Issuu on Google+

19999945

Rua Rui Barbosa, 156 – Bela Vista 01326-010 – São Paulo – SP Tel. 0800 772 2300 www.ftd.com.br

Literatura e Apoio Didático – Infantil 2012/2013

Literatura e Apoio Didático – Infantil 2012/2013

Editora FTD S.A.


se sentem estimuladas tanto pelo excelente e bem elaborado projeto visual de cada obra, quanto pela qualidade das histórias escritas por autores de altíssima qualidade. É, sem dúvida, um momento propício para que os alunos desenvolvam a autonomia e continuem em seu rico caminho para se tornarem leitores. Histórias de piratas, de fadas, de princesas, da vida real, da vida fictícia, de bichos que falam, da amizade, da perda, da alegria, das palavras, das imagens... Este é o mundo que a Editora FTD propõe a seus alunos. Um mundo onde cabe de tudo um pouco, principalmente o sonho. Boas escolhas!

FTD – Grande como o Brasil, perto de você.

Introdução

Ao abrir um livro de literatura da FTD, as crianças


pág. 190

pág. 42 pág. 30

pág. 64

pág. 158

pág. 112 pág. 118 pág. 16

pág. 122

ss

o povoar TD vã a F eus alunos.

Os lançamentos a c a b eç a d d o pág. 185 pág. 209 pág. 78

pág. 202

pág. 70

pág. 28 pág. 38

pág. 66 pág. 74 pág. 185

p


pág. 34

pág. 72

pág. 40

pág. 76

pág. 26 pág. 160

pág. 114 pág. 201

pág. 190

pág. 80 pág. 120

pág. 156

Nas próximas páginas, você conhecerá as obras da Editora FTD, que vão transportar a galerinha para os mais fantásticos mundos.

pág. 191

pág. 154

pág. 68 pág. 177 pág. 10 pág. 116

pág. 152

pág. 204

pág. 36 pág. 181

pág. 124 pág. 32


4

Amigo Professor

Como consultar este catálogo

O Catálogo de Literatura e Apoio Di‑ dático Infantil 2012/2013 foi organiza‑ do de forma clara e objetiva, para que você localize facilmente as obras. Tudo muito caprichado e sempre pensando em você e em seus alunos.


8 Na Tabela de Temas, as obras estão agru‑ padas conforme a indicação do ano escolar, com Temas Abordados, Temas Transversais, página e autor (página 234).

2 Os livros de Apoio Didático estão organiza‑ dos da mesma maneira que os de Literatu‑ ra e também por disciplina.

9 No final do catálogo há uma lista de ende‑ reços das filiais e distribuidores da Editora FTD por todo o Brasil. Encontre o local mais perto de você para esclarecer dúvidas, obter informações e fazer pedidos (página 255).

3 O s lançamentos são fáceis de ser iden‑ tificados, por meio da etiqueta próxi‑ ma à capa. Todos foram trabalhados em tridimensionalidade. 4 As obras premiadas aparecem com o nome do prêmio e a data em que ele foi conferido. 5 Os livros com Projeto de Leitura são iden‑ tificados com um selo. 6 Existe uma seção no fim do catálogo, com indicação de trabalho com livros em Datas Especiais (página 218). 7 O catálogo conta com o Índice Remissivo de títulos e autores, com o objetivo de faci‑ litar a sua busca (página 228).

 Página de Serviços da Editora FTD: Asses‑ soria Pedagógica, Central de ­Atendimento, Site, Atendimento Comercial (página 6).  Citação resumida das obras – Todas as obras de Literatura possuem uma citação resumida.  Ficha técnica completa da obra – Em to‑ das as obras encontra‑se uma ficha técni‑ ca apresentando nome da coleção ou série, autor, ilustrador, número de páginas, forma‑ to e código do livro.  S inopse do livro – Uma síntese acompa‑ nha cada livro, além da indicação de gênero.

Como consultar este catálogo

1 Os livros estão distribuídos da seguinte for‑ ma: em primeiro lugar entram os lançamen‑ tos e todos os livros seguem a ordem do ano escolar e a ordem alfabética.

N Nas tarjas laterais da seção de Literatura aparece a indicação do ano escolar. Na par‑ te de Apoio Didático, essa indicação consta na ficha técnica.

5


Serviços

6

No Atendimento, na Assessoria Pedagógica ou no Site, você está sempre no centro das nossas atenções. A Editora FTD não deixa você um só minuto sem atenção. Com uma estrutura que vai da Central de Atendimento, passando pela Assessoria Pedagógica, pelo Site e pelo Atendimento Comercial, seja qual for a sua necessidade, tenha certeza de uma coisa: a prioridade será sempre você!


Totalmente reestruturada, a Central de Aten‑ dimento FTD conta com uma equipe altamen‑ te treinada e qualificada, pronta para escla‑ recer suas dúvidas, ouvir suas críticas e opi‑ niões sobre os nossos produtos e serviços. Pelo telefone 0800 772 2300 ou pelo e-mail central.atendimento@ftd.com.br, das 8 às 18 horas, este é o seu canal direto com a editora. Tudo para oferecer um atendimento cada vez melhor. Você merece!

Serviços

Central de Atendimento – cada vez mais ligada em você

Assessoria Pedagógica O trabalho de Assessoria Pedagógica da Edito‑ ra FTD oferece apoio às escolas adotantes para a melhor utilização dos materiais didáticos es‑ colhidos de acordo com cada realidade. Com esse objetivo, são desenvolvidas ações espe‑ cíficas para cada coleção, considerando as ne‑ cessidades da escola e especialmente o públi‑ co a que se destina o trabalho.

Site No site você vai encontrar o catálogo completo, com todas as obras da editora, informações so‑ bre autores, ilustradores, lançamentos, projetos, eventos, datas especiais e muito mais. Acesse www.ftd.com.br.

Atendimento Comercial A FTD está sempre perto de quem quer en‑ sinar e aprender, com uma completa estrutu‑ ra de apoio. São 9 filiais, 14 distribuidores e 19 casas de atendimento espalhados pelo Brasil, responsáveis pelo envio dos livros às escolas, bibliotecas e livrarias da sua região. Estamos sempre próximos de você, para atendê-lo com agilidade e atenção.

Ligue 0800 772 2300

Acesse www.ftd.com.br FTD nas redes sociais: www.facebook.com/EditoraFTD twitter.com/EditoraFTD

7


8

Cultivando Leitores é um projeto que envolve pais, professores, bibliotecários, escritores, edi‑ tores e toda a sociedade. Uma semente que vai crescendo um pouco a cada dia, criando raízes. Por isso, as lembranças de quem nos semeou histórias, poemas, canções estarão presentes por toda a vida. Respeitando o nível de cada lei‑ tor, a adequação dos temas, o trabalho interdis‑ ciplinar e apoiando o professor com informações teóricas, dicas e sugestões de como aprofun‑ dar suas reflexões acerca da formação do lei‑ tor, contribuímos também para o cultivo de uma sociedade mais justa, sensível, criativa e feliz.

Projeto de Leitura – Cultivando Leitores

O que é? O Projeto de Leitura tem a finalidade de colabo‑ rar com educadores empenhados em fazer da leitura uma ferramenta para o conhecimento de si mesmos e do mundo.

Em que consiste este projeto? Resenhas: Síntese do conteúdo de cada livro.

Objetivos pedagógicos: De acordo com as características do projeto, podem ser abordados o ambiente escolar e as várias áreas do saber.

Antes da leitura: Questões que preparam alunos e professor para o trabalho que irão desenvolver.


Atividades que integram a obra a outras áreas e aos Temas Transversais. Por não ter sequência obrigatória, o professor fica livre para selecio‑ nar as mais adequadas. São divididas por dis‑ ciplina e desenvolvidas de modo a alicerçar o professor para a realização de cada uma delas.

Criação e produção: É como se fosse um miniprojeto dentro de um projeto maior. Nele, os alunos confeccionam pro‑ dutos durante a realização da atividade, como livros artesanais, desenhos, pinturas, obras tri‑ dimensionais e até teatro de bonecos. Espaço reservado para a imaginação e a criatividade.

O leitor em formação: Contempla a teoria através de textos informativos (de jornal ou revista) ou trechos de obras peda‑ gógicas de renome. O objetivo é ampliar as refe‑ rências do professor para o trabalho com a obra.

Outras leituras: Obras que possam ter alguma relação com o li‑ vro em estudo.

Projeto de Leitura – Cultivando Leitores

Atividades interdisciplinares:

Tornar a leitura um hábito na vida das crianças é nossa responsabilidade e também um grande prazer. Ajude-as a ter a chance de descobrir nas páginas de um livro muita diversão, cultura, informação e, acima de tudo, um novo jeito de ver o mundo. Professor, se você já está cadastrado em nosso site, faça o download dos arquivos de projetos de leitura das obras que forem de seu interesse.

Acesse: http://www.ftd.com.br/ professores-sala-dos-professores/D24

9


Meu dia – Hora de brincar

10

Lançamentos

Código: 18400004

Meu dia – Hora de comer Código: 18400003

Meu dia – Hora de dormir Código: 18400005

Meu dia – Hora do banho Código: 18400002

Quem sou eu? Esta é a minha boca Código: 18400008

Quem sou eu? Esta é a minha cauda Código: 18400007

Quem sou eu? Este é o meu pé Código: 18400006

Quem sou eu? Este é o meu pelo Código: 18400012

Você viu o cachorrinho? Código: 18400001

Você viu o coelhinho? Código: 18400011

Você viu o gatinho? Código: 18400009

Você viu o patinho?

Educação Infantil

Código: 18400010

Livro-brinquedo Coleção Pegue e Leia Autores: Orchard Books e Smriti Prasadam Ilustradores: Alex Ayliffe, Luana Rinaldo e Michelle Berg Tradutor: Antonio Carlos Vilela 10 páginas Formato: 15 x 15 cm

A experiência da exploração de texturas e a sensação da descoberta sensorial – um aprendizado interativo e colorido para pais e bebês compartilharem. Os livros ajudam os bebês a descobrir coisas por meio do toque e da sensação de texturas, puxando abas e girando a roda. Eles aprendem enquanto brincam. A coleção subdivide-se em três: Meu dia, Você viu… e Quem sou eu? Na primeira, o bebê aprende sobre situações do seu dia a dia e, no final, há um espelho. Na segunda, sob as abas, há texturas e animais ocultos, em um jogo divertido de adivinhação. Na terceira, as informações sobre os animais são apresentadas, mas os nomes deles são revelados ao puxar as abas.


11

Educação Infantil


Desmontando a anta Código: 13202302

Desmontando a arara Código: 13202301

12

Desmontando o boto Código: 13202304

Desmontando o tatu Código: 13202303

Poesia Coleção Desmontando Autora: Renata Bueno Ilustradora: Renata Bueno 16 páginas Formato: 20 x 20 cm

Educação Infantil

Os livros mostram como desmontar palavras, juntar os pedacinhos em outras combinações e até inventar novas palavras. A coleção Desmontando brinca com papéis co‑ loridos, linhas e palavras. Desmonta animais, criando outras figuras. Desmonta palavras, jun‑ tando os pedacinhos em outras combinações e até inventa novas palavras! Os livros brincam com a sonoridade, contribuindo para a aprecia‑ ção literária e a alfabetização. A coleção tam‑ bém incentiva a criatividade artística, por meio de suas ilustrações: colagens e desenhos a tra‑ ço. Além de contribuir para a apreciação literá‑ ria e artística (letramento literário e artístico), os livros da coleção despertam a percepção das crianças para a sonoridade das palavras – o que os especialistas chamam consciência fonológica – contribuindo, assim, para o processo de alfa‑ betização. Cada volume traz também um breve texto informativo sobre cada animal.

FNLIJ 2011 Altamente Recomendável Categoria Criança


Educação Infantil E o palhaço o que é? Conto por imagem Série Arca de Noé Autor: Guto Lins Ilustrador: Guto Lins 40 páginas Formato: 19,5 x 27 cm Código: 13307165

As peripécias de um palhaço que apronta mil e uma. Neste conto por imagem, os desenhos contam as aventuras de um palhaço. Ele viaja no tem‑ po e conquista o coração de uma moça da pla‑ teia. O romance vai parar no picadeiro e ela se torna parte do espetáculo.

13


14

Pê, o pato diferente Conto por imagem

Pela porta do coração

Coleção Roda Pião

Conto por imagem

Autora: Regina Coeli Rennó Ilustradora: Regina Coeli Rennó 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200206

Educação Infantil

Um pato que acredita no seu sonho de ser artista e brilhar. Pê trabalhava na marcenaria com seu pai e seus irmãos, mas não estava feliz. Pê queria ser músi‑ co. O pai e a mãe decidem ajudar o filho. Cons‑ troem um violão para ele e Pê vai para a cida‑ de estudar e seguir seu sonho de se tornar um músico famoso.

Coleção Roda Pião Autora: Regina Coeli Rennó Ilustradora: Regina Coeli Rennó 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200208

O jogo de esconde-esconde das conquistas amorosas. Um menino e um coração. O primeiro quer con‑ quistar o segundo, que ora resiste, ora cede. O amor às vezes é um jogo de esconde-aparece e, quando se sabe o que quer, é preciso persis‑ tir para conseguir.


O sabor da maçã

Conto por imagem

Conto por imagem

Coleção Roda Pião

Coleção Roda Pião

Autora: Regina Coeli Rennó Ilustradora: Regina Coeli Rennó 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200204

Autora: Regina Coeli Rennó Ilustradora: Regina Coeli Rennó 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200205

Como podemos cuidar do nosso planeta.

Uma fruta que é um tesouro e que as crianças vão aprender a valorizar.

Fumaça, árvores mutiladas... a Terra, antes tão azul, agora está mesclada às cores da devas‑ tação, da extinção dos pássaros e dos outros animais. Que tipo de herança será este plane‑ ta? Talvez a solução esteja com as crianças e sua ousadia.

Que tesouro a maçã esconde? O perfume, o sa‑ bor, o gostoso barulho de uma dentada? Ela tem ainda o poder de se multiplicar, de formar um po‑ mar. Você pode fazer uma festa com bolo, geleia, gelatina, torta... A maçã é um verdadeiro tesouro.

Educação Infantil

Que planeta é esse?

15


Lançamento

A partir do 1º ano

16

O que será que tem de tudo um pouco? Poesia Série Arca de Noé Autora: Anna Claudia Ramos Ilustrador: Guto Lins 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13301425

No livro da Anna Claudia, tem de tudo um pouco, tem brinquedo, tem brincadeira, tem professora, tem escola, tem colega, tem amigo… Nesta obra, as crianças são convidadas a se divertir com os jogos verbais e as brincadeiras propostas. Os versos tratam de aspectos da vida infantil (o conteúdo da mochila, a sala de aula, a arrumação do quarto etc.). Anna Claudia, a autora, também é ilustradora e produtora editorial. Além de ilustrador, Guto Lins é escritor e designer gráfico. E, na 4ª capa deste livro, Pedro Bandeira nos brinda com um delicioso texto.


17

A partir do 1ยบ ano


18

A abelha abelhuda Conto

A baleia

Série Acalanto

Aventura

Autora: Heliana Barriga Ilustradora: Camila de Godoy Teixeira 16 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200712

A partir do 1º ano

Quem quer ser igual a todo mundo? Ser diferente também pode ser bom. Ela era diferente das outras abelhas: usava ócu‑ los, tinha nariz comprido e não fazia mel para não incomodar as flores. Por isso, foi expulsa da colmeia, indo viver em um belo canteiro. Um dia, aconteceu algo fantástico: a abelhinha vi‑ rou uma linda flor.

Coleção Primeiras Histórias Autor: Cláudio Feldman Ilustrador: Biry 24 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201158

A história da vida de uma baleia. Ela é linda e muito simpática. Tentaram fazer com que a baleia coubesse em uma bacia, de‑ pois em uma banheira, na piscina, no rio. A sor‑ te é que acabaram entendendo que ela vive feliz no mar. E é lá que ela está hoje.


A partir do 1º ano

A chuvarada Conto em versos Coleção Vamos Ler! Autoras: Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança Ilustradora: Tati Rivoire 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13202002

Uma chuvarada que mais parece um dilúvio. Quem vai salvar os bichinhos do jardim? Uma chuvarada ameaça o sossego do jardim. Formiga, joaninha, borboleta, lesma, grilo, cara‑ col e tatu-bola, tão miudinhos, coitadinhos, cor‑ rem em busca de abrigo. Eles terminam bem, e ainda têm uma grande surpresa.

19


A partir do 1º ano

20

Confusão no jardim

Dormir fora de casa

Conto

Conto

Série Acalanto

Série Acalanto

Autor: Ferruccio Verdolin Filho Ilustradora: Regina Rennó 16 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200714

Autor: Ronaldo Simões Coelho Ilustrador: Orlando 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200715

O que será a novidade que apareceu no jardim?

A primeira vez que se dorme fora de casa, sem os pais.

Em uma noite apareceu um clarão no jardim. Al‑ guns bichos fugiram assustados. Outros fica‑ ram encantados, achando que era uma estrela caída do céu. Mas quem desvendou o mistério foi a formiga, que viu quando o charuto aceso caiu na grama.

Ao dormir na casa de uma amiga, uma menina descobre que dormir fora de casa não é fácil. Mas cria coragem e espera a noite passar. Enfrentan‑ do essa situação, cresce mais um pouquinho.


Conto

Lembranças do coração

Coleção Vamos Ler!

Aventura

Autor: Ronaldo Simões Coelho Ilustrador: Roberto Weigand 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13300511

Para realizar seus desejos, uma laranjinha precisa de iniciativa e da colaboração de outros. Uma laranjinha desperta vários desejos em um menino e em uma menina. Eles criam planos para ela. Para participar desses planos, a laranjinha precisará de iniciativa e da colaboração de ou‑ tros. Nem tudo sai como planejado, mas há aju‑ das imprevistas. Para realizar seus planos, o me‑ nino e a menina também contam com uma co‑ laboração. As ilustrações de Roberto Weigand, inspiradas em suas lembranças de infância, em um sítio, enriquecem a história.

A partir do 1º ano

A laranja colorida

Série Arca de Noé Autora: Regina Rennó Ilustradora: Regina Rennó 24 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13404201

A autora resgata fragmentos e memórias de uma infância feliz. Esta poderia ser a infância de qualquer um de nós. São brincadeiras infantis, detalhes da rua, animais, árvores e objetos que a autora resgata, enquanto espera notícias da amiga. É que Nana um dia virou a quina da esquina e foi embora.

21


22

Macaquinho Conto Coleção Vamos Ler! Autor: Ronaldo Simões Coelho Ilustradora: Eva Furnari 24 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13300512

A partir do 1º ano

Ele estava sempre na cama do pai, toda noite. Toda noite o macaquinho passava para a cama do pai e não o deixava dormir. Sempre tinha um motivo: às vezes era o frio, outras, porque tinha fome, ou vontade de fazer xixi, sentia medo... Até que um dia o macaquinho se abriu com o pai e disse que a verdadeira razão era a saudade. Desde então, o pai reservou mais tempo para o filho, brincando e dando atenção. E o macaqui‑ nho, finalmente, não mais voltou pra cama do pai.


Conto Série Acalanto Autora: Heliana Barriga Ilustradora: Tati Rivoire 16 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200713

Os bichos feios também merecem carinho. Muita gente tem medo de perereca. Mas não teriam se conhecessem a Teca. Ela é muito en‑ graçadinha, adora se divertir e pula sem parar. Enquanto brinca, Teca também ajuda as plan‑ tas, comendo os bichinhos que vêm perturbar.

O presente de aniversário

A partir do 1º ano

A perereca sapeca

Conto Coleção Vamos Ler! Autora: Ellen Pestili Ilustradora: Ellen Pestili 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13202001

Um presente de aniversário muda a vida de um leitãozinho e de sua família. Todo o dia era dia de ganhar presente para o leitãozinho Torresminho. Mas aquele era um dia especial: era o seu aniversário. Por um presente como aquele ele não esperava.

23


24

Quer brincar de pique-esconde? Conto em versos Coleção Vamos Ler! Autoras: Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança Ilustradora: Glair Alonso Arruda 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13202003

A partir do 1º ano

Uma animada brincadeira entre a bicharada desafia a esperteza do macaco. O macaco brinca de pique-esconde com a bi‑ charada: coelho, girafa, elefante, gambá, rapo‑ sa, cobra, arara, camaleão. Todo mundo quer encontrar um lugar para ficar bem escondidi‑ nho. Quem vai conseguir ficar por último e ven‑ cer o macaco?

Um superamigo Conto Coleção Puxe o Laço Autora: Nair de Medeiros Barbosa Ilustrador: Michio 24 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13200905

A amizade de um menino e seu bicho de estimação. No Dia das Crianças, o menino ganhou um ca‑ chorrinho chamado Teco. Ele vai contar para você como este amigo é maluco, querido e fiel.


Conto Coleção Puxe o Laço Autora: Nair de Medeiros Barbosa Ilustrador: Michio 24 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13200901

Qual é o grande presente para o pai no Dia dos Pais? O menino queria dar um presente especial no Dia dos Pais. Então decidiu fazer o próprio presen‑ te. Vendeu alguns brinquedos e juntou madei‑ ra, pregos, pedras, conchas e peixinhos. O pai dele chorou de emoção ao ganhar um aquário.

A partir do 1º ano

Uma surpresa pro papai

A turma dos números Poesia Coleção Camaleão Autor: Aurélio de Oliveira Ilustradora: Simone Bellusci 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 23300172

Cada número vira um amigo. Cada número vira uma brincadeira. Era uma vez a turma dos números. Cada um tem uma cara, uma forma, uma brincadeira! E se apresentam em versos engraçados, com ri‑ mas bem marcadas, para ficarem gravadas para sempre. É só contar: 1, 2, 3... Tão fácil quanto fazer um amigo.

25


A partir do 2º ano

26

Lançamento

A aventura de Abaré Prosa Série Arca de Noé Autora: Juliana Schroden Ilustrador: Roberto Weigand 48 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13301435

A grande aventura de Abaré é a amizade que sente por seu amigo Membira. Abaré é um simpático papagaio que vive com seu amigo Membira e sua família em uma aldeia indígena nômade. Embora feliz, Abaré parte para a cidade em busca de aventuras. Nelas, conhece diversas crianças, que vivem em famílias muito diferentes, em ambientes urbanos bem variados. E, nessa busca, ele faz uma descoberta reveladora.


27

A partir do 2ยบ ano


Lançamento

A partir do 2º ano

28

Cobras e lagartos Poesia Série Arca de Noé Autora: Wania Amarante Ilustrações: Gaiola Estúdio 56 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm Código: 13308015

São versos que brincam com a musicalidade das palavras e até com barulhinhos e ruídos engraçados como... Toc toc! Ziiiimmmm! Zuuummm! Diálogos divertidos que dão vontade de memorizar e declamar. Apresenta 25 situações engraçadas com animais, em poemas que brincam com a música das palavras. A poeta ora conversa com o leitor ora com os animais; ora são os animais que conversam com o leitor, em diálogos divertidos.


29

A partir do 2ยบ ano


Lançamento

A partir do 2º ano

30

Coisas importantes Conto Série Arca de Noé Autor: Peter Carnavas Ilustrador: Peter Carnavas Tradutora: Regina Drummond 32 páginas Formato: 24 x 24 cm Código: 13301427

Esta é uma história sobre lembranças, sobre pais, sobre ausência, sobre a alegria do entendimento entre mãe e filho, sobre coisas realmente importantes na vida. Felipe vive com a mãe. É ela quem faz tudo em casa, já que o pai de Felipe saiu da vida deles. Quando eles se desfazem de uma caixa repleta de coisas velhas que pertenceram ao pai ausente, uma série de eventos ocorre e revela as formas diferentes de Felipe e de sua mãe lidarem com a falta do pai.


31

A partir do 2ยบ ano


Lançamento

A partir do 2º ano

32

Esperando vovó Conto Série Arca de Noé Autora: Séverine Vidal Ilustradora: Cécile Vangout Tradutora: Maria Viana 32 páginas Formato: 17 x 24,5 cm Código: 13301434

O difícil caminho que uma garotinha percorre no processo de aceitação da morte da avó. Uma garotinha muito ligada à avó não se cansa de esperar por ela, ainda que seus pais lhe digam que a avozinha morreu. Mas a menina insiste na espera... Até perceber que um novo tempo chegou: um tempo da vida sem a presença da avó.


33

A partir do 2ยบ ano


A partir do 2º ano

34

Lançamento

Manual de mão em mão Poesia Série Arca de Noé Autor: Guto Lins Ilustrador: Guto Lins 40 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13301428

Mãos que botam a mão na massa, pintam, bordam e muito mais! Este livro é uma mão na roda para quem gosta de criatividade com muito humor. No estilo das parlendas, o autor e ilustrador Guto Lins brinca com palavras, expressões e ditos populares com a palavra mão. Com muito humor, mostra a presença da mão humana no cotidiano, tanto no trabalho como nas brincadeiras.


35

A partir do 2ยบ ano


36

A partir do 2º ano

Lançamento

O presente mais importante de todos Conto Série Arca de Noé Autor: David Conway Ilustradora: Karin Littlewood Tradutora: Rosana Rios 32 páginas Formato: 24,5 x 27,5 cm Código: 13301433

Um conto que retrata a alegria de uma nova vida e a importância do amor. Ama tem um novo irmãozinho, Azizi, e está feliz. O povo do vilarejo veio trazer presentes de boas-vindas para Azizi, mas Ama não sabe o que dar a ele. Ela pergunta para vovó Sisi, que lhe diz para dar-lhe amor, o presente mais importante de todos. Porém, onde Ama irá encontrar esse presente?


37

A partir do 2ยบ ano


Lançamento

A partir do 2º ano

38

O silêncio de Júlia Conto Série Arca de Noé Autor: Pierre Coran Ilustradora: Mélanie Florian Tradutora: Heloisa Prieto 32 páginas Formato: 21 x 26 cm Código: 13301430

Esta é uma história sobre infância e amizade, solidão e partilha. Júlia é uma garota feliz, mas vive solitária. Pássaros cantam no jardim, mas ela não pode ouvi-los. Ela também não escuta o ronronar do gato, o latido do cachorro, a buzina dos carros, o ruído dos aviões. Júlia é deficiente auditiva. A chegada de seu novo vizinho, André, a deixa animada. Finalmente, terá um companheiro de brincadeiras. Mas... será fácil essa aproximação?


39

A partir do 2ยบ ano


Lançamento

A partir do 2º ano

40

O urso, a gansa e o leão Fábula Série Arca de Noé Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Roberto Weigand 48 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13301429

Três joias da tradição fabulística, recontadas por uma de nossas maiores escritoras. O livro reúne três fábulas atribuídas a Esopo: O urso e os viajantes, A gansa dos ovos de ouro e O leão velho. Na primeira, dois viajantes encontram um urso. Um dos viajantes consegue subir em uma árvore, mas o outro, não. Este se deita no chão, fingindo-se de morto, e escapa do perigo. Dessa experiência, um dos viajantes tira uma lição sobre a amizade. Na segunda fábula, dois camponeses têm uma gansa que quase todo dia bota um ovo de ouro. Sua ambição faz com que percam a gansa. Na terceira, um leão velho, que não consegue mais caçar, inventa uma artimanha para conseguir se alimentar, mas é descoberto por um animal ainda mais esperto.


41

A partir do 2ยบ ano


42

A partir do 2º ano

Lançamento

Você quer ser meu amigo? Conto Série Arca de Noé Autor: Éric Battut Ilustrador: Éric Battut Tradutora: Ligia Cademartori 32 páginas Formato: 23 x 25 cm Código: 13301432

Neste texto simples e tocante, um rato e um elefante provam que não há barreiras para a verdadeira amizade. Um ratinho verde, em busca de um amigo, sai perguntando para vários bichinhos, como o gafanhoto, a rã e o camaleão, se eles gostariam de ser seus amigos, mas eles dizem que não, mesmo sendo verdinhos como ele... E, nessa incessante busca, ele encontra um elefante... Será que esta história vai terminar em preto e branco?


43

A partir do 2ยบ ano


44

Arco-íris

Bichos, bicho!

Poesia

Humor

Série Arca de Noé

Coleção Primeiras Histórias

Autora: Wania Amarante Ilustrações: Gaiola Estúdio 40 páginas Formato: 24 x 17 cm Código: 13309001

Autora: Ciça Ilustrador: Ziraldo 24 páginas Formato: 24 x 16,5 cm Código: 13201117

Situações divertidas e poéticas no céu.

A partir do 2º ano

Quatorze situações divertidas e poéticas sobre o céu, o sol, a lua, as estrelas e o vento: a lua tira férias, um anjinho tropeça em uma nuvem, São Pedro faz faxina... Versos curtos e ágeis, que dão vontade de memorizar e declamar.

Versos que revelam sentimentos e desejos dos bichos. Coruja, porquinho, camelo, ovelha, vaca, croco‑ dilo, ostra, minhoca, baleia, jabuti, elefante, ca‑ valo, dinossauro, pintinho, craca, mosca, pulga, bicho-de-pé, preguiça. Cada bicho tem uma von‑ tade engraçada, um desejo contado em verso.


Conto Coleção Lambe a Cria Autores: Cristina Porto e Michele Iacocca Ilustrador: Michele Iacocca 24 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13200802

A harmonia e o amor em uma família de animais. Histórias de amor sempre terminam em filhotes, principalmente quando se trata dos bichos que as crianças conhecem tão bem.

A bola dourada

A partir do 2º ano

Boi Cavaco e Vaca Valsa

Conto por imagem Série Arca de Noé Autora: Nicole de Cock Ilustradora: Nicole de Cock 32 páginas Formato: 24,5 x 22 cm Código: 13301422

Ilustrações encantadoras contam a aventura de uma bola ao redor do mundo. Uma garotinha ganha uma linda bola dourada de presente de Natal. Um dia, a menina a perde na rua. A bola, então, começa uma longa e inte‑ ressante jornada ao redor do planeta. Ela é en‑ contrada por diferentes pessoas e animais nos mais distantes e exóticos lugares do mundo. De lugar em lugar, a bola percorre todo o globo, até reencontrar a dona.

45


46

Branca de medo Conto Coleção Ai, Que Medo! Autor: Cláudio Martins Ilustrador: Cláudio Martins 24 páginas Formato: 21 x 27 cm Código: 13403010

A partir do 2º ano

A nova casa da menina Branca provoca muitas surpresas e arrepios. Branca está vivendo um dia especial: ela e sua família estão se mudando. Mas a casa não é tão nova assim: parece que foi de um barão, conde ou rei... não se sabe bem. São tantos quartos, corredores e escadas – um verdadeiro labirin‑ to que provoca arrepios! De repente, Branca vê um fogaréu embaixo da casa. Será o inferno? Ou será pura imaginação?


História infantil

O casamento de Carla e Cláudio

Série Arca de Noé

Aventura

Autor: Peter Carnavas Ilustrador: Peter Carnavas Tradutora: Rosana Rios 32 páginas Formato: 24 x 24 cm Código: 13302607

O que pode haver de melhor dentro da caixa de Jéssica? Jéssica está se preparando para seu primeiro dia de aula. Conseguirá fazer amigos ou se sentirá sozinha? Depois de muito pensar, experimentou algumas maneiras de fazer amizade na escola: levou sua caixa e, de dentro dela, tirou seu ur‑ sinho, bolinhos para os colegas comerem, sua cachorrinha para brincar com eles. Mas nada foi muito eficaz. Até que, de dentro de sua caixa, surgiu algo muito especial. Ela mesma!

A partir do 2º ano

A caixa de Jéssica

Coleção Jovens Escritores Autora: Yana Tassis Ilustrador: Adalberto Cornavaca 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307137

Uma história alegre e criativa, toda escrita com palavras iniciadas com a letra “C”. Uma história engraçada, interessante e com to‑ das as palavras começando com a letra “C”. E assim vão se sucedendo cenas hilárias de um casamento, com brigas, afagos, confusões e uma grande lição de boa convivência.

