{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

r e v i s t a

Márcio Monteiro

Guarulhos, 29/11/2013 • ano 4 • n.º 208 www.revistaweekend.com.br

após a aposentadoria Educação Recuperação, ludoterapia e filhos mimados

Esporte

Comportamento

Casa

Conheça Systema, a arte marcial russa

É possível se dar bem com a sogra?

Sugestões e dicas para os enfeites de Natal


r e v i s t a

[ FRASES ]

Fotos: Divulgação

“Tudo envolve dedicação. Se você se dedicar, você vai se dar bem.” Ricardo Almeida, em entrevista ao IG, respondendo se teria sido melhor piloto do que estilista. Na juventude, o estilista era motovelocista e chegou a competir.

Diretor Responsável: Valdir Carleto (MTb 16.674) valdir@revistaweekend.com.br

Diretor Executivo: Fábio Carleto fabio@revistaweekend.com.br

Editora Executiva: Vivian Barbosa (MTb 56.794) redacao@carletoeditorial.com.br

Assistente de Edição Amauri Eugênio Jr.

Redação: Daniela Villa-Flor Elís Lucas Michele Barbosa Tamiris Monteiro

“Sou a favor do direito de a gente envelhecer.” Renata Vasconcellos, em entrevista à revista “Contigo!”, sobre os 41 anos.

Fotografia: Márcio Monteiro Rafael Almeida

Design Gráfico: Aline Fonseca, Katia Alves, Ricardo Lima e Williane Rebouças

Comercial: Ana Guedes, Cintia Kliman, Eliane Sant’Anna, Laila Inhudes, Maria José Gonzaga, Patrícia Matos, Régia Gênova, Thais Cristine e Thaís Tucci comercial@revistaweekend.com.br

Administrativo: Viviane Sanson e Erika Silva

“Estou feliz com o homem que estou me tornando.” Justin Bieber, em entrevista à revista “The Hollywood Reporter”.

Impressão e acabamento: D’ARTHY Editora e Gráfica Ltda. - Tel: (11) 4446-4600

Tiragem: 15 mil exemplares Venha conferir nas manhãs das sextas-feiras Distribuição gratuita em quase 150 condomínios, displays em pontos comerciais de grande fluxo, e em locais com salas de espera

“Será esse o nosso futuro, sem personagem?” Documentarista Silvio Tendler, em entrevista ao UOL, sobre a atual legislação que proíbe as publicação de biografias não autorizadas

32 anos de Jornalismo com Responsabilidade Social Av. João Bernardo Medeiros, 74, Bom Clima, Guarulhos. CNPJ: 10.741.369/0001-09

Tel.: (11) 2461-9310

4


[ CLICK ]

/// COLUNA DO CARLETO ORQUIDÁRIO POLÊMICO A Prefeitura irá construir um orquidário, na parte alta do Bosque Maia. Isso é uma boa notícia, sem dúvida. Para tal, entretanto, prepara um platô, o que está causando queixas de moradores do bairro, que apontam suposta irregularidade na movimentação de terra, que poderia assorear o curso d’água que desce pela mata e formar um lago abaixo. SEMA RESPONDE A Secretaria de Meio Ambiente afirma que não há irregularidades, que a nascente e seu curso d’água, além de toda a área de preservação permanente, serão mantidas e revitalizadas, do ponto de vista botânico. O local receberá o plantio de 70 espécies de plantas arbóreas, 120 espécies contendo bromélias, orquídeas e outras plantas, além de 600 palmitos juçara.

PRÓS E CONTRAS Interessante observar como os internautas se comportam nas redes sociais quanto à questão da prisão dos envolvidos no mensalão: os que simpatizam com o PT criticam veementemente o presidente do STF, Joaquim Barbosa; já os demais caem de pau nos petistas. O debate é saudável, mas seria melhor que ambos os lados agissem com menos paixão e mais razoabilidade. SUGESTÃO A rua Acre, no Picanço, tem mão única no sentido do bairro. Na esquina com a avenida Dr. Timóteo Penteado está a concessionária Fiat Ponto. A toda hora, veículos de clientes e alguns em teste precisam cruzar a avenida para chegar à oficina, o que poderia ser evitado se houvesse mão dupla na rua Acre.

BORRACHARIAS NA RUA Várias oficinas de veículos de Guarulhos exercem a atividade em plena rua. É o caso, por exemplo, de duas borracharias na avenida Bartolomeu De Carlos, proximidades da avenida Suplicy. Aos domingos, quando a faixa da esquerda é reservada para as bicicletas, o espaço para o tráfego fica bem prejudicado.

PROIBIÇÃO INÓCUA Quando mudou as mãos de direção de ruas da vila São Jorge, a Secretaria de Transportes e Trânsito proibiu a conversão à esquerda da rua Antonio Camargo para a avenida Tiradentes. Isso está sendo flagrantemente desrespeitado pela maioria dos motoristas e vê-se que não causa problemas, o que evidencia que a proibição poderia ser revista.

SOB NOVA DIREÇÃO O Guarulhos Convention Bureau, dirigido pelo empresário Marco Iannoni, estará sob nova batuta em breve. O executivo Rollemberg Araújo, gerente do hotel Slaviero, encabeça uma chapa para concorrer à eleição, em dezembro, e divulgou seu plano de trabalho. O time promete: como primeira secretária aparece Ivonete Chagas, a Neguinha, da Praça do Boteco; e como segunda secretária, Lara Pontes, dona de várias lojas CVC Turismo na região.

FILHA DE PEIXE Minha filha utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para divulgar um manifesto por mudanças na educação, iniciativa do professor José Pacheco, criador da Escola da Ponte, em Portugal, da qual é adepta. Uma colega a havia antecedido e não conseguira a atenção dos vereadores, o que é habitual. Quando Simone começou a fala, reclamou que não conseguia ouvir a própria voz, tal o ruído dos edis. Eles podiam dormir sem essa!

/// 1991 EM 3 MINUTOS Chuck Hipolitho e Gaía Passarelli, do canal Gato & Gata, explicam em apenas 3 minutos todo o contexto social, musical e cultural do ano de 1991. O que você estava fazendo naquele ano? Confira no nosso canal no youtube.

/// MEDO Já sentiu aquele medo no meio da madrugada, quando o único lugar seguro parecia ser sua cama? Pois é. Comum para muitas pessoas, alguns medos são mais recorrentes do que se pensa. Gustavo Horn ajuda a discutir o assunto mostrando, de forma divertida, o que acontece durante os surtos de medo. Veja em nosso canal.

/// QUAL A COR DO UNIVERSO? Se você pudesse descrever o universo com uma única cor, qual seria? Azul da Terra; vermelho de Marte; o dourado das estrelas; ou talvez você diga que, todo sem luz, é preto. Em 2002, os cientistas descobriram a cor, chamada de “café com leite cósmico”. Venha descobrir essa experiência no nosso canal.

Seja parte da Weekend! Participe e ajude a bombar esta página, mandando suas sugestões de vídeos, sites, fotos e curiosidades para redacao@carletoeditorial.com.br ou nas redes sociais: /revistaweekend

6

/weekendrevista

/weekendrevista


EU SEI QUE POSSO

REALIZAR

MEUS PLANOS

Com o apoio certo, seu filho descobre que é possível realizar seus projetos. Contar com uma escola que é referência para a vida e na educação é um passo importante nessa trajetória de crescimento, evolução e conquistas. Matricule seu filho no(a) Colégio Eniac , que conta com o apoio do Sistema Etapa.

SISTEMA ETAPA. REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO. REFERÊNCIA PARA A VIDA.

MATRÍCULAS 2014


a l u a a r i e m i r p a Assista e d a d l u c a f a u s a d !

agora

VEJA NESTE EXEMPLO COMO VOCÊ CONQUISTA, EM ETAPAS, DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES, UM DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR.

• GRÁTIS •

*Valor da mensalidade de R$ 230,00, refere-se aos cursos de tecnólogos e licenciatura a distância. **Gratuidade válida exclusivamente para os cursos livres de extensão batizados como MOOCs (Massive OPEN Online Courses - cursos livres online) disponíveis no site, cursadas a distância, válidos para certificação empresarial, conforme as regras detalhadas no campo de inscrição.

Pela internet, você se inscreve na hora, faz matérias a distância e recebe uma Certificação Empresarial ENIAC.**

Na sequência, a partir de 2 anos, você obtém sua graduação superior, com opção de cursos presenciais e a distância.

Seguindo seus estudos, você conquista o diploma superior de Engenharia.

CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA

10 lugar MEC em Guarulhos

Mensalidades * a partir de R$ 230, 2h30 aula/dia horários alternativos Opção de aulas em horários compatíveis com seu trabalho, ou ainda às sextas e sábados e até mesmo só aos sábados. Veja tabela completa no site.

NOVOS CURSOS DE ENGENHARIA

E MAIS DE 30 CURSOS NAS ÁREAS DE TI E GESTÃO ENGENHARIA ELÉTRICA • ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA INDUSTRIAL • MANUTENÇÃO INDUSTRIAL • CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

.com.br

Educação superior, sempre.

NA ENIAC VOCÊ CONSTRÓI SEU FUTURO PASSO A PASSO. E O PRIMEIRO É JÁ: ACESSE O SITE E COMECE A MUDAR A SUA VIDA AGORA!

idade

Qual


[ CAPA ]

Trabalhar é viver

Márcio Monteiro

Por Michele Barbosa

rr ee vv ii ss tt aa

O ser humano nasce, cresce, é alfabetizado e escolhe uma profissão que o leva a anos de trabalho diário. Após o período de labuta, a tão esperada aposentadoria vem cheia de planos para aproveitar o descanso. Porém, apesar de ser algo tão desejado, algumas pessoas não sabem o que fazer com o tempo ocioso e entram em depressão. Outras se encontram em novas atividades e se realizam ao descobrir um novo talento.

10


Eu me (re)descobri Encontrar novas atividades ou continuar trabalhando após a aposentadoria são formas que ajudam a evitar o tédio e a baixa autoestima. Dessa forma, o corpo e a mente só têm a ganhar. “Revigora a saúde física e psicológica. Aposentar-se é ter a oportunidade de ser novamente criança, é permitir-se emoções infantis com uma mente madura e consciente”, explica Dhiulliana Moura, psicóloga do Hospital Anchieta. A aposentada Everli Saez trabalhou por 35 anos e se aposentou como servidora pública. Ela planejou sua aposentadoria, pois pensou nas pessoas que dependem dela financeiramente. “Eu me sinto livre e realizada com o artesanato”, explica Everli. Hoje ela se

dedica ainda mais à família e ao seu hobby, que é pintar tecidos, costurar, fazer trabalhos com E.V.A, patchwork, entre outras coisas que surgem e ela topa fazer. “Meu novo trabalho ajuda a trabalhar minha paciência que está bem mais elevada.” Everli afirma que suas novas tarefas complementam a renda familiar, mas que terá de parar por um tempo, pois vai operar a mão. Porém, as atividades seguem e ela faz planos para o futuro: almeja se formar em história ou antropologia. Mas por ora, precisa dar conta das inúmeras encomendas, que não param. “Não gosto de ficar ociosa, amo o que faço e me aposentei também para cuidar de minhas netas”. Pietra Saez Gatto, 6, e Larissa Saez Gatto,10, não desgrudam da vovó, que é muito dedicada às netinhas. E não basta ser avó, tem que participar. “Pois é, eu faço parte do conselho da escola das minhas netas e participo de peças teatrais, a primeira foi Chapeuzinho Vermelho. Eu era a vovozinha”, conclui com risos.

Pedro Alquati Freire, sobrinho neto, e as netinhas Pietra Saez Gatto e Larissa Saez Gatto

O avanço da medicina e o aumento da expectativa de vida, que passou de 67 anos em 1991, para 73,44 em 2011, mudaram os hábitos de muitos aposentados brasileiros. É comum chegar à terceira idade com saúde e energia. Com isso, manter-se ativo e produtivo é o caminho seguido por muitos. “É importante compreender e orientar as mudanças que ocorrem na fase pós-trabalho de maneira positiva, e que sejam superados os receios de construir uma aposentadoria digna”, afirma a psicóloga. 29 de novembro de 2013

rr ee vv ii ss tt aa

Mudança de hábito

11


Vovô radical

Arquivo pessoal

[ CAPA ]

Ismael Leite Penteado, 83 anos, viúvo, era funcionário público e se aposentou há 15 anos. Mas quem acha que ele está em casa, de pijama, ou jogando carteado, engana-se: o vovô é cheio de disposição e vitalidade, adora esportes radicais e entregou-se de corpo e alma depois da aposentadoria. Ele faz rafting, canoagem, rapel, trilha, arborismo, é mestre em reiki e dá um banho em muita garotada preguiçosa. “Existem instrutores que têm medo no primeiro contato, por causa da idade, mas quando mostro meus conhecimentos, o conceito muda e todos se sentem mais seguros”, explica. Admirado por todos, Ismael é exemplo de que a idade não limita o ser humano, que pode realizar todos os seus sonhos. Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. O exercício contribui na prevenção

das quedas através de diferentes mecanismos. “Dados científicos apontam que a participação do idoso em um programa de exercícios leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação à aposentadoria”, afirma Carlos Eduardo Carvalho da Silveira, médico geriatra.

