os preparativos e a cerimônia. O porão transforma-se em um lugar mágico onde a fantasia impera.

Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Laurent Cardon Formato: 22,5 cm x 26 cm Páginas: 48 A partir de: 3º ano O carneiro Tico tem um nó na cabeça que o faz ver as coisas de modo diferente dos outros. Ele não consegue seguir hábitos sem pensar. Seu ofício de pular cerca, para ajudar as pessoas a dormir, o leva até o menino Quim, que não consegue mais dormir, preocupado com as brigas de seus pais. No quarto de Quim, Tico descobre os lápis de cor e um novo talento!

17


As três cartas de Marco Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante Autora: Mirna Pinsky Ilustrador: Ionit Zilberman Formato: 17 cm x 24 cm Páginas: 56 A partir de: 4º ano Cartas também viajam de ônibus, trem, avião, navio... E muitas pessoas trabalham para que as cartas cheguem ao seu destino. Que o diga Pedro Boné, que tinha de levar notícias para a avó de Luciana, na Rua Independência. Xiiii... mas a vovó Lia escreveu o nome do bairro em hebraico! Acompanhe o destino desta carta. Você vai rir e se emocionar!

18    w ww.ftd.co m.br  – 

0800 772 2300

Autora: Elizabeth Silance Ballard Ilustradora: Marie Flusin Simon Tradutora: Heloisa Prieto Formato: 21 cm x 29 cm Páginas: 40 A partir de: 4º ano Marco ia à escola desleixado, malcuidado. Sem conhecer sua história, todos o discriminavam – os colegas e a professora. Suas notas caíram e ele teve dificuldades de aprendizado e de relacionamento após a morte de sua mãe. No Natal, Marco presenteou a professora com coisas que pertenceram a sua mãe. Dona Dalva se comoveu e, desse dia em diante, começou a dar mais atenção a ele, que se recuperou e obteve as melhores notas da turma. Marco e dona Dalva nunca mais se falaram. Anos depois, ela recebe três cartas de Marco. O que contariam elas?


Jardim

Um gole,

de versos

uma palavra

Autor: Robert Louis Stevenson Ilustradora: Marilia Pirillo Tradutora: Ligia Cademartori Formato: 19 cm x 26 cm Páginas: 72 A partir de: 5º ano

Autor: Alexandre Guimarães Ilustradora: Simone Matias Formato: 21 cm x 24 cm Páginas: 48 A partir de: 5º ano

Uma seleção de 30 poemas do livro Jardim de versos de uma criança, de Robert Louis Stevenson, publicado em 1885. Nesses poemas, o autor, um adulto, fala com a voz de uma criança sobre seu cotidiano, suas brincadeiras e fantasias. É esse olhar infantil e a musicalidade dos versos que tornam esta obra um clássico da poesia para crianças, amada por grandes críticos como Alberto Manguel e Harold Bloom.

Os meninos João Miguel e José Expedito visitavam os avós todas as sextas-feiras. João Miguel era quieto, usava óculos desde quando aprendera a ler. Ditinho, José Expedito, era um pouco menor que Miguel, mais agitado e chegado a aventuras. Na casa dos avós, seu Flor e dona Chica, havia uma grande biblioteca. Nela, Ditinho encontrou um tesouro. Depois dessa descoberta, os meninos começaram a falar em vários idiomas misturados.

Dom, talento e vocação, quem não tem? Autor: Fernando Carraro Ilustradora: Cecilia Esteves Formato: 17 cm x 24 cm Páginas: 48 A partir de: 5º ano Com Dom, talento e vocação. Quem não tem?, Fernando Carraro apresenta a envolvente história de uma professora que um dia percebe a necessidade de promover entre seus alunos a oportunidade de eles descobrirem e desenvolverem suas qualidades. Os resultados obtidos com o desenvolvimento de um projeto realizado pelos estudantes são promissores e eles seguem a vida sentindo-se plenamente realizados na profissão que escolheram.

19


Coleção Cidadania e Liberdade de Escolha


Coleção

Cidadania e Liberdade de Escolha

Autor: Gabriel Chalita Formato: 19 x 26 cm Temas Abordados: Tolerância, Respeito aos Idosos, Convivência em Comunidade, Trabalho e Juventude, Ecologia, Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável, Direitos e Deveres, Política, Projetos de Vida, Bullying e Direitos das Crianças Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo Composta de oito livros, esta coleção propõe discussões relevantes sobre a formação do cidadão e fundamenta-se em valores essenciais para o desenvolvimento da cidadania: dignidade, solidariedade, igualdade, respeito, natureza, ética, responsabilidade e justiça. Textos e atividades selecionados contribuem para uma convivência saudável em sociedade. Cada volume da coleção oferece um Caderno de Anotações desenvolvido especialmente para que o pequeno e o jovem cidadão registrem suas experiências, pesquisas e descobertas.