47


48

Ciranda dos insetos

Coral dos bichos

Poesia

Fábula poética

Série Arca de Noé

Série Arca de Noé

Autora: Ciça Ilustradora: Elisabeth Teixeira 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307183

Autora: Tatiana Belinky Ilustrador: Jotah 32 páginas Formato: 21 x 23 cm Código: 13307102

A partir do 2º ano

Uma divertida ciranda que mistura nomes de insetos comuns com outros bem esquisitos. O mundo dos insetos ganhou poemas com no‑ mes estranhos de insetos como escaravelho, falena, himenóptero, içá, ralo e xifídio. E de in‑ setos bem conhecidos, como a barata, a abe‑ lha e a joaninha. Vinte e três quadrinhas que vão encantar os pequenos leitores.

O excesso de vaidade pode frustrar um projeto desejado por todos. Os bichos formaram um coral e o macaco era o regente. O resultado, narrado em versos, traz uma surpresa e uma lição em cada estrofe. Com humor, leva a uma reflexão ética sobre as atitu‑ des tomadas pelos bichos e suas consequências.


Poesia Coleção Camaleão Autora: Tatiana Belinky Ilustrador: Fê 36 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 23300210

Para conviver em harmonia é preciso respeitar as diferenças. Os versos mostram que não basta só reconhe‑ cer que as pessoas são diferentes. É preciso respeitar essas diferenças, que podem ser a cor da pele, o tipo de cabelo, o temperamento e outros fatores que não fazem as pessoas me‑ lhores ou piores.

A fada Sempre-Viva e a galinha-fada

A partir do 2º ano

Diversidade

Conto Coleção Primeiras Histórias Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Salmo Dansa 40 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201157

Uma fada que precisa fazer mágica para atender a um pedido do rei guloso. Um dia, o rei encomenda um bolo com ovos de galinha-fada, que bota 74 ovos por vez. Para ­realizar essa tarefa difícil, a fada Sempre-Viva usa mágica e algumas peripécias. O bolo cres‑ ce tanto que invade o palácio do rei guloso.

FNLIJ 1997 Altamente Recomendável Categoria Criança

49


50

A gatocleta do Miafino Conto

Há guerra em minha cidade Conto Série Arca de Noé

Coleção Primeiras Histórias Autora: Flávia Muniz Ilustrador: Attílio 24 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201162

A partir do 2º ano

Miafino é um gato muito desafinado. Ele pode ser ruim de cantoria, mas tem muitos outros talentos. Miafino é um gato magrelo e desafinado. Quan‑ do vê o show de um gato cantor, afirma a todos que tem um talento diferente e que também pode encantar fazendo o que sabe. Uma histó‑ ria sobre o respeito e a valorização dos talen‑ tos das pessoas.

Autora: Fatima Sharafeddine Ilustrador: Claude K. Dubois Tradutor: Luís Camargo 32 páginas Formato: 22 x 22 cm Código: 13301423

O difícil cotidiano de uma garotinha cuja cidade está sob ocupação. Uma história comovente que mistura medo e coragem. Uma garota de 8 anos conta o que acontece em sua cidade, ocupada por soldados inimigos. Os moradores tentam levar uma vida normal, até que os bombardeios começam, a cidade para e as ruas ficam desertas. A menina tem medo da guerra, mas sonha um dia poder defender sua amada cidade.


Histórias da Bíblia para crianças Histórias Biblicas Autor: James Harrison Ilustradora: Diana Mayo Tradutor: Luciano Vieira Machado Supervisão teológica: Pe. Carlos Augusto da Costa 80 páginas Formato: 19,5 x 25,5 cm Código: 12360901

Algumas das mais belas histórias do Antigo e do Novo Testamento, ricamente ilustradas para o pequeno leitor que começa a conhecer a Bíblia.

A partir do 2º ano

Inventa-desventa Poesia Série Arca de Noé Autora: Marta Lagarta Ilustrador: Guto Lins 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307187

Cansado de brincar sempre das mesmas coisas, Pedrinho inventa-desventa brinquedos e brincadeiras. Pedrinho adora a brincadeira do inventa-desven‑ ta. Com seus brinquedos, ele espalha, desen‑ caixa, destroca e inventa coisas novas: carrinho sem roda e boneco sem pé se transformam em boneco com roda e carrinho com pé. Uma his‑ tória divertida onde vale tudo.

Passagens bíblicas em linguagem adequada às crianças. Elas têm a chance de participar ativa‑ mente da leitura por meio de questões que cha‑ mam a atenção para as ilustrações e ajudam a compreender de maneira lúdica o texto bíblico.

51


52

Lápis encantado Poesia

O livro mágico

Coleção Camaleão

Conto

A partir do 2º ano

Autor: Leo Cunha Ilustradora: Graça Lima 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm Código: 23300246

A poesia retrata sensações, imagens, sons e sentimentos que as cores provocam nas pessoas. Vinte poemas que têm as cores como tema. Usa uma linguagem leve, bem-humorada e atraente para leitores iniciantes.

Série Arca de Noé Autor: K. T. Hao Ilustrador: Giuliano Ferri Tradutora: Heloisa Prieto 32 páginas Formato: 23 x 33 cm Código: 13301421

Nino, buscando a cura para a insônia, acaba descobrindo a magia dos livros. Nino é um elefantinho com dificuldade para dor‑ mir. Depois de tentar todos os truques que co‑ nhece sem obter resultado, ele procura a ajuda de um sábio, o macaco, que lhe entrega um livro. Mas Nino nem imagina os obstáculos que irá en‑ frentar até que o mistério do livro seja revelado.


Conto Série Acalanto

Mamãe trouxe um lobo para casa!/ A coleção de bruxas de meu pai Contos Série Arca de Noé Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Laurent Cardon 72 páginas Formato: 20 x 23 cm Código: 13301426

Autora: Rose Sordi Ilustrador: Fido Nesti 16 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13200711

A partir do 2º ano

Mariana do contra

Mariana é uma menina que gosta de ver, pensar, sentir, imaginar, criar, inventar e ver o lado contrário de todas as coisas. Mariana é uma menina muito criativa e do contra, que enxerga o mundo sob seu próprio ponto de vista. Gosta de ver o avesso do direito, ao con‑ trário, meio contrário ou até totalmente contrá‑ rio. Ela nos mostra que existem muitas formas de ver, pensar, sentir, imaginar, criar e inventar.

As aflições e surpresas dos filhos quando seus pais trazem novos(as) companheiros(as) para casa. As histórias têm a forma de “vira-vira”: cada uma está de cabeça para baixo em relação à outra. Na primeira, Levi vê o namorado da mãe como um lobo, mas, quando eles se aproximam, nas‑ ce uma amizade. Levi, então, se identifica com o papel de “lobo”. Na outra história, Marcela e o irmão querem afastar as bruxas (namora‑ das) do pai. No final, o pai explica que ficará só com uma, e Marcela se identifica com o papel de “bruxinha”.

53


54

Mas será que nasceria a macieira? Conto por imagem Série Arca de Noé Autores: Alê Abreu e Priscilla Kellen Ilustradores: Alê Abreu e Priscilla Kellen 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13301424

A partir do 2º ano

As histórias que a natureza conta sem palavras. Narrada por imagens, sem texto, a história mos‑ tra as diferenças que o tempo e a transforma‑ ção do meio ambiente acarretam na paisagem de determinada cidade, na vida e nos costumes dos personagens. Ao acompanhar a sequência narrativa por imagens, percebemos que o “pro‑ gresso” modifica o lugar e o modo como nos re‑ lacionamos com ele, embora a natureza perma‑ neça fiel ao seu ritmo, produzindo vida e harmo‑ nia em meio ao caos urbano.

Memórias de um elefante Conto Série Arca de Noé Autora: Corine Jamar Ilustradora: Karim Maaloul Tradutora: Heloisa Prieto 32 páginas Formato: 26 x 21,5 cm Código: 13307175

Uma história sobre lembranças, solidão, partilha e amizade. Um elefante solitário vive recordando o passado. Um dia ele espirra e os objetos de suas lembran‑ ças se espalham. Ele tenta recuperá-los, mas descobre que cada um deles está sendo útil a outras criaturas. Então percebe que perdeu os objetos, mas ganhou muitos amigos.


Conto Coleção Primeiras Histórias Autor: Ronaldo Simões Coelho Ilustradora: Glair Arruda 24 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201160

Os desafios de crescer e aprender. Ela achava que era boboca nariz de pipoca por‑ que não sabia fazer um monte de coisas. Até que, sem perceber, o que ela não sabia fazer foi ficando fácil: abotoar a blusa, andar de bi‑ cicleta, nadar, ler. E aprende que ninguém nas‑ ce sabendo tudo.

Conto

A partir do 2º ano

Nascer sabendo

Nina e o gato Série Arca de Noé Autora: Fatima Sharafeddine Ilustrador: Vincent Hardy Tradutora: Eliana Bighetti Pinheiro 32 páginas Formato: 26,5 x 23 cm Código: 13406002

A amizade entre um gato e um bebê elefante rompendo barreiras. Os pais de Nina, um bebê elefante, precisam voltar ao trabalho na floresta mas não sabem com quem deixar a filha. O gato Lino se ofere‑ ce para cuidar dela. Tudo vai bem até que os elefantes da comunidade percebem que Nina está se comportando como um gato e decidem afastá-la de Lino.

55


56

Uma noite sem igual Conto de Natal Série Arca de Noé Autora: Ana Maria Machado Ilustradora: Fabiana Salomão 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13300704

A partir do 2º ano

Uma história de Natal, do Menino Jesus, que quando crescer vai ser o Cristo. Benjamim, um pequeno pastor, assiste com aten‑ ção a um acontecimento que mudará a história da humanidade: o nascimento do Menino Jesus. Junto com os animais, o garoto vê José e Maria à procura de um local seguro para a chegada de Jesus e o aconchego do bebê na manjedoura. E, com a ajuda do anjo Gabriel, Benjamim tam‑ bém consegue oferecer seu presente ao Meni‑ no recém-nascido: uma linda e iluminada coroa.


Perdi meu amor

Conto

Coleção Primeiras Histórias

Série Arca de Noé Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Ivan Zigg 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307145

As expectativas de uma família diante da chegada de um bebê. Uma fábula moderna sobre a chegada de um bebê na família. Os personagens são animais com características humanas. Como qualquer crian‑ ça, o bezerrinho sente ciúme, tristeza e medo de ser rejeitado com o nascimento do irmãozinho.

A partir do 2º ano

Para que serve uma barriga tão grande?

Conto Autor: Luiz Galdino Ilustradora: Rosinha Campos 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201156

Trabalhando a dor da perda. Caçapote é uma cidade tão pequenina que nem aparece no mapa. Por ali passa um trem que o menino vai olhar todos os dias. Uma vez, ele viu uma garota sentada na janela e se apaixo‑ nou perdidamente por ela. Passou muito tempo esperando o trem que a traria de volta, mas ela nunca voltou. Ele entendeu e chorou.

FNLIJ 2003 Acervo Básico Categoria Criança

57


58

Quem parte e reparte... A princesa que não queria aprender a ler Conto Série Arca de Noé

A partir do 2º ano

Autora: Heloisa Prieto Ilustradora: Janaina Tokitaka 40 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13308011

A princesa Rosa aprende, do modo mais difícil, a importância de saber ler. Rosa é uma linda princesa que se recusa a apren‑ der a ler. Perde-se na floresta e é aprisionada em uma horrível caverna pela bruxa Serpenti‑ na. Mas o esperto gato Chiado lê um feitiço na parede e liberta a ambos – ele é, na verdade, o príncipe Eder, que Serpentina enfeitiçou. Rosa aprende a ler e, consciente da importância da leitura, constrói uma grande biblioteca. A bruxa vira rainha, mas seus súditos são ratos, sapos, cobras e morcegos.

Prêmio Viriato Corrêa 2010 UBE-RJ União Brasileira de Escritores 1º lugar Categoria Infantojuvenil

Conto popular Coleção Primeiras Histórias Autora: Tatiana Belinky Ilustradora: Mariângela Haddad 24 páginas Formato: 24 x 17 cm Código: 13201149

Quando a esperteza vence os obstáculos. Uma história do folclore russo sobre dois irmãos que viviam nas terras de um coronel. Nhô Jeca era pobre e Nhô Juca era rico. Um dia, na divisão de um frango para o coronel, Nhô Jeca se deu bem. Nhô Juca quis imitar o irmão e se deu mal.


A rainha rabiscada

História infantil

Coleção Primeiras Histórias

Coleção Camaleão Autor: Paulo Moura Ilustrador: Paulo Moura 24 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 23300188

Os animais da floresta se unem para acabar com a tristeza de Cici, uma elefantinha solitária. Cici é uma elefantinha querida por todos e cheia de amigos . Ela parece feliz, mas chora porque não tem ninguém para jantar com ela. Os amigos decidem que a cada noite uma família jantaria com Cici, que fica muito feliz com tanto carinho.

A partir do 2º ano

Quem vai jantar com Cici?

Poesia Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Jótah 24 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201163

Essa é a história da simpática Rainha do Lápis, que desenha tudo o que lhe vem à cabeça. A Rainha do Lápis gosta de desenhar, inventar e reinventar. Ela desenha o que quer e, quando não gosta, apaga e desenha de novo. Ela pinta um avião e vai até Brasília para apagar o minis‑ tro que havia roubado dinheiro do povo e alguns deputados safados. No fim, a Rainha desenha uma grande festa.

59


A partir do 2º ano

60

O riacho

O sapato que miava

Aventura

Conto

Série Isto e Aquilo

Coleção Primeiras Histórias

Autores: Júlio Emílio Braz e Salmo Dansa Ilustrador: Salmo Dansa 24 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307115

Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Ivan Zigg 24 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201154

A vida de um riacho descrita pelos olhos sensíveis de uma garça.

O relacionamento entre adultos e bichos de estimação.

O cenário era de águas límpidas, mata silenciosa, peixes e pássaros. Porém, tudo se transformou e o riacho virou um córrego, sujo, maltratado e malcheiroso. A garça nunca mais viu seu amigo.

Dona Velha tinha um gato e um velho par de sa‑ patos. Um dia, o gato entrou dentro de um sapa‑ to e ela calçou sem perceber o bichano lá den‑ tro. Andou, andou e o sapato miando... Foram muitas confusões pelo caminho, mas o final foi feliz e divertido.

Prêmio Adolfo Aizen 2002 UBE-RJ União Brasileira de Escritores

FNLIJ 2007 Acervo Básico Categoria Criança FNLIJ 1988 Altamente Recomendável Categoria Criança


Poesia

Varre, vento! Poesia

A partir do 2º ano

O segredo da lagartixa Coleção Primeiras Histórias Autores: Lecticia Dansa e Salmo Dansa Ilustrador: Salmo Dansa 32 páginas Formato: 18 x 26 cm Código: 13307101

O segredo de Flozô, uma lagartixa antissocial. Esta história, contada em 28 quadrinhas delicio‑ sas, fala de uma lagartixa que vivia num jardim, isolada de todos. O seu segredo? Ah... era bo‑ nito demais para não ser revelado.

Coleção Camaleão Autora: Cláudia Pacce Ilustradora: Leninha Lacerda 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 23300198

Um poema, no texto e na ilustração, e um alerta para os perigos da “civilização”. O rio, tão bonito, ao chegar à cidade recebe tanto lixo e sujeira, tantos maus-tratos e desa‑ mor, que fica doente. É preciso mudar a cabeça das pessoas para que possamos ter novamen‑ te rios bem tratados, saúde, educação, trânsi‑ to desafogado.

61


62

Vira-Lata e Pá-Virada Conto

Viva a diferença Livro de imagens

Coleção Lambe a Cria Autores: Cristina Porto e Michele Iacocca Ilustrador: Michele Iacocca 24 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13200801

A partir do 2º ano

Uma tempestade une os corações de um cão e de uma cadela. Era uma vez uma Vira-Lata e um cão chamado Pá-Virada, um namorador. Num dia de chuva, o latão virou abrigo para os dois, que acabaram se apaixonando. Vira-Lata casou-se com Pá-Virada e tiveram quatro filhotes bem na noite de Natal!

Série Arca de Noé Autora: Ruth Rocha Ilustradora: Glair Arruda 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm Código: 13307182

Um olhar vale mais do que mil palavras. Este livro de imagens retrata a importância de saber lidar com as diferenças. Pessoas de etnias diferentes se encontram e, por suas ideias divergentes, se desentendem. Alheios a tudo, seus filhos brincam. Essa brin‑ cadeira contagia as pessoas e ensina aos adul‑ tos que ao aceitar as diferenças eles aprendem e enriquecem a vida.


Conto

A zebrinha preocupada

A partir do 2º ano

Vovó tem Alzha... o quê?

Aventura

Série Arca de Noé Autora: Véronique Van den Abeele Ilustrador: Claude K. Dubois Tradutor: Luís Camargo 32 páginas Formato: 22 x 22 cm Código: 13307176

Série Arca de Noé

A amizade e o carinho de uma garota quando sua avó passa a sofrer do mal de Alzheimer.

Trata das diferenças: a história de uma zebrinha de listras deitadas e de uma girafa de pintas quadradas.

Vovó cuida de Camila com carinho: conta histó‑ rias, faz bolo de chocolate, leva a menina para passear. Um dia Camila percebe que a avó co‑ meça a fazer coisas estranhas e a confundir nomes. Ela está sofrendo do mal de Alzheimer. Os papéis agora se invertem e é Camila quem cuida da avó.

Uma zebra de listras deitadas e uma girafa de pintas quadradas podem ser alvo de gozação. Mas, para estas duas amigas, tudo não passa de uma grande bobagem, afinal de contas, to‑ dos merecem respeito.

Autora: Lúcia Reis Ilustradora: Lúcia Reis 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307114

FNLIJ 2007 Acervo Básico Categoria Tradução/ Adaptação – Reconto

63


Lançamento

A partir do 3º ano

64

Um casório bem finório Conto Série Arco-íris Autor: Elias José Ilustrador: Orlando 56 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13301545

Um porão feio, sujo e escuro se transforma no Porão Mágico. O casório é apenas uma das muitas aventuras e surpresas. Cansados da bagunça que os filhos fazem em casa, os pais resolvem reservar o porão para as brincadeiras. Uma tia vem passar uns tempos com a família para preparar o enxoval de casamento. Cristininha, a filha do casal, tem a ideia de brincar de casamento... e a confusão está feita! A divertida narrativa revela os preparativos e a cerimônia. O porão transforma-se em um lugar mágico onde a fantasia impera.


65

A partir do 3ยบ ano


66

A partir do 3º ano

Lançamento

Histórias a quatro patas Prosa Série Arco-íris Autor: Alexandre de Castro Gomes Ilustrador: Jótah 32 páginas Formato: 20 x 27 cm Código: 13309004

Cinco histórias cheias de humor que sempre terminam em confusão! A professora Coruja propôs aos seus alunos que fizessem uma redação interessante chamada tandem, que consiste em um aluno escrever um trecho de uma história e passar para seu parceiro continuar a redação. Ocorre que as duplas são formadas por rato e barata, gato e cachorro, tartaruga e lebre...


67

A partir do 3ยบ ano


68

A partir do 3º ano

Lançamento

Immi Conto Série Arco-íris Autora: Karin Littlewood Ilustradora: Karin Littlewood Tradutora: Regina Drummond 32 páginas Formato: 24,5 x 27,5 cm Código: 13309003

Uma garota e um garoto, em lados opostos do planeta, descobrem objetos raros em seus mundos. Immi vive em um mundo isolado, gelado e todo branco. Mas, ao encontrar na água do mar objetos coloridos, sua vida se alegra, bem como a de seus vizinhos. Quando chega o momento de partir, Immi deposita, na água do mar, um ursinho branco, que ela espera que seja encontrado pelo amigo distante e desconhecido.


69

A partir do 3ยบ ano


Lançamentos 70

A bruxa

Código: 13308704

O esqueleto Código: 13308705

O homem do saco

A partir do 3º ano

Código: 13308702

A múmia Código: 13308703

O vampiro Código: 13308701

Conto Coleção Meus Monstros Autor: Enric Lluch Ilustrador: Óscar T. Pérez Tradutora: Heloisa Prieto 32 páginas Formato: 17 x 22,5 cm

Contos que mesclam terror e humor com personagens de arrepiar! Uma bruxa gulosa que se cansa da história da maçã e entra na de João e Maria; o vampiro que tem um problema com seus caninos nada afiados; um jovem esqueleto que só quer saber de jogar futebol e marcar gols. Essas e outras criaturas nada convencionais vão deixar a turma com os cabelos arrepiados... de tanto rir!


71

A partir do 3ยบ ano


Lançamento 72

A partir do 3º ano

Um nó na cabeça Conto Série Arco-íris Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Laurent Cardon 48 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13301431

Um carneiro diferente, com talentos e um nó na cabeça! O carneiro Tico tem um nó na cabeça que o faz ver as coisas de modo diferente dos outros. Ele não consegue seguir hábitos sem pensar. Seu ofício de pular cerca, para ajudar as pessoas a dormir, o leva até o menino Quim, que não consegue mais dormir, preocupado com as brigas de seus pais. No quarto de Quim, Tico descobre os lápis de cor e um novo talento!

Prêmio Brasília de Literatura 2012 2º lugar Categoria Melhor Literatura Infantojuvenil


73

A partir do 3ยบ ano


Lançamento

A partir do 3º ano

74

Pedzeré – Linhas e cores Prosa Série Arco-íris Autora: Naná Martins Ilustrador: Mauricio Negro 24 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307200

Um mistério envolve aquele rapaz e as extraordinárias cores de seu corpo. A bela indígena Pedzeré gostava de colher folhas frescas todas as manhãs, próximo a sua aldeia. Nesses momentos, uma jiboia-arco-íris sempre a observava. O animal apaixonou-se pelo encanto da jovem e pediu aos céus que o transformassem em um homem para se declarar a Pedzeré.


75

A partir do 3ยบ ano


Lançamento

A partir do 3º ano

76

Pode ser depois? Conto Série Arco-íris Autora: Sônia Barros Ilustrador: Ivan Coutinho 40 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13301547

Deixe a preguiça de lado! Escovar os dentes, tomar banho, guardar os brinquedos... eram tarefas que Juca sempre queria deixar para depois. Mas tudo muda quando ele conhece a professora Catarina, que lhe mostra como se faz para aproveitar o tempo e dividi-lo entre as responsabilidades de estudante e o lazer de menino. Tomara que dê certo!


77

A partir do 3ยบ ano


78

A partir do 3º ano

Lançamento

Quadrinhas para miúdos Poesia Série Arco-íris Autor: José Santos Ilustradora: Bruna Assis Brasil 40 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13309005

Osga, peúga, autocarro, que língua é essa? Da viagem do escritor, José Santos, por Portugal, nasceu este Quadrinhas para miúdos, uma compilação de palavras que ouvia e não conhecia o significado. Lugares, animais, brinquedos, alimentos, meios de transporte... são algumas das suas anotações.


79

A partir do 3ยบ ano


80

A partir do 3º ano

Edição Renovada

Os telecaramujos Conto Série Arco-íris Autora: Maria Heloisa Penteado Ilustrador: Adilson Farias 56 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13301546

Telecaramujo pode ser celular... Instalou‑se uma confusão no fundo mar… Teca e Mariana foram passear na praia e conheceram uma misteriosa menina de cabelo comprido e emaranhado chamada Estelamar. Como iam imaginar que a garota era uma s...? Poderão guardar segredo tão importante?


81

A partir do 3ยบ ano


82

Ah, cambaxirra, se eu pudesse... Conto Coleção Conta de Novo

A partir do 3º ano

Autora: Ana Maria Machado Ilustradora: Graça Lima 32 páginas Formato: 23 x 27,5 cm Código: 13201902

Ave convence imperador autoritário de que quando as pessoas se unem conseguem alcançar seus objetivos. Uma ave tenta impedir que um lenhador derru‑ be uma linda árvore, mas ele cumpre ordens de seus superiores e tem medo de desobedecê-los. A cambaxirra então enfrenta o temido impera‑ dor e ameaça pedir ajuda a todo o mundo. Ele fica com medo e a árvore é salva.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

Um ajudante que muito ajuda Conto Coleção Os Casos do Inspetor Zinho e Kee Mi Edo Autor: Antonio G. Iturbe Ilustrador: Alex Omist 40 páginas Formato: 15 x 19 cm Código: 13308502

Uma minuciosa busca na cozinha levará esta dupla hilariante a solução de mais um caso. O Inspetor Zinho, detetive mundialmente famo‑ so por seu talento e sua adoração por omele‑ te de batata, trabalha no Departamento de Ca‑ sos Estranhos, Misteriosos e Superdifíceis com a ajuda do Sargento chinês Kee Mi Edo. Nes‑ ta aventura, a dupla é chamada para resolver o caso do desaparecimento da valiosa baixela de cerâmica do Sr. Granafarta.


A partir do 3º ano

Um amor grande demais

O Barba-Azul

Conto

Conto tradicional

Coleção Histórias de Colégio

Coleção Lê Pra Mim

Autora: Yolanda Reyes Ilustradora: Olga Cuéllar Tradutor: Luiz Antonio Aguiar 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13306106

Autor: Flavio de Souza Ilustradora: Suppa 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13308603

Um garoto tímido luta para conseguir declarar seu amor.

Um homem muito rico mata as ex-esposas, mas a atual é salva, para sua surpresa.

Maurício, um menino muito alto, apaixonou-se por Juanita. Sem coragem de contar a ela, co‑ locou uma enorme frase diante da janela dela declarando seu amor. Mas ela se achava muito pequena e queria apenas um amigo...

Barba-Azul se casou de novo, apesar de suas es‑ posas anteriores terem sumido misteriosamen‑ te. A nova esposa descobre as outras esposas mortas. Barba-Azul então resolve matá-la, mas ela é salva por seus familiares.

83


84

Beijo, não! Fantasia

O barbeiro e o coronel Conto Coleção Conta de Novo

A partir do 3º ano

Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Michele Iacocca 32 páginas Formato: 23 x 27,5 cm Código: 13201901

O pensamento e a astúcia de um barbeiro põem fim ao medo que a população tinha de um coronel. Um coronel mandão foi à barbearia e desafiou: queria saber quantos fios de cabelo existiam em sua cabeça. O barbeiro pediu que ele voltas‑ se em um mês. O dia chegou e, diante de uma multidão, surgem o coronel careca e o barbeiro com a resposta na ponta da língua.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

Coleção Camaleão Autora: Tatiana Belinky Ilustradora: Lúcia Hiratsuka 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 23300179

Uma magia que não se desfez graças a um encanto poderoso: o amor. O mago transformou o macaco em um belo ra‑ paz e só o beijo de uma moça acabaria com o feitiço. Macaco e mago marcaram um novo en‑ contro para dali um ano. Nesse dia, uma jovem entrou na casa do mago mancando e choran‑ do. O rapaz a ajudou e eles se beijaram, para desespero do mago. Apaixonado, o rapaz não queria mais ser macaco. Para surpresa geral, o feitiço foi derrotado pelo amor.


Conto

Poesia

Coleção Primeiras Histórias

Coleção Camaleão

Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Rogério Coelho 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201159

Autora: Sônia Barros Ilustrador: Alberto Llinares 24 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 23300180

Como uma criança enfrenta situações novas.

Uma história em versos de uma criança que sabe que é preciso ser feliz.

Os pais de Nanda são separados e ela acha que a namorada do pai é uma bruxa, que enfeitiça todos com seus beijos. O pai se casa com ela e Nanda ganha um irmãozinho. Então a garota descobre que os beijos quebram encantos e fa‑ zem gente grande sorrir.

Um menino quer ter um animal de estimação, mas seus pais não deixam. Ele tenta de tudo para conseguir, até pedir que os leitores escre‑ vam cartas para convencer seus pais. Assim, além de um bichinho, ele ganharia muitos amigos.

A partir do 3º ano

Beijos mágicos

Um bichinho só pra mim

85


86

A bomba de chocolate Uma boa cantoria Conto Coleção Conta de Novo Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Edu 32 páginas Formato: 23 x 27,5 cm Código: 13201903

A partir do 3º ano

Proibido de cantar por anos e anos, o povo de um reino se uniu e virou o jogo. Um rei, em um momento de impaciência, proíbe todo mundo de cantar. Um boiadeiro contraria a lei do lugar e contagia todo o povo com sua cantoria. Quando chega ao palácio, faz até o rei cantar, mudando a história do reino.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

Aventura Coleção Segundas Histórias Autores: Manoel Motta e Salmo Dansa Ilustrador: Salmo Dansa 40 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 13301529

As crianças contribuindo para a paz. Os países verdes e os vermelhos iam entrar em guerra. As crianças do mundo inteiro se reuni‑ ram e o menino JC sugeriu trocar o urânio das bombas por chocolate. Quando a guerra estou‑ rou, foi uma vergonha. Os líderes políticos, co‑ bertos de chocolate, juraram que não promove‑ riam mais a guerra.


Clássico infantil

Conto

Coleção Lê Pra Mim

Coleção Tião Parada, Cidadão na Estrada

Autora: Ana Maria Machado Ilustradora: Ellen Pestili 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200619

Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Eduardo Albini 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307804

A curiosidade de uma garota e o medo do desconhecido.

Dirigir um caminhão sem volante, sem freios, sem rodas e sem motor? Só mesmo o Tião para topar essa parada...

Cachinhos de Ouro encontrou na floresta uma casa de ursos onde tudo era pequeno, médio e grande. Ela entrou, tomou um pote de mingau que Mamãe Urso tinha feito e se deitou na cama do Ursinho. Imagine o susto que ela levou quan‑ do a família Urso chegou.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

A partir do 3º ano

Cachinhos de Ouro

O caminhão que andava sozinho

Tião Parada é um caminhoneiro boa praça e so‑ lidário. Em uma de suas aventuras pelo Brasil, conhece o Super Trick Road, um caminhão mo‑ derníssimo guiado por computador. Mas Tião ob‑ serva um grave defeito: não é possível diminuir sua velocidade, que chega a 200 km por hora. Depois que policiais tentam prendê-lo, Tião aju‑ da seu inventor a aprimorar o supercaminhão.

87


88

O dia em que o Sol sumiu Cemitério sem mistério Conto de assombração em prosa e verso

Aventura Coleção Segundas Histórias Autor: Álvaro Cardoso Gomes Ilustradora: Lúcia Hiratsuka 40 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 13301535

Coleção Ai, Que Medo!

A partir do 3º ano

Autor: Cláudio Martins Ilustrador: Cláudio Martins 24 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm Código: 13307902

Um eclipse deixou a cidade na escuridão. O menino entra no cemitério, mas essa não parece ser uma boa opção. Um menino vai jogar bola com novos amigos. Era dia de eclipse. e o dia vira noite. Nisso, a bola cai bem no cemitério. Até que alguém resolve passar pelo portão, pelas estátuas... naquela escuridão! Tem medo e susto, prosa e poesia.

Como viver sem a luz e o calor do Sol? Um dia o Sol sumiu. O calor foi substituído pela neve e surgiu a estranha Companhia do Sol Nas‑ cente, vendendo aquecedores de todos os ti‑ pos. Filipe, inconformado, foi em busca do Sol. Encontrou-o em um galpão, ferido e acorrenta‑ do. Filipe conseguiu libertá-lo e a luz e o calor de verdade voltaram.


Conto Coleção Os Casos do Inspetor Zinho e Kee Mi Edo Autor: Antonio G. Iturbe Ilustrador: Alex Omist 40 páginas Formato: 15 x 19 cm Código: 13308501

Um cavalo de corrida desaparece... Ele é Velocity, nada mais, nada menos que o favorito da Rainha da Inglaterra. Nesta aventura, a dupla Inspetor Zinho e o Sar‑ gento chinês Kee Mi Edo é chamada para en‑ contrar o famoso cavalo de corridas, Velocity, que competiria na corrida mais importante do ano, no hipódromo de Ascot, mas que, infeliz‑ mente, havia desaparecido em Londres. É claro, sempre aprontando todas no Departamento de Casos Estranhos, Misteriosos e Superdifíceis.