/// TRABALHO POR OPÇÃO Apesar de necessitar de planejamento e capacitação, a troca de profissão é uma mudança instigante e desafiadora, que vai render diferentes conhecimentos.

Banco de imagens

1- Quem não quiser começar a construir uma nova carreira, pode aproveitar a experiência para atuar de maneiras diferentes, com horários mais flexíveis e menos reuniões. O melhor nessa fase é conservar o prazer acima da obrigação. 2- Além de preencher o tempo com uma atividade pela qual se interessa, quem optar por continuar trabalhando, desde que se tenha saúde e disposição, pode encontrar muitos benefícios. Entre eles: • Renda extra: auxiliará a manter o padrão de vida ou a aumentar o conforto e as opções de lazer.

rr ee vv ii ss tt aa

• Cérebro ativo: exercitar o cérebro pode ajudar a preservar as funções cognitivas e, com isso, mantê-lo saudável.

12

• Manter contato com colegas: depois de um tempo, o aposentado pode sentir falta de conversar sobre temas relacionados à profissão que exerceu por anos. A prática profissional, mesmo fora da empresa, facilita o relacionamento com colegas da mesma área.


Banco de imagens

[ CAPA ]

Não para, não para não Seja a incorporação de atividades, cursos ou um novo trabalho, o importante é não parar. Deixe o pijama só para a hora de dormir. O paradigma de que a aposentadoria é igual à inutilidade e à morte tem sido modificado; porém, é importante que haja trabalhos que fomentem aceitação social, autoaceitação e equilíbrio psicológico para lidar com a fase de suspensão de suas atividades profissionais. Portanto, independente de faixa etária, o quanto antes essa mudança for sentida pelas pessoas, mais solidez e tranquilidade serão alcançadas no momento da aposentadoria. Em todo o caso, ciente da época da aposentadoria, é de grande ajuda um planejamento que contemple nova realidade financeira, rotina, inclusão de viagens, autocuidado e até uma nova atividade laboral.

rr ee vv ii ss tt aa

Eu quero trabalhar até os cem anos

14

Selma Krys, 48 anos, casada, mãe de três filhos, começou a trabalhar aos 14 e após 30 anos de serviços, aposentou-se como secretária executiva. “Quando a aposentadoria estava próxima, pensei que iria descansar, mas queria me dedicar a outras coisas”, diz Selma. Hoje, ela é artesã e doceira. Antes, fazia doces para os amigos e, após fazer um curso de artesanato, viu uma nova oportunidade. A aposentada nem vê a hora passar: a cada trabalho, uma satisfação. Além de complementar a remuneração, é uma atividade prazerosa,

segundo ela, que afirma: “Quero trabalhar até meus cem anos”. A artesã diz que tudo o que faz lhe traz muita felicidade, e, para que seja possível colher bons frutos, a alegria é a chave de tudo. “Agora eu dou muito mais valor ao trabalho manual, pois eu sei o quão difícil é este tipo atividade, que precisa ser bem mais valorizada”. Outro detalhe importante: Selma é filha de Ismael Leite Penteado, citado anteriormente como “Vovô radical”. Ela tem um grande exemplo de superação em casa. "Meu pai é meu heroi".


Lançamento Guarulhos

Lazer e entretenimento para você e sua família Sauna Cinema Fitness Sala de jogos Piscina Churrasqueira Quadra de Esportes Salão de Festas Playground Proteção perimetral para pedestres e carros

Fotos meramente ilustrativas.

Fotos do local.

O mais completo empreendimento da região.

Os espaços descritos serão entregues mobiliados conforme especificações no Memorial Descritivo.

Terrenos com até 250 m

Visite decorado e plantão de vendas

11 4963.4919 11 4963.3828 Av. Benjamin Harris Hunnicutt, 2399 | Vl. Rio de Janeiro | Guarulhos | SP www.tfempreendimentos.com.br


Banco de imagens

[ CAPA ]

/// OCUPE SEU TEMPO DE MANEIRA PRAZEROSA

1- Hoje em dia, os aposentados têm um leque muito grande de atividades que ajudam a diversificar a rotina. Fazer cursos de informática ou pintura, praticar exercícios físicos leves ao ar livre, aprender dança de salão ou participar de um coral são boas sugestões para ocupar o tempo com atividades divertidas e prazerosas. 2- Estipule um novo projeto de vida, baseado em atividades que tragam prazer e sentido aos dois, de forma a realizar sonhos e desafios mais simples. Crie amizades e ocupações que levem a uma convivência social com pessoas que estejam na mesma fase de vida. 3- É importante preparar-se economicamente antes de se aposentar. Fazer planos de aposentadoria privada ajuda a guardar dinheiro para aproveitar depois.

rr ee vv i i ss tt aa

4- Os filhos não devem dar palpites, tomar decisões pelos pais, fazer com que eles mudem de casa ou obrigar que todos morem juntos. O casal deve ter sua casa, suas próprias atividades e decisões rotineiras. Os filhos devem cooperar e estimular a independência e a autonomia dos pais. A longevidade é um fato mundial e o envelhecimento deve ser encarado como uma fase da vida com suas peculiaridades. Lembre-se: a felicidade não tem cor, credo e tampouco idade. Nunca é tarde para ser feliz. Se os planos derem errado, relaxe e tente outra vez. 

16


Divulgação

[ CULTURA ] Por Amauri Eugênio Jr.

rr ee vv ii ss tt aa

Quanta gente, quanta alegria

18

... A minha felicidade – e a de qualquer pessoa – pode ser um crediário nas Casas Bahia, dias menos estressantes, ter paz de espírito e, assim, a lista só aumenta. Além de, claro, rir de tudo e de todos, inclusive de si próprio, e de ter momentos de alegria. Os eternos integrantes do Mamonas Assassinas eram mestres na arte de fazer a todos rirem, não importando se a pessoa fala “ôxente” e come vatapá, ou se é gótica, punk ou skinhead. A lembrança da banda é tão grande, mas tão grande, que sempre rende tributos e homenagens. E nada mais justo que artistas da cidade homenageiem o Mamonas Assassinas. Essa é a proposta do “Guarulhos canta Mamonas”, projeto da A7 Produções gravado neste ano com verba do FunCultura (Fundo Municipal de Cultura) em que foram escolhidas dez faixas da obra do Mamonas pelo site musical Guarumusic, e que será lançado em 5 de dezembro. “Cada banda poderia enviar até três músicas e uma versão com a sua cara. As músicas foram escolhidas e os direitos autorais foram pagos à EMI [gravadora que detém os direitos da banda]. Sete grupos foram

escolhidos para o projeto e cada um enviou uma canção com a sua cara”, explica Laila Fidelis, produtora-executiva do “Guarulhos Canta Mamonas”. Fazem parte do projeto a Bandadidois & Os Convidados Fixos; Cellia Nascimento; Efeito Garage; Paula Rasec, irmã do tecladista Júlio Rasec; o power trio Carbônica; Rubens Mello; Meyson Vieira e Conexão Urbana. Entre as participações especiais, o destaque também vai para Ito Reoli, pai de Sérgio, baterista, e Samuel, baixista do Mamonas. “Fiquei com receio de cantar ‘Mundo animal’ sozinha, mas [a parceria] com o ‘seo’ Ito ficou bem legal. É uma homenagem justa para os meninos”, conta Paula.  Laila Fidelis

Bandadidois & Os Convidados Fixos com o produtor Aldo di Julho, ao centro


[ CULTURA ] /// DESCONTRAÇÃO, DIVERSIDADE MUSICAL E EMOÇÃO Toda vez em que uma banda entra em estúdio, o trabalho com prazos para gravações de instrumento por instrumento, voz, coordenação do tempo e o acerto final em cada música é dos mais trabalhosos. Com sete grupos, então, todo esse trabalho fica mais intenso. Mas os artistas colaboraram e fizeram o trabalho em estúdio dentro dos horários agendados para eles. No mais, as brincadeiras e o clima de descontração deram a cara das gravações. “O clima estava ótimo, muito leve. Embora o trabalho de estúdio seja cansativo, o espírito do Mamonas esteve presente o tempo inteiro. Gravamos ‘Robocop gay’ e a proposta de arranjo foi surgindo de brincadeira: um dá uma ideia, o outro brinca e transforma aquela ideia e, quando vimos, já tínhamos um formato”, destaca Edson Teles Costa, vocal e violão da Bandadidois & Os Convidados Fixos. Como não poderia deixar de ser, a nostalgia e a emoção também estiveram bem presentes durante as gravações. Além de Paula, boa parte dos músicos envolvidos era criança na época em que o Mamonas Assassinas ganhou Guarulhos e o Brasil. Ainda há o caso da banda Chernobyl, que tocou com Dinho, Samuel, Sérgio, Júlio e Bento Hinoto quando o quinteto se apresentava como Utopia. “Uma das curiosidades dos bastidores foi o clima de tributo que o projeto tinha, no qual os artistas que participaram eram realmente fãs do Mamonas ou amigos que chegaram a tocar juntos”, destaca

Will Carbônica, vocal do Carbônca. “Foi inevitável não se lembrar dos Mamonas durante as gravações desse projeto e foi legal lembrar como cada um do Carbônica conheceu a banda. O Leandro [Sousa], nosso técnico de som e o quarto Carbônico, decidiu ser músico depois de ganhar o disco dos caras”, completa Will. Uma coisa é inegável: não importa a idade da pessoa, mas a essência do Mamonas Assassinas remete à alegria e à descontração, por mais que a emoção, que é inevitável, venha à tona. “Nós nos reunimos para ouvir todas as músicas após terem sido mixadas e todos curtimos o resultado. Emocionei-me bastante e foi algo muito gostoso. Todo o mundo colocou um pouco de si e do seu gosto pessoal, mas não deixou de lado a alegria, o que é muito legal. O clima da apresentação será nostálgico, mas sem perder a alegria”, finaliza Paula. Joanah Dark

Leandro Sousa, técnico de som, e a banda Carbônica

LA 7Even

Ito Reoli, à esquerda; e Paula Rasec, à direita

rr ee vv ii ss tt aa

Brasília Amarela e Adamastor de portas abertas

20

O lançamento do “Guarulhos canta Mamonas” acontecerá em 5 de dezembro (quinta-feira), às 20h, no Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). A entrada é gratuita e os interessados podem confirmar presença em evento criado no Facebook (http://goo.gl/qAmKdt). Os CDs do projeto serão vendidos no dia a R$ 10 e, posteriormente, no site Guarumusic (www.guarumusic.com.br). 


VESTIBULAR 2014

CAMPUS GUARULHOS-CENTRO GRADUAÇÃO Administração Arquitetura e Urbanismo Biomedicina Ciência da Computação Ciências Biológicas (Bacharelado) Ciências Biológicas (Licenciatura) Ciências Contábeis Design Gráfico Direito Educação Física (Bacharelado) Educação Física (Licenciatura) Enfermagem Farmácia Fisioterapia Jornalismo Nutrição Odontologia Psicologia (Bacharelado) Publicidade e Propaganda Química (Bacharelado) Química (Licenciatura) Serviço Social Turismo

Manhã 431,00* 617,00* 460,00* 393,00* 349,00* 349,00* 399,00* 444,00* 577,00* 427,00* 427,00* 534,00* 578,00* 529,00* 431,00* 480,00* 965,00* 467,00* 431,00* 389,00* 389,00* 366,00* 320,00*

Noite 442,00* 686,00* 561,00* 428,00* 349,00* 349,00* 438,00* 480,00* 645,00* 427,00* 427,00* 534,00* 578,00* 529,00* 448,00* 537,00* 965,00* 519,00* 448,00* 435,00* 435,00* 407,00* 320,00*

Manhã 343,00* 748,00* 343,00* 349,00* 349,00* 367,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 343,00* 420,00* 367,00* 349,00*

Noite 343,00* 748,00* 343,00* 349,00* 349,00* 367,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 343,00* 420,00* 367,00* 349,00*

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA Fotografia Gastronomia Gestão Ambiental Gestão Comercial Gestão da Qualidade Gestão da Tecnologia da Informação Gestão de Recursos Humanos Gestão Financeira Logística Marketing Produção Audiovisual (Rádio e TV) [Novo] Radiologia Redes de Computadores [Novo] Sistemas para Internet

OU AGENDE PROVA ELETRÔNICA

PROVA 14 OU 15/12

UNIDADE GUARULHOS-DUTRA GRADUAÇÃO Administração Ciências Contábeis Engenharia Ambiental Engenharia Civil Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) [Novo] Engenharia Elétrica [Novo] Engenharia Mecânica Engenharia Química Medicina Veterinária Pedagogia

Manhã 403,00* 399,00* 475,00* 599,00* 475,00* 475,00* 599,00* 475,00* 1.142,00* 321,00*