Recomendados para o Ensino Fundamental I Cooperação

Dignidade e crescimento

Respeito e convivência

Solidariedade

e igualdade

48 páginas

56 páginas

48 páginas

48 páginas

e gratidão

Recomendados para o Ensino Fundamental II Ética e poder

Justiça e paz

Natureza e equilíbrio

Responsabilidade e empreendedorismo

64 páginas

64 páginas

64 páginas

64 páginas

21


Literatura Juvenil


Pantanáutilus

Saúde e vida

Autora: Ana Carolina Neves Ilustrador: Carlos Fonseca Formato: 16 cm x 23 cm Páginas: 96 A partir de: 6º ano

Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Avelino Guedes Formato: 20,5 cm x 27,5 cm Páginas: 48 A partir de: 6º ano

Nas profundezas do Pantanal do Mato Grosso, uma história, uma fantástica viagem. A menina vai passar férias na fazenda dos avós. É época de cheia, de rios transbordados e de estradas alagadas no Pantanal Sul. O avô é um personagem curioso, um pouco fazendeiro, meio poeta, meio inventor. Sua principal criação é um pequeno “submarino” de vidro, parecido com uma bolha de ar – o Pantanáutilus –, com o qual imagina explorar a planície pantaneira inundada.

José ficou muito doente e passou algum tempo sem poder ir à escola. Quando voltou, aproveitou sua experiência e junto com seus amigos fizeram grandes descobertas sobre um assunto que diz respeito a todos nós. Quando cresceu, José se tornou um ótimo médico.

Ninguém me entende nessa casa! Autor: Leo Cunha Ilustrador: Rogério Soud Formato: 16 cm x 23 cm Páginas: 120 A partir de: 8º ano As 26 crônicas reunidas nesta obra mergulham num universo muito íntimo e aconchegante, mas também recheado de histórias curiosas: a família, os amigos mais próximos, as lembranças novas e antigas. São conversas, casos, acasos, cenas cotidianas, corriqueiras, até banais, que podem revelar muito sobre nós e sobre o mundo à nossa volta. Segundo o autor, “são histórias que realmente aconteceram comigo, com meus pais, minha mulher e meus filhos”.

23


O poeta do exílio Liberdade ainda que tardia Autor: Álvaro Cardoso Gomes Ilustrador: Alexandre Camanho Formato: 13,5 cm x 18 cm Páginas: 256 A partir de: 8º ano Neste livro de ficção, apoiado por meticulosa pesquisa sobre Tomás Antônio Gonzaga e sua época, Álvaro Cardoso Gomes oferece uma bela introdução, não só à obra do poeta como também à sua pessoa, transformada em personagem que dialoga, ao longo da narrativa, com um adolescente, Antônio Manuel Azevedo. Este, como legítimo representante fictício dos jovens leitores, faz ao poeta as perguntas que possivelmente gostaríamos de fazer.

24    w ww.ftd.co m.br  – 

0800 772 2300

Autora: Marisa Lajolo Ilustrador: Alexandre Camanho Formato: 18 cm x 14 cm Páginas: 256 A partir de: 8º ano Já imaginou encontrar, no mesmo lugar, um festival estudantil, um blog especial... e os poemas de amor de Gonçalves Dias? Nesta história, Pedro e Júlia estavam animados, pois a banda deles era finalista do festival estudantil Vozes de Classe. O regulamento exigia que as músicas se inspirassem em poetas brasileiros. Cada banda interpretou essa exigência à sua maneira. Os jovens criam cartazes, lançam torpedos, folhetos etc. e precisam também reunir informações sobre Gonçalves Dias, o autor do poema que deu origem à música classificada.


Amália, a espantalha Autora: Majori Claro Ilustradora: Anna Anjos Formato: 16 cm x 23 cm Páginas: 112 A partir de: 8º ano Amália, a boneca espantalha, veio ao mundo para espantar os corvos do milharal. No entanto, ela se espanta com as coisas do mundo, o feio e o bonito, o bem e o mal, pela descoberta da vida. A poesia de Fernando Pessoa está presente nessa história de amor, descoberta e renascimento, em que a boneca espantalha desperta para a vida e seus mais importantes valores.

Japa e a lenda dos koinobori Autores: Fernando A. Pires e Aparecida Kazue Ogino Formato: 16 cm x 23 cm Páginas: 160 A partir de: 8º ano Duas histórias são contadas neste livro: a de Kaori – garota brasileira de origem japonesa que se classifica no Concurso Internacional de Design com o tema “Mundo sustentado” e vai passar dois meses em Yokohama, no Japão, onde tem um mês para desenvolver e concluir seu projeto no estúdio de um famoso designer – e a de Hiroshi, ou Japa –, um garoto muito tímido, que joga futebol incrivelmente bem e também vai ao Japão acompanhando a mãe, que vai trabalhar. Koinobori é a carpa lutadora, que demonstra sua força nadando contra a correnteza do rio para não cair no mar. Sua jornada ficou conhecida como koinobori (koi = carpa, nobori = subida).

Estação Brasil Autor: Domingos Pellegrini Ilustrador: Rogério Borges Formato: 16 cm x 23 cm Páginas: 176 A partir de: 9º ano A ação se passa no futuro, num tempo em que a Terra já está completamente esgotada pela poluição. Os oceanos foram contaminados por radioatividade. O ar é irrespirável. A comida e a água são racionadas. As pessoas consomem somente rações artificiais balanceadas, contendo os nutrientes básicos necessários ao organismo. A solução para esses problemas vem do espaço.

25


Mapa de Localização



Catálogo FTD - FNLIJ 2012