A partir do 3º ano

Um dia nas corridas de cavalo

O domador de monstros Conto Coleção Conta de Novo Autora: Ana Maria Machado Ilustradora: Suppa 32 páginas Formato: 23 x 27,5 cm Código: 13201904

Para espantar os monstros do quarto, garoto chama outro monstro, mais feio ainda. Sérgio via monstros no seu quarto. Para es‑ pantar o medo, criou coragem e resolveu con‑ versar com eles. Quando aparecia um, ele logo inventava outro, ainda mais feio. Assim, Sérgio trocou o medo por sonhos cheios de risadas e palhaçadas.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

89


90

Dona Baratinha

Em briga de irmãos quem dá opinião?

Clássico infantil

Conto acumulativo

Coleção Lê Pra Mim

Coleção Primeiras Histórias

Autora: Ana Maria Machado Ilustradora: Maria Eugênia 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200623

Autor: Luciano Pontes Ilustrador: Roberto Weigand 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201155

A partir do 3º ano

De tão exigente para escolher o noivo, uma baratinha acabou viúva antes mesmo de se casar. Dona Baratinha achou uma moeda e, pensan‑ do que estava rica, resolveu se casar. Dentre os diversos candidatos a noivo, o ratinho foi o escolhido. No dia do casamento, o ratinho não apareceu na igreja. De tão guloso, tinha caído na panela de feijão. Dona Baratinha resolveu pe‑ gar o dinheiro e se divertir.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

Quem falou que em briga de irmãos não se deve meter a colher? Basta uma pequena provocação para começar a briga entre Cosme e Damião. Na discussão entram o cachorro, a vassoura, o fogo, a água, o balde, a corda, o rato, o gato e um homem. Mas, no fim, eles ficam de bem e tudo termina em festa. Irmão é irmão.


Uma estrada junto ao rio

Aventura

Conto

Coleção Segundas Histórias

Série Isto e Aquilo

Autor: Elias José Ilustrador: Ricardo Dantas 32 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13301544

Autora: Marina Colasanti Ilustradora: Marina Colasanti 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307147

Quando as boas mudanças acontecem, os alunos descobrem uma nova escola.

A história de uma estrada que, infeliz com sua vida, sonha em ser livre e encontrar sua própria identidade.

Uma professora substituta traz para a escola tantas novidades que a turma fica muito mais motivada. Percebem que a escola precisava mesmo de mudanças e todos ficam satisfeitos por estudarem lá.

A partir do 3º ano

Uma escola assim, eu quero pra mim

A estrada queria ser livre como o rio. Asfaltada, por ela passavam carros, bicicletas, charretes, gente, mas ela não se sentia feliz. Decidiu imi‑ tar o rio que corria ao seu lado, mas deixou de ser útil às pessoas.

91


A partir do 3º ano

92

Festa no céu

O Gato de Botas

Clássico infantil

Narrativa por imagem e cordel

Coleção Lê Pra Mim

Coleção Cordel em Imagens

Autora: Ana Maria Machado Ilustradora: Marilda Castanha 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200622

Autores: Jô Oliveira e Manoel Monteiro Ilustrador: Jô Oliveira 48 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13308302

Um jabuti sente o preconceito no casco.

Um gato que vale por mil gatos.

Ia ter uma festa no céu, mas só entrariam os ani‑ mais que voam. Os outros bichos ficaram revol‑ tados. O jabuti não desistiu: foi de carona com a garça. Na volta, entrou escondido na viola do urubu que, em pleno voo, se livrou do peso do jabuti, que se esborrachou nas pedras.

“O Gato de Botas” é um conto folclórico fran‑ cês recolhido e recontado por Charles Perrault há mais de 400 anos. Aqui, ele é recontado em imagens por Jô Oliveira e em versos de cordel por Manoel Monteiro. O filho caçula de um mo‑ leiro recebe como herança um gato – mas “um gato que vale por mil gatos”, como lhe diz o pai. O gato pede ao moço um par de botas, de onde lhe vem o nome. Chega até a enfrentar um ogro, mago e muito esperto, que se transformava em bicho. Tudo pela felicidade do rapaz.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição


A partir do 3º ano João Bobo Clássico infantil

João das Letras Conto

Coleção Lê Pra Mim Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Roberto Weigand 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200618

João é chamado de bobo, mas é ele o escolhido para se casar com a moça rica, por fazê-la sorrir. João já nasceu meio bobo e cresceu mais bobo ainda. Todos diziam: “João Bobo é um boboca!”. Na região, morava um rico fazendeiro com sua filha, que não ria. Ele prometeu casá-la com o rapaz que a fizesse sorrir. E João foi o escolhi‑ do da donzela.

Série Arca de Noé Autora: Regina Rennó Ilustradora: Regina Rennó 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm Código: 13300703

Para cada um, sua profissão é a mais valiosa. Em uma cidadezinha, as pessoas acordam cedo e cada uma vai cuidar do seu ofício: costureira, sapateiro, doceira, padeiro etc. João também le‑ vanta cedo, fica acordado até altas horas, mas as outras pessoas acham que ele não faz nada. Certo dia, um senhor bem-vestido, que chega de longe, num carro preto, vai revelar o valor do trabalho de João.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

93


A partir do 3º ano

94

João e Maria

João e o pé de feijão

Conto tradicional

Conto tradicional

Coleção Lê Pra Mim

Coleção Lê Pra Mim

Autor: Flavio de Souza Ilustrador: Gilles Eduar 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200625

Autor: Flavio de Souza Ilustrador: Roberto Weigand 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13308602

Dois irmãos, abandonados pelos pais, se perdem na floresta e caem nas garras de uma bruxa, atraídos por uma casinha de chocolate. Um lenhador pobre e sua esposa abandonaram os filhos na floresta para não vê-los morrer de fome. João e Maria, sozinhos e perdidos, des‑ cobriram uma casa doce, invenção de uma bru‑ xa para atrair crianças. Ela os capturou com a intenção de comê-los. Mas eles a enganaram e se salvaram.

Ao subir em seu pé de feijão, o menino João depara com um gigante e uma galinha que bota ovos de ouro. João trocou seu único animal por feijões mági‑ cos. Sua mãe, aborrecida, jogou os feijões pela janela. Eles brotaram e os galhos cresceram ra‑ pidamente. João subiu neles e chegou ao cas‑ telo, nas nuvens, de um gigante malvado, que tinha uma galinha que botava ovos de ouro. Ele a roubou e matou o gigante.


Lenda da etnia Karajá Coleção Outras Histórias Autor: Rui de Oliveira Ilustrador: Rui de Oliveira 32 páginas Formato: 19 x 24,5 cm Código: 13404601

A criação do dia e da noite utilizando as artes de um desenho animado. A Lenda do Dia e da Noite, adaptada da tradi‑ ção dos índios Karajá, preserva e renova o pas‑ sado, a cultura, o idioma e as imagens dos an‑ cestrais. Mostra para as crianças brasileiras a arte extraordinária de nossos índios.

O livro do pode-não-pode

A partir do 3º ano

A lenda do dia e da noite

Conto Coleção Tião Parada, Cidadão na Estrada Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Eduardo Albini 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307802

Um caminhoneiro ajuda uma cidade a se livrar de leis absurdas e a viver com liberdade. Tião Parada é um caminhoneiro que ama ro‑ dar o Brasil. Numa viagem, vai para a cadeia porque não conhecia as leis do lugar. Foi sol‑ to graças aos seus dotes de cozinheiro e a uma “receita” especial. A cidade então passa a vi‑ ver em liberdade.

95


96

O mágico errado Aventura Coleção Segundas Histórias Autor: Luiz Galdino Ilustradores: Fernandes e Gilmar 40 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13301542

A partir do 3º ano

Um mágico diferente aprende com seus truques atrapalhados a encantar corações. Arquibaldo Serafim nasceu em uma família de mágicos. Mas ele é um mágico diferente porque seus truques não dão certo. Ao tentar tirar um coelho da cartola, aparecem gambás; quando quer uma pomba, surgem urubus... Quase de‑ siste da profissão, mas um grupo de crianças o encoraja a continuar e ele entende que não exis‑ te um mágico errado.

Me livro do terror Conto Coleção Ai, Que Medo! Autor: Cláudio Martins Ilustrador: Cláudio Martins 24 páginas Formato: 21 x 27 cm Código: 13307901

História sobre medos infantis e um menino que resolve enfrentá‑los para se livrar deles. Um menino consegue se livrar dos seus medos: bruxa, caipora, mula sem cabeça, vampiro, ca‑ veira, monstros terríveis e até um lobisomem que encontra numa noite escura... Um livro di‑ vertido, que se lê e assiste como a um desenho superanimado.


Conto Coleção Camaleão Autor: Rubem Braga Ilustradores: Denise e Fernando 16 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 23300108

A convivência de um menino com seu bicho de estimação, que ele conquista e depois perde. Toda criança tem ou já teve um bichinho de que gostou demais e que algum dia acabou desa‑ parecendo ou morrendo. Uma história bonita e muito emocionada de um menino e seu passa‑ rinho — um tuim.

O menino que quase morreu afogado no lixo

A partir do 3º ano

O menino e o tuim

Aventura Coleção Camaleão Autora: Ruth Rocha Ilustradora: Alcy 32 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 23300211

Desleixado e bagunceiro, depois de passar dos limites, um garoto aprende a lição. Ronaldinho era muito bagunceiro. Um dia, seus pais foram viajar e ele ficou sozinho em casa. Como não gostava de arrumação, a sujeira se acumulou até ele ficar preso dentro do quarto e precisar ser salvo pelos bombeiros. O susto fez Ronaldinho mudar.

97


98

Os meninos-caracol

A mesa capenga

Conto

Conto de encantamento

Coleção Tião Parada, Cidadão na Estrada

Coleção Segundas Histórias

Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Eduardo Albini 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307803

Autora: Maria Heloisa Penteado Ilustradora: Elisabeth Teixeira 32 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13301537

A partir do 3º ano

Os meninos-caracol têm um sonho: transformar terras improdutivas em lindas roças. O caminhoneiro Tião Parada, em suas viagens pelo Brasil, descobre um verdadeiro deserto, fei‑ to de quilômetros e quilômetros de terra aban‑ donada. Conhece também os meninos-caracol, que sonham em transformar essas terras despo‑ voadas em lindas e produtivas roças.

Uma mesa se transforma em uma mulher de pau ameaçadora. Esta é a história de uma mesa, capenga, que anda, corre, vira uma mulher de pau, fala e grita. Um conto de fadas moderno, com humor, sus‑ pense, histórias de detetive e ilustrações com um traço poético.


Conto

A múmia desaparecida

Série Isto e Aquilo

Conto

Autores: Daniela Pinotti e Marcelo Maluf Ilustrador: Roberto Weigand 48 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13308023

Uma alegoria sobre o poder das histórias. Todos os dias, um catador de papelão presen‑ teia seu filho Júlio com uma asa feita de mate‑ riais que ele recolhe nas ruas. À noite, conta ao menino uma história que ele mesmo inventa sobre cada uma delas. Um dia, Júlio observa o pai descendo uma ladeira: o peso da traseira do carrinho faz com que ele seja impulsionado para cima e o menino tem a impressão de que o pai está voando.

A partir do 3º ano

Meu pai sabe voar

Coleção Os Casos do Inspetor Zinho e Kee Mi Edo Autor: Antonio G. Iturbe Ilustrador: Alex Omist 40 páginas Formato: 15 x 19 cm Código: 13308504

Rumo ao Egito, a dupla infalível de detetive e inspetor busca solucionar mais um caso entre pirâmides e... omelete de batatas! Nesta aventura, o inspetor Zinho, detetive mun‑ dialmente famoso, e o fiel sargento chinês Kee Mi Edo vão ao Egito para investigar o desapa‑ recimento da múmia do famoso faraó Rapunet.

99


100

Os músicos de Bremen Conto tradicional Coleção Lê Pra Mim

A partir do 3º ano

Autor: Flavio de Souza Ilustradora: Ellen Pestili 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200626

Cansados de sofrer maus-tratos pelos donos, um burro, um cão, um gato e um galo tornam-se músicos. Um burro, um cão, um gato e um galo, maltrata‑ dos pelos donos, fugiram e se conheceram na estrada. Decidiram se tornar músicos. Encontra‑ ram um abrigo de ladrões e os assustaram tanto que eles fugiram. Por fim, tornaram-se músicos e viveram sossegados na casa.

No baú da memória Revirando a história Conto Série Arca de Noé Autora: Luzia de Maria Ilustrador: Cláudio Martins 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307151

A aventura de uma menina criativa que entra num conto de fadas e revira o mundo do faz de conta. Samille é uma garota cheia de ideias. Um dia re‑ solve usar sua criatividade para mudar um tra‑ dicional conto de fadas. Ela entra na história e vira pelo avesso o mundo do faz de conta, numa aventura repleta de descobertas.


Conto tradicional

Conto

Coleção Lê Pra Mim

Coleção Tião Parada, Cidadão na Estrada

Autor: Flavio de Souza Ilustradora: Maria Eugênia 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200627

Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Eduardo Albini 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307805

Feinho ao nascer, um patinho descobre que é um cisne tempos depois.

O que será que Tião está pescando: peixe com dentes de ouro, elefante ou garimpeiro-mutante?

Um patinho diferente dos irmãos, discriminado por todos, decidiu fugir. O patinho ficou só e qua‑ se morreu congelado. Quando chegou a prima‑ vera, ele se descobriu um lindo cisne.

A partir do 3º ano

O patinho feio

O peixe dos dentes de ouro

Tião vai pescar e descobre que o mercúrio usa‑ do no garimpo está envenenando os peixes e as pessoas. Há uma lenda que conta que es‑ tranhas criaturas do rio são garimpeiros que se transformaram por causa do mercúrio. O pei‑ xe-elefante decide convencer os outros a não poluir mais o rio.

101


102

A pior hora do dia Pimenta no cocuruto Conto Coleção Conta de Novo

A partir do 3º ano

Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Roberto Weigand 32 páginas Formato: 23 x 27,5 cm Código: 13201905

Galinha corre aflita anunciando o fim do mundo, depois que uma pimenta cai em seu cocuruto. Uma pimenta cai no cocuruto da galinha e co‑ meça a confusão. Alarmada, a ave anuncia que isso é sinal do fim do mundo. A notícia se es‑ palha e os bichos se desesperam. O homem acredita na história, cai e quebra a perna. De quem é a culpa?

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

Conto Coleção Histórias de Colégio Autora: Yolanda Reyes Ilustradora: Olga Cuéllar Tradutora: Ruth Rocha 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13306103

Como um menino lida com as suas obrigações. Domingo, seis da tarde, a pior hora do dia, e João Guilherme ainda não fez as lições do colé‑ gio. Segunda, seis da manhã, a pior hora do dia, e João se atrasa para a escola. A mãe, furiosa, teve de levá-lo. Quando chega lá, não tinha aula!


Conto

Conto

Coleção Tião Parada, Cidadão na Estrada

Série Arca de Noé

Autora: Rosa Amanda Strausz Ilustrador: Eduardo Albini 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307801

Autora: Ruth Rocha Ilustrador: Alberto Llinares 36 páginas Formato: 22 x 20 cm Código: 13307191

O caminhoneiro Tião Parada é preocupado com os direitos humanos. O que tem valor para algumas pessoas pode não ter valor algum para outras.

O que fazer para não estragar o mundo ainda mais?

Tião Parada, caminhoneiro, vive rodando o Bra‑ sil. É apaixonado por seu caminhão prateado. Entre uma viagem e outra, ele vivencia os gra‑ ves problemas sociais do país, como o de mo‑ radia nas grandes cidades.

A partir do 3º ano

Quanta casa!

Quem vai salvar a vida?

Wenceslau, o pai, nunca derrubou uma árvore e até colou um adesivo no vidro do carro: “De‑ fendam o meio ambiente!”. Shirlei, a mãe, nunca botou fogo na floresta amazônica. Mas, para o filho, Tiago, isso era muito pouco. Motivado pe‑ las aulas de Ciências, Tiago e sua família aca‑ bam se envolvendo “para não estragar o mun‑ do mais do que já estragaram.”

103


104

O rato do campo e o rato da cidade Conto tradicional Coleção Lê Pra Mim

A partir do 3º ano

Autor: Flavio de Souza Ilustrador: Roberto Weigand 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13308601

Ao visitar o primo que mora na cidade, o rato do campo percebe que não há liberdade por lá. Uma família de ratos vivia em uma fazenda. Um dia, receberam a visita de um primo esnobe que vivia na cidade. Mas, depois, foi a vez de o pri‑ mo do campo ir visitar a cidade. Ele ficou fasci‑ nado, mas logo descobriu que na cidade os ra‑ tos não tinham liberdade.

Saber perder Conto Coleção Histórias de Colégio Autora: Yolanda Reyes Ilustradora: Olga Cuéllar Tradutor: Luiz Antonio Aguiar 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13306104

Saber lidar com as derrotas também é um talento. Frederico treinou muito para o campeonato na‑ cional de natação. No grande dia, ele deu tudo de si, mas chegou em segundo lugar. Decep‑ cionado, Frederico descobriu uma coisa: preci‑ sava aprender a perder.


Só um minutinho Conto

A partir do 3º ano

O sonho de Beto Aventura Coleção Mãos Dadas

Série Arca de Noé Autora: Yuyi Morales Ilustradora: Yuyi Morales Tradutora: Ana Maria Machado 32 páginas Formato: 21,5 x 26,5 cm Código: 13307161

Uma simpática vovó usa a criatividade para driblar a morte. Uma vovó consegue driblar a morte, que vem buscá-la. Esperta, ela adia sua partida para fa‑ zer sua festa de aniversário. A comemoração foi tão boa que a morte muda de ideia e desis‑ te de levá-la.

Autores: Ruy Gentileza e Nair de Medeiros Barbosa Ilustradores: Cris e Jean 40 páginas Formato: 16,5 x 23,5 cm Código: 13300811

Gentileza ajuda Beto, um menino de rua. Beto é um menino de rua sonhador. Ele conhe‑ ce Gentileza, que mostra uma creche ao meni‑ no, que fica maravilhado. Um dia, Beto adoece e Gentileza o leva ao hospital. Quando se recu‑ pera, Beto é convidado para trabalhar com Gen‑ tileza na creche.

Pura Belpré Award 2004 Association for Library Service to Children Categoria Melhor Ilustração de Livro Infantil

105


106

Sumaúma, mãe das árvores Aventura Coleção Outras Histórias

A partir do 3º ano

Autora: Lynne Cherry Ilustradora: Lynne Cherry Tradutora: Ana Maria Machado 40 páginas Formato: 23 x 28 cm Código: 13401302

Cuidar da natureza é responsabilidade do homem. O homem está tentando derrubar a Sumaúma, mãe das árvores. Os pássaros e os animais ob‑ servam, tristes e escondidos. Quando o homem adormece, eles se aproximam e pedem prote‑ ção. Quando o homem acorda, vê a cena e de‑ cide partir.

Tantos medos e outras coragens Poesia Coleção Segundas Histórias Autora: Roseana Murray Ilustrador: Galvão 32 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13301543

O significado do medo e da coragem. Tem gente que tem medo de bicho, do escu‑ ro, de aranha. De um jeito ou de outro, medo e coragem todo mundo tem. Este livro conta, em versos, como é importante que eles existam, dando à vida desafios e emoção.


Aventura

O tesouro perdido do gigante gigantesco

Coleção Segundas Histórias

Aventura fantástica

Autora: Ciça Ilustradora: Petra Elster 32 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13301539

A dor na consciência de uma criança. Com raiva, o menino deu um tapa no rosto de seu irmãozinho quando ele estragou uma de suas brincadeiras. A marca daquela maldade ficou grudada na mão. Depois, triste e arrepen‑ dido, ele convidou o irmão para brincar. E en‑ tão a marca sumiu.

A partir do 3º ano

O tapa

Coleção Segundas Histórias Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Girotto 40 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13301540

Ajudar pensando na recompensa nem sempre dá lucro. Um gigante perdeu seu tesouro em Nada no Lu‑ gar, um país onde nada parava muito tempo no lugar. Pediu ajuda aos homens, que recupera‑ ram o baú mas exigiram uma recompensa. Mas o tesouro era, na verdade, uma enorme chupeta.

107


108

Os três porquinhos Clássico infantil Coleção Lê Pra Mim Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Gilles Eduar 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200613

A partir do 3º ano

Paciência e disciplina são importantes para preservar a própria vida. Três porquinhos construíram suas casas com diferentes materiais. O lobo derrubou a casa de palha e a de varetas. Os porquinhos se escon‑ deram então na casa de tijolos, que o malvado não conseguiu derrubar.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição


A partir do 3º ano

Vaidade no terreiro Aventura Coleção Segundas Histórias Autor: Elias José Ilustrador: Wagner Colpaert Villela 32 páginas Formato: 15,5 x 21 cm Código: 13301502

A valorização dos talentos de cada um. Quem era melhor: o galo Bituca cantando ou o pato Fafim nadando? Para decidir, chamaram o marreco Melquíades, que desafiou: Bituca teria que nadar e Fafim teria que cantar. Todos enten‑ deram que cada um é bom naquilo que sabe fazer.

O veado e a onça Clássico infantil Coleção Lê Pra Mim Autora: Ana Maria Machado Ilustradora: Suppa 32 páginas Formato: 22,5 x 26 cm Código: 13200615

Com medo de dividir o mesmo teto com uma onça, o veado espanta a predadora para sempre. O veado e a onça estavam construindo a mesma casa sem saber, um de dia, outro à noite. Com a casa pronta, decidiram morar juntos, mas o ­veado sabia que era presa da onça. Esperto, bo‑ lou um plano e conseguiu espantá-la.

FNLIJ 2004 Acervo Básico Reedição

109


110

Uma velha e três chapéus Conto

Vidinha boa Conto

Coleção Primeiras Histórias Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Gê Orthof 24 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13201161

A partir do 3º ano

Chapéus muito diferentes ganham uma excêntrica companheira de aventuras. A história de três chapéus de vaqueiro que pas‑ saram por muitas aventuras. Um dia encontram uma velha senhora de guarda-chuva, que sai voando com eles. Sobrevoaram o mar, as mon‑ tanhas, o sertão, até que cada chapéu encon‑ trou o seu destino.

FNLIJ 1987 Altamente Recomendável Categoria Criança

Série Arca de Noé Autora: Véronique Caplain Ilustrador: Michaël Derullieux Tradutora: Ruth Rocha 32 páginas Formato: 22,5 x 27,5 cm Código: 13307160

A sensível história de uma família cheia de ternura. Um bebê coruja vive com seus pais no aconche‑ go do ninho. Quando tenta voar pela primeira vez, cai no mato e se machuca. Papai e mamãe coruja cuidam dele até que ele consiga voar.


A partir do 3º ano

O visitante noturno Conto Coleção Os Casos do Inspetor Zinho e Kee Mi Edo Autor: Antonio G. Iturbe Ilustrador: Alex Omist 40 páginas Formato: 15 x 19 cm Código: 13308503

Uma minuciosa busca na cozinha levará esta dupla hilariante à solução de mais um caso. Aqui, a dupla Zinho e o chinês Kee Mi Edo têm um caso “seríssimo” para o Departamento de Casos Estranhos, Misteriosos e Superdifíceis. Nesta aventura, a dupla é chamada para resol‑ ver o caso do desaparecimento da valiosa bai‑ xela de cerâmica do Sr. Granafarta.

111


112

Edição Renovada

Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante

A partir do 4º ano

Conto Série Isto e Aquilo Autora: Mirna Pinsky Ilustrador: Ionit Zilberman 56 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13300741

A boa vontade e a determinação fazem a diferença! Cartas também viajam de ônibus, trem, avião, navio... E muitas pessoas trabalham para que as cartas cheguem ao seu destino. Que o diga Pedro Boné, que tinha de levar notícias para a avó de Luciana, na Rua Independência. Xiiii... mas a vovó Lia escreveu o nome do bairro em hebraico! Acompanhe o destino desta carta. Você vai rir e se emocionar!

Prêmio Jabuti 1995 Categoria Melhor Livro Infantil FNLIJ 1994 Altamente Recomendável Categoria Infantil


113

A partir do 4ยบ ano


114

A partir do 4º ano

Lançamento

Charles na escola de dragões Prosa Série Isto e aquilo Autora: Alex Cousseau Ilustrador: Philippe-Henri Turin Tradutor: Ligia Cademartori 48 páginas Formato: 28,5 x 40,5 cm Código: 13300751

Na escola de dragões, o aluno aprende a voar e a cuspir fogo. A menos que se chame Charles e prefira escrever poesia. Inspirado no poema “O albatroz”, do francês Charles Baudelaire, mostra a história de Charles, um pequeno dragão que acaba de ingressar na escola e que foge aos padrões de seus colegas de classe, que o provocam o tempo todo. Charles é franzino, tem asas e pés enormes, não consegue voar e não cospe fogo em seu caderno, como manda a professora. Mas, em um dado momento, ele se liberta. Há, no final do livro, um texto da tradutora, que estabelece para o pequeno leitor a relação desta história com o conhecido poema francês e com o próprio Baudelaire.


115

A partir do 4ยบ ano


116

A partir do 4º ano

Lançamento

Histórias árabes Reconto de textos clássicos Coleção Histórias de Outras Terras Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Laurent Cardon 80 páginas Formato: 24 x 22 cm Código: 13401011

Quatro histórias desse baú de tesouros narrativos conhecido como As mil e uma noites, recontadas por Ana Maria Machado. Uma das maiores escritoras brasileiras reconta quatro histórias de inestimável valor do Oriente Médio: Ali Babá e os quarenta ladrões, O cordoeiro de Bagdá, O pássaro falante e Tapete, luneta e damasco.


117

A partir do 4ยบ ano


118

A partir do 4º ano

Lançamento

Histórias greco-romanas Reconto de textos clássicos Coleção Histórias de Outras Terras Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Laurent Cardon 56 páginas Formato: 24 x 22 cm Código: 13300737

Sete histórias da inestimável herança da Antiguidade Clássica recontadas por uma de nossas maiores escritoras. Hermes e os lenhadores, Teseu e o Minotauro, Dédalo e Ícaro, Eco e Narciso, A tapeçaria de Aracne, Píramo e Tisbe e Cupido e Psiquê são sete histórias magníficas da Antiguidade Clássica, recontadas por Ana Maria Machado.


119

A partir do 4ยบ ano


Lançamento

Aída

120

Compositor: Giuseppe Verdi Adaptação: Han Mi-Ho Ilustradora: Lucia Sforza 40 páginas Código: 13407803

A flauta mágica

Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart Adaptação: Lee Mi Oak Ilustradora: Edmee Cannard 44 páginas Código: 13407802

La traviata

Compositor: Giuseppe Verdi Adaptação: Lee Gyeong Hye Ilustradora: Aurelia Fronty 40 páginas Código: 13407804

O lago dos cisnes

A partir do 4º ano

Compositor: Pyotr Ilyich Tchaikovsky Adaptação: Lee Ji Yoeng Ilustrador: Gabriel Pacheco 44 páginas Código: 13407805

Turandot

Compositor: Giacomo Puccini Adaptação: Eom Hye Sug Ilustradora: Miriam Miras 40 páginas Código: 13407806

Conto Coleção Música Clássica em Cena Tradutora: Heloisa Prieto Formato: 23 x 30 cm

Clássicos da música adaptados a partir de lindas óperas e balé. A coleção é composta de quatro conhecidas óperas e do famoso balé O lago dos cisnes. Apresenta as histórias dos libretos recontadas e ilustradas especialmente para o público infantojuvenil. Cada livro acompanha um CD com algumas faixas de cada espetáculo. No final de todos os volumes, encontra-se um encarte informativo sobre o compositor, suas principais peças, resumos das músicas (no balé) e curiosidades relacionadas à obra.


121

A partir do 4ยบ ano


A partir do 4º ano

122

Lançamento

O sabiá e a girafa Conto Série Isto e aquilo Autor: Leo Cunha Ilustradora: Graça Lima 40 páginas Formato: 20 x 27 cm Código: 13300742

Um sabiá que não sabia voar, uma girafa que não sabia falar: duas histórias que se encontram. Dois desejos, duas histórias: o sabiá, que sabia assobiar, mas não sabia voar. A girafa, que era muda e desejava desemudecer, desejava cantar. Um dia as histórias e os desejos se encontram...


123

A partir do 4ยบ ano


A partir do 4º ano

124

Lançamento

As três cartas de Marco Conto Série Isto e Aquilo Autora: Elizabeth Silance Ballard Ilustradora: Marie Flusin Simon Tradutora: Heloisa Prieto 40 páginas Formato: 21 x 29 cm Código: 13300738

É possível uma professora mudar a vida de um aluno? Marco ia à escola desleixado, malcuidado. Sem conhecer sua história, todos o discriminavam – os colegas e a professora. Suas notas caíram e ele teve dificuldades de aprendizado e de relacionamento após a morte de sua mãe. No Natal, Marco presenteou a professora com coisas que pertenceram a sua mãe. Dona Dalva se comoveu e, desse dia em diante, começou a dar mais atenção a ele, que se recuperou e obteve as melhores notas da turma. Marco e dona Dalva nunca mais se falaram. Anos depois, ela recebe três cartas de Marco. O que contariam elas?


125

A partir do 4ยบ ano


126

500 anos Conto por imagem Série Isto e Aquilo Autora: Regina Rennó Ilustradora: Regina Rennó 36 páginas Formato: 20 x 20 cm Código: 13200209

A partir do 4º ano

A viagem de uma criança pelo Brasil do presente e do passado. Neste livro de imagens, um pouco dos 500 anos do Brasil. Um menino em um barquinho de papel faz uma viagem pela História, na qual os tem‑ pos se cruzam, percorrem trajetos e aconteci‑ mentos importantes, mostram a face dos bra‑ sileiros, suas lutas, seus trabalhos.

Adorada Novela psicológica Série Isto e Aquilo Autor: Cláudio Fragata Ilustradora: Simone Matias 64 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13300732

Com a ajuda de seus animais de estimação, a menina Adorada enfrenta a separação dos pais. O cão Milonga, os gatos Fígaro e Fidélio, o coe‑ lho Capenga, o jabuti Lenga-Lenga e a pardoca Fuxica moram com a menina Adorada. E esses animais estavam junto com Adorada na sepa‑ ração dos seus pais. Com a nova organização da família, Adorada tem medo de perder seus animais. Mas a avó Olga, que mora numa casa com quintal, acolhe a todos.


A partir do 4º ano

Artes e ofícios Poesia Série Isto e Aquilo Autora: Roseana Murray Ilustrador: Caó Cruz Alves 56 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307167

Poemas que falam sobre as profissões e o valor delas. A florista espanta a tristeza do dia. A cozinhei‑ ra traz nas mãos canteiros cheios de temperos. A bailarina, a astróloga, o médico... todo mun‑ do pode encontrar arte se gostar do que faz.

FNLIJ 2007 Acervo Básico Categoria Poesia FNLIJ 1990 Altamente Recomendável Categoria Criança

127


128

O Boi-de-Mamão Conto Coleção Brincante

A partir do 4º ano

Autor: Rogério Andrade Barbosa Ilustradora: Regina Yolanda 40 páginas Formato: 22 x 26,5 cm Código: 13307702

As tradições de Florianópolis, como o folguedo do boi de Santa Catarina, o Boi-de-Mamão, que faz parte da identidade de seu povo. Dona Bentinha, antiga moradora de Florianópo‑ lis, conta histórias de bruxas, assombrações e “causos” contados pelas rendeiras e pelos pes‑ cadores. Um pouco das tradições populares de Santa Catarina, como o folguedo do boi, o Boi‑ -de-Mamão, uma festa de rua.

FNLIJ 2005 Altamente Recomendável Categoria Reconto

A casa do Franquis Tem Poesia infantil Coleção Ai, Que Medo! Autores: Jonas Worcman de Matos e José Santos Ilustrador: Jótah 48 páginas Formato: 21 x 28 cm Código: 13307903

Franquis Tem conta detalhes assombrados de sua casa e de sua vizinhança. Imagine um Quadro Fantasma que fica de olho em tudo? Um Conde Drácula que virou vege‑ tariano? Ou vizinhos fazerem uma fila de mor‑ tos-vivos pedindo ar-condicionado e rádio nos caixões? Com poemas divertidos, Franquis Tem apresenta a sua casa e a sua vizinhança.