Noite 442,00* 417,00* 510,00* 640,00* 510,00* 510,00* 640,00* 510,00* – 321,00*

Manhã 343,00* 343,00* 343,00* 343,00* 343,00* 343,00* 343,00* 343,00* 343,00* 343,00* 343,00*

Noite 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00* 349,00*

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA Comércio Exterior Gestão Ambiental Gestão Comercial Gestão da Qualidade Gestão da Produção Industrial Gestão de Recursos Humanos Gestão Financeira Logística Marketing Mecatrônica Industrial [Novo] Transporte Aéreo

Primeira de Guarulhos Sétima do Estado de SP Décima primeira do País *Segundo o Ranking Universitário da Folha de São Paulo / Entre as universidades privadas

*

Valor promocional, válido exclusivamente para pagamento até o último dia bancário do mês anterior ao vencimento e não cumulável com nenhum outro benefício. Valor promocional, válido exclusivamente para calouros ingressantes no primeiro semestre de 2014, para as parcelas da primeira semestralidade letiva de 2014. Consultar valor regular das parcelas sem desconto e “Regulamento de Bolsas” disponíveis no portal www.ung.br

Siga a #UnG

MKT UnG/ KG2 – 11/13

vempraung

GUARULHOS • ITAQUÁ • SÃO PAULO

www.ung.br | 11 2475-8300


[ EDUCAÇÃO ] Fotos: Hard Fotografia

Por Michele Barbosa e Valdir Carleto

Jane Rossi

Jinlova Pantaleão

Maria Benedita Corunha

rr ee vv ii ss tt aa

Nivaldete Ramalho

22

Josafá M. dos Santos

Alunos de escolas públicas produzem livros de poesias

e

m 2009, notando a distância que os alunos Escola Estadual Odete Fernandes Pinto da Silva tinham da literatura, a professora Jane Rossi teve a ideia incentivá-los a escrever poemas, para produzir um livro. Com apoio da diretora, Jinlova Pantaleão, conseguiu realizar seu sonho em 2010, obtendo verba de um programa do governo estadual. Intitulada “Sentimentos”, a primeira antologia saiu pela editora All Print. Nos anos seguintes, Jane levou adiante o projeto, logrando produzir mais duas antologias. Em 2012, com base nos conflitos vividos nas escolas e pelo mundo afora, decidiu trabalhar o tema “Paz”. A partir daí, o projeto passou a chamar-se “Semente da Paz”. Em 2013, Jane Rossi decidiu que o projeto não deveria se limitar à EE Odete Fernandes. Graças à acolhida que recebeu das equipes gestoras das escolas estaduais Juvenal Ramos Barbosa, Maria Helena Faria Lima e Cunha e João Luiz Godoy Moreira, conseguiu que fossem editados quatro livros, pela editora Futurama, com a participação de 400 alunos. No dia 14 de novembro, houve o

lançamento, no auditório da FIG Unimesp, que ficou lotado de crianças, jovens e professores. O evento contou com a presença do presidente da Academia Guarulhense de Letras, Clóvis Domingues, que se entusiasmou com a alegria dos participantes. Ele afirmou que a iniciativa pode revelar os grandes escritores de um futuro próximo e elogiou o tema escolhido, “pois a paz é imprescindível para se construir um mundo digno”. Foram homenageados pelos alunos os poetas Castelo Hanssen, Wilson Jasa e o escritor Jacques Miranda, além da própria Jane Rossi. Ela agradeceu o apoio das diretoras Nivaldete Ramalho, Jinlova Pantaleão, Maria Benedita Corunha e Josafá M. dos Santos, bem como às organizadoras, que se empenharam durante meses para elaborar os livros: Emília de Paula, Raquel Caetano Dias e Vilma Guelsi de Alcântara. “Eu amo escrever, mas amo mais incentivar os alunos na leitura e na escrita, pois um dia não estarei mais aqui. Meus versos ficarão registrados, mas deixarei meninos e meninas fazendo poesia e dando continuidade a um futuro com mais amor, com menos ódio, com mais esperança e com menos preconceito”, conclui Jane Rossi.


Fotos: Banco de imagens

[ EDUCAÇÃO ] Por Daniela Villa-Flor

Pequenos ditadores

rr ee vv ii ss tt aa

q 24

uem nunca se deparou com cenas de crianças mimadas se jogando no chão ou mesmo desrespeitando os pais publicamente? Aquele momento descontraído de uma passeio no shopping pode se transformar em um terror para os pais do pequeno ditador e para as pessoas que os rodeiam. “Se errarem na educação dos filhos, eles irão passar a vida inteira tentando corrigir um erro, o que será bem mais trabalhoso do que simplesmente impor limites quando se deve”, diz Marcia Neder, psicanalista e pós-doutora em psicologia clínica pela PUC-SP.

Para a psicanalista, os pequenos tiranos são produtos não apenas de educação equivocada dos pais, mas de contexto social que coloca a criança como o centro do universo. “Muitas mulheres abdicam do trabalho e da vida social para estar ao lado do bebê, que é uma atitude nem sempre é benéfica, nem para a mãe, nem para a criança. A sociedade como um todo nega o lado sombrio da criança, mas ela também tem sentimentos destrutivos como ciúme e raiva, e os pais precisam ensiná-la a lidar com isso de forma saudável”, diz.


[ EDUCAÇÃO ]

Por que impor limites é tão difícil? A resposta é complexa, mas o fato é que educar dá trabalho e há pais que não estão disponíveis para a tarefa. Segundo Marcia, alguns preferem atender prontamente à exigência do filho para ele parar de fazer birra ou de chorar. Outro fator que dificulta dar limites é a extrema necessidade que os pais têm de serem amados de modo incondicional pelos filhos. “Os pais não devem buscar a aprovação das crianças”, diz a psicanalista. “Muitos têm medo de serem chatos, mas esse é o

papel dos pais. Eles devem, sim, mostrar ao filho quem é que manda”, aconselha. Outros dois fatores que dificultam a formação da criança, segundo a especialista, são a culpa e a vaidade. “Geralmente, pais que trabalham fora sentem-se mal quando dizem não à criança, motivados pela culpa de não estarem sempre presentes”, diz. “E há ainda aqueles que sentem certo orgulho e se envaidecem por terem um filho de personalidade, dando risada ou reforçando a rebeldia do pequeno. E isso acaba estimulando o comportamento mandão dele”, alerta.

/// COMO LIDAR ? Recusar comida, não querer dormir, negar-se a ir à escola, bater os pés e jogar-se no chão são formas de a criança testar os limites. “Os adultos não podem aceitar agressão. Segure a mão da criança e fale com firmeza, ensinando porque é errado bater”, diz Marcia. Os chiliques nos shoppings, supermercados e outros lugares públicos são mais um dilema que os pais dos pequenos enfrentam com frequência. “Costumo dizer que criança não dá show sem plateia. Então, isole-a em um ambiente seguro e diga: você está com raiva. Assim que se acalmar, conversamos”, orienta.

rr ee vv ii ss tt aa

Ligando os pontos

26

Marcia lembra que educar não se resume a simplesmente dizer não. A primeira regra para impor limites é manter a palavra. “Voltar atrás em uma decisão enfraquece a autoridade paterna porque a criança nunca vai levar o não a sério”, afirma. E tanto a mãe quanto o pai devem resistir à tentação de entrar em uma disputa para ver de quem o filho gosta mais. “Há situações, por

exemplo, em que a mãe proíbe algo e a criança, esperta, pede para o pai, que permite. Aí a mãe vira a chata e o pai, o amigo”, diz a psicanalista. Os pais precisam entender que os limites libertam a criança e não a traumatizam. “As crianças interpretam a falta de regras e de rotina como abandono e sentem-se extremamente inseguras e desprotegidas. É daí que vem o trauma, que se estende à vida adulta”, conclui Marcia.


Fotos: Banco de Imagens

[ EDUCAÇÃO ] Por Amauri Eugênio Jr.

Brincadeira de verdade

v

olta e meia qualquer pessoa pode ouvir que o corpo fala, seja em relação aos sentimentos, pensamentos, intenções e até mesmo quando o assunto é a saúde. Mesmo que se trate de algum movimento tímido, ele dá dicas do que alguém quer fazer ou do que se passa pela cabeça. Se a história é assim com os adultos, por que não poderia acontecer o mesmo com as crianças? Os pequenos estão em fase de compreensão do mundo e ainda começando a conhecê-lo, portanto, qualquer coisa pode impressioná-los.

Logo, algo pode ser tão intenso, dependendo do teor e do grau do acontecimento ou da descoberta, que eles não saberão como demonstrar aquilo. Daí, só vendo suas reações e atitudes em brincadeiras, o que eles desenham e como o fazem ou como eles reagem a ver algo ou alguém para saber o que realmente se passa. E a ludoterapia, segmento da psicologia em que a criança expressa o que sente ou lhe incomoda por meio de brincadeiras, além de ajudá-la a conhecer a si própria, pode ser uma boa aliada para descobrir o que se passa na mente da criançada.

rr ee vv ii ss tt aa

Regras da brincadeira

28

O primeiro passo do tratamento é uma entrevista feita com os pais da criança, em que eles contam suas impressões sobre o que acontece com o filho. O passo seguinte é feito com o pequeno: no primeiro encontro, o profissional explica o que irá acontecer, por que ele está ali, qual o papel de cada um durante as sessões e quais atividades farão. Algo importante durante o processo é o sigilo: enquanto ela poderá dizer para qualquer pessoa como são as sessões, o terapeuta não poderá fazê-lo. A partir das sessões, cujas quantidades variam de acordo com a criança, o profissional captará impressões e as filtrará para orientar aos pais e à escola. Isso acontece a partir do modo como ela se comporta durante as brincadeiras, como lida com os brinquedos e como ela reage durante a terapia. “A ludoterapia proporciona a ampliação da percepção e compreensão dos conflitos e mecanismos mais profundos da personalidade. Essa descoberta do conteúdo inconsciente abre caminho para o tratamento, cujo acesso era limitado por via da psicoterapia”, explica a psicopedagoga Sirlandia Reis de Oliveira Teixeira, consultora da Reis Ludos, que oferece consultoria para montagem de brinquedotecas. 


[ EDUCAÇÃO ] Fala que te escuto O terapeuta compreende o que se passa e o que incomoda a criança a partir de suas reações durante as brincadeiras e com base nisso há uma espécie de diálogo pré-verbal – antes de ela falar – em que o profissional compreende o que se passa com a criança, o que possibilita o diagnóstico e o tratamento a ser adotado. A ludoterapia não consiste apenas em qual será o produto da atividade escolhido, mas na ação e no momento propriamente ditos, pois a criança lida consigo própria e estimula o autoconhecimento e a percepção sobre os

outros, o que visa a restabelecer o bem-estar do pequeno em família, na escola e em demais situações sociais. “Aprender a tolerar a frustração e lidar com os conflitos sociais, psicológicos ou cognitivos são os motivos para aplicar a técnica. A criança aprende melhor os conteúdos organizados pela escola e aqueles que pertencem ao seu grupo social, como normas, valores e respeito a si mesmo e ao próximo”, destaca Sirlandia. Outro aspecto a ser ressaltado é a participação dos pais: os resultados das sessões tendem a ser melhores quando os dois participam ativamente do processo, em vez de apenas um deles.

/// É HORA DE BRINCAR! Os brinquedos inseridos no grupo dos materiais estruturados, que visam a auxiliar na expressão da criança e no acesso rápido ao seu mundo simbólico, uma vez que estão mais próximos de seu dia a dia, são:

rr ee vv ii ss tt aa

• Famílias de bonecos ou de animais selvagens e domésticos; • Casas de brinquedo; • Postos de gasolina; • Carros, caminhões ou aviões; • Bolas; • Soldados em campo de guerra ou policiais; • Equipamentos de cozinha, enfermagem ou ferramentas; • Telefone; • Aeroporto.

30

Reis Ludos Rua Mozart, 601 - F, vila Rosália Tel.: 2382-6427 www.reisludos.com.br

Já os brinquedos do grupo dos não estruturados, que também ajudam a criança a expressar-se, são indicados para quem se sente ameaçado pelos objetos do grupo estruturado e, de quebra, ainda ajudam na expressão criativa no processo ludoterapêutico: • Lápis preto ou caixa de lápis coloridos; • Borracha; • Pincéis nº 6 e 12; • Apontador; • Cola e fita adesiva; • Barbante; • Papéis laminados coloridos, sulfite ou canson; • Tinta guache; • Blocos de madeira coloridos; • Brinquedos de montagem; • Panos e recipiente com água. 


[ EDUCAÇÃO ]

Será que está tudo ok?

