revista wiki

Page 12

Quando nosso cérebro, independente de nossa vontade, interpreta alguma situação como ameaçadora, todo nosso organismo passa a desenvolver uma série de alterações denominadas, em seu conjunto, de Síndrome Geral da Adaptação ao Estresse.

alguns são apenas localizados. Cada pessoa é diferente, dependendo da história de sua vida.

Portanto, o estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais, ansiedade e depressão causadas por diversos estímulos externos, mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando o estresse persiste por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão ligados à ansiedade e depressão. Em algumas situações, como por exemplo, um aluno de universidade que fica sobre pressão devido às provas, TCC, trabalhos, etc., ocorrem sintomas que geralmente ficam canalizados em órgãos específicos ou em um determinado sistema, seja o sistema cardiológico, pele, sistema muscular ou aparelho digestivo, o que gera mal estar e dores, principalmente devido à tensão muscular.

Podemos diferenciar dois tipos de Trigger Point: o Trigger Point ativo, que é causado por dor imediata, evitando que o músculo realize alongamento completo, o que causa algumas vezes fraqueza; e o Trigger Point latente, que não será referido pelo paciente. Somente se através da pressão que for aplicada no local, o fisioterapeuta sinta a musculatura mais densa e fibrosa. O Trigger Point pode estar associado com a vitamina B6 e outras deficiências vitamínicas ou após traumas e grande estresse. As causas possíveis de adquirir são: sobrecarga, trabalho excessivo, fadiga, trauma direto, assimetria esquelética causada por má postura ou mudanças emocionais. O fisioterapeuta irá realizará uma avaliação com o paciente, assim conhecendo um pouco de sua história para poder estruturar um tratamento adequado. O diagnóstico começa com a palpação de onde o paciente sente dor, localizando o ponto deflagrador. Após localizá-lo, aplica-se uma pressão contínua no local com diversas repetições, obtendo-se assim um relaxamento de todas as tensões. Muitas vezes os sintomas desaparecem com suas causas, então procure fazer algo que te faça bem. Se sentir dores, você pode fazer uma compressa de água quente no local, para aliviar e relaxar a musculatura.

A fisioterapia aborda uma forma de terapia nos locais onde a tensão é acumulada, locais chamados Trigger Points ou pontos gatilho. Esses pontos são trabalhados aliviando as dores e resistência muscular, consequentemente proporcionando alívio e relaxamento. Os Trigger Points são uma disfunção miofacial, uma área de hiperirritabilidade de dentro das estruturas dos tecidos moles, caracterizada pelo local frágil e algumas vezes fenômeno referido. Essas sensações referidas podem incluir: dor, formigamento, adormecimento e prurido.

arquivo pessoal

Nem todo Trigger Point refere dor,

A origem destes Trigger Points é por meio de mudanças do balanço químico em uma área local, irritando o sistema sensorial.

Conheça as causas e soluções para aquelas dores chatas que surgem quando você está com os nervos à flor da pele

wiki 12

Por Bruna G. Frankowiak, Fisioterapeuta ‒ 2521- LTT/F


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.