Conto

A partir do 4º ano

Catarina encastelada

Catirina e a piscina Conto

Série Isto e Aquilo Autora: Rita Espeschit Ilustrador: Marcelo Pacheco 32 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307169

Série Isto e Aquilo Autora: Gláucia de Souza Ilustradora: Elma 40 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm Código: 13307162

A história de uma princesa que tinha um reino, um castelo e um problema a ser solucionado.

Os sonhos e o dia a dia de Catirina, uma menina como tantas outras.

Versos bem-humorados contam como a prin‑ cesa Catarina resolveu isolar-se em um castelo e, com a ajuda de uma sábia madrinha, conse‑ guiu resolver o seu problema, bem comum en‑ tre os adolescentes.

A menina Catirina, de 13 anos, fala sobre sua fa‑ mília, seus amigos, seu cotidiano, seus sonhos e o seu trabalho na piscina do clube. Um livro que nos faz refletir sobre os direitos de meni‑ nos e meninas e sobre a nossa criança interior.

129


130

Chapeuzinho adormecida no País das Maravilhas Conto Série Isto e Aquilo

A partir do 4º ano

Autor: Flavio de Souza Ilustrador: Jótah 72 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13307204

Um pai vira um distraído contador de histórias, misturando personagens e acontecimentos de vários contos de fadas. Na hora de dormir uma menina pede ao pai que conte uma história. Ele, por não se lembrar de nenhuma, mistura vários contos de fadas e per‑ sonagens. E cria uma aventura maravilhosa!

Prêmio Viriato Corrêa 2010 UBE-RJ União Brasileira de Escritores 3º lugar Categoria Infantojuvenil Prêmio Jabuti 2006 2º Lugar Categoria Melhor Livro Infantil


Poesia

A partir do 4º ano

Comboio, saudades, caracóis

Cordel adolescente, ó xente! Poesia Coleção Vertentes

Série Isto e Aquilo Autor: Fernando Pessoa Ilustradora: Marilia Pirillo Organizador: João Alves das Neves 32 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307166

Poemas bem-humorados que Fernando Pessoa escreveu aos sobrinhos. Poemas que o consagrado escritor Fernando Pessoa escreveu aos seus sobrinhos. Marcado pelo bom humor, simplicidade e ternura, o livro revela uma nova e insuspeitada faceta do escritor.

Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Tato 32 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 23300167

Um cordel sobre a descoberta do amor, um momento especial para todo adolescente. Bertulina amava um cangaceiro bonito e sedu‑ tor, um valentão do Nordeste. Na hora do pri‑ meiro beijo, a emoção foi grande, mas ele vai embora rindo. Quando ele volta, recebe o cas‑ tigo que merece.

FNLIJ 2007 Acervo Básico – Reedição Categoria Literatura em Língua Portuguesa

131


132

De olho nos bichos

Detonando o som

Poesia

Aventura

Série Arca de Noé

Série No Meio do Caminho

Autor: Elias José Ilustradora: Sheila Moraes Ribeiro 48 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307141

Autora: Fanny Abramovich Ilustradora: Elisabeth Teixeira 32 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307107

A partir do 4º ano

A importância dos animais e da natureza em nossa vida. A poesia delicada faz com que o leitor se encan‑ te e ame mais os bichos. Assim pode ajudar a protegê-los, bem como as águas e a vegetação. Para aprender a valorizar a natureza.

FNLIJ 2003 Acervo Básico Categoria Poesia

Letícia ligou o aparelho de som e nada... Não saía nenhum som. Onde procurar ajuda? O superaparelho de som de Letícia quebrou quase um mês depois da compra. Onde procu‑ rar ajuda? Qual o prazo da garantia? Que docu‑ mentos eram necessários para o atendimento? Quando conseguiu ter o aparelho consertado, Letícia festejou. O livro traz o Pequeno Dicioná‑ rio do Consumidor.


Diário de bordo de Noé Conto Série Isto e Aquilo Autora: Francesca Bosca Ilustrador: Giuliano Ferri Tradutor: Flavio de Souza 40 páginas Formato: 21 x 29 cm Código: 13307174

Uma versão divertida da aventura de Noé e o Grande Dilúvio.

A partir do 4º ano

Dona Palavra Aventura Série Isto e Aquilo Autor: Ronald Claver Ilustrador: Fê 48 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307129

Uma jovem professora encontra suas lembranças e viaja no tempo. Um dia, um aluno de Mariana, uma jovem pro‑ fessora, a faz recordar de uma antiga e querida professora das séries iniciais. Essas lembranças a conduzem a uma fascinante viagem ao passado.

No Grande Dilúvio, Deus ordena que Noé cons‑ trua uma grande arca e embarque nela com sua família e um casal de cada espécie de animal. A convivência na arca é difícil e o desafio de Noé é manter a união de todos.

133


134

Em Angola tem? No Brasil também! Conto Série Isto e Aquilo

A partir do 4º ano

Autor: Rogério Andrade Barbosa Ilustrador: Jô Oliveira 48 páginas Formato: 18 x 25 cm Código: 13300731

A amizade de dois garotos, um no Brasil e outro em Angola, aproximando a cultura dos dois países. Dois garotos, um de Salvador e outro de Luanda, por meio de troca de cartas, vão descobrindo como as cidades-irmãs têm tudo a ver. O porquê de suas culturas, modos de vida e religiosidade possuírem tanta coisa em comum. No Natal os garotos trocam um presente do qual jamais se esquecerão: as camisas das seleções de fute‑ bol de Brasil e de Angola.

Eram quatro vezes Teatro Coleção Teatro na Escola Autor: Flavio de Souza Ilustrador: Alexandre Camanho 80 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13308021

Esta divertida peça recria em quatro cenas o clássico Chapeuzinho Vermelho, seguindo os passos dos outros personagens da história. A história de Chapeuzinho Vermelho em quatro cenas: os afazeres da mãe de Chapeuzinho; a defesa do Lobo Mau; a vingança da avó e de Chapeuzinho quando dão uma surra no lobo e a versão do caçador, que chega à casa da avó e encontra o lobo nocauteado. O livro traz tam‑ bém informações, termos de teatro e um glos‑ sário final.


Fábula Série Isto e Aquilo Autora: Eveline Hasler Ilustradora: Käthi Bhend Tradutora: Heloisa Prieto 40 páginas Formato: 21,5 x 26 cm Código: 13300733

Uma jornada mágica muda a vida de dois irmãos bem parecidos, mas ao mesmo tempo muito diferentes. Dois irmãos viviam em um vale. Eram parecidos e tinham grandes corcundas. Mórris era bon‑ doso com as pessoas e os animais. Boris, mal‑ vado com todos. Um dia, Mórris atravessou a floresta encantada para consertar o telhado de sua cabana. Por sua bondade, as criaturas da floresta fizeram sua corcova sumir. Bóris imitou Mórris, mas ganhou uma corcunda ainda maior.

A partir do 4º ano

Fábula de dois irmãos

Felipe do abagunçado Conto fantástico Coleção Terceiras Histórias Autora: Sylvia Orthof Ilustradores: Fernandes e Gilmar 56 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 13307195

A fantástica aventura de um garoto, sua mãe e seu cachorro, que viajam na bagunça de seu quarto. O quarto de Felipe é uma grande bagunça. Aos 12 anos, ele vive a difícil fase de não ser nem adulto nem criança. Dizem que ele é muito novo para certas coisas e muito velho para outras. Mas um bruxo-astronauta muda tudo. Ele en‑ colhe Felipe, Bilu, seu cachorro, e dona Lili, mãe de Felipe. Então eles vivem uma incrível aventu‑ ra num trem maluco.

135


136

Filho de artista Conto Série Isto e Aquilo Autor: Flavio de Souza Ilustrador: Roberto Weigand 40 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307168

Garoto cósmico Uma aventura que gira mundos! Aventura/Conto Série Isto e Aquilo

A partir do 4º ano

Impressões poéticas de um garoto mostram contrastes entre sua vida e a de outras crianças. Romeu queria ser ator de teatro como seus pais. Um dia encontra uma roupa de Papai Noel na sacola do pai. Se ator é aquele que finge ser o que não é, o menino se pergunta se seu pai não seria mesmo Papai Noel.

Autores: Alê Abreu e José Paes de Lira Ilustrador: Alê Abreu 64 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13307188

Crianças se perdem no espaço e decidem seus destinos nesta aventura do futuro. Os amigos Cósmico, Luna e Maninho vivem no planeta das Crianças, onde a vida é toda pro‑ gramada. Um dia se perdem no espaço e des‑ cobrem o universo de um pequeno circo. Um representante do mundo da programação vai resgatá-los e os desafia a jogar um game contra a trupe do circo. Eles se recusam, por isso são desativados e abandonados no espaço. Assim, Cósmico, Luna e Maninho podem escolher seus próprios caminhos nesta aventura pelo espaço.


A partir do 4º ano

Gente bem diferente Conto

O guardião da folia

Coleção Camaleão

Conto

Autora: Ana Maria Machado Ilustradora: Fabiana Egrejas 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 23300242

Cada família tem seus personagens e suas histórias, sejam elas em verso ou prosa. Duas crianças comparam as pessoas de suas famílias com estereótipos e personagens in‑ fantis. O texto, em prosa e em versos, atenta para as mudanças nos papéis sociais da mu‑ lher, do homem e do idoso de uma forma diver‑ tida e poética.

Coleção Brincante Autor: Rogério Andrade Barbosa Ilustrador: Jô Oliveira 40 páginas Formato: 22 x 26,5 cm Código: 13307703

Uma bela manifestação cultural: a Folia de Reis no interior de Minas Gerais e no Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro. Seu Libério, de 80 anos, veio jovem de Minas para o Rio de Janeiro, onde faz parte de um grupo de Folia de Reis da Mangueira. Em seu aniversário, ganhou dos filhos uma viagem para Itapecerica, sua cidade natal. Lá ele revê festas populares e recorda seu tempo de menino.

FNLIJ 2007 Acervo Básico Categoria Reconto

137


138

Histórias que nos contaram em Luanda Conto Série Arca de Noé

A partir do 4º ano

Autor: Rogério Andrade Barbosa e Jô Oliveira Ilustrador: Jô Oliveira 40 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13308013

Narrativas tradicionais que ilustram a cultura do povo africano. Domikalinga é um conto sobre uma mulher grá‑ vida que oferece seu filho em troca de socorro e um monstro dispõe-se a ajudar. O grande desafio é a história de um dono de terras que oferece a mão da filha em casamento a quem conseguir pegar uma folha no alto da árvore mais alta. O leão, a ovelha e o macaco é uma metáfora sobre situações em que pessoas camuflam a má inten‑ ção em atitudes que parecem boas e inocentes.

Um jeito bom de brincar Aventura Série Arca de Noé Autor: Elias José Ilustradoras: Bia Sampaio e Sônia Magalhães 48 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307130

Livro de poesias para ler e brincar. Brincando com os sons, o ritmo das palavras e dos versos, este livro estimula a ler. Os poemas podem estimular as brincadeiras de teatro, em grupo, em dupla ou trio. Para momentos de di‑ versão e aprendizagem.


Conto Coleção Terceiras Histórias Autor: Marcelo Maluf Ilustrador: Ricardo Dantas 56 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 14301705

A história divertida e cheia de aventuras da amizade de Marcelo com um sapo escritor. Marcelo mora em uma cidadezinha do interior, onde conhece Jorge do Pântano Que Fica Logo Ali, um sapo cheio de histórias para contar. Fre‑ derico, o cobragão, Circe, a coruja branca, e a Bruxa Malvada do Vale Cinzento são outros per‑ sonagens que compõem essa mágica aventura.

A partir do 4º ano

Jorge do Pântano Que Fica Logo Ali

O livro dos pássaros mágicos Contos/Poemas Série Isto e Aquilo Autora: Heloisa Prieto Ilustradora: Laurabeatriz 80 páginas Formato: 21 x 26 cm Código: 13308020

Uma homenagem às aves, reais ou fantásticas, presentes em diferentes culturas. Nesta antologia, aves de diversas culturas são homenageadas em vários textos, como o íbis (poema português de Fernando Pessoa), o pás‑ saro azul (história francesa), a águia encanta‑ da (conto celta), o pica-pau (conto brasileiro), o fênix (história greco-romana) e tantas outras.

FNLIJ 2012 Figueiredo Pimentel Categoria Melhor Livro de Reconto

139


140

Luana – A menina que viu o Brasil neném Aventura Coleção Aventuras de Luana

A partir do 4º ano

Autor: Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino Ilustrador: Arthur Garcia 48 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307001

O berimbau mágico de Luana transporta o leitor ao dia do descobrimento do Brasil. Luana viaja no tempo para o momento do des‑ cobrimento do Brasil. Ela faz contato com os primeiros habitantes de nossa terra e com os descobridores. Ela só tem 8 anos, mas já co‑ nhece o valor da cultura e das diferentes raças na formação do nosso povo.

Luana – As sementes de Zumbi Conto Coleção Aventuras de Luana Autor: Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino Ilustrador: Mingo de Souza 48 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307003

Luana recebe do herói negro, Zumbi, o verdadeiro tesouro do Quilombo dos Palmares. Com seu berimbau mágico, Luana se transpor‑ ta para o Quilombo dos Palmares. Encontra pri‑ meiro o escravo Expedito e o corajoso Benden, que a leva até seu líder, Zumbi. Lá ouve histó‑ rias sobre seus antepassados, conhece a vida dos moradores e recebe de Zumbi as semen‑ tes da liberdade.


Conto Coleção Aventuras de Luana Autor: Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino Ilustrador: Mingo de Souza 48 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307002

Com seu berimbau mágico, Luana viaja no tempo e resgata parte da história de seu povo. Luana mora em Cafindé, um remanescente de quilombo, bem como o velho Atino, que vive triste por causa da perda de um berimbau que havia pertencido a seu avô. Para ajudá-lo, ela viaja no tempo e encontra seus antepassados, resgata parte da história de seu povo e o be‑ rimbau de Atino.

Aventura

A partir do 4º ano

Luana – Capoeira e liberdade

Magia das árvores Coleção Terceiras Histórias Autor: Máqui Ilustradora: Marlette Menezes 48 páginas Formato: 13,5 x 20,5 cm Código: 13400728

As árvores precisam ser respeitadas e consideradas como seres vivos e emotivos. Lucas, filho de lenhador, aprendeu a respeitar a natureza com seu amigo Vagamundo, que vivia na floresta. Um dia, em um concurso onde devia derrubar árvores, Lucas fez um discurso con‑ tra a derrubada. Todos entenderam, guardaram seus machados e passaram a plantar árvores.

141


142

Meu jardim secreto Conto Série Isto e Aquilo Autor: Shu-Nu Yan Ilustrador: You-Ran Zhang Tradutora: Silvia Sapiense 40 páginas Formato: 24 x 25,5 cm Código: 13307199

A partir do 4º ano

A relação de um garoto com a natureza e sua luta pela preservação da área verde em sua comunidade. João mora ao lado de um pequeno bosque e adora ficar observando o lugar, imaginando que tipo de animal vive lá. Um dia, ele entra no bos‑ que e, encantado com a beleza, decide t­ orná-lo seu jardim secreto. Mas um acontecimento ines‑ perado virá abalar a paz de João.

Não era uma vez... Aventura Coleção Terceiras Histórias Autor: Marcos Rey Ilustrador: Ricardo Dantas 56 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 13400733

As aventuras do garoto Gil, que sai sozinho pela cidade em busca de sua cachorrinha. Um dia Virgínia, a cachorrinha de Gil, desapa‑ rece. O garoto sai para procurá-la em sua bici‑ cleta. No caminho, conhece muitas pessoas e lugares, mas não encontra a cachorra. Abatido e cansado, Gil volta para casa e se surpreende ao encontrar Virgínia dormindo em sua cama.


A partir do 4º ano

Olhos de violino Conto Série Isto e Aquilo Autora: Marcia Cristina Silva Ilustrador: Mateus Rios 40 páginas Formato: 23 x 27,5 cm Código: 13307163

Criado como tatu, o passarinho Lino descobre que tem olhos de violino. Um ovo cai na toca de um casal de tatus e o passarinho Lino é criado como tatu, sem sair da terra. No dia que faz seu primeiro voo, Lino aprende que às vezes é preciso ir muito longe para descobrir quem somos.

Onde está Deus? Conto Série Isto e Aquilo Autor: Victor Kelleher Ilustradora: Elise Hurst Tradutora: Ana Maria Machado 40 páginas Formato: 21 x 28 cm Código: 13307178

A curiosidade faz Pedro ir atrás de respostas para tentar descobrir onde mora Deus. Pedro é um garotinho muito curioso que quer sa‑ ber onde Deus mora. Como não consegue uma resposta convincente, decide sair em busca de esclarecimento perguntando às pessoas que encontra em seu caminho.

143


144

Palavras, palavrinhas e palavrões Conto Série Isto e Aquilo

A partir do 4º ano

Autora: Ana Maria Machado Ilustrador: Jótah 48 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13308401

Uma menina não compreende as regras que os adultos determinam para as palavras. A menina estava descobrindo as palavras e os comentários dos adultos a confundiam. Como palavrões eram palavras grandes ou pequenas, às vezes proibidas, outras não? Uma história com humor e graça, onde a linguagem é o per‑ sonagem principal.

A pedra mágica do tempo Conto Série Isto e Aquilo Autora: Marcia Kupstas Ilustrador: Jótah 40 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307170

Jonas ganha de presente uma pedra mágica e a chance de acelerar o tempo. Jonas era um menino afobado. Um dia, um mago permite que ele realize o seu desejo, dando a Jo‑ nas uma pedra mágica que faz acelerar o tempo.


Poesia

Ponto de tecer poesia

A partir do 4º ano

Poesia é fruta doce e gostosa

Poesia Série Isto e Aquilo

Série Arca de Noé Autor: Elias José Ilustradora: Cristina Biazetto 56 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307154

As cores e os sabores das frutas, em poemas de dar água na boca. Vinte e quatro poemas sobre frutas, com lingua‑ gem atraente e divertida. Elas estão presentes com suas cores, seus sabores e texturas, seus aromas, seus nomes e até o prazer de comer.

Autora: Sylvia Orthof Ilustradora: Tatiana Paiva 40 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13308018

Uma reflexão em forma de poesia. Um lento e paciente trabalho alinhavado com as linhas da imaginação da agulha encantada da autora. As 25 poesias foram inspiradas em Penélope, personagem da mitologia grega que, assediada por pretendentes e pressionada pelo pai duran‑ te a longa ausência do marido, Ulisses, prome‑ tia se casar assim que concluísse uma colcha que tecia de dia e desmanchava de noite, pois não queria se casar de novo. Sylvia se compara à personagem, tecendo seus versos com uma agulha mágica.

145


146

Pra lá de Marrakech

Quero-quero

Conto

Poesia

Série Isto e Aquilo

Série Isto e Aquilo

Autor: Rogério Andrade Barbosa Ilustrador: Roberto Weigand 40 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13308019

Autor: Kalunga Ilustradora: Simone Matias 56 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13300509

A partir do 4º ano

O mundo fascinante de Marrakech encanta um menino, que define ali qual será o seu futuro. Um menino marroquino viaja com o pai até o mercado de Marrakech para vender os tapetes tecidos pela família. Em sua primeira vez na ci‑ dade grande, vive inúmeras aventuras: perde-se do pai, perde um pacote com presentes, quase é sequestrado. Mas se livra dos apuros. Quan‑ do o pai estende um tapete na praça para fazer suas apresentações de contador de histórias, o menino encanta-se e decide que, quando cres‑ cer, seguirá os passos do pai.

Poemas que encantam nesta viagem ao mundo dos animais, flores e crianças. Cinco divertidos poemas onde o leitor vai co‑ nhecer os encantos de um pinguinho de gente, brincar em uma roda-gigante, conversar com um peixe e saber como o crocodilo se diver‑ te. Vai ainda ler a carta de uma formiga apaixo‑ nada por um elefante, se deliciar com girassóis despenteados e conhecer a margarida queren‑ do um amor eterno.


O rei do mamulengo Conto regional Coleção Brincante Autor: Rogério Andrade Barbosa Ilustrador: André Neves 40 páginas Formato: 22 x 26,5 cm Código: 13307701

Apresenta o teatro popular pernambucano, em forma de texto e ricas ilustrações. Mamulengo: teatro de bonecos, brincadeira, fo‑ lia popular. Atrás do pano de um pequeno pal‑ co, artistas manipulam os bonecos que repre‑ sentam histórias engraçadas sobre as alegrias, os sonhos e as desgraças da vida cotidiana. A riqueza deste teatro pernambucano é represen‑ tada neste livro.

A partir do 4º ano

Rua das Rosas, rua dos meninos Aventura Coleção Terceiras Histórias Autor: Fernando Lobo Ilustradora: Claudia Scatamacchia 40 páginas Formato: 13,5 x 20,5 cm Código: 13400729

A infância de antigamente e a infância de hoje. Na Rua das Rosas havia rosas no jardim de cada casa e os dias passavam tranquilos. Mas a rua começou a mudar. No lugar dos sobradões, er‑ gueram-se prédios e, no lugar dos lampiões, vieram os postes de luz. As crianças já não po‑ diam brincar na rua movimentada. Era a chega‑ da do progresso.

FNLIJ 2003 Altamente Recomendável Categoria Criança

147


148

Talismã do Tibet Aventura

Tantas histórias no escurinho da escola

Série Isto e Aquilo

Aventura

Autora: Anna Flora Ilustrador: Cláudio Martins 40 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13307105

A partir do 4º ano

A importância da educação para o consumo e os perigos da exploração das fantasias infantis. As crianças compraram talismãs do Tibet, mas descobriram que eles não eram do Tibet. Dona Filoca, da associação que defende os consumi‑ dores, ajudou as crianças a fazer valer os seus direitos. No final do livro, o Pequeno Dicionário do Consumidor.

Coleção Teatro na Escola Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Marcos Guilherme 40 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13400501

Sacarrolha solta a imaginação e vive uma noite inesquecível. Sacarrolha viveu coisas incríveis aquela noite na escola. Como conversar com uma fotografia pendurada na parede e descobrir que a Cinde‑ rela não suportava o cheiro da sua carruagem de abóbora. Um mergulho no mundo da imagi‑ nação e da fantasia.


Tantas histórias numa caixa de sapatos

Aventura

Aventura

Coleção Teatro na Escola

Coleção Teatro na Escola

Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Rogério Borges 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13400503

Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Marcos Guilherme 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13400502

O encontro de um menino com sua realidade interior.

Olhando objetos guardados numa caixa de sapatos, Vânia se recorda de sua infância.

Para escrever a redação com o tema “Se eu fos‑ se...”, Zé Francisco fica imaginando como seria se ele fosse um super-herói, um príncipe ou se fosse invisível... Então descobriu alguém que ele podia ser melhor do que ninguém: ele mesmo.

A partir do 4º ano

Tantas histórias no outro lado do espelho

Uma caixa de sapatos guarda recordações de uma vida inteira. E traz à memória histórias e sentimentos adormecidos. Um botão de rou‑ pa alaranjado, uma chupeta, uma fivela, mui‑ ta saudade...

149


150

O tesouro da Montanha de Pedra

A voz de quem te ama

Novela de aventura

Conto

Coleção Pés na Infância, Olhos na Adolescência

Coleção Pés na Infância, Olhos na Adolescência

Autores: Pedro Armando Fossa e Lauro Darós Ilustrador: Marcelo Pacheco 72 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 13403806

Autor: Júlio Emílio Braz Ilustrador: Rogério Borges 32 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 13403804

A partir do 4º ano

Dois irmãos gêmeos em busca de um tesouro na Montanha de Pedra. Dois irmãos encontram um bilhete com a men‑ sagem: “Procurem o tesouro na Montanha de Pedra”. Esse bilhete dá início a uma aventura em que os dois aprendem e ajudam a transfor‑ mar o meio ambiente.

O desemprego mexe com a vida de um pai. Mas não é capaz de abalar o seu amor pelo filho. Maurício encontra uma carta de seu pai, no meio de seu livro favorito. Ela foi escrita quando Maurício ainda era criança e nela o pai expres‑ sa suas preocupações por estar desemprega‑ do. Uma reflexão emotiva sobre as responsabi‑ lidades de um pai.


A partir do 4º ano

Um zoo cheio de histórias Fábula Série Isto e Aquilo Autor: Gianni Rodari Ilustrador: Fulvio Testa Tradutora: Marina Colasanti 40 páginas Formato: 22,7 x 27 cm Código: 13308509

Coisas surpreendentes vão acontecer neste zoo, e dois garotos vão testar sua coragem passando a noite por lá... Mino e Ricardo fazem uma aposta inusitada: ver qual deles consegue passar a noite no zoológi‑ co. E, quando anoitece, eles fazem uma incrível descoberta: os animais do zoo falam. Um ele‑ fante e um urso narram seis fábulas, deixando a noite simplesmente inesquecível, e os garotos puderam refletir sobre as relações nem sempre justas entre homens e animais.

FNLIJ 2011 Altamente Recomendável Categoria Tradução/ Adaptação – Criança

151


Lançamento

A partir do 5º ano

152

Um gole, uma palavra Conto Série Aquarela Autor: Alexandre Guimarães Ilustradora: Simone Matias 48 páginas Formato: 21 x 24 cm Código: 13300736

Dois meninos descobrem um tesouro na biblioteca do avô. Os meninos João Miguel e José Expedito visitavam os avós todas as sextas-feiras. João Miguel era quieto, usava óculos desde quando aprendera a ler. Ditinho, José Expedito, era um pouco menor que Miguel, mais agitado e chegado a aventuras. Na casa dos avós, seu Flor e dona Chica, havia uma grande biblioteca. Nela, Ditinho encontrou um tesouro. Depois dessa descoberta, os meninos começaram a falar em vários idiomas misturados.


153

A partir do 5ยบ ano


Lançamento

A partir do 5º ano

154

Jardim de versos Poesia Coleção Grandes Clássicos para Jovens Leitores Autor: Robert Louis Stevenson Ilustradora: Marilia Pirillo Tradutora: Ligia Cademartori 72 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13401012

Uma criança fala sobre seu cotidiano, suas brincadeiras e fantasias. Uma seleção de 30 poemas do livro Jardim de versos de uma criança, de Robert Louis Stevenson, publicado em 1885. Nesses poemas, o autor, um adulto, fala com a voz de uma criança sobre seu cotidiano, suas brincadeiras e fantasias. É esse olhar infantil e a musicalidade dos versos que tornam esta obra um clássico da poesia para crianças, amada por grandes críticos como Alberto Manguel e Harold Bloom.


155

A partir do 5ยบ ano


Lançamento

A partir do 5º ano

156

Um mundo de histórias de países distantes Contos Série Aquarela Autora: Graziella Favaro Ilustradores: Maja Celija, Evelyn Daviddi, Bimba Landmann, Patrizia La Porta, Octavia Monaco, Simona Mulazzani, Maurizio Olivotto e Miguel Tanco Tradutora: Maria Amália Camargo 80 páginas Formato: 15,8 x 28 cm Código: 13406601

Coletânea de histórias ilustradas de povos de países distantes. Este livro apresenta oito contos da tradição popular de diferentes países: Albânia, Itália, Romênia, Marrocos, Serra Leoa, Sri Lanka, Argélia e, também, do povo cigano. Antes de cada história, uma breve introdução com particularidades da região é apresentada ao jovem leitor. São histórias de pequenos e gigantes, guerreiros e princesas, animais falantes e objetos encantados, de trapaças e de magia. Essas histórias apresentam um território encantado onde a realidade e a fantasia se encontram para acompanhar essa deliciosa viagem.


157

A partir do 5ยบ ano


158

Lançamentos

No bucho da serpente Código: 13300724

A pamonha e o escorpião

A partir do 5º ano

Código: 13300723

O segredo do papagaio pelado Código: 13300722

O unicórnio castanho Código: 13300725

Novela Coleção Mistérios do Rio do Peixe Autor: Tiago de Melo Andrade Ilustrador: Luiz Maia 96 a 112 páginas Formato: 22 x 23 cm

Aventuras de três irmãos em fazendas de Minas Gerais nos anos 1930. O Rio do Peixe fica num cantinho do Brasil conhecido como Triângulo Mineiro. Neste livro, as histórias se passam nos anos 1930, numa época sem eletricidade, televisão, videogame, internet, telefone... Mas não faltavam diversão e aventura!


159

A partir do 5ยบ ano


160

A partir do 5º ano

Lançamento

Peter Pan Novela Coleção Grandes Clássicos para Jovens Leitores Autora: J. M. Barrie Ilustradora: Marilia Pirillo Tradutor e adaptador: Flavio de Souza 120 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13401010

Três irmãos vivem aventuras inesquecíveis com Peter Pan, o menino que não queria crescer. Peter Pan, o menino que não queria crescer, mora na Terra do Nunca – uma ilha em que moram também a minifada Sininho, os meninos perdidos, os Aborígines Silvícolas, o capitão Gancho e seus piratas, feras, sereias, golfinhos e um crocodilo. Wendy e seus irmãos João e Miguel moram em Londres. Uma noite, Peter Pan leva os três irmãos para a Terra do Nunca, onde vivem aventuras que têm encantado gerações desde 1904, quando Peter Pan, o menino que não queria crescer estreou como peça teatral.


161

A partir do 5ยบ ano


162

Alice no País das Maravilhas Novela em prosa e verso Coleção Grandes Clássicos para Jovens Leitores

A partir do 5º ano

Autor: Lewis Carroll Ilustradora: Marilia Pirillo Tradutora: Ligia Cademartori 112 páginas Formato: 19 x 26 cm Código: 13401008

Alice segue um coelho branco e chega ao País das Maravilhas, onde encontra estranhas criaturas. Alice vê um coelho branco entrar numa toca, vai atrás dele e, assim, chega ao País das Ma‑ ravilhas. Ela muda de tamanho muitas vezes e conhece criaturas esquisitas: a Lagarta, a Du‑ quesa, o Gato de Cheshire, a Lebre de Março, o Chapeleiro Maluco, o Rei e a Rainha de Copas. Essas criaturas desafiam Alice (e o leitor) a ver o costumeiro de modo incomum.


A bailarina encantada

Conto

Conto

Série Isto e Aquilo

Coleção Jovens Escritores

Autor: Elias Yaguakãg Ilustrador: Elias Yaguakãg 32 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13300735

Autora: Bruna Dias do Carmo Costa Ilustrador: Roberto Weigand 24 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307157

Um menino indígena quer se tornar um mirixawa, um caçador-mor.

A história de uma menina que trabalha como boia-fria e que, apesar da vida dura, sonha em ser bailarina.

Kawã é um menino do povo indígena Maraguá que vive na aldeia Yãbetué’y, às margens do rio Abacaxis, no Amazonas. Seu maior desejo é se tornar um mirixawa, um caçador-mor. Para rea‑ lizar esse desejo, ele precisará passar por três provas: caçar uma onça-pintada, uma cobra‑ -grande e um gavião-real.

A partir do 5º ano

Aventuras do menino Kawã

Pretinha ganha uma caixinha de música e fica fascinada com a bailarina que dança nela. Com a morte do pai, Pretinha e a mãe vão trabalhar na lavoura para sobreviver. Mas ela não esque‑ ce do seu sonho de ser bailarina.

Prêmio UPF Hans Christian Andersen 2005 Categoria Conto

163


164

A bela ou a fera Aventura

O diário da misteriosa menina

Coleção Desafio de Crescer

Aventura

Autora: Anna Flora Ilustrador: Cláudio Martins 96 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 13402302

A partir do 5º ano

O relacionamento entre meninos e meninas na infância. Por que meninos e meninas que brincam jun‑ tos não podem namorar também? O professor de artes, com desenhos e criações artísticas, ajudou a harmonizar a relação entre os meni‑ nos e as meninas da classe, acabando com os preconceitos.