Fotos: Banco de imagens

Por Tamiris Monteiro

Secretaria de Educação aponta que mais de 90 escolas de ensino infantil funcionam sem autorização

rr ee vv ii ss tt aa

c

32

om as inúmeras deficiências que o ensino público tem apresentado, as escolas particulares têm exercido papel fundamental na educação dos brasileiros. Por causa disso, é cada vez mais comum vermos pais investirem em instituições privadas. Essa procura e valorização resulta no aumento natural de pessoas interessadas em abrir escolas particulares. Porém, o que muita gente desconhece, tanto os futuros proprietários quanto os pais, é que todas as instituições de ensino precisam submeter-se a uma série de exigências para poder abrir as portas. Em Guarulhos, por exemplo, existem cerca de 120 escolas de educação infantil, mas somente

27 apresentam-se regularizadas. De acordo com Rosa Mendroni, da Secretaria de Educação, muitos proprietários ignoram o roteiro para autorização de funcionamento de escola particular de ensino infantil em Guarulhos. E vale lembrar que somente as instituições de ensino infantil necessitam dessa autorização, pois escolas com ensino fundamental e médio são de alçada do Estado; sendo assim, as exigências são outras. Quando uma pessoa decide abrir uma escola de educação infantil, ela deve solicitar o CNPJ, licença de funcionamento para o prédio na SDU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) através do Fácil, vistoria do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária e a autorização 


[ EDUCAÇÃO ]

rr ee vv ii ss tt aa

de funcionamento para a Secretaria de Educação Municipal. O pedido de autorização deve ser solicitado com no mínimo 120 dias de antecedência da data prevista para a abertura da escola. Porém, segundo Rosa, não é isso que acontece na maioria dos casos. “As escolas começam a funcionar sem essa documentação e depois temos que notificá-las para que façam a regularização. Caso a escola apresente toda a documentação necessária, o prazo para formar a comissão de averiguação até a publicação no Diário Oficial leva em média 30 a 45 dias”, pontua. Em vigor desde 1998, a autorização serve para avaliar elementos importantes. “A supervisão escolar faz a vistoria e verifica se a escola atende aos parâmetros básicos de infraestrutura e aos parâmetros curriculares do MEC. Avalia também a relação de profissionais, formação dos professores, da direção e

34

coordenação da escola, o número máximo de alunos por classe, o projeto político pedagógico e o regimento escolar. Essas são exigências legais para que as escolas funcionem dentro de condições adequadas ao atendimento e aprendizagem dos alunos na faixa etária de 0 a 5 anos”, explica Rosa. Embora muitas escolas ainda atuem descumprindo certas normas, fica o alerta para proprietários e pais atentarem-se sobre a importância dessa autorização. “O ideal é que os pais pesquisem antes de matricular o filho em qualquer instituição, pois isso pode evitar que as crianças fiquem expostas a fatores de riscos e a condições pedagógicas inadequadas a aprendizagem”, aconselha. Depois de a publicação sair no Diário Oficial, a escola deve afixar em local visível todas as autorizações ou disponibilizá-las quando solicitado, ou até deixar para acesso via internet. 


Renovamos! O Colégio CLIP sempre foi referência em educação. Agora, todo o nosso universo está a sua disposição. Visite nosso novo site e conheça o CLIP. Renovamos a marca, mas continuamos com a mesma essência.

11 2440.1038 www.colegioclip.com.br facebook.com/colegioclip

r e v i s t a

R: Conselheiro Antonio Prado, 323 Av. Esperança, 1.038 Vila Progresso | Guarulhos

29 de novembro de 2013

35


Fotos: Banco de imagens

[ EDUCAÇÃO ] Por Tamiris Monteiro

Ainda há tempo de recuperar

rr ee vv ii ss tt aa

o 36

ano letivo está chegando ao fim, mas para muitos alunos o que deveria ser motivo de alegria por causa das férias torna-se um período de preocupação pelo baixo rendimento escolar. A pressão das provas finais, o medo da reação dos pais e o nervosismo são fatores que podem resultar na recuperação. E se isso acontecer, então, os pais devem entender que não será o melhor momento para cobranças, broncas e até possíveis punições. A princípio, o ideal é que os responsáveis acompanhem de perto o desenvolvimento dos filhos durante todo o ano, justamente para evitar que cheguem a esse ponto. “Quando o aluno tira uma nota baixa, solicitamos a assinatura dos pais na prova. Assim, temos a certeza de que eles estão acompanhando a situação do filho na

disciplina”, diz Elenice Lobo, coordenadora pedagógica. Fazer o acompanhamento é essencial para monitorar e cobrar os horários de estudos diários para que eles estudem efetivamente. Contudo, como o fim do ano já está aí, não dá para pai e mãe pegar no pé como deveriam e o jeito é pensar no agora. Sendo assim, é preciso analisar as possíveis causas que levaram o filho à recuperação. “É importante os pais saberem que é muito raro o aluno que está prestes a ser reprovado ter algum déficit cognitivo. É mais provável que a defasagem seja fruto de conteúdos acadêmicos que não foram bem assimilados”, explica a psicóloga especialista em adolescente Nívea Fabrício. No colégio em que exerce a direção, a especialista trabalha com a singularidade de cada um dos estudantes, ajudando-os a transpor as 


100 95 75

25 5 0

anuncio

r e v i s t a

sexta-feira, 20 de setembro de 2013 16:36:24

29 de novembro de 2013

37


[ EDUCAÇÃO ]

barreiras que de alguma forma prejudicam o desenvolvimento acadêmico e social. “Quando o aluno chega com a espada da reprovação apontada para sua cabeça, sua autoestima não está das melhores. Com isso, os alunos são submetidos a uma avaliação diagnóstica do conhecimento adquirido na vida escolar, preparada por especialistas das diversas áreas acadêmicas”, conta. Para Nívea, é importante que professores de todas as escolas se questionem por que um

aluno não esta aprendendo determinado conteúdo ou o que é que está emperrando seu conhecimento. Vale lembrar que a recuperação deve ser encarada como última oportunidade escolar do ano e para aproveitá-la é necessário planejamento. “Os pais devem informar-se sobre as atividades desse período e avaliar a melhor forma de contribuir. Muitas vezes, o aluno não sabe lidar com a situação e eles podem ajudar a organizar os estudos”, avalia Elenice.

/// RECUPERAÇÃO CONTINUADA E PARALELA • A recuperação continuada é realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades diversas adaptadas à dificuldade de cada aluno. É feita também através de aulas extras para alunos que apresentam dificuldade mais acentuada e que necessitam de mais contato com a matéria.

rr ee vv ii ss tt aa

• Já a recuperação paralela é feita no fim de cada semestre, no qual o aluno recebe junto com o boletim um plano de estudo para ser realizado em julho e depois em dezembro, com um plano de estudo anual. Após o término dessas aulas, o aluno faz uma prova a respeito do conteúdo dado no plano de estudo específico e é aprovado se conseguir atingir a nota necessária.

38


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

39


Fotos: Banco de imagens

[ EDUCAÇÃO ] Por Amauri Eugênio Jr.

Será que teve graça?

a

frase “rir é o melhor remédio”, que é ouvida por qualquer pessoa em qualquer momento da vida, de fato faz sentido. Quem nunca se sentiu aliviado ou menos angustiado após ouvir ou ver algo engraçado e dar algumas risadas, por mais preocupado e abatido que estivesse? Ou quem nunca guardou na memória momentos agradáveis ao lado da família, dos amigos ou da namorada, seguramente marcados por risadas e fatos para lá de engraçados? Rir é algo tão bom, mas tão bom, que muita gente faz questão de assistir a programas

televisivos, filmes ou apresentações de stand-up comedy para dar algumas – ou melhor: várias – risadas e gargalhadas. Mas há situações em que o limite entre o humor e a ridicularização é tênue. No primeiro momento, dar risada do “gordinho” da sala de aula, do “preto” no trabalho, do estilo compenetrado ao extremo do “japa” do cursinho pré-vestibular, da orientação sexual ou da personalidade reservada e discreta de outra pessoa, e assim por diante, pode ser algo aceitável e engraçado, mas quando a reputação de outrem vira motivo de risadas, a piada perde a graça por completo.

/// UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA

r e v i s t a

Há quem volta e meia erre na medida da piada e denigra a imagem de outra pessoa. Em programas humorísticos, então, nem se fale. Estereótipos e características particulares de pessoas ou grupos sociais são matérias-primas das mais fartas quando o

40

assunto é fazer piada. É verdade que rir de si próprio também é uma arte e muita gente se identifica com isso, mas o mesmo vale quando uma pessoa ou um grupo são ridicularizados? O programa “CQC”, da Rede Bandeirantes, foi alvo de inquérito neste ano

após uma piada feita sobre portugueses, mas o caso foi arquivado pela Justiça. Contudo, o “Agora é tarde”, da mesma emissora, foi alvo de processo por danos morais após piada feita com a técnica de enfermagem Michele Rafaela Maximino, conhecida por


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

41


[ EDUCAÇÃO ]

ser a maior doadora de leite do Brasil. Isso sem contar outras supostas piadas pejorativas em que minorias são alvos preferenciais. “Deve-se analisar o contexto. Na área penal, quando são feitas piadas sobre pessoas com deficiência, mulheres, negros, brancos, japoneses e assim por diante, é atingida uma coletividade de pessoas, o que pode ser caracterizado como xenofobia, racismo ou diversas situações

/// CADA CASO É UM CASO Costuma-se dizer que uma pessoa processará a outra por “calúnia e difamação”. Mas o que configura cada caso? Veja as diferenças em cada um deles: • A calúnia vem à tona quando uma pessoa acusa a outra de ser autora de um crime que ela não cometeu, como dizer que A pegou algo de B sem o consentimento dela;

rr ee vv i i ss tt aa

• A difamação consiste em acusar outra pessoa de ter feito algo que coloque sua reputação em xeque, mas que não seja crime. Dizer que fulano foi trabalhar bêbado configura difamação;

42

• Já a injúria consiste em ofensa. Chamar uma pessoa de “idiota” ou usar qualquer outro adjetivo que a ofenda é praticar injúria.

do que for constatado como fato. A imagem da pessoa é uma das expressões máximas do ser e um dos direitos mais protegidos pela Constituição e pelo Código Civil”, explica o advogado Ricardo Cabezón. Por outro lado, engana-se quem pensa que o mundo está politicamente correto ao extremo ou que é proibido brincar. Fazer piadas está liberado, mas é preciso ter bom senso

para não cometer nenhuma falta digna de cartão vermelho e processo criminal. Deve-se levar em conta também quando um comentário atinge uma pessoa ou um grupo quando são envolvidos segmentos sociais. Quando alguém se sente ofendido por alguma piada, mas os seus pares não se importam, pode ser que a pessoa em questão leve tudo um pouco mais a sério do que o normal.

/// HÁ LIMITES! É verdade que, enquanto alguns não dão a mínima para piadas e até mesmo parte para a autoironia, outros se sentem atingidos por uma brincadeira banal. Para minimizar qualquer problema, o ideal é levar em conta o limite de cada um e, caso a pessoa com quem se brinca demonstre estar incomodada, mesmo ao evitar dar sinais do descontentamento, o piadista de plantão pode pegar mais leve com ela daquele momento em diante. Por fim, ensinar os filhos a respeitar diferenças, sejam elas étnicas, sexuais ou qualquer outra característica física é fundamental, pois o preconceito surge ainda na infância. “As crianças tendem a desenvolver atitudes preconceituosas por tirar sarro de diferenças. É preciso ensinar o respeito aos limites de outra pessoa desde a infância, pois isso ajuda a entender que há coisas que magoam, mesmo que o alvo não demonstre isso”, destaca Simone Domingues, coordenadora do curso de psicologia da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul). 


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

43


[ ACONTECE NAS ESCOLAS ]

8ª Cantata de Natal Aconteceu, em 25 de novembro, a oitava edição da Cantata de Natal, organizada pelo Colégio Parthenon. O evento, realizado no Teatro Adamastor, contou com participação do coral infantil, composto por cerca de 130 alunos da instituição, regido pelo maestro Roberto Straube. O público, que tinha aproximadamente 500 presentes no auditório, pôde acompanhar e emocionar-se com a interpretação feita pelos alunos do Parthenon para clássicos natalinos. 

rr ee vv ii ss tt aa

Fotos: Divulgação

44


FAÇA UMA REGIÃO E GANHE OUTRA* AGENDE JÁ SUA SESSÃO PARA AS PRÓXIMAS DATAS, DIAS 06 E 07/11.

dolcevittaestetica.com.br 11 2408.3255

R. Josephina Mandotti, 106 - Jd. Maia - Guarulhos - SP * Fechando uma região grande ganhe uma pequena (narinas, buço, dedos, orelhas ou intíma). Promoção por tempo limitado.

29 de novembro de 2013

r e v i s t a

Consulte-nos sobre outros tratamentos.