Coleção Que Mistério É Esse? Autora: Liliana Iacocca Ilustrador: Rogério Borges 64 páginas Formato: 14 x 20,5 cm Código: 13401208

Dois irmãos vivem uma aventura assustadora em uma casa abandonada. Por curiosidade, Marina e Fred entraram em uma casa abandonada, cheia de ratos e morcegos. Encontraram um velho caderno onde estava es‑ crito que tudo na casa reviveria. Situações estra‑ nhas e muitos perigos cercaram os dois irmãos.


Aventura

A partir do 5º ano

Draculinha no Pantanal

Imagens do sertão Relato de viagem ficcional

Coleção Draculinha Autores: Carlos Queiroz Telles e Eneas Carlos Pereira Ilustrador: Saulo Garroux 64 páginas Formato: 15,5 x 22 cm Código: 13400303

Coleção Caminhos do São Francisco

A reação dos bichos pantaneiros à chegada da família de vampiros.

Impressões da autora sobre viagem feita ao sertão alagoano.

A família Morcegal viaja para o Pantanal. Fize‑ ram tanta confusão por lá que foram cercados por tropas do exército e ecologistas furiosos. Na volta para casa encontraram Tio Aristides cui‑ dando dos bichos pantaneiros que fugiram du‑ rante a expedição.

O relato de uma viagem feita a Pão de Açúcar, às margens do rio São Francisco, divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe. A descoberta do Brasil real, de gente forte e valente que en‑ cara com fé as dificuldades.

Autora: Cristina Porto Ilustrador: Luiz Maia 56 páginas Formato: 20 x 26 cm Código: 13201801

Prêmio Adolfo Aizen 2004 UBE-RJ União Brasileira de Escritores FNLIJ 2003 Acervo Básico Categoria Informativo

165


166

Jogando conversa fora Crônica

Kelly Martoer e a máquina do tempo

Série Isto e Aquilo

Aventura

Autora: Sylvia Orthof Ilustrador: Gê Orthof 40 páginas Formato: 14 x 21 cm Código: 13403401

Recortes do cotidiano.

A partir do 5º ano

São seis histórias e vários temas: medo, coin‑ cidências engraçadas, dentadura, velhice, mãe e tem uma até para quem não gosta de regime.

Coleção Jovens Escritores Autora: Natália Azevedo de Carvalho Ilustrador: Jótah 96 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307155

A jovem feiticeira viaja no tempo em busca de uma poção mágica e acaba enfrentando seus piores inimigos. Kelly vem de uma família de mulheres feiticeiras. Sua mãe e sua avó são enfeitiçadas e só uma poção feita no passado pode salvá-las. Kelly via‑ ja no tempo e encontra uma poderosa inimiga, com quem enfrenta o seu mais perigoso duelo.


Kelly Martoer e o mistério do rei

Aventura

Aventura

Coleção Jovens Escritores

Coleção Jovens Escritores

Autora: Natália Azevedo de Carvalho Ilustrador: Jótah 56 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307138

Autora: Natália Azevedo de Carvalho Ilustrador: Jótah 72 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13307146

Uma história de bruxaria familiar, cheia de brincadeiras e feitiçarias.

Kelly Martoer é incumbida de acabar com a ditadura de um rei.

Kelly ainda não sabia que fazia parte de uma li‑ nhagem de feiticeiras. Um dia, descobre um li‑ vro antigo sobre sua família. Surgem então vá‑ rios mistérios e perigos no cotidiano da menina.

Kelly Martoer, uma garota de 13 anos com al‑ guns limitados poderes mágicos, foi escolhida para acabar com a ditadura de um rei que obri‑ gava todos a comer apenas pizza de mozzarella. As feiticeiras da família Martoer enfrentam o rei com seus poderes.

A partir do 5º ano

Kelly Martoer e o jardim de raios

167


168

Luana – Asas da liberdade Teatro Coleção Aventuras de Luana

A partir do 5º ano

Autor: Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino Ilustrador: Mingo de Souza 80 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307004

“Liberdade não se ganha, se conquista!” Esse é o lema da luta dos abolicionistas, presenciada pela menina malungo Luana. Luana adora capoeira e vive num remanescente de quilombo chamado Cafindé; é filha do mestre de capoeira Calça-Larga. Transportada ao pas‑ sado por seu berimbau mágico, Luana conhece algumas das pessoas que lutaram para libertar os escravizados negros no Brasil. Tem oportu‑ nidade de conhecer Luís Gama desde menino. Também conhece o poeta Castro Alves, o en‑ genheiro André Rebouças, o político José do Patrocínio e até o aristocrata Joaquim Nabu‑ co, que sacrificou seus privilégios pelo fim da escravidão. Luana presencia o sofrimento dos seus antepassados descendentes de africa‑ nos, mas também acompanha a luta dos aboli‑ cionistas brasileiros pela libertação dos negros escravizados.


O mágico de Oz Conto de encantamento Coleção Grandes Clássicos para Jovens Leitores

Conto

Autor: L. Frank Baum Ilustradora: Marilia Pirillo Tradutora: Ligia Cademartori 96 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13308001

Série Isto e Aquilo

As aventuras da menina Dorothy na Terra de Oz. Um conto sobre a amizade, o amor, a inteligência e a coragem. Levada por um ciclone, a menina Dorothy che‑ ga à maravilhosa Terra de Oz. Lá, vive aventu‑ ras ao lado de seus novos amigos: o Espanta‑ lho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde. Com eles, aprende o valor da amizade e que a inteli‑ gência, o amor e a coragem podem crescer em cada um de nós.

A partir do 5º ano

A menina que chorava que nem louca Autor: Fernando Bonassi 32 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307189

A visão masculina da maternidade, desde a gravidez até o terceiro mês de vida. Quando está dentro da barriga, a menina de‑ pende totalmente da mãe, até a hora de nas‑ cer. Na maternidade, passa o tempo todo dor‑ mindo, acordando e chorando. Quando vai para sua nova casa, a bebê chora sem parar e só dor‑ me quando os pais acodem, beijam, balançam. A menina só se acostuma no terceiro mês de vida, quando, finalmente, para de chorar.

169


170

O misterioso baú do vovô

Na próxima eleição vote no Draculão

Aventura

Aventura

Série No Meio do Caminho

Coleção Draculinha

Autora: Marcia Kupstas Ilustrador: Jótah 48 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 13307109

Autores: Carlos Queiroz Telles e Eneas Carlos Pereira Ilustrador: Saulo Garroux 56 páginas Formato: 15,5 x 22 cm Código: 13400305

A partir do 5º ano

Em um dos almoços deliciosos da avó, dois de seus netos deixam a comilança de lado para agir como detetives. Max e Bia encontram um baú enterrado no po‑ rão da casa da avó. O que ele poderia conter de tão misterioso? Seriam os segredos da nona Carmela um verdadeiro tesouro?

Paródia sobre o processo eleitoral no país. Draculão concorre à Prefeitura. O tesoureiro da campanha foge com o dinheiro, a oposição reve‑ la um filho ilegítimo, mas ele vence as eleições. Quando ele dá cargos à sua família e acaba com o imposto territorial, o povo vai às ruas e o depõe.


A partir do 5º ano

O raio da positividade Aventura

Reflexos dos olhos-d’água

Coleção Camaleão

Relato de viagem ficcional

Autora: Ieda de Oliveira Ilustrador: Ennio Possebon 40 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 23300194

O “positivo” está dentro de cada um de nós, precisando apenas de um raio, de uma luz, para se manifestar. Um avô inventor tenta descobrir um raio liber‑ tador de energia positiva, que, ao atingir uma pessoa, neutraliza seus impulsos negativos e ela passa a ter uma vontade irresistível de fazer alguém feliz. O raio acaba atingindo toda a ci‑ dade, criando uma grande confusão.

Coleção Caminhos do São Francisco Autora: Cristina Porto Ilustrador: Luiz Maia 64 páginas Formato: 20 x 26 cm Código: 13201802

Impressões da autora sobre viagem feita ao sul de Minas. Relato de uma viagem à nascente do rio São Francisco, na Serra da Canastra, sul de Minas Gerais. A reflexão sobre os maus-tratos à na‑ tureza leva à conclusão de que a mudança só acontecerá quando o homem entender o seu papel no mundo.

Prêmio Adolfo Aizen 2004 UBE-RJ União Brasileira de Escritores FNLIJ 2003 Acervo Básico Categoria Informativo

171


172

Saudade doída História infantil

Saudades do rio mar

Coleção Camaleão

Relato de viagem ficcional

Autora: Sônia Barros Ilustradora: Camila de Godoy 48 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 23300241

A partir do 5º ano

Uma maneira de aprender a trabalhar e aceitar a perda da mãe. Mila gosta de ir à praia, brincar, desenhar... Mas sofre com saudade da mãe, que morreu. É uma dor que cresce e a deixa inconformada, queren‑ do respostas. Com o amor do pai, Mila aprende a lidar com a perda.

Coleção Caminhos do São Francisco Autora: Cristina Porto Ilustrador: Luiz Maia 64 páginas Formato: 20 x 26 cm Código: 13201804

Impressões da autora sobre viagem feita a Pernambuco e à Bahia. A personagem Jaciobá depara com um Brasil que muitos ignoram e relata impressões emo‑ cionadas sobre os lugares que percorre e a dura situação social que testemunha.

Prêmio Adolfo Aizen 2004 UBE-RJ União Brasileira de Escritores FNLIJ 2003 Acervo Básico Categoria Informativo


A partir do 5º ano

Show de bola Poesia Série Isto e Aquilo Autores: Jonas Worcman de Matos e José Santos Ilustrador: Girotto 48 páginas Formato: 17 x 24 cm Código: 13300734

Uma tabelinha entre pai e filho. Futebol, poesia e humor. A emoção do esporte aos jovens leitores. Organizada como uma partida de futebol — com primeiro tempo, intervalo, segundo tempo e prorrogação —, a obra traz poemas que relatam as delícias e malícias do esporte. Há rimas sobre o porco-artilheiro, o eterno reserva, sobre o téc‑ nico mais retranqueiro do Brasil, com as gírias do esporte, com o hino do pior time do mundo e até com os lamentos da mãe de um juiz. O intervalo traz adivinhas relacionadas ao tema e a prorrogação, textos sobre a infância de joga‑ dores notáveis como Pelé, Zico, Kaká, além de um dicionário de futebol. Caricaturas dos auto‑ res assinam os poemas criados ora pelo pai, ora pelo filho, apaixonados por futebol.

173


174

Sombras na claridade Relato de viagem ficcional Coleção Caminhos do São Francisco

A partir do 5º ano

Autora: Cristina Porto Ilustrador: Luiz Maia 64 páginas Formato: 20 x 26 cm Código: 13201803

Impressões da autora sobre viagem feita à região norte de Minas Gerais, perto da divisa com a Bahia. Jaciobá ouve histórias narradas por seu Emílio sobre as lutas dos índios contra a opressão do homem branco. Aprecia também as bonecas de tecido de dona Cida e as obras de madeira de seu Tibúrcio.

Prêmio Adolfo Aizen 2004 UBE-RJ União Brasileira de Escritores FNLIJ 2003 Acervo Básico Categoria Informativo

Tem um avô no meu quintal História infantil Coleção Camaleão Autora: Tânia Alexandre Martinelli Ilustradora: Camila de Godoy Teixeira 48 páginas Formato: 16 x 23 cm Código: 23300222

A avó Esmeralda ia se casar e Luiz pensou que perderia o seu lugar no coração dela. Luiz adorava sua avó Esmeralda. Quando des‑ cobriu que ela ia se casar, achou que ia perder o lugar no coração dela. Mas com o tempo, per‑ cebeu que Seu Max era um grande sujeito e que ele continuava a ser amado pela avó.


A vida acidentada de um vampirinho

Aventura

Aventura

Coleção Doces Delírios

Coleção Draculinha

Autor: Antônio Barreto Ilustradora: Denise Rochael 64 páginas Formato: 13,5 x 21 cm Código: 13403701

Autores: Carlos Queiroz Telles e Eneas Carlos Pereira Ilustrador: Saulo Garroux 48 páginas Formato: 15,5 x 22 cm Código: 13400301

Um livro estimula um garoto pobre a lutar para ser escritor. Um garoto pobre ganhou um livro da professo‑ ra. Ele leu e releu tantas vezes que conseguiu reinventar a história. A partir disso ele passou a ter um sonho e a lutar por ele: tornar-se escritor.

A partir do 5º ano

O velho pássaro da Lua

A vida de uma família de vampiros. A família Morcegal era formada por Seu Draculão, Dona Draculeta, a filha Dracunilda e o Tio Aristi‑ des, que era uma caveira. Draculinha, o caçula, deu muito trabalho. Mas hoje ele é motivo de or‑ gulho, fazendo peripécias na sua monstrocross.

175


Lançamento

176

O jogo do vai e vem

Apoio Didático | Língua Portuguesa

Língua Portuguesa Coleção Ioiô Autora: Flávia Muniz Ilustradora: Fabiana Salomão 32 páginas Formato: 21 x 24 cm A partir do 1º ano Código: 13300707

Em O jogo do vai e vem, um trem animado que leva bichos – bicudos, rabudos e peludos – per‑ corre caminhos e sempre para na estação. En‑ tre partidas e chegadas, há enigmas para o lei‑ tor solucionar.


Edição Renovada

O jogo do pega-pega

O jogo do puxa-puxa

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Coleção Ioiô

Coleção Ioiô

Autora: Flávia Muniz Ilustradora: Fabiana Salomão 32 páginas Formato: 21 x 24 cm A partir do 1º ano Código: 13300705

Autora: Flávia Muniz Ilustradora: Fabiana Salomão 32 páginas Formato: 21 x 24 cm A partir do 1º ano Código: 13300706

A brincadeira de uma bola começa no mato, vai até o sapo, o pato, a jiboia, o peixe e termina no mato. Tudo por meio de frases curtas, sílabas simples, diversão e surpresa.

Humor, surpresa e brincadeira aguardam a ga‑ rotada: um mico sabido puxa o fio da juba do leão, do bigode do gato e até... o próprio rabo.

Apoio Didático | Língua Portuguesa

Edição Renovada

177


178

Receita Língua Portuguesa

Apoio Didático | Língua Portuguesa

Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso Autora: Jacqueline Peixoto Barbosa 40 páginas Formato: 19 x 27,5 cm A partir do 3º ano Código: 12500305

Gênero com forte apelo da cultura popular, que apresenta uma estrutura menos complexa e que compartilha de certas propriedades de outros gêneros do discurso (instrução de jogo ou de montagem, bula de remédio, regulamento, leis e até mesmo a Constituição).

Carta de solicitação e carta de reclamação Língua Portuguesa Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso Autora: Jacqueline Peixoto Barbosa Ilustradora: Maria Eugênia 48 páginas Formato: 19 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12500306

O livro expõe dois tipos de cartas importantes na vida de toda pessoa: a de solicitação, para os momentos em que é preciso saber pedir para conquistar o que se deseja, e a de reclamação, que serve para defender seus direitos quando alguém se sente lesado. Elas desenvolvem ca‑ pacidades linguísticas próprias da argumenta‑ ção, contribuindo para o exercício da cidadania e do desenvolvimento de habilidades de defesa, importantes em diversas situações do cotidiano.


Fábula

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso

Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso

Autoras: Eliana Gagliard e Heloisa Amaral 64 páginas Formato: 19 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12500302

Autora: Mônica Teresinha  Ottoboni Sucar Fernandes 88 páginas Formato: 19 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12500304

O conto de fadas é um dos gêneros mais acessí‑ veis para as crianças. Esse gênero é muito apro‑ priado para um trabalho inicial com as narrativas, por possuir uma composição clara e temas mui‑ to conhecidos, espalhados pelo mundo inteiro.

Apoio Didático | Língua Portuguesa

Conto de fadas

A fábula, um dos gêneros narrativos, apresen‑ ta uma validade universal, preservada através dos tempos, por tratar de situações cotidianas ou de temas recorrentes na história do homem.

179


El encuentro Código: 12582302

Las estrellas Código: 12582304

180

Los garabatos del Sol Código: 12582303

Língua Espanhola Coleção Requetesol

Apoio Didático | Língua Espanhola

Autoras: Fátima de la Jara e Rosa Luengo Ilustrador: Gerardo Domínguez 24 a 32 páginas Formato: 20 x 20 cm A partir do 2º ano

O Sol dá vida a tudo na Terra e também a esta coleção. Todos os temas estão relacionados ao astro-rei: os planetas, as estrelas, os habi‑ tantes da Terra... No final de cada história, há um glossário com a imagem e o seu significa‑ do em espanhol.


Lançamento

O cobertor encantado

Uma coisa preta

Matemática

Coleção Cantinho da Matemática

Coleção Cantinho da Matemática Autora: Eun-Joong Kim Ilustradora: Hye Kyeong 32 páginas Formato: 20,5 x 21 cm A partir da Educação Infantil Código: 12310128

Janice está muito chateada, pois não consegue brincar com sua mãe, que vive ocupada, cuidando da filha caçula. A garota, brava, vai para o quar‑ to brincar sozinha... Lá, ela fica intrigada, pois tem certeza de que tem alguma coisa embaixo do cobertor! Curiosa, Janice resolve embarcar em uma aventura sem igual para desvendar os mistérios do cobertor encantado.

Matemática

Apoio Didático | Matemática

Lançamento

Autor: Emilio Urberuaga Ilustrador: Emilio Urberuaga 32 páginas Formato: 20,5 x 21 cm A partir da Educação Infantil Código: 12310129

O protagonista desta aventura era uma coisa pre‑ ta que logo se entediava com as outras coisas do mundo. Esse aborrecimento o impulsionava a buscar novas aventuras. Atrevido, ele tenta se aproximar de diversos animais e procura se adaptar aos mais diferentes cenários, mas não obtém sucesso. Certa vez, quando pensava não poder mais sair daquele universo cinzento e en‑ tediado, eis que surge uma coisa branca e aí...

181


Lançamento

Lançamento

Apoio Didático | Matemática

182

Cadu na Terra dos Monstros

Cada um do seu tamanho

Matemática

Matemática

Coleção Cantinho da Matemática

Coleção Cantinho da Matemática

Autora: Hyun-Jung Im Ilustradora: Hyun-Kyung Hu 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 1º ano Código: 12310134

Autora: Su-Kyung Hong Ilustradora: Eun-Yung Sul 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 1º ano Código: 12310130

Um dia, Cadu passeava pela floresta, lá per‑ to da Terra dos Monstros, quando de repen‑ te foi agarrado por um ser peludo, que o desa‑ fiou: “Se resolver três problemas, eu o deixa‑ rei ir embora!” Assustado e sem saber direito o que fazer, Cadu saiu andando pela floresta, em busca das respostas àqueles intrigantes e de‑ safiadores problemas, que lhe proporcionaram experiências divertidas e enriquecedoras. Mas que problemas seriam esses que o garoto teria de resolver? A turma irá descobrir o conteúdo de cada pergunta, acompanhar Cadu em suas aventuras e saber como as descobertas do ga‑ roto fizeram com que dias, horas, minutos e segundos passassem a ser usados para marcar o tempo na Terra dos Monstros.

O Milímetro, o Centímetro e o Metro são perso‑ nagens desta história de aventura e medição. Eles percebem que, juntos, podem medir pra‑ ticamente tudo! Assim, medir vira uma grande diversão! Mas, quando se achava que quase tudo poderia ser medido por esses amigos, lá vem outra unidade de medida, que quase nin‑ guém conhecia: o Quilômetro! Uau, como ele é grandão! O que será que a galerinha pode me‑ dir com esse tal de Quilômetro?


Lançamento

O Mestre das Multiplicações

O vilarejo de figuras sólidas

Matemática

Matemática

Coleção Cantinho da Matemática

Coleção Cantinho da Matemática

Autora: Eun-Hye Kim Ilustradora: Myo-Gwang Bak 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 1º ano Código: 12310132

Autora: Bo-Hyun Seo Ilustradora: Yeo-Ri An 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 1º ano Código: 12310131

Para lá do além-mar, há um mundo onde se pode ouvir o burburinho do comércio a todo instante: o País do Compra e Vende, um lugar onde as pessoas estão sempre contando, e onde sem‑ pre há mais uma porção de coisas para contar! Foi nesse país que um rei descobriu que contar em grupos era bem mais fácil. Lá, mora tam‑ bém um vendedor de peixes que sabe de mui‑ tas coisas e ensinou seus colegas vendedores a usar o sinal de vezes. Além desses persona‑ gens, os alunos conhecerão o Mestre das Mul‑ tiplicações, um craque em fazer multiplicações.

Há muito tempo, em uma floresta tranquila, ha‑ via um vilarejo de figuras sólidas. Mas a calma‑ ria desse lugar foi um dia interrompida... Cer‑ ta manhã, a esfera ficou chocada quando des‑ cobriu que alguém tinha roubado algumas de suas melancias durante a noite. Dois triângulos juntos e uma linha comprida são as pistas para chegar ao infrator.

Apoio Didático | Matemática

Lançamento

183


Lançamento

Lançamento

184

Bango, o vendedor de maçãs

Apoio Didático | Matemática

Matemática Coleção Cantinho da Matemática Autor: Woo-Joo Hong Ilustradora: Jin-Joo Chae 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 2º ano Código: 12310133

Bango é um gorila grande e forte. Ele trabalha com mais um colega na loja de maçãs do se‑ nhor Urso, onde é preciso saber calcular corre‑ tamente a quantidade de maçãs que fica na loja depois de cada venda realizada. O dia a dia des‑ sa loja é um tremendo corre-corre: são muitos clientes para atender e muitas contas para fa‑ zer! Bango se atrapalha um pouco com as sub‑ trações e recebe ajuda do colega e do senhor Urso para fazer os cálculos necessários. E se os alunos passarem um dia na loja de maçãs do senhor Urso e aprenderem com Bango a reali‑ zar a tal subtração?

Divisão divertida com Zé Besouro Matemática Autores: Vicki Churhill e Charles Fuge Tradutor: Flavio de Souza 22 páginas Formato: 23 x 24 cm A partir do 2º ano Código: 18400017

Este livro mostra as aventuras de um besouro em montar um espetáculo de circo com outros animais, mas está dando tudo errado. Ele sem‑ pre perde metade dos “artistas”! Será que o be‑ souro conseguirá salvar o espetáculo?


Multiplicação divertida com Ana Formiga Matemática Autores: Vicki Churhill e Charles Fuge Tradutor: Flavio de Souza 22 páginas Formato: 23 x 24 cm A partir do 2º ano Código: 18400018

Esta é a história de uma formiga determinada em construir a casa mais fabulosa da vizinhança. E, para ter certeza de que a sua casa será a melhor, ela quer conseguir o dobro de tudo: gravetos, fo‑ lhas, pedras e, mais importante, trabalhadores!

Lançamento

Tabuada superfácil

Apoio Didático | Matemática

Lançamento

Matemática Autora: Carol Vonderman Tradutor: Antonio Carlos Vilela Páginas: 32 Formato: 20,5 x 26,5 cm A partir do 2º ano Código: 18400016

Além de muito divertida, a coruja-calculadora ensina de forma interativa, fácil e prática como fazer operações de multiplicação. Ao longo do livro, são apresentados alguns quadros com “di‑ cas” que oferecem sugestões de como introdu‑ zir a tabuada no dia a dia e também algumas di‑ cas de aprendizado. Este livro auxilia no desen‑ volvimento dos conhecimentos de Matemática e ajuda a adquirir confiança para se tornar um craque nessa disciplina.

185


186

Apoio Didático | Matemática

O valor de cada um Os Algarismos e o Valor Posicional

Uma história da China

Matemática

Figuras Geométricas Planas

Coleção Matemática em Mil e Uma Histórias

Matemática

Autor: Martins Rodrigues Teixeira Ilustrador: Cobiaco 24 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 2º ano Código: 12310104

Coleção Matemática em Mil e Uma Histórias Autor: Martins Rodrigues Teixeira Ilustrador: Cobiaco 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 3º ano Código: 12310103

O aluno é levado a resolver a briga entre os núme‑ ros e acaba aprendendo o real valor de cada um. Quem diria que com uma telha quebrada é pos‑ sível aprender tanto sobre figuras geométricas? Vô Lao conta tudo sobre o Tangram e a garo‑ tada se diverte criando figuras surpreendentes.


Uma aventura na mata

Sólidos Geométricos

Frações

Matemática

Matemática

Coleção Matemática em Mil e Uma Histórias

Coleção Matemática em Mil e Uma Histórias

Autor: Martins Rodrigues Teixeira Ilustrador: Cobiaco 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 3º ano Código: 12310105

Autor: Martins Rodrigues Teixeira Ilustrador: Cobiaco 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12310101

Viajando ao lado de uma bruxinha meio má, meio boa, os alunos conhecem um pouco so‑ bre o Sistema Solar, a lei da gravidade, a che‑ gada do homem à Lua, além de trabalhar com sólidos geométricos.

Diante da TV, Teco e Neco acompanham uma votação na Floresta Amazônica. Sentem a ne‑ cessidade de preservar a natureza e demons‑ tram interesse pela resolução de problemas en‑ volvendo frações.

Apoio Didático | Matemática

Uma viagem ao espaço

187


188

Contando com outros povos

Será o Saci?

Sistemas de Numeração

Matemática

Matemática

Coleção Matemática em Mil e Uma Histórias

Apoio Didático | Matemática

Coleção Matemática em Mil e Uma Histórias Autor: Martins Rodrigues Teixeira Ilustrador: Cobiaco 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12310108

Super, o herói, conta a Neco e a Teco sobre os contatos que teve com vários povos, tudo para aprender a contar as estrelas do céu e se casar com a heroína Maravilhosa.

Perímetro e Área

Autor: Martins Rodrigues Teixeira Ilustrador: Cobiaco 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12310107

Fim de semana no sítio da vó Zilá, excelente oportunidade para devorar os quitutes que ela faz e colocar em prática conhecimentos sobre perímetro e área.


Quem inventou o dinheiro?

Porcentagem

Sistema Monetário

Matemática

Matemática

Coleção Matemática em Mil e Uma Histórias

Coleção Matemática em Mil e Uma Histórias

Autor: Martins Rodrigues Teixeira Ilustrador: Cobiaco 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 5º ano Código: 12310106

Autor: Martins Rodrigues Teixeira Ilustrador: Cobiaco 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 5º ano Código: 12310102

Um navio pirata, um tal Capitão Pancho, um falso mapa do tesouro a exigir cálculos de porcenta‑ gem, um charmoso Peter Pão... Tudo isso nesta aventura, cheia de riscos e imprevistos, em que Neco e Teco descobrem que o lixo pode escon‑ der um grande tesouro.

Caio quer gaita, tutu, bufunfa, grana… O gênio da garrafa não compreende o pedido, mas acaba levando Caio e Bruna para conhece‑ rem a história do dinheiro. Os bonecos Neco e Teco pegam carona nessa viagem pelo tempo...

Apoio Didático | Matemática

Uma ideia cem por cento

189


Lançamento

Lançamento

190

Vamos falar de saúde

Apoio Didático | Ciências

Ciências Autor: Fernando Carraro Ilustrador: André Ceolin 48 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 1º ano Código: 12322503

Neste livro, conheceremos mais sobre a saúde pública, responsável por fornecer os cuidados de saúde a quem precisa deles. Giovana, depois de férias na praia, volta para a escola. Ela e seus amigos preparam, com a orientação da profes‑ sora, um projeto sobre saúde. Vão conversar sobre questões como atendimento hospitalar, vacinação, cuidados de higiene e muito mais.

Pergunte ao inseto

Código: 18400013

Pergunte ao dinossauro

Código: 18400014

Ciências Autor: Dorling Kindersley Tradutor: Antonio Carlos Vilela 32 páginas Formato: 18,5 x 24 cm A partir do 4º ano

Para quem tem dúvidas sobre artrópodes ou dinossauros que ninguém conseguiu respon‑ der, estas obras trazem as respostas. Pergunte ao inseto e Pergunte ao dinossauro têm um ­visual dinâmico, repleto de fotos e composi‑ ções de imagens que atraem a curiosidade de crianças e adultos.


Monólogo da natureza Ciências

Por dentro do vulcão Ciências Autor: Dorling Kindersley Tradutor: Antonio Carlos Vilela 18 páginas Formato: 23 x 25,5 cm A partir do 4º ano Código: 18400015

São mais de 30 abas com informações sobre diversos vulcões em todo o mundo. As fotos mostram como a força explosiva de uma erup‑ ção altera paisagens e a vida de pessoas que moram próximo dessas montanhas vivas. Expli‑ ca como a lava é formada e como sobreviver a uma erupção, além de apresentar as principais erupções e as que ficaram na história. É um li‑ vro pop-up interativo e estimulante.

Apoio Didático | Ciências

Lançamento

Autora: Teresinha Cauhi de Oliveira Ilustrador: Freddy Galan 40 páginas Formato: 15,5 x 22,5 cm A partir do 2º ano Código: 12570203

A “Mãe-Natureza” analisa a condição em que foi criada, perfeita, bela e autossuficiente, e os danos que vem sofrendo pela interferência do ser humano, muitas vezes causados por sua ga‑ nância. Sem forças para lutar sozinha, vê a edu‑ cação ambiental como a única solução. Então, apresenta sugestões simples e concretas para a recuperação do meio ambiente.

191


192

O rio São Francisco Ciências

Apoio Didático | Ciências

Autoras: Iraí Coronate e Fernanda Grandis Ilustrador: Moacir Rodrigues 32 páginas Formato: 15,5 x 22,5 cm A partir do 2º ano Código: 12321102

Um tronco de jataí viaja pelas águas do rio São Francisco e relata as suas belezas naturais, as pessoas que povoam seus arredores, sua im‑ portância econômica e os problemas ecológi‑ cos que sofre.

A tartaruga descontente Ciências Autor: Freddy Galan Ilustrador: Freddy Galan 16 páginas Formato: 15,5 x 22,5 cm A partir do 2º ano Código: 12321104

A tartaruga já não suportava mais a própria len‑ tidão. Achou no peso do seu casco a razão do “problema”. Bebeu um remédio e saiu do cas‑ co. Ficou veloz a ponto de ganhar corridas. Che‑ gando o inverno, ela sentiu a falta que o casco lhe fazia. Rapidinho, encontrou seu casco e não quis mais saber de velocidade.


Ciências Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Panzica 40 páginas Formato: 15,5 x 22,5 cm A partir do 4º ano Código: 12570303

Dois garotos, em pleno período de férias, den‑ tro de casa, observam a chuva que cai há três dias sem parar. Uma ótima oportunidade para refletir de onde vem tanta água e como ela par‑ ticipa de modo especial na vida do universo e do ser humano.

Amigos do Planeta Azul

Apoio Didático | Ciências

A água do Planeta Azul

Ciências Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Rodival Matias 42 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12330701

Quatro crianças de diferentes nacionalidades tornam-se astronautas mirins e fazem uma via‑ gem ao espaço. Lá de cima descobrem o quanto as agressões provocadas pelo ser humano têm destruído o planeta. Surge então a ideia de criar o movimento Amigos do Planeta Azul, para aju‑ dar a defender e proteger a Terra.

193


Apoio Didático | Ciências

194

A parábola do Planeta Azul

A parábola do Planeta Azul II

Ciências

Ciências

Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Avelino Guedes 32 páginas Formato: 15,5 x 22,5 cm A partir do 4º ano Código: 12570301

Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Panzica 24 páginas Formato: 15,5 x 22,5 cm A partir do 4º ano Código: 12570302

Depois de criar o mundo, Deus incumbe o anjo Rafael da tarefa de aconselhar o homem sem tirar-lhe a liberdade. O criador fica insatisfeito com as atitudes do homem, com a prática da injustiça e com a destruição do planeta. Rafael, para conter a fúria de Deus, mostra que existem pessoas mobilizadas para preservar a dignida‑ de da vida do Planeta Azul.

O anjo Rafael se apresenta a Deus para contar o que viu na Terra: lixo espacial em órbita e a camada de ozônio sendo destruída pelo CFC, mas também contou sobre os que combatem a miséria e lutam pela preservação do meio am‑ biente — inclusive organizam entidades como o Greenpeace. Rafael volta e continua sua mis‑ são, desta vez com uma mensagem de Deus: “Diga aos homens que lhes preparo uma gran‑ de surpresa”.


Ciências Autor: Fernando Carraro Ilustradora: Glair Alonso Arruda 48 páginas Formato: 21,5 x 29,5 cm A partir do 4º ano Código: 12322502

Em uma comunidade indígena, no coração da Floresta Amazônica, vive Uyrá. Muito ativo e in‑ teligente, esse curumim adora aprender, prin‑ cipalmente quando o assunto é a preservação da natureza e do nosso planeta. Para proteger a floresta, Uyrá conta com a ajuda de seus ami‑ gos e juntos aprontam travessuras. Um aconte‑ cimento inesperado faz com que ele conheça um novo amigo: Rick, um repórter. Ele ajudará Uyrá a entender as mudanças climáticas que estão acontecendo no mundo, como a intensificação do aquecimento global. Uyrá conhecerá a vida e a história de Chico Mendes e perceberá que eles são parecidos e que ainda há muito mais a ser feito. Ele descobrirá que não está sozinho nessa campanha e que, se cada um fizer a sua parte, o mundo será melhor.

Aprendendo Nutrição

Apoio Didático | Ciências

Uyrá – O defensor do planeta

Viagens com tia Clara Ciências Autora: Claudia Ridel Juzwiak Ilustradora: Naomy Kuroda 64 páginas Formato: 15,5 x 22,5 cm A partir do 4º ano Código: 12520201

A história se passa na fazenda de Tia Clara, que é nutricionista, boa contadora de histórias e grande cozinheira. Através de suas histórias são passados conceitos de nutrição de forma divertida e fácil para os alunos. O livro traz di‑ cas de higiene alimentar e receitas que podem ser preparadas pelas crianças em casa, com a ajuda dos pais, ou como atividade de classe.

195


Apoio Didático | História

196

As aventuras de um cisne

Uma casa para o lobo

História

História

Coleção Vai Começar a História

Coleção Vai Começar a História

Autores: Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser Ilustrador: José Luís Juhas 24 páginas Formato: 20 x 27 cm A partir do 1º ano Código: 12300903

Autores: Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser Ilustrador: José Luís Juhas 24 páginas Formato: 20 x 27 cm A partir do 1º ano Código: 12300904

Ao descobrir que era um lindo cisne, o protago‑ nista, antes discriminado por ser diferente dos outros patos, passa a receber muitos elogios, tornando-se convencido e arrogante. Então, sai à procura de um lugar para viver como rei, mas descobre que o melhor lugar era onde vivia.

Nesta história, os clássicos da literatura infan‑ til – Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e Pinóquio – são transformados em obra de ficção: o Lobo contrata os Três Porquinhos para construir a sua casa. Sem sucesso, faz um acor‑ do com Chapeuzinho Vermelho e vai morar na casa da vovozinha. O Lobo se muda, mas sem a noiva Loba.


História

A pata dos ovos de prata

Coleção Vai Começar a História

História

Autores: Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser Ilustrador: José Luís Juhas 24 páginas Formato: 20 x 27 cm A partir do 1º ano Código: 12300902

João e Maria queriam muito participar do Con‑ curso “O doce mais gostoso”, porém não enten‑ diam nada de culinária. O Grilo Falante, muito prestativo, lhes deu o caminho da fábrica da Bru‑ xa Docilda, e lá encontraram alguns anõezinhos que os ajudaram. E nesta aventura muito apeti‑ tosa eles mergulharam com gosto!

Apoio Didático | História

A fábrica de doces

Coleção Vai Começar a História Autores: Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser Ilustrador: José Luís Juhas 24 páginas Formato: 20 x 27 cm A partir do 1º ano Código: 12300905

Uma pata ouve falar de uma galinha que bo‑ tava ovos de ouro e sonha em fazer o mesmo. Orientada pelo sapo, seu melhor amigo, ela só poderia botar ovos de prata. Foi enganada pelo corvo que, ao se fazer passar pela coruja, lhe disse que procurasse a Lagoa prateada. Ao en‑ contrar a verdadeira coruja descobriu que não é possível botar ovos nem de ouro nem de prata.

197


198

Apoio Didático | História

O urubu tinha um plano História

Os africanos e seus descendentes no Brasil

Coleção Vai Começar a História

História

Autores: Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser Ilustrador: José Luís Juhas 16 páginas Formato: 20 x 27 cm A partir do 1º ano Código: 12300901

O urubu tinha inveja do jabuti, por seu casco perfeito, e do sapo, por sua bela voz. Então, traçou um plano para dar fim nesses dois ani‑ mais. Seu plano quase deu certo. Mas a ami‑ zade e a solidariedade dos animais mudaram o rumo da história.

Coleção O Sabor da História Autor: Alfredo Boulos Júnior 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12530408

A obra mostra os quilombos como uma forma ampla de os africanos expressarem sua resis‑ tência à escravidão e uma maneira de cultivar suas tradições.


História Coleção Mãe Africa Autora: Maria Aparecida Silva Bento Ilustrações: Megatério Estúdio 48 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12332202

Núbia tem 10 anos e vai participar da Olimpía‑ da da Cidadania, uma competição cultural entre escolas que dá prêmios incríveis para os vence‑ dores. Neste ano o tema é “A África e os des‑ cendentes de africanos no Brasil”. Se passar na próxima etapa, ela vai para o Egito onde viverá uma divertida e curiosa aventura!

Três histórias do povo das terras do Brasil

Apoio Didático | História

Núbia rumo ao Egito

História Autora: Poliana Asturiano Ilustrador: Carlos Asanuma 48 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do 4º ano Código: 12330501

São três histórias fictícias, baseadas em pesqui‑ sas do local, tempo, tipo de sociedade, organi‑ zação política, atividades produtivas e religião. A primeira trata dos indígenas; a segunda, dos portugueses e a terceira, dos africanos. As his‑ tórias são contadas pelos personagens que as viveram, imprimindo um ritmo mais humano. Os alunos vão ficar muito envolvidos.

199


200

A Terra vista do alto Vovó Nanã vai à escola

Apoio Didático | História / Geografia

História Coleção Mãe Africa Autor: Dagoberto José Fonseca Ilustrações: Megatério Estúdio 48 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12332201

Aisha e Yetundê são primas e moram juntas na casa da avó. Vovó Nanã nasceu na Nigéria, Áfri‑ ca, e conta muitas histórias interessantes sobre as origens africanas. Neste ano ela vai ser muito importante para a Semana Cultural da escola de suas netas. Por meio da tradição da oralidade na cultura dos povos africanos, Nanã reconstrói as origens da África e do Brasil.

Geografia Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Rodival Matias Consultoria: Prof. Dr. Jurandyr Luciano Sanches Ross, do Departamento de Geografia da FFLCH-USP, Sandro Haim e Sacha Haim, da Associação Brasileira de Balonismo 56 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do 2º ano Código: 12530701

Os personagens Mariana e Rafael levarão os alunos numa emocionante viagem de balão que começa no litoral paulista e vai até o Pantanal ­Mato-grossense. Durante nove dias eles so‑ brevoarão a planície costeira, o planalto Atlân‑ tico, as depressões, até chegarem ao Pantanal. As “cuestas”, os mares de morros, os chapa‑ dões e a famosa gruta do lago Azul também são paradas obrigatórias nesta viagem de co‑ res e fotos incríveis.


Cooperação e igualdade Código: 12300913

Dignidade e crescimento Código: 12300914

Respeito e convivência Código: 12300912

Solidariedade e gratidão

Apoio Didático | Ética e Cidadania

Lançamentos

Código: 12500324

Ética e Cidadania Coleção Cidadania e Liberdade de Escolha Autor: Gabriel Chalita Ilustrações: Glair Alonso Arruda, Ellen Pestili, Ilustra Cartoon, Roberto Weigand, Marília Pirillo e Elizabeth Teixeira 48 páginas Formato: 19 x 26 cm A partir do Ensino Fundamental I

Composta de oito livros, esta coleção propõe discussões relevantes sobre a formação do ci‑ dadão e fundamenta-se em valores essenciais para o desenvolvimento da cidadania: dignida‑ de, solidariedade, igualdade, respeito, natureza, ética, responsabilidade e justiça. Textos e ativi‑ dades selecionados contribuem para uma con‑ vivência saudável em sociedade. Cada volume da coleção oferece um Caderno de Anotações desenvolvido especialmente para que o peque‑ no e o jovem cidadão registrem suas experiên‑ cias, pesquisas e descobertas.

201 Veja mais títulos desta série no Catálogo de Literatura Juvenil FTD 2012/2013


202

Lançamentos

A partir da Ed. Infantil - 4 e 5 anos

Água caída do céu Código: 12100092

Ai, tá ardendo!

Código: 12300826

Aquarela no quintal Código: 12100096

Badulaque Código: 12300821

Cada um com a sua bagunça Código: 12300822

Apoio Didático | Ética e Cidadania

A carta

Código: 12300823

A partir do Ensino Fundamental I - 6 e 7 anos

De boca limpa Código: 12100093

Já sei tomar banho sozinho! Código: 12100095

Medo de médico Código: 12100094

A música dos nomes Código: 12100091

Quanto lixo! Código: 12300824

Tudo tem conserto Código: 12300825


Ética e Cidadania Autora: Flávia Muniz Ilustrador: Ricardo Paonessa 32 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm

Esta coleção contribui para a ampliação do repertório cultural da turma. São si‑ tuações cotidianas bem diversificadas e apresentadas na forma de pequenas cenas, com começo, desenvolvimento e desfecho. As histórias vividas pela tur‑ ma da Teca tratam de temas abrangentes, como formação pessoal e social, meio ambiente e ética, linguagem, matemática, sempre dentro do universo infantil e de suas peculiaridades.

Apoio Didático | Ética e Cidadania

Coleção Turma da Teca

203


Lançamento

204

Semeando a paz

Apoio Didático | Ensino Religioso

Ensino Religioso

Dom, talento e vocação. Quem não tem? Ensino Religioso Autor: Fernando Carraro Ilustradora: Cecilia Esteves 48 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do 5º ano Código: 12361002

Com Dom, talento e vocação. Quem não tem?, Fernando Carraro apresenta a envolvente his‑ tória de uma professora que um dia percebe a necessidade de promover a oportunidade de seus alunos descobrirem e desenvolverem suas qualidades. Os resultados obtidos com o desen‑ volvimento de um projeto realizado pelos estu‑ dantes são promissores e eles seguem a vida sentindo-se plenamente realizados na profissão que escolheram.

Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Avelino Guedes 32 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do Ensino Fundamental I Código: 12361001

Novas histórias de Luan e de sua irmã, Lara. No primeiro dia de aula, fica decidido que a esco‑ la vai refletir sobre a paz. Lara lê para a classe um recorte de jornal sobre um menino ferido na guerra do Iraque. A professora traz o tema para a realidade dos alunos, que formam o grupo Paz e Bem. Eles criam a Semana da Tolerância na Diversidade, com apresentações envolvendo as crenças religiosas dos alunos.


Quero viver!

Ensino Religioso

Ensino Religioso

Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Marcos Guilherme 32 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do Ensino Fundamental I Código: 12360107

Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Lima 32 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do Ensino Fundamental I Código: 12360801

Um debate na escola sobre a importância de saber gastar e economizar ensina um menino a ser mais solidário. Os alunos decidem que cada um deve ter a própria poupança e come‑ çam a pensar nas pessoas menos favorecidas. O menino, sua família e seus colegas ajudam vítimas de enchentes, o hospital da cidade e a construção de cisternas no Nordeste. No final, o menino recebe uma homenagem por toda a ajuda que ofereceu.

Rafael, um grande defensor da natureza, casa-se com Nayara, uma indígena do Amazonas. Seus filhos, Luan e Lara, herdaram dos pais o amor pela vida. Na escola, eles conhecem o triste Ma‑ theus que, após um acidente, passa a viver em cadeira de rodas. Os três tornam-se amigos e então Lara e especialmente Luan ajudam Ma‑ theus a recuperar a vontade de viver, fazendo-o perceber e valorizar a beleza e a alegria da vida.

Apoio Didático | Ensino Religioso

Quem ama partilha

205


Apoio Didático | Ensino Religioso

206

Amigos da Amazônia

O catador de papel I

Ensino Religioso

Ensino Religioso

Autor: Fernando Carraro Ilustrador: Rogério Soud 32 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do 2º ano Código: 12660329

Autor: Fernando Carraro Ilustradora: Lie Kobayashi 32 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do 4º ano Código: 12360704

A bordo de uma canoa, quatro jovens amigos e um pequeno índio vivem uma aventura fasci‑ nante pela magia e pelos mistérios da Amazô‑ nia. Na escola, a professora convida os alunos a participar de um concurso de redação com o tema “Amigos da Amazônia”. Rafa está em seu quarto pesquisando quando tem um encontro mágico com Taunay, um menino indígena. Seus colegas Diego, Carol e Mariana juntam-se a eles e os cinco vivem uma mágica aventura pela Ama‑ zônia, a bordo da canoa Vitória.

Na véspera de Natal, Papelão (o catador de pa‑ pel) abriga-se debaixo de um viaduto e encon‑ tra um grupo de pequenos moradores de rua. Mexendo em seu carrinho de papéis, os meni‑ nos encontram um livro: As parábolas de Jesus. Papelão lê algumas parábolas. A partir daí, eles começam a fazer reflexões que os transforma‑ riam para sempre.


Ensino Religioso Autor: Fernando Carraro Ilustradora: Lie Kobayashi 32 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do 4º ano Código: 12360705

Com seus ensinamentos, Papelão, um catador de papel, convence quatro pequenos morado‑ res de rua a voltar para casa. Um deles não foi aceito pelo padrasto, mas os demais voltaram a estudar e conseguiram se formar. Na formatura, Papelão foi barrado por estar com suas roupas de catador de papel. Os meninos tentaram en‑ contrá-lo, mas só acharam um bilhete deixado por ele. Ficou então a dúvida: afinal de contas, quem seria Papelão?

O catador de papel III Ensino Religioso Autor: Fernando Carraro Ilustradora: Lie Kobayashi 32 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do 4º ano Código: 12360703

Apoio Didático | Ensino Religioso

O catador de papel II

Papelão, o catador de papel, visita os meninos que vivem debaixo de um viaduto e ensina a eles que a esperança e o sonho são direitos de todos. Papelão vai embora, deixando-lhes um bilhete e o livro As parábolas de Jesus. Alguns ex-meninos de rua, que haviam conhecido Pa‑ pelão, visitam o local e encontram as crianças. Eles ficam sabendo sobre o catador de papel, o livro e o bilhete. E então descobrem que Pa‑ pelão era o autor das parábolas. Ele era Jesus.

207


208

Minigramática – Edição Renovada Gramática

Gramática – Teoria e exercícios – Edição Renovada

Autoras: Maria Aparecida Paschoalin e Neuza Terezinha Spadoto 480 páginas Formato: 12 x 16,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 11507830

Apoio Didático | Gramática

Gramática Autoras: Maria Aparecida Paschoalin e Neuza Terezinha Spadoto 576 páginas Formato: 18 x 26 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 11507511

Um manual de gramática para quem deseja aprender, tirar dúvidas ou se aperfeiçoar. A dia‑ gramação permite uma consulta rápida e fácil dos assuntos. Os exercícios são atualizados, or‑ ganizados por seção e apresentam textos, qua‑ drinhos, publicidade e outras situações reais de comunicação. Muito didática, tanto na organiza‑ ção dos conteúdos como na linguagem utilizada.

A Minigramática aborda os assuntos de forma clara e objetiva, favorecendo o entendimento do conteúdo. Traz esquemas e quadros compara‑ tivos. A diagramação e o projeto gráfico facili‑ tam a localização dos temas a serem pesquisa‑ dos. Em formato de bolso, é ideal para consulta.


Palavras... tantas palavras

Descobrindo novas palavras

Dicionário ilustrado

Dicionário Infantil

Dicionário

Dicionário

Autoras: Helena Bonito Pereira e Olga Coelho 608 páginas Formato: 17 x 24 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 15300103

Autores: Gilio Giacomozzi, Gildete Valério e Geonice Valério 288 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 15300101

Palavras... tantas palavras apresenta: separa‑ ção silábica com a indicação da sílaba tônica; indicação da pronúncia em casos passíveis de dúvida; indicação da área de conhecimento; re‑ gistro das expressões mais comuns em que a palavra aparece e marcador alfabético em co‑ res, o que facilita e agiliza a procura do verbete. A explicação é dada numa linguagem simples e direta, acessível à faixa etária a que se desti‑ na; o verbete é organizado de forma a facilitar a pronta identificação das informações procura‑ das. Cada significado é acompanhado de exem‑ plo, em todos os verbetes, ajudando o aluno a compreender o significado e o uso correto da palavra pesquisada. Os vocábulos englobam termos correntes e atuais de áreas específicas como Informática, Medicina, Economia, entre outras, sempre explicados de forma simples e contextualizada; há diversidade de significados. As ilustrações são variadas e contextualizadas, facilitando a compreensão e despertando o in‑ teresse da criança pela obra.

Apoio Didático | Dicionário

Lançamento

É um dicionário destinado às turmas de alfabe‑ tização e anos iniciais do Ensino Fundamental pois utiliza a linguagem das crianças. Com 3 mil verbetes, ajuda a introduzir o aluno no gênero dicionário. A apresentação incentiva a consul‑ ta: traz explicações, verbetes dispostos em três colunas, letras em tamanho que facilita a leitura e bloco de verbetes com cada letra do alfabeto em uma cor diferente. Para ampliar o conheci‑ mento da criança, oferece exemplos como tex‑ tos, ditados populares e boxes informativos. É ilustrado com fotos, desenhos e 13 painéis ilus‑ trativos com animais, casa, cores, formas, ali‑ mentos, instrumentos, profissões etc.

209


210

Dicionário Júnior da Língua Portuguesa Dicionário

Apoio Didático | Dicionário

Autor: Geraldo Mattos 832 páginas Formato: 13,5 x 20,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 15507231

Elaborado com base em uma cuidadosa pes‑ quisa em livros didáticos e em obras e publica‑ ções dirigidas ao público infantojuvenil. De acor‑ do com a avaliação do MEC, esse dicionário ca‑ racteriza-se por explicações claras e concisas, acompanhadas de inúmeras exemplificações. Além disso, tem uma criteriosa seleção e ade‑ quação conceitual dos vocábulos. Possui mais de 27 mil verbetes e é enriquecido com 19 pai‑ néis ilustrados com animais, vegetais, alimentos, instrumentos musicais, corpo humano, esportes etc. Ainda é complementado por vários anexos, como: escreva certo, coletivos especiais, vozes dos animais, plural de substantivos compostos e muito mais! Sua linguagem é direta e acessí‑ vel, motivando a criança a desenvolver o hábito de consultar esse tipo de obra.

Minidicionário da Língua Portuguesa Gama Kury Dicionário Autor: Gama Kury 1184 páginas Formato: 12 x 16,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 15500081

Simplesmente o mais completo minidicionário do Brasil. Perfeito para estudantes do Ensino Fun‑ damental e usuários em geral. Tem 42 mil ver‑ betes com informações gramaticais, expressões e termos atualizados de diversas áreas, como Música, Literatura e Ciências. Traz também um rico Apêndice, com dados úteis e variados. Ago‑ ra com novo visual – a cor na abertura dos ver‑ betes, a tipologia e o espaçamento – que faci‑ lita a consulta. O máximo de conhecimento em um tamanho mínimo.


Minidicionário – Espanhol-Português/ Português-Espanhol

Dicionário

Dicionário

Autor: Silveira Bueno 864 páginas Formato: 12 x 16,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 15500112

Autores: Ballestero-Alvarez e Soto Balbás 704 páginas Formato: 12 x 16,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 15500114

Não é por acaso que ele é o preferido por pro‑ fessores e alunos: tem mais de 46 mil verbetes, incluindo, Artes, Ecologia, Economia, Informática e Medicina, adjetivos pátrios atualizados, termos de Anatomia de acordo com a nova nomenclatu‑ ra e muito mais. Vai ser a sua escolha também.

Espanhol sem segredos. Quinze mil verbetes re‑ velam o significado de vocábulos e expressões nas duas línguas. As consultas são fáceis gra‑ ças a destaques visuais. Há explicações com‑ plementares, tradução simples e os vocábulos mais utilizados no dia a dia.

Apoio Didático | Dicionário

Minidicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno

211


212

Minidicionário – Inglês-Português/ Português-Inglês Silveira Bueno Dicionário

Apoio Didático | Dicionário

Autor: Silveira Bueno 960 páginas Formato: 12 x 16,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 15500115

Tempos modernos pedem um dicionário assim. Apresenta mais de 30 mil verbetes, que incluem as áreas de Informática, Artes, Esportes, Botâ‑ nica, Náutica, Direito e Medicina. Traz ainda gí‑ rias, expressões idiomáticas e phrasal verbs. Para quem não quer ficar para trás.

Minidicionário – Inglês-Português/ Português-Inglês Silva Ramos/ Campos Jr. Dicionário Autores: Silva Ramos e Campos Jr. 688 páginas Formato: 12 x 16,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 15680601

Os verbetes mais utilizados na Língua Portuguesa e na Inglesa reunidos em um formato superprá‑ tico. Pequeno, pode ser levado a qualquer lugar, agilizando as pesquisas. Perfeito para quem está dando os primeiros passos no estudo do Inglês.


Atlas Autoras: Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa 160 páginas Formato: 22 x 30,5 cm A partir do Ensino Fundamental Código: 12530105

Esse atlas traz mapas e informações cartográfi‑ cas do Brasil e do mundo e auxilia o estudo da Geografia, inclusive com análises interdiscipli‑ nares. Organização, diagramação, seleção de fotos, bandeiras, tabelas e ilustrações idealiza‑ das para facilitar a leitura, a pesquisa do aluno e a análise das informações. São abordados os temas clássicos e os atuais da Geografia, com ênfase para a organização política, econômica, cultural e da formação dos territórios.

As caras da violência e alguns modos de construir a paz Interesse Geral

Apoio Didático | Atlas / Interesse Geral

Atlas Geográfico do Estudante

Coleção Conversas Sobre Cidadania Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Avelino Guedes 48 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12370503

Os garotos Marquinhos e Alex estudam na mes‑ ma escola e um dia se desentendem, com so‑ cos e pontapés. Por meio de muitas conversas durante as aulas, a professora Yvone argumenta que uma convivência pacífica depende de quatro pontos básicos: solidariedade, justiça, diálogo e respeito mútuo. Coisas que vamos aprendendo ao longo da vida, na escola, em casa, com os amigos, na política...

213


Apoio Didático | Interesse Geral

214

Uma conversa de muita gente

De olhos bem abertos

O exercício do diálogo e da participação

A política presente em nosso cotidiano

Interesse Geral

Interesse Geral

Coleção Conversas Sobre Cidadania

Coleção Conversas Sobre Cidadania

Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Avelino Guedes 48 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12370505

Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Avelino Guedes 64 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12370506

A crise de falta de água foi só o começo. Com o risco de racionamento, o diretor João Pau‑ lo convoca professores e pais de alunos para uma reunião. Juntos, decidem criar um conse‑ lho para discutir e procurar soluções para essa e para outras questões da comunidade. O livro é uma ótima oportunidade para dialogar com os jovens sobre a importância da consciência de cidadania.

A história acontece numa escola, quando a dire‑ tora recebe um abaixo-assinado de alunos pe‑ dindo a saída do presidente do grêmio estudan‑ til. Ela aproveita a oportunidade para motivar nos alunos o exercício do diálogo e da participação, levando-os a refletir sobre cidadania, democra‑ cia, diálogo e participação política.


Cidadania ambiental

O jeito de cada um: iguais e diferentes

Interesse Geral

Interesse Geral

Coleção Conversas Sobre Cidadania

Coleção Conversas Sobre Cidadania

Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustradores: Daniele Diório e Fabio Eugenio 64 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12370507

Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Avelino Guedes 48 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12370501

Depois de uma “guerra de lixo”, realizada pelos alunos no recreio, Guga, a diretora, propõe uma conversa sobre a importância de desenvolver atitudes de respeito ao ambiente. A partir des‑ sa reflexão, forma-se o Conselho Escolar de Ati‑ vistas Ambientais (CEAA), com a participação de professores – entre eles Bob Green, também poeta e ambientalista – e de alunos, cujo objeti‑ vo é promover na comunidade ações de cons‑ cientização sobre a importância de respeitar o planeta e como cada um pode fazer a sua parte.

Por meio de uma linguagem gostosa e através de exemplos atuais e presentes no dia a dia dos alunos, mostra que, mesmo se diferenciando nas preferências, nos nomes, nas amizades, na his‑ tória, as pessoas são iguais. E é aí que reside o respeito a si próprio e ao próximo. Vivendo na igualdade e na diferença.

Apoio Didático | Interesse Geral

A febre do planeta

215


216

Lendas e mitos dos índios brasileiros

Apoio Didático | Interesse Geral

Interesse Geral Autor: Walde-Mar de Andrade e Silva Ilustrador: Walde-Mar de Andrade e Silva 64 páginas Formato: 23 x 32 cm A partir do 4º ano Código: 12670101

Vinte e quatro lendas indígenas, selecionadas de Xingu – Os Índios, Seus Mitos, de Orlando e Cláudio Villas Bôas e interpretadas pelo pintor e contador de histórias Walde-Mar de Andrade e Silva. Ricamente ilustrado com 25 obras do ar‑ tista, com um texto simples e fluente, o livro é fruto da convivência do autor com as principais tribos do Xingu, durante oito anos.

No mundo do consumo A administração das necessidades e dos desejos Interesse Geral Coleção Conversas Sobre Cidadania Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Avelino Guedes 48 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12370502

Um grupo de alunos conversa com a professo‑ ra sobre consumo, gastos, dinheiro, poupança e solidariedade. A obra é um alerta para os pe‑ rigos do gasto desenfreado, de quanto a pro‑ paganda pode influenciar nos nossos desejos de ter e a necessidade de ter.


De olho nos direitos e deveres Interesse Geral

Apoio Didático | Interesse Geral

Vivemos juntos

Coleção Conversas Sobre Cidadania Autor: Edson Gabriel Garcia Ilustrador: Avelino Guedes 40 páginas Formato: 20,5 x 27,5 cm A partir do 4º ano Código: 12370504

Zé Luiz olha pela janela do ônibus e fica admira‑ do com o grande número de pessoas que moram numa mesma cidade. E entre uma situação real e outra da vida do garoto, seja em casa, vendo TV, seja na escola, o livro aponta que, nessa his‑ tória de vivermos juntos, o mais bonito são as ações que fazemos para melhorar a qualidade de vida de todos nós.

217


JANEIRO 1 – Dia Mundial da Paz

218

Pra lá de Marrakech ( pág. 146)

Um mundo de histórias de países distantes ( pág. 156) Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante ( pág 112)

Viva a diferença ( pág. 62)

FEVEREIRO 14 – Dia Internacional do Amor

Há guerra em minha cidade ( pág. 50)

O presente mais importante de todos ( pág. 36)

MARÇO 5 – Dia Nacional da Música Clássica

Uma coisa preta ( pág. 181)

Datas Especiais

7 – Dia da Liberdade de Culto

Onde está Deus? ( pág. 143)

Coleção Música Clássica em Cena ( pág. 120)

14 – Dia Nacional da Poesia

Ciranda dos insetos ( pág. 48) Histórias que nos contaram em Luanda ( pág. 138)


Cobras e lagartos ( pág. 28) Bango, o vendedor de maçãs ( pág. 184) 14 – Dia dos Animais

A aventura de Abaré ( pág. 26)

O Mestre das Multiplicações ( pág. 183)

Datas Especiais

15 – Dia Mundial do Consumidor

22 – Dia Mundial da Água História a quatro patas ( pág. 66) Um gole, uma palavra ( pág. 152)

Pedzeré – Linhas e cores ( pág. 74) Cadu na Terra dos Monstros ( pág. 182) 15 – Dia da Escola 23 - Dia Mundial da Meteorologia

Charles na escola de dragões ( pág. 114)

Por dentro do vulcão ( pág. 191)

219


ABRIL 15 - Dia da Conservação do Solo O livro mágico ( pág. 52) Meu jardim secreto ( pág. 142)

220

19 - Dia do Índio 18 – Dia Nacional do Livro Infantil

Pedzeré – Linhas e cores ( pág. 74)

Um mundo de histórias de países distantes ( pág. 156)

A aventura de Abaré ( pág. 26) Jorge do Pântano que Fica Logo Ali ( pág.139) 23 – Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

Datas Especiais

O tesouro perdido do gigante gigantesco ( pág. 107)

Jardim de versos ( pág. 154)

A bola dourada ( pág. 45) Histórias greco-romanas ( pág. 118)

Eram quatro vezes ( pág. 134) Histórias árabes ( pág. 116)


Bango, o vendedor de maçãs ( pág. 184)

28 – Dia da Educação

A princesa que não queria aprender a ler ( pág. 58)

O Mestre das Multiplicações ( pág. 183)

Datas Especiais

Peter Pan ( pág. 160)

5 - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa O livro mágico ( pág. 52)

29 – Dia Internacional da Dança

Coleção Música Clássica em Cena ( pág. 120)

MAIO 1º – Dia do Trabalho

Manual de mão em mão ( pág. 34)

Quadrinhas para miúdos ( pág. 78)

6 – Dia Nacional da Matemática

Tabuada Superfácil ( pág. 185)

Divisão divertida com Zé Besouro ( pág. 184)

Multiplicação Divertida com Ana Formiga ( pág. 185)

221


2º domingo – Dia das Mães

Kelly Martoer e a máquina do tempo ( pág. 166)

Por dentro do vulcão ( pág. 191)

222 Talismã do Tibet ( pág. 148)

Pergunte ao inseto ( pág. 190)

JUNHO 5 – Dia Mundial do Meio Ambiente

Pergunte ao dinossauro ( pág. 190)

Coleção Mistérios do Rio do Peixe ( pág. 158)

Os telecaramujos ( pág. 80) Um gole, uma palavra ( pág. 152)

Datas Especiais

10 - Dia da Língua Portuguesa

Meu jardim secreto ( pág. 142)

Ciranda dos insetos ( pág. 48)

12 - Dia dos Namorados

Quem vai salvar a vida? ( pág. 103)

Perdi meu amor ( pág. 57)


Datas Especiais

15 – Dia do Paleontólogo

Você quer ser meu amigo? ( pág. 42)

Pergunte ao dinossauro ( pág. 190)

JULHO 17 - Dia da Proteção das Florestas Immi ( pág. 68) Meu jardim secreto ( pág. 142)

Garoto cósmico – Uma aventura que gira mundos! ( pág. 136)

Quem vai salvar a vida? ( pág. 103)

Cadu na Terra dos Monstros ( pág. 182)

O Mágico de Oz ( pág. 169)

20 – Dia Nacional do Amigo

O silêncio de Júlia ( pág. 38)

Cada um do seu tamanho ( pág. 182)

O vilarejo de figuras sólidas ( pág. 183) Um nó na cabeça ( pág. 72)

223


Divisão divertida com Zé Besouro ( pág. 184)

Meu pai sabe voar ( pág. 99)

224

22 – Dia do Folclore Multiplicação Divertida com Ana Formiga ( pág. 185)

Coleção Meus Monstros ( pág. 70)

26 – Dia dos Avós

O peixe dos dentes de ouro ( pág. 101)

Esperando vovó ( pág. 32)

24 - Dia da Infância

Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante ( pág 112)

Charles na escola de dragões ( pág. 114)

Datas Especiais

28 – Dia do Agricultor

25 - Dia do Soldado O vilarejo de figuras sólidas ( pág. 183) Cadu na Terra dos Monstros ( pág. 182)

AGOSTO 2º domingo - Dia dos Pais

SETEMBRO A menina que chorava que nem louca ( pág. 169)

8 – Dia Mundial da Alfabetização

Ciranda dos insetos ( pág. 48)


9 – Dia do Administrador

Datas Especiais

Bango, o vendedor de maçãs ( pág. 184)

Um mundo de histórias de países distantes ( pág. 156)