45


Fotos: Banco de imagens

[ COMPORTAMENTO ] Por Daniela Villa-Flor

Casa da sogra

à

s vezes é necessário acolher sua sogra para um convívio mais intenso e, na bagagem, podem vir uma série de conflitos que devem ser bem administrados, afinal nem sempre a mãe do seu amor é fácil de lidar. Segundo a psicóloga Patrícia Madureira, é possível ter bom relacionamento com a sogra. “Antes de ser marido, ele era filho e, muitas vezes, bem paparicado. O melhor é evitar confusão, além de dar a importância para a família do marido, o que é um valor para muitos homens”, explica a especialista.

rr ee vv ii ss tt aa

Vida real x Ficção

46

No filme “A sogra”, 2005, Charlotte é uma jovem que sofre nas mãos da sogra, que após perder o emprego de âncora em um telejornal, deposita sua insegurança no relacionamento do filho, temendo perdê-lo para a moça. Mas, segundo Patrícia, esse tipo de comportamento transcende a ficção e é mais comum do que se imagina. “A falta de ocupação para uma mãe pode desencadear em excesso de preocupação com a vida do filho, fazendo com que queria preencher lacunas. O limite deve ser colocado para não haver momentos constrangedores. Além disso, é comum que as sogras sofram da síndrome do ninho vazio, quando o filho sai de casa. Surge sentimento de ciúme e de perda ao ver o filho com outra mulher”, afirma. 


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

47


[ COMPORTAMENTO ] /// PRIMEIRO PASSO É importante o casal entrar em acordo sobre a vinda da sogra em casa e comunicar aos filhos positivamente. “É um grande erro deixar transparecer para as crianças que a avó deles não é bem-vinda em casa. Isso deve ser evitado”, afirma Patrícia. Também é essencial deixar claro quem é a dona da casa. Segundo a psicóloga, se houver alguma insatisfação com a interferência da sogra, fica mais fácil pedir para o marido ter o diálogo e explicar que as normas da casa têm que ser seguidas por todos. “Evite o confronto direto”, diz.

Bandeira branca Evitar confronto pode ser mais fácil do que se imagina. Ter paciência e fechar a boca diante de certos acontecimentos podem garantir que o relacionamento do casal não seja afetado. Separamos dicas práticas com a ajuda de Patrícia Madureira. Confira. Sem ofensas: ofender a família do marido não traz benefício. Ajude-o a formar uma nova família e não ficar com foco na família de origem.

Sem dependência: depender da sogra é terrível. Sogra é para ser visitada e isso não significa participar ativamente da vida do casal ou da nova família. “Esqueça aquela história de: ‘vou ter que sair com o seu filho, pode olhar as crianças?’”, afirma. Sem queixas: não faça queixas do filho para a sogra. Uma hora, ela vai proteger o filho e colocar-se no meio da briga. Escute mais: fique atenta ao ambiente, escute mais e fale menos. Principalmente, procure não julgar.

O que elas falam “Minha sogra chega em casa e já abre a geladeira para ver o que estamos comendo ou para fazer uma crítica à nossa alimentação”, Carla Montefusco, 28 anos.

rr ee vv ii ss tt aa

“Ela fala com ele como se eu não estivesse ali. Se eu tento me envolver na conversa, ela me olha e me desafia, vira para ele e continua de onde parou, como se eu estivesse atrapalhando”, Giovana Lacerda, 33 anos.

48

“Nesses dias me assustei com uns barulhos. Era minha sogra, que conseguiu a chave de casa e resolveu aparecer no meio da noite para um faxina”, Leomara Dias, 35 anos.

Segundo a psicóloga, apesar de absurdo e até mesmo engraçado, a atitude de desespero por parte das mães dos amados não deve ser tratada com frieza. “Não finja que não viu e não releve. Insista em colocar limites, como pedir a palavra na conversa, ou mesmo explicar que na sua casa você não gosta que estranhos abram a geladeira, e que se quiser alguma coisa, ela pode pedir que você a serve”, afirma Patrícia. 


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

49


Por Amanda Gomes e Vivian Barbosa

Lá vem o Natal!

r e v i s t a

N

50

esta época do ano é impossível não se encantar com a decoração das ruas, fachadas e empresas que já estão no clima natalino. Por muitas vezes dá vontade de fazer algo diferente ou abusar da criatividade para enfeitar sua casa ou até mesmo a mesa do seu trabalho. Para você não pesar a mão e cometer extravagâncias na decoração, conversamos com uma arquiteta para saber quais são as tendências para este ano e a melhor forma para decorar a casa. Segundo Tatiana Schivinato, arquiteta da empresa ArqFT, não há regras para a decoração natalina, mas é preciso tomar cuidado com a poluição do ambiente. Algumas pessoas criam cenários mágicos, com muita luz, papai Noel, árvore de Natal, presépio, renas, presentes e muito mais para deixar a casa no clima natalino. Até aí, tudo certo. Para não errar, a especialista diz que as cores mais usadas são as tradicionais: vermelha, verde, branca, dourado e prata. Porém, nada

Fotos: Banco de imagens. divulgação e Rafael Almeida

[ DECORAÇÃO ]

impede de usar tons como roxo, azul-turquesa e celeste ou cor fosca e metalizada, desde que elas combinem entre si. De nada adianta combinar cores quentes com frias sem estabelecer relação entre elas. Caso contrário, a árvore ficará emperequetada demais. “Vivemos em um país tropical, tão diferente da terra do bom velhinho, que podemos usar e abusar de cores mais vivas e vibrantes. O segredo é mantê-las harmonizadas entre si”, comenta Tatiana. Hoje em dia há vários objetos que podem ser usados na decoração da casa com o tema natalino. São pratos, guardanapos, toalhas, panos de prato, castiçais de velas, suportes para vinho e azeite, tapetes, almofadas, guirlandas nas portas, suportes para chaves e copos. Mas isso não diminuiu a importância da árvore de Natal, na qual é possível usar objetos encontrados em lojas do segmento, como bolas, estrelas, meias, bengalas, renas, sinos, luzes, presentes, anjos e até flocos de neve. Mesmo assim, os pertences pessoais mais importantes para a família, como cartões, fotos e enfeites, também devem estar por lá. “A 


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

51


[ DECORAÇÃO ] árvore pode ser decorada de diversas formas. Quando meu filho era menor, decorei minha árvore com brinquedos que ele mais gostava. Então, digo que não há regra para a decoração de árvore de Natal. É só deixar a imaginação solta para criar”, comenta a arquiteta. A mesa da ceia também pode ser enfeitada com velas, flores naturais, toalhas temáticas e arranjos mais encorpados. “Quem gosta

NIA

/// WEEKMA

regar que podem ag s to je ob s n e melhor Separamos algu Natal. Veja o qu de o çã ra co de muito na sua reservar o seu. lo e corra para ti es u se m co a combin

de colocar a mão na massa pode fazer o próprio arranjo. Para isso, compre uma vela de sete dias branca, risque toda a sua base com um garfo e finalize aplicando um spray dourado. Coloque flores vermelhas ao redor dela e fitas com tema natalino e pronto.”, indica a artesã Dilma da Silva, do site O Ateliê de Presentes. Confira nas dicas a seguir a vela sugerida pela artesã. 

Boneco de neve R$ 178,90

Conjunto de árvores de Natal R$ 128,90

r e v i s t a

rada Guirlanda deco R$ 349

52

Guarupel Rua Felício Marcondes, 184, Centro Tel.: 2468-3541 www.guarupel.com.br


O presente ĂŠ seu ! 50%

de desconto em pacotes de tratamento estĂŠtico

r e v i s t a

20%

29 de novembro de 2013

53


[ DECORAÇÃO ]

Prato R$ 48

Árvore verde R$ 120

Guirlanda R$ 35

Castiçal e arranjo para mesa R$ 230

Presépio R$ 372

Árvore de Natal de Metal R$ 98

Guirlanda de patchwork R$ 65

Topiaria natalina R$ 98,90

r e v i s t a

Caixa para panetone R$ 60

54

Armazém dos presentes Praça Terceiro Sargento Wilson Ramos, 12, Santa Mena (esquina com a avenida Salgado Filho) Tel.: 2382-3638

Vela para mesa R$ 58,90

O Ateliê de Presentes www.oateliedepresentes.com.br contato@oateliedepresentes.com.br


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

55


Fotos: Rose Prado Fotografia e arquivo pessoal

[ ESPORTE ] Por Amauri Eugênio Jr.

Força, coragem e humildade

rr ee vv ii ss tt aa

t

56

Turma de systema em Guarulhos, com o professor Rodrigo Araújo ao centro

alvez você já tenha visto alguns vídeos no YouTube em que russos lutavam com habilidade ímpar e, na maioria dos casos, munidos com correntes, bastões ou cintos. “Aquilo é algo para caras durões”, é o pensamento que vem à mente ao assistir às primeiras imagens e segundos daquela sequência de golpes que causa ao mesmo tempo admiração e incredulidade. Apesar de já ter visto cenas como as descritas acima, talvez você não saiba que o nome dessa arte marcial é systema, também conhecida em russo como “poznai seba”, que em significa “conhecer a si próprio”. Foi com essa noção em mente com a qual fui fazer uma aula de systema, em uma noite de quinta-feira, para escrever esta matéria. Mas tudo o que é complexo tem um início, que

na maioria das vezes é bem simples, como dizem por aí. E esse é o caso da luta da terra dos russos. Em um dos momentos da aula, Rodrigo Araújo, professor de arte marcial, dizia que “muita gente tende a complicá-la de tão fácil que era” a modalidade. De fato, os exercícios básicos eram simples, mas a insegurança ao errar e a noção já criada de que aquilo era algo para lá de complexo toma conta do corpo e da mente com o passar do tempo. E é preciso desapegar-se disso tudo para entrar no systema. Não por acaso, o lema da modalidade é “força, coragem e humildade”, que é o título desta matéria. Afinal, ao contrário do que qualquer pessoa possa imaginar, a essência da luta está muito mais próxima ao dia a dia do que se imagina.


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

57


[ ESPORTE ]

O bê-a-bá do systema está diretamente ligado à queda – ou melhor: saber cair –, pois os movimentos seguintes estão relacionados à reação. Para isso, os quatro pilares da modalidade devem ser colocados em prática: respiração, relaxamento, postura e movimento. Vamos lá: a respiração é a ação mais contínua que qualquer pessoa faz e a ajuda a estar relaxada em situações de estresse. Por consequência, se ela estiver relaxada, sua postura será menos preocupada e a pessoa conseguirá pensar melhor por oxigenar o cérebro, o que reflete de modo definitivo em qualquer movimento. Ou seja, a tomada de ações será facilitada se os quatro mandamentos citados

Aqui o chão é seu amigo há pouco forem colocados em prática. Voltemos ao ponto de partida – ou ao solo, como preferir. “O chão é o amigo de vocês e não tenham medo dele”, repetia Rodrigo durante a aula, na mesma proporção em que orientava os alunos a relaxar. Para cair é preciso estar com o corpo relaxado, pois esse estado corporal evita possíveis lesões, ao passo que estar com o corpo tenso torna a queda mais dolorosa. Os exercícios podem parecer simples e fáceis demais num primeito momento, mas na hora de práticá-los percebi que eles fazem toda a diferença na luta em si, pois a sequência dele será um golpe reativo. Por fim, pode-se dizer que os benefícios para quem pratica a modalidade são inúmeros. “O lutador de systema aprende a ser frio, ou seja, aprende a respirar e olhar para o ambiente. Ele não se incomoda e se impressiona com o que acontece ao seu redor, e se adapta facilmente. A luta traz benefícios à saúde mental, física e espiritual, que proporcionam o equilíbrio. Ou seja, os exercícios te dão o equilíbrio total”, ressalta Rodrigo.

/// UM POUCO DE HISTÓRIA SYSTÊMICA A arte marcial surgiu no século X, na Rússia, e com o passar do tempo foi aprimorada graças a, entre outros fatores, batalhas que aconteciam em terrenos acidentados e à adaptação a armamentos e métodos usados pelos adversários. Contudo, o systema foi suprimido após a chegada dos bolcheviques (ala maioritária formada por ex-integrantes Partido Operário Social-Democrata Russo) ao poder, que instauraram

o socialismo naquele país em 1917, sendo que o mesmo aconteceu com outras tradições russas. Mas, com o passar do tempo, os militares perceberam o potencial da modalidade e a incorporou ao treinamento do Spetsnaz, unidade de elite do Serviço de Segurança Federal. A arte marcial chegou ao Brasil há menos de dez anos e passou a ser praticada em Guarulhos neste ano.

r e v i s t a

/// ACOMPANHE!

58

Interessados podem acessar o site (www.systemaguarulhos. com.br), a página no Facebook (facebook.com/SystemaGuarulhos) e a página no Twitter (twitter.com/SystemGuarulhos).

Acqua Sport Rua Jaiminho, 74, vila Progresso Tel.: 2440-3898


Anuncio_Slavieiro_meia_pagina.pdf 1 27/11/2013 16:26:10

NO SLAVIERO EXECUTIVE GUARULHOS. SEU HAPPY HOUR É EM ALTO ESTILO C

M

Y

EXCLUSIVO ESPAÇO GIRATÓRIO PARA EVENTOS!

CM

ABERTO AS QUINTAS-FEIRAS

RESERVAS:

A partir das 19h | lotação limitada

CY

MAIS INFORMAÇÕES:

CMY

www.slavierohoteis.com.br

K

Slaviero Executive Guarulhos Rua Rafael Balzani | 32 Centro | 07020-091 | Guarulhos | SP

29 de novembro de 2013

11

2475.7500 r e v i s t a

MY

59


Márcio Monteiro

[ CULINÁRIA ] Por Daniela Villa-Flor

o

ambiente do Restaurante Mizu Sushi é pensado para recepcionar o cliente de maneira intimista desde o momento da espera por mesas, com um pequeno vão dentro do restaurante, em que as pessoas podem sentar confortavelmente em sofás enquanto aguardam lugares. Bastante concorrida aos sábados, a casa é decorada com espelhos, luminárias típicas e assentos estofados. Para quem aprecia tranquilidade e pretende passar um tempo prolongado saboreando as delícias da culinária oriental, é uma boa pedida. Além do serviço comum, com diversas opções de temakis, o restaurante tem opções de rodízio no almoço e no jantar. Nesse esquema estão incluídos, além dos sashimis e sushis, yakissoba, shimeji, harumakis, tempurá de legumes, guioza, teppan de salmão, além de itens extras à escolha do cliente, como hot rolls e opções específicas de uramakis. As opções de sobremesas são variadas, desde creme de papaya com cassis, tipicamente tropical, até bananas caramelizadas. Destaque para as saqueirinhas, que são servidas com muito gelo e feitas com frutas variadas, como morango, kiwi e maracujá. 

rr ee vv i i ss tt aa

Almoço: Segunda a sexta, das 11h30 às 15h Sábado e feriado, das 12h às 16h Jantar: Segunda a quinta, das 19h às 23h Sexta e sábado, das 19h à 0h

60

Rua Tapajós, 124, Jardim Barbosa Tel.: (11) 2408-6165 www.mizusushi.com.br

Fotos: Rafael Almeida

Do oriente para o paladar do guarulhense: Mizu


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

61


[ GASTRONOMIA ] Por Daniela Villa-Flor Divulgação

/// COMBINADO JAPASTEL

Por R$ 24,90, o prato é bem servido, com opções da culinária oriental. É composto por oito sashimis, quatro uramakis, quatro hot rolls, quatro hossomakis, dois joys e dois niguiris.

Divulgação

Japastel Avenida Avelino Alves Machado, 42, Paraventi Tel.: 2461-2564

/// CHURRASQUINHO

Práticos, os espetinhos de vários sabores facilitam o trabalho de quem quer reunir os amigos em uma comemoração. Cia dos Espetinhos Rua Tapajós, 56, Jardim Barbosa Tel.: 2442-7977

Márcio Monteiro

/// À MODA DA CASA

Pizza de metro que leva escarola, calabresa, palmito, bacon, parmesão e acompanha molho de tomate, orégano e azeitonas.

r e v i s t a

62

Marcio Monteiro

Márcio Monteiro

Bendita Maria Avenida Salgado Filho, 1.205, Centro Tel.: 2408-2129

/// COSTELA FRITA

Para quem não resiste a uma boa carne vermelha, a casa oferece essa opção, que é temperada no alho e acompanhada de mandioca, polenta ou batata frita. Buffalo Beer Avenida Emílio Ribas, 481, Gopoúva Tel.: 2461-2527


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

63


FOTOS: DIVULGAÇÃO

[ VEÍCULOS ] POR ALEJANDRO KONSTANTONIS / AUTO PRESS

Um sopro do passado

rr ee vv ii ss tt aa

Volkswagen traz de volta nome Vento para versão sedã do Polo vendido no México

64

Quase 15 anos depois da fabricação do último Vento, a Volkswagen ressucitou o nome do antigo sedã. Agora, em vez de ser baseado no Golf III, dos anos 1990, ele ressurge como variante três volumes do Polo europeu, que começou a ser vendida no México. Por lá, ele tem o papel de substituir paulatinamente o já cansado Volkswagen Clásico, conhecido no Brasil como Bora – que é o modelo da marca mais vendido por lá. Além disso, deve preencher a lacuna entre Voyage e o Jetta. O novo Vento é idêntico ao Polo sedã mostrado na Rússia ainda em 2010, com foco em países emergentes. Este modelo chegou a ser aventado para ser produzido no Brasil com o nome de Santana

– onde brigaria com sedãs compactos de maior porte, como Chevrolet Cobalt, Fiat Gran Siena ou Renault Logan. Mas, aparentemente, a ideia foi congelada pela Volkswagen. Sob o capô, somente duas opções de motores. Um 1.6 litro a gasolina de 105 cv e 15,6 kgfm de torque – o mesmo EA111 utilizado pela Volkswagen nos Gol, Fox e Polo brasileiros –, e outro 1.6 litro TDI diesel, também com 105 cv, mas com saudáveis 25,5 kgfm de torque a 1.500 rotações. Ambos podem ser acoplados a uma transmissão manual de cinco marchas, mas só o Vento movido a gasolina pode ter um câmbio automático convencional de seis. O desempenho é condizente, com acelerações de


zero a 100 km/h em menos de 11 segundos e velocidade máxima na casa dos 185 km/h com qualquer motor. Visualmente, o Vento parece um “mini-Jetta”. O corte lateral é muito semelhante, as linhas das portas, o ângulo do pára-choques frontal, acoplada ao conjunto ótico, o desenho da grade e toda a frente é bem parecida. A diferença está na traseira, onde as lanternas lembram muito as usadas pelo Jetta Variant. O projeto é consistente e tem a presença da marca, mas traz um caráter muito mais funcional,

tipicamente alemão. Pelo menos, o terceiro volume não parece um mero “acoplamento” e o conjunto possui harmonia. A Volkswagen parece ter acertado com o Vento. Apesar de ainda conviver com o Clásico, um carro de categoria superior, a presença do motor diesel pode ser um ponto de atração. Ainda mais porque as versões com esta motorização começam em R$ 33 mil. As linhas do Vento, tamanho e a faixa de preço o tornam uma opção interessante, com um design acertado a confiabilidade mecânica da marca.

Eficiência comprovada certeiros, que facilitam bastante o uso. Com o motor diesel, o Vento se desloca sem grandes dificuldades, tanto em trânsito urbano quanto em estrada. O 1.6 consegue boas médias de consumo, que chegam aos 24,5 km/l, combinados a um rendimento linear e bastante consistente em velocidade de cruzeiro. O nível de conforto é bom, mas ele é um tanto “básico” demais no que se refere a equipamentos. O modelo testado trazia de mais interessante apenas o navegador por GPS com tela sensível ao toque, mas num aparelho quase simplório, que excluía até mesmo conexões USB. O ar-condicionado automático também chama atenção, mas não há opção por comandos do som no volante, por exemplo. 

r re ev vi is st ta a

Cidade do México/México – Ao girar a chave, o típico barulho dos motores diesel domina a convivência com o Vento. No entanto, o bom isolamento acústico trata de deixar o ruído do lado de fora, e no uso comum, o modelo se mostrou bastante silencioso. O funcionamento é suave e o carro tem comportamento bastante linear. A única observação sobre o propulsor é que há a necessidade de mantê-lo sempre acima de 1.800 rotações para conseguir respostas mais condizentes. Apesar do torque máximo aparecer já a 1.500 giros, se comporta melhor acima desse regime, particularmente na faixa entre 3 mil e 3.500 rpm, quando parece entregar de fato todo o seu potencial. Pelo menos, o câmbio é bem escalonado e tem engates

29 de novembro de 2013

65


[ VEÍCULOS ]

Ficha Técnica

rr ee vv ii ss tt aa

Volkswagen Vento TDI Highline Motor: Diesel, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção eletrônica common-rail e acelerador eletrônico. Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração. Potência máxima: 105 cv a 4.400 rpm. Torque máximo: 25,5 kgfm a 1.500 rpm. Aceleração de zero a 100 km/h: 10,8 segundos. Velocidade máxima: 186 km/h. Diâmetro e curso: 79,0 mm X 80,5 mm. Taxa de compressão: 16,5:1 Suspensão: Dianteira do tipo Multilink com rodas independentes, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com barra de torção e amortecedores hidráulicos. Oferece controle de estabilidade. Pneus: 195/65 R15. Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS. Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,38 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,46 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série. Peso: 1.187 kg. Capacidade do porta-malas: 454 litros. Tanque de combustível: 55 litros. Produção: Pune, Índia Lançamento mundial: 2010. Itens de série: Ar-condicionado automático, direção eletro-hidrálica, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, rádio/CD/MP3/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, freios ABS com EBD, alarme, faróis de neblina. Preço: 209.290 pesos mexicanos, o equivalente a R$ 36.800. 

66


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

67


[ CINEMA ]

Divulgação

Bons de bico “Free Birds”, EUA, 2013. Direção: Jimmy Hayward. A trama gira em torno de dois perus que não são se dão bem, mas devem colocar as diferenças de lado após voltarem no tempo para impedir que o peru se torne um prato tradicional em festas e feriados nos EUA. Infantil. 92 min. Livre. Shopping Bonsucesso: 13h40, 15h40 e 17h40 (dublado). Internacional Shopping: 12h40, 15h, 17h20 e 19h40 (dublado). Infectados 3D “Stranded“, EUA, 2013. Direção: Roger Christian. Quando uma chuva de meteoros atinge uma espaçonave, quatro astronautas perdem contato com as bases na Terra e ficam presos no espaço. Além deste grande problema, eles percebem que eventos sobrenaturais esperam por eles no universo. Ficção. 88 min. 16 anos. Internacional Shopping: 14h30 e 19h25 (legendado).

Crô - O filme Nacional, 2013. Direção: Bruno Barreto. Após herdar a fortuna de Tereza Cristina, Crodoalvo Valério, mais conhecido como “Crô” (Marcelo Serrado), está cansado da vida de milionário. Decidido a encontrar uma nova musa a quem possa dedicar sua vida, ele inicia uma busca pessoal que faz com que entreviste diversas peruas. Seu objetivo é encontrar aquela que seja melhor qualificada para que ele próprio possa servir como mordomo, assim como fez com sua antiga patroa. Entretanto, após muito avaliar, acaba percebendo que sua musa ideal é justamente aquela que jamais havia imaginado. Comédia. 86 min. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h, 18h, 20 e 22h. Internacional Shopping: 12h35, 14h10, 14h50, 15h20, 16h30, 17h10, 18h50, 19h20, 20h10, 21h10 e 21h35. Sessão a ser exibida somente nos dias 29 e 30 de novembro (sexta e sábado): 23h50. Sessão a ser exibida somente nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro (sábado e domingo): 11h50. Divulgação

r e v i s t a

Meu passado me condena Nacional, 2013. Direção: Julia Rezende. Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) apaixonaram-se à primeira vista, casaram-se um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Mas, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que estão juntos e casados. Comédia. 102 min. 12 anos. Shopping Bonsucesso: 19h40 e 21h50. Internacional Shopping: 12h50, 13h50, 16h20, 17h40, 18h55, 21h20 e 22h25. Sessão a ser exibida somente nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro (sábado e domingo): 11h10.

68

Sobrenatural - Capítulo 2 “Insidious Chapter 2”, EUA, 2013. Direção: James Wan. A família Lambert, formada por Josh (Patrick Wilson), Renai (Rose Byrne) e Dalton (Ty Simpkins), volta a lidar com uma série de problemas sobrenaturais. Dirigido por James Wan, o longa mostrará o destino da família em relação ao final do primeiro filme. Sequência de Sobrenatural (2010). Terror. 106 min. 14 anos. Shopping Bonsucesso: 14h30, 17h, 19h20 e 21h40 (dublado). Internacional Shopping: 13h40, 16h25, 19h e 21h30 (dublado).

Thor 2 - O mundo sombrio “Thor: The Dark World”, EUA, 2013. Direção: Alan Taylor. Thor (Chris Hemsworth) e Jane Foster (Natalie Portman) terão de adaptar-se à nova dinâmica intergalática causada pela ausência de Odin (Anthony Hopkins). Aventura. 111 min. 10 anos. Shopping Bonsucesso: 14h, 16h30, 19h e 21h30 (dublado). Internacional Shopping: 14h45, 17h25 e 20h05 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 29 e 30 de novembro (sexta e sábado): 22h50 (dublado).


NORDESTE PROMOÇÃO NA CVC A melhor seleção de destinos pelos menores preços em 10x sem juros para viajar em janeiro.

Porto Seguro 8 dias - Saídas diárias

Natal 8 dias - Saídas diárias

Maceió 8 dias - Saídas diárias

A PARTIR DE

A PARTIR DE

A PARTIR DE

Brasil SEM JUROS

79,

REAIS

À vista R$ 790. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Fênix com café da manhã, passeio ao centro de lazer Tôa-Tôa e festa noturna.

Internacional Shopping Guarulhos .....2086-9720 Poli Shopping .........................................2475-0321 Shopping Bonsucesso...........................2489-6022 Shopping Pátio Guarulhos....................2456-5777 Hiper Lopes Macedo..............................2408-7090 Hiper Lopes Taboão...............................2088-4929

29 de novembro de 2013

10X

SEM JUROS

139,

REAIS

À vista R$ 1.390. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Natal Praia com café da manhã, passeios pela cidade e pela Praia de Pirangi.