21 - Dia da Árvore O urso, a gansa e o leão ( pág. 40) Cadu na Terra dos Monstros ( pág. 182)

26 – Dia Nacional dos Surdos

Coleção Mistérios do Rio do Peixe ( pág. 158)

O silêncio de Júlia ( pág. 38) Olhos de violino ( pág. 143)

OUTUBRO 1 – Dia Mundial da Música

Nina e o gato ( pág. 55) Coleção Música Clássica em Cena ( pág. 120)

4 – Dia dos Animais

Cobras e lagartos ( pág. 28)

Charles na escola de dragões ( pág. 114)

5 - Dia da Ave

Olhos de violino ( pág. 143)

225


12 – Dia das Crianças O mágico errado ( pág. 96) O silêncio de Júlia ( pág. 38)

226 O tapa ( pág. 107)

Um casório bem finório ( pág. 64) O cobertor encantado ( pág. 181)

15 – Dia do Professor A casa do Franquis Tem ( pág. 128) História a quatro patas ( pág. 66)

Inventa-desventa ( pág. 51)

Datas Especiais

Pode ser depois? ( pág. 76) A fada Sempre-Viva e a galinha-fada ( pág. 49)

Felipe do abagunçado ( pág. 135)

30 – Dia do Comércio

Bango, o vendedor de maçãs ( pág. 184)


DEZEMBRO

Viva a diferença ( pág. 62) 31 – Dia das Bruxas

Coleção Meus Monstros ( pág. 70) O sabiá e a girafa ( pág. 122)

Datas Especiais

1 - Dia do Imigrante

O Mestre das Multiplicações ( pág. 183)

NOVEMBRO 8 - Dia da Família

4 – Dia do Inventor

A mesa capenga ( pág. 98)

O cobertor encantado ( pág. 181)

20 – Dia Internacional da Solidariedade Humana

Inventa-desventa ( pág. 51)

Manual de mão em mão ( pág. 34)

25 - Natal A rainha rabiscada ( pág. 59)

A bola dourada ( pág. 45)

227


500 anos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126

boa cantoria, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86 Boi Cavaco e Vaca Valsa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45

A

228

Boi-de-Mamão, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128 bola dourada, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45

A abelha abelhuda, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18

bomba de chocolate, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86

Adorada. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126

Branca de medo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46

africanos e seus descendentes no Brasil, Os. . . . 198

Bruna Dias do Carmo Costa . . . . . . . . . . . . . . . . . 163

Água caída do céu. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

bruxa, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70

água do planeta Azul, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 193 Ah, cambaxirra, se eu pudesse... . . . . . . . . . . . . . . 82

Índice Remissivo

Ai, tá ardendo! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

C

Aída. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

Cachinhos de Ouro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87

ajudante que muito ajuda, Um. . . . . . . . . . . . . . . . . 82

Cada um com a sua bagunça . . . . . . . . . . . . . . . . 202

Alê Abreu . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54, 136

Cada um do seu tamanho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182

Alex Cousseau . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 114

Cadu na Terra dos Monstros. . . . . . . . . . . . . . . . . . 182

Alexandre de Castro Gomes . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66

caixa de Jéssica, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47

Alexandre Guimarães. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152

caminhão que andava sozinho, O. . . . . . . . . . . . . . . 87

Alfredo Boulos Júnior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198

Campos Jr.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212

Alice no País das Maravilhas. . . . . . . . . . . . . . . . . . 162

caras da violência. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213

Álvaro Cardoso Gomes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88

Carlos Queiroz Telles. . . . . . . . . . . . . . . . 165, 170, 175

Amigos da Amazônia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206

Carol Vonderman. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 185

Amigos do Planeta Azul. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 193

carta, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

amor grande demais, Um. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83

Carta de solicitação e carta de reclamação. . . . . . 178

Ana Maria Machado. . . . . . . . . . . . . . . . 40, 56, 82, 84,

Carta errante, avó atrapalhada,

85, 86, 87, 89, 90, 92, 93, 102,

menina aniversariante . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 112

108, 109, 116, 118, 137, 144

Casa do Franquis Tem, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128

Angiolina Bragança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19, 24

casa para o lobo, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 196

Anna Claudia Ramos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16

casamento de Carla e Cláudio, O. . . . . . . . . . . . . . . 47

Anna Flora. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 148, 164

casório bem finório, Um. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 64

Antônio Barreto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175

catador de papel I, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206

Antonio G. Iturbe . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82, 89, 99, 111

catador de papel II, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207

Aquarela no quintal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

catador de papel III, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207

Arco-íris . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44

Catarina encastelada. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129

Arnaldo Rodrigues. . . . . . . . . . . . . . . . . . 196, 197, 198

Catirina e a piscina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129

Aroldo Macedo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140, 141, 168

Cemitério sem mistério . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88

Artes e ofícios. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127

Chapeuzinho adormecida

Atlas Geográfico do Estudante . . . . . . . . . . . . . . . . 213

no País das Maravilhas . . . . . . . . . . . . . . . . . 130

Aurélio de Oliveira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25

Charles Fuge. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184, 185

aventura de Abaré, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26

Charles na escola de dragões. . . . . . . . . . . . . . . . . 114

aventura na mata, Uma . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 187

chuvarada, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19

aventuras de um cisne, As. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 196

Ciça. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44, 48, 107

Aventuras do menino Kawã. . . . . . . . . . . . . . . . . . 163

Ciranda dos insetos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48 Cláudia Pacce. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61

B

Claudia Ridel Juzwiak . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195 Cláudio Feldman . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18

Badulaque. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

Cláudio Fragata . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126

bailarina encantada, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163

Cláudio Martins . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46, 88, 96

baleia, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18

cobertor encantado, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181

Ballestero-Alvarez . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211

Cobras e lagartos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28

Bango, o vendedor de maçãs. . . . . . . . . . . . . . . . 184

Coisas importantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30

Barba-Azul, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83

coleção de bruxas de meu pai, A/

barbeiro e o coronel, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84

Mamãe trouxe um lobo para casa! . . . . . . . . . 53

Beijo, não!. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84

Comboio, saudades, caracóis. . . . . . . . . . . . . . . . . 131

Beijos mágicos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85

Confusão no jardim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20

bela ou a fera, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164

Contando com outros povos. . . . . . . . . . . . . . . . . 188

bichinho só pra mim, Um. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85

Conto de fadas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179

Bichos, bicho!. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44

conversa de muita gente, Uma . . . . . . . . . . . . . . . . 214

Bo-Hyun Seo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183


Eun-Hye Kim. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183

Coral dos bichos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48

Eun-Joong Kim. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181

Cordel adolescente, ó xente . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131

Eveline Hasler. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 135

Corine Jamar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54 Cristina Porto. . . . . . . . . . . . 45, 62, 165, 171, 172, 174

F

D

fábrica de doces, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197 Fábula. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179

Dagoberto José Fonseca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200

Fábula de dois irmãos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 135

Daniela Pinotti. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99

fada Sempre-Viva e a galinha-fada, A. . . . . . . . . . . 49

David Conway. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 36

Fanny Abramovich. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132

De boca limpa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

Fátima de la Jara . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180

De olho nos bichos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132

Fatima Sharafeddine . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50, 55

De olhos bem abertos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214

febre do planeta, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 215

Descobrindo novas palavras. . . . . . . . . . . . . . . . . 209

Felipe do abagunçado. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 135

Desmontando a anta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

Fernanda Grandis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192

Desmontando a arara. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

Fernando Bonassi. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 169

Desmontando o boto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

Fernando Carraro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190, 193,

Desmontando o tatu. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

194, 195, 200, 204, 205, 206, 207

Detonando o som. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132

Fernando Lobo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147

dia em que o Sol sumiu, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88

Fernando Pessoa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 131

dia nas corridas de cavalo, Um. . . . . . . . . . . . . . . . 89

Ferruccio Verdolin Filho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20

diário da misteriosa menina, O . . . . . . . . . . . . . . . 164

Festa no céu. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92

Diário de bordo de Noé. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133

Filho de Artista. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136

Dicionário Júnior da Língua Portuguesa. . . . . . . . 210

flauta mágica, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

Dignidade e crescimento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201

Flávia Muniz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50, 176, 177, 203

Diversidade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49

Flavio de Souza. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83, 94,

Divisão divertida com Zé Besouro. . . . . . . . . . . . . 184

100, 101, 104, 130, 134, 136

Dom, talento e vocação. Quem não tem?. . . . . . . 204

Francesca Bosca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133

domador de monstros, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89

Freddy Galan . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192

Índice Remissivo

Cooperação e igualdade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201

Dona Baratinha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90 Dona Palavra. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133 Dorling Kindersley . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190, 191

G

Dormir fora de casa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20

Gabriel Chalita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201

Draculinha no Pantanal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 165

Gama Kury . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210 Garoto cósmico -

E

Uma aventura que gira mundos!. . . . . . . . . . 136 Gato de Botas, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92

E o palhaço o que é?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13

gatocleta do Miafino, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50

Edson Gabriel Garcia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107, 148,

Gente bem diferente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137

149, 213, 214, 215, 216, 217

Geonice Valério . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 209

El encuentro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180

Geraldo Mattos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210

Eliana Gagliard. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179

Giacomo Puccini . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

Elias José . . . . . . . . . . . . . . . 64, 91, 109, 132, 138, 145

Gianni Rodari. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 151

Elias Yaguakãg. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163

Gildete Valério . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 209

Elizabeth Silance Ballard. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124

Gilio Giacomozzi. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 209

Ellen Pestili. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23

Gisele Girardi. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213

Em Angola tem? No Brasil também!. . . . . . . . . . . . 134

Giuseppe Verdi. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

Em briga de irmãos quem dá opinião?. . . . . . . . . . 90

Gláucia de Souza. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129

Emilio Urberuaga. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181

gole, uma palavra, Um. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152

Eneas Carlos Pereira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 165, 175

Gramática – Teoria e exercícios. . . . . . . . . . . . . . . 208

Enric Lluch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70

Graziella Favaro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156

Eram quatro vezes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134

guardião da folia, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137

Éric Battut. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42

Guto Lins. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13, 34

escola assim, eu quero pra mim, Uma . . . . . . . . . . . 91 Esperando vovó. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 esqueleto, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70 estrada junto ao rio, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91

H Há guerra em minha cidade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50

229


Helena Bonito Pereira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 209 Heliana Barriga. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18, 23

230

L

Heloisa Amaral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179

L. Frank Baum. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 169

Heloisa Prieto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58, 139

La traviata. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

história da China, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 186

lago dos cisnes, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

Histórias a quatro patas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66

Lápis encantado. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52

Histórias árabes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 116

laranja colorida, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21

Histórias da Bíblia para crianças. . . . . . . . . . . . . . . . 51

Las estrellas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180

Histórias greco-romanas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118

Lauro Darós . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150

Histórias que nos contaram em Luanda. . . . . . . . 138

Lecticia Dansa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61

homem do saco, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70

Lembranças do coração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21

Hyun-Jung Hu. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182

lenda do dia e da noite, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95 Lendas e mitos dos índios brasileiros. . . . . . . . . . 216

I

Leo Cunha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52, 122

ideia cem por cento, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189

Liliana Iacocca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164

Ieda de Oliveira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171

livro do pode-não-pode, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95

Imagens do sertão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 165

livro dos pássaros mágicos, O . . . . . . . . . . . . . . . 139

Lewis Carroll. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162

Immi . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68

livro mágico, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52

Inventa-desventa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51

Los garabatos del Sol . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180

Iraí Coronate. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192

Luana – A menina que viu o Brasil neném. . . . . . . 140

Isabella Carpaneda. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19, 24

Luana – As sementes de Zumbi. . . . . . . . . . . . . . . 140 Luana – Asas da liberdade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168

J

Luana – Capoeira e liberdade . . . . . . . . . . . . . . . . . 141

J. M. Barrie. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160

Luciano Pontes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90

Lúcia Reis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63

Já sei tomar banho sozinho! . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

Luiz Galdino . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57, 96

Jacqueline Peixoto Barbosa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178

Luzia de Maria. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100

James Harrison. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51

Lynne Cherry . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106

Jardim de versos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154 jeito bom de brincar, Um. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138

Índice Remissivo

jeito de cada um: iguais e diferentes, O . . . . . . . . . 215

M

Jô Oliveira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92, 138

Macaquinho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22

João Bobo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93

Magia das árvores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141

João das Letras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 93

mágico de Oz, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 169

João e Maria. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94

mágico errado, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 96

João e o pé de feijão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94

Mamãe trouxe um lobo para casa!/

Jogando conversa fora. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166

A coleção de bruxas de meu pai. . . . . . . . . . . 53

Jogo do pega-pega, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177

Manoel Monteiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92

Jogo do puxa-puxa, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177

Manoel Motta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86

Jogo do vai e vem, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176

Manual de mão em mão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 34

Jonas Worcman de Matos. . . . . . . . . . . . . . . . 128, 173

Máqui . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 141

Jorge do Pântano Que Fica Logo Ali. . . . . . . . . . . 139

Marcelo Maluf. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99, 139

José Paes de Lira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136

Marcia Cristina Silva. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143

José Santos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78, 128, 173

Marcia Kupstas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144, 170

Juliana Schroden. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26

Marcos Rey. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142

Júlio Emílio Braz. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60, 150

Margaret Presser. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 196, 197, 198

Júnia La Scala. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 196, 197, 198

Maria Aparecida Paschoalin . . . . . . . . . . . . . . . . . 208

Jussara Vaz Rosa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 213

Maria Aparecida Silva Bento. . . . . . . . . . . . . . . . . 199

K

Mariana do contra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53

Maria Heloisa Penteado. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80, 98 Marina Colasanti. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91

K. T. Hao. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52

Marta Lagarta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51

Kalunga. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146

Martins Rodrigues Teixeira . . . . . . . 186, 187, 188, 189

Karin Littlewood. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68

Mas será que nasceria a macieira?. . . . . . . . . . . . . 54

Kelly Martoer e a máquina do tempo. . . . . . . . . . . 166

Me livro do terror . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 96

Kelly Martoer e o jardim de raios. . . . . . . . . . . . . . . 167

Medo de médico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

Kelly Martoer e o mistério do rei . . . . . . . . . . . . . . . 167


Olhos de violino . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143

menina que chorava que nem louca, A. . . . . . . . . 169

Onde está Deus? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143

menino e o tuim, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97

Orchard Books. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

menino que quase morreu afogado no lixo, O . . . . . 97

Oswaldo Faustino. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140, 141, 168

meninos-caracol, Os. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 mesa capenga, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 Mestre das Multiplicações, O . . . . . . . . . . . . . . . . 183

P

Meu dia – Hora de brincar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Palavras, palavrinhas e palavrões. . . . . . . . . . . . . . 144

Meu dia – Hora de comer. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Palavras… tantas palavras. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 209

Meu dia – Hora de dormir. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

pamonha e o escorpião, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158

Meu dia – Hora do banho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Para que serve uma barriga tão grande? . . . . . . . . . 57

Meu jardim secreto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142

parábola do planeta Azul – II, A. . . . . . . . . . . . . . . 194

Meu pai sabe voar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99

parábola do planeta Azul, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . 194

Michele Iacocca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45, 62

pata dos ovos de prata, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 197

Minidicionário – Espanhol-Português/Português-Espanhol. . . 211 Minidicionário – Inglês-Português/Português-Inglês Silva Ramos/Campos Jr. . . . . . . . . . . . . . . . . . 212 Minidicionário – Inglês-Português/Português-Inglês Silveira Bueno. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212 Minidicionário da Língua Portuguesa – Gama Kury. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210 Minidicionário da Língua Portuguesa –

patinho feio, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101 Paulo Moura. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59 Pê, o pato diferente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14

Índice Remissivo

Memórias de um elefante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54

pedra mágica do tempo, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144 Pedro Armando Fossa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150 Pedzeré – Linhas e cores. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74 peixe dos dentes de ouro, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . 101 Pela porta do coração. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 Perdi meu amor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57

Silveira Bueno. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211

perereca sapeca, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23

Minigramática – Edição Renovada . . . . . . . . . . . . 208

Pergunte ao dinossauro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190

Mirna Pinsky. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 112

Pergunte ao inseto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190

misterioso baú do vovô, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170

Peter Carnavas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30, 47

Mônica Teresinha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179

Peter Pan . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160

Monólogo da natureza. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 191

Pierre Coran. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38

Multiplicação divertida com Ana Formiga. . . . . . . 185

Pimenta no cocuruto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 102

múmia, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70

pior hora do dia, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 102

múmia desaparecida, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99

Pode ser depois?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76

mundo de histórias de países distantes, Um . . . . 156

Poesia é fruta doce e gostosa. . . . . . . . . . . . . . . . . 145

música dos nomes, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

Poliana Asturiano. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 199

músicos de Bremen, Os. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100

Ponto de tecer poesia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145 Por dentro do vulcão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 191

N

Pra lá de Marrakech. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146 presente de aniversário, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23

Na próxima eleição vote no Draculão. . . . . . . . . . . 170

presente mais importante de todos, O. . . . . . . . . . 36

Nair de Medeiros Barbosa. . . . . . . . . . . . . 24, 25, 105

princesa que não queria aprender a ler, A . . . . . . . 58

Naná Martins . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74

Priscilla Kellen . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54

Não era uma vez.... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142

Pyotr Ilyich Tchaikovsky. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

Nascer sabendo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55 Natália Azevedo de Carvalho. . . . . . . . . . . . . . 166, 167 Neuza Terezinha Spadoto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208

Q

Nicole de Cock. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45

Quadrinhas para miúdos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78

Nina e o gato. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55

Quanta casa!. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103

No baú da memória revirando a história. . . . . . . . 100

Quanto lixo!. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

No bucho da serpente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158

Que planeta é esse?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15

No mundo do consumo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216

que será que tem de tudo um pouco?, O . . . . . . . . 16

nó na cabeça, Um . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72

Quem ama partilha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 205

noite sem igual, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56

Quem inventou o dinheiro? . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189

Núbia rumo ao Egito. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 199

Quem parte e reparte... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58 Quem sou eu? Esta é a minha boca . . . . . . . . . . . . 10

O

Quem sou eu? Esta é a minha cauda . . . . . . . . . . . 10

Olga Coelho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 209

Quem sou eu? Este é o meu pelo . . . . . . . . . . . . . . 10

Quem sou eu? Este é o meu pé. . . . . . . . . . . . . . . . 10

231


Quem vai jantar com Cici?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59

sonho de Beto, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105

Quem vai salvar a vida?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103

Sônia Barros. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76, 85 ,172

Quer brincar de pique-esconde?. . . . . . . . . . . . . . . . 24

Soto Balbás . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211

Quero viver!. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 205

Su-Kyung Hong . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182

Quero-quero. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146

Sumaúma, mãe das árvores . . . . . . . . . . . . . . . . . 106 superamigo, Um. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24

R 232

surpresa pro papai, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 Sylvia Orthof. . . . . . 49, 59, 60, 110, 131, 135, 145, 166

rainha rabiscada, A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59 raio da positividade, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171

Índice Remissivo

rato do campo e o rato da cidade, O. . . . . . . . . . . 104

T

Receita. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178

Tabuada superfácil. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 185

Reflexos dos olhos-d’água . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 171

Talismã do Tibet. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 148

Regina Coeli Rennó. . . . . . . . . . . . . 14, 15, 21, 93, 126

Tânia Alexandre Martinelli . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174

rei do mamulengo, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 147

Tantas histórias no escurinho da escola. . . . . . . . 148

Renata Bueno. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

Tantas histórias no outro lado do espelho. . . . . . . 149

Respeito e convivência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201

Tantas histórias numa caixa de sapatos. . . . . . . . 149

riacho, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60

Tantos medos e outras coragens. . . . . . . . . . . . . . 106

rio São Francisco, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192

tapa, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107

Rita Espeschit. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129

tartaruga descontente, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192

Robert Louis Stevenson. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154

Tatiana Belinky . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48, 58, 84

Rogério Andrade Barbosa. . . . . . . . . . . . . . . 128, 134,

telecaramujos, Os. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80

137, 138, 146, 147

Tem um avô no meu quintal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174

Ronald Claver. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 133

Teresinha Cauhi de Oliveira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 191

Ronaldo Simões Coelho . . . . . . . . . . . . . 20, 21, 22, 55

Terra vista do alto, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200

Rosa Amanda Strausz. 53, 57, 72, 87, 95, 98, 101, 103

tesouro da Montanha de Pedra, O . . . . . . . . . . . . 150

Rosa Luengo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180

tesouro perdido do gigante gigantesco, O. . . . . . . 107

Rose Sordi . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53

Tiago de Melo Andrade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158

Roseana Murray. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106, 127

três cartas de Marco, As. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124

Rua das Rosas, rua dos meninos . . . . . . . . . . . . . . 147

Três histórias do povo das terras do Brasil. . . . . . 199

Rubem Braga. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97

três porquinhos, Os. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108

Rui de Oliveira. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95

Tudo tem conserto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

Ruth Rocha. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62, 97, 103

Turandot . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

Ruy Gentileza. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105

turma dos números, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25

S

U

Saber perder. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104

unicórnio castanho, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158

sabiá e a girafa, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122

urso, a gansa e o leão, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40

sabor da maçã, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15

Urubu tinha um plano, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198

Salmo Dansa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60, 61, 86

Uyrá - O defensor do planeta. . . . . . . . . . . . . . . . . 195

sapato que miava, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 Saudade doída. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172 Saudades do rio mar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 172 segredo da lagartixa, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61

V Vaidade no terreiro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109

segredo do papagaio pelado, O . . . . . . . . . . . . . . 158

valor de cada um, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 186

Semeando a paz. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 204

Vamos falar de saúde. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190

Será o Saci?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 188

vampiro, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70

Séverine Vidal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32

Varre, vento!. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61

Show de bola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173

veado e a onça, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109

Shu-Nu Yan. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142

velha e três chapéus, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110

silêncio de Júlia, O. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38

velho pássaro da Lua, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175

Silva Ramos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212

Véronique Caplain . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110

Silveira Bueno. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 211, 212

Véronique Van den Abeele. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63

Smriti Prasadam. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

viagem ao espaço, Uma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 187

Só um minutinho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105

Viagens com tia Clara. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195

Solidariedade e gratidão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 201

Vicki Churhill. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184, 185

Sombras na claridade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174

Victor Kelleher. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143


W

vilarejo de figuras sólidas, O . . . . . . . . . . . . . . . . . 183

Walde-Mar de Andrade e Silva . . . . . . . . . . . . . . . . 216

Vira-lata e Pá-virada. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62

Wania Amarante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28, 44

visitante noturno, O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111

Wolfgang Amadeus Mozart. . . . . . . . . . . . . . . . . . 120

Viva a diferença . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62

Woo-Joo Hong. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184

Vivemos juntos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 217 Você quer ser meu amigo?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42 Você viu o cachorrinho?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Y

Você viu o coelhinho?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Yana Tassis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47

Você viu o gatinho? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Yolanda Reyes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83, 102, 104

Você viu o patinho? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Yuyi Morales. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105

Vovó Nanã vai à escola. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200 Vovó tem alzha... o quê?. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63 voz de quem te ama, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150

Z zebrinha preocupada, A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63 zoo cheio de histórias, Um. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 151

Índice Remissivo

vida acidentada de um vampirinho, A. . . . . . . . . . . 175 Vidinha boa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110

233


Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

12

Renata Bueno

Animais, humor, composição e decomposição de palavras e imagens

Meio Ambiente

Ética

Educação Infantil

Coleção Desmontando

234 Coleção Pegue e Leia

10

Orchard Books e Smriti Prasadam

Descoberta de animais, atividades diárias do bebê, jogos de adivinhação e reconhecimento do mundo do bebê

E o palhaço o que é?

13

Guto Lins

O palhaço através da história

Pluralidade Cultural

Pê, o pato diferente

14

Regina Rennó

Família, solidariedade e respeito pelas diferenças

Ética e Pluralidade Cultural

Pela porta do coração

14

Regina Rennó

Amor, amizade e persistência

Ética e Pluralidade Cultural

Que planeta é esse?

15

Regina Rennó

Ecologia

Meio Ambiente

sabor da maçã, O

15

Regina Rennó

Comportamento e reciclagem

Meio Ambiente

abelha abelhuda, A

18

Heliana Barriga

Comportamento e inadaptação

Ética e Pluralidade Cultural

baleia, A

18

Cláudio Feldman

Ecologia

Meio Ambiente

chuvarada, A

19

Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança

Natureza, pequenos animais de jardim e humor

Meio Ambiente

Confusão no jardim

20

Ferruccio Verdolin Filho

Ecologia e responsabilidade

Ética e Meio Ambiente

Dormir fora de casa

20

Ronaldo Simões Coelho

Dependência afetiva, crescimento e novas experiências

Ética

laranja colorida, A

21

Ronaldo Simões Coelho

Frutas, alimentação, brincar de carocinho, plantação, iniciativa, colaboração

Meio Ambiente, Saúde e Ética

Lembranças do coração

21

Regina Rennó

Lembranças infantis

Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde

Tabela de Temas

1º Ano


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Macaquinho

22

Ronaldo Simões Coelho

Amor paterno

Ética

perereca sapeca, A

23

Heliana Barriga

Ecologia e preconceito

Pluralidade Cultural e Meio Ambiente

presente de aniversário, O

23

Ellen Pestili

Relacionamento entre pais e filhos, atividades lúdicas em família e consumismo

Ética, Trabalho e Consumo

que será que tem de tudo um pouco?, O

16

Anna Claudia Ramos Elementos do universo infantil

Ética

Quer brincar de pique-esconde?

24

Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança

Natureza, animais e humor

Meio Ambiente

superamigo, Um

24

Nair de Medeiros Barbosa

Amizade e animais

Ética

surpresa pro papai, Uma

25

Nair de Medeiros Barbosa

Amizade, família e iniciativa

Ética

turma dos números, A

25

Aurélio de Oliveira

Aprendizado dos numerais

Ética e Pluralidade Cultural

Arco-íris

44

Wania Amarante

Céu, sol, lua, estrelas, vento e humor

Meio Ambiente

aventura de Abaré, A

26

Juliana Schroden

Amizade, conviver com o diferente, família, animais

Ética e Meio Ambiente

Bichos, bicho!

44

Ciça

Animais

Meio Ambiente

Boi Cavaco e Vaca Valsa

45

Cristina Porto e Michele Iacocca

Relacionamentos

Ética

bola dourada, A

45

Nicole de Cock

Conto de fadas e importância da leitura

Ética

Branca de medo

46

Cláudio Martins

Mudança de casa, medos sobrenaturais e medos infantis

Ética e Pluralidade Cultural

caixa de Jéssica, A

47

Peter Carnavas

Amizade, primeiro dia de escola

Ética

Tabela de Temas

Título

2º Ano

235


Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

casamento de Carla e Cláudio, O

47

Yana Tassis

Casamento

Pluralidade Cultural, Ética, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo

Ciranda dos insetos

48

Ciça

Insetos

Ética e Meio Ambiente

Cobras e lagartos

28

Wania Amarante

Animais, humor

Meio Ambiente

Ética

Tabela de Temas

236

Coisas importantes

30

Peter Carnavas

Ausência do pai, descoberta das coisas verdadeiramente importantes na vida de uma criança e de sua mãe

Coral dos bichos

48

Tatiana Belinky

Vozes dos animais

Ética, Trabalho e Consumo

Diversidade

49

Tatiana Belinky

Convivência com o diferente

Ética e Pluralidade Cultural

Esperando vovó

32

Séverine Vidal

Amor, solidão, curiosidade, ausência, perda e aceitação

Ética

fada Sempre-Viva e a galinha-fada, A

49

Sylvia Orthof

Fantasia e humor

Ética e Pluralidade Cultural

gatocleta do Miafino, A

50

Flávia Muniz

Autonomia e individualidade, ética e relacionamento

Pluralidade Cultural

Há guerra em minha cidade

50

Fatima Sharafeddine Guerra, intolerância e violência

Ética e Pluralidade Cultural

Histórias da Bíblia para crianças

51

James Harrison

Religião

Ética e Pluralidade Cultural

Inventa-desventa

51

Marta Lagarta

Brincadeiras infantis e criatividade

Ética

Lápis encantado

52

Leo Cunha

Cores

Ética

livro mágico, O

52

K. T. Hao

Magia dos livros

Ética

Mamãe trouxe um lobo para casa!/A coleção de bruxas de meu pai

53

Rosa Amanda Strausz

Namoradas do pai e namorados da mãe

Ética


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Manual de mão em mão

34

Guto Lins

Humor, palavras, expressões e ditos populares com a palavra mão

Ética

Mariana do contra

53

Rose Sordi

Diferenças individuais e contrários

Ética

Mas será que nasceria a macieira?

54

Alê Abreu e Priscilla Kellen

Meio ambiente – mudanças e permanências nas paisagens e costumes

Ética

Memórias de um elefante 54

Corine Jamar

Apego ao passado, solidão e solidariedade

Ética

Nascer sabendo

55

Ronaldo Simões Coelho

Crescimento e aprendizagem

Ética

Nina e o gato

55

Fatima Sharafeddine

Preconceito e convivência com as diferenças

Ética e Pluralidade Cultural

noite sem igual, Uma

56

Ana Maria Machado

Nascimento de Jesus Cristo

Ética e Pluralidade Cultural

Para que serve uma barriga tão grande?

57

Rosa Amanda Strausz

Relações familiares

Ética, Saúde e Orientação Sexual

Perdi meu amor

57

Luiz Galdino

A dor da perda e humor

Ética

presente mais importante de todos, O

36

David Conway

Amor, família, solidão e curiosidade

Ética e Pluralidade Cultural

princesa que não queria aprender a ler, A

58

Heloisa Prieto

Reconto de fadas e importância da leitura

Ética

Quem parte e reparte...

58

Tatiana Belinky

Astúcia

Ética

Quem vai jantar com Cici?

59

Paulo Moura

Amizade e solidão

Ética

rainha rabiscada, A

59

Sylvia Orthof

Fantasia

Ética e Meio Ambiente

riacho, O

60

Júlio Emílio Braz e Salmo Dansa

Desequilíbrio ecológico

Meio Ambiente e Saúde

sapato que miava, O

60

Sylvia Orthof

Amor, velhice e animais de estimação

Ética

Tabela de Temas

Título

237


Tabela de Temas

238

Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

segredo da lagartixa, O

61

Lecticia Dansa e Salmo Dansa

Egoísmo

Ética

silêncio de Júlia, O

38

Pierre Coran

Deficiência auditiva, amizade, solidão, partilha, comunicação e alegria

Ética

urso, a gansa e o leão, O

40

Ana Maria Machado

Amizade, indiferença, ambição, impaciência e astúcia

Ética

Varre, vento!

61

Cláudia Pacce

Poluição e ecologia

Ética, Meio Ambiente e Saúde

Vira-Lata e Pá-Virada

62

Cristina Porto e Michele Iacocca

Relacionamento

Ética

Viva a diferença

62

Ruth Rocha

Diversidade cultural e intolerância

Ética e Pluralidade Cultural

Você quer ser meu amigo?

42

Éric Battut

Amizade, diferenças, medo e confiança

Ética e Pluralidade Cultural

Vovó tem alzha... o quê?

63

Véronique Van den Abeele

Convivência com idosos, amizade, amor, respeito, tolerância e mal de alzheimer

Ética e Saúde

zebrinha preocupada, A

63

Lúcia Reis

Lidar com as diferenças

Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde

Ah, cambaxirra, se eu pudesse...

82

Ana Maria Machado

Crítica ao autoritarismo

Ética e Meio Ambiente

ajudante que muito ajuda, Um

82

Antonio G. Iturbe

Investigação policial, engenhosidade

Ética e Pluralidade Cultural

Yolanda Reyes

Amor e timidez

Ética

Ética

Ética e Meio Ambiente

3º Ano

amor grande demais, Um 83

Barba-Azul, O

83

Flavio de Souza

Fantasia e realidade, inteligência e força física, perseverança, cooperação e recompensa

barbeiro e o coronel, O

84

Ana Maria Machado

Crítica ao autoritarismo


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Beijo, não!