10X

SEM JUROS

133,

REAIS

À vista R$ 1.330. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Expresso R1 com café da manhã, passeios pela cidade e pelo litoral sul.

Prezado cliente: os preços são por pessoa em apartamento duplo com saídas de São Paulo. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajuste e disponibilidade. Ofertas válidas até um dia após a publicação deste anúncio. Condições de pagamento: parcelamento 0+10 vezes sem juros no cartão de crédito ou 1+9 no boleto bancário. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão incluídas nos preços e deverão ser pagas por todos os passageiros. Consulte datas com nossos vendedores ou com seu agente de viagens. Preços válidos para as seguintes saídas: Porto Seguro: 25/janeiro; Natal: 27/janeiro; Maceió: 25/janeiro.

r e v i s t a

10X

69


[ CINEMA ]

Divulgação

Renoir França, 2013. Direção: Gilles Bourdos. Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean (Vincent Rottiers), que luta na Primeira Guerra Mundial. Eis que surge em sua vida Andrée (Christa Theret), uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa. Quando Jean retorna à casa do pai para se recuperar de um grave ferimento na perna, ele se envolve com Andrée e a torna também sua musa, mas de um sonho ainda distante: o de fazer cinema. Drama. 111 min. 10 anos. Internacional Shopping: 21h50 (legendado) - sessão a ser exibida somente nos dias 3 e 5 de dezembro (terça e quinta).

70

Um time show de bola “Metegol”, Espanha e Argentina, 2013. Direção: Juan José Campanella. Desde garoto, Amadeo é aficcionado por totó, tendo construído seus próprios jogadores e com eles ensaiado as mais diversas jogadas. Um dia ele é desafiado por Ezequiel (Juan José Campanella), um arrogante garoto que vive se gabando por ser um exímio jogador de futebol de verdade. Mas a partida épica de totó entre os dois não foi vencida por ele. Anos mais tarde, ele retorna rico e com seu dinheiro quer transformar a cidade natal em um espécie de parque temático. Agora, para salvar a cidade, Amadeo terá que aceitar o desafio proposto pelo vilão: enfrentá-lo numa partida de futebol de verdade. É quando algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o seu companheiro de grandes jogadas. Infantil. 106 min. 10 anos. Shopping Bonsucesso: 13h, 15h05, 17h15, 19h25 e 21h40 (dublado). Internacional Shopping: 14h, 16h40 e 19h15 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro (sábado e domingo): 11h20 (dublado). Sessão não

será exibida nos dias 3 e 5 de dezembro (terça e quinta): 21h50 (dublado). Um time show de bola - 3D Ver sinopse em “Um time show de bola”. Internacional Shopping: 13h, 15h40, 18h20 e 21h (dublado). Vovô sem vergonha “Jackass Presents: Bad Grandpa”, EUA, 2013. Direção: Jeff Tremaine. Irving Zisman

(Johnny Knoxville) é um senhor de 86 anos que viaja ao redor dos Estados Unidos ao lado de seu neto Billy, de apenas oito anos. Durante o percurso ele permite que o garoto fume, ofenda as pessoas e beba bebidas alcóolicas, o que gera protestos das pessoas à sua volta. Comédia. 92 min. 14 anos. Internacional Shopping: 12h55, 15h10, 17h30, 20h e 22h20 (dublado).

Última viagem a Vegas “Last Vegas”, EUA, 2013. Direção: Jon Turteltaub. Três grandes amigos vão à cidade de Las Vegas para a despedida de solteiro de um quarto amigo do grupo, um solteirão convicto que decidiu se casar com uma garota muito mais jovem. Comédia. 105 min. 12 anos. Internacional Shopping: 0h20 (dublado) - sessão a ser exibida somente nos dias 29 e 30 de novembro (sexta e sábado). Divulgação

r e v i s t a

Thor 2 - O mundo sombrio 3D Ver sinopse em “Thor 2 - O mundo sombrio”. Internacional Shopping: 16h45 e 21h40 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro (sábado e domingo): 11h45 (dublado).

Jogos vorazes - Em Chamas “The Hunger Games - Catching Fire”, EUA, 2013. Direção: Francis Lawrence. Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos “jogos vorazes”, espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como “tributo”, deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem. Aventura. 146 min. 14 anos. Shopping Bonsucesso: 15h, 18h e 21h (dublado). Internacional Shopping: 12h30, 13h45, 14h40, 15h50, 17h05, 18h, 19h10, 20h20, 21h15 e 22h30 (dublado). 22h (legendado). Sessão a ser exibida somente nos dias 29 e 30 de novembro (sexta e sábado): 23h40 (dublado). Sessão a ser exibida somente nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro (sábado e domingo): 11h25 (dublado).


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

71


[ ESPETÁCULOS ]

Divulgação

tor George Gershwin e coreografias criadas por Susan Stroman. Informações: 3728 4929. Ingressos: De R$ 50 a R$ 200. Bilheteria: 12h/20h (terça e quarta); a partir das 12h (quinta a domingo) Complexo Ohtake Cultural. Rua dos Coropés, 88, Pinheiros. Quinta, 21h; sexta, 21h30; sábado; 17h e 21h; domingo, 18h.

GVT Music - Show Cazuza em São Paulo 30 de novembro Com direção de Jodele Larcher, a apresentação holográfica terá duas horas de duração, mas a projeção do cantor e compositor carioca só “interpretará” cinco músicas: Exagerado, Faz Parte do Meu Show, O Tempo Não Para, Brasil e Amor, Amor. No restante do espetáculo, outros artistas assumem os vocais para entoar pérolas da carreira-solo do homenageado e também do Barão Vermelho. Além da presença de Paulo Ricardo, Gal Costa está confirmada para dar voz a Brasil. Uma orquestra e uma banda formada por parceiros de Cazuza, entre eles George Israel, fornecem o acompanhamento. Entrada franca. Parque da Juventude. Avenida Zaki Narchi, 1309 , Carandiru. Sábado, às 19h.

r e v i s t a

72

/// MÚSICA De Ébano 29 de novembro Grupo de clarinetas do Conservatório Municipal de Guarulhos apresenta repertório eclético, com arranjos feitos por Epitácio Rodrigues coordenador do projeto. Entrada gratuita. Conservatório Municipal. Avenida Tiradentes, 2.521, vila São Jorge. Sexta, às 20h. Cordas Decâmara 30 de novembro Orquestra de câmara formada por alunos e ex-alunos do

Conservatório Municipal de Guarulhos a caminho da profissionalização. Direção: professor Renato Kutner Repertório com obras de Mozart, Divertimento em Fá maior, Vilani, 5 miniaturas brasileiras, Camargo Guarmieri e Bach. Entrada franca. Conservatório Municipal de Guarulhos. Avenida Tiradentes, 2.521, vila São Jorge. Sábado, às 15h.

sua mãe a uma cidade, com a missão de cobrar uma dívida referente ao teatro local. Ao chegar lá, ele se apaixona por Polly (interpretada por Claudia) e, juntos, tentam montar um espetáculo para salvar o teatro. A montagem traz melodias do composi-

A esposa e a noiva De 22 de novembro a 21 de dezembro A partir dos textos A Esposa e A Noiva, escritos nos anos de 1895 e 1903 por Anton Tchekhov, o espetáculo mostra diferentes posturas de mulheres que vivem em uma estrutura social sufocante. A atriz Luciana Fróes vive uma esposa que trai o marido, mas Divulgação

/// INFANTIL Meu pai é um homempássaro Até 22 de dezembro Dirigido por Cristiane Paoli Quito, o espetáculo mostra Jack (Otávio Dantas) um homem fascinado com a ideia de voar. Mas ele possui outra grande preocupação na vida: fazer com que sua filha Lizzie (Flavia Melman) se orgulhe dele. Baseado no texto do escritor inglês David Almond, o espetáculo foi criado pela Cia. Simples. Ingresso: R$ 8. Grátis para crianças de até 3 anos. Informações: 3095 9400. Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195. Domingo, às 15h e 17h.

Tribos Até 15 de dezembro Na comédia dramática Vermelho (2012), Antonio Fagundes apresentou o filho Bruno, hoje com 24 anos, oficialmente ao público. Naquela trama, um consagrado artista plástico e o jovem assistente viviam confitos, em um inevitável jogo de espelhos. Menos de três meses depois do fim da turnê do espetáculo, a dupla estreia a perturbadora e divertida comédia Tribos, escrita pela inglesa Nina Raine e dirigida por Ulysses Cruz. Ingressos: sexta e sábado: R$ 60; domingo:R$ 50. Informações: 3124 9600. Teatro Tuca. Rua Monte Alegre, 1024 , Perdizes. Sextas e sábados, às 21h30; domingos, às 18h.

O samba pede passagem Família Macambira 30 de novembro O radialista Moisés da Rocha recebe a Família Macambira, grupo guarulhense formado por filhos e sobrinhos e ex-integrantes do Bando de Macambira, regional de choro. Entrada franca. Tenda do Bosque Maia. Avenida Paulo Faccini, s/nº, Jardim Maia. Sexta, às 20h. /// TEATRO Crazy for you 29 de novembro a 7 de fevereiro de 2014 Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello protagonizam o musical de Ken Ludwin, adaptado por Miguel Falabella. O cantor e dançarino Bobby Child (personagem de Mello) é um playboy enviado por

Bateras 100% Brasil no Bosque Maia 7 de dezembro Projeto que reúne bateristas profissionais e amadores de diversos estilos musicais. No repertório, músicas como “Ponteio”, de Edu Lobo; ”Eu só quero um xodó”, de Gilberto Gil; “We will rock you”, do Queen; e “Cantaloupe island”, de Herbie Hancock. Participações de bateristas de regiões variadas do Brasil e de guarulhenses inscritos no projeto, organizado na cidade pela Escola de Música Nel-Som e Bateras Beat Guarulhos. Bosque Maia. Avenida Paulo Faccini, s/nº, Maia. Sábado, às 17h.


r e v i s t a 29 de novembro de 2013

73


[ ESPETÁCULOS ]

Divulgação

não quer a separação, e uma mulher que escapa de um casamento fútil. Ingresso: R$ 20. Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195. Sextas e sábados, às 20h30. Os fofos encenam De 29 de novembro a 2 de dezembro Escrita no século XIX pelos franceses Maurice Hennequin e George Mitchell, a comédia da Cia. Os Fofos Encenam traz personagens e situações da dramaturgia da época. Às vésperas do casamento, o noivo sedutor (Eduardo Reyes) confidencia ao sogro (Paulo Pontes) suas aventuras de solteiro, entre elas a noitada numa viagem de trem. Escondida, a sogra megera (Cris Rocha) ouve tudo e planeja uma vingança. Informações: 31016640. Ingresso: R$ 30. Espaço dos Fofos. Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista. Segunda e domingo, às 20h; sábado, às 21h.

/// DANÇA

repertório da São Paulo Cia. de Dança. As bailarinas Aline Campos e Luiza Lopes, que se revezam no papel de Julieta, e seus parceiros, Nielson Souza e Lúcio Kaldush, os Romeu, seguem os passos do balé clássico, vestidos em figurinos tradicionais do século XVI. Outros trinta artistas atuam no corpo de baile, embalados por composição do russo Sergei Prokofev. Entrada: R$ 25. Informações: 32880136. Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153, Bela

r e v i s t a

Divulgação

Romeu e Julieta De 29 de novembro a 1 de dezembro A tragédia do casal Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare, ganha uma versão coreografada pelo italiano Giovanni Di Palma. Romeu e Julieta é a primeira obra narrativa a compor o

Harém Star’s - Espetáculo de Dança Oriental 30 de novembro Realização da Escola de dança Aisha Samyah, com a Cia Aisha Samyah e elenco convidado. Direção: Aisha Samyah. Censura: livre. Informações: 2242-4664/98415-2697. Espaço Patrícia Marques, avenida Salgado Filho, 696 - Jardim Maia. Sábado, às 20h.

74

Celso Antunes e Orquestra Sinfônica do Estado 28 de novembro Celso conduz a orquestra em duas peças de Lera: a estreia latino-americana de Post Silentium e a Sinfonia Nº 2 — Réquiem para um Poeta. A última obra conta com a participação do violoncelista Narek Hakhnazaryan e da meio-soprano Zoryana Kushpler. Integra ainda o repertório o poema sinfônico Fantasia em Fá Menor Op. 18 — A Tempestade, de Tchaikovsky. Ingressos: Quinta (10h): R$10. Quinta a sábado: R$ 28 a R$ 160. Domingo: R$ 58 a R$ 67. Sala São Paulo. Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo. Quinta, às 10h (ensaio aberto) e 21h; sexta, às 21h; sábado, às 16h30; domingo, às 17h.

Vista. Quinta, 21h; sábado, 16h e 21h; sexta, 21h30; domingo, 18h. Núcleo Omstrab-Cidade Baseada no universo urbano da capital, a coreografia para seis bailarinos Cidade tem sete músicos que executam ao vivo a trilha que envolve de barulhos de avião a gritos de vendedores ambulantes. Informações: 3397-4002. Sexta e sábado, 21h; domingo, 20h. Morena Nascimento De 29 a 2 de dezembro A coreografia Claraboia, elaborada e interpretada pela bailarina mineira, volta ao espaço onde foi concebida, o Centro da Cultura Judaica. Enquanto o público fica deitado no chão, em tatames, a moça se exibe no alto, sobre um piso de vidro. Para criar efeitos, usa figurinos e panos esvoaçantes, penas, tinta, luzes coloridas e outros acessórios. Ao vivo, Natalia Mallo cuida da variada trilha sonora, utilizando um violão, sons pré-gravados no computador e a própria voz. Morena atuou, entre 2007 e 2010, na companhia alemã Pina Bausch Tanztheater Wuppertal. Informações: 3065 4333. Entrada franca. Ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculos. Centro da Cultura Judaica. Rua Oscar Freire, 2500, Pinheiros. Sábado, às 18h e 20h30; domingo, 19h30; segunda, 20h30. Circuito Banco do Brasil 14 de dezembro Stevie Wonder e Jason Mraz

são os principais nomes do festival. A edição do evento deve durar cerca de 12 horas e, além dos shows, haverá atividades ligadas ao esporte, responsabilidade social e ambiental. As duas atrações internacionais se apresentam no Palco Circuito, por onde também passam Paralamas do Sucesso e Capital Inicial. Já o Palco Brasil recebe artistas como Criolo e Marcelo Jeneci. No espaço dedicado à música eletrônica, estão confirmados MYNC e Mario Fischetti. Ingressos: R$ 240. Campo de Marte. Avenida Santos Dumont, 2241, Santana. Sábado, às 14h. Rock’n’Voice 3 e 13 de dezembro Grupo com repertório composto por pop e rock. Apresentação com temática natalina, com destaque para Imagine e Mary Christmas, de John Lennon. Sesc Bom Retiro. Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo. Informações: 3332-3600 ou www. sescsp.org.br. Entrada gratuita. Terça e sexta, às 12h30. General Blues 30 de novembro Banda com 17 anos de estrada e que bebe da fonte do blues, soul, rock e funk, com influências de nomes como B.B. King, Robert Johnson e Steve Ray Vaughan. Apresentação do álbum “Space blues”, lançado neste ano. Sesc Santana. Avenida Luís Dumont Villares, 579, Santana, São Paulo. Informações: 2971-8700 ou www.sescsp.org.br. Entrada gratuita. Sábado, às 19h.


anuncio revista guarulhos - setembro 2013 - 2.ai 30/09/2013 08:40:12

::NATAÇÃO ::HIDROGINÁSTICA ::ESPORTES DE QUADRA ::GINÁSTICA ::CONDICIONAMENTO FÍSICO E MUSCULAÇÃO

VENHA PARA A

ACM / YMCA! C

M

PODE PARAR {COM ESSA DESCULPA DE QUE É RAPIDINHO} Esta vaga é exclusiva. Respeite quem precisa dela.

Y

PISCINA COBERTA E AQUECIDA CM

MY

CY

CMY

SALAS DE GINÁSTICA AMPLAS

K

A Revista Weekend apoia a causa.

CONDICIONAMENTO FÍSICO E MUSCULAÇÃO UNIDADE GUARULHOS RUA ASSIS CHATEAUBRIAND, 205

11 2472 5600 www.acmsaopaulo.org @acmsaopaulo

IENTE, ÃO É DEFIC SE VOCÊ N UA S É O Ã N ESTA VAGA ! U IN M M TO NEM POR U

r e v i s t a

/ymcaacm

CAMPANHA PELO RESPEITO ÀS VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

29 de novembro de 2013

75


[ CLASSIFICADOS ]

[ aulas ]

[ advocacia ]

[ fogos ]

AULAS DE MÚSICA

TODOS OS INSTRUMENTOS Desde 1963

Tradição que se moderniza Direção: Maestro Armando Colacioppo Rua João Gonçalves, 52 - 2º andar - Centro www.conservatorioguarulhos.com.br | Tel.: 2409-5830

[ dentista]

conservatorio_2módulos.indd 1

[ design ]

17/07/2013 16:55:41

[ doces ] Compro Terrenos De 500m² a 3.500 m², em Guarulhos, para investimento em construções. Tr. com Hugo: 7802-9527 ou 98403-1491.

[ foto & vídeo ]

r e v i s t a

[ reformas ]

76

[ limpeza ]


[ serviço ]

[ serviço ]

[ aconteceu ]

/// ATOR GUARULHENSE PARTICIPA DE “CRÔ” O ator guarulhense Alexandre Tigano está no elenco do filme “Crô”, dirigido por Bruno Barreto e cujo protagonista é o personagem-título, interpretado por Marcelo Serrado, que fez sucesso na novela “Fina estampa” (2011). Tigano interpreta Gigante, capanga que é o “braço direito” de Riquelme, interpretado por Milhem Cortaz (sequência “Tropa de elite”, “Assalto ao Banco Central”), que também conta com a atriz Carolina Ferraz no mesmo núcleo. “Uma experiência como essa, de ir mais vezes ao set, ter contato mais intenso com a equipe de produção, maquiadores, figurinistas, atores, assistente de direção e o próprio Bruno Barreto é única”, explica o ator, que já havia participado de novelas e do filme “Colegas”, que também esteve em cartaz neste ano. Fotos: arquivo pessoal

Entre em contato conosco e torne sua marca famosa entre as mulheres da cidade.

11 2461-9310

comercial@revistaguarulhos.com.br

/necessairerevista

r e v i s t a

[ veterinária ]

29 de novembro de 2013

77


[ AGENDA ]

Márcio Monteiro

do ano de instrução de 2013. Trajes obrigatórios: militares 3º A, com boina; civis, esporte fino. Tiro de Guerra. Rua Emma Meo Steola, s/nº, Porto da Igreja. Sexta, às 20h.

Regularização de débitos pendentes Até 30 de novembro Projeto da Prefeitura de Guarulhos para regularização de impostos como o IPTU e o ISS. De acordo com a pendência, a negociação pode ser em até vinte parcelas. Regularização a ser feita em unidades do Fácil. Opções de pagamento disponíveis em: http://goo.gl/iJQOxx. Endereços: http://goo.gl/zLESpu.

/// CULTURA

2º Café com conteúdoAnhanguera Guarulhos 30 de novembro Ciclo de palestras com tema relacionados à neuropedagogia, educação voltada a alunos com deficiência intelectual e como adaptar-se ao marketing do novo mundo. Anhanguera educacional. Avenida Papa Pio XII,291,Macedo. Sábado, às 8h30. Desvios e reminiscências Até 30 de novembro Vídeos de Ellen Nunes e cenários de Luciano Favaro. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 14h.

r e v i s t a

“Detalhes” 2 a 5 de dezembro Exposição de obras de formandos do curso de fotografia da Universidade Guarulhos em que rostos, sorrisos, tatuagens, olhares e objetos foram clicados com o objetivo de contar histórias e retratar comportamentos e atitudes dos estudantes. Informações: 2464-1652. Entrada franca. Casa dos Cordéis. Avenida Torres Tibagy, 90, Gopoúva. Segunda a quinta, às 20h.

78

Mesa redonda: Associação Amigos do Patrimônio e do Arquivo Histórico 7 de dezembro Reunião dos historiadores Elmi Omar, Elton Soares, Silvio Romero e Tiago Guerra sobre a importância do conhecimento, construção e cronologia do patrimônio histórico de

Guarulhos. Público receberá certificado de participação. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 4963-1133, 98539-0135 ou facebook.com/ espaco.novomundo. Entrada: 1kg de alimento não perecível. Sábado, às 16h.

/// CURSOS E PALESTRAS

Ideias que transformam realidades 30 de novembro Ciclo de palestras sobre empreendedorismo em que serão abordados pensamentos, histórias e experiências. Público-alvo: jovens. Programação em: http://goo. gl/8DUxnl. Escola Natasha Franco Vieira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.102, Cocaia. Sábado, às 8h30. A força da fotografia nas redes sociais 30 de novembro Palestra sobre situações constrangedoras que pessoas enfrentam após tirar fotos em frente ao espelho e dicas para fazer bom trabalho fotográfico. Facilitador: Márcio Monteiro, fotógrafo da revista Weekend. Espaço Novo Mundo. Avenida Salgado Filho, 1.453, Jardim Maia. Informações: 4963-1133, 98539-0135 ou facebook.com/espaco.novomundo. Entrada: 1kg de alimento não perecível. Sábado, às 16h.

/// EVENTOS

Formatura final do Tiro de Guerra de Guarulhos 29 de novembro Solenidade de encerramento

1º Encontro de bateristasEvento Bateras 100% Brasil 7 de dezembro A Escola de Música Nel-Som e Bateras Beat Guarulhos realizam a primeira edição do encontro de orquestra de baterias, que se tornou o maior encontro da América Latina. Inscrições e ensaios gratuitos, podem ser realizados nas unidades vila Augusta (avenida Paulo Faccini, s/nº), Bosque Maia (rua Soldado Donato Ribeiro, 47) e Bateras Beat Guarulhos (rua Santa Isabel, 148 vila Augusta), ou em atendimento@nel-som.com. br. Quem adquirir o kit do baterista concorre a uma bateria RMV; os cinquenta primeiros inscritos ganharão prato splash da Orion e os cem primeiros, um par de baquetas Alba. Informações: 2461-1822.

/// LANÇAMENTO

“Como ser um bom marido – Porque toda mulher tem o príncipe encantado (ou o sapo) que merece!”, Elaine “Thrash” Oliveira 7 de dezembro Obra de atriz e escritora guarulhense baseada em experiências vividas pela própria autora ou observadas em cotidianos de diversos casais. Livro editado com financiamento coletivo feito no site Catarse (catarse.me) pelo Grupo Editorial Scortecci. Espaço Piccolo. Avenida Guapira, 753, Tucuruvi, São Paulo. Sábado, às 19h.

/// OPORTUNIDADES

Emprega SP / Mais Emprego Oferta de 31.813 vagas de emprego no Estado de São Paulo oferecida pelo programa Emprega SP / Mais Emprego, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com o Ministério do Trabalho. Postos de trabalho: auxiliar de linha de produção, auxiliar de limpeza, garçom, atendente, operador de caixa, carpinteiro e vendedores. Também há 869 vagas temporárias de trabalho na Capital, sendo a maioria para setores de comércio e serviços. Cadastro: www.empregasaopaulo.sp.gov.br, para criação de login, senha e informações de dados.

Agendamento de serviços de veículos pela internet Projeto disponibilizado pelo Poupatempo Guarulhos em que o usuário pode chegar com 15 minutos de antecedência atendimento. Agendamento de data e horário no site www.eagendamento.poupatempo.sp.gov.br, em que estão disponíveis listas de documentos necessários. Agendamento também pode ser feito na fanpage do Poupatempo (www.facebook. com/poupatemposp).

/// SAÚDE

Testes HIV e sífilis 30 de novembro e 1º de dezembro Megamutirão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com testes gratuitos para HIV e sífilis. Iniciativa visa a incentivar o diagnóstico precoce das DSTs. Informações sobre unidades em Guarulhos onde os testes serão feitos nos dias 30 e 1º de dezembro: http://goo.gl/ qc3iKq ou Disque DST/Aids (0800-16-25-50).

/// SOLIDARIEDADE

Doação de leite materno O Banco de Leite Humano de Guarulhos solicita doações de leite e frascos de vidro com tampa plástica, semelhantes ao de café solúvel. Informações: 2408-4991 e 2408-6243. Rua Otávio Forghieri, 70, Centro. Campanha de Natal Núcleo Batuíra Doação de kits de Natal (roupa, brinquedo, peças íntimas, calçado e uma caixa de bombons), ou de R$ 100 para montagens do kit pela entidade, para as 1.300 crianças atendidas na instituição. Informações: 2303-6693. Inauguração do Núcleo Representativo dos Bombeiros de Guarulhos 3 de dezembro Subsede voltada às cidades de Guarulhos, Santa Isabel, Arujá, Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar, Atibaia, Bom Jesus dos Perdoes, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti, e Vargem. Atendimentos nas áreas jurídica, clínica oftalmológica, ótica, dentista, cooperativa. Rua Morro Agudo, 54, Bom Clima. Informações: 2229-9651 e 2929-8847. Terça, às 11h.


Profile for Carleto Editorial

Revista Weekend - Edição 208  

Realização após a aposentadoria. Educação: recuperação, ludoterapia e filhos mimados. Esporte: conheça Systema a arte marcial russa. Comport...

Revista Weekend - Edição 208  

Realização após a aposentadoria. Educação: recuperação, ludoterapia e filhos mimados. Esporte: conheça Systema a arte marcial russa. Comport...