84

Tatiana Belinky

Amor e magia

Ética

Beijos mágicos

85

Ana Maria Machado

Relacionamento, ciúme e família

Ética

bichinho só pra mim, Um

85

Sônia de Barros

Animais e família

Ética e Pluralidade Cultural

boa cantoria, Uma

86

Ana Maria Machado

Crítica ao autoritarismo

Ética, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo

bomba de chocolate, A

86

Manoel Motta e Salmo Dansa

Política e armas atômicas

Ética e Meio Ambiente

Cachinhos de Ouro

87

Ana Maria Machado

Família, medo e amizade

Ética

caminhão que andava sozinho, O

87

Rosa Amanda Strausz

Avanço tecnológico, vida profissional, cooperação e solidariedade

Ética

casório bem finório, Um

64

Elias José

Criatividade, fantasia, relacionamento familiar e humor

Ética

Cemitério sem mistério

88

Cláudio Martins

Medo

Ética

Ética e Pluralidade Cultural

Coleção Meus Monstros

70

Enric Lluch

Personagens de contos populares e de clássicos infantis tentando mudar seus papéis tradicionais

dia em que o Sol sumiu, O

88

Álvaro Cardoso Gomes

A ganância dos homens

Ética e Meio Ambiente

dia nas corridas de cavalo, Um

89

Antonio G. Iturbe

Investigação policial, engenhosidade

Ética e Pluralidade Cultural

domador de monstros, O 89

Ana Maria Machado

Medos noturnos

Ética

Dona Baratinha

90

Ana Maria Machado

Desapego e casamento

Ética

Em briga de irmãos quem dá opinião?

90

Luciano Pontes

Relacionamento entre irmãos e cultura popular

Ética e Pluralidade Cultural

escola assim, eu quero pra mim, Uma

91

Elias José

Relacionamento professor-aluno

Ética e Pluralidade Cultural

Tabela de Temas

Título

239


Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

estrada junto ao rio, Uma 91

Marina Colasanti

Autoaceitação, identidade e solidariedade

Ética e Meio Ambiente

Festa no céu

92

Ana Maria Machado

Animais e solidariedade

Ética

Gato de Botas, O

92

Jô Oliveira e Manoel Monteiro

Esperteza, coragem, amor, morte e herança

Ética

Histórias a quatro patas

66

Alexandre de Castro Gomes

Humor, animais, escola

Ética e Meio Ambiente

Immi

68

Karin Littlewood

Amizade, diferenças, solidão, curiosidade e troca

Ética e Pluralidade Cultural

João Bobo

93

Ana Maria Machado

Discriminação e casamento

Ética

João das Letras

93

Regina Rennó

Profissões

Ética, Trabalho e Consumo

Ética

Título

Tabela de Temas

240

Pág.

João e Maria

94

Flavio de Souza

Fantasia e realidade, inteligência e força física, perseverança, cooperação e recompensa

João e o pé de feijão

94

Flavio de Souza

Fantasia e realidade, inteligência e força física, perseverança, cooperação e recompensa

Ética

lenda do dia e da noite, A 95

Rui de Oliveira

Criação do dia e da noite

Ética, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual

livro do podenão-pode, O

95

Rosa Amanda Strausz

Autoritarismo, liberdade e importância das leis

Ética

mágico errado, O

96

Luiz Galdino

Preconceito e adaptação

Ética

Me livro do terror

96

Cláudio Martins

Medo, medos infantis e medo do escuro

Ética e Pluralidade Cultural

menino e o tuim, O

97

Rubem Braga

Perda e amizade

Ética

menino que quase morreu afogado no lixo, O

97

Ruth Rocha

Higiene, desordem e limites

Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde

meninos-caracol, Os

98

Rosa Amanda Strausz

Terras improdutivas e reforma agrária no Brasil

Ética e Trabalho e Consumo


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

mesa capenga, A

98

Maria Heloisa Penteado

Fantasia, humor, a vida nas primeiras décadas do século XX

Ética

Meu pai sabe voar

99

Daniela Pinotti e Marcelo Maluf

Infância e fantasia

Ética

múmia desaparecida, A

99

Antonio G. Iturbe

Investigação policial, engenhosidade

Ética e Pluralidade Cultural

Ética

músicos de Bremen, Os

100

Flavio de Souza

Fantasia e realidade, inteligência e força física, perseverança, cooperação e recompensa

No baú da memória – Revirando a história

100

Luzia de Maria

Recriação de contos de fadas, Ética, Pluralidade criatividade, questionamento Cultural e Meio de papéis sociais relacionados Ambiente

nó na cabeça, Um

72

Rosa Amanda Strausz

Individualidade, relacionamento familiar, insônia e criatividade

Ética

patinho feio, O

101

Flavio de Souza

Preconceito e convívio com o diferente

Ética

Pedzeré – Linhas e cores

74

Naná Martins

Amor, mistério, indígenas, fauna e flora

Ética e Meio Ambiente

peixe dos dentes de ouro, O

101

Rosa Amanda Strausz

Pesquisa científica

Ética

Pimenta no cocuruto

102

Ana Maria Machado

Capacidade de criação

Ética, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo

pior hora do dia, A

102

Yolanda Reyes

Responsabilidade

Ética

Pode ser depois?

76

Sônia Barros

Relacionamento social, aprendizagem e responsabilidade

Ética e Meio Ambiente

José Santos

Palavras da Língua Portuguesa que se usam em Portugal Pluralidade referentes a animais, vestuário, Cultural alimentos, veículos etc.

Quadrinhas para miúdos

Quanta casa!

78

103

Rosa Amanda Strausz

Moradia, direitos humanos, cidadania e solidariedade

Ética

Tabela de Temas

Título

241


Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Ética e Meio Ambiente

Quem vai salvar a vida?

103

Ruth Rocha

Lixo, animais em extinção, desmatamento, poluição, água, reciclagem e responsabilidade social

rato do campo e o rato da cidade, O

104

Flavio de Souza

Fantasia e realidade, inteligência e força física, perseverança, cooperação e recompensa

Ética

Saber perder

104

Yolanda Reyes

Competição e frustrações

Ética e Saúde

Só um minutinho

105

Yuyi Morales

Morte, alegria de viver, criatividade e tradição popular mexicana

Ética e Pluralidade Cultural

sonho de Beto, O

105

Ruy Gentileza e Nair de Medeiros Barbosa

Solidariedade e amor ao próximo

Ética

Sumaúma, mãe das árvores

106

Lynne Cherry

Ecologia, solidariedade e união Meio Ambiente

Tantos medos e outras coragens

106

Roseana Murray

Medo e coragem, emoções da vida e crescimento

Ética

tapa, O

107

Ciça

Relacionamento entre irmãos e sentimentos

Ética

telecaramujos, Os

80

Maria Heloisa Penteado

Cotidiano infantil, fantasia e comunicação

Meio Ambiente

tesouro perdido do gigante gigantesco, O

107

Edson Gabriel Garcia

Egoísmo, ganância e valores

Ética

três porquinhos, Os

108

Ana Maria Machado

Independência, solidariedade e medo

Ética

Vaidade no terreiro

109

Elias José

Vida em grupo

Ética

veado e a onça, O

109

Ana Maria Machado

Solidariedade e liberdade

Ética

velha e três chapéus, Uma

110

Sylvia Orthof

Tempo, decisões e amor

Meio Ambiente

Vidinha boa

110

Véronique Caplain

Fases da vida, infância, família, Ética, Meio aprendizado e independência Ambiente e Saúde

Tabela de Temas

242


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

visitante noturno, O

111

Antonio G. Iturbe

Investigação policial, engenhosidade

Ética e Pluralidade Cultural

500 anos

126

Regina Rennó

História do Brasil

Ética e Pluralidade Cultural

Adorada

126

Cláudio Fragata

Separação dos pais, relação com os animais

Ética

Artes e ofícios

127

Roseana Murray

Profissões

Trabalho e Consumo

Boi-de-Mamão, O

128

Rogério Andrade Barbosa

Tradição oral, folclore e festas populares

Pluralidade Cultural

Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante

112

Mirna Pinsky

Colaboração, convivência familiar e comunicação

Ética e Pluralidade Cultural

Casa do Franquis Tem, A

128

Jonas Worcman de Fantasia Matos e José Santos

Catarina encastelada

129

Rita Espeschit

Desafios do crescimento e lidar com problemas

Saúde

Catirina e a piscina

129

Gláucia de Souza

Infância, cotidiano, desejos e sonhos

Ética e Pluralidade Cultural

Chapeuzinho adormecida no País das Maravilhas

130

Flavio de Souza

Humor, imaginação, fantasia e paródia de contos de fadas

Ética

Charles na escola de dragões

114

Alex Cousseau

Arte, diferenças, solidão, bullying, superação

Ética e Pluralidade Cultural

Coleção Música Clássica em Cena

120

Giuseppe Verdi, Wolfgang Amadeus Mozart, Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Giacomo Puccini

Amizade, amor, relacionamento em família, solidariedade, família, aventura, perseverança e fantasia

Ética e Pluralidade Cultural

Comboio, saudades, caracóis

131

Fernando Pessoa

Humor, animais, infância e família

Ética

Amor e comportamento

Pluralidade Cultural

4º Ano

Cordel adolescente, ó xente!

131

Sylvia Orthof

Tabela de Temas

Título

Ética

243


Tabela de Temas

244

Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

De olho nos bichos

132

Elias José

Ecologia

Ética e Meio Ambiente

Detonando o som

132

Fanny Abramovich

Assistência técnica

Ética, Trabalho e Consumo e Saúde

Diário de bordo de Noé

133

Francesca Bosca

Convivência, diferenças, cooperação, descobertas e sobrevivência

Ética e Pluralidade Cultural

Dona Palavra

133

Ronald Claver

Experiência com a escrita

Pluralidade Cultural, Saúde e Trabalho e Consumo

Em Angola tem? No Brasil também!

134

Rogério Andrade Barbosa

Relacionamento entre um menino brasileiro e um angolano, trocas de correspondências e presentes

Pluralidade Cultural

Eram quatro vezes

134

Flavio de Souza

Humor, imaginação e paródia de contos de fadas

Ética

Fábula de dois irmãos

135

Eveline Hasler

Solidariedade, relacionamento entre irmãos

Ética e Meio Ambiente

Felipe do abagunçado

135

Sylvia Orthof

Fantasia, crescimento e relacionamento mãe e filho

Ética e Meio Ambiente

Filho de artista

136

Flavio de Souza

Cotidiano de atores de teatro

Ética e Trabalho e Consumo

Garoto cósmico – Uma aventura que gira mundos!

136

Alê Abreu e José Paes de Lira

Crítica ao autoritarismo, infância e liberdade

Ética e Pluralidade Cultural

Gente bem diferente

137

Ana Maria Machado

Identidade e estereótipos

Pluralidade Cultural

guardião da folia, O

137

Rogério Andrade Barbosa

Cultura popular – folia de reis

Pluralidade Cultural

Histórias árabes

116

Ana Maria Machado

Cobiça, esperteza, fidelidade, felicidade, inveja, maldade, justiça e amor

Ética e Pluralidade Cultural

Histórias greco-romanas

118

Ana Maria Machado

Honestidade, heroísmo, inventividade, amor, inveja, origem do eco, do Narciso, da aranha e da amora

Ética e Pluralidade Cultural


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Histórias que nos contaram em Luanda

138

Rogério Andrade Barbosa e Jô Oliveira

Aventura, fantasia e diferenças culturais

Ética

jeito bom de brincar, Um

138

Elias José

Brincadeiras infantis

Pluralidade Cultural, Saúde e Trabalho e Consumo

Jorge do Pântano Que Fica Logo Ali

139

Marcelo Maluf

Aventura, suspense e fantasia

Ética

livro dos pássaros mágicos, O

139

Heloisa Prieto

Histórias que envolvem pássaros

Ética e Pluralidade Cultural

Luana – A menina que viu o Brasil neném

140

Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino

História do Brasil

Ética e Pluralidade Cultural

Luana – As sementes de Zumbi

140

Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino

Quilombos, escravidão, liberdade e tradição oral

Ética e Pluralidade Cultural

Luana – Capoeira e liberdade

141

Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino

Solidariedade, inveja, alegria, tradição oral e capoeira

Ética e Pluralidade Cultural

Magia das árvores

141

Máqui

Preservação da natureza

Meio Ambiente

Meu jardim secreto

142

Shu-Nu Yan

Destruição de áreas verdes, luta pela preservação da natureza e ecologia

Ética e Meio Ambiente

Não era uma vez...

142

Marcos Rey

Amizade e descobertas

Ética

Olhos de violino

143

Marcia Cristina Silva

Identidade e diversidade, valores individuais e valores da comunidade

Ética e Pluralidade Cultural

Onde está Deus?

143

Victor Kelleher

Religião, busca, descobertas e curiosidade infantil

Ética e Pluralidade Cultural

Palavras, palavrinhas e palavrões

144

Ana Maria Machado

Linguagem, imaginação, família, ciúme e medo

Ética

pedra mágica do tempo, A

144

Marcia Kupstas

Tempo cronológico e tempo vivido, desafios do crescimento

Ética

Poesia é fruta doce e gostosa

145

Frutas (cores, sabores, texturas), alimentação e natureza

Saúde e Meio Ambiente

Elias José

Tabela de Temas

Título

245


Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Ponto de tecer poesia

145

Sylvia Orthof

Reflexão sobre o fazer literário

Ética

Pra lá de Marrakech

146

Rogério Andrade Barbosa

Aventura, fantasia, relações familiares e medo

Ética e Pluralidade Cultural

Quero-quero

146

Kalunga

Infância, animais e flores

Ética e Meio Ambiente

rei do mamulengo, O

147

Rogério Andrade Barbosa

A vida dos mamulengueiros

Ética, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo

Rua das Rosas, rua dos meninos

147

Fernando Lobo

Progresso

Meio Ambiente

sabiá e a girafa, O

122

Leo Cunha

Diferenças, desejos e solidariedade

Ética

Talismã do Tibet

148

Anna Flora

Consumo

Ética e Trabalho e Consumo

Tantas histórias no escurinho da escola

148

Edson Gabriel Garcia

Amizade e solidariedade

Ética

Tantas histórias no outro lado do espelho

149

Edson Gabriel Garcia

Solidariedade e humor

Ética

Tantas histórias numa caixa de sapatos

149

Edson Gabriel Garcia

Lembranças

Ética

tesouro da Montanha de Pedra, O

150

Pedro Armando Realização pessoal e o papel Fossa e Lauro Darós social de cada indivíduo

três cartas de Marco, As

124

Elizabeth Silance Ballard

Dificuldades escolares, perda da mãe, solidão, Ética preconceito, responsabilidade, solidariedade e gratidão

voz de quem te ama, A

150

Júlio Emílio Braz

Relacionamento entre pai e filho e desemprego

Trabalho e Consumo

zoo cheio de histórias, Um

151

Gianni Rodari

Curiosidade infantil, respeito pelos animais, convivência e valores

Ética e Pluralidade Cultural

Tabela de Temas

246

Meio Ambiente


Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Alice no País das Maravilhas

162

Lewis Carroll

Sonho, imaginação, aventura, Ética humor, sentido e não sentido dos comportamentos humanos

Aventuras do menino Kawã

163

Elias Yaguakãg

Coragem, caçadas, costumes dos indígenas Maraguá, fauna e flora amazônicas

Pluralidade Cultural e Meio Ambiente

bailarina encantada, A

163

Bruna Dias do Carmo Costa

Família, vocação artística, trabalho infantil

Ética, Trabalho e Consumo

bela ou a fera, A

164

Anna Flora

Infância, namoro e descobertas

Ética

Coleção Mistérios do Rio do Peixe

158

Tiago de Melo Andrade

Cotidiano e brincadeiras de crianças em fazendas mineiras nos anos 1930

Ética, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural

diário da misteriosa menina, O

164

Liliana Iacocca

Medo, riscos e sobrenatural

Ética

Draculinha no Pantanal

165

Carlos Queiroz Telles e Eneas Carlos Pereira

gole, uma palavra, Um

152

Alexandre Guimarães

O encantamento das palavras, dos livros e das bibliotecas

Pluralidade Cultural

Imagens do sertão

165

Cristina Porto

Ecologia e manifestações da cultura popular, condições miseráveis em que vivem as pessoas

Ética, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo

Jardim de versos

154

Robert Louis Stevenson

Infância, família, cotidiano, brincadeiras e fantasia

Ética e Pluralidade Cultural

Jogando conversa fora

166

Sylvia Orthof

Medo, velhice, amor e saudade Ética

Kelly Martoer e a máquina do tempo

166

Natália Azevedo de Carvalho

Família, amizade, aventura e magia

Ética e Pluralidade Cultural

Kelly Martoer e o jardim de raios

167

Natália Azevedo de Carvalho

Aventura

Ética, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual

5º Ano

Tabela de Temas

Temas Transversais

Pág.

Título

247


Tabela de Temas

248

Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Kelly Martoer e o mistério do rei

167

Natália Azevedo de Carvalho

Magia e aventura

Ética, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo

Luana – Asas da liberdade

168

Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino

Escravidão e abolicionismo

Ética, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo

mágico de Oz, O

169

L. Frank Baum

Fantasia, amizade, coragem, inteligência, amor e falsas aparências

Ética

menina que chorava que nem louca, A

169

Fernando Bonassi

Vida de bebê, nascimento e relacionamento em família

Ética

misterioso baú do vovô, O

170

Marcia Kupstas

Mistério

Ética e Pluralidade Cultural

mundo de histórias de países distantes, Um

156

Graziella Favaro

Amor, liberdade, família, amizade, fantasia e realidade e cultura popular

Ética, Pluralidade Cultural e Justiça

Na próxima eleição vote no Draculão

170

Carlos Queiroz Telles e Enéas Carlos Pereira

Humor e política

Ética

Peter Pan

160

J. M. Barrie

Imaginação, aventura, humor, infância e mundo adulto, civilização e natureza

Ética e Pluralidade Cultural

raio da positividade, O

171

Ieda de Oliveira

Amizade, convívio com idosos, Ética felicidade e experiência

Reflexos dos olhos-d’água

171

Cristina Porto

A nascente do rio São Francisco na Serra da Canastra, em Minas Gerais – ecologia, manifestações da cultura popular, depoimentos de ribeirinhos que nasceram e cresceram à beira do rio

Saudade doída

172

Sônia Barros

Perda da mãe e Ética relacionamento entre pai e filha

Vida cotidiana e cultura na região do rio São Francisco: Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro e Sobradinho, na Bahia

Saudades do rio mar

172

Cristina Porto

Show de bola

173

Jonas Worcman de Futebol, relacionamento Matos e José Santos e trabalho em equipe

Ética, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo

Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde

Ética


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e Saúde

Sombras na claridade

174

Cristina Porto

Vida cotidiana e cultura na região do rio São Francisco a reserva Xacriabá, Pai Pedro, Montes Claros e Pirapora, em Minas Gerais

Tem um avô no meu quintal

174

Tânia Alexandre Martinelli

Relacionamento com idoso

Ética e Pluralidade Cultural

velho pássaro da Lua, O

175

Antônio Barreto

Conhecimento e ampliação de horizontes

Ética e Meio Ambiente

vida acidentada de um vampirinho, A

175

Carlos Queiroz Telles e Eneas Carlos Pereira

cobertor encantado, O

181

Eun-Joong Kim

Matemática

Ética e Pluralidade Cultural

Coleção Turma da Teca

202

Flávia Muniz

Ética e Cidadania

Ética, Saúde e Meio Ambiente

213

Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa

Atlas

Tabela de Temas

Título

Saúde

Apoio Didático Educação Infantil

Ensino Fundamental Atlas Geográfico do Estudante

Coleção Cidadania e Liberdade de Escolha

201

Gabriel Chalita

Ética e Cidadania

Descobrindo novas palavras

209

Gilio Giacomozzi, Gildete Valério e Geonice Valério

Dicionário infantil

Dicionário Júnior da Língua Portuguesa

210

Geraldo Mattos

Dicionário

Gramática – Teoria e exercícios – Edição Renovada

208

Maria Aparecida Paschoalin e Neuza Terezinha Spadoto

Gramática

Ética, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural

249


Tabela de Temas

250

Temas Transversais

Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Minidicionário – Espanhol-Português/ Português-Espanhol

211

Ballestero-Alvarez e Soto Balbás

Dicionário

Minidicionário – InglêsPortuguês/PortuguêsInglês – Silva Ramos/ Campos Jr.

212

Silva Ramos e Campos Jr.

Dicionário

Minidicionário – InglêsPortuguês/PortuguêsInglês – Silveira Bueno

212

Silveira Bueno

Dicionário

Minidicionário da Língua Portuguesa Gama Kury

210

Gama Kury

Dicionário

Minidicionário da Língua Portuguesa – Silveira Bueno

211

Silveira Bueno

Dicionário

Minigramática – Edição Renovada

208

Maria Aparecida Paschoalin e Neuza Terezinha Spadoto

Gramática

Palavras… tantas palavras

209

Helena Bonito Pereira e Olga Coelho

Dicionário

Quem ama partilha

205

Fernando Carraro

Ensino Religioso

Ética

Quero viver!

205

Fernando Carraro

Ensino Religioso

Inclusão Social e Ética

Semeando a Paz

204

Fernando Carraro

Ensino Religioso

Ética

aventuras de um cisne, As

196

Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser

História

Cada um do seu tamanho

182

1º Ano

Cadu na Terra dos Monstros

182

Matemática

Ética e Pluralidade Cultural

Matemática

Ética, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

casa para o lobo, Uma

196

Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser

História

fábrica de doces, A

197

Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser

História

jogo do pega-pega, O

177

Flávia Muniz

Língua Portuguesa

Meio Ambiente

jogo do puxa-puxa, O

177

Flávia Muniz

Língua Portuguesa

Meio Ambiente

jogo do vai e vem, O

176

Flávia Muniz

Língua Portuguesa

Meio Ambiente

Mestre das Multiplicações, O

183

Matemática

Ética e Pluralidade Cultural

pata dos ovos de prata, A

197

Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser

História

urubu tinha um plano, O

198

Júnia La Scala, Arnaldo Rodrigues e Margaret Presser

História

Vamos falar de saúde

190

Fernando Carraro

Ciências

Saúde

Matemática

Ética, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural

vilarejo de figuras sólidas, O

183

Tabela de Temas

Temas Transversais

Título

2º Ano

Amigos da Amazônia

206

Fernando Carraro

Ensino Religioso

Ética e Meio Ambiente

Bango, o vendedor de maçãs

184

Woo-Joo Hong

Matemática

Ética, Pluralidade Cultural e Saúde

Coleção Requetesol

180

Fátima de la Jara e Rosa Luengo

Língua Espanhola

Meio Ambiente

Divisão divertida com Zé Besouro

184

Vicki Churhill e Charles Fuge

Matemática

Matemática, Divisão e Tabuada

Monólogo da natureza

119

Teresinha Cauhi de Oliveira

Ciências

Meio Ambiente

251


252

Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Multiplicação divertida com Ana Formiga

185

Vicki Churhill e Charles Fuge

Matemática

Matemática, Multiplicação e Tabuada

rio São Francisco, O

192

Iraí Coronate e Fernanda Grandis

Ciências

Meio Ambiente

Tabuada superfácil

185

Carol Vonderman

Matemática

Matemática, Multiplicação e Tabuada

tartaruga descontente, A

192

Freddy Galan

Ciências

Meio Ambiente

Terra vista do alto, A

200

Fernando Carraro

Geografia

Meio Ambiente

valor de cada um, O

186

Martins Rodrigues Teixeira

Matemática

Pluralidade Cultural

história da China, Uma

186

Martins Rodrigues Teixeira

Matemática

Pluralidade Cultural

Receita

178

Jacqueline Peixoto Barbosa

Língua Portuguesa

Gêneros do Discurso

viagem ao espaço, Uma

187

Martins Rodrigues Teixeira

Matemática

Pluralidade Cultural

africanos e seus descendentes no Brasil, Os

198

Alfredo Boulos Júnior

História

Saúde e Pluralidade Cultural

água do Planeta Azul, A

193

Fernando Carraro

Ciências

Meio Ambiente

Amigos do Planeta Azul

193

Fernando Carraro

Ciências

Meio Ambiente

aventura na mata, Uma

187

Martins Rodrigues Teixeira

Matemática

Cidadania, Ecologia e Ética

caras da violência, As

213

Edson Gabriel Garcia

Interesse geral

Ética

Carta de solicitação e carta de reclamação

178

Jacqueline Peixoto Barbosa

Língua Portuguesa

Gêneros do Discurso

Tabela de Temas

3º Ano

4º Ano


Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

catador de papel I, O

206

Fernando Carraro

Ensino Religioso

Ética

catador de papel II, O

207

Fernando Carraro

Ensino Religioso

Ética

catador de papel III, O

207

Fernando Carraro

Ensino Religioso

Ética

Contando com outros povos

188

Martins Rodrigues Teixeira

Matemática

Pluralidade Cultural

Conto de fadas

179

Eliana Gagliard e Heloisa Amaral

Língua Portuguesa

Gêneros do Discurso

conversa de muita gente, Uma

214

Edson Gabriel Garcia

Interesse geral

Cidadania, Ética e Meio Ambiente

De olhos bem abertos

214

Edson Gabriel Garcia

Interesse geral

Ética

Fábula

179

Mônica Teresinha Ottoboni Sucar Fernandes

Língua Portuguesa

Gêneros do Discurso

febre do planeta, A

215

Edson Gabriel Garcia

Interesse geral

Cidadania Ambiental

jeito de cada um: iguais e diferentes, O

215

Edson Gabriel Garcia

Interesse geral

Cidadania e Ética

Lendas e mitos dos índios brasileiros

216

Walde-Mar de Andrade e Silva

Interesse geral

Pluralidade Cultural

No mundo do consumo

216

Edson Gabriel Garcia

Interesse geral

Consumismo, Cidadania e Ética

Núbia rumo ao Egito

199

Maria Aparecida Silva Bento

História

Pluralidade Cultural e Ética

parábola do Planeta Azul II, A

194

Fernando Carraro

Ciências

Meio Ambiente

parábola do Planeta Azul, A

194

Fernando Carraro

Ciências

Meio Ambiente

Pergunte ao dinossauro

190

Dorling Kindersley

Ciências

Ecologia

Pergunte ao inseto

190

Dorling Kindersley

Ciências

Ecologia

Tabela de Temas

Título

253


Título

Pág.

Autor

Temas Abordados (Literatura) Disciplina (Apoio Didático)

Temas Transversais

Por dentro do vulcão

191

Dorling Kindersley

Ciências

Ecologia

Será o Saci?

188

Martins Rodrigues Teixeira

Matemática

Pluralidade Cultural

Três histórias do povo das terras do Brasil

199

Poliana Asturiano

História

Ética e Meio Ambiente

Uyrá – O defensor do planeta

195

Fernando Carraro

Ciências

Meio Ambiente

Viagens com tia Clara

195

Claudia Ridel Juzwiak

Ciências

Educação Física, Saúde e Ética

Vivemos juntos

217

Edson Gabriel Garcia

Interesse geral

Cidadania e Ética

Vovó Nanã vai à escola

200

Dagoberto José Fonseca

História

Ética e Pluralidade Cultural

Dom, talento e vocação. Quem não tem?

204

Fernando Carraro

Ensino Religioso

Ética e Pluralidade Cultural

ideia cem por cento, Uma

189

Martins Rodrigues Teixeira

Matemática

Cidadania, Ecologia e Ética

Quem inventou o dinheiro?

189

Martins Rodrigues Teixeira

Matemática

Pluralidade Cultural

254

Tabela de Temas

5º Ano


Mato Grosso:

Rio Branco 68 3224 8363 e-mail: ftd.ac@ftd.com.br

Cuiabá 65 3624 2464 / 3622 2434 e-mail: ftd.mt@ftd.com.br

Alagoas:

Mato Grosso do Sul:

Maceió 82 3221 9431 e-mail: ftd.aju@ftd.com.br

Campo Grande 67 3324 2561 e-mail: ftd.ms@ftd.com.br

Amapá:

Minas Gerais:

Macapá 91 4006 5606 e-mail: ftd.pa@ftd.com.br

Belo Horizonte 31 3057 4800 e-mail: ftd.bh@ftd.com.br Uberlândia 34 3236 2818 e-mail: uberlandia@ftd.com.br

Amazonas (atende também Roraima): Manaus 92 3663 6595 e-mail: ftd.am@ftd.com.br

Pará:

Bahia:

Belém 91 3081 7766 e-mail: ftd.pa@ftd.com.br e-mail: Marabá ftd.pa@ftd.com.br e-mail: Macapá ftd.pa@ftd.com.br

Itabuna 73 3613 1049 e-mail: itabuna@ftd.com.br Salvador 71 2101 4200 e-mail: ftd.sv@ftd.com.br

Ceará: Fortaleza 85 3066 8585 e-mail: ftd.ft@ftd.com.br

Distrito Federal: Brasília 61 3343 2555 e-mail: ftd.bs@ftd.com.br

Espírito Santo: Vitória 27 3227 6044 / 3227 6857 e-mail: ftd.es@ftd.com.br

Goiás: Goiânia 62 3605 5200 e-mail: ftd.gn@ftd.com.br

Maranhão: São Luís 98 3232 3020 / 3232 6787 / 3232 1331 e-mail: ftd.slz@ftd.com.br Bacabal 99 3621 1612 e-mail: ftd.slz@ftd.com.br Imperatriz 99 3525 1085 / 3524 1599 e-mail: ftd.slz@ftd.com.br Santa Inês 98 3653 2347 e-mail: ftd.slz@ftd.com.br

Paraíba: Campina Grande 83 3322 7260 e-mail: ftd.pb@ftd.com.br João Pessoa 83 3221 1635 e-mail: ftd.pb@ftd.com.br

Paraná: Curitiba 41 3208 8400 e-mail: ftd.ct@ftd.com.br Londrina 43 2104 4700 e-mail: ftd.ln@ftd.com.br

Dirija-se a quem está mais perto de você

Acre:

Pernambuco: Petrolina 87 3861 1901 e-mail: petrolina@ftd.com.br Recife 81 2128 5555 e-mail: ftd.rc@ftd.com.br

Piauí: Teresina 86 3229 3202 e-mail: ftd.te@ftd.com.br

Rio de Janeiro: Campos dos Goytacazes 22 2722 3799 / 2722 9093 e-mail: cgoytacazes@ftd.com.br Rio de Janeiro 21 2127 9700 e-mail: ftd.rj@ftd.com.br

255


Rio Grande do Norte:

São Paulo:

Natal 84 3213 6654 e-mail: ftd.nat@ftd.com.br

Bauru 14 3232 8540 e-mail: ftd.bauru@ftd.com.br Campinas 19 3242 3822 e-mail: campinas@ftd.com.br Ribeirão Preto 16 3797 0777 e-mail: ftd.rp@ftd.com.br Santos 13 3221 8707 e-mail: santos@ftd.com.br São José dos Campos 12 3941 6584 e-mail: sjcampos@ftd.com.br São Paulo 11 3598 6200 e-mail: ftd.sp@ftd.com.br

Rio Grande do Sul: Porto Alegre 51 3204 8100 e-mail: ftd.pt@ftd.com.br

Rondônia:

Dirija-se a quem está mais perto de você

Porto Velho 69 3229 9959 e-mail: ftd.ro@ftd.com.br rondonia.ftd@ftd.com.br

Santa Catarina: Florianópolis 48 3244 9200 / 3248 4140 e-mail: florianopolis@ftd.com.br

Sergipe: Aracaju 79 3211 9941 e-mail: ftd.aju@ftd.com.br

Tocantins: Palmas 63 3225 1639 e-mail: palmas@ftd.com.br

Ligue 0800 772 2300

Acesse www.ftd.com.br


19999945

Rua Rui Barbosa, 156 – Bela Vista 01326-010 – São Paulo – SP Tel. 0800 772 2300 www.ftd.com.br

Literatura e Apoio Didático – Infantil 2012/2013

Literatura e Apoio Didático – Infantil 2012/2013

Editora FTD S.A.


Catálogo de Literatura Infantil FTD - 2012/2013